Crianças aprendem melhor leitura e escrita com jogos pedagógicos digitais, diz estudo

  • por José Matheus Santos | Folhapress
  • 06 Jun 2022
  • 14:14h

Foto: Reprodução Play Table

Uma pesquisa feita com alunos de educação infantil da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife, mostrou que a prática de jogos digitais pode ampliar o aprendizado de leitura e escrita de crianças de famílias de baixa renda.
 

O estudo foi realizado de 2018 a 2019 e liderado pelo pesquisador educacional Américo Amorim, da startup pernambucana Escribo. A pesquisa contou com a participação de integrantes da Universidade Johns Hopkins (EUA). As conclusões foram divulgadas em janeiro deste ano.
 

Os jogos utilizados foram de consciência fonológica, ou seja, conjunto de habilidades sobre como separar sílabas, identificar rimas e palavras que começam com o mesmo som, e manipular sons para formar novas palavras.
 

Os pesquisadores criaram um programa com 26 atividades lúdicas de consciência fonológica. Já os professores orientaram o uso dos jogos pelas crianças com tablets ou smartphones de baixo custo.
 

O programa foi implementado em 2018 em 12 centros municipais de educação infantil que atendem alunos em situação de pobreza. As práticas ocorreram duas vezes por semana durante dez semanas.
 

Ao longo do período, diversos obstáculos ocorreram, como greves de educadores e chuvas que inundaram as ruas onde viviam algumas das crianças. Apesar disso, a equipe de implantação do projeto conseguiu mitigar as barreiras, como a falta de tecnologias de informação e comunicação adequadas e a escassez de profissionais nas escolas.
 

Um total de 351 alunos de cinco anos participou do estudo. Antes do experimento, as crianças passaram por uma análise sobre como estavam no processo de leitura e escrita de palavras. Depois, as turmas foram divididas por sorteio em dois grupos: o que utilizou os jogos pedagógicos e o que não utilizou.
 

"Aplicamos inicialmente uma prova feita pelo Mackenzie [universidade particular] e, depois que as crianças foram avaliadas, metade das turmas jogou e outra metade não participou dos jogos em duplas. Depois de quatro meses, aplicamos outro teste com todas as crianças e conseguimos quantificar de quanto foi o avanço de um grupo em relação ao outro", explica Amorim.
 

A análise dos dados constatou que os alunos que realizaram as atividades avançaram 3,6 vezes mais em leitura e 2,7 vezes mais em escrita em comparação ao grupo controle.
 

Os jogos também geram relatórios que permitem acompanhar o aprendizado dos alunos.
 

"O experimento mostrou que as crianças de famílias mais pobres conseguem aprender até quatro vezes mais do que quando professores trabalham da forma tradicional", diz Américo Amorim, administrador e doutor em educação.
 

Na avaliação do pesquisador, para garantir que todas consigam se alfabetizar, "as escolas precisam oferecer uma estimulação eficaz, utilizando as estratégias de ensino baseadas em evidências científicas".
 

A pesquisa contou com financiamento da Facepe (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco), do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), e da Escribo, empresa fundada por Amorim em 2015, que desenvolve e comercializa jogos pedagógicos.
 

Anteriormente, uma experiência semelhante com o uso de jogos foi realizada em 17 escolas privadas infantis com 749 crianças e 62 professores. As crianças de famílias de classe média que utilizaram os jogos fortaleceram as habilidades de leitura em 68% e de escrita em 48%.
 

"O efeito dos jogos na leitura e na escrita das crianças da rede pública foi muito maior do que o que observamos nas escolas privadas. Isso demonstra que a rede pública tem um potencial forte para melhorar", frisa Amorim.

Lula cancela atividades da pré-campanha após contrair Covid

  • por Folhapress
  • 06 Jun 2022
  • 11:44h

Foto: Reprodução / Instagram

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou neste domingo (5) que está com Covid-19, assim como sua esposa, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja. Os dois ficarão em isolamento e, com isso, não devem participar de atividades da pré-campanha do petista à Presidência nos próximos dias.
 

A notícia foi publicada em perfis do ex-presidente nas redes sociais. A informação é o de que o diagnóstico foi confirmado neste domingo e que os dois estão bem —Lula assintomático e Janja com sintomas leves.
 

Eles, que se casaram no último dia 18, em cerimônia em São Paulo, ficarão em isolamento e terão acompanhamento médico nos próximos dias, segundo o comunicado.
 

Um boletim divulgado pelo ex-presidente, assinado pelo médico Roberto Kalil Filho, afirma que o ex-presidente está sem sintomas para a doença, "em bom estado geral, devendo permanecer em isolamento domiciliar nos próximos dias".
 

