Barreiras: Empresário brumadense recebe moção de aplauso do Legislativo

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 26 Mar 2014
  • 17:53h

O empresário brumadense Ednaldo Souza está tendo um grande destaque no município de Barreiras (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Os brumadenses tem um brilho especial e, por onde passam, acabam deixando a sua marca, não só pela simpatia, mas também pela força do tralho e eficiência em suas ações. Dentre tantos exemplos, espalhados pelo Brasil a fora, um merece ser reverenciado, que é do brilhante trabalho desenvolvido pelo empresário Ednaldo Pereira, que há cerca de um ano atrás chegou ao município de Barreiras implantando o Isob - Instituto de Saúde Oftalmológica do Brasil e, durante esse período, já conquistou a aprovação da opinião pública, tanto que na sessão da Casa Legislativa desta última terça-feira (25), foi apresentada pela vereadora Marileide Carvalho, uma Moção de Aplauso à referida empresa pelos brilhantes serviços prestados à população barreirense no combate ao glaucoma e prevenção da cegueira, a qual, apesar de muito bem vinda, não foi uma surpresa, já que a excelência dos serviços prestados é uma característica marcante da história do empresário Ednaldo Souza. Em sua justificativa a parlamentar argumentou que “o ISOB é uma instituição séria, comprometida com o ser humano e que em parceria com as prefeituras da região, vem fazendo um trabalho fundamental na prevenção do glaucoma. O instituto tem uma visão democrática e socialista, focada no ser humano”. O Brumado Urgente entrou em contato com o empresário Ednaldo Souza, que é um dos desbravadores na Bahia na prevenção do glaucoma, o qual relatou que “estamos há 1 ano no município de Barreiras e já recebemos uma honraria tão importante como essa, sinal que estamos no caminho certo”. Ele ainda explicou que “atualmente estamos atendendo cerca de 31 municípios da região oeste do estado, cobrindo cerca de 500 mil habitantes, o que nos dá uma responsabilidade muito grande, mas, como já citei, estamos muito motivados e cientes de que temos o potencial para aceitar esse desafio”. Souza ainda destacou que “atualmente realizamos o mapeamento da doença na referida região, fazemos diagnósticos, tratamento e acompanhamento dos pacientes, sempre tendo a qualidade como referência” e finalizou declarando que “agradeço a nobre vereador pela Moção de Aplauso, o que nos estimula ainda mais para continuar a nossa jornada”.  

Belo Campo: PM captura assaltantes

  • Blog do Anderson
  • 26 Mar 2014
  • 15:24h

(Foto: Blog do Anderson)

O clima de pânico se transforma em festa em Belo Campo após a captura de trêsassaltantes que distribuíram terror na manhã desta quarta-feira (26). Um confronto entre a Polícia Militar e os bandidos resultou em tiros, sendo que um atingiu o colete de um dos policiais. De acordo com informações passadas ao Blog do Anderson, durante o assalto a agência dos Correios, os ladrões teriam feito um refém quando um cliente reagiu tomando a arma de um assaltante quando começou a troca de tiros. Os três capturados foram identificados como: Joelson, Fafá e Queinha. O trio será levado para o Presídio Advogado Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista.

Brumado: Incêndio na Barraca das Relíquias

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 26 Mar 2014
  • 14:29h

O proprietário Ciro Santos ficou chocado ao chegar e ver a sua barraca destruída pelo fogo (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Um fato acabou alterando ainda mais a rotina já agitada do Mercado Municipal de Brumado, onde, no início da tarde, por volta das 12h15m um incêndio na Barraca das Relíquias mobilizou populares que, se não entrassem em ação com rapidez, poderia ter acabado em tragédia. Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente que chegou logo ao local, no momento em que o incêndio ainda estava sendo apagado, sendo que as chamas se iniciaram com tanta rapidez que ninguém percebeu. Com o forte calor a propagação das chamas foi rápida, já que a o material era altamente corrosivo, como discos de vinil, roupas e outras materiais. Um veículo, pick-up D-20, que estava ao lado começou a ser atingido pelo fogo, o que obrigou as pessoas que estavam no local a agirem com urgência para evitar um fato mais grave.

 

Populares agiram rápido e controlaram as chamas (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

O Brumado Urgente ouviu o proprietário da barraca, Ciro Santos, que logo de chofre disparou “esse incêndio foi criminoso” e arrematou “o mercado está abandonado, não tem vigilantes, então assim como aconteceu com a minha barraca, pode acontecer com outras”. Ele que disse ser advogado, ainda fez questão de argumentar que “eu vou acionar a Prefeitura, para que os meus prejuízos sejam ressarcidos, já que, na minha análise ela tem esse papel, já que nem extintores de incêndio existem no local”. 

