Deputado do PSL quebra placa de exposição na Câmara que associa polícia a genocídio de negros

  • G1
  • 20 Nov 2019
  • 10:01h

( Foto: Gabriela Biló / Estadão Conteúdo)

O deputado federal Coronel Tadeu (PSL-SP) quebrou nesta terça-feira (19) a placa de uma exposição da Câmara que exibia o desenho de um policial com revólver na mão e um jovem caído no chão com o título "O genocídio da população negra". A exposição foi aberta nesta terça para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Tadeu afirmou que fez o seu "protesto em cima do protesto deles" por considerar a imagem um "crime contra as instituições". “Eu fiz o meu protesto em cima do protesto deles”, disse. A mostra, que terá duração de um mês, está montada no túnel que liga o plenário principal da Câmara ao anexo das comissões e que é um espaço tradicionalmente usado para exposições. Intitulada “(Re)existir no Brasil: Trajetórias Negras Brasileiras”, a mostra traça um breve panorama da resistência dos negros na história do país, incluindo suas contribuições e conquistas. Um trecho do texto que constava da placa dizia que "os negros são as principais vítimas da ação letal das polícias e o perfil predominante da população prisional do Brasil". Parlamentares de oposição repudiaram o ato deputado Coronel Tadeu, deixaram o plenário em protesto e anunciaram que pretendem acionar o Conselho de Ética da Câmara. O episódio também gerou outras reações no plenário, onde deputados se alternaram fazendo discursos em protesto contra o ato de Tadeu ou com críticas à exposição, por associar a polícia à morte de jovens negros.

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) condenou a atitude do deputado e classificou o episódio como "grave". “Numa democracia, num país livre, não é porque nós divergimos da posição da outra pessoa que nós devemos agredi-la verbalmente, fisicamente”, afirmou. O deputado Helder Salomão (PT-ES), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, repudiou o ato. "Quero repudiar, com veemência, a postura adotada pelo Deputado Coronel Tadeu, do PSL, agredindo e rasgando um cartaz da exposição sobre a consciência negra", afirmou. "Esse caso deve ser levado ao Conselho de Ética, porque racismo é crime". Para o deputado Rogério Correia (PT-MG), o ato do parlamentar "é realmente muito grave". Ele defendeu que ele responda pela atitude no Conselho de Ética. "Este deputado tem que ir à Comissão de Ética e deve ser cassado porque isso é crime de racismo e depredação do patrimônio público", afirmou. Presidente da Frente Parlamentar da Segurança Pública, o deputado Capitão Augusto (PL-SP) fez um discurso inflamado da tribuna e disse que o cartaz "insultava" a Polícia Militar e ajudava a "difamar e denegrir as instituições do Brasil". "Essa placa nunca deveria ter sido colocada ali, jamais. E, assim que tive conhecimento, como presidente da Frente Parlamentar da Segurança Pública, a bancada da bala, mandei ofício para o Rodrigo Maia para que retirasse de imediato essa placa", disse. Segundo ele, a PM tem muitos policiais negros, o que comprovaria que não existe racismo na corporação. "Nós não somos racistas, nunca fomos", afirmou. O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) se disse "chocado". "Presidente, quando um deputado federal vandalizou a exposição feita em memória à luta do povo negro no Brasil? É inaceitável, é desonroso para esta Casa que um Deputado Federal não tenha tolerância, não respeite a história dos negros no Brasil, não perceba a gravidade do genocídio praticado nessa sociedade contra a juventude negra e pobre da periferia do Brasil", disse.

Senado aprova incluir estados na reforma da Previdência

  • G1
  • 20 Nov 2019
  • 09:06h

(Foto: Reprodução)

