Poluição no Brasil aparece em mapa da Nasa que revela nuvens de gás poluente ao redor do mundo

  • Por Bruna Rocha/Bahia Notícias
  • 02 Ago 2024
  • 09:20h

Foto: /Scientific Visualization Studio (Nasa)

A Nasa, agência espacial americana, lançou um mapa global mostrando em alta resolução a concentração de dióxido de carbono provenientes de usinas de energia, incêndios e cidades, a fim de explicar como as nuvens poluentes podem se espalhar por continentes e oceanos, no período de janeiro a março de 2020. 

Segundo o estudo, as maiores taxas de emissões de poluentes na América Latina do Sul vêm de incêndios florestais, queimadas agrícolas controladas e desmatamento. 

Além disso, o estudo afirma que a China, os Estados Unidos e o Sul da Ásia estão na lista dos principais emissores de CO2. No continente Africano e América do Sul, as maiores nuvens vêm de incêndios florestais, queimadas agrícolas controladas, desmatamento e queima de petróleo e carvão.

O mapa foi criado pelo “Scientific Visualization Studio” da NASA usando um modelo climático de alta resolução, alimentado por supercomputadores. Dados como sistemas de tempestades, formações de nuvens e outros eventos naturais são cruzados para construir o mapa interativo. 

Os cientistas também explicaram que o mapa aparenta estar pulsando por conta do ciclo de incêndios florestais que tendem a aumentar durante o dia e diminuir à noite. 

DESMATAMENTO E POLUIÇÃO BRASILEIRA 

No Brasil, segundo o SAD (Sistema de Alerta de Desmatamento) do Imazon, o primeiro bimestre de 2024 fechou com a menor derrubada da floresta dos últimos seis anos, desde 2018. A devastação em janeiro e fevereiro atingiu 196km², 63% a menos que no mesmo período de 2023. 

Contudo, os gases poluentes depositados no ar estão prejudicando a saúde de brasileiros. Segundo, uma coalizão internacional trouxe à tona dados alarmantes sobre o impacto da poluição atmosférica na saúde pública. 

Na pesquisa, foram detectados 80 mil óbitos anuais no território brasileiro, a nível global esse número alcança a cifra de sete milhões. Durante a análise revela-se que, no Brasil, uma única cidade, Fortaleza, situada no estado do Ceará, encontra-se dentro dos limites aceitáveis da OMS (Organização Mundial da Saúde). 

Entretanto, mesmo nesta cidade, estima-se que as complicações decorrentes da poluição atmosférica resultem em cerca de 400 mortes por ano, segundo informações veiculadas pela prefeitura local.

 

Foto:Bahia Notícia

Confira a programação olímpica desta sexta-feira

  • Por Bia Jesus / Bahia Notícias
  • 02 Ago 2024
  • 07:41h

Foto: Wander Roberto / COB

Essa sexta-feira (2) promete fortes emoções nas Olimpíadas de Paris-2024.  Hugo Calderano vai disputar as semifinais do tênis de mesa nesta sexta-feira, pela primeira vez na história do país. Beatriz Souza e Rafael Silva brigam pelo ouro no judô, enquanto Marcus D´Almeida e Ana Luiza Caetano miram a vaga por equipes mistas das quartas de final do tiro com arco.

Hoje ainda tem o vôlei masculino e o vôlei de praia feminino do Brasil. Todos os duelos estão disponíveis para serem assistidos na CazéTV, TV Globo e SporTV 2, 3 e 4.

Confira abaixo a agenda olímpica desta sexta:

 

  • 8h - Vôlei Masculino - Brasil x Egito
  • 8h50 - Ginástica de Trampolim (Feminino Finais)
  • 9h15 - Tiro Esportivo (Skeet Feminino Treino) - Georgia Furquim
  • 9h15 - Tiro com Arco (Misto Quartas)
  • 9h30 - Tênis de Mesa (Individual Masculino Semi) - Calderano x Moregard
  • 10h30 - Canoagem (Caiaque Cross Masculino Contrarrelógio) - Pepê Gonçalves
  • 10h35 - Vela (Dinghy Masculino) - Bruno Fontes
  • 11h - Judô (+100kg Masculino) - repescagem e finais
  • 11h - Judô (+78kg Feminino) - repescagem e finais
  • 11h18 - Boxe (57kg Feminino Oitavas) - Jucielen Romeu x Alyssa Mendoza

