Brasil: Corpo de bebê que sumiu em maternidade foi incinerado por engano

  • G1
  • 26 Out 2019
  • 18:07h

(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) informou, na manhã deste sábado (26), que o corpo do recém-nascido Rogério Cardoso de Almeida Filho, que estava desaparecido, na verdade, foi incinerado por engano. O bebê viveu por cerca de 12 horas e, quando a funerária foi buscá-lo na Maternidade Marlene Teixeira, ele havia sumido. “Chegou-se ao indicativo de que a empresa responsável pelo recolhimento dos resíduos biológicos cometeu um equívoco e levou o corpo do recém-nascido para incineração, o que é procedimento de praxe no caso dos resíduos biológicos”, esclarece a nota divulgada pela pasta (veja posicionamento na íntegra ao fim da reportagem). A SMS também disse que serão aplicadas “junto aos responsáveis todas as sanções cabíveis”. A nota finaliza dizendo que “a Secretaria lamenta profundamente o ocorrido, se solidariza com os familiares e informa que prestará toda assistência e reparos que estiverem ao alcance da gestão municipal”. Mãe do bebê, a dona de casa Juliana Fernandes, de 29 anos, está desolada com tudo o que aconteceu. Ela disse que não consegue acreditar no que tem vivido nos últimos dias. “Já estou sofrendo muito porque perdi meu bebê no hospital, e agora não tem nem corpo, não posso enterrar meu filho”, contou, emocionada. O pai, Rogério Cardoso de Almeida, contou que ouviu a notícia da diretoria do hospital. “Eles disseram que foi uma empresa terceirizada que recolhe as placentas que foi recolher a placenta, levou o bebe junto e incineraram. Botaram fogo no meu neném”, lamentou. Segundo a família, o neném nasceu no sétimo mês de gestação, na tarde de quinta-feira (24), e viveu por cerca de 12 horas. Consta na certidão de óbito que ele morreu por problemas respiratórios.O pai foi atrás dos trâmites de praxe junto à funerária e cemitério, para conseguir enterrar o filho, mas chegando à maternidade para buscar o corpo, ainda na quinta-feira, ele não havia sido encontrado. A Polícia Civil informou que o caso está sendo investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), mas ainda não divulgaram detalhes do caso.

Polícia apreende diário em que menina que morreu castigada com jejum relata rotina de exercícios e oração

  • G1
  • 26 Out 2019
  • 16:04h

(Foto: Robson Carvalho/ TV Vanguarda)

A Polícia Civil apreendeu um diário no qual a menina de 11 anos que morreu por desnutrição decorrente de um jejum relatava a rotina de orações e exercícios físicos. O caderno com as anotações foi apreendido no apartamento em que ela morava com a mãe, o padrasto e o irmão de 8 anos no Centro de Ubatuba (SP). O conteúdo em detalhes não foi revelado pela polícia e será usado durante a investigação. Ela morreu na quinta-feira (24). O casal foi preso na sexta-feira (25) e vai responder por tortura com morte, cárcere privado e abandono intelectual. De acordo com o delegado Ricardo Mamede, a prática de jejum era uma imposição do padrasto como um castigo por ela ter mentido, segundo a polícia. A menina chegou a pedir para comer e a mãe negou, segundo a Polícia Civil. A punição durou dois dias e causou a morte dela por desnutrição proteica calórica. “Com as buscas, encontramos o diário relatando a rotina, que era jejuar, orar e fazer exercícios frequentes. Flexão, abdominal e mesmo sem alimento, ela era obrigada a fazer exercícios”, disse o delegado. Segundo a polícia, em um outro caderno também apreendido no apartamento, o casal escreveu a justificativa que daria às autoridades. A mãe e o padrasto pretendiam mentir, segundo a polícia, que a menina tinha anemia e teria morrido por falha dos médicos no hospital. A polícia trabalha com a informação de que a menina chegou ao hospital já morta e que os médicos atestaram desnutrição e palidez. “[em depoimento] O padrasto continuou afirmando que ela teria falecido em virtude de anemia e não se culpava por aquilo e afirma até hoje que faria de novo. Que ele acredita que a purificação só venha através de jejum. Mas a mãe, após ser confrontada com todas essas provas, ela decidiu revelar a verdade e contou detalhadamente tudo”, disse o delegado. A mãe, de 26 anos, e o padrasto, de 47, vão passar por uma audiência de custódia na tarde deste sábado (26). O irmão da vítima foi encaminhado para um abrigo da cidade e está sob os cuidados do Conselho Tutelar. O corpo da menina foi enterrado no cemitério municipal de Pindamonhangaba na manhã deste sábado.

