Irmãos suspeitos de usar drones para 'delivery' de drogas são presos em Feira de Santana

  • G1/BA
  • 06 Ago 2020
  • 16:32h

Irmãos suspeitos de fazer delivery de droga por meio de drones são presos em Feira de Santana. — Foto: SSP-BA / Divulgação

Dois irmãos foram presos na noite terça-feira (4), suspeitos de usar drones para entregar drogas e monitorar viaturas em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. A informação foi confirmada pela Secretária de Segurança Pública (SSP-BA). De acordo com a Secretaria, eles foram achados no bairro Lagoa Salgada após denúncias anônimas. No local, agentes da 66ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) flagraram um dos irmãos descarregando entorpecentes de um carro e levando para o interior de uma casa. Ainda de acordo com a SSP-BA, ao perceber a presença da polícia, eles jogaram parte do material pela janela. Eles foram presos e levados para a delegacia da cidade. Quatro drones, 11 pacotes grandes de maconha, três pés da mesma erva, uma porção a granel e 15 embalagens menores prontas com o mesmo entorpecente, uma balança, um canivete e R$ 475 foram apreendidos com eles.

Novos Baianos apresentam live em homenagem a Moraes Moreira

  • Redação
  • 06 Ago 2020
  • 15:27h

O show está programado para começar a partir das 17h30, no dia 8 de agosto, e terá transmissão online no YouTube | Foto: Dario Zelis

O grupo Novos Baianos volta ao palco dois anos após o encerramento da turnê ‘Acabou chorare – Novos Baianos se encontram’, para um motivo especial. Baby do Brasil, Luiz Galvão, Paulinho Boca de Cantor e Pepeu Gomes, se reencontram no dia 8 de agosto para uma live em homenagem a Moraes Moreira. O show está programado para começar a partir das 17h30, no canal oficial da Devassa no YouTube. Para a apresentação estão previstos os maiores sucessos do grupo apresentados no disco ‘Acabou Chorare’ de 1972.

Esfriou: com sensação térmica de 7°C e temperatura mínima de 11°C, semana vem sendo de muito frio em Vitória da Conquista

  • Fabio Sena
  • 06 Ago 2020
  • 11:49h

(Foto: Reprodução)

O inverno rigoroso, típico do mês de agosto em Vitória da Conquista, deu as caras e o conquistense teve que tirar o agasalho e os cobertores do armário. Na manhã dessa quarta-feira (05), os termômetros registraram a temperatura mínima de 11 graus. Durante a madrugada, a mínima chegou a 10°C em vários pontos da cidade, com sensação térmica de 7°C. Hoje (06) a situação deve ser a mesma, os termômetros devem voltar a chegar aos 11°C. O sol deve aparecer entre muitas nuvens. Na sexta-feira (07), o frio deve ser ainda mais intenso com previsão de chuva na Suíça Baiana. A temperatura mínima prevista é de 12°C e a máxima de 26°C. O frio intenso em Vitória da Conquista chegou a ser destaque em várias emissoras do país. 

Análise por data de ocorrência indica queda na média de mortes por Covid na BA, diz Sesab

  • BN
  • 06 Ago 2020
  • 10:51h

(Foto: Reprodução)

O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, refuta a informação de que o número de óbitos por Covid-19 voltou a crescer após semanas em nível de estabilidade. Ele explica que, embora esse aumento seja observado nas análises por data de notificação, os dados com base na data de ocorrência das mortes mostra outro cenário. "Número de óbitos vem caindo na Bahia", corrige Vilas-Boas em mensagem compartilhada no Twitter na manhã desta quinta-feira (6). Com os gráficos, o secretário ressalta que é possível perceber uma "queda expressiva" nas duas últimas semanas. Além disso, Vilas-Boas apresentou outro gráfico que mostra a queda na taxa de ocupação de das unidades de terapia intensiva. O balanço da Sesab fechou a quarta-feira (5) com 67% dos leitos de UTI adulto para Covid-19 ocupados.