  • 11h24 - Tiro com Arco (Misto - Bronze e Ouro)
  • 11h40 - Canoagem (Caiaque Cross Feminon Contrarrelógio) - Ana Sátila
  • 11h40 - Canoagem (Caiaque Cross Feminon Contrarrelógio) - Ana Sátila
  • 12h - Futebol Masculino - Japão x Espanha
  • 12h - Vôlei de Praia Feminino - Brasil x Itália - (Carol/Bárbara x Stam/Schoon)
  • 13h - Atletismo (Decatlo Salto Altura) - José Fernando Ferreira "Balotelli"
  • 15h50 - Atletismo (Decatlo 400m) - José Fernando Ferreira "Balotelli"
  • 13h - Ginástica de Trampolim (Masculino Classificatória) - Rayan Dutra
  • 13h15 - Atletismo (Salto Triplo Feminino Classificatória) - Gabriele Santos
  • 13h55 - Atletismo (Lançamento Disco Feminino Classificatória Grupo A) - Andressa Morais
  • 14h45 - Atletismo (800m Feminino 1ª rodada) - Flávia Maria Lima
  • 15h10 - Atletismo (Arremesso Peso Masculino Classificação) - Welington Morais
  • 15h20 - Atletismo (Lançamento Disco Feminino Classificatória Grupo B) - Izabela da Silva
  • 14h50 - Ginástica de Trampolim (Masculino Finais)
  • 16h - Basquete Masculino - França x Alemanha
  • 16h - Futebol Masculino - França x Argentina
  • 16h - Natação (Finais 100m Borboleta Masculino)
  • 16h - Vôlei de Praia Masculino - Brasil x Rep. Tcheca - (Evandro / Arthur x Perusic / Schweiner)
  • 16h36 - Boxe (80kg Masculino Quartas) - Wanderley Pereira x Oleksandr Khyzhniak.

CONTINUE LENDO

Copom decide por unanimidade manter a taxa básica de juros em 10,5% ao ano

  • Por Edu Mota, de Brasília/Bahia Notícias
  • 01 Ago 2024
  • 16:15h

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

De forma unânime, os membros do Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiram nesta quarta-feira (31) manter a taxa básica de juros da economia brasileira no mesmo patamar decidido anteriormente, de 10,50% ao ano. Pesou na decisão dos membros do Copom a deterioração de expectativas de inflação, incertezas com relação à capacidade de o governo federal cumprir o arcabouço fiscal e o momento atual de câmbio cada vez mais desvalorizado.

“O Comitê monitora com atenção como os desenvolvimentos recentes da política fiscal impactam a política monetária e os ativos financeiros. A percepção dos agentes econômicos sobre o cenário fiscal, junto com outros fatores, tem impactado os preços de ativos e as expectativas dos agentes. O Comitê reafirma que uma política fiscal crível e comprometida com a sustentabilidade da dívida contribui para a ancoragem das expectativas de inflação e para a redução dos prêmios de risco dos ativos financeiros, consequentemente impactando a política monetária”, afirma o comunicado do Comitê. 

O mercado financeiro já aguardava uma decisão unânime do Copom pela manutenção da taxa Selic. Para os agentes financeiros, o país vive atualmente um momento de deterioração do cenário econômico, e há expectativa de que a decisão desta quarta seja repetida nas próximas reuniões do Comitê.  

Em relação ao ambiente externo, os membros do Copom afirmam, no comunicado divulgado na noite desta quarta, que permanece a incerteza sobre os impactos e a extensão da flexibilização da política monetária nos Estados Unidos e sobre as dinâmicas de atividade e de inflação em diversos países. Segundo o Copom, os bancos centrais das principais economias permanecem determinados em promover a convergência das taxas de inflação para suas metas em um ambiente marcado por pressões nos mercados de trabalho. 

“O Comitê avalia que o cenário externo, também marcado por menor sincronia nos ciclos de política monetária entre os países, segue exigindo cautela por parte de países emergentes”, afirma o comunicado.

Na última reunião, em 19 de junho, houve consenso de todos os integrantes do Copom para interromper o ciclo de cortes da taxa básica de juros, ainda que sob pressão do governo Lula e de entidades da indústria e do comércio para uma redução.

Até a reunião do mês passado, a Selic havia passado por seis reduções de 0,5 ponto percentual e uma de 0,25 ponto, o que a levou para o menor patamar desde fevereiro de 2022. 

Segundo o Boletim Focus do Banco Central, a expectativa dos especialistas do mercado financeiro sobre a taxa Selic permanece estável em 10,5% ao final do ano de 2024, em 9,5% para 2025 e em 9% para 2026 e 2027. Até o fim do ano, quando termina o mandato de Roberto Campos Neto, atual chefe da autoridade monetária, o Copom tem mais três reuniões – 17 e 18 de setembro, 5 e 6 de novembro e 10 e 11 de dezembro.

PF decide avançar investigação envolvendo Nunes na “máfia das creches”

  • Bahia Notícias
  • 01 Ago 2024
  • 14:13h

Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) decidiu, nesta terça-feira (30), dar continuidade a um inquérito que aponta o atual prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), como principal suspeito de lavagem de dinheiro e corrupção por meio da “máfia das creches” de São Paulo. A informação foi divulgada pela Folha de São Paulo. 

