‘Ex-mototáxi’, Isidório quer estender isenção de IPI para a categoria

  • Redação
  • 27 Set 2019
  • 14:04h

De capacete no plenário da Câmara, deputado disse que sua proposta é uma questão de isonomia; atualmente, apenas taxistas e pessoas com deficiência têm direito ao benefício (Foto: Reprodução Facebook)

O deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante) protocolou na Câmara um projeto de lei que isenta motoboys do pagamento de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na compra de motocicletas. O benefício incluiria mototaxistas e entregadores em geral. Atualmente, somente taxistas e pessoas com deficiência têm isenção de IPI e IOF na aquisição de veículos elétricos ou híbridos. “Nossa proposta estende, por questão de isonomia, o direito à isenção do IPI aos profissionais abrangidos que utilizam a motocicleta como seu ganha-pão e forma de fugir do desemprego que assola nossa nação”, justifica o parlamentar baiano em sua proposição. “Afinal de contas, eu também, para aumentar o pão de minha casa, por longos anos, trabalhei no mototáxi. Sou homem de base”, discursou Isidório, usando um capacete no plenário da Casa. No texto apresentado, o deputado também propõe que a alíquota do IPI seja elevada de R$ 15% para 25%, o que compensaria uma eventual perda de receita.

 

Assembleia da APLB decidirá sobre possível greve dos professores nos dias 02 e 03 de outubro

  • Brumado Urgente
  • 27 Set 2019
  • 11:52h

A possibilidade de greve é tida como muito alta (Divulgação)

Acontecerá no Clube do Sindicato dos Mineradores às 17h30m uma Assembleia convocada pela Delegacia da Caatinga da APLB, na qual, se decidirá pela efetivação ou não de um movimento paredista, o qual poderá acontecer nas próximas quarta e quinta-feira (02 e 03). Segundo as informações apuradas pelo Brumado Urgente a possibilidade da greve e grande, já que os professores vêm se mostrando insatisfeitos com a atual gestão. O agravamento da queda de braços ocorreu recentemente quando a Câmara de Vereadores aprovou a Lei que dá direito ao município escolher os diretores e vices das escolas municipais, o que era totalmente contrário a APLB, que inclusive fez um veemente protesto durante o Grito dos Excluídos no último dia 07 de setembro.

Radialista Carlos “Kaká” Silva sai em defesa da administração municipal no caso do Parquinho do Apertado do Morro; “vamos usar de honestidade e parar com essas fake news”, disparou

  • Brumado Urgente
  • 27 Set 2019
  • 11:30h

Segundo o radialista os moradores tinham sido previamente avisados do trabalho que as máquinas iriam fazer (Foto: Whatsapp Brumado Urgente)

Construído de forma alternativa, com objetos recicláveis, o Parquinho Infantil do Bairro Apertado do Morro acabou se transformando em objeto de muitas controvérsias nessa semana, já que, várias acusações apontavam que a prefeitura municipal como promotora da destruição de brinquedos e de boa parte da estrutura. Segundo as denúncias, os moradores estariam muito revoltados com a suposta ação. Diante da polêmica, o radialista Carlos “Kaká” Silva, que é o âncora do Jornal da 97FM, resolveu se manifestar saindo em defesa da administração municipal. “Aqui quando a coisa está errada, nós falamos, mas quando está certo, nós falamos também, não temos tendência alguma na divulgação dos fatos que acontecem em nossa cidade. Nessa questão do parquinho, a prefeitura não pode ser acusada, pois é uma obra e não houve a destruição como estão falando”, destacou. Ele ainda abordou que “eu tenho conhecimento que havia necessidade de se fazer essa obra e os moradores foram comunicados. É um trabalho muito necessário, as máquinas estão lá para uma ação em prol do desenvolvimento da cidade, a qual foi previamente avisada”. E finalizou disparando que “é uma falta de visão usar desse expediente para se fazer política, então que se use a honestidade e parem com essas fake news, que só promovem confusão e atrasam o município”.Veja vídeo: 

Carreta é consumida pelas chamas próximo a Carinhanha; imagens chamam a atenção, veja vídeo

  • Brumado Urgente
  • 27 Set 2019
  • 10:36h

As imagens chamam muito a atenção (Foto: Reprodução Youtube Brumado Urgente)

