TRE-BA determina remoção de publicação de ACM Neto com imagem gerada por IA e vê indícios de propaganda eleitoral antecipada
- Bahia Notícias
- 26 Jun 2026
- 12:30h

Foto: Reprodução / Redes Sociais
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) determinou que o ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo da Bahia, Antônio Carlos Magalhães Neto (União Brasil), remova, no prazo de 24 horas, uma publicação feita em seu perfil no Instagram por entender, em análise preliminar, que o conteúdo apresenta indícios de propaganda eleitoral antecipada e utilização irregular de inteligência artificial.
A decisão liminar foi assinada pelo desembargador substituto eleitoral Isaías Vinícius de Castro Simões e atende a uma representação ajuizada pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV).
Segundo a ação, a postagem consiste em uma montagem digital hiper-realista produzida com inteligência artificial, na qual ACM Neto aparece abraçado a um jogador de futebol, ambos vestidos com a camisa da Seleção Brasileira.
Na imagem, a camisa usada pelo pré-candidato exibe o número 44, correspondente à legenda do União Brasil. A federação autora da representação sustenta que o conteúdo cria uma falsa impressão de apoio político por parte do atleta e configura pedido explícito de voto por meio da exibição do número eleitoral.
Na decisão, o magistrado afirma que a imagem indica, em um exame preliminar, o uso de conteúdo sintético gerado por inteligência artificial para simular uma interação que não ocorreu na realidade. Para o desembargador, a prática tem potencial para induzir o eleitorado ao erro ao criar uma "realidade sintética", atribuindo ao pré-candidato um apoio político inexistente de uma figura pública de grande notoriedade.
A decisão também destaca que a utilização da tecnologia, nesse caso, extrapola o uso ilustrativo da inteligência artificial e seria destinada a falsificar um fato político, o que, em tese, afronta as normas estabelecidas pela Resolução nº 23.735/2024 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O relator afirmou ainda que a inserção ostensiva do número 44 na camisa da Seleção Brasileira, em período anterior ao permitido para propaganda eleitoral, caracteriza indícios de pedido de voto por equivalência semântica, buscando fixar no eleitor a opção de sufrágio antes do calendário autorizado pela legislação.
Outro fundamento apontado pelo magistrado é o risco de disseminação do conteúdo nas redes sociais. Segundo a decisão, a permanência da postagem no Instagram poderia ampliar continuamente a exposição dos eleitores a uma informação considerada enganosa, comprometendo a formação livre e consciente da vontade do eleitorado.
Com a liminar, ACM Neto deverá retirar a publicação em até 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 1 mil, limitada inicialmente a R$ 50 mil. O desembargador também determinou que o pré-candidato se abstenha de republicar o mesmo conteúdo em qualquer outra plataforma digital ou rede social, sob a mesma penalidade.
Polícia identifica vítimas de naufrágio em barragem na Bahia; três pessoas da mesma família morreram
- Bahia Notícias
- 26 Jun 2026
- 10:28h

Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) identificou as três vítimas do naufrágio de uma embarcação ocorrido na última quarta-feira (24) na Barragem da Lagoa do Barro, localizada na zona rural de Maracás, no Vale do Jiquiriçá.
Segundo o Blog do Marcos Frahm, parceiro do Bahia Notícias, as vítimas são dois homens e uma mulher da mesma família. Morreram Ivete Bispo Souza Caires, de 55 anos, natural de São Paulo; Edivaldo dos Reis Caires, de 44 anos; e Cleidinaldo dos Reis Caires, ambos moradores de Maracás e irmãos. Ivete era cunhada dos dois homens.
Ainda segundo o blog, familiares passeavam de barco na localidade de Capivaras quando a embarcação afundou. Ao perceber que uma criança de seis anos estava se afogando, Ivete, que não estava na embarcação no momento do naufrágio, entrou na água para tentar ajudar os cunhados e a criança, mas acabou morrendo às margens da barragem.
Edivaldo e Cleidinaldo estavam no barco e desapareceram nas águas. Os corpos dos dois homens foram localizados nesta quinta-feira (25), após buscas realizadas por equipes do 8º Batalhão de Bombeiros Militar.
Já a criança foi resgatada com vida e permanece internada no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, no Médio Rio de Contas. O caso é investigado pela delegacia de Maracás.
Governo prepara atalho para acelerar licença ambiental de projetos de minerais críticos
- Por André Borges | Folhapress
- 26 Jun 2026
- 08:34h

Foto: José Cruz/Agência Brasil
O governo federal vai publicar nos próximos dias uma resolução para permitir que projetos de mineração considerados estratégicos passem a ser analisados por meio de um licenciamento ambiental acelerado, que prevê prazo máximo de 12 meses para autorizar a exploração.
Conforme informações obtidas pela Folha, a medida elaborada pelo MME (Ministério de Minas e Energia) prevê que esses minerais críticos não passem mais pelo crivo do licenciamento tradicional, que envolve três etapas de avaliação, mas pelo chamado Licenciamento Ambiental Especial (LAE), modalidade criada no fim do ano passado pelo Congresso para acelerar o que seja considerado prioridade.