Senado concluiu nesta terça-feira (19) a votação em dois turnos da chamada "PEC paralela" da reforma da Previdência. Os senadores analisaram destaques apresentados em primeiro turno e, em seguida, aprovaram o texto em segundo turno por 53 votos a 7. Eram necessários 49 votos para a aprovação. Entre outros pontos, o texto facilita a adesão de estados e municípios às novas regas de aposentadoria (leia detalhes mais abaixo). A “PEC paralela” segue para a análise da Câmara dos Deputados, que também terá de analisar o texto em dois turnos. Durante a sessão, o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) passou mal e foi atendido no plenário. O parlamentar foi retirado de maca e levado ao serviço médico da Casa. Com isso, a sessão foi suspensa por alguns minutos. A proposta passou a ser articulada em agosto e foi chamada de "PEC paralela" porque passou a tramitar paralelamente à PEC da reforma da Previdência. O objetivo foi agilizar a tramitação da chamada "PEC principal", deixando alguns temas controversos para discussão posterior. A PEC principal foi promulgada na semana passada pelo Congresso Nacional. Estados e municípios. Entre outros pontos, a "PEC paralela" facilita a adesão de estados e municípios às novas regras de aposentadoria previstas para servidores públicos da União. De acordo com a PEC, estados, Distrito Federal e municípios, por meio de lei ordinária, poderão adotar para os regimes próprios de Previdência (servidores estaduais e municipais) as regras aplicáveis aos servidores federais (regime próprio de previdência da União). Com isso, os entes não precisarão alterar as constituições locais para modificar as regras de aposentadoria, o que demandaria um processo mais longo e trabalhoso.

O texto também prevê:

  • Por meio de lei ordinária, estados e municípios poderão revogar as alterações e sair do regime;
  • O prazo para revogação é de até seis meses antes do fim do mandato do chefe do Poder Executivo local;
  • Se um estado adotar a legislação federal para os servidores, os municípios desse estado passarão automaticamente a seguir as mesmas regras. A vinculação poderá ser revogada por iniciativa do município.

 

 

Após afastamento de magistrados durante operação da PF, eleição para escolha do novo presidente do TJ-BA é adiada

  • G1
  • 20 Nov 2019
  • 08:10h

(Foto: Reprodução)

A eleição para escolha do novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que estava marcada para ocorrer na quarta-feira (20), foi adiada após o atual presidente da corte, Gesivaldo Britto, e outros cinco magistrados terem sido afastados do cargo por 90 dias depois de uma operação deflagrada pela Polícia Federal para combater um suposto esquema de venda de decisões judiciais e outros crimes. Quatro advogados foram presos. Conforme a assessoria de comunicação do TJ-BA, ainda não há previsão de quando a eleição deve ocorrer. Como os desembargadores da corte só se reúnem às quartas-feiras, a nova data só deve ser definida na sessão da semana que vem, no dia 27 de novembro. Além do presidente, a eleição que ocorreria nesta quarta elegeria o 1º e o 2º vice-presidentes, o corregedor-geral da Justiça e o corregedor das comarcas do interior. Os desembargadores José Olegário Monção Caldas e Maria da Graça Osório Pimentel Leal, dois dos que foram afastados dos cargos nesta terça, se inscreveram para concorrer ao cargo de presidente do TJ-BA. Ao todo, conforme a lista de inscritos divulgados pelo TJ, e eleição tem 12 candidatos ao posto de presidente do órgão. A assessoria informou que, caso José Olegário e Maria da Graça, fique impedidos de concorrer, novos candidatos devem ocupar as vagas deles. Por meio de nota, o TJ informou, ainda que, "quanto aos processos dos desembargadores afastados, o regimento interno prevê a substituição automática dos desembargadores" e que, por conta disso, não haverá prejuízo às partes.

Conquista: Casa de idoso é reconstruída após campanha feita por gari

  • G1
  • 20 Nov 2019
  • 07:06h

( Foto: Reprodução/TV)

A casa de um idoso foi reconstruída após uma campanha feita por um homem na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Durante a obra a família composta por seu Zé e os dois filhos que tem transtornos mensais morou em uma casa de aluguel. O imóvel foi entregue após três meses. “Nasci de novo, eu posso dizer que eu nasci de novo. Minha vida agora vai ser outra”, disse seu Zé, emocionado. A realização do sonho só foi possível por causa de doações feitas pelos vizinhos e amigos da família. A situação da casa era precária. O imóvel tinha a casa tinha problemas estruturais no telhado, não tinha vaso sanitário e pia para lavar os pratos. A campanha foi pensada pelo gari Reinaldo Paixão. “[Queria agradecer] a toda a população que ajudou, aqueles que ajudaram em oração também que é importante e financeiramente. Graças a Deus nós conseguimos dar uma vida boa para o seu Zé, com a casa toda mobiliada, como o ser humano merece”, comemorou Reinaldo. A nova casa tem varanda, sala, três quartos, corredor, cozinha, banheiro, duas áreas de luz e área de serviço. A família ganhou novas camas, televisão, sofá, guarda roupa, geladeira, armário.