Uma carreta (cavalo mecânico, placa JOH 9842 e carroceria JRR 1729) ficou totalmente destruída após pegar fogo na BA-161 em Carinhanha, próximo à comunidade de Batizal na tarde dessa quarta-feira dia (25). Segundo informações, o fogo começou e um dos pneus traseiros e se alastrou rapidamente. O veículo transportava semente de algodão e o motorista desesperado, já que não tinha seguro, tentou acelerar na estrada colocando em risco a sua vida e de outras pessoas afim de cessar o incêndio, mas não conseguiu. De acordo com a Polícia Militar (PM) o motorista é Cypriano Pessoa Neto de 62 anos, morador da rua Miguel Fernandes, 527, bairro Castelo Branco em Riacho de Santana, sudoeste da Bahia, assim como a carreta e cavalo mecânico que também são licenciados da mesma cidade.  O motorista não se feriu. Em vídeos postados nas redes sociais se via a chamas altas consumindo o carro em imagens que chamam muito atenção, tanto que as pessoas dizem que via ficar pra história, assista:

Henrique, da dupla com Juliano, sacrifica touro com tiro em feira e justifica: ‘Risco real às pessoas’

  • Redação
  • 27 Set 2019
  • 09:46h

(Foto: Reprodução Instagram)

O cantor Henrique, da dupla com Juliano, se tornou alvo de uma grande polêmica ao sacrificar um touro durante o evento ExpoPalmas, que aconteceu em Tocantins, na última quinta-feira (19). Após a repercussão do caso nas redes sociais, o sertanejo explicou a situação por meio de um comunicado enviado pela assessoria de imprensa à revista QUEM. No texto o artista afirma que o animal oferecia perigo para os presentes no evento após ter fugido do curral e partido em direção a uma propriedade privada. Por isso o touro precisou ser sacrificado com um tiro. Henrique ainda garantiu possuir o porte federal de arma de fogo. “Na semana passada, em Palmas, eu tinha alguns animais participando de uma exposição. Infelizmente, por estarem em um local inadequado, um dos bois fugiu e devido ao seu estado físico, e de alto nível de estresse, se tornou um risco real às pessoas. Principalmente quando disparou em direção à rodovia e invadiu uma propriedade privada. Um animal nessas condições é incontrolável e a única maneira de pará-lo é fazendo o abate. As técnicas que possuo não causaram sofrimento no boi. Para finalizar, quero deixar claro que possuo porte de armas e tenho plena consciência de ter feito o que estava ao meu alcance”.

Morre aos 80 anos o ex-vereador “Manoel Borges”

  • Brumado Urgente
  • 27 Set 2019
  • 09:03h

O ex-vereador foi vítima de um infarto às 05h30m desta sexta-feira (27) | Foto: Brumado Urgente

O ex-vereador Manoel Alves Pereira, “Manoel Borges”, como era popularmente conhecido acabou falecendo às 05h30m desta sexta-feira (27) no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto vítima de um infarto. Vereador nos anos de 2001 a 2004 pelo extinto PMDB, “Manoel Borges” era muito querido e representava a região do Distrito de Ubiraçaba. Nascido em Brumado no dia 28 de março de 1939, ele tinha completado 80 anos e deixou esposa, filhos, netos e bisnetos. O velório acontecerá na Comunidade de Marquinhos e o sepultamento ocorrerá às 18h no Cemitério de Ubiraçaba.

Identificado homem que morreu após caminhão pegar fogo na BR-116

  • brf
  • 27 Set 2019
  • 08:21h

(Foto: Reprodução)

A Polícia Técnica de Jequié identificou o caminhoneiro vítima do acidente seguido de incêndio, ocorrido na tarde de ontem, quarta-feira (25/09), na BR-116, próximo ao entrocamento de Boa Nova, distante cerca de 90 km de Conquista, conforme matéria publicada no Blog do Rodrigo Ferraz. Trata-se de Nielson Carlos Rotermel, 49 anos, oriundo de Santa Catarina, para onde o corpo será transladado. De acordo com informações do Blog do Marcos Frahm, Nielson conduzia um caminhão que transportava um carregamento de madeirite, cujo veículo tombou no trecho do município de Manoel Vitorino e pegou fogo em seguida. O motorista ficou preso às ferragens e morreu carbonizado. Ainda não há informações sobre as causas do acidente, que foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal e Concessionária Via Bahia.