ATRASO NAS NOTIFICAÇÕES

Há meses, os boletins da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) apresentam dados de óbitos por Covid-19 com atraso. Uma matéria publicada pelo Bahia Notícias em maio mostrava que, em média, as mortes em decorrência da doença levavam 6,6 dias para entrar no boletim. Na época, alguns registros se destacavam, como o caso de uma mulher que faleceu no dia 22 de abril, teve a conclusão do diagnóstico no dia 1º de maio, mas só foi incluída no boletim do dia 28 daquele mês. A fim de entender a raiz do problema, o BN procurou laboratórios públicos e privados que afirmaram processar os dados nos sistemas do Ministério da Saúde em prazo muito inferior. Já a Sesab responsabiliza as secretarias municipais pelos atrasos e anunciou até uma investigação. Para tentar sanar esse problema, a pasta do estado desenvolveu um sistema que integra as bases de dados do governo federal.  No entanto, uma matéria publicada pelo BN na madrugada desta quinta-feira indica que o problema não foi resolvido. Das 415 mortes por Covid-19 acrescidas ao boletim entre 30 de julho e 5 de agosto, 42% ocorreram há mais de 30 dias,

Lapa: Em dia de romaria, visitação à gruta é reduzida; evento será transmitido online

  • BN
  • 06 Ago 2020
  • 09:12h

(Foto: Reprodução)

A romaria de Bom Jesus da Lapa, na região do Velho Chico, Oeste baiano, tem nesse ano horário reduzido. O fato faz parte das mudanças do evento devido à pandemia do novo coronavírus. Neste ano, a romaria tradicional foi cancelada para evitar aglomerações. Segundo a TV Oeste, a gruta sagrada, que costuma ser visitada por milhares de fiéis todos os anos, terá a visitação aberta das 8h às 14h e só poderá entrar um número mínimo de pessoas. No local também há um túnel de desinfecção na entrada e na saída da gruta. Máscaras também vão ser distribuídas como forma de diminuir os riscos de contaminação. Nesta quinta-feira (6), dia da romaria, uma missa solene às 7h dá início à programação especial, e pela tarde, às 16h, a imagem do Bom Jesus percorre as ruas da cidade. No entanto, as pessoas não podem acompanhar. Elas devem conferir a passagem da imagem das janelas e portas das suas casas. Ainda segundo a emissora, a romaria se encerra com uma live com o Padre Alessandro Campo, às 19h30, transmitida pelo Facebook, Instagram e canal no Youtube (santuariolapa).

Conquista já tem 66 vítimas fatais da Covid-19

  • Redação
  • 06 Ago 2020
  • 08:45h

(Foto: Reprodução)

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, nesta quarta-feira (5), os óbitos de três pacientes vítimas da Covid-19. Foram registradas, até o momento, 66 mortes de pacientes moradores de Vitória da Conquista.

64º óbito – Homem de 43 anos, morador do bairro Jardim Sudoeste, portador de Hipertensão e Obesidade; faleceu em domicílio no dia 28 de julho e foi feita a coleta de amostra pós morte para exame laboratorial RT-PCR que apresentou resultado positivo para Covid-19.

65º óbito – Homem de 79 anos, morador do bairro Felícia, portador de Alzheimer; estava internado desde o dia 15 de julho no Hospital São Vicente, onde veio a falecer no dia 5 de agosto.

66º óbito – Homem de 70 anos, morador do bairro Cidade Modelo, portador de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC); foi internado no dia 30 de julho no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), onde veio a óbito no dia 5 de agosto.

Secretaria Estadual da Educação discute protocolos de volta às aulas com deputados estaduais em encontro virtual

  • Redação
  • 06 Ago 2020
  • 08:05h

(Foto: Reprodução)

Com o objetivo de apresentar e discutir os protocolos de volta às aulas na rede estadual de ensino, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu, nesta quarta-feira (5), uma reunião virtual com deputados estaduais da liderança do Governo, líderes de partidos e a presidência da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Os protocolos incluem regras gerais de higienização, cuidados individuais, prevenção e distanciamento, além de readequação de rotinas e dos espaços físicos e disponibilização de internet nas escolas, entre outras ações. A atividade, realizada através da plataforma Microsoft Teams, contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e outros dirigentes da SEC.

