Governo federal conclui 1º comboio de transporte de oxigênio para Manaus pela BR-319

  • 24 Jan 2021
  • 16:34h

Foto: Hugo Barreto/ Metrópoles

O transporte do primeiro comboio de carretas com oxigênio pela BR-319/AM com destino a Manaus foi concluído na manhã deste domingo (24). A força-tarefa foi executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), sob coordenação do Ministério da Infraestrutura. A estrada utilizada é a única ligação rodoviária entre a capital do Amazonas e Porto Velho, capital de Rondônia, e não está pavimentada.

O trabalho para viabilizar o transporte terrestre de dois comboios saídos de Porto Velho foi feito nos dias 20 e 21 de janeiro. As equipes do DNIT seguiram em escolta com máquinas em suporte aos atoleiros. No total, seis carretas chegaram ao destino e a expectativa é que mais chegue a Manaus até o fim do dia.

Na primeira etapa da operação para transportar 160 mil m³ de oxigênio para Manaus, os comboios percorreram o trajeto de 877 quilômetros e contaram com o apoio das equipes de manutenção do DNIT para atravessar trechos não pavimentados da BR-319/AM. A rota emergencial foi criada pelo Ministério da Infraestrutura em alternativa às balsas da Hidrovia do Madeira e do Amazonas, reduzindo em dias a chegada do material à capital amazonense. Ao todo, sete carretas com oxigênio passaram pela BR-319. 

O esforço é necessário porque o estado sofre com um colapso no seu sistema de saúde. Os casos de Covid-19 despontaram, consequentemente, a taxa de ocupação nos hospitais também cresceu e há mais de uma semana a rede de saúde lida com falta de oxigênio.

Candiba: Justiça Federal nega liminar contra prefeito acusado de 'furar fila' de vacinação

  • 24 Jan 2021
  • 14:38h

Foto: Reprodução / Instagram

O juiz federal Filipe Aquino Pessoa de Oliveira, negou, o pedido de liminar, do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que solicitava a condenação por improbidade administrativa do prefeito de Candiba, Reginaldo Martins Prado (PSD), por ter furado a fila de vacinação da Covid-19, o novo coronavírus na cidade.

O pagamento de multa no valor de R$ 145 mil, bem como a indisponibilidade de bens de Prado, também foi negado pela justiça federal, de acordo com decisão exarada nos autos de nº1000253-35.2021.4.01.3309.

Valendo-se da posição de prefeito municipal, Reginaldo inseriu-se, em subversão à ordem de prioridade posta nos planos nacional e estadual, como figura preferencial na campanha de vacinação, recebendo, de órgão local de saúde pública, dose do imunizante contra a Covid-19, entregue pelo Governo Federal. Após a repercussão negativa, o prefeito utilizou as redes sociais para pedir desculpas e apontar que o ato seria para incentivar a população a se imunizar. 

Na decisão, o magistrado argumentou que neste primeiro momento “não ficou claramente demonstrado que a intenção do gestor foi a de “furar a fila”, beneficiando-se de sua posição como gestor máximo do Município”, destacou.

Confira a decisão clicando aqui: 

Justiça determina entrega de 105 novos leitos de UTI em Vitória da Conquista

  • Ascom | MPF
  • 24 Jan 2021
  • 10:58h

A União, o estado da Bahia e o município de Vitória da Conquista têm 12 meses para entregar 30% dos leitos e 36 meses para concluir a determinação. (Foto: IBSP)

A partir de ação conjunta ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) e da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), a Justiça Federal determinou a construção, inauguração e habilitação de 105 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo 80 adultos e 25 pediátricos, na macrorregião sudoeste baiana. De acordo com a sentença, a União, o estado da Bahia e o município de Vitória da Conquista têm 12 meses para entregar 30% dos leitos e 36 meses para concluir a determinação, sob pena de multa a ser definida. O procurador da República Roberto D'Oliveira Vieira e o defensor público Pedro de Souza Fialho afirmaram na ação, ajuizada em 2016, que a macrorregião sudoeste da Bahia e o município de Vitória da Conquista possuíam 74 leitos de UTI, com taxas de ocupação que demonstravam a saturação do sistema e, portanto, não atendiam aos parâmetros do Ministério da Saúde quanto a ações e serviços no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Na ação, os órgãos verificaram, à época: taxas de ocupação acima de 100%; constante falta de leitos; internação de pacientes que precisam de UTIs em enfermarias e outros locais inadequados; adiamento de procedimentos cirúrgicos; agravamento de quadros de saúde; e, em alguns casos, o óbito prematuro de pacientes.