No alvo estão minerais como lítio, cobre, níquel, grafita e terras raras. Todos são essenciais para a produção de baterias, veículos elétricos, equipamentos eletrônicos, turbinas eólicas, painéis solares e tecnologias de defesa.
Aprovado pelo Congresso e transformado em lei pelo governo no fim do ano passado, o LAE foi uma resposta a reclamações do setor produtivo e do próprio poder público sobre o tempo para aprovação de projetos de infraestrutura, energia e mineração. A avaliação é que esses empreendimentos costumam se arrastar por anos à espera de licenças, sem prazo para emissão.
O LAE impõe um período de até 12 meses para análise do projeto. O modelo também concentra em uma única licença as três etapas do licenciamento tradicional.
Hoje, um projeto de mineração precisa obter licença prévia, que avalia sua viabilidade ambiental. Depois, ele precisa da licença de instalação, que autoriza as obras e a implantação da estrutura. A etapa final é a licença de operação, emitida somente após ser comprovado o cumprimento de condicionantes ambientais e sociais que autorizam o início da atividade produtiva. No caso do LAE, essas etapas são aglutinadas.
Para os defensores da medida, a mudança reduz burocracia, elimina etapas consideradas redundantes e dá previsibilidade a investidores. Os críticos da mudança, porém, dizem que a licença em três etapas funciona como um controle gradual para verificar, em momentos distintos, os impactos ambientais e o cumprimento de exigências.
Há preocupação, ainda, com a imposição de prazos rígidos para análise de projetos complexos. O receio é que a pressão por maior velocidade reduza o tempo disponível para avaliação de impactos, principalmente daqueles localizados próximos a áreas sensíveis, como unidades de conservação, territórios indígenas e comunidades tradicionais.
"O licenciamento ambiental especial, infelizmente apoiado pelo governo no trâmite da lei geral, prevê rito flexibilizado para empreendimentos de significativo impacto, que demandam estudo ambiental, mas no prazo de 12 meses para o processo previsto em lei não conseguirão elaborar outros estudos inerentes às fases das licenças de instalação e operação, que deixarão de existir", diz Suely Araújo, que presidiu o Ibama e hoje é coordenadora de políticas públicas do Observatório do Clima.
A especialista também lembra que, neste prazo, não será possível fazer as consultas necessárias a indígenas e outros povos e comunidades tradicionais. "A relevância do empreendimento sempre foi trabalhada pelos órgãos ambientais com prioridade na análise. Não precisavam ter inventado essa licença unificada com forte tom de pressão política e que colide com a Constituição Federal".
Já o Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração), principal entidade que representa as empresas de mineração, diz que "acompanha com interesse a discussão sobre o aprimoramento dos marcos regulatórios do licenciamento ambiental" e vê como "positivas iniciativas que confiram maior agilidade à análise de projetos estratégicos para a economia nacional".
"A criação de um rito prioritário para empreendimentos ligados a minerais críticos, como lítio, cobre, níquel, grafita, terras raras e urânio, é coerente com o papel que o Brasil tem a desempenhar na transição energética global", afirmou.
O instituto disse que sempre defendeu um marco regulatório de licenciamento ambiental em linha com o que praticam as principais economias mundiais.
"Agilidade significa o mesmo rigor ambiental. A expectativa do Ibram é que qualquer novo instrumento regulatório preserve essa responsabilidade, conciliando eficiência administrativa com a devida proteção socioambiental", declarou.
Os ministérios de Minas e Energia e o de Meio Ambiente não comentaram o assunto. O Ibama declarou que "a conclusão das análises depende da apresentação das informações e estudos necessários à avaliação ambiental".
"O Ibama seguirá exercendo suas atribuições institucionais com rigor técnico, contribuindo para a implementação das políticas públicas e das prioridades estratégicas do país", disse.
Para Carlos Bocuhy, presidente do Proam (Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental), o licenciamento ambiental, que tem caráter preventivo, está sendo ignorado.
"A facilitação trazida pela dispensa das fases de licenciamento prévio, de instalação e operação irá potencializar os riscos, uma vez que a mineração não é atividade de baixo impacto, produzindo transformações territoriais profundas e frequentemente irreversíveis", disse.
O especialista menciona reflexos como corte de vegetação nativa, alteração de cursos d'água, geração de rejeitos, impactos sobre aquíferos, pressões sobre comunidades locais e povos indígenas, entre outros. "Estamos vivendo um dos piores retrocessos à boa governança ambiental em um país onde as vulnerabilidades ambientais, como a da Amazônia, e de tantas comunidades envolvidas, vêm se tornando cada vez mais críticas".
Justiça condena deputado Gustavo Gayer por afirmar que 'PT mandou Adélio Bispo matar' Bolsonaro
- Por Isadora Albernaz | Folhapress
- 25 Jun 2026
- 18:37h

Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados
A Justiça do Distrito Federal condenou na terça-feira (23) o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) por danos morais por uma publicação nas redes sociais que responsabilizava o PT pelo atentado a faca contra o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PL) na eleição de 2018.
