Cientistas criam vacina contra hepatite B administrada por spray nasal

  • 05 Set 2016
  • 19:00h

Vacina de hepatite B, injetável, pode ganhar nova opção de aplicação: por spray nasal (Foto: CDC/Judy Schmidt)

Pesquisadores da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, em Portugal, desenvolveram um spray nasal para administrar vacinas genéticas contra a hepatite B, mais eficazes e menos custosas que as injetáveis. O projeto, de especial interesse para países subdesenvolvidos e até o momento testado de forma positiva em ratos, é dirigido pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra e poderia se extender à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. O objetivo, segundo informou a própria universidade, é criar uma vacina genética que seja mais vantajosa para países em desenvolvimento nos quais há falta de profissionais da saúde, como enfermeiros, que possam aplicar a vacina injetável. Além disso, se eliminariam as complicações que podem ser geradas a partir da injeção, assim como as infecções que se originam pela reutilização das seringas. O projeto, coordenado pela pesquisadora portuguesa da Universidade de Coimbra, Olga Borges, foi publicado recentemente na revista científica "Molecular Pharmaceutics".

Como funciona
Segundo Borges, as moléculas terapêuticas desta vacina genética seriam transportadas da mucosa nasal ao interior das células, o que ficou comprovado nos testes desenvolvidos com ratos. Esta futura vacina se basearia nas moléculas denominadas "plasmídeos" que, em teoria, são muito mais resistentes às variações de temperatura que as vacinas comercializadas na atualidade, baseadas nos antígenos que estimulam o sistema imunológico. Neste caso, segundo a Universidade de Coimbra, os plasmídeos são pequenas moléculas que transmitem informação genética para as células do corpo, motivo pelo qual são capazes de ativar mecanismos de defesa no organismo humano e, assim, conseguiriam combater o vírus que origina a hepatite B. Olga Borges assegurou que "as nanopartículas desenvolvidas também poderão ser usadas para prevenir doenças sexualmente transmissíveis, já que induzem a produzir anticorpos na mucosa vaginal, de forma mais eficaz que as vacinas injetáveis". O projeto, que conta com a colaboração da Universidade de Genebra, faz parte de uma linha de pesquisa iniciada na Faculdade de Farmácia de Coimbra no ano 2003. Além disso, estes tipos de nanopartículas foram desenvolvidas durante outros quatro anos através do projeto de doutorado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, executado pela pesquisadora Filipa Lebre. A hepatite B é uma doença infecciosa do fígado, causada por um vírus que se propaga principalmente pela saliva, o sangue, o sêmen ou por qualquer líquido corporal de uma pessoa infectada.

CONTINUE LENDO

Governo prorroga prazo recadastramento de policiais reformados e da reserva

  • Correio 24h
  • 05 Set 2016
  • 18:03h

(Foto: Reprodução)

O prazo de recadastramento dos policiais reformados e da reserva foi prorrogado até o dia 16 de setembro. A informação foi divulgada na edição de sexta-feira (2) do Diário Oficial do Estado (DOE). As listas dos convocados e o teor dos editais estão disponíveis no Portal do Servidor. O recadastramento pode ser feito em uma das 55 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), situadas nos postos SAC da capital e interior, nas unidades do Ponto Cidadão e no SAC Servidor, localizado no bairro Boca do Rio. É necessário apresentar os originais da carteira de identidade (ou outro documento de identificação oficial), com foto atual e em bom estado de conservação; CPF e comprovante de endereço, como contas de água, luz ou telefone. Para recadastramento de inativos, é preciso agendar o atendimento por meio dos números 0800 071 5353 / 4020-5353 para os postos SAC do Shopping Paralela e Salvador Shopping, em Salvador; Feira Centro II, em Feira de Santana; Conquista II, em Vitória da Conquista; e Passeio Norte, em Lauro de Freitas. Outras informações podem ser obtidas pelo call center da Previdência Estadual: 0800 071 5353 (para quem liga de telefone fixo da Bahia) e (71) 4020 5353 (para ligações oriundas de fora do estado ou de celular). 

