Estudantes aprovados no IFBA em Brumado aguardam liberação de transporte que foi garantido pela Prefeitura de Livramento

  • Informações da 88FM
  • 18 Fev 2020
  • 19:55h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

Estudantes da cidade de Livramento de Nossa Senhora, que foram matriculados no Instituto Federal da Bahia, Campus de Brumado, estão vivendo um verdadeiro drama por falta de transporte. Segundo informações, diversos alunos livramentenses não tem condições de arcar com despesas de transporte particular para deslocarem ao IFBA, localizado no município de Brumado, em virtude dessa consequência eles foram obrigados a pedir ajuda da Prefeitura Municipal de Livramento, para custear as viagens. Na ocasião, o governo municipal, garantiu que um transporte seria beneficiado aos alunos, onde os mesmos pudessem frequentar as aulas de seus respectivos cursos na Capital do Minério. De acordo com os estudantes, a Prefeitura ainda não liberou o transporte, e alegou que falta um motorista para fazer a condução deles até a unidade. A equipe de jornalistas da Rádio 88 FM de Livramento entrou em contato com o secretário de Educação do Município, o Sr. Sebastião Fernandes, conhecido como Tiãozinho, afirmou que todas as medidas cabíveis estão sendo realizadas junto ao prefeito para que o transporte seja feito. Tiãozinho também explicou que a gestão municipal, mesmo sem qualquer obrigação legal, disponibiliza dois veículos que fazem transporte de alunos para a Uneb, e na oportunidade pode haver uma adequação para os estudantes do IFBA onde todos poderão ser transportados na mesma viajem. Tiãozinho disse ainda haver um excesso de demanda, mas que seguirá lutando para que os estudantes não fiquem sem frequentar as aulas. 

Mulher que saiu de Brumado para levar tabletes de maconha para Guanambi acabou sendo presa em flagrante

  • Brumado Urgente
  • 18 Fev 2020
  • 18:09h

A prisão foi efetuada pela PM (Foto: Vilson Nunes)

Segundo relatos divulgados pelo site Folha do Vale, duas mulheres acabaram sendo presas na madrugada de ontem (17) no Terminal Rodoviário de Guanambi, por volta das 01h30h. Ainda segundo a publicação, a Polícia Militar foi informada através do Centro Integrado de Comunicação (CICOM), que uma mulher embarcou em um ônibus na cidade de Brumado com destino à Guanambi e estaria levando uma quantidade de droga. Por volta de 01h30, uma mulher com as mesmas características desembarcou em Guanambi e no momento que ela entregava uma sacola com os entorpecentes para outra mulher, os agentes da Polícia Militar realizaram a prisão. Na sacola continha dois tabletes de substância análoga à maconha. A identidade das duas não foi revelada pela Polícia.

Empreiteiro contesta vereador Palito e afirma “você gosta de falar e falar”

  • Brumado Urgente
  • 18 Fev 2020
  • 17:36h

O empreiteiro Ednei Clebson inclusive postou uma foto com as máquinas trabalhando no local (Foto: Reprodução Whatsapp)

Após deixar a base de sustentação à administração municipal, o vereador Luiz Carlos Palito, subiu o tom dos seus discursos, sendo muitas vezes extremamente ácido e contestador, o que não era uma postura que lhe era peculiar, já que ele preferia muitas vezes o silêncio do que as discussões. Ele rapidamente assumiu de forma intensa o papel oposicionista, tendo a Comunidade de Lagoa Funda como foco principal de suas contestações. Na sessão desta segunda-feira (17), Palito foi mais uma vez duro em seu pronunciamento, afirmando que as obras que foram iniciadas na referida comunidade estão todas paralisadas, trazendo inúmeros transtornos para os moradores, que, segundo ele, não escondem a sua indignação. Dentre as várias citações, um dos focos da indignação seria as obras de pavimentação do Projeto Caminho da Escola, que teriam sido, segundo o parlamentar, paralisadas há um bom tempo, o que gerou muita poeira e contratempos para os moradores. A afirmação foi fortemente rebatida pelo empreiteiro Ednei Clebson, o qual está realizando a obra e que por meio das redes sociais afirmou que “relate um fato verídico para que possa ter crédito!! O trabalho estar sendo feito, irei enviar vídeos de caminhão pipas jogando água!! E já que você, vereador de falar e falar!!  Venho te dizer que Deus é maravilhoso!! Nunca desampara os seus. Lagoa funda caiu uma chuva agora à tarde muito maravilhosa, então, se o problema era a poeira, Deus resolveu. Abraços Deus abençoe você e os seus”.