A decisão, de primeira instância, é do juiz Wagner Pessoa Vieira e determina o pagamento de R$ 20 mil em indenização ao PT. Cabe recurso.
A defesa do congressista não foi localizada para comentar o assunto até a publicação da reportagem.
O deputado publicou um vídeo no qual afirmava que "o PT mandou Adélio Bispo matar o até então candidato à Presidência Bolsonaro". "Quem fala isso é o próprio assassino. Isso é uma bomba tão gigantesca. A imprensa vai fazer de tudo para abafar isso que eu acabei de falar, então peço para que você compartilhe o máximo possível", afirmava o post.
Segundo o partido do presidente Lula, a informação de que o PT teria envolvimento com a facada contra Bolsonaro "é sabidamente falsa, já desmentida por investigações oficiais" e, por isso, o deputado bolsonarista teria divulgado uma fake news para prejudicar a imagem da legenda.
Em 2024, a Polícia Federal encerrou o inquérito para apurar o atentado contra Bolsonaro e repetiu que Adélio Bispo de Oliveira agiu sozinho no ataque. O episódio ocorreu em Juiz de Fora (MG) durante um ato da campanha de Bolsonaro, que foi eleito presidente no mesmo ano.
Em sua defesa ao longo do processo na Justiça do DF, Gayer afirmou que sua publicação se deu dentro do limite da crítica política e da liberdade de expressão e está protegida pela imunidade parlamentar.
O juiz do caso, no entanto, disse que a postagem não tem relação com o mandato do deputado do PL e que a imunidade parlamentar não é absoluta e não serve para amparar a divulgação de notícias falsas.
"A manifestação do réu não externou nenhum conteúdo informativo ou crítica política. Apenas difunde fato que está dissociado da realidade. Cumpre observar que a Constituição Federal garante o direito à livre manifestação do pensamento, contudo, não admite excesso", disse Vieira.
O magistrado afirmou que ainda que Gustavo Gayer atingiu a honra e imagem do partido de Lula ao pedir que o conteúdo fosse compartilhado o máximo possível, o que ajudou a disseminar para milhares de pessoas uma informação que não foi comprovada.
"Considerando que os comentários e reportagens veiculadas pelas redes sociais têm grande alcance e se alastram em curto espaço de tempo para milhões, devem estar baseadas em fatos que reflitam a realidade, não se podendo admitir que o detentor de mandato público, a pretexto de informar e, alegando estar protegido por garantia constitucional a livre manifestação e imunidade parlamentar, aja com abuso de direito para espalhar notícias falsas, com intuito de atacar partido", afirmou.
Cantora Lauana Prado cancela show em Santa Fé do Sul por orientação médica às vésperas da licença-maternidade
- Bahia Notícias
- 25 Jun 2026
- 16:34h

Foto: Reprodução / Redes Sociais
A cantora Lauana Prado, de 37 anos, cancelou a apresentação que faria na quinta-feira (25) em Santa Fé do Sul, interior de São Paulo. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (24) por meio de nota publicada nas redes sociais da artista, que aguarda o nascimento de Dom, seu primeiro filho.
O cancelamento ocorreu logo após uma consulta obstétrica de rotina realizada pela cantora em São Paulo. Segundo o comunicado oficial, a medida foi tomada por orientação médica e com todo o cuidado e responsabilidade necessários neste momento. A apresentação seria o último compromisso da artista antes do início da pausa para licença-maternidade.
A equipe de Lauana Prado agradeceu o apoio dos fãs e afirmou que a cantora retornará aos palcos em breve. Desde que anunciou a gestação, em janeiro, durante um show no Rio de Janeiro, Lauana manteve sua rotina habitual de apresentações e atividades físicas.
Seis homens são condenados por envolvimento em esquema de tráfico internacional de drogas no Porto de Salvador
- Bahia Notícias
- 25 Jun 2026
- 14:30h

Foto ilustrativa: Ministério de Portos e Aeroportos
O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação de seis integrantes de organização criminosa desarticulada na Operação Descontaminação. Segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (24), a 2ª Vara da Justiça Federal acolheu a denúncia apresentada pela procuradoria e condenou os envolvidos pelos crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e falsificação de documento público.
As penas variam de 12 a 20 anos, em regime fechado. Segundo a denúncia do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPF, o grupo condenado utilizava a técnica conhecida internacionalmente como “rip-on/rip-off”, que consiste na inserção clandestina de drogas em contêineres de exportadores legítimos sem o conhecimento dos proprietários da carga.
O objetivo era enviar grandes quantidades de cocaína para portos da Europa, especialmente na Holanda, Bélgica e Espanha, utilizando a estrutura portuária de Salvador.
AÇÃO CRIMINOSA
O esquema contava com estrutura especializada e divisão de tarefas, incluindo uso de informações privilegiadas sobre cargas e embarques, atuação de pessoas com acesso ao terminal portuário, veículos clonados, lacres falsificados e apoio logístico.