Relíquias em vinil foram todas destruídas (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Vereador Catoze comemora assinatura de convênio do sistema de abastecimento da Pompeia

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 26 Mar 2014
  • 11:32h

O vereador Catoze comemorou muito a notícia da assinatura do convênio (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

A instalação do Sistema de Abastecimento nas Comunidades de Pompeia, Pebas e Furtuoso é uma luta de longa data, que teve como principal articulador o vereador Catoze (PT), que, desde o início contou com o apoio do deputado federal Waldenor Pereira, da ex-deputada Marizete e do ex-vice governador Edmundo, os quais se uniram na busca do atendimento da maior reivindicação das famílias das referidas localidades. Na manhã desta quarta-feira (26), um momento muito importante desta luta aconteceu durante o Seminário Interestadual de Convivência com o Semiárido, que está sendo realizado em Salvador, onde foram assinados convênios pelo governador Wagner que asseguram investimentos de mais de R$ 5milhões para levar água para 11 municípios, sendo que Brumado foi um deles, justamente com o sistema em questão. O vereador Catoze não escondeu a sua alegria ao ser comunicado da assinatura. Muito contente ele falou que “essa foi uma grande vitória que tem que ser muito comemorada, pois os moradores das comunidades de Pompeia, Pebas e Furtuoso vinham sofrendo há muito tempo com a falta de água, mas, agora, isso será coisa do passado”. Ele ainda declarou que “tenho que agradecer muito o empenho do deputado Waldenor, que não mediu esforços para que a obra pudesse sair do papel. Ele cumpriu o seu compromisso, comprovando a seriedade do seu mandato parlamentar”.  

O vereador Catoze ao lado do deputado Waldenor e do presidente da Embasa Abelardo Figueiredo em recente reunião na sede do órgão para tratar da instalação do sistema nas referidas comunidades

Brumado: Funcionários da EBDA na rua da amargura

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 26 Mar 2014
  • 10:27h

Os funcionários não esconderam o seu descontentamento e esperam uma solução urgente por parte do Governo do Estado (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Cada vez mais setores do Governo da Bahia vêm aderindo aos movimentos paredistas, numa clara demonstração que a coisa não vai bem ao âmbito administrativo do Estado. Entre as várias repartições, uma que está em evidência é a EBDA, onde os seus servidores entraram em greve desde essa segunda-feira (24), tendo como mote “Agora a Luta é Total”. Na manhã desta quarta-feira (26) o Brumado Urgente esteve no escritório local da EBDA, localizado no Bairro Jardim Brasil e registrou a indignação de alguns funcionários do órgão que garantiram que a situação extrapolou todos os limites da tolerância. Determinados eles relataram que “a situação aqui é totalmente precária, os móveis estão totalmente quebrados, não podemos nem receber os agricultores. Não temos gasolina para cumprir os nossos compromissos, não temos computadores para elaborar os nossos projetos” e ainda acrescentou que “o escritório está numa imundície total, já que não existem serventes para efetuar a limpeza”. E continuaram relatando que “o governo do estado assumiu um compromisso com a gente desde 2012 e, de lá para cá, só vem protelando, literalmente nos enrolando, então, chegamos ao nosso limite e não houve outra forma se não deflagrar a greve, pois essa foi a única arma que temos para debater com o governo, que está muito intransigente e alheio à nossa situação e até agora está é brincando de negociar, então, nessa queda de braço que quem são prejudicados são os agricultores que estão sem poder ter o nosso apoio”. Os cálculos dos dissídios coletivos de 1997, 1999 e 2003, que até o momento estão sem solução são um das principais reivindicações da categoria, que, por meio do Sintagri, vem coordenando o movimento paredista, o qual é por tempo indeterminado. A última informação colhida pela nossa equipe deu conta que, para comprovar que a situação é realmente preocupante, o local onde está instalado o escritório é uma casa alugada, a qual está com o aluguel atrasado há algum tempo e o risco de despejo é iminente. 