Câmara aprova projeto que aumenta pena para crime de estelionato

  • Redação
  • 06 Ago 2020
  • 08:00h

Pelo Código Penal, estelionato é o crime de induzir alguém a erro por meio de fraudes para obter vantagens ilícitas para si ou para outros | Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (5) o projeto de lei que aumenta o crime de estelionato caso seja praticado em meios eletrônicos. O texto segue para aprovação do Senado. De acordo com informações do G1, também são considerados agravantes de pena em um terço: crime em detrimento ou em nome de ente da administração direta ou indireta federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, bem como de instituto de economia popular, assistência social ou beneficência; cometido por pessoa em privação de liberdade em unidade prisional; se um funcionário público comete crime em proveito de seu cargo, emprego ou função; e ainda se o agente comete o crime atribuindo falsamente a si ou a terceiro a condição de funcionário público.  Em seu parecer, o deputado Eli Borges (Solidariedade-TO), relator da proposta, mencionou a expansão da internet como justificativa para a necessidade de aprovação do projeto. “É fato notório que o uso crescente das redes sociais para a aplicação de golpes levou o estelionato virtual ao topo do ranking de crimes cibernéticos no país”, afirmou. Pelo Código Penal em vigor, estelionato é entendido como crime de induzir alguém a um erro por meio de fraudes para obter vantagens ilícitas para si ou para outras pessoas. A legislação prevê reclusão de um a cinco anos e multa. A pena pode ser aumentada em um terço se o estelionato for cometido contra entidade de direito público ou de instituto de economia popular, assistência social ou beneficência.

Café da Manhã: Uma variedade de delícias com uma qualidade inigualável você só encontra na Padaria Divina

  • Brumado Urgente
  • 06 Ago 2020
  • 07:15h

(Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Comece bem o seu dia! Passe na Padaria Divina, e experimente as mais variadas guloseimas, além do já tradicional pão francês, sempre quentinho. A padaria dispõe de café da manhã todos os dias com: Tortas doces e salgadas, sanduíche natural, salgados, pão na chapa, sucos, vitaminas, farofa de Carne e ainda grande variedade de pães: pão de coco, cenoura, cearense, amanteigado, cebola, salgados diversos, tortas, trufas, pão de queijo, broa de milho e muito mais. Então um dos melhores locais em Brumado para você adquirir essas delícias com uma qualidade inigualável e com preços que cabem no seu bolso é a Padaria Divina, que oferece uma grande opção para milhares de pessoas. Com um atendimento diferenciado, onde os clientes se sentem em casa, já que o ambiente é muito acolhedor. Então você que ainda não conhece as grandes delícias que só são encontradas na Padaria Divina, não perca tempo vá agora mesmo à Av. Antônio Francisco da Silva, 200, no Bairro do Tanque e prove e comprove a qualidade dos produtos e das promoções irresistíveis. 


Brumado tem 13 novas confirmações da Covid-19; 4 pacientes hospitalizados e 72 ativos em tratamento

  • Brumado Urgente
  • 05 Ago 2020
  • 18:23h

A situação envolvendo a Covid-19 em Brumado continua séria, com registros diários de casos positivos, aumento de hospitalizados e de ativos. Segundo o boletim expedido pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta quarta-feira (05), o município de Brumado registra 556 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 19,09% do total de 2.911 notificações. Entre os diagnósticos: 4 internações, 5 óbitos, 72 pacientes em tratamento e 479 recuperados. No momento, 59 ainda aguardam resultado laboratorial e 1068 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

(Divulgação: SESAU Brumado)

Planos de saúde perdem mais de 280 mil clientes, e SUS pode ficar sobrecarregado

  • 05 Ago 2020
  • 17:58h

(Foto: Reprodução)

Os planos de saúde perderam mais de 280 mil clientes no Brasil entre os meses de abril e maio. Se a tendência de debandada na saúde suplementar continuar, o Sistema Único de Saúde (SUS), única opção para a qual essas pessoas podem recorrer, pode ficar sobrecarregado.  A queda no número de beneficiários dos planos é um fenômeno agravado pela pandemia do novo coronavírus, que culminou na perda de emprego ou na queda brusca nos rendimentos das pessoas. De acordo com o jornal O Globo, caso os dados de junho sigam os de maio e mais 200 mil usuários fiquem sem plano, esse terá sido o pior trimestre da História do país, de acordo com José Cechin, superintendente executivo do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). “De fato, estamos numa crise. Isso vem acontecendo de forma importante desde abril e acelerou em maio: 216 mil a menos em um mês só é uma variação importante. Ainda não temos os dados de junho, mas também deve haver perda de beneficiários, porque não houve retomada”, afirma Cechin. Dados apontam que, em maio, dos 37,8 milhões de usuários de planos coletivos (80,7% do total), 83% eram beneficiários de coletivos empresariais e 16,4%, coletivos por adesão formados por sindicatos e entidades de classe, por exemplo. O restante são planos individuais. Para o superintendente do IESS, no caso de procedimentos mais simples, a migração para o SUS não deve ser total, já que parte da população tende a buscar clínicas populares ou consultas particulares como forma de agilizar o tratamento.  Isso, entretanto, não é solução para atendimentos de emergência, cirurgias ou exames mais complexos: “Com a saída em massa dos planos, a maioria vai mesmo ter que ir para a fila do SUS e buscar atendimento em UPA”.