Protestos no Irã contra aumento nos combustíveis deixam mais de 100 mortos, afirma organização

  • G1
  • 19 Nov 2019
  • 20:06h

(Foto: Nazanin Tabatabaee/Wana (West Asia News Agency) via Reuters)

A repressão de forças de segurança do Irã contra manifestantes que protestam contra aumento no preço dos combustíveis deixou 106 mortos, informou nesta terça-feira (19) a organização Anistia Internacional — que reconheceu que o número pode ser ainda maior. Os protestos no Irã começaram na segunda-feira, após o regime de Hassan Rouhani aumentar o preço da gasolina em um país cuja economia já está abatida pelas sanções impostas pelo presidente dos Estados UnidosDonald Trump (leia mais sobre os protestos no fim da reportagem). O governo iraniano, inclusive, acusa os EUA de interferirem em assuntos internos após a Casa Branca ter demonstrado apoio aos manifestantes. Segundo a Anistia Internacional, as forças de segurança reprimiram os manifestantes com armas de fogo, canhões de água e gás lacrimogênio, além de espancar pessoas com cassetetes. "Imagens de cartuchos de balas caídas no chão, assim como o número de mortes resultantes, indica que usaram munição real", afirmou. O Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para Direitos Humanos afirmou, em nota, que está "profundamente preocupado" com os relatos de repressão armada aos manifestantes. A organização também pediu que as pessoas "protestem pacificamente". "Estamos alarmados especialmente que o uso de armas de fogo deixou um número significativo de mortos pelo país", afirmou Rupert Colville, porta-voz da organização.

Jair Bolsonaro assina desfiliação do PSL, diz advogado

  • G1
  • 19 Nov 2019
  • 19:02h

(Foto: Reprodução)

Jair Bolsonaro assinou nesta terça-feira (19) a desfiliação do partido, segundo informou Admar Gonzaga, um dos advogados do presidente. Bolsonaro se desfiliou no mesmo dia em que a convenção nacional do PSL reconduziu o deputado Luciano Bivar (PE) à presidência da sigla, A saída de Bolsonaro do PSL foi motivada pela disputa entre ele e Bivar pelo comando da legenda. A divergência se tornou pública no começo do mês passado, quando Bolsonaro pediu a um apoiador, na portaria do Palácio do Alvorada, para esquecer o PSL e disse que Bivar estava "queimado para caramba". No dia seguinte, Bivar respondeu: "A fala dele foi terminal, ele já está afastado. Não disse para esquecer o partido? Está esquecido". Nesta terça, após se reunir com Bolsonaro no Palácio do Planalto, o advogado Admar Gonzaga afirmou que a desfiliação está assinada. Na próxima quinta (21), uma convenção em Brasília fará o lançamento do Aliança pelo Brasil, novo partido, criado por Bolsonaro, mas que ainda terá de cumprir até março os requisitos legais para poder disputar as eleições municipais de 2020. "A matéria está decidida, não tem volta. O presidente está se desfiliando hoje do PSL. Vamos fazer a convenção na quinta-feira e tocar o partido para a frente. A desfiliação dele será feita pelas vias formais da Justiça Eleitoral. A doutora Karina [Kufa] é quem vai cuidar disso, e já está assinada a desfiliação", afirmou Gonzaga. Além do presidente, um dos filhos dele, o senador Flavio Bolsonaro (RJ) também apresentou pedido de desfiliação. Com isso, deixa a presidência do diretório estadual do partido no Rio de Janeiro. No lugar dele, assumirá o posto o deputado federal Gurgel (PSL-RJ). Na convenção desta terça-feira, o PSL reconduziu à presidência nacional do partido o deputado Luciano Bivar e também a maioria dos integrantes da comissão executiva. O deputado Junior Bozella (SP) assumiu a segunda vice-presidência no lugar do ex-ministro Gustavo Bebianno, que se filiou ao PSDB. Além de Flavio Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro também deixou a executiva do partido. Eduardo Bolsonaro já se manifestou afirmando que pretende deixar o PSL, mas somente depois da oficialização do partido Aliança pelo Brasil. Por isso, a definição sobre a presidência do PSL em São Paulo, hoje com Eduardo, segue indefinida. "Em São Paulo ainda estamos decidindo. O Eduardo [Bolsonaro] não pediu a desfiliação. Então, estamos conversando para que a coisa seja transitada de forma extremamente amigável", disse Bivar.