Segundo a PF, parte da apuração do inquérito iniciado em 2019 já foi concluída, com o indiciamento de mais de 100 pessoas suspeitas de desvios de valores destinados às unidades de ensino infantis na capital paulista. 

O prefeito Ricardo Nunes, por sua vez, negou irregularidades e afirmou que houve análise incorreta dos documentos apresentados pela sua defesa. “O prefeito Ricardo Nunes não foi indiciado. No procedimento, nunca houve nenhuma acusação contra Ricardo Nunes e a empresa Nikkey.”, escreveu em nota.

A dois meses das eleições, a investigação apura a suspeita de que entidades gestoras de creches teriam recebido de volta parte do dinheiro contabilizado como despesas com materiais. As empresas faziam os repasses via cheques, depósitos e boletos, beneficiando pessoas ligadas à administração dessas entidades. Uma das fornecedoras, uma loja de materiais escolares, chegou a movimentar R$ 163 milhões.

Nunes, pré-candidato à reeleição, não foi indiciado até aqui. No entanto, a PF reforçou a necessidade de novas investigações, em razão da suspeita de envolvimento dele em lavagem de dinheiro por meio de uma empresa de construção, também na mira da polícia.

Além disso, a PF diz que Nunes não apresentou as notas fiscais relativas aos serviços que ele alega serem a origem de depósitos em sua conta pessoal. O atual prefeito também é citado na investigação da PF após suspeitas de transações com uma empresa conhecida como "noteira" do esquema das creches e aponta relações dele com pessoas ligadas à Acria (Associação Amiga da Criança e do Adolescente), entidade que gere creches conveniadas. 

Lula sanciona lei que institui o Dia Nacional da Lembrança do Holocausto

  • Bahia Notícias
  • 01 Ago 2024
  • 12:09h

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, na última segunda-feira (29), uma lei em que institui o Dia Nacional da Lembrança do Holocausto, que deverá ser comemorado anualmente no dia 14 de abril.

A data foi escolhida por ser o dia em que faleceu o diplomata brasileiro Luiz Martins de Souza Dantas, que atuou para salvar pessoas ameaçadas pelos nazistas através da concessão de vistos para o Brasil.

A Lei 14.938/2024 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e conta, também, com a assinatura do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.

O holocausto foi o assassinato sistemático e a perseguição de seis milhões de judeus e outras minorias pelo regime nazista comandado pelo ditador Adolf Hitler nas décadas de 1930 e 1940 na Alemanha.

Caio Bonfim é prata e Brasil tem sua primeira medalha na marcha atlética

  • Por Demétrio Vecchioli | Folhapress
  • 01 Ago 2024
  • 10:07h

Foto: Reprodução / Redes sociais / Time Brasil

Caio Bonfim chegou lá. O maior nome da história da marcha atlética no Brasil agora é medalhista olímpico. Nesta quinta (1º), ele abriu o dia em Paris com a medalha de prata em uma disputa da marcha atlética 20km ditada por ele, que arriscou desde a largada e foi recompensado pela coragem.

No fim, disputou ouro, prata e bronze com um equatoriano e um espanhol, sendo o único com duas punições no quadro. Mais uma e teria que fazer uma parada. Sem margem para arriscar, ficou com a prata. Braian Pintado foi ouro pelo Equador. Alvaro Martin, bronze para a Espanha. A medalha é a primeira olímpica de Caio e a primeira do Brasil na história olímpica do país na marcha atlética. Mas já havia expectativa por ela desde a Rio-2016, quando o brasiliense vinha de um oitavo lugar no Mundial e terminou os Jogos na quarta posição.

Depois, foi 13º em Tóquio, em uma situação atípica. Uma pessoa com quem ele teve contato testou positivo para Covid e Caio precisou ser isolado. Só foi liberado em cima da hora, e competiu sem a condição adequada.

Neste ciclo olímpico, Caio, que já havia sido bronze no Mundial de 2017, se manteve regularmente entre os melhores do mundo. Foi sexto no Mundial de 2022 e bronze no de 2023. Este ano, teria sido campeão da prova de revezamento, a principal do torneio, se não fosse uma punição a Viviane Lyra na reta final.

Em Paris, ele tem nova chance de medalha no revezamento, em que ele e Viviane percorrerão, cada um, pouco mais de 20km. Essa prova acontece na quarta-feira da semana que vem, dia 7. Antes, daqui a pouco, Viviane e Erica Sena estão entre as favoritas no feminino, especialmente a primeira.

A prova

Caio começou a prova com uma estratégia bastante agressiva, buscando se deslocar do pelotão, assumindo o risco de marchar sozinho. Depois de uma volta abrindo 0s06 do grupo, o brasileiro foi punido com o primeiro cartão amarelo, o que significa que o árbitro entendeu que ele estava tão rápido por não estar marchando dentro das regras.