Vídeo mostra dois homens sendo presos enquanto comemoram assalto em 'live' na internet

  • G1
  • 26 Out 2019
  • 14:04h

(Foto: Reprodução/ Rede Social)

Dois homens foram presos em flagrante na BR-101, no bairro de Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife, após roubarem um carro na sexta-feira (25), conforme informado pela Polícia Civil neste sábado (26). A dupla foi detida enquanto fazia uma "live" na internet para comemorar o assalto, segundo a Polícia Militar (veja vídeo acima). No momento do roubo, estavam dentro do veículo o motorista e a filha grávida dele. A Polícia Civil identificou os homens presos como João Vitor Claudino dos Santos, de 23 anos, e Lucas Miguel Oliveira de Andrade, de 18 anos. As imagens do vídeo da "live", que foi enviado ao WhatsApp da TV Globo, mostram o momento em que os dois homens dançaram dentro do carro roubado e um deles mostrou a arma utilizada no crime. Em seguida, os policiais chegaram e a dupla foi rendida. Eles estavam parados em um engarrafamento na rodovia quando foram detidos por policiais da Companhia Independente de Policiamento com Motocicleta (Cipmoto). A dupla foi localizada a partir da placa do carro, de acordo com o comandante da Cipmoto, major Wambergson Correia. "Eles estavam comemorando o roubo na 'live'. A vítima e a filha dele, que estava grávida, estavam indo viajar. Inclusive, o carro estava cheio de bolsas e travesseiros. Conseguimos interceptá-los no meio do caminho", disse o major ao G1.

Bolsonaro diz que pode ser 'presidente sem partido'

  • G1
  • 26 Out 2019
  • 12:18h

(Foto: Isac Nóbrega/PR)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã (horário local de Pequim) deste sábado (26) que pode ser um "presidente sem partido". Ele falou com jornalistas ao deixar o hotel na capital chinesa e partir para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A viagem faz parte do giro de Bolsonaro pela Ásia e Oriente Médio. O PSL, partido do presidente, passa por uma crise interna, que se acirrou nas últimas semanas após desentendimentos entre Bolsonaro e políticos da legenda. A disputa gerou uma divisão em duas alas: a bolsonarista, ligada ao Palácio do Planalto, e a bivarista, fiel ao presidente do PSL, deputado Luciano Bivar (PE). Jornalistas que acompanhavam o presidente em Pequim questionaram se ele cogita trocar de partido. Bolsonaro respondeu: "Não, não. Eu posso ser presidente sem partido." O presidente disse ainda que não teria problema ele ter ou não uma legenda, porque, na visão de Bolsonaro, a maioria da bancada de 53 deputados do PSL continuaria votando a favor do governo. "Tanto faz eu estar com partido ou sem partido. No PSL, dos 50 e poucos [deputados] lá, tem uns 30 que estão fechadinhos conosco. Os outros 20, tem uma meia dúzia que foi para o radicalismo, e os demais votam conosco, não tem problema", completou. Uma eventual migração dos insatisfeitos do PSL vem sendo debatida internamente. No entanto, a troca de partido esbarra na legislação, que prevê regras específicas para um deputado sair da legenda sem perder o mandato. Uma das condições, por exemplo, é que tenha havido uma radical mudança no programa partidário, ou que o parlamentar que deseja sair tenha sido alvo de perseguição. Para presidente da República, não há essa restrição.

TRE-BA poderá cancelar mais de 140 mil títulos eleitorais na Bahia

  • SudoesteNotícias
  • 26 Out 2019
  • 11:07h

 Mais de 140 mil eleitores de 39 cidades baianas poderão perder seus títulos caso não façam a revisão biométrica, segundo dados divulgados ontem (24) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia (TRE-BA). O prazo se encerra na próxima quinta (31). Para atender a esse público, cartórios eleitorais das 15 zonas envolvidas realizarão, amanhã (26) e domingo (27), o último plantão antes da data limite. Consulte cidades e zonas eleitorais aqui   (https://drive.google.com/file/d/1y7ZCesIWyGzpe_- VFJ3e7mNMEtbFjofs/view). Para ser atendido, o eleitor deverá apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência atual e o título de eleitor (se o tiver). Para homens com idade entre 18 e 45 anos que, além de fazer a biometria, vão solicitar o primeiro título de eleitor, é necessário levar também um documento que comprove a quitação junto à Justiça Militar. Os cidadãos dos municípios em fase de revisão cadastral que não atenderem a convocação da Justiça Eleitoral terão o título cancelado, estando sujeitos a diversas penalidades. 

