Homem morre afogado em Anagé

  • Redação
  • 26 Set 2019
  • 11:53h

(Foto: Reprodução)

Um homem morreu vítima de afogamento no fim da tarde de ontem (quarta-feira) na cidade de Anagé, distante 50 km de Vitória da Conquista. Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, o fato aconteceu na região da Fazenda Boa Vista do Jardim, zona rural de Anagé. O Corpo de Bombeiros de Conquista foi acionado e se deslocou na manhã de hoje (26) para ajudar nas buscas do corpo na localidade. A qualquer momento mais informações.

Em meio a cortes na educação, Bolsonaro cria universidade proposta por Dilma

  • Redação
  • 26 Set 2019
  • 11:25h

(Foto: Reprodução)

Em meio ao desgaste do governo com as universidades federais do país, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) sancionou em julho deste ano uma lei que cria a primeira instituição pública de ensino superior de seu mandato, informa o jornal O Globo. Segundo a publicação, a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) foi proposta pelo Executivo no apagar das luzes do governo de Dilma Rousseff (PT), em 12 de maio de 2016 —mesmo dia em que a petista foi afastada do cargo após a aprovação da abertura do processo de impeachment pelo Senado. Além de integrar dois campi da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a medida firmada por Bolsonaro cria outros dois novos: em Xambioá e Guaraí. Em guerra com as federais que já existem, após contingenciar pelo menos 30% do orçamento de custeio das instituições, o Ministério da Educação (MEC) afirmou ao jornal Globo que a criação das novas estruturas no âmbito da UFNT é importante para “ política de interiorização da educação superior pública”. Em relação aos recursos para erguer a nova federal, o MEC diz que eles serão disponibilizados de acordo com o que já determina a lei de repasse para as universidades, montante que será estipulado a partir da Lei Orçamentária Anual de 2020. “Tenho a honra de sancionar um projeto criando a Universidade Federal do Norte do Tocantins, é a primeira do nosso governo. Será uma forma diferente, no bom sentindo, de encararmos o ensino público no país. O Tocantins merece”, afirmou o presidente Bolsonaro após assinar a criação da UFNT.

 

Brasil tem quinto mês consecutivo com saldo positivo de emprego

  • Redação
  • 26 Set 2019
  • 09:17h

(Foto: Reprodução)

Pelo quinto mês consecutivo, o Brasil teve um saldo positivo na geração de emprego formal. Em agosto, o número de vagas adicionais no mercado de trabalho foi 121.387, que é o saldo positivo decorrente 1.382.407 admissões e de 1.261.020 desligamentos. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quarta-feira (25) pela Secretaria de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. O resultado de agosto representa uma variação de 0,31% em relação ao mês anterior. Foi o melhor resultado para o mês de agosto desde 2013, segundo os números. No acumulado de 2019 foram criados 593.467 novos postos, com variação de 1,55% do estoque do ano anterior. No mesmo período de 2018 houve crescimento de 568.551 empregos.

Entre os principais setores da economia, quatro tiveram saldo positivo de emprego e em dois houve mais fechamento de vagas no mês encerrado em agosto. Lidera o número de empregos gerados a área de serviços (61.730 postos), seguida por comércio (23.626), indústria de transformação (19.517), construção civil (17.306), administração pública (1.391) e extrativa mineral (1.235). Apresentaram saldo negativo a agropecuária (-3.341 postos) e os serviços industriais de utilidade pública/SIUP (-77 postos).

Regiões e salário médio

Todas as cinco macroreegiões do país registraram saldo positivo de emprego em agosto. No Sudeste, foram criados 51.382 novos empregos, seguido por Nordeste (34.697), Sul (13.267), Centro-Oeste (11.431) e Norte (10.610).