Pendurado, baixou o ritmo e entrou no pelotão, permanecendo oito quilômetros na metade de trás do grupo que chegou a ter mais de 40 atletas. Quando voltou a acelerar, pulou para a liderança na metade da prova, que durou menos do que uma volta de 1km.

A estratégia mudou a partir do 13º quilômetro, quando ele ligou o acelerador e passou a tentar ditar um ritmo mais forte ao pelotão. Chegou à liderança e atraiu um grupo de outros nove atletas que passou a fazer voltas mais rápidas do que o padrão de 4min00s por quilômetro, que vinha sendo mantido, subindo o pace para 3min54s. Daqueles 10 atletas sairiam as três medalhas, e Caio era um dos candidatos.

No 16º quilômetro, novamente Caio arriscou. Saiu de trás e passou a liderar, apostando em um ritmo ainda mais rápido. Dessa vez, só três rivais o acompanharam: o equatoriano Braian Pintado, o italiano Massimo Stano e o espanhol Alvaro Martin. Dos quatro, porém, era o único com punições (duas), enquanto os rivais ainda tinham margem para arriscar.

Confira a programação olímpica desta quinta-feira

  • Por Bia Jesus / Bahia Notícias
  • 01 Ago 2024
  • 08:03h

Foto: Reprodução / X / Paris 2024

Mais um dia de Olimpíadas se inicia nesta quinta-feira (1º). Brasileiros já fizeram história mais cedo, como Caio Bonfim, que ganhou a medalha de prata nesta madrugada na marcha atlética. Hugo Calderano alcançou às semifinais, superando sua própria marca no tênis de mesa brasileiro, que já era histórica.

Entre os brasileiros, os principais destaques estão na ginástica artística, no vôlei, no tênis de mesa e no surfe. Rebeca Andrade e Gabriel Medina estão entre os nomes mais fortes do Time Brasil ao longo do dia.

Confira abaixo a programação completa desta quinta-feira:

  • 8h - Vôlei Feminino - Brasil x Japão
  • 10h - Vôlei de Praia (Masculino) - Brasil x EUA (André / George x Partain / Banesh)
  • 10h30 - Boxe (50kg Feminino Oitavas) - Carol Naka x Nazym Kyzaibay
  • 10h30 - Canoagem Slalom (Caiaque Individual Masculino Semi) - Pedro Gonçalves
  • 10h35 - Vela (Dinghy Feminino) - Gabriella Kidd
  • 10h43 - Vela (Skiff Feminino Finais) - Martine e Kahena
  • 10h53 e 14h - Vela (Windsurf Masculino) - Mateus Isaac
  • 11h - Judô (-100kg Masculino) - Leonardo Gonçalves
  • 11h - Judô (-78kg Feminino) - Mayra Aguiar
  • 11h34 - Boxe (66kg Feminino Oitavas) - Barbara dos Santos x Chen Nien Chin

  • 12h30 - Canoagem Slalom (Caiaque Individual Masculino Final)
  • 13h15 - Ginástica (Individual Geral Feminino Finais) - Rebeca, Flávia e Biles
  • 14h - Tênis (Simples Masculino Quartas) - Djokovic x Tsitsipas
  • 14h - Surfe - quartas, semis e final
  • 15h - Vôlei de Praia Feminino - Brasil x Itália - (Ana Patrícia/Duda x Gottardi/Menegatti)
  • 15h20 - Ciclismo BMX Racing (Quartas Feminino) - Paola Reis
  • 15h46 - Natação (semi dos 50m livre Masculino)
  • 16h52 - Boxe (92kg Masculino Quartas) - Keno Marley x Lazizbek Mullojonov
  • 17h03 - Natação (finais do revezamento 4x200m Feminino)
  • 17h15 - Ciclismo BMX Racing Feminino - Paola Reis
  • 19h - Surfe Feminino (Oitavas) - Tati Weston-Webb, Luana e Tainá.

CONTINUE LENDO

O Globo acusa PT de apoiar golpe na Venezuela e Gleisi rebate: “Tem histórico de apoiar golpes aqui mesmo no Brasil”

  • Bahia Notícias
  • 31 Jul 2024
  • 18:31h

Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

Após o PT emitir nota reconhecendo a vitória de Nicolás Maduro nas eleições para presidente da Venezuela e, inclusive, elogiar o povo venezuelano pelas eleições pacíficas, embora uma série de manifestações da população e da oposição já tenham sido realizadas desde que Maduro foi declarado vencedor, a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, criticou reportagem de O Globo, que acusou o PT de apoiar um golpe. 

Em seu perfil na rede social X (antigo Twitter), Gleisi afirma que “quem tem histórico de apoiar e sustentar golpes, aqui mesmo no Brasil, é o jornal O Globo, jamais o PT”. A parlamentar contextualiza citando a parcialidade do jornal durante o período da ditadura militar e cita que “no quesito soberania nacional, o histórico de entreguismo e subserviência do Globo a interesses estrangeiros não credencia o jornal a atacar o PT e nossas resoluções internas”. 