Bens culturais da Bahia passam a ser acessados pelo Google Maps

  • Ascom / Cultura
  • 05 Set 2016
  • 16:55h

(Foto: Divulgação)

Os bens culturais edificados e protegidos oficialmente através do tombamento na Bahia já podem ser acessados pelo aplicativo Google Maps. A ação facilita a busca imediata de endereços e mapas com exatidão real, aprimorando o monitoramento desses imóveis, privados e públicos. A versão para telefone móvel Android também está disponível e de forma prática para acesso via celular. A precisão do sistema faz com que o internauta navegue com todos os dados disponíveis sobre esses patrimônios tombados pelos governos estadual e federal, de qualquer lugar do mundo, desde que com acesso à internet. O trabalho está em desenvolvimento, com cerca de 90% concluído, e abrange todo o estado da Bahia. Foram incluídos bens tombados pelo IPAC e Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do Ministério da Cultura (MinC). Os dados foram classificados em conjuntos tombados e bens tombados isoladamente. Esses últimos, divididos em arquitetura civil, religiosa, fortes, terreiros e fontes. 

A iniciativa é do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). “Juntamente com o geoprocessamento que estamos fazendo com a Conder, a ação do aplicativo de imóveis protegidos no Google Maps é inédita na área do patrimônio cultural da Bahia. Com essa ferramenta, a gestão contemporânea sem precedentes com base em tecnologia de ponta para os bens edificados e as áreas oficialmente protegidas nos centros urbanos baianos”, afirma o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira. Ele explica que o aplicativo mostrará a descrição do local, o livro de tombo, situação e ambiência, dados tipológicos, cronológicos e técnicos. “Através do aplicativo, é possível traçar rotas, visualizar cidades e até utilizar um navegador GPS”, ressalta o diretor. Confira parte do trabalho do IPAC aqui: http://goo.gl/um01XL. Soluções – A aplicabilidade do trabalho do IPAC traz até informações de quem o ocupa, e se for concessionário de um imóvel público, por exemplo. Também mostra quando foi feita a última vistoria na edificação, se foram feitas intervenções irregulares, dentre outros dados. “Com isso podemos tomar decisões fundamentadas e providenciar soluções para problemas. Podemos ainda acompanhar transformações urbanas, orientar o crescimento, normatizar as intervenções e autuar as irregularidades”, diz o diretor de Projetos, Obras e Restauro (Dipro) do IPAC, Felipe Musse. Para o assessor da Dipro/IPAC, Yan Cafezeiro, o monitoramento por georreferenciamento é fundamental. “Melhora a gestão ao nos possibilitar saber rapidamente, por meio do aplicativo do Google Maps, as necessidades do imóvel, sua localização e até mesmo quais medidas e recursos a adotar para a conservação do patrimônio tombado e imobiliário. É uma ferramenta prática e ágil, por isso pretendemos utilizá-la cada vez mais”, afirma o técnico do IPAC. O georreferenciamento é o passo inicial do trabalho, pois define o desenho e referenciamento geográfico real dos imóveis no mapa. “O passo seguinte, que também já iniciamos, é o do geoprocessamento, que é a vinculação de dados e informações diversas aos desenhos feitos nos mapas”, completa o diretor Felipe Musse.

CONTINUE LENDO

Ibiassucê: Grávida de seis meses morre em acidente na BA-622

  • 05 Set 2016
  • 16:14h

(Foto: Sudoeste Bahia)

Maria José de Jesus Santos Farias, 36 anos e que estava grávida de seis meses, morreu após o carro em que estava capotar na BA- 622, próximo ao Povoado Forno de Telha, zona rural no município de Ibiassucê, na região Sudoeste. O acidente ocorreu no início da noite de domingo (04). Segundo informações publicadas no Blog Sudoeste Bahia, o motorista – que estava embriagado – perdeu o controle da direção do automóvel e o veículo veio a capotar. A gestante chegou a ser socorrida e encaminhada ao hospital municipal de Ibiassucê, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Havia ainda no carro cinco crianças, que viajavam no banco traseiro. Elas foram socorridas e levadas para o hospital de Caetité. Segundo populares, o condutor do automóvel fugiu do local e por muito pouco não foi linchado pelos moradores da localidade. (Blog do Rodrigo Ferraz)

Bahia tem três cidades com mais eleitores que moradores

  • Bahia Notícias
  • 05 Set 2016
  • 15:31h

(Foto: Reprodução)

