- por Mauricio Leiro
- 24 Set 2021
- 09:32h
Foto: Alberto Maraux
O projeto de implementação das câmeras em fardas de oficiais da Polícia Militar, Civil e Bombeiros está em fase avançada de testes. De acordo com Jurandilson Nascimento, capitão da PM e diretor de TI na Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a expectativa é licitar o equipamento até o final de 2021 (relembre aqui).
"A secretaria desde 2018 está testando algumas soluções. Entramos em uma fase mais avançada para finalizar o termo de referência. Temos alguns testes, com soluções de empresas diversas, para a PM, bombeiros, Civil. A perspectiva é que até o final do ano consigamos fazer a licitação. Para iniciar um projeto e que possa se expandir para todo o estado, vamos começar aqui em Salvador", revelou ao Bahia Notícias.
Os testes iniciaram em agosto deste ano (veja aqui) e, segundo o diretor, atualmente, estão sendo testadas algumas funcionalidades do equipamento. "O foco principal é gravar a imagem do profissional no decorrer das atividades, a imagem fica em um sistema - a depender da relevância por até um ano. [O foco] É transmitir em tempo real as imagens. O centro de operações, poderá puxar, estamos fazendo os testes, geolocalização e alguns testes para cada instituição. Queremos antecipar", disse.
A Polícia Militar da Bahia realizou visita ao estado de São Paulo para acompanhar os resultados no estado (veja mais). Apesar do avanço nos testes para a Bahia, a ação tem sido feita em ambiente controlado, sem testes nas "atividades reais".
"Estamos fazendo testes com os Bombeiros e depois com PM e Civil. Por ser uma tecnologia nova para a gente, vamos ter um tempo natural de maturação. Infelizmente a abordagem vai para um lado que não queremos, que é a segurança para o policial e a sociedade. A versão dele não precisa ser contada, está registrada. É o contexto de proteção para todos", explicou o militar.
- por Francis Juliano
- 24 Set 2021
- 07:50h
Foto: Reprodução / Blog do Braga
O Cerrado, bioma que responde por 27% do território baiano [IBGE], é de longe o mais atingido pelas queimadas na Bahia. Dos 236 focos de calor registrados nesta sexta-feira (24) no estado, 209 se concentram no bioma, ou seja, 88,6% do total. Os dados são do Programa de Queimada do Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Os 27 focos de calor restantes, ou 11,4%, estão na caatinga baiana, bioma que representa 54% da Bahia. Como o Cerrado é o mais atingido, os focos de calor se espalham pelo Oeste e Extremo Oeste.
A cidade da Barra, que fica na Região do Velho Chico, é a que mais registra focos de calor. O município também é o segundo no país no mesmo ranking, com 50 registros, segundo os satélites buscados pelo Inpe.
Os dez municípios com mais focos de calor nesta sexta são na sequência: Jaborandi (32), Cocos (25), São Desidério (25), Barreiras (12), Formosa do Rio Preto (11), Correntina (9), Angical (8), Bom Jesus da Lapa (7) e Cariranha (7).
Foto: Myke Sena / MS
Os municípios baianos serão acionados pelas regionais de saúde para que devolvam doses da vacina contra Covid-19 Coronavac interditadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O órgão sanitário divulgou nesta quarta-feira (22) uma determinação para recolhimento dos 25 lotes da vacina CoronaVac (veja aqui) que foram interditados de forma cautelar no início de setembro (leia mais aqui). Dessas remessas, três tiveram a Bahia como destino.
A Bahia recebeu doses dos lotes interditados, distribuiu a 294 municípios e algumas chegaram a ser aplicadas. De acordo com a Secretaria da Saúde, 4.161 doses destes lotes da vacina foram usadas. A pasta destaca que a remessa foi interditada posteriormente a distribuição. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal Correio e confirmada pelo Bahia Notícias junto à Sesab.