Funcionários do terminal portuário (núcleo de inteligência) acessavam os sistemas internos para selecionar contêineres localizados em “pontos cegos” das câmeras de segurança. Para entrar na área restrita do pátio, os criminosos usavam carros clonados com logomarcas de empresas prestadoras de serviço do porto, além de subornar vigilantes para burlar as vistorias.
Técnicos de refrigeração cooptados chegavam a sabotar peças dos contêineres para gerar um falso chamado de manutenção, o que justificava a presença prolongada deles no local. Após colocar as sacolas com a droga na carga, o grupo rompia os lacres originais das portas e os substituía por cópias falsificadas a laser, que mantinham a numeração verdadeira para ocultar a violação até o destino final.
PENAS E CRIMES
As sentenças variam de acordo com a gravidade das condutas e o número de crimes cometidos por cada um dos envolvidos. Todos os réus foram condenados a iniciar o cumprimento da pena em regime fechado.
As penas aplicadas vão de 12 anos e 3 meses a 20 anos, 8 meses e 7 dias de reclusão, além do pagamento de multa. O principal réu foi condenado por tráfico internacional de drogas, constituição e financiamento de organização criminosa, lavagem de dinheiro e falsificação de documento público. Cabe recurso da decisão.
Lula determina avaliação para ajudar Venezuela após terremotos no país
- Por Cristina Camargo | Folhapress
- 25 Jun 2026
- 12:28h

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou no final da noite desta quarta-feira (24) que determinou uma avaliação do Ministério das Relações Exteriores da situação da Venezuela após dois terremotos atingirem o país.
O objetivo, segundo nota divulgada por Lula, é adotar medidas de assistência para ajudar a Venezuela. A avaliação será feita em conjunto com a embaixada do Brasil em Caracas.
"Tomei conhecimento, com grande preocupação e consternação, dos impactos causados pelo terremoto que atingiu a Venezuela nesta quarta", afirmou Lula. "Reafirmo nossa determinação em apoiar o governo da presidenta encarregada Delcy Rodríguez na recuperação de áreas afetadas desse país irmão, cujo povo tem dado provas de grande resiliência frente às adversidades".
Os terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 causaram pânico e destruição na capital venezuelana. Autoridades falam em mortos e feridos, mas até a última atualização deste texto não havia um balanço oficial.
O tremor principal (7,5) ocorreu 39 segundos após o precursor (7,2), a uma distância de cerca de 45 km, ambos no norte do país. Várias réplicas se seguiram a partir do primeiro sismo, que foi registrado às 18h04 no horário local (19h04 em Brasília), segundo informações do serviço sismológico dos Estados Unidos (USGS). Os sismos aconteceram em diferentes profundidades e também foram sentidos na Colômbia e no Brasil.
A líder venezuelana interina, Delcy Rodríguez, fez um pronunciamento em que declarou estado de emergência e expressou condolências às famílias dos mortos, sem precisar quantos são. Delcy ainda afirmou que o Aeroporto Internacional Simón Bolívar, o principal do país, está fechado devido "a graves danos em sua infraestrutura".
Terremoto na Venezuela: Agência americana aponta para entre 10 e 100 mil mortos
- Bahia Notícias
- 25 Jun 2026
- 10:26h

Foto: Reprodução / Redes sociais
Após um terremoto de magnitude 7,5 atingir a Venezuela na noite desta quarta-feira (24), o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) afirmou que é provável que os abalos sísmicos tenham provocado milhares de mortes e danos materiais. Em uma avaliação preliminar divulgada após os abalos, a agência estimou que o número de mortos possa ficar entre 10 mil e 100 mil.
Segundo o USGS, há alta probabilidade de que o desastre tenha impactos generalizados nas áreas atingidas pelos tremores. “É provável que haja um alto número de vítimas e danos extensos, e é provável que o desastre seja generalizado”, informou a agência norte-americana em sua análise inicial.
Informações do jornal Metrópoles indicam que a projeção americana faz parte de um modelo automático utilizado pelo órgão para estimar possíveis consequências de grandes terremotos.
O cálculo é baseado em fatores como magnitude, profundidade, localização do epicentro, densidade populacional e vulnerabilidade das construções. A estimativa é de que haja 44% de probabilidade de o número de mortos ficar entre 10 mil e 100 mil; 33% de chance de superar 100 mil óbitos. As estimativas devem ser revisadas conforme as atualizações das autoridades da Venezuela.
Até o momento, dados oficiais divulgados pelo governo venezuelo registram a confirmação de apenas 32 mortes e 700 feridos. A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, informou que, equipes de resgate, segurança e assistência civil foram mobilizadas para atender as áreas afetadas.
Holanda, Japão e Suécia: com definição do adversário do Brasil, confira os jogos da Copa do Mundo nesta quinta-feira
- Bahia Notícias
- 25 Jun 2026
- 08:03h

Foto: Reprodução/Instagram/@onsoranje/@japanfootballassociation/@swemnt
Após a definição de três grupos, a Copa do Mundo de 2026 inicia nesta quinta-feira (25) mais um dia decisivo da terceira rodada da fase de grupos. Entre os destaques da programação estão os confrontos do Grupo F, que definirão o adversário do Brasil na próxima fase do torneio.