Três cidades na Bahia terão mais eleitores que a própria população aptos a votar em outubro próximo. São os casos de Maetinga, no sudoeste; Serra Preta, na Bacia do Jacuípe; e Potiraguá, no Médio Sudoeste. Em Maetinga, que é o 408° município em população do estado, o percentual de eleitores chega a ser 43,8% a mais que o contingente populacional. Na cidade que fica quase na divisa com Minas Gerais, são 6.897 eleitores para 4.796 moradores, diferença de 2.101. Os dados são de um levantamento da Folha para as eleições 2016. Em Serra Preta, são 17.348 eleitores para 16.171 moradores, 7,3% a mais de votantes em relação a moradores. Já em Potiraguá, são 9.186 eleitores para 8.694 moradores, 5,7% a mais. O município com maior diferença em todo país é Severiano Melo, no Rio Grande do Norte. A cidade tem nada menos que 111% a mais de eleitores em comparação com a contagem de moradores. Lá, são 7.424 eleitores para 3.517 moradores, 3.907 votantes a mais que residentes. Em todo país, 352 cidades registram mais eleitores que moradores.

Greve Nacional dos bancários começa nesta terça-feira (06)

  • 05 Set 2016
  • 14:52h

(Foto: Divulgação)

Bancários de todo o país decidiram entrar em greve na próxima terça-feira (6) por tempo indeterminado, informou a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). Todos os sindicados aprovaram a paralisação após assembleia realizada nesta quinta-feira (1º). A categoria rejeitou a proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) de reajuste de 6,5%  sobre os salários, a PLR e os auxílios refeição, alimentação, creche, e abono de R$ 3 mil. Os sindicatos alegam que a oferta ficou abaixo da inflação projetada em 9,57% para agosto deste ano e representa perdas de 2,8% para o bolso de cada bancário. Os bancários querem reposição da inflação do período mais 5% de aumento real, valorização do piso salarial, no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$3.940,24 em junho), PLR de três salários mais R$ 8.317,90, além de outras reivindicações, como melhores condições de trabalho.

Carro fica pendurado em ponte após acidente com três caminhões na BR-116

  • 05 Set 2016
  • 14:13h

Carro ficou preso na beira da ponte após acidente (Foto: blogdorodrigoferraz)

Um carro ficou pendurado na extremidade lateral de uma ponte após um acidente na altura do km-910 da BR-116, trecho que liga os municípios de Vitória da Conquista e Cândido Sales, região sudoeste da Bahia. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu no sábado (3) e envolveu ainda mais três caminhões, deixando apenas uma pessoa com ferimentos leves. Ainda de acordo com a PRF, um dos caminhões perdeu o freio na descida da ponte que dá acesso à cidade de Cândido Sales, e atingiu os outros veículos. O carro ficou preso no guard-rail da ponte, mas os ocupantes conseguiram descer pelo lado do motorista. Um dos caminhões envolvidos no acidente ficou atravessado na pista e causou um longo congestionamento no momento da batida.

Nassau sedia debate Prefeituráveis

  • Ascom I Faculdade Maurício de Nassau I Mara Ferraz
  • 05 Set 2016
  • 13:31h

(Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (06) irão se reunir na Faculdade Maurício de Nassau - Vitória da Conquista os sete candidatos a prefeito da cidade para um debate promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista e Regiões Sul e Oeste da Bahia –Sinserv, em uma parceira com a Maurício de Nassau. Na ocasião, os candidatos Arlindo Rebouças (PSDB), Enoque Matos (PSOL), Herzem Gusmão (PMDB), Jean Fabrício (PCdoB), Zé Raimundo (PT), Joás Meira (PSB) e Roberto Dias (PDT) estarão presentes para promoverem as propostas de governo. Segundo o diretor da faculdade, Ricardo Marques, essa ação visa contribuir com o atual momento pelo qual o município vem passando, que é a escolha do próximo Gestor Municipal, e “a Faculdade se sente honrada em participar desse processo, contribuindo com o enriquecimento do conhecimento que será disseminado no debate acerca das propostas de cada candidato”, defende.  O evento acontecerá às 14h30 na quadra da Instituição, situada na Avenida Genésio Porto, Centro. O debate destina-se ao público composto por servidores municipais, moradores e estudantes de Vitória da Conquista. Para mais Informações, o telefone é (77) 3425 2492.