 

Caesg comemora 15 anos com homenagens

  • Redação
  • 26 Set 2019
  • 17:22h

(Foto: Divulgação)

Em clima de festa e muitas homenagens, uma solenidade no 9º Batalhão de Polícia de Conquista marcou o aniversário de 15 anos da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Sudoeste (Cipe Sudoeste), carinhosamente chamada de Caesg, a primeira nomenclatura quando surgiu a companhia. O atual comandante da Caesg, Major Edson Mascarenhas, discursou de forma emocionada e destacou o trabalho feito por esses ‘guerreiros’ em todo o Sudoeste baiano, relembrando os ex-comandantes que passaram pela companhia. Várias atividades foram feitas em comemoração aos 15 anos da Caesg desde a última semana.

Vereador Palito visita obras de construção de ponte na Comunidade do Jacaré

  • Brumado Urgente
  • 26 Set 2019
  • 17:14h

O vereador Palito ficou satisfeito com o ritmo das obras (Foto: Assessoria Parlamentar)

O vereador Luiz Carlos “Palito” esteve na manhã desta quinta-feira (26) visitando as obras de construção da ponte da Comunidade do Jacaré, as quais vêm atender uma antiga reivindicação dos moradores, que, na época das chuvas têm a ligação com a sede do município interrompida. Ele fez questão de agradecer o prefeito Eduardo Vasconcelos por atender o clamor da comunidade e realizar os serviços. O ritmo do trabalho projeta que a obra deverá ser concluída no mês de outubro.

Conquista: Jovem de 20 anos sai para ir ao médico e desaparece

  • BRF
  • 26 Set 2019
  • 16:57h

(Foto: Divulgação)

Está desaparecida desde o início da semana a jovem Graziela Souza, de apenas 20 anos. Segundo familiares, ela saiu para ir ao médico e não voltou mais, preocupando à todos. De acordo com Karina Souza, irmã da jovem, ela sofre de distúrbios mentais e muitas vezes saia sozinha, mas sempre voltava. Todos estão bastante preocupados e pedem apoio da população para que Grazi seja localizada. Quem tiver alguma informação ligar para (77)99700-4285.

Conquista: Jovem que estava desaparecida foi encontrada em casa de acolhimento

  • BRF
  • 26 Set 2019
  • 16:21h

(Foto: Divulgação)

Graças ao apoio do Blog do Rodrigo Ferraz, mais um final feliz em Vitória da Conquista. Familiares da jovem  Graziela Souza, de apenas 20 anos, que saiu de casa para ir ao médico e não retornou desde o início da semana, entraram em contato com a nossa reportagem informando que a jovem foi localizada em uma casa de acolhimento. Graziela sofre de transtornos mentais, foi encontrada na rua e levada a esse espaço, seguro.

 

Julgamento de triplo homicídio pode influenciar ação contra Geddel e Lúcio

  • Redação
  • 26 Set 2019
  • 16:12h

(Foto: Reprodução)

O julgamento de um caso de triplo homicídio ocorrido em Brasília há 10 anos pode influenciar os rumos da ação penal contra os irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima (MDB), no caso do “bunker” dos R$ 51 milhões, de acordo com o site Poder 360. O julgamento dos emedebistas, acusados de lavagem de dinheiro e associação criminosa, foi iniciado na última terça-feira (24) na 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e será retomado em 1º de outubro. Já o caso que ficou conhecido como “crime da 113 Sul” é analisado na 1ª Turma Criminal da Corte. A arquiteta Adriana Villela é acusada de mandar matar seus pais e a empregada da família. O que une os dois processos são laudos realizados por papiloscopistas, profissionais das polícias Civil e Federal que trabalham na identificação de impressões digitais, palmas das mãos, plantas dos pés e, às vezes, até biometria facial. Tanto a defesa de Adriana quanto a dos Vieira Lima questiona laudos produzidos por papiloscopistas, e não por peritos oficiais. No caso do triplo homicídio, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo, acatou parcialmente um pedido feito pela defesa da arquiteta, determinando que o juiz presidente do Tribunal do Júri esclarecesse ao Conselho de Sentença que o documento foi subscrito por 7 profissionais que não são considerados peritos oficiais. “Com esse esclarecimento, caberá ao corpo de jurados avaliar o peso que deva merecer dentro do conjunto probatório”, afirma trecho da decisão. Em um despacho posterior, porém, o ministro Luix Fux determinou que o laudo deveria ser considerado como feito por peritos oficiais, o que encerraria a discussão sobre a validade do documento. Caso os outros ministros sigam o entendimento de Fux, a prova não será desconsiderada, o que poderá fortalecer a acusação no caso de Geddel e Lúcio.