Candiba: Prefeito é acionado na justiça por improbidade por furar fila de vacinação

  • Sertão Hoje
  • 24 Jan 2021
  • 09:33h

O prefeito Reginaldo Prado, que não faz parte dos grupos que devem ser vacinados nessa 1ª fase, foi um dos primeiros a receber a 1ª dose da CoronaVac no Município. | Reprodução

 Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), em atuação conjunta, ajuizaram na quarta-feira, dia 20, na Justiça Federal, uma ação de improbidade e uma ação civil pública contra o prefeito de Candiba, Reginaldo Martins Prado (PSD), por burlar os protocolos nacional e estadual e ser o primeiro a ser vacinado contra a Covid-19 no município, mesmo sem integrar o grupo de prioridades da primeira fase. O MPF e MP/BA requerem a condenação do gestor por ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública e a indisponibilidade de seus bens para pagamento de multa no valor de R$ 145mil. O momento da vacinação de Reginaldo Martins Prado foi divulgado no perfil oficial da Prefeitura de Candiba no instagram na última terça-feira, 19. Entretanto, como Reginaldo tem 60 anos de idade e não reside em uma instituição para pessoas idosas, ele só deveria ser contemplado na segunda fase da campanha de vacinação. O grupo prioritário nessa primeira fase é restrito a trabalhadores de saúde, pessoas com 75 anos ou mais, pessoas de 60 anos ou mais que vivem em abrigos ou lar de idosos (institucionalizadas), população indígena aldeado em terras demarcadas, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas. Candiba recebeu 100 doses da vacina CoronaVac.

Pelo quinto dia seguido, Bahia registra mais de 30 mortes por conta da Covid-19

  • 24 Jan 2021
  • 08:52h

(Foto: Reprodução)

Pelo quinto dia seguido a Bahia registrou mais de 30 mortes por conta do novo coronavírus. Neste sábado foram 33 óbitos em razão da doença, de acordo com boletim emitido pela secretaria de saúde do estado. Nas últimas 24 horas, foram registrados 4.566 casos de Covid-19. Entre os infectados, 3.695 já estão recuperados. Dos 562.466 casos confirmados desde o início da pandemia, 541.416 já são considerados recuperados e 11.223 encontram-se ativos. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,04%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (11.461,60), Itororó (9.464,23), Muniz Ferreira (8.879,01), Itabuna (8.797,36), Conceição do Coité (8.785,20).

Enem: 2,5 milhões de alunos são esperados no segundo dia de provas, neste domingo

  • Redação
  • 24 Jan 2021
  • 08:07h

(Foto: Reprodução)

Dois milhões e meio de estudantes devem fazer neste domingo (24) as provas do segundo dia do Enem. No último domingo (17), mais de 50% dos inscritos faltaram ao exame. É assim que a Gabriela fica na véspera de prova. Ela quer ser médica, estudou bastante, mas pra enfrentar as noventa questões de matemática e ciências da natureza no domingo, a estratégia dela é respirar. "Eu não fico muito focada na prova, porque nesse dia pré-prova vvem as perguntas, será que eu estudei o suficiente, será que vai cair o tudo o que eu que eu sei?" , conta Gabriela. Os portões serão abertos às 11h30 e fecham às 13h, meia hora antes do início da prova. Além dos itens obrigatórios de todo ano, como caneta e documento com foto, o estudante também precisa estar de máscara, de acordo com o G1. "É bom que ele fique atento aos horários, chegue lá realmente mais cedo, os portões estão abrindo meia hora mais cedo, se ele já teve algum tipo de problema no primeiro dia, ficar ainda mais atento, chegar com calma, se estabelecer no seu local e respeitar todas as regras que são pedidas", diz Junio Santos, professor. A abstenção foi alta na primeira etapa, cerca de 50%, e mesmo assim alguns estudantes não conseguiram fazer o exame por causa da superlotação em pelo menos 11 locais no Brasil. Os candidatos que foram barrados têm duas alternativas: podem fazer as provas neste domingo e pedir a reaplicação da primeira etapa ou não comparecer e solicitar a reaplicação das duas provas. Quem faltou no primeiro dia e não se justificou, está eliminado. Os pedidos de reaplicação podem ser feitos no site do Inep a partir de segunda-feira (25). O prazo é até o dia 29 de janeiro. Isso também vale para quem apresentar sintomas de Covid neste sábado ou no domingo. Essas provas estão marcadas para os dias 23 e 24 de fevereiro. Na mesma data será aplicado o exame para os candidatos do Amazonas e de duas cidades de Rondônia. Para a Marilene deu tudo certo no domingo passado e a torcida é grande para que as provas deste domingo sejam mais um passo para realização de um sonho antigo. "Eu tive minha filha muito nova, eu tive minha filha com 18 anos, aí meu ex-marido não deixava eu estudar. Tinha 48 anos que eu não estudava. Todas as etapas que eu tô passando, é uma conquista muito grande, então o coração só fica feliz", conta a aposentada Marilene Abreu.