O salário médio de admissão em agosto de 2019 foi de R$ 1.619,45 e o salário médio de desligamento, de R$1.769,59. Em termos reais (mediante deflacionamento pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC) houve aumento de 0,44% no salário de admissão e 0,09% no salário de desligamento em comparação ao mês anterior. Em relação ao mesmo mês do ano anterior foi registrado crescimento de 1,97% para o salário médio de admissão e de 1,02% para o salário de desligamento.

Reforma trabalhista

Com base nas regras da reforma trabalhista, que permite acordo de demissão entre patrões e empregados, o Caged registrou um total de 18.420 desligamentos nessa modalidade, que representa 1,5% do total envolvendo 13.351 estabelecimentos, em um universo de 12.105 empresas.

O mês de agosto também registrou 12.929 admissões e 6.356 desligamentos na modalidade de trabalho intermitente, em que o empregado fica à disposição do empregador, mas só recebe quando é convocado a trabalhar. Esse tipo de contratação gerou, no mês passado, um saldo de 6.573 empregos, envolvendo 3.239 estabelecimentos e 2.830 empresas contratantes. Um total de 85 empregados celebrou mais de um contrato na condição de trabalhador intermitente.

Foram registradas em agosto 7.804 admissões em regime de tempo parcial e 5.154 desligamentos, gerando saldo de 2.650 empregos, envolvendo 4.211 estabelecimentos e 3.583 empresas contratantes. Um total de 44 empregados celebrou mais de um contrato em regime de tempo parcial.

Pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro comentou os dados do Caged e disse que “o Brasil segue se recuperando”.

 

CONTINUE LENDO

Câmara lança ferramenta para checagem de notícias falsas

  • Redação
  • 26 Set 2019
  • 07:23h

Projeto vai receber demandas de cidadãos e parlamentares |

A Câmara dos Deputados lançou nesta quarta-feira (25) uma ferramenta para checagem de notícias falsas. O projeto, batizado de Comprove, vai receber demandas de cidadãos e parlamentares, apurar e apresentar uma versão sobre fatos relacionados à Casa e seus integrantes. O recurso foi apresentado no seminário Fake News, Redes Sociais e Democracia, realizado em parceria com os institutos E se fosse você? e Palavra Aberta. Por meio de um número de WhatsApp, cidadãos poderão encaminhar dúvidas ou conteúdos para verificar a veracidade das informações. A equipe que abastece a ferramenta ficará encarregada de conferir a autenticidade e responder a demanda, classificando o material como fato, falso ou impreciso. A iniciativa define fake news como informações com características noticiosas que não correspondem à realidade, amplamente compartilhadas por meios de comunicação com o objetivo de atrair a atenção das pessoas, na medida em que provocam reações inflamadas e irrefletidas – em geral, contra uma pessoa, uma instituição, um fato ou uma ideia.

 

Para a ferramenta, foi criada uma página própria dentro do portal da Câmara dos Deputados. Nela, serão disponibilizadas as checagens, que poderão ser replicadas por quem desejar. O serviço também apresenta dicas e orientações sobre como evitar, não acreditar ou reproduzir esse tipo de conteúdo. “É um instrumento que a Câmara vai oferecer à sociedade em defesa da democracia e contra notícias falsas. Para enfrentar este fenômeno é necessário redobrar a confiança na liberdade de expressão e ter mais educação midiática para livrar este mal”, declarou o secretário de Participação, Interação e Mídias Digitais, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu a importância do combate à conteúdos enganosos e ressaltou como a prática atinge a democracia e instituições democráticas, como o Parlamento. A disseminação desse tipo de mensagem, acrescentou Maia, prejudica a imagem dessas estruturas juntamente à população. “Uma informação falsa em relação a uma votação gera ódio ao Parlamento e vontade de alguns de ir contra as instituições do Estado democrático de direito. Quando o Congresso derruba veto ao projeto de abuso de autoridade, vem a fake news: políticos vão julgar os juízes”, exemplificou, em referência à derrubada de parte dos vetos à Lei de Abuso de Autoridade.

