Polícia prende homem apontado com um dos mais perigosos da Bahia

  • 08 Set 2016
  • 13:22h

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Um homem apontado com um dos mais perigosos criminosos do estado foi preso nesta quarta-feira (7) no município de América Dourada, na região de Irecê, centro norte baiano. Franklin Costa Araújo, de 41 anos, é acusado de diversos crimes, como homicídios, sequestros, assaltos a bancos e tráfico de drogas. Depois da prisão, ele foi encaminhado para o presídio de Salvador. Segundo a Polícia Civil, o acusado foi detido, no povoado de Ipanema. Ele tinha mandado de prisão expedido por conta de envolvimento em sequestro ocorrido na cidade de Lapão, na mesma região, neste ano. Na ocasião, um empresário foi mantido em cativeiro e liberado após o pagamento de R$ 200 mil. Parceiro do criminoso José Francisco Lumes, mais conhecido como 'Zé de Lessa' (‘Três de Ouros’ do Baralho do Crime, da Secretaria da Segurança Pública), Franklin praticava homicídios, sequestros (modalidade 'sapatinho'), assaltos a bancos e tráfico de drogas na região de Irecê. Ele foi preso pela primeira vez em março de 2004 e liberado em agosto do mesmo ano. Em 2005, foi capturado novamente e encaminhado para o sistema prisional, onde em 2007, beneficiado com a progressão da pena do regime fechado para o semiaberto, fugiu. Em julho de 2008, ele voltou a ser preso e foi condenado a 16 anos de prisão, com metade do período cumprido. Levando em consideração o decreto presidencial 7.046/2009 que reduziu a pena e pelo bom comportamento, Franklin ganhou liberdade em abril deste ano. Após quatro meses fora da prisão, planejou e comandou o sequestro de um empresário na cidade de Lapão. 

III Concurso para Escritores Escolares de Poesia e Redação recebe mais de 500 inscrições

  • Ascom / Cultura
  • 08 Set 2016
  • 12:43h

(Foto: Divulgação)

A 3ª edição do Concurso para Escritores Escolares de Poesia e Redação bate recorde superando as edições de anos anteriores com a soma 582 inscrições computadas. Ao todo são 40 cidades participantes, distribuídas entre 15 Territórios de Identidade. O Concurso é uma iniciativa da Diretoria do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), e tem como objetivo principal a sensibilização de estudantes para o universo da escrita criativa.   Voltado para estudantes do Ensino Fundamental I e II, e Ensino Médio, cada candidato teve a oportunidade de se inscrever com obras inéditas - poema e/ou uma redação – ficcional. Por ora, as inscrições estão sendo validadas quanto à documentação exigida em regulamento, para seguir até a próxima fase, que é a avaliação dos conteúdos.  Com tema livre, o concurso teve divulgação ampliada este ano, por meio de campanhas nas Redes Sociais. Tendo alcançado mais de 235 mil usuários na Rede Facebook, vídeos com mensagens de apoio a esta 3ª edição protagonizados pela cantora Margareth Menezes, pelo o ator e humorista Chapolin, o repentista Bule-Bule – que doou 150 Cordeis ao Concurso -, a baixista da banda Scambo, Tatiana Trad e sua filha, Flora Trad e do professor da Rede Pública, Anderson Shon (que ano passado foi campeão de inscrições pelo Educandário Helita Vieira, onde leciona).

 

 

 A ação acumulou mais de 2 mil compartilhamentos. O ator Lázaro Ramos também apoiou o Concurso, compartilhando sua mensagem de apoio. Já na página principal do Concurso no site da Fundação, foram mais de 3 mil acessos até o fim das inscrições, no mês de agosto. Das 582 inscrições recebidas, mais de 80% vieram de Escolas, a partir da mobilização de professores e realização de Saraus de Divulgação. A Escola Técnica da Casa Pia e Colégio dos Órfãos de S. Joaquim, por exemplo, foram responsáveis por 144 inscrições. O Concurso ganhou mais adesão no interior do estado, tendo alcançado as cidades da Região Metropolitana de Salvador, bem como os Territórios de Identidade do Vale do Jiquiriça, Chapada Diamantina, Sisal, Velho Chico, Litoral Sul, Portal do Sertão, Bacia do Rio Grande, Médio Rio de Contas, Piemonte do Paraguaçu, Sertão do S. Francisco, Irecê, Recôncavo, Costa do Descobrimento e Baixo Sul.