Conheça o primeiro videoclipe brasileiro que usa a tecnologia Deepfake ? em todo o clipe

  • Fabiano de Abreu
  • 23 Jan 2021
  • 16:25h

(Foto: Divulgação)

A convite do diretor Marco Loschiavo. Fernando 3D e Leandro “Na Pratica” foram chamados para aderirem suas experiencias e profissionalismo no Deepfake, I.A. e VFX para produzirem o novo clipe do Tropkillaz.

Novidades na comunicação visual. Pela primeira vez, um videoclipe brasileiro foi inteiramente feito com imagens em Deepfake. O vídeo da banda Trokillaz foi produzido por uma equipe formada pelo diretor de arte, Fernando 3D, o programador Leandro “Na Prática“, além de direção e edição de Loshiavo.

Fernando 3D conta que o vídeo remete a cenas dos anos 60, 70 e 80, “com imagens de dançarinos fazendo coreografias malucas, estilosas e engraçadas”, destaca. O grande desafio, ressalta o diretor de arte, “foi o número de deepfake inseridos e a serem usados em um vídeo clipe”.

Leandro “Na Pratica” destaca que “precisamos montar um software de automação que treina e aplica em massa os rostos dos cantores, Zegon e Laudz, nesses vídeos antigos, sem isso seria impossível concluir o clipe em prazo aceitável”. Leandro mantém o canal do YouTube “Deeplearning Na Prática“, onde ensina algumas das técnicas utilizadas. 

Loshiavo completa: “Descobri os caras que dominam a tecnologia, o Fernando 3d e Leandro “Na Pratica” que são especialistas no assunto. Eles tem vasta experiência em VFX , tecnologia e desenvolvem projetos que envolvem I.A. com o Bruno Sartori. Para este trabalho eles tiveram que criar um software exclusivo para o clipe”.

O diretor de arte lembra que, para completar os efeitos especiais, foram inseridas animações da era Soul Train da televisão nos EUA e também de motions psicodélicos. Satisfeito com seu trabalho, Fernando 3D reforça que “foi uma honra participar da produção desse clipe, aliás, nessa era de pandemia foi cada um dentro do seu escritório. Inúmeras reuniões via vídeo conferência e varando madrugadas para concluir o clipe com perfeccionismo e humor”.

Do ponto de vista musical, ele conta que “a música do Tropikillaz é contagiante e também dançante. Recentemente a banda ganhou o Grammy latino juntamente com a Anitta”, destaca.

Conquista: Carreata ‘Fora Bolsonaro’ percorre as ruas da Suíça Baiana

  • Redação
  • 23 Jan 2021
  • 14:37h

(Foto: Reprodução)

Uma carreata circula pelas ruas de Vitória da Conquista na manhã deste sábado (23) em protesto contra o presidente Jair Messias Bolsonaro. A concentração aconteceu no Bosque da Paquera e agora passa por ruas e avenidas da terceira maior cidade da Bahia. Intitulada ‘Fora Bolsonaro’ a carreata é a favor do impeachment do presidente.

Em eleição marcada por traições, deputados infiéis fazem ligações sigilosas e reuniões até de madrugada

  • Gustavo Uribe e Julia Chaib / Folha de São Paulo
  • 23 Jan 2021
  • 11:52h

(Foto: Reprodução)

Com uma eleição acirrada, os dois principais candidatos à presidência da Câmara dos Deputados têm adotado método pouco usual para garantir margem segura de vantagem na disputa.