PM amigo de Flávio Bolsonaro e Queiroz quintuplica bens em 8 anos

  • Bahia Notícias
  • 31 Jul 2024
  • 16:29h

Foto: Reprodução/Bahia Notícias

O policial militar Luiz Carlos Chagas, apelidado de Chagas Bola, amigo do senador Flávio Bolsonaro e do ex-assessor Fabrício Queiroz, quintuplicou seu patrimônio nos últimos oito anos. O candidato a vereador do Rio de Janeiro pelo PL de Jair Bolsonaro declarou à Justiça Eleitoral R$ 6,2 milhões em bens.

Em 2016, Chagas Bola informou ter R$ 1,3 milhão em bens; em 2018, R$ 1,5 milhão; e em 2020, R$ 3,1 milhões. Esta é a quarta eleição disputada pelo bolsonarista, que nunca foi eleito. As informações são do Metrópoles.

Chagas Bola já fez campanhas ao lado de Flávio Bolsonaro no Rio de Janeiro, tendo como sombra Queiroz, ex-chefe de gabinete de Flávio que foi investigado no caso das rachadinhas. O PM também deu auxílio financeiro a Felipe, filho de Queiroz.

Dos R$ 6,2 milhões declarados à Justiça Eleitoral, R$ 350 mil são por meio da Lewis, empresa de segurança privada cujo cartão de visita foi apreendido com Queiroz quando foi preso, em 2020.

Confira a programação olímpica desta quarta-feira

  • Por Bia Jesus / Bahia Notícias
  • 31 Jul 2024
  • 14:00h

Foto: Reprodução / X / Paris 2024

Mais um dia olímpico vai começar nesta quarta-feira (31). A programação foi iniciada às 3h, com o triatlo. Nesta quarta também já tivemos o vôlei masculino e as semifinais do Remo.

Os grandes destaques do dia vão para o futebol feminino, tênis de mesa, tênis e as lutas do judô. Toda a programação está disponível para acompanhar na TV Globo, SporTV 2, 3 e 4 e na CazéTV.

Foto: Gaspar Nóbrega / COB

Confira a agenda olímpica desta quarta-feira:

  • 9h44 - Ciclismo BMX Freestyle (Masculino Finais) - Gustavo Balaloka
  • 9h50 - Vela (Skiff Masculino) - Marco Grael e Gabriel Simões
  • 10h30 - Canoagem Slalom (Individual Feminino Semifinal) - Ana Sátila
  • 11h - Judô (-90kg Masculino) - repescagem e finais
  • 11h - Tênis de Mesa (Individual Masculino Oitavas) - Hugo Calderano
  • 11h02 - Boxe (57kg Masculino Oitavas) - Luiz Gabriel Oliveira x Jahmal Harvey
  • 12h - Futebol Feminino - Brasil x Espanha
  • 12h25 - Canoagem Slalom (Individual Feminino Final)
  • 12h30 - Ginástica Artística (Individual Geral Masculino Finais) - Diogo Soares
  • 12h45 - Tiro Esportivo (Carabina 50m Feminino) - Geovana Meyer
  • 14h - Futebol Feminino - Austrália x EUA
  • 15h - Vôlei de Praia Masculino - Brasil x Canadá (André / George x Schachter / Dearing)
  • 16h - Basquete Masculini - EUA x Sudão do Sul
  • 16h - Futebol Feminino - Nova Zelândia x França
  • 16h13 - Natação (1.500m livre feminino) - Bia Dizotti
  • 17h08 - Boxe (60kg Feminino Quartas) - Beatriz Ferreira x Chelsey Heijnen
  • 17h22 - Natação (finais dos 100 m livre Masculino)

Bahia receberá novo valor do Ministério da Saúde para ações de combate a HIV, Tuberculose e Hepatites Virais

  • Por Mauricio Leiro / Victor Hernandes
  • 31 Jul 2024
  • 12:24h

Foto: Imagem Ilustrativa. Jefferson Peixoto / PMS

O Ministério da Saúde definiu e atualizou os valores que serão repassados para os estados aplicarem em ações de vigilância, prevenção e controle de algumas doenças. Entre as enfermidades listadas estão HIV / Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). 

A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (30), estabeleceu que a Bahia receberá a quantia de R$ 11.600.000,00 destinados a iniciativas de combate a ISTs, Hepatites virais, HIV e AIDS. Já para o combate da tuberculose, o estado receberá um valor de R$ 5.428.700, 00, conforme a publicação do DOU. 

Ainda de acordo com a medida, o total de recursos por UF na Bahia foi de R$ 17.028.700,00. Na publicação, tanto a Bahia quanto outros estados brasileiros ficaram aptos ao recebimento do incentivo financeiro às ações de vigilância, prevenção e controle do vírus da imunodeficiência humana e síndrome da imunodeficiência adquirida. 