Segundo a coluna Mônica Bergamo, o casal chegou a ir neste domingo ao Hospital Sírio-Libanês para fazer exames.
 

Lula já tinha compromissos públicos anunciados para esta segunda-feira (6) e terça-feira (7) na capital paulista.
 

O presidenciável, que lidera as pesquisas para outubro, à frente do candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), cumpriu agenda neste sábado (4) ao lado do possível vice na chapa, o ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSB), e de aliados. Ele participou de um encontro para discutir temas ambientais.
 

Na segunda, a presença de Lula era esperada no lançamento do chamado Quilombo nos Parlamentos, uma iniciativa suprapartidária com mais de cem pré-candidatos que pretende aumentar a representatividade negra no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas estaduais.
 

Para terça, a agenda oficial do pré-candidato previa uma conversa dele sobre o setor elétrico e o projeto privatização da Eletrobras na sede da Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente.?
 

Lula afirmou em uma rede social no início de abril que tomou a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. A imunização da população contra a doença é tema frequente nos discursos do petista, que usa o assunto para criticar Bolsonaro pela demora na aquisição de vacinas e pela má gestão da pandemia.
 

Alckmin também teve Covid no mês passado, o que o tirou do ato de lançamento da chapa, na capital paulista. Com o diagnóstico confirmado um dia antes da data do evento, ele teve que fazer o seu discurso por meio de vídeo, em um telão. O ex-governador teve sintomas leves.

Atriz de novela infantil acusa SBT de abafar casos de pedofilia; emissora nega

  • Bahia Notícias
  • 06 Jun 2022
  • 09:36h

Foto: Reprodução/Youtube

Durante participação no podcast BarbaCast, no Youtube, a atriz Duda Wendling, que fez parte do elendo da novela Cúmplices de um Resgate (2015), do SBT, acusou a emissora de abafar supostos casos de pedofilia envolvendo funcionários da empresa nos bastidores da trama. 

De acordo com relato de Duda, o preparador de atores Beto Silveira, que morreu no mês passado, e um produtor teriam sido presos após denúncias de pais de mães dos artistas mirins. 

"Dentro do SBT, na época que eu trabalhava lá, tinham dois pedófilos. Um era o nosso preparador de elenco, pra vocês terem noção de como era o lugar. Ele morreu há um mês, estava passando por uma doença. Não lembro se era câncer, então não tenho 100% de certeza para falar. Ele já estava em prisão domiciliar e morreu tem um mês. Então já é 'suave' de falar", afirmou ela.

Ela ainda relatou um dos momentos em que o preparador de elenco teria cometido os abusos: "Um exercício [da preparação de elenco] que eu mencionei que tinha que ficar de olhos fechados, era o momento em que tinha mais relatos de que ele mexia com as crianças, tocava nas partes íntimas, tocava nas partes íntimas das crianças".

"Ele tinha uma academia de atores chamada Beto Silveira, que hoje não tem mais esse nome porque não vai manter um nome de um pedófilo. Várias pessoas começaram a denunciar e ele foi preso", disse a atriz, explicando ainda o momento que Silveira foi afastado da emissora após as denúncias de pedofilia. 

Duda diz que ficou sabendo das acusações de pedofilia após afastamento do profissional. "Na segunda-feira, ela [uma funcionária da emissora] fez uma reunião com todo mundo e falou que o Beto não estaria mais conosco e que ele não seria mais o nosso preparador de elenco. E aí todo mundo chorou, menos eu. Minha mãe até perguntou se estava tudo bem e eu disse que estava. Dois dias depois uma amiga da minha mãe mandou o processo [pelo crime de pedofilia] para ela. [Minha mãe] chegou para conversar comigo e perguntou se ele já tinha tentado alguma coisa e por isso eu não chorei [com a saída dele]. E eu falei que não, porque de fato ele nunca tinha tentado nada". No entanto, a atriz diz que um produtor da emissora 'roubou um selinho dela', na época em que ela fazia parte do elenco da novela. 

Durante a entrevista, a atriz disse ainda que a mãe dela entrou em contato com a psicóloga da emissora. "A minha mãe foi até a psicóloga [do SBT] perguntar se era verdade [os casos de pedofilia] e ela disse que não, e que se minha mãe ficasse espalhando e apavorando outros pais, eu iria ser mandada embora da novela. Obviamente, calei minha boca", disparou ela. 

Em nota enviada ao Metrópoles, a assessoria da emissora afirmou que as acusações são "totalmente infundadas" e que tomará medidas cabíveis contra a atriz. 