Otimista, Léo Vasconcelos projeta inúmeros avanços para a região de Ubiraçaba e Samambaia

  • Brumado Urgente
  • 18 Fev 2020
  • 16:46h

O presidente do Legislativo não escondeu a sua satisfação pelas obras (Foto: Brumado Urgente)

O presidente do Poder Legislativo de Brumado, vereador Léo Vasconcelos, quebrou o seu tradicional silêncio, já que vem adotando uma postura muito democrática à frente da Casa da Cidadania, e fez questão de confirmar, na sessão ordinária desta segunda-feira (17), inúmeras obras que poderão ser realizadas nos distritos de Ubiraçaba e Samanbaia, dois locais que ele é representante. O vereador iniciou o discurso ressaltando que, nesta segunda, após solicitação do seu mandato, foram trocadas lâmpadas e inseridos braços de luz na vila do distrito de Ubiraçaba. Em tom de alegria ele citou que “as máquinas que realizarão o serviço de pavimentação asfáltica no trecho que liga Ubiraçaba a Samabaia, já retornarão ainda essa semana à obra que é resultado de mais uma emenda do deputado federal Artur Maia”.  Ele ainda lembrou que que “aditivos de governo federal serão empregados no entorno da praça da igreja em Samambaia, o que é mais outra vitória para os moradores”. No final ele ainda observou que “várias obras que serão realizadas como a construção da quadra poliesportiva da Lagoa de São João; construção de banheiros em Ubiraçaba; construção da praça da comunidade do Marquinho;  construção de quadra poliesportiva na comunidade  Boi Morto;  construção de quadra poliesportiva na comunidade Boa Sorte, e, por fim, a reforma da quadra poliesportiva da comunidade Represa. O que nos deixa muito satisfeitos, pois é resultado do nosso trabalho em prol dessas comunidades”.

Vídeo:Mãe descobre ao vivo que filha foi assassinada e desmaia; ‘Cidade Alerta’ é criticado na web

  • Redação
  • 18 Fev 2020
  • 16:35h

(Reprodução: TV Record)

O programa “Cidade Alerta”, da Record, está sendo criticado nas redes sociais após decidir exibir, nesta segunda-feira (17), uma cena de tragédia. Comandado por Luiz Bacci, a atração informou ao vivo a uma mãe que sua filha tinha sido assassinada pelo namorado. “Não! Não! Ele não fez isso com a minha filha!“, gritou antes de desmaiar.

Conquista: Chove forte na cidade e tem mais previsão de pancadas de chuva

  • Rodrigo Ferraz
  • 18 Fev 2020
  • 16:32h

(Foto: Reprodução TV Bahia)

A chuva que a previsão do tempo constatou para este meio de semana, cai forte em Vitória da Conquista neste momento, conforme noticiou o Blog do Rodrigo Ferraz. Com um pouco de antecipação, já que ela estava prevista para a madrugada de terça para quarta-feira, ela não deixa de ser muito bem-vinda. A temperatura vai um pouco e ajuda a aliviar a onda de calor e sensação de abafamento que perdurava há dias. E a previsão ainda aponta mais chuva ao longo da semana.

Donos de granjas de suínos devem ficar atentos a suspeitas de infecção por Senecavírus A

  • Por David Porto | Aconteceu no Vale
  • 18 Fev 2020
  • 16:24h

Minas possui cerca de 1,2 mil granjas de suínos cadastradas no IMA – Foto: Divulgação

Com sintomas semelhantes aos da febre aftosa, a infecção por Senecavírus A tem preocupado produtores de suínos da região do Triângulo Mineiro, intensificando atividades de atendimento do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) a suspeita de doenças vesiculares. Os suínos apresentam lesões na cavidade oral, focinho e cascos, além de dificuldade de locomoção.  Em Minas Gerais o primeiro caso de infecção ocorreu em 2014 na cidade de Uberlândia, ressurgindo em outubro de 2019 em várias granjas do Triângulo Mineiro. Somente em 2020 cerca de 60 granjas foram interditadas, detectando-se a presença de Senecavírus A em algumas delas.   O IMA alerta produtores e veterinários responsáveis de granjas suínas para a importância da rápida notificação de qualquer suspeita da doença. É possível fazer uma notificação ou relatar qualquer informação epidemiológica, neste link ou nos escritórios do IMA distribuídos em todo o estado. De acordo com o coordenador estadual do Programa de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, Natanael Lamas Dias, a infecção por Senecavírus A não causa impactos de saúde pública e nem embargos econômicos, mas só pode ser distinguida da febre aftosa após análises laboratoriais. “A notificação tardia prejudica o sistema de vigilância. Quando há suspeita o IMA é acionado e tem um prazo de 12 horas para ir até a propriedade”, diz.  Após a coleta as amostras são analisadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), localizado em Pedro Leopoldo (MG). Os resultados ficam prontos em cerca de dois dias. 