O ato determinou que as unidades federativas encaminhem “no prazo de 60 (sessenta) dias, contados a partir da data de publicação desta Portaria, a resolução da respectiva Comissão Intergestores Biparlte - CIB, com a definição dos valores a serem repassados ao estado e seus municípios". "O Ministro de Estado da Saúde, considerando a resolução da CIB, editará portaria de habilitação com indicação dos estados e municípios aptos ao recebimento do incentivo financeiro e os respectivos valores a serem repassados, na modalidade fundo a fundo, em 12 (doze) parcelas mensais, de idêntico valor, com pagamento retroativo a partir de janeiro de 2024”. 

Com a norma, será editada uma “portaria específica com o conjunto de indicadores para fins de monitoramento das ações de IST, HIV/Aids, hepatites virais e tuberculose executadas com recursos do incentivo financeiro às ações de vigilância, prevenção e controle do HIV/Aids, da tuberculose, das hepatites virais e das IST”. 

Além da Bahia, outro estado que vai receber os recursos é São Paulo com R$ 73.082.300,00 no total, seguido do Rio de Janeiro com R$ 33.207.400,00 e Rio Grande do Sul, com R$ 20.543.800,00 

LISTA DOS ESTADOS
Os municípios baianos só ficam atrás no recebimento de recursos das cidades paulistas cujo somatório foi de R$ 73.082.300,00 no total, cidades do Rio de Janeiro, com R$ 33.207.400,00 no geral, e municípios gaúchos com R$ 20.543.800,00 no total respectivamente. Com isso, o estado é o terceiro que vai receber mais recursos destinados pelo órgão federal. 

A Bahia fica na frente de outros estados nordestinos, a exemplo de Alagoas que terá R$ 3.782.000,00 nos recursos, do Ceará com R$ 10.706.400,00; Maranhão R$ 8.979.000,00; Paraíba (R$ 5.582.700,00); Piaui (R $3.310.800,00); Rio Grande do Norte ( R$ 4.471.000,00) e Sergipe (R$ 3.568.400,00). 

Bahia só perde para SP em número de celulares roubados; furtos de aparelhos no estado aumentaram quase 30%, diz pesquisa

  • Por Anderson Ramos/Bahia Notícias
  • 31 Jul 2024
  • 10:23h

Foto: Bahia Notícias

A Bahia é um dos estados que registraram os maiores índices de roubos e furtos de celulares em 2023, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. 

De acordo com a pesquisa, no ano passado foram 46.563 aparelhos roubados, ante 42.230 em 2023, um crescimento de 10,3%. Em números absolutos, o estado só perde para São Paulo, que registrou 137.891 roubos no mesmo período. Segundo o último Censo Demográfico do IBGE, em 2022 a Bahia tinha uma população de pouco mais de 14 milhões de habitantes, enquanto São Paulo contabilizou 44 milhões de pessoas. 

O Anuário contabilizou que na Bahia 27.344 celulares foram furtados, uma aumento de 29,7% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 21.081 furtos de aparelhos. O crescimento deste tipo de crime foi o terceiro maior do país, perdendo apenas para Pernambuco (43,5%) e Maranhão (40,7%). 

O roubo é caracterizado como a subtração dos bens de outra pessoa com o uso da violência. Já furto envolve a subtração sem nenhum tipo de uso da força ou ameaças. A soma dos dois tipos de crimes na Bahia no ano passado foi de 73.907 contra 63.311, um aumento de 16,7%. O Brasil registrou uma queda de roubos e furtos de celulares, passando de 983.676 em 2022 para 937.294 em 2023, uma diminuição de 4,7%. 

NAS CIDADES
Pela primeira vez, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública publicou dados com os números de furtos e roubos de celulares por município. Segundo a pesquisa, a Bahia tem duas cidades entre as 10 com mais registros dos crimes. 

O levantamento aponta que Salvador ocupa o 4º lugar, com 1.716,6 crimes a cada 100 mil habitantes. Em seguida, está Lauro de Freitas, município da Região Metropolitana de Salvador (RMS), com taxa de 1.695,8. O ranking é liderado por Manaus (2.096,3), Teresina (1.866) e São Paulo (1.781,6), respectivamente.

3º LUGAR EM CADASTROS

A Bahia foi o terceiro estado a registrar o maior número de cadastros no programa Celular Seguro. A iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), criado em dezembro de 2023, possibilita o bloqueio das linhas, dispositivos e aplicativos digitais às vítimas de furto, roubo ou perda, reduzindo o risco de golpes. 

Até esta segunda-feira (29), mais de 2,1 milhões de pessoas já utilizam a plataforma e cerca de 66,5 mil alertas de bloqueios já foram realizados em todo o país. Deste total, 5,634 alertas de bloqueio vieram da Bahia, que ficou atrás somente de São Paulo (19.263) e Rio de Janeiro (9.624). 