Espero que seja feita justiça, diz Rui sobre recurso que pode beneficiar Lula

  • Redação
  • 26 Set 2019
  • 15:44h

(Foto: Reprodução)

O governador Rui Costa (PT) diz esperar que “tudo o que foi feito de errado seja corrigido” ao referir-se a um julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) que pode afetar uma das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e gerar uma reviravolta na Lava Jato. Os 11 ministros vão decidir se réus delatores devem apresentar suas considerações finais em processos antes dos demais acusados e se ações que não seguiram esse rito anteriormente devem ter suas sentenças revistas. A análise do caso, iniciada na quarta-feira (25), será retomada na tarde desta quinta  (26) no plenário da corte. “Espero que esse e todos os julgamentos possam fazer prevalecer a expressão ‘justiça’. É o que todo o ser humano deseja. Espero que seja feita justiça. Nitidamente, houve um processo de politização, de partidarização, e a expressão maior disso é quando um juiz, que muitas pessoas ou algumas têm prova, imediatamente assume um cargo e uma função político-partidária”, declarou Rui Costa, no fim da manhã, após inauguração da nova UTI do Hospital Aristides Maltez, em Salvador. “Isso deixa claro que, infelizmente, houve uma mistura do que deveria ser puramente e simplesmente justiça. Isso não é bom para o país, não é bom para a nação. Espero que o que foi feito de errado seja corrigido”, afirmou o governador.

Ônibus com romeiros da Bahia e carreta se envolvem em acidente na BR-040, na Região Central de Minas

  • Redação
  • 26 Set 2019
  • 14:46h

(Foto: Reprodução)

Um ônibus com romeiros e uma carreta se envolveram em um acidente no fim da tarde desta quarta-feira (25) na BR-040, em Sete Lagoas, na Região Central de Minas Gerais. De acordo com o Corpo de Bombeiros, oito pessoas ficaram feridas em estado grave, nove em estado “moderado” e onze ficaram levemente feridos. No total, 28 pessoas estavam no ônibus, que seguia de Cansanção (BA) para Aparecida (SP). Os feridos foram encaminhados para hospitais de Sete Lagoas. De acordo com a Via 040, que administra o trecho, os veículos bateram na altura do km 462, sentido BH. Em seguida o ônibus tombou sobre o canteiro central e a carreta tombou na pista. Chovia no momento do acidente. Às 19h, o fluxo de veículos estava lento no trecho e a rodovia estava parcialmente interditada. A fila era de três quilômetros no sentido BH e um quilômetro no sentido DF, segundo a Via 040.

Regimes militares e privatizações debilitaram economia argentina, dizem pesquisadores

  • por Sylvia Colombo | Folhapress
  • 26 Set 2019
  • 13:31h

Presidente Mauricio Macri | Foto: Presidência da Argentina

A expressão "rico como um argentino" parece inacreditável nos dias de hoje, quando o país volta a mergulhar em mais uma de suas retumbantes e cíclicas crises econômicas, com alta inflação (50% ao ano), desvalorização da moeda e pobreza a 33,5%. Mas era uma frase muito comum, repetida na Europa, especialmente em Paris, tanto por populares como por diplomatas e escritores. Um dos que registraram isso em seus livros, não sem uma ponta de inveja, foi o autor francês Louis-Ferdinand Céline (1894-1961), autor do clássico "Viagem ao Fim da Noite". Enquanto isso, as irmãs-escritoras Victoria e Silvina Ocampo, como tantos integrantes de famílias ricas argentinas, viajavam a Paris levando suas próprias vacas à bordo, para ter leite de qualidade enquanto atravessavam o Atlântico.

A época de ouro da economia argentina costuma ser identificada com a chamada época liberal (1880-1913), que ocorre depois que o país já havia atravessado os distúrbios políticos pós-independência, passava a receber muita mão-de-obra estrangeira e, enfim, adotava políticas econômicas de abertura para o mundo. Primeiro, exportando lã de ovelha; depois grãos e couro; e, no seu auge, quando se popularizou a técnica de exportar carne congelada, aí sim deu-se um grande salto. Segundo o Maddison Historical Statistics Project, no fim do século 19, a Argentina era um dos países mais ricos do mundo, e manteve-se neste seleto clube entre 1880 e 1940. Mais: entre 1895 e 1896, chegou a ser o país com o PIB per capita mais alto do planeta. Os investimentos estrangeiros não deixavam de acompanhar o movimento. Entre 1873 e 1923, 71% dos investimentos estrangeiros na América do Sul iam para a Argentina. Com esse passado, a pergunta que muitos se fazem hoje é: quando foi que as coisas começaram a dar errado? Ou, no portenho chulo e coloquial de todos os dias: "cuando fue que se jodió todo?" (quando é que tudo foi à merda?).