Saque do PIS é prorrogado até dezembro; quase um milhão ainda não retiraram o benefíci

  • 05 Set 2016
  • 12:53h

(Foto: Reprodução)

O prazo para saque do abono salarial PIS/Pasep foi ampliado até 31 de dezembro. Segundo o Ministério do Trabalho, cerca de um milhão de trabalhadores ainda não sacaram o beneficio. O abono é de um salário mínimo, atualmente R$ 880 reais.  Quem possui o Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode ir até os terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma Casa Lotérica verificar se o benefício está na conta. Se não tiver o Cartão do Cidadão, o beneficiado pode receber o abono em qualquer agência da Caixa Econômica Federal mediante apresentação de um documento de identificação.  Quem recebe o Pasep pago pelo Banco do Brasil, deve primeiro confirmar o depósito na conta e se ainda não constar,  procure uma agência e apresente um documento com foto. Os benefícios que não forem sacados voltarão para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e não estarão mais disponíveis para retirada nas agências bancárias.

Brumado empata com Vitória da Conquista na 3ª rodada do Intermunicipal

  • 05 Set 2016
  • 12:13h

(Foto: Brumado Urgente)

Neste domingo (4),  Brumado  enfrento a seleção de Vitória da Conquista pela 3ª rodada do Campeonato Intermunicipal. A partida terminou empatada em 1×1. O gol do alviverde foi marcado por Eder Amorim após cobrança de falta. Com o resultado, o time do Vitória da Conquista mantém a liderança do Grupo 12. Até agora, o Alviverde tem 7 pontos, dois a mais que  Brumado, que está em segundo lugar do Grupo. Caetité, que goleou Dom Basílio por 4×0, agora é o terceiro colocado com 3 pontos. No próximo domingo, Conquista e Brumado se enfrentam às 15 horas no estádio Edivaldo Flores. (Blog da Resenha Geral)

Preço do gás sobe até 15% a partir desta segunda na BA, diz sindicato

  • 05 Set 2016
  • 11:24h

Preço do gás de cozinha pode custar até R$ 70 (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)

O valor do gás de cozinha sobe entre 10% a 15% no estado a partir desta segunda-feira (5), de acordo com previsão do Sindicato das Revendedoras de Gás do Estado da Bahia (Sinrevgas). O presidente da entidade, Edgard Moura, diz que o reajuste deve fazer com que o produto, cujo preço, que variava entre R$ 50 e R$ 60, passe a ser vendido em torno de R$ 60 a R$ 70, em média. “[O motivo do reajuste é o] aumento de custo das revendas e também aumento do preço do produto, por conta do dissídio coletivo dos funcionários das distribuidoras que vendem para a gente”, diz o sindicalista. O último reajuste ocorreu em setembro do ano passado.

Super Oferta da Serralheria Santa Rita

  • 05 Set 2016
  • 10:13h

A Serralheria Santa Rita preparou para você excelentes ofertas, e, dentre várias estão o porcelanato retificado white Via Rosa 72 x 72 mm que está saindo por 44,95 à vista. Não perca essa oportunidade de revestir ou trocar o piso de sua residência ou ponto comercial por este porcelanato de fino acabamento. Faça hoje mesmo uma visita a Serralheria Santa Rita e confira essa e outras promoções, na Av. Centenário, 511, fone (77) 3441-5087.

Governo Temer acelera projeto de terceirização irrestrita

  • 05 Set 2016
  • 09:32h

(Foto: Reprodução)

O governo de Michel Temer vai apoiar a proposta de terceirização irrestrita, para qualquer tipo de atividade, nos moldes propostos pelo projeto aprovado na Câmara, no início de 2015, e que está à espera da votação no Senado. O Palácio do Planalto quer que o projeto, que conta com a simpatia de associações patronais, mas a ojeriza das centrais sindicais, seja aprovado ainda este ano, concomitantemente ao andamento da reforma da Previdência. Apesar de o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, ter dito que o governo vai encaminhar ao Congresso outro projeto sobre o tema, não há dúvidas no núcleo duro que assessora Temer do apoio a essa proposta, que já passou pelo trâmite na Câmara. A ideia é economizar tempo e entregar ao setor produtivo, no prazo mais breve possível, uma medida concreta que represente redução de custos. 