Quatro sobreviventes de acidente com jato na Bahia são transferidos em UTI aérea para São Paulo

  • G1
  • 19 Nov 2019
  • 18:03h

(Foto: Dudu Face/Camamu Noticias)

Quatro dos sobreviventes após a queda de um jato executivo em Maraú, no baixo sul da Bahia, que estavam internado no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, foram transferidos nesta terça-feira (19) para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, por meio de uma UTI aérea. Entre o transferidos está Marcelo Constantino, 28 anos, neto de Nenê Constantino, fundador da Gol. Três pessoas morreram no acidente. A informação da transferência das vítimas foi divulgada pela assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Foram transferidos nesta terça para São Paulo:

  • Marrie Cavelan, de 27 anos
  • Marcelo Constantino, 28 anos, neto de Nenê Constantino, fundador da Gol
  • Eduardo Mussi, 33 anos, irmão do deputado licenciado Guilherme Mussi
  • Eduardo, de 6 anos, filho de Eduardo Trajano e Marcela Brandão Elias, que morreu no local do acidente

Permanecem internados em Salvador:

  • Fernando Oliveira Silva, 26 anos
  • Aires Napoleão, 66 anos, que pilotava a aeronave
  • Eduardo Trajano Telles Elias, 38 anos, pai do garoto de 6 anos e marido de Marcela Brandão Elias.                                                                                                                                                                                  A Sesab informou, por meio de nota, que não fornece informações sobre o estado de saúde das vítimas e não comenta informações de pacientes internados na rede de assistência estadual, mesmo aqueles que já receberam alta ou foram a óbito.

Restrição de acesso a dados sigilosos pode prejudicar combate à lavagem de dinheiro, diz Aras

  • G1
  • 19 Nov 2019
  • 17:06h

(Foto: Reprodução)

Procuradoria Geral da República enviou nesta terça-feira (19) aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) um memorial no qual se posiciona contra a restrição ao compartilhamento de informações fiscais sigilosas de contribuintes entre órgãos de controle e Ministério Público. Em julgamento nesta quarta (20), o plenário do Supremo começará a decidir quais são os limites para compartilhamento dessas informações sem que seja necessária autorização judicial. No memorial, o procurador-geral da República, Augusto Aras, afirma que a restrição ao compartilhamento com o MP por órgãos como o antigo Coaf (atual Unidade de Inteligência Financeira, UIF) e a Receita Federal, pode implicar:

  • o enfraquecimento do combate ao crime de lavagem de dinheiro;
  • prejudicar a imagem do país junto a organismos internacionais como o Grupo de Ação Financeira Internacional (Gafi) e o Banco Mundial;
  • e provocar a abertura de investigações desnecessárias.

Em julho deste ano, o presidente do STF, Dias Toffoli, concedeu liminar (decisão provisória) que suspendeu em todo o território nacional processos que tiveram origem em dados fiscais e bancários sigilosos de contribuintes compartilhados sem autorização judicial. O ministro Toffoli tomou a decisão ao analisar pedido do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), um dos cinco filhos do presidente Jair Bolsonaro. O senador argumentava que o Ministério Público do Rio de Janeiro teve acesso a informações fiscais dele sem autorização judicial. Para Toffoli, apenas informações genéricas – sem detalhamento – poderiam ser compartilhadas sem permissão de um juiz. A PGR afirma que relatórios genéricos são inúteis à persecução de crimes relacionados à lavagem de dinheiro e à corrupção, pois inviabilizam o cruzamento de informações relevantes e o acesso a dados que de fato caracterizam esses crimes. Aras afirma que a decisão de condicionar o compartilhamento de dados financeiros à prévia autorização judicial, além de onerar excessivamente a Justiça com pedidos de quebra de sigilo, ocasionará a abertura de investigações desnecessárias, prejudicando todo o sistema de combate à lavagem de ativos.