O adversário da Seleção Brasileira na primeira rodada do mata-mata (16 avos de final) será o segundo colocado do Grupo F, vaga que está sendo disputada por Holanda, Japão e Suécia.
Além disso, no Grupo E, além do México, os Estados Unidos, país-sede da competição, já garantiram classificação para o mata-mata. Austrália e Paraguai disputam a outra vaga direta, enquanto a Turquia, sem chances de avançar, já está eliminada. A definição ocorre nos confrontos desta quinta-feira (25): Estados Unidos x Turquia e Paraguai x Austrália.
CONFIRA JOGOS DESTA QUINTA-FEIRA (25)
17h - Curaçao x C. do Marfim
Local: Lincoln Financial Field, Filadélfia / Estados Unidos
Transmissão: Cazé TV
17h - Equador x Alemanha
Local: MetLife Stadium, Nova Jersey / Estados Unidos
Transmissão: Cazé TV
20h - Japão x Suécia
Local: AT&T Stadium, Arlington / Estados Unidos
Transmissão: Cazé TV
20h - Tunísia x Holanda
Local: Arrowhead Stadium, Kansas / Estados Unidos
Transmissão: Cazé TV
23h - Turquia x Estados Unidos
Local: SoFi Stadium, Inglewood / Estados Unidos
Transmissão: Cazé TV
23h - Paraguai x Austrália
Local: Levi's Stadium, Santa Clara / Estados Unidos
Transmissão: Cazé TV
RESULTADOS DESTA QUARTA-FEIRA (24)
Suíça 2 x 1 Canadá
Bósnia e Herzegóvina 3 x 1 Catar
Escócia 0 x 3 Brasil
Marrocos 4 x 2 Haiti
Tchéquia x México
África do Sul x Coréia do Sul
Brumado: Famílias preservam tradição das fogueiras de São João
- Laércio de Morais I Brumado Urgente
- 24 Jun 2026
- 14:26h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente
O São João é, sem dúvida, uma das manifestações culturais mais importantes da Bahia, reunindo música, culinária típica, religiosidade e costumes que atravessam gerações. Em Brumado, apesar das mudanças nos hábitos da população ao longo dos anos, muitas famílias ainda mantêm viva a tradição de acender fogueiras na porta de casa durante os festejos juninos.
Na noite desta terça-feira (23), a reportagem do Brumado Urgente percorreu diversos bairros da cidade e registrou fogueiras iluminando algumas ruas, um sinal de que a essência do São João continua presente no cotidiano dos brumadenses. Para muitos moradores, especialmente os mais antigos, a data desperta lembranças da infância, marcada pelas reuniões familiares, comidas típicas e momentos de confraternização.
No bairro Monsenhor Antônio Fagundes, antigo Jardim Brasil, moradores fazem questão de preservar o costume herdado de pais e avós. A tradição de acender a fogueira em frente às residências representa mais do que uma celebração festiva; é uma forma de manter vivas as raízes culturais e transmitir esse legado às novas gerações.
Embora o número de fogueiras nas áreas urbanas tenha diminuído nos últimos anos, principalmente porque muitas famílias passaram a comemorar o São João em propriedades rurais, a tradição segue firme. Mudou-se o cenário, mas não o costume, que continua sendo um dos símbolos mais marcantes dos festejos juninos em Brumado.
Lula se reúne com Jaques Wagner para discutir permanência na liderança do governo no Senado
- Por Gabriela Checcin | Folhapress
- 24 Jun 2026
- 12:09h

Foto: Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir nesta quarta-feira (24) com o senador Jaques Wagner (PT) para tratar da permanência do parlamentar na liderança do governo no Senado. As informações são do portal Metrópoles.
O encontro acontece após Wagner ser alvo da 9ª fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal (PF), que investiga supostas irregularidades envolvendo o Banco Master. A operação foi deflagrada na última quinta-feira (18).
Desde a ação, o senador permanece na Bahia e ainda não retornou a Brasília. A expectativa é de que ele viaje para a capital federal nesta quarta-feira para a conversa com Lula, que deve cumprir agenda sem compromissos públicos.
Nos bastidores, integrantes do governo avaliam que Wagner pode deixar a liderança como forma de reduzir desgastes políticos. A possibilidade também é vista como uma tentativa de evitar impactos na articulação para a campanha de reeleição de Lula em 2026.
Aliados do Planalto e do Partido dos Trabalhadores defendem a saída do senador do posto, argumentando que a permanência poderia gerar desgaste ao governo em meio às investigações.
Wagner, porém, resiste à ideia de deixar a função. Segundo aliados, ele pretende construir uma decisão em conjunto com Lula e busca evitar que uma eventual saída seja interpretada como admissão de culpa, já que ele não é réu no caso.
O senador também avalia a possibilidade de se licenciar da liderança, alegando necessidade de concentrar esforços na própria defesa e na preparação para a disputa eleitoral de 2026, quando pretende concorrer à reeleição ao Senado.