Diesel segue em alta nos postos, e gasolina cai pela 2ª semana

  • G1
  • 26 Out 2019
  • 10:08h

( Foto: Adneison Severiano/G1 AM)

Os preços do diesel, combustível mais utilizado do Brasil, subiram novamente nos postos do país, na oitava semana consecutiva de alta, mostraram dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta sexta-feira (25), enquanto a gasolina recuou pela segunda semana. O levantamento da ANP apontou aumento de 0,24% em média nas cotações do diesel, para R$ 3,712 por litro, no mesmo dia em que a estatal Petrobras anunciou corte de cerca de 1,5% no preço do combustível em suas refinarias. A última vez em que a Petrobras havia reajustado o diesel havia sido em 19 de setembro, com uma alta de 4,2% na sequência de fortes altas no preço internacional do petróleo após ataques a instalações da estatal saudita Aramco, ocorridos em 14 de setembro. O recuo no diesel da estatal nesta sexta-feira veio após o petróleo ter devolvido ganhos, em meio a política de preços da companhia que segue as cotações internacionais da commodity e o câmbio. Mas os repasses dos ajustes de preço nas refinarias para o consumidor final, nos postos, não são imediatos e ainda dependem de diversos fatores, como impostos, margens de distribuição e revenda e mistura de biocombustíveis. Na gasolina, os preços tiveram leve recuo, de 0,02%, para R$ 4,378 por litro, em média, após terem caído também na semana anterior. O mais recente movimento da Petrobras nas cotações da gasolina foi uma elevação de 2,5%, em 27 de setembro.Já o etanol, concorrente da gasolina nas bombas, também avançou, para R$ 2,927 por litro (+0,83%).

TJ-BA condena Bradesco a indenizar cliente em R$ 30 mil por confundi-lo com assaltante

  • Cláudia Cardozo/Bahia Notícias
  • 26 Out 2019
  • 09:02h

(Foto: Reprodução)