Indagado sobre desmatamento na Amazônia, Bolsonaro responde: 'Pergunta para o Ricardo Salles'

  • G1
  • 19 Nov 2019
  • 16:05h

(Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (19) que ele não deve ser questionado sobre o aumento do desmatamento na Amazônia, divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo o presidente, as questões devem ser feitas ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Bolsonaro deu a declaração a jornalistas antes de uma cerimônia no Palácio da Alvorada referente ao dia da bandeira, comemorado nesta terça, 19 de novembro. Antes do hasteamento da bandeira e da execução do hino nacional, o presidente concedeu entrevista e foi questionado sobre o aumento de 29,5% do desmatamento na Amazônia no período de agosto de 2018 a julho de 2019 em relação ao período anterior (agosto de 2017 a julho de 2018). Nos dois períodos comparados, a área desmatada foi de 7.536 km² de para 9.762 km². Os dados foram divulgados na segunda-feira (18) são do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), considerado o mais preciso para medir as taxas anuais. O Prodes é diferente do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que mostra os alertas mensais e já sinalizava tendência de aumento. Na entrevista, Bolsonaro foi questionado sobre os dados divulgados pelo Inpe e disse que não deve ser perguntado sobre o assunto. “Vocês viram o desmatamento quando a Dilma foi ministra? A Dilma não, aaaa [um dos presentes sugere Marina Silva]... Marina Silva foi ministra, vocês viram? Foi recorde o desmatamento, então, não pergunte para mim, não”, disse. Um jornalista insistiu, dizendo que a pergunta trata de um dado atual. O presidente, então, respondeu: “Não, não pergunta, não. Pergunta para o Ricardo Salles, que tá ali, conversa com ele”. Salles participou da cerimônia de hasteamento da bandeira e estava, no momento da fala de Bolsonaro, em uma área sem o acesso da imprensa. O presidente não chamou o ministro para comentar os dados do desmatamento. O ministro do Meio Ambiente abordou os dados na segunda. Ele disse que o desmatamento na Amazônia tem relação com atividades econômicas ilegais."O motivo do aumento [do desmatamento] são os conhecidos de 2012 para frente: a pressão das atividades econômicas, a maior parte ilegal. Precisamos de estratégias para conter isso", afirmou Salles.

Vereador Girson Ledo dá as boas-vindas ao novo assessor jurídico do Legislativo de Brumado

  • Brumado Urgente
  • 19 Nov 2019
  • 15:18h

O assessor Igor Luz recebendo as boas vindas do vereador Girson Ledo (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Sempre mantendo uma interface muito positiva com os integrantes dos quadros do Poder Legislativo, o vereador Girson Ledo vem conquistando cada vez mais a admiração dos mesmos, não só pela sua simpatia, mas também pela sua competência e postura parlamentar. Seguindo essa tendência, ele fez questão de dar as boas-vindas ao novo assessor jurídico da Câmara Municipal de Brumado, o jovem advogado Dr. Igor Silva Luz Meira, o qual foi anunciado e apresentado oficialmente pelo presidente Léo Vasconcelos. Formado em Direito pela FAINOR e já contando com boa experiência em administração pública, tendo, recentemente, atuado na Procuradoria Municipal, o novo assessor recebeu um abraço e o desejo de sucesso por parte do vereador Girson Ledo que declarou que “é uma grande satisfação em receber aqui na câmara um jovem do quilate de Dr. Igor, que com certeza, irá contribuir de forma muito positiva para a condução de nossos mandatos”, destacou o edil.