Paris Filmes recusa proposta para estar à frente da distribuição de Dark Horse, sobre a vida de Jair Bolsonaro
- Por Edu Mota, de Brasília - Via Bahia Notícias
- 24 Jun 2026
- 10:20h

Foto: Divulgação/Dark Horse
Em meio a um debate interno na campanha presidencial do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) sobre o melhor momento para a estreia do filme “Dark Horse”, se antes ou depois das eleições, a Paris Filmes, considerada uma das maiores distribuidoras cinematográficas do Brasil e da América Latina, recusou uma proposta para estar à frente da exibição mundial da biografia do ex-presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com informações obtidas pelo SBT News, a Go Up, produtora responsável pelo longa-metragem, afirmou que as negociações de distribuição “fazem parte da estratégia comercial do projeto e seguem em andamento”. Outras empresas do setor estão sendo procuradas, mas, segundo pessoas próximas ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), nenhum contrato foi fechado até o momento.
Após a publicação da matéria, a Paris Filmes confirmou ao SBT News que decidiu não avançar com a distribuição do filme.
“A Paris Filmes informa que, como distribuidora atuante no mercado cinematográfico brasileiro, é frequentemente procurada por produtoras nacionais e estrangeiras para avaliar oportunidades de distribuição de diversos projetos. Nesse contexto, a empresa foi contatada há um tempo para avaliar eventual interesse comercial na distribuição do filme Dark Horse”, diz o comunicado da empresa.
“Após análise interna, a Paris Filmes decidiu não avançar com a distribuição do longa. A distribuidora esclarece que não há negociação em curso, compromisso firmado ou contrato de distribuição relacionado ao filme”, finaliza a distribuidora internacional.
A princípio, o lançamento do filme “Dark Horse” estava previsto para acontecer antes das eleições presidenciais, marcadas para o início de outubro. Problemas financeiros na reta final da produção somados ao temor do impacto político na candidatura de Flávio Bolsonaro adiaram a data de estreia.
Segundo informações do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o temor de aliados do senador Flávio Bolsonaro é que a chegada da produção aos cinemas reabra as especulações sobre as relações entre o presidenciável e o banqueiro Daniel Vorcaro, do Master. Já o ex-deputado Eduardo Bolsonaro defende que o filme, exibido ao público pela primeira vez na semana passada, em Las Vegas, vai ajudar a eleger seu irmão.
Homens, evangélicos e eleitores de Bolsonaro concordam mais com decisão dos EUA sobre facções, aponta Datafolha
- Por André Fleury Moraes | Folhapress
- 24 Jun 2026
- 08:23h

Foto: X / @FlavioBolsonaro
A decisão dos Estados Unidos de classificar o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho) como organizações terroristas tem mais apoio no Brasil entre homens, evangélicos e eleitores que votaram em Jair Bolsonaro (PL) em 2022, aponta a mais recente pesquisa Datafolha.
Realizado em 17 e 18 de junho, o levantamento ouviu 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em 139 municípios do país. A margem de erro para o total da amostra é de dois pontos percentuais, mas varia dentro dos recortes populacionais. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-09956/2026.
A mudança na classificação foi determinada por Donald Trump no final de maio e passou a valer no início de junho a contragosto do governo Lula (PT). No dia seguinte, um comunicado do Palácio do Planalto disse que "a segurança da nossa população é importante demais para ser manipulada por traidores".
Segundo o Datafolha, a maioria dos brasileiros (83%) tomou conhecimento da medida e 59% concordam com o novo critério. Outros 33% discordam, 7% não sabem e 1% não tem opinião a respeito.
O público masculino tende a concordar mais com a mudança na classificação do que o feminino. Entre os homens, 53% concordam totalmente e 12%, parcialmente. Já entre as mulheres, os percentuais são de 38% e 16%, respectivamente.
Os homens dizem ter mais conhecimento sobre o tema do que as mulheres: 47% deles se dizem bem informados a respeito do assunto contra 25% delas. No recorte por gênero, a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
A legislação dos EUA de combate ao terrorismo permite que o país investigue, sancione e eventualmente processe pessoas físicas ou jurídicas mesmo que estejam fora de seu território. O principal efeito prático se dá no aspecto financeiro.
Desde que a medida entrou em vigor, os EUA podem punir instituições que considerar omissas no combate às facções ao não barrar clientes com algum tipo de elo com organizações criminosas, ainda que involuntariamente.
Como mostrou a Folha, empresas brasileiras passaram a vasculhar dados internos para identificar parceiros com potenciais conexões com alguma das organizações criminosas —sejam clientes, fornecedores ou prestadores de serviço.
A mais recente rodada do Datafolha mostra também que o público evangélico (70%) concorda mais com a mudança na condição do PCC e do CV do que o católico (56%).
O mesmo cenário ocorre para aqueles que declaram ter votado no ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022. Conforme o levantamento, 81% daqueles que optaram por Bolsonaro na última disputa nacional concordam com a iniciativa. Entre os de Lula, 38%.