Caetité: Sob a fúria da TPM mulher desacata agente de trânsito e vai parar na Delegacia

  • Sudoeste Bahia
  • 26 Mar 2014
  • 08:26h

(Imagem Ilustrativa)

A TPM é um “fenômeno” feminino às vezes inexplicável, que faz com que as mulheres “saiam do salto” e venham a ter verdadeiros ataques de fúria, sendo que, quando isso acontece a culpa muitas vezes recai sobre a tensão pré-menstrual. Em Caetité, na tarde desta terça-feira (25) um caso dessa natureza aconteceu envolvendo uma mulher que pilotava uma Honda Bizz Vermelha, a qual estava sem placa e um agente de trânsito, que acabou registrando queixa na delegacia de desacato. Segundo as informações colhidas pelo Sudoeste Bahia, o fato aconteceu às 14h20m na Rua Ruy Barbosa, bem no centro da cidade, onde o agente de trânsito teria sofrido ataques verbais pela referida mulher, que, em fúria, acabou tendo que se explicar na delegacia, onde acabou culpando a TPM pelo seu ato reprovável. O agente solicitou que a Polícia tomasse as devidas providências. Desacato a agentes de trânsito e até agressões físicas vêm acontecendo em toda a região, o que mostra que essa função ainda não está tendo o reconhecimento devido, já que os agentes buscam o ordenamento no trânsito. 

Polícia aperto o cerco contra os dois fugitivos que invadiram delegacia em Ituaçu

  • Da Redação
  • 26 Mar 2014
  • 08:05h

Os pertences e as armas que estavam com os dois membros da quadrilha que acabaram morrendo em confronto com a Polícia (Foto: PC)

Após invadir a delegacia de polícia de Ituaçu na manhã desta terça-feira (25), e roubarem duas armas calibre 38 e um colete, quatro homens fortemente armados, roubaram algumas pessoas na cidade, tomaram um automóvel gol de assalto, queimaram um Honda City e abandonaram um Fiat Uno entre Tanhaçu e Contendas do Sincorá. Segundo informou a polícia, o veiculo incendiado foi tomado de assalto no Estado de São Paulo. A quadrilha fugiu em direção a Jequié pela BR 330 e foram surpreendidos pelos policiais militares de Maracás, na troca de tiros dois marginais tombaram, dois foram detidos e os demais adentraram no matagal, a viatura gavião 04 de Jequié foi para reforçar a cassada aos marginais dentro do matagal. O Coronel Serpa determinou o bloqueio das rodovias na região, a ordem é pegar um por um. “Não podemos admitir a ousadia desses elementos, a que ponto chegamos, não vamos deixar isso barato e vamos pegar todos,” disse Serpa.

O veículo em que eles estavam foi apreendido, já que tinha restrição de roubo em SP (Foto: PC)

Dia de Azar: Vaqueiro morre ao levar coice de mula

  • As informações são do site Calila Notícias
  • 26 Mar 2014
  • 07:53h

José da Silva trabalhava em uma fazenda quando levou o coice (Foto: Reprodução Calila Notícias)

Um vaqueiro de 50 anos morreu na tarde desta terça-feira, 25, após levar um coice de uma mula no município de Conceição do Coité, a 234 km de Salvador. José Andrade Azevedo da Silva, conhecido na região como Dadinho, trabalhava em uma fazenda na região de Sertãozinho, quando foi atingido pelo animal no lado esquerdo do tórax. Ele foi socorrido para o Hospital Regional de Conceição do Coité, onde chegou inconsciente, mas não resistiu e morreu. 

Câmara aprova Marco Civil da Internet

  • Luciano Nascimento, Agência Brasil
  • 26 Mar 2014
  • 07:25h

(Foto: Reprodução)

Após cinco meses de polêmica e intensos debates, a Câmara aprovou ontem (25) o projeto do Marco Civil da Internet (PL 2.126/11). Os deputados aprovaram o texto em votação simbólica. Desde 28 de outubro de 2013, o projeto passou a trancar a pauta da Câmara. O projeto define os direitos e deveres de usuários e provedores de serviços de conexão e aplicativos na internet. A aprovação abre caminho para que os internautas brasileiros possam ter garantido o direito à privacidade e à não discriminação do tráfego de conteúdos. O texto agora segue para o Senado e, caso seja aprovado lá também, irá para sanção presidencial. “Hoje em dia precisamos de lei para proteger a essência da internet que está ameaçada por praticadas de mercado e, até mesmo, de governo. Assim, precisamos garantir regras para que a liberdade na rede seja garantida”, disse o relator do projeto deputado Alessandro Molon (PT-RJ). Antes da votação, um grupo de manifestantes entregou ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), uma petição com mais de 340 mil assinaturas a favor do Marco Civil da Internet. Na ocasião, Alves disse que o projeto já estava “amadurecido” para ir à votação. 