Havia expectativa por parte da Secretaria da Saúde baiana de que as doses fossem “desinterditadas” e que assim não fosse necessária a devolução. Mas, diante da decisão da Anvisa, foi solicitado que os municípios prestem contas e devolvam os lotes e registrem no sistema nominal as doses aplicadas.
INTERDIÇÃO
A Anvisa informa que a decisão foi tomada após a constatação de que os dados apresentados pelo laboratório não comprovam a realização do envase da vacina CoronaVac em condições satisfatórias de boas práticas de fabricação.
A CoronaVac é produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceira com o Instituto Butantan.
RECOLHIMENTO
De acordo com a agência, caberá aos importadores a adoção de todos os procedimentos para o efetivo recolhimento das unidades restantes e remanescentes de todos os lotes interditados cautelarmente.
O recolhimento se aplica apenas aos lotes que foram envasados em local não inspecionado pela agência e que não consta da AUE da vacina CoronaVac. A vacina Coronavac permanece autorizada no país.
- ASCOM / Uninter
- 23 Set 2021
- 16:48h
Com a Pós-graduação a distância da Uninter, você investe em sua carreira e torna-se um profissional mais preparado em sua área de atuação, possibilitando mais chances no mercado de trabalho, bem como desenvolver as habilidades e competências adquiridas na graduação. A Uninter apresenta uma metodologia ativa, sendo o TCC opcional e o aluno tem a possibilidade de personalizar sua pós-graduação, escolhendo disciplinas eletivas para compor sua matriz curricular. Além disso, o aluno conta com a mais intuitiva plataforma virtual de ensino, professores comprometidos com o sucesso do aluno e um curso de Inglês on-line.
A Uninter oferece mais de 200 opções de cursos com a carga horária de 360h, 480h ou 600h. E, mais recente, foram implantados 24 novos cursos de diversas áreas que impactarão diretamente na demanda atual do mercado. Faça mais por você, faça UNINTER! Matricule-se já e faça a diferença no mercado de trabalho!
Conheça nossos cursos e inscreva-se gratuitamente em uninter.com ou ligue para 0800 702 0500. Pode também nos chamar pelo Instagram @uninterbrumado, no direct. E ainda comparecer presencialmente no nosso Polo de Apoio Presencial, situado na Rua Artur Revenster, n. 188, Brumado/BA ou entrar em contato pelo telefone (77) 3441-3268.
- por Nicola Pamplona | Folhapress
- 23 Set 2021
- 15:56h
Foto: Marcello Casal / Agência Brasil
A escalada da cotação internacional do propano, matéria-prima para o gás de cozinha, joga pressão sobre os preços do botijão, que já se aproximam dos R$ 100, em média, no país. Em alguns locais mais distantes, esse valor até já é praticado. Apesar desse aumento pesar no bolso do consumidor, o mercado vê grande defasagem dos preços internos e espera novo reajuste em breve.
Impulsionada pela demanda chinesa por matérias-primas petroquímicas, a cotação do propano na região do Golfo do México, nos Estados Unidos, subiu quase 15% em um mês. Em 2021, o valor do produto tem alta acumulada de 96%.
Os preços desse combustível costumam subir durante o inverno no hemisfério norte, quando a demanda por aquecimento cresce.
"Este ano, contudo, os preços subiram durante os meses de verão, quando os estoques normalmente são recompostos, devido à alta demanda internacional e à menor oferta global", diz o Departamento de Energia dos Estados Unidos.
O movimento, diz a agência de informações do departamento, é global. O desequilíbrio entre a crescente demanda e a reduzida produção, afirma, levou os preços na Ásia e na Europa a mais do que dobrarem no período de um ano.
Assim, a tendência é que as elevadas cotações se mantenham pelos próximos meses, com possíveis impactos para o consumidor brasileiro, que já vem sofrendo com a escalada interna em meio ao um cenário de elevado desemprego.
A Petrobras não reajusta o preço do gás de cozinha desde o início de julho, quando promoveu aumento de 6%, e vem operando abaixo da paridade de importação calculada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) há três semanas consecutivas.