Seleção – O processo de avaliação é realizado em duas etapas: a primeira, de caráter eliminatório, consiste na conferência do material recebido e do atendimento às exigências formais do Regulamento; a segunda etapa, de caráter classificatório, consistirá na avaliação de mérito, feita por comissão de seleção, dos trabalhos habilitados na primeira etapa.  Ainda segundo as regras do Concurso, a avaliação será realizada por duas comissões: Comissão de Habilitação - composta por três servidores indicados pela Diretoria do Livro e Leitura/FPC -, e a Comissão de Seleção composta por três membros, notórios conhecedores do Livro e da Leitura, indicados também pela Diretoria. Serão selecionados 30 Poemas e 30 Redações, classificadas em ordem decrescente de pontos. A lista com a relação dos trabalhos habilitados na primeira etapa da seleção será publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia, divulgada neste site e afixada na sede da Fundação Pedro Calmon e bibliotecas públicas do Estado, em até 30 dias corridos, a contar da data de encerramento das inscrições – 16 de agosto.

Confira vídeo sobre o Concurso no canal no Youtube.

CONTINUE LENDO

Teori nega pedido de Lula para afastar Moro e vê ato para embaraçar apurações

  • 08 Set 2016
  • 12:02h

(Foto: Reprodução)

Relator dos processos relacionados à Operação Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Teori Zavascki negou o pedido do ex­presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que se retire do juiz Sergio Moro os inquéritos abertos para investigar o petista. Em despacho assinado na terça (5), disponibilizado no sistema do Supremo nesta quinta­feira, Teori afirma que o recurso apresentado por Lula "constitui mais uma das diversas tentativas da defesa de embaraçar as apurações". 

Os advogados argumentam que não cabe à 13ª Vara Federal em Curitiba, da qual Moro é o juiz titular, a tramitação dos procedimentos envolvendo Lula. Dizem que há investigações idênticas correndo no STF e, por isso, deveriam ficar a cargo, exclusivamente, da instância superior. Um dos pontos da representação do ex­presidente cita a decisão em que Sergio Moro se refere a Lula como suspeito de ser "arquiteto do esquema criminoso que vitimou a Petrobras". Para a defesa, a tese é exatamente a mesma da PGR (Procuradoria­geral da República), braço do Ministério Público Federal que atua no STF. "Nesse contexto, é importante destacar que esta Corte possui amplo conhecimento dos processos (inquéritos e ações penais) que buscam investigar supostos crimes praticados no âmbito da Petrobras, com seus contornos e suas limitações, de modo que os argumentos agora trazidos nesta reclamação constitui mais uma das diversas tentativas da defesa de embaraçar as apurações", diz Teori. O ministro negou a reclamação de que Moro teria usurpado a competência do Supremo e afirmou que nos inquéritos sob a responsabilidade da primeira instância ainda não há a delimitação dos fatos apurados, o que só ocorre se houver oferecimento da denúncia. "São prematuras as alegações de que a suposta ocultação de patrimônio pelo investigado e os supostos recebimentos de benesses das empreiteiras[...] e outras não têm qualquer relação com o esquema criminoso que vitimou a Petrobras e que é objeto da Operação Lava Jato", considera o relator. Na Justiça Federal em Curitiba, Lula é alvo de três inquéritos por suspeita de corrupção passiva, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Teori lembra, no despacho, que o ex­presidente já havia recorrido ao STF para questionar a decisão em que Moro deu publicidade às gravações de ligações telefônicas de autoridades com foro privilegiado, ou seja, que só podem ser investigadas no Supremo. Entre os diálogos divulgados, estava a conversa entre a então presidente Dilma Rousseff e Lula. Para o ministro, porém, o petista busca "dar aos procedimentos investigatórios contornos de ilegalidade". "Apesar de esses argumentos serem objeto de análise naqueles autos, tal quadro revela a insistência do reclamante em dar aos procedimentos investigatórios contornos de ilegalidade, como se isso fosse a regra", escreveu. 