 

Trilha Shopping Bike: Segunda edição do evento foi sucesso total

  • Izidy Ramel Comunicação
  • 25 Mar 2014
  • 18:52h

A segunda edição da Trilha Shopping Bike superou as expectativas (Foto: Divulgação)

Eventos tendo o fator Ecológico como bandeira principal estão cada vez mais ganhando espaço na agenda e, em Brumado, a Shopping Bike vem demonstrando uma sintonia fina com essa tendência, resultado de uma visão extremante aguçada do empresário Alecarlos Pires, que é o idealizador e realizador de uma dos maiores eventos ciclísticos da Bahia, a Corrida Ecológica Brumado / Rio de Contas. Neste último domingo (23) outro evento realizado pelo referido empresário junto com a Kabana Natural reuniu cerca de 200 ciclistas e confirmou já o sucesso da Trilha Shopping Bike, que foi uma grande celebração ao ciclismo brumadense. O evento foi muito concorrido e veio confirmar a ascensão dessa modalidade esportiva que vem ganhando cada vez mais adeptos na capital do minério. A trilha saiu da loja da loja Shopping Bike na Av. Antônio Mourão Guimarães, indo em direção ao Apertado do Morro, Fazenda Lameirão e fazendo o retorno com chegada na Kabana Natural, que fica na Praça Coronel Zeca Leite. No ano de 2015 o evento promete ser ainda mais badalado, comprovando o grande talento do empresário Alecarlos Pires que é reconhecido em toda a Bahia como um dos grandes nomes em defesa do Ciclismo.

O evento foi uma grande confraternização entre os ciclistas (Foto: Divulgação)


Dica da Semana do Rei do Som

  • Rei do Som
  • 25 Mar 2014
  • 17:24h

(Divulgação)

A equipe Rei do Som tem o prazer de convidar toda a comunidade brumadense a participar do 1º Encontro de Carros Antigos de Brumado. Esse Mega Evento será realizado a partir das 17 horas de sábado (12/04/14), no Ginásio de Esportes.  Não percam as promoções e o sorteio de brindes no local!

José Carlos de Jonas cobra solução urgente para a situação do cemitério da Vila Pres. Vargas

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 25 Mar 2014
  • 16:20h

O vereador José Carlos de Jonas afirma que a situação do cemitério é insustentável e que do jeito que vai só fazendo enterros de modo vertical (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Não é de hoje que o vereador José Carlos de Jonas (PT) vem cobrando uma solução para a situação do Cemitério da Vila Presidente Vargas, que, segundo ele “está insustentável”. O parlamentar que em seus últimos pronunciamentos vêm dando um enfoque especial, solicitando urgência da gestão municipal para a questão falou ao Brumado Urgente fazendo questão de relatar que “não existe mais espaço no Cemitério da Vila, a partir de agora vai ter que enterrar gente em pé, porque da forma tradicional não tem mais como”. Questionado sobre quais são as medidas que vêm sendo tomadas nesse sentido ele respondeu que “fomos até o prefeito que mostrou boa vontade para solucionar a situação, mas ele nos explicou que, como a prefeitura não tem terrenos ao lado, fez-se necessário um pedido de doação para a Magnesita, sendo que, até o momento, não houve uma resposta por parte da empresa”. Diante dessa afirmação ele concluiu que “a solução passa então pelo bom senso da empresa Magnesita, então, esperamos que ela seja sensível a esta situação, porque só na Vila Presidente Vargas temos hoje cerca de 2.000 famílias, fora os povoados e as comunidades que estão próximas, que devem somar mais umas 600, as quais necessitam do cemitério para enterrar os seus entes queridos, então, esperamos que esse impasse tenha um final feliz, porque não podemos nem imaginar que a referida empresa não vai doar o terreno para uma causa tão séria como essa”. 

Numa visão aérea dá para perceber nitidamente na imagem em destaque que não há mais espaço (Foto: Reprodução Google Maps)

Prisão de quadrilha que invadiu Delegacia em Ituaçu é questão de honra para a Polícia

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 25 Mar 2014
  • 15:06h

Um dos veículos foi incendiado na entrada da cidade de Tanhaçu (Foto: Polícia Civil)