O acesso ao Celular Seguro é feito com o mesmo login do site gov.br. O usuário pode acessar a ferramenta diretamente no navegador da internet pelo computador por meio do site https://celularseguro.mj.gov.br/ ou pelo aplicativo, disponíveis na Play Store (Android) e na App Store (iOS/iPhone).

Após o registro de furto, roubo ou perda do celular, os bancos e instituições financeiras que aderiram ao projeto farão o bloqueio das contas. O procedimento e o tempo de bloqueio de cada empresa estão disponíveis nos termos de uso do site e do aplicativo. O bloqueio dos aparelhos celulares seguirá a mesma regra.

Até o momento, além da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 13 instituições aderiram ao programa: Nubank, Pan, Inter, Sicoob, Caixa, BTG Pactual, XP Investimentos, Santander, Safra, Banco do Brasil, Itaú, Sicredi e Bradesco.

BNDES já recebeu 27 mil pedidos de inscrição para concurso com salário de R$ 20,9 mil

  • Por Folhapress
  • 31 Jul 2024
  • 08:19h

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Em seus cinco primeiros dias de inscrições, o concurso público do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) recebeu mais de 27 mil candidaturas no site da Fundação Cesgranrio, a banca organizadora, informou o banco nesta terça-feira (30).

Desse total, cerca de 10 mil inscrições já estão com o pagamento concluído e, portanto, foram confirmadas. A taxa cobrada é de R$ 110, com isenção para candidatos cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único dos Programas Sociais do governo federal) e doadores de medula óssea.

Das inscrições confirmadas, quase 25% foram feitas por candidatos negros ou pessoas com deficiência, que irão concorrer pelas vagas reservadas para ações afirmativas. Para o concurso, o banco irá destinar 30% das vagas para pessoas negras e de 15% para pessoas com deficiência.

O salário inicial é de R$ 20,9 mil para o cargo de analista, incluindo os benefícios como assistência à saúde, auxílio educacional para filhos e plano de previdência complementar. A jornada de trabalho será de 35 horas semanais.

No geral, serão oferecidas 150 vagas imediata e outras 750 para cadastro de reserva. As inscrições são feitas pelo site da Cesgranrio.

As 150 vagas de analista estão distribuídas em 13 áreas de atuação: Administração, Análise de Sistemas (Desenvolvimento, Suporte e Cibersegurança), Arquitetura-Urbanismo, Arquivologia Digital, Ciências Contábeis, Ciência de Dados, Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharia e Psicologia Organizacional. O candidato precisa ter formação para participar do processo.

As inscrições se encerram em 19 de agosto, e as provas serão aplicadas em todas as capitais no dia 13 de outubro.

Os aprovados deverão trabalhar no escritório do BNDES, localizado no Rio de Janeiro, mas poderão ser encaminhados para Brasília, São Paulo ou Recife. Segundo o edital, também precisarão ter disponibilidade para viajar a serviço pelo Brasil ou exterior.

Confira a programação olímpica desta terça-feira

  • Por Bia Jesus / Bahia Notícias
  • 30 Jul 2024
  • 16:32h

Foto: Reprodução / Redes sociais / Paris 2024

Mais um dia de maratona olímpica é iniciado nesta terça-feira (30). Modalidades como boxe, natação, vela, judô, handebol e canoagem slalom fazem parte da programação do dia.

O Brasil tem como principais destaques do dia a equipe de ginástica artística feminina, além do basquete masculino. Todos as modalidades estão disponíveis para acompanhar na TV Globo, SporTV 2, 3 e 4 e na CazéTV.


Confira abaixo a programação do dia:

  • 8h08 - Natação (baterias do revezamento 4x200 metros livre Masculino)
  • 8h18 - Tiro Com Arco (1ª eliminitória Masculina) - Marcus D'Almeida x Mykhailo Usach
  • 9h17 - Vela (Windsurf Masculino) - Mateus Isaac
  • 9h50 - Badminton (Simples Masculino) - Ygor Coelho x Jeon Hyeok-jin
  • 10h - Canoagem Slalom (Individual Feminino Eliminatórias) - Ana Sátila
  • 10h - Futebol Masculino - Espanha x Egito
  • 10h11 - Ciclismo BMX Freestyle (Masculino) - Gustavo Batista de Oliveira
  • 10h45 - Vela (Skiff Feminino) - Martine e Kahena
  • 11h - Canoagem Slalom (Caiaque Individual Masculino) - Pedro Gonçalves
  • 11h - Vôlei de Praia (Masculino) - Brasil x Lituânia (Carol / Bárbara x Paulikiene /
  • Raupelyte)
  • 11h - Judô (-81kg Masculino) - repescagem e finais
  • 11h - Judô (-63kg Fem) - repescagem e finais
  • 11h35 - Vela (Skiff Masculino) - Marco Grael e Gabriel Simões
  • 12h - Futebol Masculino - Ucrânia x Argentina
  • 13h15 - Ginástica Artística (finais equipes Femininas) - Rebeca e time Brasil