CONTINUE LENDO

Brumado: Realiza Seguros lança imbatível seguro para Motocicletas

  • 08 Set 2016
  • 11:23h

A tranquilidade que um seguro proporciona não tem preço, e, só quem já teve um bem furtado ou roubado sabe a valia que tem um seguro. E dentro dessa perspectiva de tranquilidade e segurança, é que a Realiza Seguros lança para Brumado e região o imbatível seguro para motocicletas de todas as cilindradas, ou seja, a partir de agora você não precisará ficar de minuto em minuto saindo à porta de casa para saber se sua motocicleta ainda está lá. Os preços praticados pela Realiza Seguros para essa modalidade de seguro são imbatíveis e no ato da contratação do seguro para sua moto você ganha um seguro de acidentes pessoais. Faça uma visita a Realiza Seguros que fica na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, 104 (ao lado da igreja Matriz), (77) 3441-6853 / 99957-6500 (vivo) e conheça essa novidade que a Realiza Seguros traz para você ou clique aqui e preencha o formulário para cotação.

Incêndio atinge faculdade em Salvador; aulas são suspensas

  • 08 Set 2016
  • 10:44h

Foto: Leitor Brumado Urgente via Whatsapp

Um incêndio atingiu a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), que fica em Salvador, na manhã desta quinta-feira (8). Segundo informações da Central de Polícia, as chamas atingiram um depósito que fica dentro da unidade na Avenida Paralela. Viaturas do Corpo de Bombeiros foram encaminhadas para combater as chamas. Ainda não há informações sobre o que causou o incêndio.  Segundo a instituição, as chamas atingiram a sala de condensadores de ar condicionado do módulo 1. Inicialmente o fogo foi controlado pela brigada de incêndio da FTC e depois o trabalho foi assumido pelo Corpo de Bombeiros.  Por conta da situação as aulas foram suspensas. Ninguém ficou ferido.

Receita Federal libera hoje consulta a novo lote de restituição

  • 08 Set 2016
  • 10:01h

(Foto: Reprodução)

A Receita Federal libera hoje a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2016, ano-base 2015. O lote inclui ainda restituições residuais de anos anteriores (2008 a 2015) e vai beneficiar mais de 2 milhões de contribuintes que, juntos, vão receber R$ 2,5 bilhões. Na Bahia, o lote multiexercício vai beneficiar 86 mil pessoa. Para elas, a Receita vai restituir R$ 114 milhões. O crédito será feito em 15/9 na conta indicada pelo contribuinte no preenchimento da declaração do imposto de renda. Para saber se foi incluído no lote, o contribuinte deve acessar o site da Receita (ver passa a passo) ou usar o aplicativo do órgão para telefone celular ou tablets. Os recursos da restituição ficarão disponíveis no banco indicado pelo período de um ano. Se o valor não for resgatado, ele deverá ser requerido online à própria Receita.

Até o final do ano, a Receita vai liberar outros três lotes de restituição do imposto de renda, com crédito previsto para as datas de 17/10, 16/11 e 15/12. O contribuinte que não foi incluído nesse lote pode se adiantar e verificar se há pendências em sua declaração e evitar a malha fina. Essa verificação pode ser feita no e-CAC, Centro Virtual de Atendimento da Receita.

Passo a passo para fazer a consulta

1º  Acesse o site da Receita: 
www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp

2º  Digite o CPF, data de nascimento e o código de segurança exibido na página

3º  Se tiver sido incluído no lote, o site informa a data do crédito (15/9) e a conta em que o recurso será depositado

4º  Se a informação for a de que a declaração ainda está na base de dados da Receita, é recomendável que o contribuinte entre no link do E-CAC (https://cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/publico/login.aspx) para verificar possíveis pendências no documento
5º A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita para smartphones e tablets, ou pelo Receitafone, número 146.