Na semana passada, seu preço de venda em Santos, um dos dois pontos de importação do produto no país, estava 7% abaixo do valor considerado adequado pelo órgão regulador. Empresas do setor, porém, falam que a diferença é ainda maior, considerando que a estatal tem ganhos de eficiência nas importações.
A Petrobras vem repetindo que mantém a política de alinhamento às cotações internacionais, mas "busca evitar o repasse imediato para os preços internos da volatilidade externa causada por eventos conjunturais".
A estatal alega também que o conceito de paridade de importação varia de acordo com a estrutura e a eficiência comercial de uma empresa. Durante parte do ano, segundo os dados da ANP, a Petrobras praticou preços do gás acima da paridade de importação.
Na semana passada, a companhia foi alvo de críticas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do presidente da Câmara, Arthur Lira (DEM-AL) por mexer nos preços com muita frequência. Lira chegou a sugerir que a empresa deveria "dividir com o povo brasileiro o pouco da riqueza".
Embora a Petrobras não tenha mexido no preço do gás de cozinha desde julho, o produto continua em alta na revenda. Na semana passada, o botijão bateu R$ 98,33, alta de 1,5% em relação ao praticado na semana anterior e de 5% em um mês.
Apenas em 2021, o o preço médio do botijão de 13 quilos subiu 30%. No ano, a Petrobras aumentou seu preço de refinaria em 38%, acompanhando a recuperação do petróleo e a desvalorização cambial.
O cenário vem levando famílias de baixa renda a optar por lenha ou carvão para cozinhar, o que gerou no Congresso um esforço para aprovar um subsídio para a compra do combustível.
Na semana passada, o deputado federal Christino Áureo (PP-RJ) concluiu relatório sobre projeto de lei que cria o programa Gás Social, que garantiria metade do valor do botijão a inscritos nos programas sociais do governo com recursos dos royalties do petróleo e da Cide (contribuição cobrada sobre a venda de combustíveis).
Foto: Reprodução / Facabook
Na tentativa de mostrar seus gostos refinados e erudição, o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, fez uma publicação no Twitter exaltando a obra do compositor alemão Ludwig van Beethoven, mas deu uma escorregada na ortografia.
“Depois de chícaras de café, ouvir o primeiro movimento do Concerto No. 5, intitulado ‘Imperador’, de Beethoven, é o maior estimulante que conheço para enfrentar um dia difícil. Sou meio estranho, né? Mas quem não é?”, escreveu o gestor, errando na palavra xícara, cuja grafia correta é com a letra “x” e não com “ch”.
O vacilo de Camargo não passou batido, e a mensagem ganhou vários comentários irônicos e burlescos. “Acho que você escorregou em Paulo Freire e digitou ‘chicaras’”, disse uma mulher, citando o educador brasileiro responsável por desenvolver um método de alfabetização para jovens e adultos, que é muito criticado pela direita bolsonarista, inclusive o próprio presidente da Palmares.
"A Fundação Palmares vai instituir o dia 22 de Setembro como o ‘Dia da Nacional da Chícara’? Acredito que seria uma importante data, sem contar um grande feito na sua carreira como secretário, para entrar na história, mesmo”, escreveu um seguidor, em tom de gozação.
“Sérjao foi profundo no português ‘Chicaras de Café’, escutando Beethoven. Coitado do beethoven, deve está contorcendo no caixão… Sérgio acredito eu que vc está mais pra: Tati quebra Barraco e Nego do Borel”, disse outro.
- Bahia Notícias
- 23 Set 2021
- 11:57h
Foto: Ricardo Stuckert
O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) lidera com folga as intenções de votos e ganharia as eleições de 2022 já no primeiro turno, segundo pesquisa da Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), divulgada nesta quarta-feira (22).
No levantamento, o petista tem 48% dos votos, 25 pontos percentuais à frente de Jair Bolsonaro (sem partido), que com 23%. Em seguida aparecem Ciro Gomes (PDT) com 8%, João Doria (PSDB) com 3% e Luiz Henrique Mandetta (DEM) que obteve 3%.