Em uma corrida marcada por ameaças de defecções, tanto Arthur Lira (PP-AL) como Baleia Rossi (MDB-SP) têm recebido ligações sigilosas e participado de encontros reservados com deputados filiados a partidos do bloco adversário.

As reuniões discretas não são incluídas nas agendas oficiais dos candidatos, um pedido dos deputados infiéis para não sofrerem retaliações de seus partidos, e costumam ser solicitadas pelos próprios traidores.

O objetivo deles ao declarar de maneira reservada apoio ao candidato rival é tanto garantir que nomeados políticos não sejam exonerados como assegurar um canal de diálogo caso o adversário ganhe a eleição a presidente.

Os encontros têm ocorrido durante as viagens de campanha dos candidatos.

Segundo relatos feitos à Folha, reuniões são promovidas nos apartamentos de deputados, nos hotéis onde os candidatos estão hospedados ou até mesmo em hangar de aeroporto.

Para garantir a discrição, alguns dos encontros são marcados em horários de pouco movimento, como de madrugada, e com a presença de pouca gente, para não chamar a atenção.

Os infiéis reclamam da marcação cerrada de governadores para apoiarem seus candidatos.

Uma dessas reuniões ocorreu neste mês em Fortaleza. Para evitar que o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), ficasse sabendo, já que ele apoia a candidatura de Baleia, um encontro de Lira com deputados federais do PDT foi promovido no apartamento de um dos participantes.

No Ceará, o candidato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem a simpatia de parcela dos partidos de esquerda. Isso torna maior o risco de traições.

Nas conversas reservadas, Lira faz questão de lembrar que votou em Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno da eleição presidencial de 2018.

Neste mês, outro encontro foi promovido em Florianópolis, desta vez pelo candidato do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Segundo relatos de aliados, Baleia se reuniu, em uma sala da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com deputados federais do PSD, sigla que forma o bloco de apoio a Lira.

No estado, MDB e PSD têm uma relação de proximidade, apesar de os partidos terem lançado candidaturas próprias à Prefeitura de Florianópolis no ano passado.

Além do PDT, Lira também teve conversas individuais em São Paulo, Rio de Janeiro e Teresina com congressistas de PT, PSB e PSDB, siglas que apoiam Baleia. Já o emedebista teve reuniões discretas com deputados do centrão, bloco liderado justamente por Lira.

O candidato de Maia também tem sido obrigado a manter reserva em encontros com parlamentares que integram seu próprio bloco de apoio. Isso porque eles detêm indicados em cargos no governo federal e têm sido ameaçados de exoneração pelo Palácio do Planalto.

O deputado federal Flaviano Melo (MDB-AC), por exemplo, relatou a três colegas que o governo demitiu nomes apadrinhados por ele que estavam empregados em postos no Acre. Melo declarou apoio a Baleia e apareceu em fotos com ele.

Ainda no Acre, há deputados federais do PSDB que também possuem postos no governo e se reuniram de forma reservada com integrantes da campanha de Baleia pelo receio de serem retaliados.

Segundo relatos de aliados, ao tomar conhecimento das agendas dos candidatos, os deputados infiéis costumam telefonar para pedir audiências privadas. Com receio de serem descobertos, alguns deles optam por declarar apoio apenas pelo telefone.

Hoje, os dois blocos fazem um cálculo de que há um percentual de risco de defecção de pelo menos 20%. Ou seja, que no mínimo um quinto dos deputados federais que formam cada grupo partidário poderá votar no candidato adversário.

Para evitar uma margem grande de traições, tanto Lira como Baleia trabalham para reduzir esse percentual a 10%. Para isso, contam com a pressão de prefeitos e governadores, que sinalizam com a perda de cargos e liberação de obras.

Na tentativa de ter mais controle sobre a base de apoio, Lira e Baleia trabalham com um mapa de votações, que é dividido por partidos ou regiões.

Segundo relatos de deputados, cada grupo é delegado a um aliado, que tem o objetivo de checar e assegurar aquele apoio.