"O SBT tomou conhecimento hoje da entrevista da atriz mirim Duda Wendling e de sua mãe a um podcast, e vem esclarecer que as situações retratadas que, supostamente envolvem a emissora, são totalmente infundadas.. A emissora condena com severidade qualquer tipo de assédio e comportamento abusivo e mantém canais de denúncias voltados para seus colaboradores, e tomará as medidas cabíveis".

Ivete Sangalo comandará festa de Réveillon em Miami, nos EUA, diz site

  • Bahia Notícias
  • 06 Jun 2022
  • 07:33h

Foto: Divulgação / Multishow / Rafa Mattei

A cantora baiana Ivete Sangalo será a principal atração de uma grande festa de Réveillon em Miami, nos Estados Unidos, na virada deste ano para 2023, conforme informações publicadas pelo portal Alô Alô Bahia.

Ivete se apresentará no Island Gardens, complexo de lazer com restaurante, marina de luxo e espaço de eventos à beira-mar com vista exclusiva para o horizonte de Miami, no estado da Flórida.

De acordo com o site, a ideia é que a festa reúna outras atrações para o público curtir em camarotes “all inclusive”, sob o comando da artista baiana, que será a principal atração.

Rodrigo Faro será Silvio Santos em filme sobre sequestro do apresentador

  • Bahia Notícias
  • 05 Jun 2022
  • 12:10h

Foto: Reprodução/Instagram

Rodrigo Faro vai dar início às gravações do filme em que ele interpreta o apresentador Silvio Santos. As filmagens do longa ‘O Sequestro’ estão marcadas para começar no segundo semestre do ano.

Parado há mais de dois anos devido imbróglios na captação via Ancine e suspensão por falta de verba, de acordo com a colunista Patricia Kogut, o longa abordará as sete horas em que Silvio Santos foi mantido refém em sua própria casa, no Morumbi, bairro nobre de São Paulo.

Fernando Dutra Pinto foi o autor do crime é era o mesmo homem que sequestrou Patrícia Abravanel, uma das filhas de Silvio, que tinha sido libertada dois dias antes. Ele faleceu após uma parada cardíaca na cadeia cinco meses depois de sua condenação.

A direção de O Sequestro é de Marcelo Antunez, que já dirigiu Qualquer Gato Vira-Lata e Até Que a Morte Nos Separe 3. A data de estreia do filme nos cinemas não foi anunciada ainda.

Brumado: CIA de Ballet Juliana Barretto lança curso de dança afro e dança moderna

  • 05 Jun 2022
  • 11:06h

Foto: Divulgação

A CIA de Ballet Juliana Barretto Irá realizar no próximo dia 8 de junho, dois cursos de formação na área dança, um de dança moderna e outro de dança afro.

Os cursos serão ministrados pelo talentoso professor, bailarino e coreógrafo Dudé Conceição.

Dudé fez parte durante 14 anos do ballet Ivete Sangalo, já atuou no Dance Brazil em New York, e já coreografou para Saulo Fernandes.

Além de todo esse curriculum exitoso, já ministrou diversos cursos na FUNCEB – Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Com esse super curriculum, ele chegará a Brumado para ajudar a qualificar todos aqueles que atuam na área, e estão dispostos a buscar conhecimento.

O curso acontecerá na APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. E contará com a colaboração das empresas Lyceu Educacional e Restaurante Quintália, como também, da Casa da Amizade de Brumado.

Esse é o primeiro de muitos de cursos que a professora Juliana Barretto pretende trazer para ampliar o cenário artístico e cultural da cidade.

Essa é uma oportunidade ímpar para profissionais que atuam com dança em Brumado e região!

Maiores informações e inscrições pelo telefone: (77) 99994-9009

Mais 3,2 milhões de pessoas poderão sacar até R$ 1 mil do FGTS a partir desta semana

  • Bahia Notícias
  • 05 Jun 2022
  • 09:47h

Foto: Reprodução / Contec.org

Trabalhadores nascidos em novembro poderão, a partir de quarta-feira (8), realizar o saque extraordinário no valor de até R$ 1 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

 

De acordo com o calendário dividido por mês de nascimento divulgado pelo governo federal, cerca de 3,2 milhões de trabalhadores terão o dinheiro liberado. Nas estimativas da Caixa Econômica Federal, nesta etapa serão R$ 2,4 bilhões disponibilizados pelo governo federal, de um total de R$ 30 bilhões direcionados ao saque extraordinário, de acordo com o G1.

 

Os trabalhadores nascidos entre janeiro e outubro já tiveram os recursos liberados em datas anteriores. Já os nascidos em dezembro vão poder fazer o saque a partir do dia 15 de junho. A retirada dos valores será possível até o dia 15 de dezembro.