CONTINUE LENDO

Conquista: Homem é detido por suposta ameaça a ex no campus da Uesb

  • Fonte: Blitz Conquista
  • 26 Set 2019
  • 06:47h

(Foto: Reprodução)

Nesta terça-feira (25), a Polícia Militar foi chamada por uma universitária que alegava ser vítima de ameaça no Campus da Uesb – Universidade Estadual do Sudoeste das Bahia. Ela se sentia ameaçada pelo ex-namorado, que não estuda na unidade. O suspeito foi abordado e flagrado com uma faca pequena na mochila. De acordo com a polícia, a vítima contou que havia terminado o relacionamento, mas vivia fugindo do ex-companheiro. Inclusive, teve que bloqueá-lo nas redes sociais. Hoje, dia do aniversário da garota, o apaixonado, inconformado com o fim do relacionamento, foi ao campus da Universidade, gerando pânico na jovem. O suspeito foi apresentado na Delegacia. Como não houve configuração de ameaça, o suspeito foi ouvido e liberado. 

Bandidos suspeitos de assaltos a bancos na região trocam tiros com a polícia

  • Redação
  • 26 Set 2019
  • 06:13h

(Foto: Reprodução)

Na tarde desta quarta-feira, 25, através da troca de informações entre a Polícia Federal na Bahia e as Polícias Militares do Estado da Bahia e Minas Gerais, foi desarticulada uma quadrilha de assaltantes a instituições financeiras que iria realizar um assalta a carro forte na região do município de Salinas, no Estado de Minas Gerais. A quadrilha era composta por assaltantes baianos e mineiros que foram surpreendidos, por policiais militares da Bahia e Minas Gerais, momentos antes de realizarem o assalto a um carro forte que se deslocava da cidade de Salinas para Montes Claros. Houve uma intensa troca de tiros, sendo que alguns bandidos foram baleados e outros conseguiram fugir adentrando na mata. Na operação foram apreendidos, até o momento, 4 (quatro) fuzis, 1 (uma) espingarda cal. 12, 3 (três) pistolas, muita munição, coletes balísticos e grande quantidade de explosivos. As diligências continuam com o objetivo de localizar e prender o restante do bando. 

Especial dia das crianças, espetáculo " Circo Mágico Disney " será apresentado em brumado

  • 25 Set 2019
  • 20:03h

Foto: Divulgação

Atenção papai, mamãe e criançada! Vem aí o show da alegria especial Dia das Crianças, que acontecerá no dia 06 de outubro, às 18h, na quadra da Escola Nossa Senhora de Fátima (ENSF), em Brumado. Todos poderão prestigiar o espetáculo  “Circo Mágico Disney”, com participação do Olaf – Moana – Toy Story – Homem Aranha – Lady Bug e Patrulha Canina. Ingressos limitados: antecipado R$10. Pontos de venda: Tiazinha Distribuidora, Sorveteria Zero Grau e na ENSF. O espetáculo é produzido por kezinha Produções. Informações (77) 99997-7390. 

Proposta de Moro para excludente de ilicitude é rejeitada pela Câmara de Deputados

  • Redação
  • 25 Set 2019
  • 18:07h

(Foto: Reprodução)

A proposta para excludente de ilicitude do ministro da Justiça Sergio Moro foi rejeitada nesta quarta-feira (25) pelos deputados que analisam o pacote anticrime. A medida poderia livrar de punição agentes que cometessem excessos por “medo, surpresa ou violenta emoção”, o que, segundo especialistas, abriria espaço para abuso policial. O tema voltou a ser discutido após a morte da menina Ágatha, de oito anos, morta após ser baleada nas costas no Complexo do Alemão, zona norte do Rio. A família da menina acusa a polícia de ter feito o disparo. Com a proposta, Moro buscava alterar o artigo 23 do Código Penal, que delineia como causas de exclusão de ilicitude o estado de necessidade, a legítima defesa e o estrito cumprimento do dever legal ou exercício regular de direito. O texto sugerido pelo ministro estipulava que o juiz poderia reduzir a pena até a metade ou deixar de aplicá-la se o excesso do agente público ocorresse por “escusável medo, surpresa ou violenta emoção”. Segundo informações da Folha de S. Paulo, a supressão do texto foi sugerida pelo deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ). Nove deputados da Casa o seguiram, enquanto cinco decidiram pela manutenção do trecho – todos da bancada do governo, como o relator, Capitão Augusto (PL-SP), Adriana Ventura (Novo-SP) e Coronel Chrisóstomo (PSL-RO).