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) condenou o Banco Bradesco a indenizar um cliente em R$ 30 mil por confundi-lo com um assaltante. O caso aconteceu em outubro de 2007, na agência de Arembepe, em Camaçari. De acordo com o cliente, ele encontrou com um amigo no início da fila e pediu que ele fizesse um depósito. Ele ficou aguardando do lado de fora da agência e foi abordado por policiais militares e civis, sendo apontado como assaltante do estabelecimento bancário.O cliente saiu do local algemado e foi conduzido para a 26ª Delegacia de Vila de Abrantes, sendo liberado posteriormente. Por Arembepe ser um lugar pequeno, ficou exposto a constrangimentos em decorrência do ocorrido na agência bancária, sofrendo abalo moral. Por isso, pediu pagamento de indenização pelos danos sofridos. O Bradesco, em sua defesa, alegou não ser responsável pela prisão do cliente, sendo responsável apenas a empresa de vigilância, por ato de funcionário a ela vinculado. Alegou ainda que o autor não apresentou prova concreta que o banco provocou dano moral à sua pessoa. A instituição financeira ainda declarou que o cliente pretendia, na verdade, obter vantagem econômica com o caso, que não passa de um “mero aborrecimento”. O banco ainda narrou que o vigilante notou a presença de quatro pessoas na parte externa da agência, comunicando a outro segurança, que repassou a informação ao tesoureiro do banco, que comunicou a suspeita ao Batalhão da Polícia Militar, por telefone. Disse que a abordagem da policia foi discreta, “não tendo ocorrido nenhum dos constrangimentos narrados pelo autor, de modo que inexiste ilícito por parte dos seus prepostos, eis que a situação de risco comporta a legítima defesa e o estrito cumprimento do dever legal de todo cidadão de cuidar da segurança”. Segundo a decisão de 1º Grau, da juíza Iris Cristina Pita Seixas Teixeira , de Camaçari, “o dano moral decorre do julgamento prévio do vigilante quanto a pessoa do autor, o que ensejou a injusta abordagem, prescindindo de prova objetiva do efetivo prejuízo”. A sentença diz que a abordagem policial em espaço público evidencia a “violação aos direitos da personalidade, em especial a honra e a moral, e exposição do autor como criminoso, sendo submetido ao ultraje público pelas autoridades policiais”. O juízo ainda afirmou que “a instituição financeira é responsável pelos ocorridos nas suas dependências, pois tratando-se de relação consumerista, a responsabilidade do fornecedor de serviços é objetiva”, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor. Ademais, a acionada contratou os serviços da empresa de segurança, razão pela qual responde por eventuais danos resultantes da contratação.  Também observou que o banco não apresentou provas para demonstrar que o cliente era suspeito de delito e que é compreensível a preocupação com a segurança em razão da violência crescente, “mas não justificável” para o ato. O Bradesco recorreu da condenação para ser absolvido ou para que o valor da condenação fosse reduzido. O recurso foi relatado pela desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, da 2ª Câmara Cível do TJ-BA. O banco argumentou que “diante de qualquer atitude suspeita, sendo legítimas ou não, é lícito a qualquer pessoa acionar a autoridade policial a fim de se proteger, tratando-se de mero exercício regular de direito”. Sustentou ainda que “não se desconhece que a abordagem pela polícia traz, em si, certo constrangimento a todos que a ela são submetidos, notadamente quando realizada em público. Todavia, isto não torna tal medida ilícita, principalmente se exercida de forma proporcional e adequada. Ao contrário, trata-se de ato essencial para garantir a segurança pública de todos”. Para a relatora, o autor da ação passou por “situação vexatória e humilhante, abalando consideravelmente sua honra”. “Isto porque, para que houvesse a abordagem do cliente a ponto de solicitar ajuda policial, deveria haver a prática de atos suspeitos capazes de lhe imputar suspeita de crime, o que não ocorreu no presente caso”. A desembargadora também frisou que o fato só ocorreu porque o Bradesco criou as condições necessárias para o constrangimento e não agiu com cautela. O órgão colegiado, por unanimidade, manteve a condenação imposta ao banco de indenizar o cliente.

Brasil: Menina de 11 anos castigada com jejum morre por desnutrição, diz polícia; mãe e padrasto são presos

  • G1
  • 26 Out 2019
  • 08:04h

(Foto: Arquivo pessoal)

Uma menina de 11 anos morreu por desnutrição decorrente de um jejum na noite de quinta-feira (24) em Ubatuba (SP), segundo a Polícia Civil. A mãe e o padrasto dela foram presos na tarde desta sexta-feira (25) suspeitos de envolvimento na morte da criança. De acordo com a polícia, eles mantinham a vítima em cárcere privado há cerca de cinco meses. A polícia foi acionada pelo hospital após os suspeitos levarem a garota ao pronto socorro, por volta das 21h de quinta. A polícia trabalha com a informação de que a menina chegou ao hospital já morta e que os médicos atestaram desnutrição e palidez. A mãe e o padrasto foram presos em flagrante. Em depoimento nesta sexta a mulher confessou, segundo a polícia, que mantinha a menina em cárcere privado. De acordo com o relato, ela ficava no chão sobre um tapete de EVA (um tipo de borracha) no apartamento da família, no Centro da cidade. Ela disse que a vítima ficou trancada em casa durante cinco meses e que era obrigada a jejuar e orar como forma de corrigir e castigar por atos considerados errados, como mentiras. Durante esse período, ela teria saído apenas duas vezes na rua. O irmão dela, de 8 anos, também era submetido a castigos esporádicos. Segundo a polícia, na última terça-feira (22) a mulher e o marido teriam obrigado a menina a fazer um jejum de dois dias. Só era permitido que ela bebesse água. Na quinta, a criança passou mal e morreu no hospital. Segundo a Polícia Civil, o padrasto permaneceu em silêncio durante o interrogatório. A mãe, de 26 anos, e o padrasto, de 47, vão responder por tortura com morte, cárcere privado e abandono intelectual. O irmão da vítima foi encaminhado para um abrigo da cidade e está sob os cuidados do Conselho Tutelar.