Governo pagará R$ 28,9 milhões para cobrir perdas de agricultores familiares com a seca

  • 19 Nov 2019
  • 15:14h

(Foto: Reprodução)

Agricultores familiares de 123 municípios da Bahia, Paraíba e Minas Gerais terão o benefício do Garantia-Safra 2018/2019 disponibilizado em novembro para cobrir perdas com a seca, informou o Ministério da Agricultura na segunda-feira (18). Segundo o governo, o pagamento beneficiará 139.070 unidades familiares, somando R$ 28,9 milhões. O montante em recurso disponibilizado para esses agricultores até o mês de março de 2020 chegará a R$ 118,2 milhões. No acumulado da safra 2017/2018, foram beneficiados 493.638 produtores em 531 municípios, totalizando, aproximadamente, R$ 419,6 milhões em benefícios, diz o ministério. Quem tem direito? Têm direito ao benefício os agricultores com renda mensal de até um salário mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção em seus municípios igual ou superior a 50%. Ao todo, 123 municípios terão o pagamento disponibilizado. Veja a lista divulgada pelo ministério, por estado: Bahia: (Abaíra, Anagé, Andaraí, Aracatu, Barra, Barra da Estiva, Barra do Mendes, Barro Alto, Belo Campo, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boninal, Boquira, Caculé, Caetité, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Anápolis, Candiba, Canudos, Caraíbas, Carinhanha, Casa Nova, Caturama, Central, Correntina, Dom Basílio, Encruzilhada, Feira da Mata, Guanambi, Iaçu, Ibipitanga, Ibiquera, Ibitiara, Ibititá, Ibotirama, Igaporã, Iramaia, Irecê, Itaberaba, Itaeté, Itaguaçu da Bahia, Itiruçu, Ituaçu, Iuiu, João Dourado, Juazeiro, Jussara, Lagoa Real, Lajedo do Tabocal, Lapão, Lençóis, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Macajuba, Malhada, Malhada de Pedras, Matina, Morpará, Mulungu do Morro, Muquém do São Francisco, Nova Redenção, Ourolândia, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Piripá, Planaltino, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, Remanso, Ribeirão do Largo, Rio do Pires, Ruy Barbosa, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Gabriel, Serra do Ramalho, Sento Sé, Serra Dourada, Sítio do Mato, Sobradinho, Tabocas do Brejo Velho, Uauá, Uibaí, Urandi, Utinga, Várzea Nova, Vitória da Conquista, Wagner, Wanderley, Xique-Xique).

Em visita às Escolas em Tempo Integral, prefeitos de Vitória da Conquista e Tanhaçu fazem exaltação à Educação de Brumado

  • Ascom | PMB
  • 19 Nov 2019
  • 14:56h

A visita foi muito bem avaliada pelos prefeitos (Foto: Ascom | PMB)

Após tomarem conhecimento com maior amplitude dos grandes avanços obtidos no setor educacional de Brumado durante ato de adesão à Agenda 2030, a qual ocorreu no auditório do Campus do IFBA, os prefeitos de Vitória da Conquista e Tanhaçu, respectivamente, Herzem Gusmão e Jorge Teixeira, acompanhados de membros de suas equipes, voltaram ao município nesta segunda-feira (18), para realizar uma visita às ETIs – Escolas em Tempo Integral, as quais já são consideradas um modelo a ser seguido devido ao ótimos resultados obtidos na avaliação do IDEB 2017.  Acompanhados do prefeito Eduardo Vasconcelos, da secretária de Educação, professora Ednéia Ataíde, os dois gestores estiveram nas escolas Clarice Morais, Idalina Azevedo e Maria Iranildes, na Cidade, além da escola Manoel Fernandes que fica no Distrito de Ubiraçaba, podendo, assim, conhecer e avaliar a qualidade e os detalhes das instalações das escolas e do cardápio balanceado que é oferecido aos alunos. Eles não pouparam elogios ao que observaram e expressaram que irão “importar” o padrão de excelência para ser implantado em seus municípios. O prefeito Eduardo Vasconcelos agradeceu a visita e fez várias observações sobre toda a trajetória que levou o município a ter todas as suas escolas em tempo integral.