Regulamentar a terceirização é um dos pontos do que está sendo chamado no Planalto como “modernização” das relações de emprego. A reforma trabalhista deve permitir que as convenções coletivas prevaleçam sobre as normas legais. Sob essa premissa, além dos itens que a própria Constituição permite flexibilizar – como jornada de trabalho, banco de horas, redução de salário, participação nos lucros e resultados – outros benefícios, como férias e 13.º salário, adicionais noturno e de insalubridade, salário mínimo, licenças e FGTS, também serão negociados. O Estado apurou que a avaliação de Nogueira no mercado e entre seus pares no ministério é ruim. Ele não teria força para tocar uma reforma trabalhista desse calibre e deve ser enquadrado pelo Planalto para encampar os princípios que o governo Temer defende. O ministro do Trabalho chegou a prometer às centrais que só haveria posição sobre terceirização depois de discussões em um grupo de trabalho – que foi criado, mas nunca se reuniu. A equipe de Temer também quer tirar do papel duas novas modalidades de contrato de trabalho: o parcial e o intermitente, com jornada inferior a 44 horas semanais e salários proporcionais. “Ninguém imagina que vai conseguir unanimidade em qualquer desses projetos”, afirmou ao Estado o ministro de Governo, Geddel Vieira Lima, quando questionado sobre a força da base aliada do governo para aprovar a regulamentação da terceirização de qualquer atividade. “Veja que, nas grandes democracias do mundo, toda vez que se fala em mudanças de regras trabalhistas e previdenciárias sempre dá turbulência”, completou o ministro. Segundo ele, porém, essas são medidas necessárias para garantir crescimento de longo prazo. “Diferente desses processos cíclicos que se aproveitam de circunstâncias internacionais, dando ilusão a todo brasileiro”, alfinetou. O projeto aprovado na Câmara, depois da atuação com mãos de ferro do ex-presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não tinha a adesão do governo da presidente cassada Dilma Rousseff. Será preciso o governo Temer convencer o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sobre o teor do projeto aprovado na Câmara. Ele não concorda com o texto por considerar que haverá precarização das condições de trabalho. Mesmo opinião tem o senador Paulo Paim (PT-RS), relator do projeto na comissão especial. Ele vai apresentar um novo texto para garantir, segundo ele, os direitos básicos trabalhistas aos 13 milhões de brasileiros que são terceirizados. “O projeto da Câmara não coloca limite para a terceirização. Dessa forma, não passará aqui no Senado”, afirmou. Paim disse que visitou todas as capitais brasileiras e foi “unânime” a opinião que o texto aprovado pelos deputados tem de ser rejeitado.

CONTINUE LENDO

Remédios ficam mais caros na Bahia

  • Bahia Notícias
  • 05 Set 2016
  • 08:54h

(Foto: Reprodução)

A necessidade de os governos estaduais reforçarem o caixa em tempo de crise está custando caro a pacientes de quatro regiões do país. Desde o fim do ano passado, 12 estados aumentaram o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre medicamentos, com impacto médio de 1,2% sobre os preços. De acordo com levantamento da Interfarma, associação que reúne 55 laboratórios em todo o país, a alíquota passou de 17% para 18% na Bahia e em outros 11 estados: Amapá, Amazonas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins. O imposto subiu de 17% para 17,5% em Rondônia e de 19% para 20% no Rio de Janeiro, que cobra o maior ICMS do país sobre medicamentos. Segundo a Agência Brasil, a carga tributária média sobre os medicamentos no Brasil corresponde a 34% do preço total, uma das mais altas do mundo. 

A alta do ICMS, de acordo com a Interfarma, resulta em redução de descontos nas farmácias porque a indústria farmacêutica está sendo impactada por outros custos que não foram totalmente repassados em 2015, como a alta do dólar e da energia elétrica. Para o diretor de Acesso da Interfarma, o consumidor é punido duplamente, tanto ao comprar o medicamento como ao pagar imposto mais alto que não necessariamente é aplicado em saúde. “No caso do Farmácia Popular, que é um programa muito bem-sucedido, o governo federal gasta quase R$ 3 bilhões por ano com programa, mas paga, em média, 18% de ICMS para o estado, que não abriram mão do imposto. Quase R$ 600 milhões por ano vão para o tesouro dos estados, mas não voltam à saúde”, diz. Segundo Bernardo, a alta do ICMS agravou as distorções na tributação dos medicamentos, que pagam mais imposto que produtos menos essenciais. “Alguns estados cobram 12% de ICMS sobre automóveis e 17% sobre cerveja, enquanto reajustaram a alíquota sobre medicamento para 18%”, ressalta. “Até medicamentos veterinários são isentos de ICMS, mas os demais tipos pagam uma das cargas tributárias mais altas do mundo”, criticou.