CONTINUE LENDO

Sudoeste Baiano: idosa de 85 anos se desequilibra, cai e é atropelada por ônibus em Belo Campo

  • Blog do Anderson
  • 08 Set 2016
  • 09:23h

Foto: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

Uma idosa de 85 anos morreu na tarde desta terça-feira (6) em Belo Campo. Segundo a Polícia Militar, Maria Ferreira da Silva teria se desequilibrado, caído e em seguida foi atropelada por um ônibus. O motorista prestou depoimento na Delegacia de Polícia Civil e foi liberado em seguida. O corpo passou por necropsia no Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista.

Sebrae oferece palestras online gratuitas sobre marketing e vendas

  • 08 Set 2016
  • 08:44h

Incrições para palestras do Sebrae podem ser feitas pela internet (Foto: Divulgação)

Entre os dias 28 e 30 de setembro, o Sebrae Bahia oferece 12 palestras online sobre tendências de marketing e vendas. Ana Júlia Ghirello, Eduardo L’Hottelier, Vitor Peçanha e Jorge Lisauskas estão entre os palestrantes. Esse será o primeiro evento online do Sebrae. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site do evento. Serão quatro palestras por dia, cada uma com duração de 30 minutos. O evento é voltado para pequenos negócios e vai abordar a importância das redes sociais para empresários. Durante as palestras, os participantes terão à disposição um consultor do Sebrae para interagir sobre cada tema. Entre os temas das palestras estão: Quem é meu cliente; Como o Facebook alavanca as vendas; Marketing digital para pequenos negócios; Como vender através do conteúdo; Meu negócio 2.0; Minha loja virtual; Qual o diferencial competitivo do meu negócio; Como vender em tempos de crise; e Sustentabilidade como marca do meu negócio.

Confira a programação Sebrae Talks

Dia 28/09
Palestra: Como atender o cliente pelo WhatsApp
Palestrante: Eduardo L'Hottelier | CEO da GetNinjas, formado em Engenharia da Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), foi consultor em empresas nacionais e multinacionais.
Horário: 11h às 12h

Palestra: Quem é meu cliente
Palestrante: Bruno Pinheiro | Idealizador do método Negócio Online de Sucesso (NOS), já atuou no Brasil e no exterior como dono de agência de publicidade e gestor de marketing.
Horário: 12h às 13h

Palestra: Como o Facebook alavanca as vendas (Facebook)
Palestrante: Jorge Lisauskas | Gerente de empreendedorismo do Facebook para a América Latina.
Horário: 19h às 20h

Palestra: Marketing digital para pequenos negócios
Palestrante: Daniel Cardoso | Diretor da Universidade Buscapé Company, já passou pelos portais UOL e Terra e implantou lojas virtuais para empresas como Tim Brasil, Arno, Philco e TNG.
Horário: 20h às 21h

Dia 29/09
Palestra: Como vender através do conteúdo
Palestrante: Vitor Peçanha | Cofundador da Rock Content, a maior empresa de Marketing de Conteúdo do Brasil.
Horário: 11h às 12h

Palestra: Meu negócio 2.0
Palestrante: Ana Júlia Ghirello | Fundadora da abeLLha, incubadora de startups, fez parte do time que abriu o bomnegócio.com e se uniu à OLX, onde foi CEO.
Horário: 12h às 13h

Palestra: Minha loja virtual
Palestrante: Mayte Carvalho | Empreendedora do aplicativo Beleza de Farmácia, já gerenciou a comunicação de O Boticário e Unilever e é coautora do livro Dicas de Mulheres Inspiradoras.
Horário: 13h às 14h

Palestra: O Instagram pode ajudar seu negócio (Facebook)
Palestrante: Jorge Lisauskas | Gerente de empreendedorismo do Facebook para a América Latina.
Horário: 19h às 20h

Dia 30/09
Palestra: Qual o diferencial competitivo do meu negócio
Palestrante: Marcelo Ortega | Especialista em vendas consultivas e corporativas, é o maior palestrante de vendas do Brasil e já palestrou para mais de 600 mil pessoas ao longo de 14 anos de carreira.
Horário: 11h às 12h

Palestra: Como encantar o cliente com pouco investimento
Palestrante: Erik Penna | Focado no mercado de treinamentos há mais de 10 anos, é autor dos livros "A Divertida Arte de Vender" e "Motivação Nota 10".
Horário: 12h às 13h