Como na pesquisa anterior de julho, Lula mantém 11 pontos percentuais a mais do que a soma de todos os seus possíveis adversários, o que o levaria a vencer no 1º turno. Lula também levaria no primeiro turno se o ex-juiz Sérgio Moro (sem partido) estivesse na disputa. Neste cenário, o ex-presidente teria 45%, contra 5% de Moro, que ficaria atrás de Bolsonaro (22%) e Ciro Gomes (8%).
O levantamento foi feito de 16 a 20 de setembro e ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais e para menos. O nível de confiança é de 95%. O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento.
Foto: Divulgação / Receita Federal
A Receita Federal apreendeu encomendas com mercadorias irregulares avaliadas em R$ 400 mil e cerca de 300g de cocaína durante operação realizada em uma unidade de distribuição dos Correios de Salvador, nesta quarta-feira (22).
Segundo a Receita, foram 61 encomendas retidas, com produtos como celulares, computadores, relógios, perfumes, bebidas e roupas, além da droga.
A operação Hermes é realizada com frequência e tem como objetivo tirar de circulação encomendas de origem estrangeira, enviadas via remessa postal, sem comprovação de importação regular.
A fiscalização contou com o auxílio da Equipe K9 da Receita Federal de Fortaleza. Além dos cães, os auditores usaram ferramentas de análise de risco para reprimir o envio de mercadorias irregulares através dos Correios.
- Bahia Notícias
- 23 Set 2021
- 07:53h
Foto: Corpo de Bombeiros Militar da Bahia
Para reforçar o combate aos focos de incêndio na região Oeste da Bahia, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), encaminha, nesta quinta-feira (23), mais outras duas aeronaves para o município de Buritirama.
Os dois aviões do modelo Air Tractor têm capacidade de armazenamento de dois mil litros de água cada. Com as seis do mesmo modelo que já estavam em combate, o governo do Estado soma um total de 10 aeronaves disponibilizadas para atuar nas regiões Oeste, Norte e na Chapada Diamantina.
Em toda a operação do Programa Bahia sem Fogo, o governo já disponibilizou um efetivo de cento e setenta bombeiros militares, que estão atuando em 14 cidades atingidas pelo fogo. "Novos focos aparecem a cada dia. Estamos com nossos bombeiros e brigadistas voluntários em várias frentes para combater todos os focos. Estamos com o tempo quente, clima seco e baixa umidade, o que propicia que as chamas se alastrem muito rapidamente", explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Adson Marchesini.
Ele destaca ainda a importância da ajuda da população. "Sabemos que a maioria dos incêndios acontece pela ação humana. Por isso, pedimos que as pessoas mantenham o cuidado redobrado. Não jogar bitucas de cigarro nas rodovias, nem realizar queimadas para limpeza de pastos”, concluiu.
A operação atualmente conta ainda com mais de 25 técnicos da Sema e do Inema. Eles atuam em campo na fiscalização e educação ambiental. Também foram disponibilizados pelo Governo do Estado carros tracionados e vans, além de um caminhão para auxiliar as equipes de campo.
Por volta das 5h, os bombeiros iniciam o dia por trilhas íngremes, terrenos com relevos variados e equipados com mochilas costais, abafadores, pás, foices e enxadas. Ao longo do percurso eles constroem aceiros, para evitar que o fogo se alastre, e fazem o combate direto às chamas. Por terra, também orientam os pilotos das aeronaves nos lançamentos de água e no monitoramento.
A qualquer sinal de incêndio, a população deve ligar para o 193. As denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400.
- Bahia Notícias
- 22 Set 2021
- 18:14h
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) disse, na manhã desta quarta-feira (22), que acredita que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, já tenha saído do Brasil contaminado pelo coronavírus. A fala de Mourão foi na chegada ao Palácio do Planalto. Queiroga testou positivo para Covid-19 na noite desta terça-feira (21) e terá que cumprir quarentena em Nova York por 14 dias (leia mais aqui).