Alerta: em tempos de Coronavírus, Brasil tem alerta de novo surto de Dengue

  • Redação
  • 18 Fev 2020
  • 15:28h

A prevenção e conscientização sobre os riscos da doença são armas poderosas no combate (Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

Diante da preocupação de se prevenir a chegada do coronavirus, atualmente, o Brasil passa por um novo estado de alerta diante da epidemia provocada por uma doença já conhecida em território nacional: a dengue. Cerca de 57.485 novos casos já foram notificados ao Ministério da Saúde em 2020 e dezenas de municípios em diversas regiões já declararam epidemia. Ainda de acordo com o Ministério, o estado de São Paulo concentra 33,4% dos casos prováveis do país, contando mais de 10 mil registros. O Paraná é o segundo da lista, com 8.463 novos casos. Até o momento, a região com maior incidência é o Centro-Oeste, com mais de 100 mil habitantes atingidos pela doença. A situação é ainda mais alarmante considerando que, historicamente, o pico da doença costuma ocorrer no mês de abril, por ser um período mais chuvoso.

Milagres: Quatro são presos após apreensão de 32 celulares roubados em festas populares

  • Informações do G1/BA
  • 18 Fev 2020
  • 14:20h

Ao menos 30 celulares roubados em festas populares na BA são apreendidos em carro — Foto: Polícia Rodoviária Federal/Divulgação

Quatro pessoas foram presas e 32 aparelhos celulares, apreendidos durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-116, trecho de Milagres, a 265 km de Salvador. O caso ocorreu na noite de segunda-feira (17). De acordo com a PRF, os celulares estavam escondidos embaixo do banco do motorista, em sacolas plásticas. Os presos são dois homens e duas mulheres. Questionados, os dois homens informaram ter roubado os aparelhos de pessoas que participavam de festas populares que ocorreram no último fim de semana nas cidades de Lapão e Belo Campo, ambas no interior da Bahia. Segundo a PRF, um dos homens, de 25 anos, tinha um mandado de prisão preventiva em aberto pelo crime de estupro, expedido pela Vara Crime de Ribeira do Pombal, cidade no norte da Bahia. Não há mais detalhes sobre o crime. Também foi encontrada maconha no veículo, mas a quantidade não foi detalhada pela polícia. Todos os materiais e os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Itaberaba, para adoção de medidas cabíveis.

Sudoeste: bebê de 1 ano e 9 meses morre após ficar presa entre cama e parede do quarto de casa

  • IRepórter
  • 18 Fev 2020
  • 11:24h

(Foto: Reprodução)

A tragédia aconteceu no começo da noite de domingo (16), na fazenda Pedra Corrida, no município de Iguaí.As informações apuradas pelo IRepórter dão conta que a criança de 1 ano e 9 meses ficou “presa” entre a cama e a parede do quarto da residência, onde morava com a família. Ela foi socorrida às pressas para o hospital do município, mas não resistiu. O clima entre familiares e amigos é de muita dor e comoção. O corpo da menina foi encaminhado para o Instituto Médico legal (IML) em Itapetinga e depois do exame de necropsia liberado para os familiares.

Brumado: clima muda e possibilidade de chuvas até o Carnaval aumentam

  • Brumado Urgente
  • 18 Fev 2020
  • 11:01h

(Foto: Brumado Urgente)

Após um início de ano com ótimos índices pluviométricos, as chuvas deram uma trégua em Brumado, mas, na manhã desta terça-feira (18) a atmosfera teve uma alteração, tendo na nebulosidade uma projeção de que pancadas poderão ocorrer durante os próximos dias. Segundo o Seagri, apesar de índices pequenos, as chuvas deverão fazer companhia aos brumadenses durante o carnaval, o que seria muito bem-vinda, já que o clima está bastante abafado, com temperaturas na casa dos 32 graus. Ainda segundo a previsão divulgada pelo referido instituto as chuvas poderão durar até o final do mês, o que seria melhor ainda caso venha a ocorrer, pois o mês de março é o período final onde as precipitações são mais constantes, ficando, conforme os índices históricos, até o mês de outubro para que elas retornem, ou seja, cerca de seis meses de estiagem. Esse ano devido às mudanças climáticas no mundo, as previsões eram de muita chuva para a região sudoeste, então, ainda poderão ocorrer surpresas nesse sentido.