Conquista: Mutirão de castração para cães e gatos é suspenso após conselho apontar ilegalidade

  • TV Sudoeste
  • 26 Out 2019
  • 07:10h

(Foto: Reprodução/TV Sudoeste)

Um mutirão de castração para cães e gatos, previsto para ocorrer nesta sexta-feira (25), no ginásio de esportes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista, foi suspenso pela vigilância sanitária do município localizado no sudoeste da Bahia. Esse seria o quarto mutirão que iria acontecer na cidade. Eram previstas 280 castrações nos quatro dias de evento e nesta sexta-feira, 40 cirurgias estavam previstas. O mutirão foi impedido de acontecer após uma determinação do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia. Conforme o Conselho de Medicina Veterinária da Bahia são ilegais e irregulares as castrações que estão sendo realizadas pelo médico veterinário Rodrigo Mendes. Segundo o conselho, o projeto executado não está registrado no órgão, procedimento que é obrigatório, e descumpre a lei e as legislações que tratam do tema, comprometendo, a saúde e o bem-estar dos animais e da população. O mutirão é promovido por um grupo de protetores independentes sob responsabilidade do veterinário. Segundo Rodrigo Mendes, ele tem uma autorização de 5 de novembro do ano passado, com validade de um ano, para atuar em quatro cidades da Bahia, incluindo Vitória da Conquista, e que o impedimento foi feito com base em uma nova determinação do conselho que não foi comunicada a ele. O Conselho disse ainda que o médico já havia sido multado no mês de junho deste ano, juntamente com a prefeitura, pela campanha realizada na cidade de Mairi, no centro-norte baiano, e posteriormente notificado pelas ações realizadas nas cidades de Canavieiras e Cruz das Almas e, ainda assim, anunciou as datas para uma nova ação na cidade de Vitória da Conquista.O conselho de medicina destacou que é a favor dos mutirões de castração desde que os procedimentos sigam as diretrizes legais, entre elas, o registro do projeto para com a autarquia por meio de formulário específico e com antecedência mínima de 60 dias da data prevista para a realização e que cumpra o disposto na lei. O mutirão é promovido por um grupo de protetores independentes sob responsabilidade do veterinário. Segundo Rodrigo Mendes, ele tem uma autorização de 5 de novembro do ano passado, com validade de um ano, para atuar em quatro cidades da Bahia, incluindo Vitória da Conquista, e que o impedimento foi feito com base em uma nova determinação do conselho que não foi comunicada a ele. O Conselho disse ainda que o médico já havia sido multado no mês de junho deste ano, juntamente com a prefeitura, pela campanha realizada na cidade de Mairi, no centro-norte baiano, e posteriormente notificado pelas ações realizadas nas cidades de Canavieiras e Cruz das Almas e, ainda assim, anunciou as datas para uma nova ação na cidade de Vitória da Conquista. O conselho de medicina destacou que é a favor dos mutirões de castração desde que os procedimentos sigam as diretrizes legais, entre elas, o registro do projeto para com a autarquia por meio de formulário específico e com antecedência mínima de 60 dias da data prevista para a realização e que cumpra o disposto na lei.

Óleo encontrado nas praias do Nordeste brasileiro é proveniente de três campos da Venezuela, informa a Petrobras

  • G1
  • 25 Out 2019
  • 19:20h

(Foto: Salve Maracaípe/Reprodução/WhatsApp)

O óleo encontrado nas praias do Nordeste brasileiro é proveniente de três campos da Venezuela, informou a Petrobras nesta sexta-feira (25). "Quando a gente fez a análise em mais de 30 amostras, a gente concluiu que era de três campos venezuelanos, era um brent [petróleo cru]. A origem do petróleo é lá", disse o diretor de Assuntos Corporativos da Petrobras, Eberaldo Neto. "A origem do vazamento é outra coisa. A origem do vazamento a gente entende que é da costa brasileira", completou. A afirmação foi feita durante entrevista para comentar os resultados da empresa no terceiro trimestre. A petroleira disse ainda não ter mecanismos técnicos para impedir a chegada do óleo vazado no mar às praias. Mais de 340 toneladas do material já foram recolhidas da costa brasileira pela empresa desde setembro, quando foram identificadas as primeiras manchas no litoral nordestino. A estatal não teria responsabilidade pelo vazamento, mas faz mobilização para a limpeza das praias por um acordo com o governo. "Fica praticamente impossível você pegar esse óleo e segurar com barreiras e outros instrumentos que a gente tem. Então, o mecanismo de captura tem sido quando a maré e a corrente jogam para a praia. Infelizmente tem sido desse jeito porque os mecanismos que a gente detém são agulha no palheiro para pegar, por conta da característica do óleo", disse o diretor.