A contagem de votos é feita inclusive nos deslocamentos aéreos, realizados em jatinhos contratados pelas campanhas. Na tentativa de fidelizar apoios, Baleia conta com a atuação direta de seu padrinho eleitoral.

Maia tem participado de boa parte das viagens. Não só o presidente da Câmara dispara ligações para deputados como tem sido o principal responsável pelo contato com governadores, apoios considerados cruciais para evitar traições.

Bolsonaro expressa claramente a deputados a preferência por Lira. Além disso, o líder do centrão recebe apoio e ajuda de colegas cujos partidos integram o bloco antagônico, como Elmar Nascimento (DEM-BA) e Celso Sabino (PSDB-PA).

A vitória de Lira já era uma questão de honra para Bolsonaro, que deseja impor uma derrota política a Maia. Agora, porem, ganhou um peso maior.

Bolsonaro quer evitar que Baleia tenha o poder de decidir sobre a possibilidade de abertura de um processo de impeachment. Há 56 pedidos de impeachment contra Bolsonaro aguardando análise do presidente da Câmara.

O movimento tem ganhado força desde a semana passada, quando, além das siglas de oposição, entidades da sociedade civil encamparam a defesa da saída de Bolsonaro por causa da crise da Covid-19.

Apesar de a campanha legislativa não ter votação popular, Baleia e Lira cumprem agendas típicas de candidatos a cargos majoritários.

No Piauí, por exemplo, Baleia tomou cajuína, bebida típica do Nordeste. No Norte, Lira fez questão de comer chocolates de castanha e cupuaçu.

Além dos dois favoritos, candidatos avulsos também recebem ligações de infiéis. O deputado federal Fábio Ramalho (MDB-MG), por exemplo, teve sinalizações de apoio de parlamentares de partidos como PT e PSL.

Luto: Cleber Dantas Caíres é mais uma vítima fatal da Covid-19 em Brumado

  • Brumado Urgente
  • 23 Jan 2021
  • 11:19h

Cleber era muito querido e respeitado em Brumado e seu falecimento causou uma forte comoção na comunidade | Fotocomposição: Brumado Urgente

Esta manhã de sábado (23) trouxe uma notícia muito triste para os brumadenses com a confirmação, por volta das 05h30m, em Vitória da Conquista, do falecimento do brumadense Cleber Dantas Caíres (52). Funcionário exemplar do Banco do Brasil, Cleber era muito querido e respeitado e sua morte causou uma grande comoção na cidade. Ele estava internado na UTI do Hospital SAMUR e já vinha há cerca de vinte dias entubado lutrando bravamente contra as complicações causadas pela Covid-19. Cleber era filho de Vilar Viana Caíres e Dalila Dantas Caíres, ele deixa a esposa a esposa Dione e dois filhos, Igor e Suzane. O Brumado Urgente se solidariza com os amigos e familiares e deixa aqui os mais sinceros sentimentos de pesar.

Livramento: Festa de São Gonçalo do Amarante é cancelada em virtude da pandemia da Covid-19

  • Livramento Manchete
  • 23 Jan 2021
  • 10:44h

(Foto: Reprodução)

A paróquia Nossa Senhora do Livramento, que é responsável pelas atividades religiosas em diversas comunidades de Livramento, emitiu uma nota explicando que o tradicional “Festejo de São Gonçalo do Amarante”, que comemora a celebração ao padroeiro da comunidade de Canabrava, foi cancelado, em virtude da pandemia do Coronavírus. A solenidade é comemorada há mais de 30 décadas.

O evento é um dos maiores da região, e conta com a participação de diversas pessoas notáveis, como políticos, religiosos, artistas musicais, empresários, além de diversas pessoas comuns que sempre prestigiam a famosa romaria.

Em Nota a Srª Raimunda, que é coordenadora da Igreja São Gonçalo, disse que o cancelamento se deu “pensando no bem-estar dos munícipes e fiéis, tendo em vista que a aglomeração é inevitável”, em razão de não haver nenhum caso registrado na comunidade.

Se não fosse o cancelamento, os festejos em alusão ao padroeiro São Gonçalo do Amarante, dariam início na última terça-feira (19/01), e seguiria até o dia (28/01), mas as entidades responsáveis acharam melhor seguir o que recomenda as medidas cabíveis de proteção contra a Covid-19.