 

É possível consultar quem tem direito ao saque – além de valores e datas para receber o dinheiro – pelo site da Caixa, pelo aplicativo FGTS e nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF).

 

Ao todo, 42 milhões de trabalhadores estão aptos ao saque extraordinário do FGTS. O saldo disponível já pode ser consultado por todos os trabalhadores, mas a retirada e a movimentação do valor seguem o calendário estabelecido pela Caixa.

Belo Horizonte recomenda volta de máscaras em ambientes fechados

  • por Folhapress
  • 04 Jun 2022
  • 12:01h

Foto: Reprodução / Agência Brasil

A Prefeitura de Belo Horizonte emitiu recomendação para que a população use máscaras a partir desta sexta-feira (3) em ambientes fechados. A decisão ocorreu diante do aumento de casos de Covid-19 e da vacinação abaixo da expectativa.
 

Em comunicado, a prefeitura afirmou ter enviado ofício à Secretaria Municipal de Educação para que a proteção seja utilizada nas escolas públicas e privadas, "especialmente" nas salas de aulas. Destacou, porém, que caberá às instituições de ensino a decisão.
 

As mesmas orientações valem para cinemas, teatros, bares, restaurantes e escritórios, por exemplo.
 

O uso da máscara em Belo Horizonte deixou de ser obrigatório na maior parte dos ambientes fechados em 28 de abril. A proteção continua sendo exigida no transporte público e nas instituições de saúde.
 

A gestão de Fuad Noman (PSD) afirma que decidiu pela recomendação do uso das máscaras em locais fechados porque foi observada tendência de aumento da incidência de Covid-19 acumulada, por grupo de 100 mil habitantes, nos 14 dias anteriores à data em que é divulgada.

Segundo os dados municipais, a taxa estava em 107,2 por 100 mil habitantes em 30 de maio. Em 10 de maio, esse número era de 47,6 por 100 mil habitantes.
 

"Embora até o presente momento não se observe alteração no indicador relativo à letalidade, as mudanças nas regras são uma estratégia fundamental para o enfrentamento da doença no município", diz a prefeitura.
 

Em relação à vacinação, os últimos dados disponibilizados pelo município, também relativos ao dia 30 de maio, mostram índice de aplicação de segundas doses bem abaixo que o de primeiras doses entre crianças.
 

Conforme as informações, 81,3% da população com idade entre 5 a 11 anos recebeu a primeira dose. Já a segunda foi aplicada em apenas 54,9% da população nessa faixa etária.
 

Os dados do município mostram que, em relação à população total, 94,9% das pessoas que vivem na cidade tomaram a primeira dose, ou dose única, enquanto a segunda foi aplicada em 87% dos habitantes do município.
 

A prefeitura afirma que a variante ômicron do coronavírus continua circulando de forma predominante na cidade. "Embora os casos tenham menor gravidade, a adoção das medidas não farmacológicas segue sendo indispensável para a prevenção da Covid-19", diz a prefeitura.
 

Boletim paralelo Médicos infectologistas que fizeram parte do comitê de enfrentamento à Covid-19 da prefeitura anunciaram a criação de um boletim paralelo de acompanhamento da doença na capital.
 

Um boletim oficial era produzido diariamente pela prefeitura, mas teve a periodicidade e número de dados reduzidos desde 31 de março. Na mesma data, o comitê que era formado por médicos voluntários foi extinto, depois da não renovação de decreto que determinava situação de calamidade pública na cidade por causa da doença.
 

O grupo funcionou por cerca de dois anos ao longo da pandemia, durante a gestão de Alexandre Kalil (PSD), que deixou a prefeitura para se candidatar ao governo de Minas Gerais.
 

Um dos infectologistas que participaram do comitê e que farão parte da elaboração do boletim paralelo, Unaí Tupinambás, afirma ser importante dar mais informações para conscientização da sociedade em relação à doença.
 

"Estamos preocupados com o número de casos", diz. Também participaram do comitê extinto pela prefeitura e agora produzirão o boletim os infectologistas Carlos Starling e Estevão Urbano.
 

Um dos dados que a prefeitura deixou de publicar em seus boletins foi o que aponta o número médio de transmissão por infectado, ou seja, quantas pessoas alguém que tem a doença pode contaminar. O boletim deixou de mostrar também o percentual de ocupação de UTIs.
 

De forma inicial, o grupo pretende publicar o boletim paralelo a partir de dados do governo do estado. Ele também pedirá os dados à prefeitura via Lei de Acesso à Informação.
 

Representantes de sindicatos e associações farão a divulgação do material nas redes sociais. O lançamento do relatório ocorre na tarde desta sexta-feira no Sindicato dos Jornalistas, em Belo Horizonte.
 