Considerada a maior traficante de Conquista, "Dona Maria" é presa em São Paulo

  • Fábio Sena
  • 25 Set 2019
  • 17:12h

Jasiane Silva Teixeira, de 28 anos, conhecida como Dona Maria, foi presa em Biritiba-Mirin, próximo a Mogi das Cruzes, em São Paulo. Ela era a Dama de Copas do baralho do crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Ela já havia sido presa em 2008, por tráfico de drogas e associação para o tráfico e porte de arma. Ela era companheira de Bruno de Jesus Camilo, o Pezão, fundador do Bonde do Pezão. Pezão foi morto em 2014 em confronto com a Polícia Civil. Já Dona Maria conseguiu fugir e desde então era procurada. Ela é considera a maior e mais perigosa traficante conquistense.

Déficit de iluminação do Estádio Gilbertão já começa a ser resolvido com a troca do transformador

  • Redação
  • 25 Set 2019
  • 16:10h

As equipes da empresa que irá realizar os serviços já iniciaram o trabalho (Foto: Whatsapp)

Buscando sempre atender os anseios da comunidade esportiva brumadense, a Secretaria Municipal de Esporte vem intensificando o seu planejamento e ações nesse sentido. Uma das ações que vem alegrando os apaixonados pela futebol de campo é a troca do transformador do Estádio Gilbertão,  que irá resolver o problema de déficit de iluminação que vem prejudicando a realização dos jogos noturnos. O secretário Édio Pereira está acompanhando o processo e destaca mais esse esforço em prol do desporto local. O secretário ainda fez questão de ressaltar o apoio da administração municipal citando que "sem o apoio da gestão não iríamos obter essas importantes conquistas". 

A SMTT informa que mudanças serão realizadas no trânsito no próximo sábado (28)

  • Ascom | PMB
  • 25 Set 2019
  • 15:36h

(Divulgação)

A SMTT - Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Brumado informa à toda população brumadense que devido à realização do Desfile da Primavera, que será promovido pela Secretaria Municipal de Educação nas vias descritas e a seguir, as mesmas serão fechadas para o tráfego de veículos no próximo sábado, dia 28 de setembro, a partir das 14hs até o encerramento do evento. Também não será permitido o estacionamento de veículos no circuito citado, afim de oferecer segurança aos participantes do desfile e condutores.

Logradouros e entornos que terão o tráfego interditado: 
Rua Coronel Tibério Meira
Rua Marcolino Moura
Praça Armindo Azevedo
Praça Capitão Francisco de Souza Meira.
Rua Euclides da Cunha
Praça Senhor do Bonfim
Praça Cel Zeca Leite

Advogada vai criar PTinder, aplicativo de namoro para pessoas de esquerda

  • Redação
  • 25 Set 2019
  • 15:13h

(Foto: Divulgação)

A advogada Mônica Goretti Nagime decidiu criar o PTinder, uma plataforma para promover relacionamentos entre pessoas de esquerda. A iniciativa vai começar como uma página no Instagram, mas, em seguida, ela pretende lançar um aplicativo. Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, a ideia surgiu depois que um amigo de Mônica ficou triste por ter levado um fora. Com isso, a advogada resolveu ajudá-lo e divulgou uma foto dele, acompanhada da descrição “advogado, diretor de escola técnica, bom papo e de esquerda”. “Por incrível que pareça, foi o que mais atraiu as mulheres”, contou ela à publicação. De acordo com a coluna, a página terá um quadro chamado de “Partidão de Esquerda” com pequenas entrevistas com pessoas “solteiras ou em um relacionamento aberto ou confuso”, que estejam abertas a um novo amor.