Palestra: Como vender em tempos de crise
Palestrante: Eduardo Zugaib | Referência em comunicação no Brasil, é palestrante motivacional e comportamental. Autor dos livros "A Revolução do Pouquinho - Pequenas Atitudes provocam Grandes Transformações" (2014) e "O fantástico significado da palavra Significado" (2016).
Horário: 13h às 14h

Palestra: Sustentabilidade como marca do meu negócio
Palestrante: Bruno Perin | Um dos maiores disseminadores do conceito de startups do país, escreve para 13 blogs e sites. É empreendedor, consultor, palestrante e escritor.
Horário: 14h às 15

CONTINUE LENDO

Inclusão e vaias a Temer marcam cerimônia de abertura da Paralimpíada do Rio-2016

  • 08 Set 2016
  • 08:01h

(Foto: Reprodução)

Com mensagens de inclusão e demonstrações de superação dos limites do corpo humano, a cerimônia de abertura da Paralimpíada do Rio-2016, realizada em um estádio do Maracanã cheio, foi mais simples do que as festas que iniciaram e encerraram a Olimpíada, no mês passado, mas rica em entusiasmo e em momentos tocantes. Ao declarar abertos os Jogos Paralímpicos, o presidente Michel Temer (PMDB) foi bastante vaiado. Pouco antes do início da festa, parte do público já havia gritado "Fora Temer". Nenhum chefe de Estado estrangeiro compareceu no Maracanã. Na parte final da cerimônia, o público vaiou muito após Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio-2016, agradecer aos governos federal, estadual e municipal. Nuzman precisou interromper seu discurso. Aos poucos, as vaias se transformaram em aplausos e o dirigente, então, retornou o discurso após cerca de um minuto. Criada pelo trio formado por Vik Muniz (artista plástico), Marcelo Rubens Paiva (escritor) e Fred Gelli (designer), a festa começou com um vídeo. O protagonista foi Sir Philip Craven, medalhista paraolímpico britânico do basquete nos anos 1970 e hoje presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês). Craven, no vídeo, viajou com sua cadeira de rodas até Belém e em seguida para o Rio, em um breve passeio pela cultura brasileira. Foi um recurso simpático, seguido de um grande momento: a descida em alta velocidade do atleta radical e cadeirante Aaron Wheelz em uma rampa de 17 metros. 

Outro ponto alto foi a execução do Hino Nacional pelo maestro e pianista João Carlos Martins, que não usa todos os dedos para tocar por causa de uma sequência de atrofias e paralisias. A bandeira do Brasil foi formada por voluntários com adereços nas cores nacionais. Embalado por Monarco da Portela, pastoras da escola, Maria Rita, Diogo Nogueira, Hamilton de Holanda, Pretinho da Serrinha e Xande de Pilares, com clássicos como "A voz do morro" (Zé Keti) e "O campeão" (Neguinho da Beija-Flor), o segmento dedicado à roda tratou da importância desta invenção para toda a humanidade, não só para cadeirantes. A praia foi retratada como espaço democrático, onde se pratica surfe, "altinha", stand-up paddle e frescobol. Projeções transformaram o palco em um grande mar azul, com a aparição, também projetada, do nadador paralímpico Daniel Dias. Em ordem alfabética, os cerca de 4.300 atletas de 23 modalidades e 160 delegações formaram in loco uma obra interativa de Vik Muniz, um grande quebra-cabeças com seus rostos estampados nas peças que no fim formaram um grande coração. Os organizadores esperam que o sucesso e a audiência da abertura alavanque a venda de ingressos para as competições, que vão desta quinta-feira ao próximo dia 18. Ainda resta por vender cerca de 1 milhão de entradas, de um total de 2,4 milhões de ingressos.

CONTINUE LENDO

Serralheria Santa Rita: As melhores opções estão aqui!