CONTINUE LENDO

Operação contra fraude em fundos de pensão leva PF a 8 estados e DF

  • 05 Set 2016
  • 08:14h

(Foto: Reprodução)

Policiais federais foram às ruas nesta segunda-feira (5) em uma operação que investiga irregularidades em quatro dos maiores fundos de pensão do país, todos ligados a estatais. Os desvios são estimados em R$ 8 bilhões. Ao todo, são cumpridos 106 mandados de busca e apreensão, 34 mandados de condução coercitiva e 7 mandados de prisão temporária. De acordo com a Polícia Federal, os alvos são 74 pessoas e 38 empresas ou entidades. Os focos da operação "Greenfield" são a Funcef (fundo de pensão de funcionários da Caixa), a Petros (de trabalhadores da Petrobras), a Previ (de funcionários Banco do Brasil) e o Postalis (de trabalhadores dos Correios). A ação da PF conta com auxílio do Ministério Público Federal, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Os mandados foram expedidos pela 10ª Vara Federal de Brasília

As ações ocorrem em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Amazonas e no Distrito Federal. "A decisão judicial ainda determinou o sequestro de bens e o bloqueio de ativos e de recursos em contas bancárias de 103 pessoas físicas e jurídicas que são alvos da operação no valor aproximado de R$ 8 bilhões", informou a Polícia Federal. De acordo com a corporação, as investigações foram motivadas após a revelação da causa de  déficits bilionários de fundos do tipo. "De dez casos, oito são relacionados a investimentos realizads de forma temerária ou fraudulenta pelos fundos de pensão, por meio dos FIPs (Fundos de Investimentos em Participações)", disse a polícia. Os investigadores observaram a configuração de núcleos criminosos: o empresarial, o dirigente de fundos de pensão, o núcleo de empresas avaliadoras de ativos e o núcleo de gestores e administradores dos fundos de investimentos em participações. De acordo com a PF, os investigados podem ser indiciados por gestão temerária ou fraudulenta. Também podem responder por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. Ao todo, participaram da operação iniciada pela manhã cerca de 560 policiais federais, 12 inspetores da CVM, 4 procuradores federais da CVM, 8 auditores da Previc e 7 procuradores da República.

Greenfield
O nome da operação faz alusão a investimentos que envolvem projetos incipientes (iniciantes, em construção), ainda no papel, como se diz no jargão dos negócios. No sistema financeiro, o contrário de investimentos Greenfield é o Brownfield. Nesse tipo, os recursos são aportados em um empreendimento/empresa já em operação.

VEJA ONDE SÃO CUMPRIDOS OS MANDADOS

DF: 20 mandados de busca e apreensão, 6 conduções coercitivas e 5 mandados de prisão temporária

São Paulo:
São Paulo - 44 mandados de busca e apreensão, 17 conduções coercitivas e 1 prisão temporária
Campinas - um mandado de busca e apreensão e um de condução coercitiva;
Santos - um mandado de busca e apreensão

Rio de Janeiro:
Rio de Janeiro - 28 mandados de busca e apreensão, 7 conduções coercitivas e 1 prisão temporária
Niterói: três mandados de busca e apreensão e um de condução coercitiva

Espírito Santo:
Vila Velha - um mandado de busca e apreensão e um prisão temporária

Bahia:
Salvador - um mandado de busca e apreensão e um condução coercitiva
Ilheus - um mandado de busca e apreensão

Paraná:
Curitiba - um mandado de busca e apreensão;

Rio Grande do Sul:
Porto Alegre - dois mandados de busca e apreensão e um de condução coercitiva

Santa Catarina:
Florianópolis - três mandados de busca e apreensão, um de condução coercitiva e um mandado de prisão temporária

Amazonas
Manaus - dois mandados de busca e apreensão

Segundo a Polícia Federal, o número de mandados (de busca e apreensão, condução coercitiva e prisão) é diferente do numero total de alvos porque parte deles teve medidas cumpridas em mais de um endereço.

CONTINUE LENDO