"O ministro já deve ter saído daqui - pelo que a gente conhece em termos de contaminação, contaminação leva de cinco a sete dias, né? - Ele tava há dois dias nos Estados Unidos. Acho que o PCR não foi exigido para os vacinados. Não tenho essa noção essa informação. Então acredito que ele já saiu daqui carregando a contaminação", disse o general.
Mourão também negou que tenha faltado cuidado da comitiva do presidente Jair Bolsonaro para prevenir a contanimação. De acordo com ele, as mesmas coisas que aconteceram em Nova York, ocorrem durante as solenidades no Palácio do Planalto, em Brasília.
"Ah, eu acho que não, porque as mesmas coisas acontecem aqui. Você vê, quantas solenidades ocorrem aqui no Palácio, com uma porção de gente, uns com máscara, outros sem máscara, né? Até num ambiente muito mais confinado. Acho, volto a dizer, posso até tá enganado, mas acho que o ministro Queiroga já saiu carregando o bichinho", reforçou o vice.
Após a confirmação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou, na madrugada desta quarta-feira (22), um ofício à Casa Civil da Presidência recomendando o isolamento aos integrantes da comitiva presencial que estiveram em Nova York nos últimos dias (leia mais aqui).
- Bahia Notícias
- 22 Set 2021
- 16:39h
Foto: Reprodução / Agência Brasil
Depois do diagnóstico positivo para Covid-19 do ministro da Saúde Marcelo Queiroga, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou nesta quarta-feira (22) o isolamento da comitiva brasileira que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro em viagem à Nova York.
O retorno da comitiva está agendada para esta quarta.
De acordo com a CNN, um ofício foi encaminhado à Casa Civil da Presidência da República. O documento pede que os integrantes da comitiva presidencial que estiveram na cidade americana e mantiveram contato com Queiroga realizem isolamento de 14 dias.
Além de Queiroga, um diplomata enviado para preparar a viagem de Bolsonaro também testou positivo. A confirmação veio na segunda-feira (20).
Conforme a reportagem, a recomendação da Anvisa segue os termos do Guia de Vigilância Epidemiológica para Covid-19 do Ministério da Saúde.
Foto: Reprodução / Blog do Anderson
Uma mãe e um filho morreram após a casa onde moravam pegar fogo. O fato ocorreu na manhã desta quarta-feira (22) na Avenida Macaúbas, em Vitória da Conquista, no Sudoeste. As vítimas foram identificadas como Sara de Jesus de Oliveira, de 33 anos, e Davi Miguel de Jesus dos Santos, de cinco anos.
Segundo o Blog do Anderson, outras três pessoas - outro filho da vítima, a avó deles e um irmão da mulher - que estavam no imóvel conseguiram escapar do fogo com a ajuda de moradores que passaram pelo local. Os três feridos foram socorridos pelo Samu e levados em seguida para o Hospital Geral de Vitória da Conquista.
Não há mais informações sobre o estado de saúde deles. O fogo foi controlado após ação conjunta da Defesa Civil, do 7º Grupamento de Bombeiros Militar, da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar e do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Não se sabe até o momento o que provocou o incêndio.
- por Constança Rezende e Renato Machado | Folhapress
- 22 Set 2021
- 13:28h
Foto: Reprodução / Prevent Senior
Um médico que denunciou a prática da Prevent Senior de prescrever remédios do chamado "kit Covid" para pacientes disse ter sido ameaçado e coagido pelo diretor-executivo da operadora de planos de saúde, Pedro Benedito Batista Júnior.
Nesta quarta-feira (22), Batista Júnior deverá prestar depoimento na CPI da Covid. Ele será ouvido por senadores após o surgimento de denúncias de que hospitais do grupo são espécies de laboratório para indicação de medicamentos sem eficácia contra a Covid-19.
Segundo um dossiê assinado por 15 médicos, profissionais eram coagidos a prescrever remédios como hidroxicloroquina sem consentimento de parentes dos pacientes e eram obrigados a trabalhar mesmo quando infectados com o coronavírus.