Além da Nota, foi realizada ontem (21), uma reunião entre representantes da comunidade, policiais militares da 46ª CIPM e membros do Conselho Comunitário de Segurança de Livramento, no intuito de elaborar uma estratégia impedindo a entrada de romeiros e fiéis na supracitada localidade, a fim de evitar aglomerações e consumo de bebidas.

A partir desta sexta-feira (22) até o dia (31/01) guarnições da Polícia Militar de Livramento estarão realizando patrulhamento ostensivo para garantir a reivindicação de comerciantes e munícipes da sociedade local.

A Igreja São Gonçalo vai ficar aberta somente nos dias e horários programados que estarão a disposição das visitas de fiéis e devotos. Dia (27/01) quarta-feira, das 09:00h às 18:00 horas, dia (28/01) quinta-feira, das 07:00h às 14:00h e dia (31/01) domingo, das 10:00 às 12:00h, onde acontece a celebração da missa solene ao Padroeiro São Gonçalo do Amarante.

Conquista: Encerrada a vacinação modalidade drive-thru contra o coronavírus na cidade

  • BRF
  • 23 Jan 2021
  • 09:46h

(Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa, nesta sexta-feira (22), o término da vacinação na modalidade drive-thru. No Comando de Policiamento da Região Sudoeste da Bahia (CPR), a vacinação foi oferecida aos profissionais que atuam na linha de frente do atendimento aos pacientes em hospitais e Centro de Atenção Municipal – Covid-19. A SMS informa ainda que as 4.040 doses da vacina CoronaVac são aplicadas, de acordo com o Plano Municipal de Vacinação, em profissionais de saúde que atuam no Samu 192 e nas unidades de saúde, atendendo pacientes com sintomas da Covid-19, além de idosos acima de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência, como asilos e abrigos – grupos prioritários da primeira fase da campanha, conforme definição do Ministério da Saúde. Todas as doses enviadas pela Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) foram utilizadas nesta primeira etapa. A segunda dose tem previsão de ser administrada após 30 dias.

Idoso que estava desaparecido em Brumado é encontrado por seguranças da RHI Magnesita

  • Brumado Urgente
  • 23 Jan 2021
  • 08:09h

O idoso foi encontrado caminhando na Serra das Éguas | Fotos: Brumado Urgente

Inúmeras postagens nas redes sociais anunciarm o pedido de ajuda dos familiares do idoso Gildasio Figueredo , o qual tem o diagnóstico de Alzheimer e teria saído de casa e tomado rumo, segundo informações, sentido Ibitira. Diante disso os familiares estavam aflitos com o seu desaparecimento, mas, no final da tarde desta sexta-feira (22) o CICOM recebeu informações da equipe da segurança patrimonial da mineradora Magnesita dando conta que o idoso foi localizado caminhando próximo de um dos postos de controle na serra das éguas, os seguranças teriam amparado o idoso e solicitava informações sobre a família, de pronto, o CICOM enviou o BIZU para o grupo de Whatsapp dos praças, que solicitou apoio aos fuxiqueiros do grupo de Whatsapp do efuxico e em menos de 10 minutos o idoso já estava em segurança nos braços de seus familiares. Fica o agradecimento a todos os envolvidos, nesta corrente de solidariedade. Juntos somos mais fortes.

Covid-19: 17 cidades tiveram denúncias ao MP-BA de 'fura-filas' de vacina

  • Matheus Caldas
  • 23 Jan 2021
  • 07:36h

(Foto: REprodução)

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) recebeu denúncias em 17 cidades baianas de supostas  tentativas de burlar a fila prioritária da vacinação contra a Covid-19. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (22) ao Bahia Notícias pelo parquet.

De acordo com as informações, as denúncias foram enviadas via e-mail por cidadãos dos municípios. Contudo, o MP-BA reforça que não necessariamente são casos de pessoas que realmente burlaram a lista de imunização, uma vez que cada acusação precisa ser investigada.

Segundo a assessoria de imprensa do parquet, os possíveis casos aconteceram nas seguintes cidades: São Domingos, Itapetinga, Santa Barbara, Arataca, Mata de São João, Uauá, Canavieiras, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Caetité, Antas, Sítio do Mato, Lauro de Freitas, Palmeiras, Malhada, Salvador e Canarana.