  • 08 Set 2016
  • 07:02h

Veja como pagar contas durante a greve dos bancários

  • 07 Set 2016
  • 20:03h

(Foto: Reprodução)

Com a greve dos bancários, iniciada nesta terça-feira (6) no país, muitas agências podem ficar fechadas, mas isso não afasta a obrigação de pagar todas as contas em dia. Veja dicas mais abaixo. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) diz que os clientes podem usar os caixas eletrônicos para agendamento e pagamento de contas (desde que não vencidas), saques, depósitos, emissão de folhas de cheques, transferências e saques de benefícios sociais. Vale lembrar ainda que em correspondentes bancários, como postos dos Correios e casas lotéricas, também é possível pagar contas e faturas de concessionárias de serviços públicos, sacar benefícios e fazer depósitos, entre outros serviços. “Se ele [cliente] se sentir lesado ele pode ir direto ao Procon. Nós vamos analisar caso a caso, mas é importante ele saber que não se pode cobrar juros por algo que ele não teve culpa. Por isso, ele tem que comprovar que ele não conseguiu realizar aquela operação por causa da greve, que não houve outros meios”, afirma a gerente jurídica do Procon-PE Danyele Sena. 

A última paralisação dos bancários ocorreu em outubro do ano passado e teve duração de 21 dias. Neste ano, a categoria pede reposição da inflação mais 5% de aumento real, valorização do piso salarial, PLR de três salários mais R$ 8.317,90, além de outras reivindicações, como melhores condições de trabalho.

ORIENTAÇÕES
Confira abaixo algumas orientações dos Procons, do Idec e da Febraban para que o consumidor não seja prejudicado durante a greve:

Greve não afasta a obrigação de pagar em dia
Para não ser cobrado de eventuais juros, o consumidor deve ficar atento aos prazos de vencimento das contas.

Use os caixas eletrônicos
Correntistas podem utilizar os caixas eletrônicos para agendamento e pagamento de contas (desde que não vencidas), saques, depósitos, emissão de folhas de cheques, transferências e saques de benefícios sociais. Vale lembrar que os saques noturnos são limitados a R$ 300 e que o valor para saque diurno varia dependendo da instituição. Verifique também os limites da sua conta corrente para pagamentos em caixa eletrônico.

Solicite outras opções de pagamento
É responsabilidade do fornecedor oferecer meios alternativos para que o pagamento possa ser feito. Em caso de dificuldade, entre em contato com a empresa credora e solicite outras opções para efetuar o pagamento, como internet, sede da empresa, casas lotéricas ou código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos.

Fale com o SAC do seu banco
Entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do banco e pergunte se há alguma outra agência próxima operando que possa atendê-lo. Algumas operações, como pagamentos de contas e transferências podem ser feitas, também, pelo telefone.

Documente suas solicitações 
O consumidor deve documentar os pedidos de opções alternativas para quitar o débito, enviando um e-mail ou anotando o número de protocolo de atendimento, por exemplo, pois caso o fornecedor não disponibilize opções, poderá reclamar junto a um órgão de defesa do consumidor.

Locais de pagamento alternativos
Algumas redes de supermercados e casas lotéricas recebem o pagamento de boletos de concessionárias de serviços públicos, como água, luz, gás e telefone.

Cuidado com golpes
Na falta de funcionários da instituição bancária, para sua segurança, nunca aceite ajuda de estranhos ao usar os caixas eletrônicos. A guarda da senha e do cartão é de responsabilidade do correntista.

CONTINUE LENDO

Oi considera vender divisão de telefonia móvel

  • Olhar Digital
  • 07 Set 2016
  • 18:03h

(Foto: Reprodução)

Em seu plano de recuperação judicial, a Oi afirma que poderia vender a sua divisão de telefonia celular como opção para seus credores. Segundo informações do Estado de São Paulo, a empresa de telecomunicações pretende se concentrar na divisão fixa, especialmente na área de internet de banda larga. A empresa deve um total de cerca de R$ 65,4 bilhões, e seu processo de recuperação judicial é o maior da história do Brasil. Seu plano de recuperação, apresentado à justiça ontem de noite, prevê que a dívida total da empresa seja quitada apenas 19 anos após a homologação. Do total da dívida da empresa, ao menos R$ 13 bilhões são devidos a órgãos públicos: a Oi deve cerca de R$ 10 bilhões à Anatel (echegou a entrar na justiça para não pagar parte desse valor) e R$ 3,327 bilhões ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). O anúncio do plano provocou uma valorização imensa nas ações da Oi. Os papéis preferenciais subiram 23% para R$ 3,47 após a divulgação do plano. Chegando nesse valor, eles atingem um crescimento de mais de 200% com relação a junho.

