Copa do Mundo: Inglaterra, Argentina e Portugal fecham fase de grupos; confira os jogos deste sábado
- Bahia Notícias
- 27 Jun 2026
- 12:28h

Foto: Reprodução/Instagram/@england/@leomessi/@portugal
Os últimos classificados para os 16 avos de final da Copa do Mundo de 2026 serão conhecidos neste sábado (27), que marca o encerramento da terceira rodada da fase de grupos do Mundial.
Pelo Grupo L, a seleção da Inglaterra já entra em campo matematicamente classificada para a fase de mata-mata da competição. Os ingleses têm a vaga assegurada ao menos como um dos melhores terceiros colocados da classificação geral, mas buscam um resultado positivo diante do Panamá para tentar avançar no topo da chave.
Já pelo Grupo K, Colômbia e Portugal fazem um confronto direto eletrizante pela liderança isolada. A partida ocorre no Hard Rock Stadium, em Miami, às 20h30 (horário de Brasília). Os colombianos ocupam atualmente a ponta da tabela com 6 pontos e jogam por um empate para carimbar o primeiro lugar, enquanto os portugueses, com 4 pontos, precisam obrigatoriamente da vitória para assumir a liderança da chave.
CONFIRA OS HORÁRIOS E ONDE ASSISTIR AOS JOGOS DESTE SÁBADO (27)
18h - Panamá x Inglaterra
Local: MetLife Stadium, Nova Jersey (EUA)
Transmissão: TV Globo, Globoplay, SporTV, GE e CazéTV
18h - Croácia x Gana
Local: Estádio da Filadélfia, Filadélfia (EUA)
Transmissão: CazéTV
20h30 - Colômbia x Portugal
Local: Hard Rock Stadium, Miami (EUA)
Transmissão: CazéTV
20h30 - RD Congo x Uzbequistão
Local: Mercedes-Benz Stadium, Atlanta (EUA)
Transmissão: CazéTV
23h - Argélia x Áustria
Local: Arrowhead Stadium, Kansas City (EUA)
Transmissão: TV Globo, Globoplay, SporTV e CazéTV
23h - Jordânia x Argentina
Local: AT&T Stadium, Dallas (EUA)
Transmissão: CazéTV
RESULTADOS DESTA SEXTA-FEIRA (26)
Noruega 1 x 4 França
Senegal 5 x 0 Iraque
Cabo Verde 0 x 0 Arábia Saudita
Uruguai 0 x 1 Espanha
Madrugada deste sábado (27)
Egito 1 x 1 Irã
Nova Zelândia 1 x 5 Bélgica
Agentes da PF contradizem Wagner e dizem que dinheiro apreendido em hotel não estava em envelopes do Senado
- Bahia Notícias
- 27 Jun 2026
- 10:26h

Foto: Reprodução
A Polícia Federal contradiz a versão do senador Jaques Wagner (PT-BA) sobre o dinheiro encontrado em seu quarto de hotel em Brasília. Segundo fontes da corporação envolvidas na ação, não havia nenhum envelope do Senado no local onde foram apreendidos 55 mil dólares e 33 mil euros, ao contrário do que o senador afirmou em entrevista publicada nesta sexta-feira (26).
A busca foi realizada no dia 18 de junho como parte da 9ª etapa da Operação Compliance Zero, que investiga o caso do Banco Master. Desde então, Wagner vem sustentando que a origem do dinheiro são as diárias recebidas pelo Senado para viagens ao exterior.
A versão, porém, tem um problema aritmético. Segundo apuração de Malu Gaspar, do Globo, o valor total apreendido é maior do que o total recebido pelo senador em diárias no exterior desde 2019, que somam 63 mil dólares e 1,4 mil euros. Ou seja, mesmo que tivesse guardado tudo e não tivesse gastado nada nas viagens, Wagner não teria acumulado o montante encontrado no quarto.
Na entrevista, o senador não só manteve a versão como acrescentou uma acusação à PF. "Seguramente abriram o envelope do Senado onde estavam minhas diárias, botaram lá na caminha e fotografaram", afirmou. Fontes da corporação que acompanham a investigação e leram a entrevista negaram que a afirmação proceda.
Brumado: Convite para missa de sétimo dia de Ana Donatila
- Brumado Urgente
- 27 Jun 2026
- 09:37h