A prefeitura não se posicionou sobre a iniciativa.

CONTINUE LENDO

Limpar o ouvido com cotonete é errado e pode levar a surdez, alerta médico

  • por Alexandre Brochado
  • 04 Jun 2022
  • 09:57h

Foto: Freepik

A limpeza constante e inadequada dos ouvidos pode trazer sérios riscos à saúde auditiva, como infecção e surdez. Ao Bahia Notícias, o otorrino e professor da UniFTC, Gabriel Bijos, explicou que ao remover a cera do ouvido deixamos o local mais propenso a infecções, como a otite.   

 

“A nossa cera possui na formação dela óleo, por isso ela é cera, mas ela possui também antibióticos naturais do nosso próprio organismo e anticorpos. Quando nós removemos a cera, estamos deixando propenso a ter infecção, por isso dentro do buraquinho do ouvido nós não devemos mexer. O nosso buraquinho do ouvido lá no fundo tem o tímpano, entre o tímpano e fora da cabeça e orelha existe mais ou menos 2,5 cm. A parte de dentro é 100% estéril, e para fora é onde se produz a cera”, destacou o especialista. 

 

O médico alertou ainda que os cotonetes não devem ser utilizados e que a higienização caseira deve ser feita até onde o dedo alcançar, utilizando uma toalha enrolada. Mais do que isso, não é recomendado fazer a limpeza.

 

“Quem nada muito tem risco de ter otite externa, essa pessoa que nada muito precisa da cera para ter proteção, e quando remove ela tem mais risco de ter infecção. Mesmo quem não nada precisa da cera para se proteger, não tendo a cera está propenso a ter uma infecção. Outra coisa que pode acontecer sem ser a infecção, é porque você tendo uma bola de cera maior, você limpando pode acabar empurrando ela gradativamente para perto do tímpano, até o momento que entope o ouvido e você deixa de escutar, não definitivamente, mas causa uma surdez transitória que também precisa ser tratada”, apontou Gabriel.

 

Além das doenças que podem sendo resultado da higienização inadequada, usar uma coisa mais rígida, como uma chave, um cotonete ou um palito de dente, pode traumatizar o tímpano, e ao traumatizar pode ter perdas enormes, desde de uma simples perfuração até um surdez completa. 

 

Para as pessoas que se incomodam com a limpeza do local, o especialista indica que a higienização seja feita no consultório a cada de 3 a 5 meses, que é um prazo razoável para fazer essa remoção. Essa remoção normalmente é feita com lavagem ou medicação, mas existem outras várias formas de ser feita. “Em relação a quem se incomoda, é porque estimulou a produzir mais fazendo a limpeza. Normalmente, quando paramos de cutucar o ouvido ele entra em um equilíbrio e para de produzir em excesso”, informou o médico. 

 

Em relação aos produtos que podem ser utilizados em casa para as limpezas, Gabriel orienta que o próprio otorrino faça a prescrição, pois é preciso ter certeza que a membrana do tímpano está íntegra antes de usar qualquer tipo de medicação. De acordo com o profissional, para alguns nadadores é recomendado que pinguem álcool no ouvido, mas apenas se tiver certeza de que não há perfuração ou lesão no tímpano. Logo, “não dá para recomendar para todo mundo sem um exame físico anterior”. 

Lira afasta deputado do PT e dá posse a bolsonarista antes de julgamento final do STF

  • por Mônica Bergamo | Folhapress
  • 04 Jun 2022
  • 07:54h

Foto: Zeca Ribeiro / CD

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afastou nesta sexta-feira (3) o petista Márcio Macêdo (PT-SE) do cargo de parlamentar e determinou a volta de José Valdevan de Jesus, o Valdevan Noventa (PL-SE), que havia sido cassado em março deste ano por abuso do poder econômico durante a campanha eleitoral de 2018.
 

A decisão foi tomada um dia depois de o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques suspender a cassação de Valdevan.
 

A decisão de Nunes Marques, no entanto, ainda será analisada pela segunda turma do STF. Ela causou polêmica e pode ser derrubada.
 

Nesta sexta (3), o magistrado enviou um ofício carimbado como "urgente" a Lira comunicando que a cassação já não está valendo.
 

A velocidade de Nunes Marques e de Lira neste caso se contrapõe ao tempo que a Câmara levou quando Valdevan foi cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
 

A decisão do tribunal foi proferida no dia 17 de março. A posse de Macêdo ocorreu apenas no dia 27 de abril —ou seja, mais de um mês depois da sentença do TSE.
 