Além disso, o documento afirma que a Prevent teria omitido sete mortes durante um estudo clínico sobre a eficácia dos remédios.
Um dos médicos que realizou as denúncias gravou a conversa telefônica de uma ligação com Batista Júnior, após ter relatado irregularidades à imprensa, sob condição de anonimato.
A conversa telefônica se deu no dia 9 de abril deste ano, por volta das 8h. O denunciante afirma que a conversa se deu "em tom de intimidação".
O áudio e os documentos sobre o caso foram obtidos pela Folha de S.Paulo e também estão entre os arquivos sigilosos da CPI da Covid. O profissional ainda registrou as ameaças em um boletim de ocorrência na Polícia Civil de São Paulo contra Batista Júnior.
O registro também foi anexado a um processo que o médico responde no Cremesp (Conselho Regional de Medicina), a pedido da Prevent Senior, por "vazamento de prontuários", em seus depoimentos.
Em uma nota breve, a assessoria de imprensa da Prevent Senior afirmou que "o dr. Pedro Batista Júnior nega qualquer ameaça a colegas". À PGR (Procuradoria-Geral da República) a empresa disse ser vítima de armação e pediu investigação do caso.
O médico, cujo nome será mantido em sigilo, teria denunciado que profissionais de hospitais da Prevent Senior eram obrigados a prescrever medicamentos do "kit Covid", sob pena de serem até mesmo demitidos.
Ele próprio também relatou que foi obrigado a trabalhar em um plantão, mesmo estando infectado pelo novo coronavírus.
Após ter feito as denúncias, ele recebeu um telefonema de Batista Júnior, no qual o diretor-executivo indica que vai prejudicar o médico profissionalmente e chega a mencionar que o ex-funcionário iria desta forma "expor sua filha, sua família".
Por isso pede que o ex-funcionário retire o depoimento e as denúncias feitas à imprensa, sob anonimato, contra a empresa e afirma que o médico "tem muito a perder".
"Você não ganhou nada com isso. Eu vou pegar cada um dos prontuários dos pacientes que você não tratou e vou mostrar quantos deles foram para a UTI [Unidade de Terapia Intensiva]. É isso que eu vou mostrar, porque eu tenho que provar alguma coisa", afirmou o diretor-executivo na conversa telefônica.
"E sabe o que eu vou provar? Eu vou provar que você mentiu. Vou provar que você é um cara antiético, que você é um dos caras que tinha compliance [queixas na empresa]. Eu vou levar tudo isso, cara", afirmou.
O médico então questiona quais as denúncias pesavam contra ele e o que teria deixado de fazer eticamente no período de trabalho na Prevent Senior.
"Agora não interessa mais. Agora não é mais problema seu. Agora é um problema do mundo, que você jogou pra cima. Entendeu? E você vai sujar o seu nome", respondeu o diretor da empresa.
Batista Júnior em seguida afirma que o ex-funcionário vai expor toda a sua família com a denúncia contra a operadora de saúde. O médico se exalta e pergunta se estaria recebendo uma ameaça.
O diretor-executivo fala que não está realizando nenhuma ameaça e repete essa versão em diversos momentos da conversa. E completa que estava fazendo a chamada telefônica ao lado de um advogado, justamente para tentar provar que o médico estaria tentando desvirtuar a conversa ao dizer estar sendo ameaçado.
"Eu só te falei isso nessa ligação: você tem muito a perder, é sua filha, sua família, que vai ser exposta por uma mídia que hoje destrói tudo", afirmou.
Além de ter efetuado a gravação, o médico registrou no boletim de ocorrência que Batista Júnior seguiu na conversa "com ameaças contra a esposa e a filha".
No processo no Cremesp, o profissional disse ainda que o objetivo da ligação do executivo era coagi-lo a fim de que ele convencesse um jornalista a desistir de uma reportagem sobre "kit covid" envolvendo a Prevent Sênior.