Brasil: Professor de escola pública é afastado após pedir redação sobre 'sexo oral e anal' a alunos do 6º ano

  • G1
  • 19 Nov 2019
  • 14:09h

( Foto: TV Globo/ Reprodução)

Um professor de português da rede pública do Distrito Federal foi afastado após dar uma aula sobre sexo, na última quarta-feira (13). Ele usou expressões de sexo explícito para alunos de 12 anos, do 6º ano do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 104, da Asa Norte. O educador pediu para que os estudantes elaborassem uma redação sobre "sexo oral e anal". Ele usou o quadro para escrever as palavras debatidas ao propôr o trabalho para os estudantes. A Secretaria de Educação do DF informou que o professor é temporário e que ele foi mandado embora. Já o professor Wendel Santana, de 25 anos, reconheceu que escreveu expressões de conotação sexual no quadro da escola e disse que a ideia era mostrar a diferença entre maneiras formais e informais de falar sobre sexo (leia mais ao final da reportagem). Pais revoltados. As crianças fotografaram o conteúdo escrito pelo docente na lousa e gravaram áudios durante a aula. A corretora de seguros Vanessa Damares, mãe de um dos estudantes, disse que ficou chocada com o conteúdo apresentado pelo professor. "Primeiro que aquilo ali não é educação sexual. Eu acho que aquilo é pornografia, uma coisa vulgar coisa que criança nenhuma merece passar por isso." Já a administradora Adriana Sarino contou que o filho não conhecia as expressões antes do educador apresentá-las em sala. "Fiquei perplexa porque o meu filho só tem 12 anos e dessas palavras quase nenhuma ele conhecia ainda", afirmou a mãe. O diretor do CEF 104 e, pelo menos, cinco famílias registraram queixa contra o professor na Polícia Civil. "O professor de português do 6º ano havia ministrado aula com conteúdos e palavreados completamente inadequados e fora do currículo escolar", diz a ocorrência.

Inep anula questão do Enem 2019 por causa de repetição

  • G1
  • 19 Nov 2019
  • 13:10h

( Foto: Reprodução/Inep)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou, na manhã desta terça-feira (19), a anulação de uma questão da prova de ciências humanas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 (veja acima). Segundo o instituto, por causa da metodologia do Enem, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), "a anulação de um item, ou mesmo a aplicação de provas com itens diferentes, não compromete o processo de estimação da nota das participantes". Segundo o Inep, a questão não tem problemas no enunciado ou nas alternativas; o motivo da anulação foi o fato de ela já ter aparecido no Enem 2018, no chamado Caderno de Questões Braille e Ledor. "O caderno Ledor é preparado para os aplicadores que atuam como ledores para os participantes que, por algum motivo, solicitam auxílio para a leitura da prova como recurso de acessibilidade", explicou a autarquia. Esse atendimento específico para candidatos com deficiência pode fazer com que algumas questões do caderno de provas desses candidatos sejam diferentes dos demais candidatos. O Inep diz que isso acontece quando é preciso substituir uma questão com recursos visuais, como os gráficos e as imagens, por outras, já que o trabalho de descrição desses recursos tornaria a questão difícil demais para a compreensão dos participantes com deficiência.

Novembro Azul: Urologista Dr. Thiago Torres realiza palestra para o grupo do 'Terço dos Homens' da Paróquia Bom Jesus

  • Brumado Urgente
  • 19 Nov 2019
  • 12:08h

O Grupo do Terço dos Homens vem ampliando cada vez mais as suas ações (Foto: Reprodução Facebook)

O Terço dos Homens, da Comunidade Santa Rita, Paróquia Senhor Bom Jesus em Brumado, realizou nesta segunda-feira, dia 18 de novembro, às 19h30, na Igreja Santa Rita, uma palestra ministrada pelo Dr. Thiago Torres, renomado médico urologista. Na oportunidade, o palestrante esclareceu as principais dúvidas acerca do câncer de próstata, reforçando a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença.Os membros do grupo ficarammuito satisfeitos com os esclarecimentos e se propuseram a ser multiplicadores em prol da prevenção, já que com isso cerca de 90% dos casos podem ter a cura. 

O urologista Thiago Torres ressaltou a importância da prevenção (Foto: Reprodução Facebook)