Na mesma quinta, Nunes Marques suspendeu também cassação do mandato do deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil-PR), que havia sido igualmente cassado pelo TSE.
 

"Recebo com surpresa essa decisão casuística, mas acredito na Justiça e tenho certeza de que o STF vai reverter essa decisão intempestiva e que não cabia nesse processo. O voto popular e a democracia representativa serão respeitados", afirma Márcio Macêdo, deputado que tinha tomado posse no lugar do Valdevan.
 

O petista é tesoureiro da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência.
 

As duas liminares do ministro Kassio Nunes Marques nas quais derrubou decisões do TSE em favor de deputados aliados do presidente devem abrir um novo embate entre o STF e Jair Bolsonaro (PL).
 

Ambos os casos, agora, terão de ser analisados pelo plenário do STF, alvo de uma série de ataques do presidente da República, que em outubro próximo disputará a reeleição ao Palácio do Planalto.
 

Aliado de Bolsonaro, Francischini foi cassado em outubro passado devido à publicação de vídeo, no dia das eleições de 2018, no qual afirmou que as urnas eletrônicas haviam sido fraudadas para impedir a votação no então candidato a presidente da República.
 

A decisão liminar (provisória) de Kassio tem um efeito simbólico que mexe não só com as eleições como também com a crise permanente de tensão de Bolsonaro com o Poder Judiciário.
 

Isso porque o magistrado foi indicado ao STF por Bolsonaro, tem votado a favor de causas do presidente em diferentes julgamentos, mesmo que de forma isolada, e agora derruba uma decisão do plenário do TSE usada como exemplo contra a propagação de fake news nas eleições.

PT estuda reajuste automático em novo Bolsa Família e fim da fila de espera

  • por Thiago Resende e Julia Chaib | Folhapress
  • 03 Jun 2022
  • 16:47h

Foto: Divulgação

Nas discussões iniciadas para o plano de governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o partido já dá como certa a substituição do Auxílio Brasil -programa de transferência de renda criado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).
 

A ideia é retomar as bases (e o nome) do Bolsa Família, marca social da gestão petista, e abrir caminho para mudanças no programa social. Entre elas, aumento do benefício pago e a criação de um reajuste anual automático dos valores.
 

O patamar médio atual do Auxílio Brasil é de R$ 409,51, o que é bem acima dos R$ 227 (corrigido pela inflação) pagos no fim do Bolsa Família. Para o novo programa, o PT ainda não definiu valores.
 

Além disso, as conversas apontam para uma regra que impeça filas de espera no programa. Assim, toda família que se encaixar nos critérios de pobreza e extrema pobreza teria direito ao benefício. Isso ampliaria ainda mais a cobertura do programa, que atingiu o recorde de 18 milhões de famílias neste ano.
 

Os rumos desenhados para a área social no plano de governo de Lula representariam um aumento de gastos federais. No entanto, petistas afirmam que se buscará espaço no Orçamento para bancar o projeto.

No PT, há quem defenda a revogação do teto de gastos (regra que impede o crescimento das despesas federais acima da inflação) de um modo geral. Mas, em outros partidos da coligação, há uma ala que busca por um meio-termo. Isto é, revogar o teto apenas para determinados tipos de gastos (como os da área social) e manter para outras despesas.
 

Tereza Campello, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e principal referência do PT na área social, afirma que recursos destinados a programas de transferência de renda geram um efeito no PIB (Produto Interno Bruto) acima do que foi desembolsado. A ideia também é defendida por economistas de outras correntes, como a equipe econômica do então presidente Michel Temer (MDB).
 

"Estabelecer um teto orçamentário para um programa que tem esse potencial de dinamização da economia não faz sentido. O ex-presidente Lula diz que o pobre não é problema, o pobre é solução. Nós temos um mercado [de consumo] enorme com isso", disse Campello à Folha de S.Paulo.
 

Ela conduziu um estudo na Fundação Perseu Abramo com propostas para a proteção e desenvolvimento social.
 

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, confirmou que estudos já conduzidos pela fundação serão a base de discussão para o plano de governo da campanha de Lula. "Queremos retomar o que foi desmontado. O nome [do programa], se é Bolsa Família ou Novo Bolsa Família, isso será discutido depois".
 

Para justificar a nova mudança de nome do programa, a linha de argumentação do partido é que, além de resgatar bases do Bolsa Família, haverá também ajustes -como a atualização das faixas para ter direito à transferência de renda.
 

Hoje, para entrar no Auxílio Brasil, o Cadastro Único (que reúne o público de programas sociais) considera em extrema pobreza pessoas com renda mensal de R$ 105 por membro da família. Rendimentos entre R$ 105,01 e R$ 210 são classificados como situação de pobreza -e também se encaixam no critério.
 