A empresa pediu que o conselho instaurasse uma sindicância "para fins de investigação dos responsáveis pelo compartilhamento indevido de prontuários". Segundo a defesa do médico, o processo é uma das ameaças concretizadas contra o profissional.
A Folha também teve acesso ao processo, no qual a operadora anexa o prontuário completo de dois pacientes. De acordo com a Prevent Senior, o sigilo foi quebrado, embora os nomes jamais tenham sido divulgados.
A análise do documento mostra que a operadora de saúde realizou uma investigação interna, verificando todos os dados de acesso aos prontuários mencionados.
A empresa também argumentou que os médicos que fizeram a denúncia cometeram infração ética "ao compartilharem com a imprensa os referidos prontuários" e que "ainda o fizeram em circunstâncias que não condizem com a realidade, prática esta também vedada por este conselho de classe".
"Dada a gravidade dos fatos trazidos ao conhecimento deste Conselho Regional de Medicina, requer sejam veementemente apurados para que as penalidades cabíveis sejam aplicadas aos responsáveis pelas condutas contrárias às normas éticas da profissão", diz o documento, também obtido pela Folha de S.Paulo.
A Prevent Senior também afirmou ao conselho que, "diferentemente do que foi alegado na reportagem, a instituição adota um protocolo para afastamento e monitoramento dos colaboradores infectados pela Covid-19, incluindo profissionais da saúde".
Já a defesa do ex-funcionário argumentou no processo do Cremesp que não houve quebra de sigilo médico no depoimento para a imprensa.
O documento encaminhado ao Cremesp também acrescenta a informação de que o médico e Batista Júnior são sócios em uma empresa, a PW Medical, mas que não mantêm laços de amizade.
O negócio, como aconteceria com outros colaboradores, teria sido aberto, segundo o médico, exclusivamente por exigência da Prevent Senior para recebimento de salários. Os dois estão atualmente em litígio, mas o médico disse que as denúncias de ameaça não tem relação com esse fato.
CONTINUE LENDO
- por Mônica Bergamo | Folhapress
- 22 Set 2021
- 12:34h
Foto: Divulgação / Fiocruz
A Fundação Oswaldo Cruz (?Fiocruz) foi selecionada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como centro da América Latina para o desenvolvimento e produção de uma vacina com tecnologia de RNA mensageiro em estágio pré-clínico.
O objetivo da iniciativa é ampliar o acesso às vacinas contra a Covid-19 na região.
A vacina candidata é baseada na tecnologia de RNA auto-replicativo (mesma usada nos imunizantes da Pfizer e da Moderna), e expressa não somente a proteína Spike, mas também a proteína N, para melhor resposta imunológica.
Essa tecnologia demanda menos necessidades produtivas, atingindo uma escala em termos de doses superior à de outras vacinas de mRNA. Isto permite que o seu custo seja inferior ao de outras vacinas semelhantes, possibilitando a ampliação ao seu acesso.
Uma vez desenvolvida, a vacina candidata passará pelo processo de pré-qualificação da OMS, que garante o cumprimento dos mais elevados padrões internacionais para garantir sua qualidade, segurança e eficácia.
A Fiocruz foi selecionada por meio do seu Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). A escolha é resultado de uma chamada mundial lançada em abril deste ano. Cerca de trinta empresas e instituições científicas latino-americanas participaram.
“Esta será uma tecnologia que vem se somar à plataforma de adenovírus, utilizada na vacina Fiocruz/AstraZeneca para a Covid-19. O desenvolvimento de uma vacina da Fiocruz de mRNA é um passo fundamental para que o Brasil detenha o domínio tecnológico de duas plataformas fundamentais para o avanço no desenvolvimento de imunobiológicos", afirma a presidente da Fundação, Nísia Trindade Lima.
Além de fornecedora dessa vacina, a Fiocruz se comprometeu ainda a compartilhar seu conhecimento para a produção do imunizante com demais laboratórios da região, garantindo a eles a transferência de tecnologia para ampliar a capacidade produtiva regional.