TSE avalia estender votação em pelo menos 1h e reservar horário a idosos

  • Redação
  • 05 Ago 2020
  • 15:28h

(Foto: Reprodução)

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou nesta quarta-feira (5) que a corte estuda a possibilidade de estender a votação em pelo menos uma hora em razão da pandemia do coronavírus. O objetivo da medida é evitar aglomerações nas seções de votação, segundo reportagem do portal G1. O 1ª turno das eleições municipais está previsto para ocorrer em 15 de novembro. Outra hipótese analisada é a de reservar o horário de 8h às 11h para a votação de pessoas com mais de 60 anos, consideradas grupo de risco para Covid-19. Ainda de acordo com a publicação, as ideias são avaliadas com base em levantamento do setor de estatística do TSE, e a expectativa é que essa definição ocorra ainda em agosto, segundo o ministro. “Nós ainda não batemos o martelo. O que fizemos foi solicitamos um estudo ao setor de estatística para calcularmos a saturação de cada uma das seções eleitorais no sentido de impedir a formação de filas e aglomerações”, afirmou Barroso. “Nós imaginamos nas próximas semanas, provavelmente ainda no mês de agosto, termos uma definição do horário, sendo que muito possivelmente nós estenderemos em uma hora pelo menos o horário de votação, que seria de 8h às 18h, e muito possivelmente nós reservaremos o primeiro horário para os que tem mais de 60 anos e são considerados grupo de risco. Não estou confirmando isso porque nós temos uma consultoria técnica para fazermos”, adiantou o ministro.

Governo da Bahia lança cartilha para agentes públicos em ano eleitoral

  • Redação
  • 05 Ago 2020
  • 15:20h

Foto: Carol Garcia/Govba

O Governo do Estado lançou nesta terça-feira (4) uma nova cartilha que reúne um conjunto de orientações voltadas aos servidores públicos estaduais e que devem ser observadas durante o ano eleitoral de 2020. O documento de 41 páginas é baseado na Lei Eleitoral (nº 9.504/1997) e especifica as vedações eleitorais que precisam ser respeitadas pelo agente público na execução das ações governamentais até o final deste ano. Além disto, a cartilha intitulada “Orientações aos Agentes Públicos Estaduais para o Ano Eleitoral – 2020” leva em consideração a realização das eleições municipais neste ano e explicita quais limitações não se aplicam ao Estado, mas sim aos municípios. A cartilha organizada pela Casa Civil foi encaminhada aos gestores da administração estadual para que seja replicada com suas equipes nas diversas instâncias de atuação do Poder Executivo.

Mega-Sena sorteia R$ 3 milhões nesta quarta-feira (05)

  • Redação
  • 05 Ago 2020
  • 14:25h

(Foto: Reprodução)

A Mega-Sena pode pagar um prêmio estimado em R$ 3 milhões nesta quarta-feira (5), para quem acertar as seis dezenas do concurso 2.286. O sorteio será realizado a partir das 20h, no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, na cidade de São Paulo.  As apostas podem ser feitas até as 19h nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país ou pela internet. As informações são da Agência Brasil Segundo a Caixa, o valor do prêmio, caso aplicado na poupança, renderia mais de R$ 3 mil por mês. O volante, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

 

Cantor brumadense Bruno Souza não resiste ao tratamento e vem a falecer em Barretos

  • Brumado Urgente
  • 05 Ago 2020
  • 12:00h

'Tinon' era muito querido e sua morte causou muita comoção na classe artística brumadense (Foto: Reprodução Redes Sociais)

Natural da Comunidade do Boi Morto, próximo ao Distrito de Ubiraçaba, o cantor Bruno Souza construiu uma história muito representativa na música regionalista. Dono de um sorriso fácil e carisma inigualável e pelo tom único de sua voz, “Tinon”,  como era carinhosamente conhecido, era vocalista da Banda Forró Mania e acabou sendo acometido por um câncer no pulmão. Amigos e familiares se reuniram e conseguiram angariar fundos para que ele fosse fazer o tratamento no hospital de referência em Barretos, Estado de São Paulo, mas, na noite desta terça-feira (04) ele não resistiu e veio a falecer. Muitas mensagens de pesar e solidariedade foram postadas nas redes sociais, especialmente da classe artítstica local.O Brumado Urgente vem se solidarizar com a família e amigos neste momento de pesar. Não há informações ainda sobre o velório e sepultamento.