Destas cidades, apenas em Santa Bárbara, Mata de São Joao, Salvador e Canavieiras houve mais de uma denúncia. Os números, no entanto, não foram divulgados pelo MP-BA.

Na última quinta-feira (21), o secretário de Saúde (SMS) da capital baiana, Leo Prates (PDT), assinou uma portaria que obriga o cumprimento integral do estabelecido pelo governo federal para esse momento da campanha no Brasil. A Ouvidoria em Saúde também disponibilizou canais para receber denúncias de possíveis desvios éticos de servidores vacinados fora da lista aconselhada pelo Ministério da Saúde. 

Nesta semana, dois casos eclodiram na imprensa baiana e ligaram o sinal de alerta para possíveis tentativas de passar à frente de pessoas do grupo prioritário da vacina contra o novo coronavírus. Em Candiba, o prefeito Reginaldo (PSD) foi alvo de ações dos Ministérios Público Federal (MPF) e do Estado por “furar” a fila da vacinação e ter sido o primeiro a ser imunizado contra a Covid-19 no município, situado no sertão produtivo.

Os parquets requerem a condenação do gestor por ato de improbidade administrativa “que atenta contra os princípios da administração pública – princípios da impessoalidade e da moralidade – e a indisponibilidade de seus bens para pagamento de multa no valor de R$ 145mil.”

 De acordo com a ação, o prefeito se valeu da sua posição do chefe do Executivo de Candiba “para se colocar à frente dos pouco mais de 14 mil habitantes do município, em desrespeito aos princípios da moralidade e da impessoalidade, previstos na Constituição Federal.” 

O ato, divulgado pela própria prefeitura, rendeu uma série de críticas a Reginaldo, que se defendeu dizendo que se vacinou para incentivar a população.

"Tomei a vacina não preocupado com meu bem-estar, preocupado em encorajar, e incentivar as pessoas que pudessem tomar a vacina", justificou o gestor..

Outro caso aconteceu em Prado, no extremo sul. Chefe de gabinete do município, Nailton Batista de Oliva, foi um dos primeiros a ser vacinado com a Coronavac e participou até do vídeo de divulgação da administração municipal. A escolha, no entanto, repercutiu mal, já que as poucas doses disponíveis — exatas 1.360, de acordo com a prefeitura —, são destinadas aos profissionais na linha de frente do combate ao coronavírus e a idosos em instituições de longa permanência.

ALERTA CRIMINOSO

O prefeito "furou fila" com divulgação às claras e tem uma justificativa para isso, mas, diante do atual cenário, com doses insuficientes de vacina para a população, passar na frente dos grupos prioritários pode ser considerado crime. O advogado Luiz Gabriel Neves, especialista em Direito Penal, concedeu uma entrevista ao Bahia Notícias em que explica que, a depender do caso, infrações do tipo podem ser configuradas como prevaricação, corrupção ativa ou passiva. Ele destaca que é necessário avaliar caso a caso, mas deixa o alerta para a população.

Para denunciar eventuais irregularidades na vacinação, o MP-BA dispõe do telefone 0800 642 4577 e do e-mail [email protected]

Café da Manhã: Uma variedade de delícias com uma qualidade inigualável você só encontra na Padaria Divina

  • Brumado Urgente
  • 23 Jan 2021
  • 07:06h

(Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Comece bem o seu dia! Passe na Padaria Divina, e experimente as mais variadas guloseimas, além do já tradicional pão francês, sempre quentinho. A padaria dispõe de café da manhã todos os dias com: Tortas doces e salgadas, sanduíche natural, salgados, pão na chapa, sucos, vitaminas, farofa de Carne e ainda grande variedade de pães: pão de coco, cenoura, cearense, amanteigado, cebola, salgados diversos, tortas, trufas, pão de queijo, broa de milho e muito mais. Então um dos melhores locais em Brumado para você adquirir essas delícias com uma qualidade inigualável e com preços que cabem no seu bolso é a Padaria Divina, que oferece uma grande opção para milhares de pessoas. Com um atendimento diferenciado, onde os clientes se sentem em casa, já que o ambiente é muito acolhedor. Então você que ainda não conhece as grandes delícias que só são encontradas na Padaria Divina, não perca tempo vá agora mesmo à Av. Antônio Francisco da Silva, 200, no Bairro do Tanque e prove e comprove a qualidade dos produtos e das promoções irresistíveis.