Condições

Créditos trabalhistas - ou seja, aquilo que a Oi deve a seus funcionários - serão pagos em cinco parcelas mensais iguais, começando seis meses após a homologação do plano. Os valores devidos por conta de processos trabalhistas que ainda estão correndo começarão a ser pagos quando do fim do julgamento e homologação do valor. Pequenos credores (de até R$ 1000) serão pagos em parcela única 20 dias úteis após a homologação do plano. Caso o valor devido seja um pouco maior, os credores poderão optar por abrir mão da diferença e receber os R$ 1000 nesse prazo. Fornecedores a quem a empresa deve até R$ 150 mil poderão receber da mesma forma; acima desse valor, o pagamento será em duas parcelas, 20 dias úteis após homologação. Finalmente, para credores que têm garantia na forma de depósitos judiciais, a empresa propõe pagar apenas metade da dívida. Segundo o Estadão, uma fonte afirmou que o plano apresentado "parece muito longe do que seria algo aceitável pelos credores". Trata-se de um processo de recuperação judicial tão grande que a própria empresa criou o site www.recuperacaojudicialoi.com.brpara facilitar o acesso de credores a informações sobre o processo. 

CONTINUE LENDO

Baiana Verônica Almeida fala sobre Paralimpíadas: 'não é esporte de coitadinho ou super-herói'

  • 07 Set 2016
  • 16:03h

Verônica Almeida se prepara para disputar sua terceira Paralimpíada (Foto: Mauro Akin Nassor/Arquivo CORREIO)

Ela foi a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha em Pequim-2008, quando levou o bronze em apenas seis meses de prática como atleta paralímpica. Entrou para o Guiness Book – o livro dos recordes – ao completar a travessia Mar Grande-Salvador nadando borboleta com um braço só. Agora, busca a primeira medalha paralímpica de ouro da carreira. Super-heroína? Não. Verônica Almeida dispensa o rótulo. “Atleta paralímpico não é super-herói. É atleta de alto rendimento, que treina e se dedica como qualquer outro atleta ‘normal’, como as pessoas chamam”. Parece clichê, mas a baiana, 41 anos, nascida em Salvador, é mesmo uma mulher retada. Portadora da Síndrome de Ehlers-Danlos, doença rara e degenerativa que interrompe a produção de colágeno pelo corpo, ela vai para a sua terceira Paralimpíada e já está garantida em pelo menos três provas. A estreia no Rio 2016 será sábado, quando nadará os 100m peito SB7. No dia 12, disputará os 50m borboleta S7, prova que lhe rendeu a medalha de Pequim. No dia seguinte, terá pela frente os 200m medley SM7. Verônica ainda não sabe se será escolhida para nadar o revezamento 4x100m livre, no dia 15.  

Que ela é boa no que faz, está claro. As medalhas e feitos estão aí para provar. Mas o legado que a nadadora  quer deixar vai além dos troféus. “O esporte paralímpico tem crescido muito, a visibilidade é outra. Deixou de ser esporte de coitadinho ou de super-herói. Não somos nada disso. Não gosto desse rótulo. A pessoa com deficiência não tem que ser vítima. Sou totalmente contra quem enxerga assim”, afirma Verônica. “Não gosto quando as pessoas dizem que saíram os atletas e entraram os super-heróis. Claro que não. Continuam os atletas. Não sou a Mulher Maravilha. Todo  mundo que estará lá, lutou muito para conseguir a vaga. Acho que podemos, sim, servir de inspiração, fazer as pessoas reclamarem menos. E só”, completa, com firmeza, mas muita serenidade. E é com esse espírito que ela quer representar o Brasil no Rio 2016. “Por ser em casa, é outro espírito, outro clima, outra energia. Dá um frio na barriga. Ao mesmo tempo que todo mundo te empurra, a cobrança por medalha é enorme. Eu vou cair na água para fazer o meu melhor. Todas as vezes que eu vou competir é com esse pensamento. Tomara que venha uma medalha. Experiência conta muito. Hoje, tenho concorrentes muito mais novas, o que é bom e ruim. Levo vantagem pela maturidade de encarar a prova, mas por outro lado, elas são bem mais novas”, avalia.