Foto: Divulgação
A família de Ana Donatila da Silva Lima (Dona Ana), ainda sensibilizada com sua partida, convida parentes, amigos e toda a comunidade para participarem da Missa de Sétimo Dia em sua memória.
Dona Ana deixou um exemplo de fé, amor à família, dignidade, generosidade e dedicação ao próximo. Sua trajetória de vida foi marcada pela força, pela alegria contagiante e pelos valores que transmitiu às gerações que ajudou a formar.
A celebração será realizada neste domingo, 28 de junho de 2026, às 08h00 da manhã, na Igreja Matriz de Brumado, momento em que familiares e amigos se reunirão em oração para agradecer a Deus pela vida de Dona Ana e pedir o descanso eterno de sua alma.
Desde já, a família agradece a todos que comparecerem a este ato de fé, amizade e solidariedade cristã.
"Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé."
(2 Timóteo 4:7)
Ana Donatila da Silva Lima (Dona Ana)
In Memoriam
Censo Escolar: Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso
- Bahia Notícias
- 27 Jun 2026
- 08:53h

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Os números referentes ao desempenho de estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública do país apresentaram melhora entre 2022 e 2025. O índice de reprovação caiu 62%, o de abandono diminuiu 61% e o atraso escolar teve redução de 28%. No mesmo período, a taxa de aprovação subiu 11%. As informações foram divulgadas pela Agência Brasil.
Os novos dados divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Ministério da Educação (MEC) fazem parte da segunda etapa do Censo Escolar 2025, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O levantamento anual permite calcular as taxas de rendimento escolar no país.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a evolução dos indicadores educacionais no Brasil se deve à implementação, desde 2023, de diversos programas estruturantes como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, além da a criação do programa Pé-de-Meia, em 2024, e de avanços no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
PERMANÊNCIA
Os dados também indicam que mais estudantes têm conseguido permanecer no ensino médio. Entre 2022 e 2025, a taxa de não retorno ao ensino médio caiu 28%, o que significa que mais jovens permaneceram em sala de aula de um ano letivo para outro.
O presidente do Inep, Manuel Palacios, estima que se esse indicador tivesse permanecido no nível observado em 2022, o Brasil teria, em 2025, quase 250 mil estudantes a menos no ensino médio. “Um número muito grande de jovens, que poderia estar fora da escola, seguiu estudando.”
Entre as iniciativas que contribuíram para a melhoria do ensino médio na rede pública está o programa Pé-de-Meia, diz o MEC. A chamada Poupança do ensino médio já beneficiou 7,2 milhões de estudantes, desde sua criação em 2024. A iniciativa federal oferece incentivo financeiro para os estudantes que frequentam as aulas, passam de ano, concluem a educação básica e fazem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
EDUCAÇÃO BÁSICA E INTEGRAL
Os avanços observados no ensino médio também são resultado de outras ações desenvolvidas em outras etapas da educação básica. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, por exemplo, está associado à elevação do índice de alfabetização de 36%, em 2021, para 66%, em 2025.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada busca garantir a alfabetização de todas as crianças do país até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de recuperar as aprendizagens afetadas pela pandemia, de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano.
O MEC destaca que o percentual de matrículas na modalidade de educação em tempo integral passou de 15,1%, em 2021, para 25,8%, em 2025, alcançando 8,8 milhões de estudantes da rede pública.
Nesta modalidade, o estudante permanece na escola por, no mínimo, sete horas diárias ou 35 horas semanais, com o objetivo de ampliar as oportunidades de aprendizagem. No período de 2021 a 2025, o registro é de mais de 1,8 milhão de novas matrículas por meio da política. Pela primeira vez, a educação em tempo integral alcançou a meta do Plano Nacional de Educação (PNE), que previa um em cada 4 estudantes na modalidade.
Governo da Bahia prorroga estudos para concessão do antigo Porto da Ford até dezembro
- Por Maurício Leiro / Francis Juliano
- 26 Jun 2026
- 18:42h