Brumado: investigação da Polícia Civil tem como alvo algumas lojas de assistência técnica de celulares

  • Brumado Urgente
  • 18 Fev 2020
  • 09:26h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

A série de vazamentos de áudios em Brumado, especialmente da área política, vem promovendo um forte receio em levar o celular para a assistência técnica, já que, segundo informações, a Polícia Civil está fazendo uma ampla investigação em alguns desses estabelecimentos, que poderiam estar vendendo, inclusive, aparelhos adulterados, os quais poderiam ser produto de furto ou assalto. Aparelhos roubados em Brumado teriam sido encontrados em outros municípios da região, o que aumentou os indícios do ilícito. Outra vertente investigada é a possibilidade de clonagem e instalação de programas espiões nos aparelhos, os quais estariam sendo cada vez mais utilizados, principalmente por casais que buscam descobrir uma possível traição. Informações, não confirmadas, sinalizam que em alguns locais é possível contratar a instalação do programa espião no celular do parceiro que é levado para o conserto. É bom ressaltar que não existe nada comprovado até o momento e somente com o final das investigações se saberá se esses fatos estão realmente acontecendo em Brumado, então, até lá, é bom tomar certas precauções.  

TAC estipulou prazo de até 06 de março para usina de asfalto ser transferida das proximidades do Brisa III; interdição pode acontecer

  • Brumado Urgente
  • 18 Fev 2020
  • 08:39h

A fumaça expelida pela usina vem provocando problemas de saúde nos moradores (Foto: Brumado Urgente)

Segundo os moradores do Conjunto Residencial Brisa III, a usina de asfalto que fica muito próxima de suas residências vem promovendo uma grande tribulação em suas vidas, deixando, inclusive, adoecendo muitos deles com sérios problemas respiratórios, já que a fumaça expelida seria tóxica. Novamente em contato com a redação do Brumado Urgente, eles garantiram que a situação ficou insustentável e os apelos, especialmente das crianças e dos idosos, é cada vez maior para que ela venha encerrar as suas atividades. Segundo informações obtidas pela nossa equipe, foi firmado um TAC - Termo de Ajustamento de Conduta, entre o proprietário e o Ministério Público estabelecendo o prazo de até 06 de março para a usina ser transferida para outro local e, caso isso não aconteça, deverá ocorrer uma interdição. Essa informação também foi confirmada pelo Departamento de Meio Ambiente Municipal, o que trouxe alívio para os moradores.

Professores da Rede Estadual de Ensino paralisam suas atividades a partir desta terça-feira (18)

  • Brumado Urgente
  • 18 Fev 2020
  • 08:13h

Um dos pontos mais questionados pelos professores sobre a aposentadoria que está sendo oferecida pelo governo do estado (Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

As relações entre o Governo do Estado da Bahia e os professores da Rede Estadual de Ensino, que já tinham indicativo de atrito, agora, logo no início do ano letivo de 2020, comprovam que o desgaste é maior do que se imaginava, já que, após uma assembleia na noite desta segunda-feira (17) no auditório do CEEB, os docentes definiram por uma paralisação, a qual se iniciará já hoje (18) e deverá durar, no mínimo até o período de carnaval. Segundo o comando do movimento paredista, existem oito pontos que estão em pendência com o governo do estado é a aposentadoria, que teve uma proposta, segundo os professores, muito além do esperado. Agora o principal nó na discussão é em relação ao repasse de 12,84% que ainda não teve a sua liberação, sendo que o reajuste oferecido foi somente uma correção da inflação. Com isso a crise pode se agravar e, como em anos anteriores, os milhares de estudantes do Ensino Médio podem ter seus estudos prejudicados pelas interrupções.  

Livramento: proprietário de bar é esfaqueado, suspeito do crime foi preso em flagrante

  • ALN
  • 18 Fev 2020
  • 07:40h

(Foto: Reprodução ALN)

Um homem identificado como Luiz Carlos Cordeiro Silva, popular “Luiz Coral”, sofreu uma tentativa de homicídio no início da tarde do último domingo (16), por volta das 12:30h, no Bairro Caixa D’água, em Livramento. Conforme informações passadas ao site Livramento Manchete, o suspeito de ter esfaqueado Luiz seria o seu vizinho. O autor identificado como Antônio Marcos teria discutido com a vítima em um bar. Após a confusão Marcos desferiu um golpe de arma branca (faca) em Luiz Coral, ele foi atingido na região do peito. Ainda segundo informações, o estabelecimento comercial é do próprio Luiz, onde ele teria negado de servir bebida para o autor da ação delituosa. A vítima foi socorrida pelo SAMU 192 e encaminhada para UPA 24h de Livramento, depois foi transferida para um Hospital em Vitória da Conquista, onde foi submetida a uma intervenção cirúrgica. Não há informações sobre seu estado de saúde. Marcos foi preso em flagrante pela Polícia Militar e apresentado na Delegacia de Polícia Territorial de Livramento, onde as autoridades civis realizaram as ações legais cabíveis.