Uma mega operação policial foi montada com o intuito de prender uma quadrilha composta, a princípio, por 4 elementos considerados perigosos, que na manhã desta terça-feira (25) promoveram uma das ações mais ousadas da criminalidade regional nos últimos tempos, ao invadirem a delegacia da cidade de Tanhaçu, onde, na ação levaram 2 revólveres calibre 38 e um colete a prova de balas. Os bandidos aterrorizaram moradores, praticaram assaltos, roubaram veículos e gritavam palavras desafiadoras, provocando uma manhã de tensão no município. Eles que assaltaram um funcionário da Valec, levando o seu veículo e também aproveitaram para queimar outro veículo que teria sido furtado em São Paulo na entrada da cidade. Apesar de não terem disparado um tiro sequer, o bando é tido como muito perigoso e é formado por criminosos da região. A Polícia tem na captura da quadrilha como ponto de honra e a operação deverá utilizar recursos mais sofisticados, inclusive com a presença de um helicóptero para facilitar as buscas. 

Brumado e o Dilema dos Quebra-Molas

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 25 Mar 2014
  • 12:04h

Os quebra-molas tiveram que ser retirados devido a intervenção do Ministério Público (Foto: Leitor Brumado Urgente)

Tidos como ultrapassados e perigosos, os tradicionais Quebra-molas não vem banido de inúmeras cidades do país, já que a experiência com os mesmos não obteve resultados positivas, muitas vezes, indo na contramão, já que o objeto, ao invés de contribuir para a melhoria do trânsito, acabou sendo causador de acidentes, já que a sinalização na sua grande maioria era deficitária. Em Brumado a implantação da primeira lombo-faixa (uma versão mais moderna do quebra-mola), que se situa em frente ao Campus XX da Uneb, acabou gerando questionamentos, inclusive do SMTT, que teria afirmado que as mesmas estariam em desacordo com o Código Nacional de Trânsito. Desta feita um novo episódio colocou ainda mais “lenha na fogueira” e um novo conjunto de quebra-molas que foi instalado junto com a finalização das obras de recuperação asfáltica da Avenida João Paulo I acabou ganhando a mídia, sendo que os mesmos tiveram que ser retiradas por uma ação do Ministério Público que foi provocado por denúncias de cidadãos. Agora, a questão da segurança, principalmente dos pedestres, ainda está em aberto, já que as obras deixaram a referida via “um tapete”, ou seja, um convite aos que gostam de pisar fundo no acelerador. Uma comissão já está sendo formada e será feito um estudo para encontrar a solução para esse impasse, até mesmo com a instalação de lombo-faixas, mas desde que as mesmas estejam em total sintonia com a nova legislação. 

O documento solicitando a retirada dos quebra-molas (Reprodução)

'O Governo do Estado está sendo omisso com Brumado', afirma vereador Weliton Lopes

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 25 Mar 2014
  • 10:27h

O vereador foi taxativo em suas palavras (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

“Os políticos têm a obrigação de defender os interesses do povo”, foi com essa afirmação que o vereador Weliton Lopes iniciou a sua fala com o Brumado Urgente, logo após o término da sessão desta segunda-feira (24). “O que está acontecendo com o nosso município é frustrante, é decepcionante, é inaceitável. Começou com a retirada da Defensoria Pública Estadual, que foi o primeiro acinte, agora a mesma situação irá acontecer com a Inspetoria da Fazenda, então nós vamos ficar calados diante destes fatos revoltantes?”, reiterou o parlamentar. Aproveitando o momento eleitoral, Lopes ainda acrescentou que “o Governo do Estado está sendo omisso com Brumado, então, como este ano é um ano de eleições, a população tem que analisar muito bem quem vai escolher para representar o município, que o critério seja de quem realmente defende os interesses de nossa população”, e emendou “o governador Wagner falha muito e quer fazer o seu sucessor por meio de um “flash back”, com as mesmas obras como o “Luz para Todos”, que está parado na Bahia; com o “Água para Todos”; com a Fiol, que já teria que deveria estar concluída; com a Barragem de Cristalândia que só está com a promessa da segunda etapa; ou seja, querem se manter no poder com obras de 4 anos atrás, porque de efetivo nesse momento não temos nada, ou pior, estamos perdendo o pouco que temos”. Questionado sobre quem falha mais com Brumado, se são os deputados que representam o município ou o governador, ele, à queima-roupa, respondeu que “todos estão falhando. Brumado está sem representatividade”. Já sobre o fato se ele é a voz solitária da oposição ao governo do estado, ele respondeu que “não sou a voz da oposição, apenas reflito o sentimento do povo, que está insatisfeito com o que está acontecendo com Brumado, pois não podemos ficar calados diante deste descaso com o nosso município, onde estamos perdendo órgãos importantes, quando deveríamos estar é recebendo grandes obras”.