Brilho especial
Verônica ainda não sabe se estará no pódio do Rio 2016, mas lembra bem da primeira vez que conquistou uma medalha de ouro na carreira. Foi quando ela tinha apenas 9 anos - e ainda não tinha a síndrome, desenvolvida já na fase adulta -, em uma pequena competição realizada em Feira de Santana.  Se hoje Verônica Almeida é uma das melhores nadadoras paralímpicas do mundo, é também fruto da dedicação da avó, dona Maria, já falecida. “Ela sempre me fez acreditar e nunca me deixou desistir”, lembra com carinho.

Inspiradora
Se hoje Renê Pereira é atleta paralímpico, é também graças a Verônica Almeida. E quem conta essa história é a nadadora. “Renê sempre fala que começou mesmo no esporte por causa de mim. É um orgulho. Hoje, ele é referência”, diz Verônica. Ele fala dela com carinho. “Uma vez encontrei ela na piscina da Fonte Nova, logo quando ela voltou com o bronze de Pequim. Quando toquei naquela medalha, decidi que queria uma. Ela me fez querer ser atleta profissional”, explica Renê, que trocou a natação pelo remo por causa do seu biotipo.

CONTINUE LENDO

Saúde ainda é principal problema apontado por eleitores, diz Ibope

  • 07 Set 2016
  • 15:01h

(Foto: Reprodução)

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (6) aponta em quais áreas a população de Salvadorenfrenta maiores problemas. Veja os números:

Saúde – 48%
Segurança Pública – 20%
Transporte coletivo – 9%
Geração de empregos – 6%
Educação - 4%

A Pesquisa foi encomendada pela TV Bahia. O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 2 e 4 de setembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de quatro pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) sob o número 08025/2016.

Aprovação administração ACM Neto
A pesquisa também perguntou se o eleitor aprova ou desaprova como o prefeito ACM Neto (DEM) vem administrando a cidade de Salvador.

Aprovam – 84%
Desaprovam – 12%
Não sabem ou não responderam – 5%

Interesse do eleitor
Na pesquisa foi perguntado ainda qual o interesse do eleitor pelas eleições de outubro.

Muito interesse – 27%
Interesse médio – 23%
Pouco interesse – 20%
Nenhum interesse – 31%

CONTINUE LENDO

Quase metade das doações eleitorais sai dos próprios candidatos

  • G1
  • 07 Set 2016
  • 13:02h

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que 47,6% das doações eleitorais recebidas até agora são recursos dos próprios candidatos. Foram R$ 250 milhões investidos nas próprias candidaturas. O total supera o de pessoas físicas, que doaram R$ 175 milhões aos candidatos que pleiteiam uma vaga nas prefeituras e câmaras municipais. Os dados se referem à última parcial, de domingo (4). Os dados mostram ainda que os postulantes a vereadores têm colocado mais a mão no próprio bolso do que os que concorrem à prefeitura. No primeiro caso, 54,6% das doações são provenientes de recursos próprios. Entre os candidatos a prefeito, esse percentual diminui para 41,8%. Se comparados os dados com os da eleição de 2012, até a segunda parcial de prestação de contas daquele pleito, os recursos próprios apareciam em segundo, representando 30% do total de doações. Em primeiro, estavam as doações de pessoas físicas, com 33% do total. A comparação, no entanto, não pode ser feita de forma exata, já que, neste ano foi alterada a forma como os candidatos declaram suas doações. Antes, eram feitas prestações de contas em duas datas. Agora, os candidatos devem apresentar os dados a cada 72 horas. Asdoações de empresas também foram proibidas. Em 2012, elas representavam 14,3% até a segunda parcial. Em relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) identificou 38.985 doadores suspeitos, que representam 34% do total de doadores.