Caso Ariane: ao contrário das previsões, suspeito de ser autor de feminicídio não se apresenta à Polícia

  • Brumado Urgente
  • 25 Set 2019
  • 11:46h

O suspeito de ser autor do feminicídio que chocou Brumado não se apresentou a Polícia como era esperado (Foto: Brumado Urgente)

A previsão de que o suspeito de ter sido autor do feminicídio que vitimou Ariane dos Reis Santos (32) iria se entregar acabou não se cumprindo e, ao que tudo indica não se cumprirá até o final do dia. Segundo informações obtidas pelo Brumado Urgente, Deuslírio Alves, que mora em Ibitira, a princípio, iria mesmo se entregar hoje (25) às 09h, pois a projeção subjetiva era que não seria expedido o mandado de prisão, ou seja, ele iria poder responder o processo em liberdade até o final do inquérito pelo menos. Mas não foi isso que ocorreu, pois logo na abertura do Poder Judiciário, o delegado Leonardo Santos da 20ª Coorpin, que é o responsável pelo caso, representou ao juiz da Vara Crime, Dr. Genivaldo Alves Guimarães, pela prisão preventiva. De algum modo o suspeito tomou conhecimento do fato e acabou desistindo de se entregar e ainda continua foragido. A decisão da Polícia Civil refletiu o grande clamor da família da vítima e, consequentemente, da sociedade brumadense em geral, que pediu o rigor da lei sobre o acusado. Até o momento não foi expedido o mandado de prisão por parte da Justiça, mas segundo apurou a nossa reportagem, isso deverá ocorrer nas próximas horas.

Parceria entre Cartório Eleitoral e COMDICA garantirá segurança das eleições dos novos conselheiros tutelares de Brumado

  • Brumado Urgente
  • 25 Set 2019
  • 11:25h

(Foto: Divulgação)

Por meio de uma parceria proativa entre o Cartório Eleitoral de Brumado e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA, foi realizada na tarde desta segunda-feira (23), o treinamento dos universitários das várias faculdades que têm seus polos em Brumado, os quais atuarão como mesários no dia da Eleição do Processo de Escolha Unificado do Conselho Tutelar de Brumado. O Treinamento foi ministrado por técnicos do Tribunal Regional Eleitoral - TRE. As eleições irão ocorrer no próximo dia 06 de outubro.

“Pequeno Dudu” será homenageado em inauguração da 25ª obra da Administração “Educar para Libertar”

  • Ascom | PMB
  • 25 Set 2019
  • 11:05h

O "Pequeno Dudu" será homenageado pela Administração Municipal (Foto: Arquivo Familiar)

Acontecerá nesta sexta-feira (27), às 18h, a inauguração da Sala de Brinquedoteca Luiz Eduardo Santos Silva, uma homenagem ao pequeno Luiz Eduardo Santos da Silva, “Dudu”, que deixou um grande exemplo de amor pela vida. O ritmo dinâmico das inaugurações realizadas pela Administração “Educar para Libertar” continua sendo um diferencial que comprova o compromisso com o desenvolvimento de Brumado. É uma obra diferenciada que irá proporcionar às crianças que estão passando por tratamento no Hospital Municipal Magalhães Neto, momentos de distração e lazer, que fazem parte das novas metodologias utilizadas na área médica, que têm o lúdico como um dos principais vetores. “É uma gestão cada vez mais humana que visa o bem-estar do povo”, ressaltou o secretário Claudio Feres. A administração municipal convida toda a população para participar de mais esse importante evento.

(Divulgação)