Foto: Reprodução / Bahiainveste
O governo da Bahia prorrogou por mais seis meses o contrato de estudos de exploração do Terminal Portuário Privativo Miguel de Oliveira, o chamado Porto da Ford. A previsão é de um custo de R$ 584,7 mil pela iniciativa. O espaço fica no Porto de Aratu, em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Conforme o documento, a medida foi tornada oficial por meio da Bahiainveste – empresa de economia mista ligado ao governo baiano. Com isso, a empresa pública Infra S.A. [antiga Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.] vai tocar os estudos que tiveram o prazo estendido de 30 de junho para 30 de dezembro deste ano.
DESATIVADO
Inaugurado em 2005 pela Ford para atender às operações de exportação e importação de veículos produzidos no complexo industrial de Camaçari, o Terminal Portuário Privativo Miguel de Oliveira chegou a movimentar mais de 1 milhão de veículos durante o período em que esteve em operação.
As atividades do porto foram encerradas em 2021, após a decisão da montadora de encerrar a produção no Brasil e fechar a fábrica instalada em Camaçari.
CONCESSÃO
Desde 2024, o governo estadual conduz estudos para viabilizar a concessão do terminal à iniciativa privada. O processo já foi anunciado em diferentes ocasiões, mas ainda não foi concluído.
O chamado "Porto da Ford" permanece entre os ativos administrados pelo Estado da Bahia que aguardam definição sobre o modelo de exploração ou eventual concessão.
O terminal ocupa uma área de quase 18,7 hectares e tem capacidade para movimentar até seis mil veículos. A estrutura conta com rampas que permitem a operação simultânea de dez caminhões-cegonha e está apta a receber embarcações com até 200 metros de comprimento.
Motoboy morre após colisão com animal e caminhão em anel viário de Vitória da Conquista
- Bahia Notícias
- 26 Jun 2026
- 16:38h

Foto: Reprodução / TV Sudoeste
Um jovem, de 21 anos, morreu após um acidente na madrugada desta sexta-feira (26) em Vitória da Conquista, no Sudoeste. Segundo a TV Sudoeste, a vítima, identificada Márcio Vitor Santos Silva, trabalhava de motoboy em toda madrugada e estava na última entrega.
Ele seguia para o bairro Miro Cairo, onde residia, quando acabou colidindo com um cachorro que passava pela pista.
No impacto, o motociclista perdeu o controle da direção e atingiu um caminhão. O jovem morreu no local. O fato ocorreu por volta das 4h10 na entrada do bairro Remanso, no anel viário de Vitória da Conquista. Devido ao acidente, a pista ficou interditada e foi liberada já por volta das 7h30.
Após a confirmação do óbito, o corpo do jovem foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista.
Ainda segundo informações, este foi o quarto acidente com vítimas no anel viário da BR-116 apenas nesta mês de junho. As causas do acidente devem ser apuradas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
TJ-BA anuncia expediente reduzido no dia 29 de junho por jogo da Seleção na Copa; prazos ficam suspensos
- Por Aline Gama I Bahia Notícias
- 26 Jun 2026
- 14:32h

Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) publicou, nesta sexta-feira (26), o Decreto Judiciário nº 944/2026, que altera o funcionamento das unidades judiciais e administrativas no próximo dia 29 de junho, em virtude da participação da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA 2026.
A medida, assinada pela Presidência do Tribunal, estabelece jornada especial apenas no período matutino, com compensação de horas nos dias seguintes e suspensão dos prazos processuais.
De acordo com o ato normativo, o expediente das Secretarias dos Órgãos de 2ª Instância, dos setores administrativos e das Varas da Justiça Comum ocorrerá das 8h às 11h. Já as Varas dos Juizados Especiais terão atendimento das 7h às 11h, com uma ressalva importante: os servidores dessas unidades que trabalham no turno vespertino e dividem o mesmo espaço físico com outras varas de turno matutino deverão cumprir a jornada em regime de teletrabalho, sendo obrigatória a presença de pelo menos um servidor na unidade durante todo o período matinal para garantir o atendimento ao público.
O decreto prevê ainda que as horas não trabalhadas nesse dia serão compensadas com acréscimo de até uma hora na jornada normal de trabalho, nos dias úteis subsequentes, conforme critérios estabelecidos pelos chefes imediatos, que ficarão responsáveis por fiscalizar o cumprimento da compensação e a frequência da equipe.
Segundo o documento, os prazos processuais no dia 29 de junhos serão suspensos. A retomada da contagem ocorrerá no primeiro dia útil seguinte, garantindo que advogados, partes e demais operadores do Direito não sejam prejudicados pela alteração excepcional do calendário forense.
Além disso, as varas e secretarias deverão promover diligências para comunicar a nova data das audiências que já estavam designadas para o horário do expediente especial, assegurando a ciência da advocacia, do Ministério Público e da Defensoria Pública.
O texto do decreto ressalta, contudo, que ficam preservados o funcionamento do plantão judiciário e a apreciação de medidas urgentes, de modo que situações que exijam pronto atendimento jurisdicional não sofrerão solução de continuidade.
A justificativa apresentada pelo Tribunal menciona a tradição da casa em disciplinar o expediente em eventos esportivos de grande repercussão, citando as Copas do Mundo de 2014, 2018 e 2022, a Copa das Confederações de 2013 e as Olimpíadas de 2016, todos ocasiões em que medidas semelhantes foram adotadas para conciliar o serviço público com o interesse coletivo e a mobilização social em torno da Seleção Brasileira.
TRE-BA determina remoção de publicação de ACM Neto com imagem gerada por IA e vê indícios de propaganda eleitoral antecipada
- Bahia Notícias
- 26 Jun 2026
- 12:30h

Foto: Reprodução / Redes Sociais
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) determinou que o ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo da Bahia, Antônio Carlos Magalhães Neto (União Brasil), remova, no prazo de 24 horas, uma publicação feita em seu perfil no Instagram por entender, em análise preliminar, que o conteúdo apresenta indícios de propaganda eleitoral antecipada e utilização irregular de inteligência artificial.
A decisão liminar foi assinada pelo desembargador substituto eleitoral Isaías Vinícius de Castro Simões e atende a uma representação ajuizada pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV).
Segundo a ação, a postagem consiste em uma montagem digital hiper-realista produzida com inteligência artificial, na qual ACM Neto aparece abraçado a um jogador de futebol, ambos vestidos com a camisa da Seleção Brasileira.
Na imagem, a camisa usada pelo pré-candidato exibe o número 44, correspondente à legenda do União Brasil. A federação autora da representação sustenta que o conteúdo cria uma falsa impressão de apoio político por parte do atleta e configura pedido explícito de voto por meio da exibição do número eleitoral.
Na decisão, o magistrado afirma que a imagem indica, em um exame preliminar, o uso de conteúdo sintético gerado por inteligência artificial para simular uma interação que não ocorreu na realidade. Para o desembargador, a prática tem potencial para induzir o eleitorado ao erro ao criar uma "realidade sintética", atribuindo ao pré-candidato um apoio político inexistente de uma figura pública de grande notoriedade.
A decisão também destaca que a utilização da tecnologia, nesse caso, extrapola o uso ilustrativo da inteligência artificial e seria destinada a falsificar um fato político, o que, em tese, afronta as normas estabelecidas pela Resolução nº 23.735/2024 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O relator afirmou ainda que a inserção ostensiva do número 44 na camisa da Seleção Brasileira, em período anterior ao permitido para propaganda eleitoral, caracteriza indícios de pedido de voto por equivalência semântica, buscando fixar no eleitor a opção de sufrágio antes do calendário autorizado pela legislação.
Outro fundamento apontado pelo magistrado é o risco de disseminação do conteúdo nas redes sociais. Segundo a decisão, a permanência da postagem no Instagram poderia ampliar continuamente a exposição dos eleitores a uma informação considerada enganosa, comprometendo a formação livre e consciente da vontade do eleitorado.
Com a liminar, ACM Neto deverá retirar a publicação em até 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 1 mil, limitada inicialmente a R$ 50 mil. O desembargador também determinou que o pré-candidato se abstenha de republicar o mesmo conteúdo em qualquer outra plataforma digital ou rede social, sob a mesma penalidade.
Polícia identifica vítimas de naufrágio em barragem na Bahia; três pessoas da mesma família morreram
- Bahia Notícias
- 26 Jun 2026
- 10:28h

Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) identificou as três vítimas do naufrágio de uma embarcação ocorrido na última quarta-feira (24) na Barragem da Lagoa do Barro, localizada na zona rural de Maracás, no Vale do Jiquiriçá.
Segundo o Blog do Marcos Frahm, parceiro do Bahia Notícias, as vítimas são dois homens e uma mulher da mesma família. Morreram Ivete Bispo Souza Caires, de 55 anos, natural de São Paulo; Edivaldo dos Reis Caires, de 44 anos; e Cleidinaldo dos Reis Caires, ambos moradores de Maracás e irmãos. Ivete era cunhada dos dois homens.
Ainda segundo o blog, familiares passeavam de barco na localidade de Capivaras quando a embarcação afundou. Ao perceber que uma criança de seis anos estava se afogando, Ivete, que não estava na embarcação no momento do naufrágio, entrou na água para tentar ajudar os cunhados e a criança, mas acabou morrendo às margens da barragem.
Edivaldo e Cleidinaldo estavam no barco e desapareceram nas águas. Os corpos dos dois homens foram localizados nesta quinta-feira (25), após buscas realizadas por equipes do 8º Batalhão de Bombeiros Militar.
Já a criança foi resgatada com vida e permanece internada no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, no Médio Rio de Contas. O caso é investigado pela delegacia de Maracás.
Governo prepara atalho para acelerar licença ambiental de projetos de minerais críticos
- Por André Borges | Folhapress
- 26 Jun 2026
- 08:34h