Taxa extra na conta de luz aumentará em novembro, informa Aneel

  • G1
  • 25 Out 2019
  • 18:22h

(Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (25) que a taxa extra cobrada na conta de luz aumentará em novembro. Atualmente, a bandeira tarifária está na cor amarela e, conforme a decisão da Aneel, passará para a cor vermelha patamar 1. Com isso, a cobrança extra na conta de luz sairá de R$ 1,50 para R$ 4,16 a cada 100 quilowatts-hora consumidos (kWh). O sistema de bandeiras sinaliza o custo de geração de energia. O objetivo é informar aos consumidores quando o custo aumenta.

Poções: Homem é morto a tiros após ficar na frente do filho que seria alvo de disparos

  • G1
  • 25 Out 2019
  • 17:19h

Foto: Anderson Oliveira/Blog do Anderson

Um homem foi morto a tiros após ficar na frente do filho, que seria alvo dos disparos, dentro de um bar, na noite de quinta-feira (24), na cidade de Poções, no sudoeste da Bahia. Conforme a Polícia Militar, o jovem também foi atingido e está internado em uma unidade médica. Segundo informações da Polícia Militar, José Silva Nascimento conversava com o filho, que não teve a identidade revelada, dentro de um bar, quando um homem invadiu o local e atirou no jovem. A vítima tentou impedir os disparos e se jogou na frente do rapaz. De acordo com a PM, o suspeito de cometer o crime fugiu do local e, até a última atualização desta reportagem, ele não havia sido encontrado. José Silva foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos. A Polícia Civil informou que o filho da vítima tem envolvimento com o tráfico de drogas. Ele também foi levado para a UPA e se recupera dos ferimentos. O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista, que fica a 60 quilômetros de Poções. Não há informações sobre o velório e sepultamento dela.

Chrome agora pode avisar se a sua senha vazou na internet; saiba como ativar

  • G1
  • 25 Out 2019
  • 16:17h

(Foto: Reprodução)

Google lançou a versão 78 do navegador Chrome e, entre as novidades, o programa agora pode verificar as senhas digitadas na web e informar o usuário caso alguma delas já tenha aparecido em vazamentos de dados. Nesses casos, o navegador recomendará a troca da senha. Um vazamento de dados ocorre quando um serviço on-line ou aplicativo é atacado por hackers ou deixa os dados de seus usuários expostos na web. Essas informações depois são comercializadas no submundo da rede e aproveitadas por hackers para a realização de ataques. Senhas vazadas precisam ser trocadas, mas nem sempre é possível lembrar qual senha era usada em cada serviço que foi atacado. Em muitos casos, vazamentos de senhas nem identificam a origem dos dados. Com os alertas no navegador, o usuário é informado do problema assim que uma senha vulnerável for usada. O recurso foi inicialmente apresentado em uma extensão para o Chrome chamada "Check-up de senha". Como o recurso no navegador ainda está em fase de testes, a extensão ainda é a maneira preferida para receber esses alertas. Ela pode ser baixada na loja oficial de extensões do Chrome. Apesar de terem a mesma função, o alerta interno do navegador é diferente do alerta exibido pela extensão, que traz uma janela vermelha no canto da tela. O navegador, por sua vez, abre uma janela no centro da tela — e a cor respeitará o tema do sistema operacional (claro ou escuro). Segundo o Google, a ferramenta consulta um banco de dados com mais de quatro bilhões de registros. Essa consulta é realizada de uma maneira que protege a privacidade do usuário e impede abusos — ou seja, um hacker não pode roubar as senhas que o Google reuniu para gerar esses alertas. Caso as senhas sejam salvas e sincronizadas na conta Google, o Gerenciador de senhas do Google também pode informar se há alguma senha insegura em uso. Como habilitar no navegador Quem não quiser instalar a extensão Check-up de senha pode ativar o novo recurso, que foi astreio correios

adicionado ao Chrome 78. Basta seguir estes três passos:

  1. Abra uma nova aba no navegador;
  2. Cole o seguinte endereço: chrome://flags/#password-leak-detection
  3. Ao lado da opção Password Leak Detection, troque a opção para Enable

Brasil: Vídeo mostra preso tirando algema e fugindo de fórum pela porta da frente