O PT vai discutir a criação de um mecanismo para reajustar essas faixas de acordo com a inflação.
 

"Não é voltar ao Bolsa Família como era antes. Ele precisa ser atualizado. Mas as questões centrais precisam ser retomadas", disse Campello.
 

Especialistas da área social apontam que o Auxílio Brasil enfraqueceu a política de acompanhamento das famílias que estão dentro do programa, como na verificação da frequência escolar e da alimentação das crianças.
 

A proposta a ser debatida pela campanha também prevê uma maior integração entre o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e fortalecimento do Cadastro Único.
 

"Podemos articular a transferência de renda a políticas de saneamento básico, de habitação e de transporte, criando um círculo virtuoso que diminua a pobreza monetária, o adoecimento constante e as mortes precoces e facilite a mobilidade urbana", sugere o documento da Fundação Perseu Abramo.
 

Lula e Bolsonaro lideram as pesquisas de intenção de voto na eleição de outubro. Bolsonaro lançou o Auxílio Brasil após ver o aumento da sua popularidade no período de pagamento do auxílio emergencial (durante a pandemia), que exigiu mais de R$ 350 bilhões em recursos.
 

Pesquisa Datafolha divulgada em maio, no entanto, mostrou que a troca do nome para Auxílio Brasil ainda não trouxe dividendos eleitorais a Bolsonaro. Entre os que informaram receber o benefício no novo modelo, o presidente atinge 20% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcança 59% desse público.
 

Mudanças no programa social em estudo pelo PT:
 

Aumento do benefício e reajuste automático Aumento da faixa de pobreza e extrema pobreza e reajuste automático Fim da fila de espera e aumento do número de beneficiários Fortalecimento do Cadastro Único Troca de nome para Bolsa Família ou Novo Bolsa Família.

CONTINUE LENDO

Golpistas levam Saque Extraordinário do FGTS; saiba se prevenir

  • por Natalie Vanz Bettoni | Folhapress
  • 03 Jun 2022
  • 14:42h

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Golpistas usam dados de usuários para sacar valores do Caixa Tem, conta criada automaticamente para depósito pela Caixa Econômica Federal em que são depositados benefícios como o Saque Extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), de até R$ 1.000.
 

O beneficiário pode ser vítima do golpe mesmo se nunca criou um acesso ao Caixa Tem. Foi o caso de Patrick Roberto dos Santos Martins, que descobriu no aplicativo FGTS que havia recebido o depósito há algumas semanas e foi criar seu acesso para sacá-lo. "Depois que tentei entrar no Caixa Tem e vi que já tinha outro email cadastrado, percebi que tinha algo muito errado."
 

Em extrato fornecido pela Caixa, Martins descobriu que foram sacados de sua conta R$ 1.414 poucos dias depois de o benefício ter sido liberado pelo banco. Foram feitos dois saques em lotéricas, em dias diferentes, referentes ao Saque Extraordinário mais um valor que ele tinha parado na conta de um emprego anterior. "Fiquei triste, estava precisando terminar de montar meu computador, que uso para trabalhar", diz o tecnólogo em logística.
 

Saques em caixa eletrônico, casas lotéricas ou Correspondente Caixa Aqui podem ser feitos apenas com o código disponibilizado no aplicativo Caixa Tem, sem a necessidade de documentos.
 

Em nota, a Caixa informa empregar mecanismos como validação de dados e de documentos, autenticação por senha e segundo fator de autenticação para aprimorar a segurança de seus sistemas, e que os aperfeiçoa continuamente segundo práticas de mercado e formas de operação encontradas por fraudadores e golpistas.
 

COMO SE PREVENIR CONTRA O GOLPE DO FGTS?

Emilio Simoni, executivo-chefe de segurança da PSafe, afirma que vazamentos de dados têm contribuído para um aumento no número de golpes. "Vazamentos como os do ano passado têm todos ou quase todos os dados necessários para esse tipo de golpe. É difícil, porque não há como desvazar os dados", explica.
 

Ficar atento a contatos suspeitos após o vazamento, assim como conferir a conta do FGTS com regularidade também é importante, diz Afonso Morais, advogado especialista em fraudes digitais. Alguns cuidados básicos podem ser adotados para a proteção de dados sensíveis, como mostra o passo a passo abaixo.
 

COMO RECUPERAR O DINHEIRO PERDIDO?
O primeiro passo é fazer, o quanto antes, um pedido de contestação em agência da Caixa, apresentando CPF e documento de identificação. Em seguida, é recomendada a realização de um Boletim de Ocorrência, que deve ser apresentado ao banco para análise e, caso a fraude seja comprovada, ressarcimento do beneficiário.
 