Historiadores econômicos pontuam alguns momentos de transformação - que envolvem mudanças na política, na cultura, na sociedade - que colaboraram para o crescimento da instabilidade. Psicanalistas também explicam que, com o passar do tempo, a repetição dos ciclos de crise criou hábitos curiosos, que demonstram certa avareza, em muitos argentinos com relação ao dinheiro.

DITADURAS

Para Juan Gabriel Tokatlian, da Universidade Torcuato di Tella, os vários regimes militares pelos quais passou a Argentina, entre 1930 e 1983, debilitaram a institucionalidade do país, "o que sempre traz desgaste à economia, espanta investimentos, colabora para o aumento da desigualdade, além de implementar um trauma social que vem com a perseguição e as desaparições políticas".

Ainda assim, as rupturas também conviveram com primaveras econômicas, como diz o historiador Luis Alberto Romero, autor de "La Larga Crisis Argentina". "No fim dos anos 1960 e começo dos anos 1970, viveu-se uma época muito boa, com um impulso à industrialização. Tínhamos números que parecem hoje inacreditáveis, como desemprego entre 3 e 4%, e pobreza em 3%", diz. Essa industrialização, defende, foi sendo sucateada pelo desgaste das instituições provocado pela última ditadura militar (1976-1983) e pelas privatizações da década de Carlos Menem (1989-1990)."Se a privatização foi boa para alguns setores industriais, por outro lado tirou do Estado a função de cuidar dos trabalhadores e de seus direitos", afirma Romero.

DO PERONISMO A MACRI

"É quando a pobreza começa a se impor, e seu aumento exponencial decola aí, depois com a crise de 2001, e agora com todos esses anos de atropelos do kirchnerismo e ineficácia do governo Mauricio Macri de resolver o assunto", diz Romero. Hoje, a cifra da pobreza argentina é de 33,5%, segundo a medição mais confiável, a da Universidad Católica. Sobre o papel do peronismo na crise cíclica do país, há diferentes correntes de pensamento. Juan Domingo Perón, quando no poder (1946-55 e 73-74), introduziu direitos trabalhistas que, num momento de massificação do trabalho industrial, ofereceram bem-estar à população ao mesmo tempo em que não tiveram custos grandes para os cofres públicos. Por outro lado, como diz Tokatlian, foi-se criando uma economia de isolamento, fechada para o mundo e com excesso de gasto público, tal como na época kirchnerista. "O país começou a gastar mais do que tinha para se manter popular". Há que se levar em conta, também, as diferentes versões do peronismo.

Para Tokatlian, Menem era um peronista liberal e terminou por deixar a crise mais aguda ao abrir o país de forma desmesurada, "com privatizações sem controles e sem planejamento". Foi ao longo destes anos de ciclos que terminam em hiperinflação, algo que agora parece próximo, que economizar em dólar virou costume nacional. Com tanto dólar com os cidadãos, quem vive na Argentina já não se espanta de ver nas páginas policiais notícias de assaltos a idosos que por hábito guardam a fortuna de suas vidas em casa, no que os argentinos costumam dizer que guardam em seu "colchón bank" (ou seja, debaixo ou dentro do colchão). Poucos argentinos acreditam no sistema bancário, por conta da experiência da hiperinflação de Raúl Alfonsín e do "corralito" (que impediu a retirada de pesos dos bancos) em 2001.

 Mesmo pessoas adultas e razoáveis às vezes podem ser vistas correndo a casas de câmbio ou a caixas-fortes (um recurso que há nos bancos, que não implica guardar o dinheiro na conta, e sim num cofre) atrás da moeda americana. O psicólogo Guillermo Muñoz crê que, ao longo dos anos, criou-se uma "grieta" (fenda, abismo), uma divisão entre argentinos, que está na base do problema. "Uma parte do país não aguenta a outra parte e não consegue ver matizes, coisas boas e coisas ruins daquele que é seu inimigo. Por isso cada governo se crê fundacional. Você vê pelos slogans de campanha - 'construir a Argentina que sonhamos' (Macri), 'reconstruir a Argentina' (Alberto Fernández) -, quando é óbvio que em quatro anos essa é uma tarefa impossível". E complementa: "Todos querem fazer rápido, uns querem emitir moeda loucamente para resolver os problemas e criam inflação, outros, ajustes enormes que criam explosões populares. Esse é o ciclo, e que não terá fim se não se propuser algo novo".

CONTINUE LENDO