  • 14h - Futebol Masculino - Nova Zelândia x França
  • 14h - Handebol Feminino - França x Brasil
  • 14h - Surfe (Masculino quartas de final)
  • 15h30 - Natação (semifinal dos 100 metros livre Masculino)
  • 15h42 - Natação (semi dos 200 metros borboleta Masculino)
  • 15h48 - Boxe (80kg Masculino Oitavas) - Wanderley Pereira x Cedrick Belony
  • 16h - Basquete Masculino - Brasil x Alemanha
  • 16h - Vôlei de Praia Feminino - Brasil x Espanha - (Ana Patrícia/Duda x Liliana/Paula)
  • 16h24 - Surfe (Feminino quartas de final) - Tati, Tainá, Luana
  • 16h36 - Boxe (54kg Feminino Oitavas) - Tatiana de Jesus x Im Ae-ji
  • 17h01 - Natação (finais do revezamento 4x200 metros livre Masculino)
  • 18h48 - Surfe (Masculino semifinais) - Medina ou Chianca*
  • 20h - Surfe (Feminino semifinais) - Tati, Tainá/Luana*
  • 21h12 - Surfe (Finais Masculino e Feminino)*

*pode não acontecer por causa do adiamento das oitavas de final femininas na última segunda-feira (29).

CONTINUE LENDO

Reeleito e contestado, Maduro se vê isolado da comunidade mundial

  • Primeiras reações após eleição mostram que Maduro pode enfrentar isolamento internacional ainda maior do que em mandatos anteriores
  • Junio Silva/Metrópoles
  • 30 Jul 2024
  • 14:28h

Foto:Carlos Becerra/Getty Images

Apesar da vitória de Nicolás Maduro nas eleições da Venezuela, no último domingo (28/7), diversas declarações de líderes internacionais indicam que o chefe de Estado venezuelano pode enfrentar isolamento ainda maior do que nos dois mandatos anteriores.

Minutos após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciar que o líder chavista havia vencido o candidato da oposição, Edmundo González, a eleição passou a ser contestada por autoridades internacionais, que se pronunciaram contra os números divulgados.

Líderes de países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Alemanha, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, Itália, Panamá, Peru, Reino Unido, Uruguai, Equador, Guatemala e El Salvador, além da União Europeia, repudiaram o resultado e pediram apuração transparente dos votos.

Assim como durante a campanha presidencial, o herdeiro político de Hugo Chávez voltou a cobrar, no primeiro discurso após a vitória, que a comunidade internacional não interfira nos assuntos internos da Venezuela.

Como resposta às críticas recebidas, o governo de Nicolás Maduro iniciou o movimento de romper laços diplomáticos com alguns países liderados por autoridades que questionaram sua reeleição.

Menos de 24 horas após a vitória, a Venezuela exigiu que diplomatas e funcionários dos consulados de Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai se retirassem “de maneira imediata” do país.

Relação tensa com aliados

Antes do pleito, a preocupação da comunidade internacional quanto à confiabilidade e liberdade da votação fez com que Nicolás Maduro subisse o tom contra governos com quem mantém bom trânsito na América Latina.

O presidente da Venezuela atacou o Brasil e fez críticas ao sistema eleitoral brasileiro sem apresentar provas. Na ocasião, Maduro declarou que nenhum boletim de urna é auditado durante as eleições brasileiras.

Nem mesmo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escapou dos ataques de Maduro, que sugeriu um “chá de camomila” após o petista se mostrar assustado com uma declaração do líder chavista, que falou em “banho de sangue” caso não vencesse as eleições.

Apesar dos ataques, o governo brasileiro foi cauteloso e mostrou neutralidade ao comentar a vitória de Maduro. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil afirmou que acompanharia “com atenção o processo de apuração”, sem contestar ou parabenizar a reeleição do chavista.

Apoio de peso

Ainda que parte da comunidade internacional tenha rejeitado a reeleição, alguns governos reconheceram a vitória de Maduro, entre eles dois grandes atores internacionais.

Por meio do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, o governo de Vladimir Putin felicitou a vitória do presidente linha dura e se mostrou confiante na continuidade do “desenvolvimento das relações russo-venezuelanas em todas as áreas”.

A China seguiu a mesma linha e disse estar “disposta a enriquecer a associação estratégica” com a Venezuela após a reeleição de Maduro.

Outros países, como Bolívia, Cuba, Honduras, Irã, Nicarágua, Guiné-Bissau, Sérvia e Honduras, também reconheceram o triunfo de Maduro nas eleições.