- por Julia Chaib e Danielle Brant | Folhapress
- 22 Set 2021
- 11:26h
Foto: Max Haack / Secom PMS
A executiva nacional do DEM decidiu nesta terça-feira (21) dar seguimento à fusão do partido com o PSL, num primeiro passo para formalizar o processo.
A união das siglas ainda precisa ser referendada em convenção nacional. A expectativa é que o encontro ocorra entre os dias 5 e 21 de outubro.
A decisão desta terça autoriza a convocação da convenção e foi tomada em votação por 40 a 0 pelos integrantes da executiva do DEM que estavam presentes. A direção tem 53 membros no total.
O PSL deve reunir a própria executiva para deliberar o assunto ainda nesta semana.
Segundo integrantes da cúpula do DEM, cerca de 80% dos estados estão com a estrutura resolvida em conjunto com o PSL. Ainda há, porém, impasse em alguns diretórios, como Acre, Pará, Pernambuco e Rio de Janeiro.
"Este foi o primeiro passo na direção de formalizar o processo de criação de um novo partido cuja base fundamental está na fusão do Democratas com o PSL", disse o presidente do DEM, ACM Neto.
"Hoje, a comissão executiva nacional do Democratas aprovou a autorização para que seja convocada uma convenção nacional do partido, que deve ocorrer entre 5 e 20 de outubro, provavelmente dia 5, e, aí sim, os convencionais vão apreciar o tema e confirmar o processo de fusão", explicou Neto.
A convenção reúne membros do diretório nacional, delegados e parlamentares do partido --cerca de 200 pessoas.
A ideia, segundo Neto, é que a as convenções do DEM e do PSL ocorram no mesmo dia para que seja anunciada a fusão. Depois de tomada a decisão, o processo precisa ser encaminhado ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que seja criado de fato o novo partido.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o governador Ronaldo Caiado (Goiás), ministros do governo, como Onyx Lorenzoni (Trabalho) e Tereza Cristina (Agricultura), e o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde) participaram do encontro e votaram a favor da fusão. Pacheco, considerado presidenciável, está sendo assediado pelo PSD e já foi convidado a se filiar à sigla. O DEM, com a fusão, tentará mantê-lo entre os quadros da sigla.
"A presença, hoje, do presidente Pacheco, governadores, ministros, prefeitos de capital, deputados, senadores, nós tivemos algo difícil de construir que foi uma aprovação unânime com a garantia de todas as principais lideranças do partido, conjuntamente, aprovando a decisão tomada. A presença de Pacheco é simbólica", afirmou o presidente do DEM.
Questionado sobre se ficará na sigla que pode ser criada, o presidente do Senado, se esquivou e disse que a questão "é maior que ele".
A expectativa do ex-prefeito de Salvador é que num primeiro momento, a provável futura sigla perca filiados e parlamentares que discordem da fusão, mas que novos nomes se filiem ao partido. Para ele, a fotografia da nova sigla ficará clara em abril, logo depois da janela partidária --período para troca de partidos--, que ocorre em março.
O objetivo, disse o dirigente, é que a provável futura sigla tenha papel relevante nas eleições presidenciais.
Uma das preocupações de integrantes do DEM é que as decisões na sigla a ser criada sejam tomadas de forma colegiada e não de forma unilateral pelo comando da futura legenda, que será comandada pelo deputado Luciano Bivar (PE), presidente do PSL. Neto será o secretário-geral do partido que resultará da fusão.
"O PSL é um grande corpo, mas o Democratas é um grande partido. Nossos valores e princípios vão balizar o futuro desta fusão", disse o presidente do diretório paulista do partido, deputado Alexandre Leite.
Segundo integrantes do DEM, um dos acordos é que toda decisão do novo partido será colegiada.
"É um movimento estratégico e político inteligente, que gera a maior bancada do Congresso Nacional e um papel de protagonismo no cenário para 2022", avaliou o líder do partido na Câmara, Efraim Filho (PB).
CONTINUE LENDO