Foto: José Cruz/Agência Brasil
O governo federal vai publicar nos próximos dias uma resolução para permitir que projetos de mineração considerados estratégicos passem a ser analisados por meio de um licenciamento ambiental acelerado, que prevê prazo máximo de 12 meses para autorizar a exploração.
Conforme informações obtidas pela Folha, a medida elaborada pelo MME (Ministério de Minas e Energia) prevê que esses minerais críticos não passem mais pelo crivo do licenciamento tradicional, que envolve três etapas de avaliação, mas pelo chamado Licenciamento Ambiental Especial (LAE), modalidade criada no fim do ano passado pelo Congresso para acelerar o que seja considerado prioridade.
No alvo estão minerais como lítio, cobre, níquel, grafita e terras raras. Todos são essenciais para a produção de baterias, veículos elétricos, equipamentos eletrônicos, turbinas eólicas, painéis solares e tecnologias de defesa.
Aprovado pelo Congresso e transformado em lei pelo governo no fim do ano passado, o LAE foi uma resposta a reclamações do setor produtivo e do próprio poder público sobre o tempo para aprovação de projetos de infraestrutura, energia e mineração. A avaliação é que esses empreendimentos costumam se arrastar por anos à espera de licenças, sem prazo para emissão.
O LAE impõe um período de até 12 meses para análise do projeto. O modelo também concentra em uma única licença as três etapas do licenciamento tradicional.
Hoje, um projeto de mineração precisa obter licença prévia, que avalia sua viabilidade ambiental. Depois, ele precisa da licença de instalação, que autoriza as obras e a implantação da estrutura. A etapa final é a licença de operação, emitida somente após ser comprovado o cumprimento de condicionantes ambientais e sociais que autorizam o início da atividade produtiva. No caso do LAE, essas etapas são aglutinadas.
Para os defensores da medida, a mudança reduz burocracia, elimina etapas consideradas redundantes e dá previsibilidade a investidores. Os críticos da mudança, porém, dizem que a licença em três etapas funciona como um controle gradual para verificar, em momentos distintos, os impactos ambientais e o cumprimento de exigências.
Há preocupação, ainda, com a imposição de prazos rígidos para análise de projetos complexos. O receio é que a pressão por maior velocidade reduza o tempo disponível para avaliação de impactos, principalmente daqueles localizados próximos a áreas sensíveis, como unidades de conservação, territórios indígenas e comunidades tradicionais.
"O licenciamento ambiental especial, infelizmente apoiado pelo governo no trâmite da lei geral, prevê rito flexibilizado para empreendimentos de significativo impacto, que demandam estudo ambiental, mas no prazo de 12 meses para o processo previsto em lei não conseguirão elaborar outros estudos inerentes às fases das licenças de instalação e operação, que deixarão de existir", diz Suely Araújo, que presidiu o Ibama e hoje é coordenadora de políticas públicas do Observatório do Clima.
A especialista também lembra que, neste prazo, não será possível fazer as consultas necessárias a indígenas e outros povos e comunidades tradicionais. "A relevância do empreendimento sempre foi trabalhada pelos órgãos ambientais com prioridade na análise. Não precisavam ter inventado essa licença unificada com forte tom de pressão política e que colide com a Constituição Federal".
Já o Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração), principal entidade que representa as empresas de mineração, diz que "acompanha com interesse a discussão sobre o aprimoramento dos marcos regulatórios do licenciamento ambiental" e vê como "positivas iniciativas que confiram maior agilidade à análise de projetos estratégicos para a economia nacional".
"A criação de um rito prioritário para empreendimentos ligados a minerais críticos, como lítio, cobre, níquel, grafita, terras raras e urânio, é coerente com o papel que o Brasil tem a desempenhar na transição energética global", afirmou.
O instituto disse que sempre defendeu um marco regulatório de licenciamento ambiental em linha com o que praticam as principais economias mundiais.
"Agilidade significa o mesmo rigor ambiental. A expectativa do Ibram é que qualquer novo instrumento regulatório preserve essa responsabilidade, conciliando eficiência administrativa com a devida proteção socioambiental", declarou.
Os ministérios de Minas e Energia e o de Meio Ambiente não comentaram o assunto. O Ibama declarou que "a conclusão das análises depende da apresentação das informações e estudos necessários à avaliação ambiental".
"O Ibama seguirá exercendo suas atribuições institucionais com rigor técnico, contribuindo para a implementação das políticas públicas e das prioridades estratégicas do país", disse.
Para Carlos Bocuhy, presidente do Proam (Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental), o licenciamento ambiental, que tem caráter preventivo, está sendo ignorado.
"A facilitação trazida pela dispensa das fases de licenciamento prévio, de instalação e operação irá potencializar os riscos, uma vez que a mineração não é atividade de baixo impacto, produzindo transformações territoriais profundas e frequentemente irreversíveis", disse.
O especialista menciona reflexos como corte de vegetação nativa, alteração de cursos d'água, geração de rejeitos, impactos sobre aquíferos, pressões sobre comunidades locais e povos indígenas, entre outros. "Estamos vivendo um dos piores retrocessos à boa governança ambiental em um país onde as vulnerabilidades ambientais, como a da Amazônia, e de tantas comunidades envolvidas, vêm se tornando cada vez mais críticas".
Justiça condena deputado Gustavo Gayer por afirmar que 'PT mandou Adélio Bispo matar' Bolsonaro
- Por Isadora Albernaz | Folhapress
- 25 Jun 2026
- 18:37h

Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados
A Justiça do Distrito Federal condenou na terça-feira (23) o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) por danos morais por uma publicação nas redes sociais que responsabilizava o PT pelo atentado a faca contra o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PL) na eleição de 2018.
A decisão, de primeira instância, é do juiz Wagner Pessoa Vieira e determina o pagamento de R$ 20 mil em indenização ao PT. Cabe recurso.
A defesa do congressista não foi localizada para comentar o assunto até a publicação da reportagem.
O deputado publicou um vídeo no qual afirmava que "o PT mandou Adélio Bispo matar o até então candidato à Presidência Bolsonaro". "Quem fala isso é o próprio assassino. Isso é uma bomba tão gigantesca. A imprensa vai fazer de tudo para abafar isso que eu acabei de falar, então peço para que você compartilhe o máximo possível", afirmava o post.
Segundo o partido do presidente Lula, a informação de que o PT teria envolvimento com a facada contra Bolsonaro "é sabidamente falsa, já desmentida por investigações oficiais" e, por isso, o deputado bolsonarista teria divulgado uma fake news para prejudicar a imagem da legenda.
Em 2024, a Polícia Federal encerrou o inquérito para apurar o atentado contra Bolsonaro e repetiu que Adélio Bispo de Oliveira agiu sozinho no ataque. O episódio ocorreu em Juiz de Fora (MG) durante um ato da campanha de Bolsonaro, que foi eleito presidente no mesmo ano.
Em sua defesa ao longo do processo na Justiça do DF, Gayer afirmou que sua publicação se deu dentro do limite da crítica política e da liberdade de expressão e está protegida pela imunidade parlamentar.
O juiz do caso, no entanto, disse que a postagem não tem relação com o mandato do deputado do PL e que a imunidade parlamentar não é absoluta e não serve para amparar a divulgação de notícias falsas.
"A manifestação do réu não externou nenhum conteúdo informativo ou crítica política. Apenas difunde fato que está dissociado da realidade. Cumpre observar que a Constituição Federal garante o direito à livre manifestação do pensamento, contudo, não admite excesso", disse Vieira.
O magistrado afirmou que ainda que Gustavo Gayer atingiu a honra e imagem do partido de Lula ao pedir que o conteúdo fosse compartilhado o máximo possível, o que ajudou a disseminar para milhares de pessoas uma informação que não foi comprovada.
"Considerando que os comentários e reportagens veiculadas pelas redes sociais têm grande alcance e se alastram em curto espaço de tempo para milhões, devem estar baseadas em fatos que reflitam a realidade, não se podendo admitir que o detentor de mandato público, a pretexto de informar e, alegando estar protegido por garantia constitucional a livre manifestação e imunidade parlamentar, aja com abuso de direito para espalhar notícias falsas, com intuito de atacar partido", afirmou.
Cantora Lauana Prado cancela show em Santa Fé do Sul por orientação médica às vésperas da licença-maternidade
- Bahia Notícias
- 25 Jun 2026
- 16:34h

Foto: Reprodução / Redes Sociais
A cantora Lauana Prado, de 37 anos, cancelou a apresentação que faria na quinta-feira (25) em Santa Fé do Sul, interior de São Paulo. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (24) por meio de nota publicada nas redes sociais da artista, que aguarda o nascimento de Dom, seu primeiro filho.
O cancelamento ocorreu logo após uma consulta obstétrica de rotina realizada pela cantora em São Paulo. Segundo o comunicado oficial, a medida foi tomada por orientação médica e com todo o cuidado e responsabilidade necessários neste momento. A apresentação seria o último compromisso da artista antes do início da pausa para licença-maternidade.
A equipe de Lauana Prado agradeceu o apoio dos fãs e afirmou que a cantora retornará aos palcos em breve. Desde que anunciou a gestação, em janeiro, durante um show no Rio de Janeiro, Lauana manteve sua rotina habitual de apresentações e atividades físicas.
Seis homens são condenados por envolvimento em esquema de tráfico internacional de drogas no Porto de Salvador
- Bahia Notícias
- 25 Jun 2026
- 14:30h

Foto ilustrativa: Ministério de Portos e Aeroportos
O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação de seis integrantes de organização criminosa desarticulada na Operação Descontaminação. Segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (24), a 2ª Vara da Justiça Federal acolheu a denúncia apresentada pela procuradoria e condenou os envolvidos pelos crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e falsificação de documento público.
As penas variam de 12 a 20 anos, em regime fechado. Segundo a denúncia do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPF, o grupo condenado utilizava a técnica conhecida internacionalmente como “rip-on/rip-off”, que consiste na inserção clandestina de drogas em contêineres de exportadores legítimos sem o conhecimento dos proprietários da carga.
O objetivo era enviar grandes quantidades de cocaína para portos da Europa, especialmente na Holanda, Bélgica e Espanha, utilizando a estrutura portuária de Salvador.
AÇÃO CRIMINOSA
O esquema contava com estrutura especializada e divisão de tarefas, incluindo uso de informações privilegiadas sobre cargas e embarques, atuação de pessoas com acesso ao terminal portuário, veículos clonados, lacres falsificados e apoio logístico.
Funcionários do terminal portuário (núcleo de inteligência) acessavam os sistemas internos para selecionar contêineres localizados em “pontos cegos” das câmeras de segurança. Para entrar na área restrita do pátio, os criminosos usavam carros clonados com logomarcas de empresas prestadoras de serviço do porto, além de subornar vigilantes para burlar as vistorias.
Técnicos de refrigeração cooptados chegavam a sabotar peças dos contêineres para gerar um falso chamado de manutenção, o que justificava a presença prolongada deles no local. Após colocar as sacolas com a droga na carga, o grupo rompia os lacres originais das portas e os substituía por cópias falsificadas a laser, que mantinham a numeração verdadeira para ocultar a violação até o destino final.
PENAS E CRIMES
As sentenças variam de acordo com a gravidade das condutas e o número de crimes cometidos por cada um dos envolvidos. Todos os réus foram condenados a iniciar o cumprimento da pena em regime fechado.
As penas aplicadas vão de 12 anos e 3 meses a 20 anos, 8 meses e 7 dias de reclusão, além do pagamento de multa. O principal réu foi condenado por tráfico internacional de drogas, constituição e financiamento de organização criminosa, lavagem de dinheiro e falsificação de documento público. Cabe recurso da decisão.
Lula determina avaliação para ajudar Venezuela após terremotos no país
- Por Cristina Camargo | Folhapress
- 25 Jun 2026
- 12:28h