A economista e coordenadora do programa de serviços financeiros do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Ione Amorim, aponta a responsabilidade da Caixa Econômica Federal. "A Caixa, como principal banco de fomento de políticas sociais, é responsável pelo cumprimento da legislação, atualização de cadastro e zelo pelas informações e pagamentos de acordo com o cronograma de pagamento."

CONTINUE LENDO

'Em junho começa a cair a inflação', promete Sachsida em live com Bolsonaro

  • Bahia Notícias
  • 03 Jun 2022
  • 12:20h

Foto: Reprodução / Youtube

O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida prometeu que a inflação deve começar a cair a partir do mês de junho. Adolfo participou de transmissão, ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais, nesta quinta-feira (2).

 

"As medidas foram tomadas, em junho começa a cair a inflação. Estamos respondendo dentro de campo, os analistas vão passar o ano revendo o pib do Brasil para cima e do resto mundo para baixo. Nós estamos prontos para um grande voo. O lado fiscal da economia está muito melhor que outros países", disse o ministro Adolfo. 

 

Bolsonaro reforçou que o Brasil segue em segurança, incluindo sobre os  fertilizantes. "Até o início de 2023 não teremos problemas, manteremos nossa posição de equilíbrio. O Brasil lamenta a guerra, temos uma comunidade de quase 600 mil ucranianos. As medidas adotadas pela União Europeia começam a aparecer fissuras. O Brasil é um país que faz a sua parte, se depender de uma ida minha conversar com alguém", disse.

Para diretor da Aneel, privatizar Eletrobras pode deixar conta de luz mais cara

  • Bahia Notícias
  • 03 Jun 2022
  • 11:18h

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O superintendente de Gestão Tarifária da Agência Nacional de Energia Elétrica, Davi Antunes Lima não descarta a possibilidade de aumento na conta de luz em caso de privatização da Eletrobras.

 

O gestor esteve na quarta-feira (1), na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara a convite do deputado Felipe Carreras (PSB-PE) e de outros parlamentares do colegiado. Antunes Lima foi questionado diretamente pelo deputado Danilo Cabral (PSB-PE) sobre o risco da elevação nas contas em caso de privatização.

 

“Gostaria que você confirmasse, então, o que eu entendi aqui, que a privatização da Eletrobras vai trazer um aumento na conta de energia: sim ou não?”, questionou Cabral. “Pode dar aumento, sim, por conta de fontes mais caras”, disse Antunes Lima.

Donos de lojas com produtos em forma de genitálias devem recorrer de suspensão

  • Bahia Notícias
  • 03 Jun 2022
  • 09:14h

Foto: Reprodução / Ki Putaria

A doceria baiana 'Ki Putaria', que comercializa doces em formatos de genitais, terá que mudar de nome, restringir a venda de produtos a maiores de 18 anos, entre outras alterações exigidas pelo Ministério da Justiça. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (1), através do Diário Oficial da União. Ao todo, quatro lojas nacionais foram citadas no documento.

A loja baiana foi inaugurada em fevereiro de 2022 e, desde então, tem sido um sucesso na cidade. Durante o período de inauguração, a doceria localizada na Barra registrou longas filas. Para o português Fernando Pinheiro, dono do estabelecimento, as novas exigências atacam a liberdade das pessoas.

"Aqui no Brasil está parecendo uma ditadura, daqui a pouco as pessoas não vão ter liberdade para fazer nada. A liberdade daqui está acabando", afirmou ao G1.

Além da mudança de nome e limitação de venda, as lojas não poderão deixar produtos com conteúdos pornográficos em locais visíveis, como vitrines e letreiros. Os estabelecimentos ainda precisam informar, através de banners ou cartazes, que é proibida a entrada de pessoas menores de 18 anos.

Todas essas mudanças devem ser feitas nos próximos cinco dias. Caso a loja não cumpra com a decisão, pagará multa diária de R$ 500.

O empresário Fernando Pinheiro diz que soube das novas regras nesta quarta e riu quando leu o documento. "Eu dei risada, achei ridículo, isso não é normal. Mas tudo bem, tenho que acatar a decisão do governo", desabafa.

Apesar de acatar as regras neste momento inicial, o dono do estabelecimento afirma que irá recorrer da decisão. Ele disse que irá se reunir com os donos das outras lojas citadas no Diário Oficial da União, para alinharem as providências que serão tomadas.

"É uma coisa que não é normal, todo mundo [países] tem isso e aqui não pode. Deviam se preocupar em ensinar educação sexual nas escolas, que é algo que todo lugar também tem, e aqui não", diz.