A margem de erro para o voto em 2022 é de 3 a 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. Já para o segmento religioso, varia de 3 a 5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Não há grandes diferenças no recorte por região. Sudeste, Sul e Centro-Oeste empatam dentro da margem de erro, com percentuais de concordância entre 60% e 64%. O menor está no Nordeste, onde 53% dizem concordar com a iniciativa de Trump. No segmento por região, a margem de erro varia de 3 a 6 pontos percentuais.
A mudança tem mais apoio entre os mais jovens e os mais escolarizados.
Segundo o Datafolha, 65% daqueles que têm entre 16 a 44 anos concordam com a iniciativa. Entre aqueles com ensino superior, o índice é de 64%.
A mudança que tornou PCC e CV terroristas do ponto de vista americano vinha sendo ensaiada pelo presidente dos Estados Unidos desde o início do ano.
O governo Lula, por outro lado, dizia a interlocutores atuar para evitar ou postergar a medida.
Interlocutores do petista diziam a aliados temer a possibilidade de intervenções americanas sobre o Brasil e o potencial desgaste eleitoral, já que o presidente deve buscar a reeleição.
O Datafolha também perguntou aos entrevistados se concordam ou discordam de determinadas afirmações sobre o tema.
Ao todo, 50% dos brasileiros concordam com a declaração de que "o governo dos Estados Unidos quer combater as facções criminosas no Brasil para ajudar a população brasileira".
Outros 47% dizem que o governo dos Estados Unidos está usando as facções criminosas como desculpa para mandar no Brasil (entre as mulheres, 50%, e entre os homens, 44%).
O menor percentual geral se dá para aqueles que concordam com a possibilidade de que os EUA "têm o direito de atacar membros de facções criminosas dentro do Brasil sem avisar ao governo brasileiro": segundo a pesquisa, 22% concordam com essa hipótese.
Neste último caso, a maior parcela dos que concordam é homem (30%) e declarou voto em Jair Bolsonaro em 2022 (40%). Já os eleitores de Lula que avalizam a ideia de ataque sem aviso prévio somam 8%.
A decisão sobre classificar o Comando Vermelho e o PCC como organizações terroristas veio dias após uma agenda com o filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro, o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL).
Flávio teve influência na decisão dos EUA para 54% dos brasileiros, e a maioria (71%) daqueles que vê influência dele no caso declarou ter votado em Lula em 2022.
A maioria (57%) acha que a atuação do filho mais velho de Jair foi negativa para o Brasil, enquanto 37% veem aspectos positivos. Outros 3% dizem que a influência do filho mais velho do ex-presidente não foi nem positiva nem negativa e 2% não souberam responder.
Cristiano Ronaldo se torna único jogador da história a marcar gol em seis Copas do Mundo
- Por Carlos Matos
- 23 Jun 2026
- 18:15h

Foto: Reprodução/Instagram (@portugal)
A história segue sendo escrita por Cristiano Ronaldo. Portugal e Uzbequistão vão se enfrentando pela segunda rodada do Grupo K da Copa, na tarde desta terça-feira (23). A seleção das quinas vence, até o momento, por 3 a 0 – com dois gols de Cristiano Ronaldo e um de Nuno Mendes – e o capitão português quebrou uma nova marca ao se tornar o único jogador a marcar ao menos um gol em seis Copas do Mundo diferentes.
Para os torcedores presentes no NRG Stadium, em Houston, nos Estados Unidos, apenas sete minutos foram necessários para assistir Cristiano Ronaldo aproveitar o cruzamento de João Cancelo e balançar as redes. Aos 17’, Nuno Mendes ampliou de falta, e aos 39’, foi a vez de Bruno Fernandes dar assistência para o Robozão fazer seu segundo gol no dia.
Com os dois tentos marcados ainda no primeiro tempo, Cristiano Ronaldo chega ao 975º gol de sua carreira, faltando apenas 25 para a lendária marca de 1000 gols. Outro jogador que poderia alcançar o feito de marcar em seis Copas diferentes é o argentino Lionel Messi, mas o atacante passou em branco em 2010.
Confiança dos brasileiros nos EUA despenca e atinge menor nível da história, aponta pesquisa
- Por Isabela Menon | Folhapress
- 23 Jun 2026
- 16:11h

Fotos ilustrativas: Reprodução / Gemini (I.A) / Redes Sociai
Fotos ilustrativas: Reprodução / Gemini (I.A) / Redes SociaisO Brasil está entre os países que registram os menores níveis de confiança de que os Estados Unidos respeitam as liberdades individuais de sua população, segundo pesquisa do Pew Research Center divulgada na manhã desta terça-feira (23).
O levantamento aponta também uma deterioração da imagem americana entre os brasileiros e baixa confiança no presidente Donald Trump.
Apenas 32% dos brasileiros dizem acreditar que o governo americano respeita as liberdades individuais de seus cidadãos, o menor índice já registrado pelo instituto no país. Em 2013, durante o governo Barack Obama, esse percentual era de 76%.