  • G1
  • 25 Out 2019
  • 15:12h

(Foto: Reprodução)

Imagens do circuito interno de segurança do Fórum de Oeiras, a 313 km de Teresina, mostram o momento em que o preso Gilson Martins dos Santos consegue tirar uma das algemas e fugir do local, após a audiência de custodia. A fuga aconteceu na quarta-feira (23) e, até a publicação da reportagem, ele não tinha sido recapturado. A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Piauí informou que a custódia de preso durante as audiências é de responsabilidade do Estado. O delegado Aureliano Barcelos informou ao G1 que Gilson Martins dos Santos conseguiu fugir depois que a defensora pública pediu para afrouxar as algemas e ele aproveitou o descuido para tirá-la de uma das mãos. Nas imagens que circulam nas redes sociais é possível ver o momento em que Gilson Martins deixou o prédio. Primeiro, ele pediu ao policial civil para ir ao banheiro, depois pediu para beber água e, com ajuda de uma mulher que fica entre ele e o policial, tirou a algemas de uma das mãos. Gilson Martins seguiu acompanhado de dois policiais e da mulher. Em determinado momento, a mulher deixou Gilson passar e se posicionou entre ele e os policiais, dificultando a visão. O suspeito aproveitou e saiu do prédio correndo, pela porta da frente. Ele foi perseguido por um dos policiais, que conseguiu alcançá-lo. O agente apontou uma arma para Gilson Martins, enquanto isso, a mulher chegou ao local e se posicionou ao lado do suspeito. Outro policial também chegou ao local e observou a movimentação. Gilson Martins fugiu correndo juntamente com a mulher.

“Os policiais ainda tentaram recapturar, mas preferiram não atirar, entre tirar a vida dele e tentar recapturar depois, os policiais acharam melhor preservar a vida dele e prender depois, pois é assim que lei funciona”, explicou o delegado.

A Polícia Militar realizou buscas com o objetivo de prender Gilson Martins, mas até a publicação da reportagem, ele não tinha sido encontrado.

“Os policiais ainda tentaram recapturar, mas preferiram não atirar, entre tirar a vida dele e tentar recapturar depois, os policiais acharam melhor preservar a vida dele e prender depois, pois é assim que lei funciona”, explicou o delegado.

A Polícia Militar realizou buscas com o objetivo de prender Gilson Martins, mas até a publicação da reportagem, ele não tinha sido encontrado.

“Os policiais ainda tentaram recapturar, mas preferiram não atirar, entre tirar a vida dele e tentar recapturar depois, os policiais acharam melhor preservar a vida dele e prender depois, pois é assim que lei funciona”, explicou o delegado.

A Polícia Militar realizou buscas com o objetivo de prender Gilson Martins, mas até a publicação da reportagem, ele não tinha sido encontrado.

Menina entrega carta à polícia após assédio sexual na internet: 'Tenho apenas 10 anos, por favor, me ajuda'

  • G1
  • 25 Out 2019
  • 14:15h

(Foto: Reprodução)

A Polícia Militar fazia uma ação social em um colégio de Parintins, no interior do Amazonas, quando uma aluna de dez anos de idade abordou um dos policiais com uma carta. No papel, escrito à mão, a criança conta à polícia que recebeu mensagens de assédio sexual de um seguidor em redes sociais. Ao descrever o teor das mensagens, ela escreve: "agora me sinto estranha perto de garotos, eu me sinto insegura". Segundo a criança, o assédio aconteceu no dia 21 deste mês. Em parte da carta, a menina relata os assédios que recebeu via mensagens em uma rede social. "Disse que eu era gostosa, que meu corpo era fofo que eu era sexy que queria lamber minha... [sic]". Outros trechos do bilhete foram censurados, pela própria PM, que fez a divulgação do caso. A intenção é alertar a população sobre a incidência de casos do tipo por meio das redes sociais. "Chorei muito com medo. Não sei que cidade ele mora, não sei nada sobre ele. [...]. Tenho apenas 10 anos, por favor, me ajuda", finaliza a criança. A carta foi recebida por um oficial da Polícia Militar e o caso está sendo acompanhado pela corporação em parceria com a coordenação pedagógica do colégio da cidade, localizada a 369 km de Manaus. A família da criança também foi comunicada. Em nota, a Polícia Civil informou que, até o momento, o caso não foi registrado na Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Parintins.