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou no final da noite desta quarta-feira (24) que determinou uma avaliação do Ministério das Relações Exteriores da situação da Venezuela após dois terremotos atingirem o país.
O objetivo, segundo nota divulgada por Lula, é adotar medidas de assistência para ajudar a Venezuela. A avaliação será feita em conjunto com a embaixada do Brasil em Caracas.
"Tomei conhecimento, com grande preocupação e consternação, dos impactos causados pelo terremoto que atingiu a Venezuela nesta quarta", afirmou Lula. "Reafirmo nossa determinação em apoiar o governo da presidenta encarregada Delcy Rodríguez na recuperação de áreas afetadas desse país irmão, cujo povo tem dado provas de grande resiliência frente às adversidades".
Os terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 causaram pânico e destruição na capital venezuelana. Autoridades falam em mortos e feridos, mas até a última atualização deste texto não havia um balanço oficial.
O tremor principal (7,5) ocorreu 39 segundos após o precursor (7,2), a uma distância de cerca de 45 km, ambos no norte do país. Várias réplicas se seguiram a partir do primeiro sismo, que foi registrado às 18h04 no horário local (19h04 em Brasília), segundo informações do serviço sismológico dos Estados Unidos (USGS). Os sismos aconteceram em diferentes profundidades e também foram sentidos na Colômbia e no Brasil.
A líder venezuelana interina, Delcy Rodríguez, fez um pronunciamento em que declarou estado de emergência e expressou condolências às famílias dos mortos, sem precisar quantos são. Delcy ainda afirmou que o Aeroporto Internacional Simón Bolívar, o principal do país, está fechado devido "a graves danos em sua infraestrutura".
Terremoto na Venezuela: Agência americana aponta para entre 10 e 100 mil mortos
- Bahia Notícias
- 25 Jun 2026
- 10:26h

Foto: Reprodução / Redes sociais
Após um terremoto de magnitude 7,5 atingir a Venezuela na noite desta quarta-feira (24), o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) afirmou que é provável que os abalos sísmicos tenham provocado milhares de mortes e danos materiais. Em uma avaliação preliminar divulgada após os abalos, a agência estimou que o número de mortos possa ficar entre 10 mil e 100 mil.
Segundo o USGS, há alta probabilidade de que o desastre tenha impactos generalizados nas áreas atingidas pelos tremores. “É provável que haja um alto número de vítimas e danos extensos, e é provável que o desastre seja generalizado”, informou a agência norte-americana em sua análise inicial.
Informações do jornal Metrópoles indicam que a projeção americana faz parte de um modelo automático utilizado pelo órgão para estimar possíveis consequências de grandes terremotos.
O cálculo é baseado em fatores como magnitude, profundidade, localização do epicentro, densidade populacional e vulnerabilidade das construções. A estimativa é de que haja 44% de probabilidade de o número de mortos ficar entre 10 mil e 100 mil; 33% de chance de superar 100 mil óbitos. As estimativas devem ser revisadas conforme as atualizações das autoridades da Venezuela.
Até o momento, dados oficiais divulgados pelo governo venezuelo registram a confirmação de apenas 32 mortes e 700 feridos. A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, informou que, equipes de resgate, segurança e assistência civil foram mobilizadas para atender as áreas afetadas.