A pesquisa foi realizada de 8 de fevereiro a 13 de maio deste ano e ouviu 42.151 pessoas em 36 países.
Os resultados negativos não se restringem ao Brasil. Globalmente, apenas 37% dos entrevistados têm uma visão favorável dos Estados Unidos, enquanto 57% expressam opinião desfavorável. A confiança em Trump é ainda menor: a mediana entre os 36 países pesquisados é de 23%, ante 30% no Brasil.
Na América Latina, a avaliação dos Estados Unidos varia significativamente. Enquanto a Colômbia e o Peru mantêm visões majoritariamente positivas do país, Brasil e Argentina aparecem divididos. Já México e Chile registram predominância de opiniões desfavoráveis.
O período de coleta ocorreu após um ano marcado por atritos diplomáticos e disputas comerciais entre Brasil e Estados Unidos, mas incluiu também a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Casa Branca e seu encontro com Trump, em maio, quando a relação bilateral atravessava uma fase relativamente menos turbulenta.
Os dados antecedem, porém, episódios recentes de tensão entre Brasília e Washington, como a classificação do PCC e do Comando Vermelho como organizações terroristas pelos Estados Unidos e a investigação comercial que pode resultar em novas tarifas sobre produtos brasileiros.
A parcela dos brasileiros com opinião favorável sobre os Estados Unidos caiu de 64% em 2024 para 47% neste ano. Hoje 43% têm uma visão desfavorável do país.
Para Richard Wike, diretor de pesquisas de atitudes globais do Pew Research Center, o resultado reflete uma combinação de fatores, entre eles a avaliação do governo Trump, as políticas migratórias americanas e a percepção internacional sobre o funcionamento da democracia nos Estados Unidos.
Em entrevista à Folha de S.Paulo, ele diz que a percepção negativa observada no Brasil acompanha uma tendência global. Em diversos países pesquisados, aumentou a preocupação com a saúde da democracia americana e com a forma como Washington atua no cenário internacional.
A avaliação de Donald Trump permanece majoritariamente negativa entre os brasileiros. Apenas 30% afirmam confiar no presidente americano para tomar as decisões corretas em assuntos mundiais, enquanto 64% dizem não confiar nele. O índice representa uma queda em relação ao ano passado, quando a taxa de confiança era de 34%.
Apesar disso, a percepção dos brasileiros sobre Trump é menos negativa do que a observada em vários países da Europa Ocidental. Na comparação com outros líderes mundiais, o republicano recebe índices de confiança semelhantes aos registrados para o presidente francês Emmanuel Macron (27%), o presidente ucraniano Volodimir Zelenski (24%) e o líder chinês Xi Jinping (22%).
A pesquisa mostra ainda que os brasileiros enxergam os Estados Unidos com crescente desconfiança em relação ao seu papel internacional. Três em cada quatro entrevistados (76%) afirmam acreditar que Washington interfere nos assuntos de outros países. A percepção é ainda mais comum entre jovens de 18 a 29 anos, faixa em que o índice chega a 82%.
A deterioração da imagem americana vai além da avaliação do presidente. Apenas 36% dos brasileiros consideram os Estados Unidos um parceiro confiável. Já 43% dizem creer que o governo americano leva em conta os interesses de países como o Brasil ao tomar decisões de política externa, percentual inferior aos 55% registrados em 2023.
Também caiu a percepção de que os Estados Unidos contribuem para a paz e a estabilidade global. Em 2023, 64% dos brasileiros compartilhavam essa visão. Hoje, o percentual é de 40%.
Segundo o relatório, a perda de confiança nos EUA como parceiro internacional está entre as mudanças mais significativas registradas nos últimos anos. O estudo aponta quedas em diversos países na percepção de que Washington é um aliado confiável, contribui para a estabilidade global e considera os interesses de outras nações ao formular sua política externa.
Os brasileiros também desaprovam amplamente as principais iniciativas internacionais do governo Trump. Apenas 25% aprovam sua condução das políticas migratórias, 24% sua atuação em relação ao Irã e 22% sua gestão da guerra entre Rússia e Ucrânia.
O relatório destaca ainda que a maior parte das entrevistas foi realizada após o início da guerra entre Estados Unidos e Irã. Segundo análise do instituto, conforme o conflito avançou durante o período de coleta, as opiniões sobre os EUA se tornaram mais negativas em parte dos países pesquisados.
A aprovação cai para 19% no caso das tarifas comerciais e para 16% na condução das discussões envolvendo a Groenlândia —o republicano constantemente reafirma o desejo de comprar e anexar o território que pertence à Dinamarca de olho em interesses de segurança nacional, recursos naturais e geopolítica no Ártico.
Questionado sobre o resultado mais significativo da pesquisa, Wike destacou justamente a rápida deterioração da confiança internacional nos Estados Unidos como parceiro.
"Em muitos países, as pessoas estão perdendo confiança nos Estados Unidos como um parceiro confiável, seja em questões de segurança, econômicas ou diplomáticas", afirmou.








