Levantamento feito pela União dos Municípios da Bahia (UPB) mostra que, dos 295 prefeitos baianos que tentaram a reeleição no domingo (15), 183 venceram, e 108 perderam, apesar da dinheirama que rolou na pandemia.
O placar ainda pode ser alterado, porque dois, Colbert Martins (MDB) em Feira de Santana; e Hérzem Gusmão (MDB) em Vitória da Conquista; vão disputar o segundo turno. E Agnelo Santos (PSD), em Santa Cruz Cabrália; e Moacyr Leite (DEM), em Uruçuca; ganharam, mas tiveram os pedidos de registro impugnados e concorreram sub-júdice.
Pelos números do TSE, o campeão de votos na Bahia é Fred Vasconcellos (PCdoB), de Lícínio de Almeida. Único candidato único no Estado, ele teve 100% dos 6.345 votos válidos; 714 votos, ou 8,6% do total, foram brancos, e mil votos (12,41%) foram nulos.
Surpresas
O campeão da reeleição é Marcus Vinicius (MDB), de Vera Cruz. Enfrentando quatro candidatos, ele teve 86,29% (20.966 votos), contra 9,16% (2.226 votos) de Magno, do PT, o segundo colocado. Já entre os derrotados, surpresas, como Orlando Peixoto (PT) em Cruz das Almas, Oziel Oliveira (PSD) em Luís Eduardo Magalhães, Rose Menezes (PSD) em Campo Formoso e Carlinhos Brasileiro (PT) em Senhor do Bonfim.
O caso mais curioso foi em Santa Teresinha. Zé de Zila (PP), o prefeito, já comemorava a vitória quando se descobriu um erro na contagem. Recontados os votos, ele perdeu para Agnaldo Andrade (PSD) de 4.432 a 4.409, diferença de apenas. Aí o choro é maior.
A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação nesta terça-feira (17) para apurar supostos crimes de corrupção praticados no âmbito da Ordem dos Advogados do Brasil - São Paulo (OAB-SP). A “Operação Biltre" cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na capital paulista e em Guarulhos, na Grande São Paulo. Segundo a PF, a investigação começou em setembro deste ano, depois do recebimento de uma denúncia de um advogado que informou ter sido vítima de investida supostamente realizada por grupo composto por um empresário e dois advogados, sendo um deles membro do Conselho Secional da OAB-SP. De acordo com as investigações, o grupo solicitou propina de R$ 250 mil para atuar junto ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP para encerrar processos disciplinares em tramitação, assim como retirá-los de pauta. Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção passiva, associação criminosa e organização criminosa, a depender da evolução das investigações, disse a Polícia Federal, em comunicado divulgado. A operação foi chamada de Biltre pela expressão estar relacionada ao comportamento de quem age de forma vil, canalha, infame, desprezível, “o que bem exprime o comportamento do grupo investigado, o qual se dispõe a cometer ou a influenciar que se cometam atos de corrupção dentro de um órgão da Ordem dos Advogados do Brasil que se pressupõe absolutamente probo, qual seja, o Tribunal de Ética e Disciplina", diz nota.
Na manhã desta terça-feira (17), foi encontrado morto a tiro em meio ao matagal na região do Alto México, em Barra da Estiva, um homem de prenome Zé Lúcio, que de acordo com informações obtidas pelo site Informe Barra, é ex-assessor parlamentar do deputado estadual Marquinho Viana. A Polícia foi acionada e está no local fazendo o isolamento e aguardando o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para realizar a perícia. Maiores informações a qualquer momento.
Após meses de conversas e avaliações, a Prefeitura de Salvador já bateu o martelo sobre o Carnaval de 2021. O anúncio, no entanto, ainda deve levar alguns dias para ser feito. "Nós já decidimos o assunto, há uma decisão tomada entre eu e ele. Mas, antes de qualquer coisa, a gente quer conversar com as pessoas envolvidas pra depois tornar pública essa decisão, o que deverá acontecer, repito, até segunda-feira da próxima semana", disse o prefeito ACM Neto (DEM) durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (17). O "ele" a quem Neto se refere é o vice-prefeito Bruno Reis (DEM). De acordo com o atual gestor, a transição para o próximo governo já começou. Há meses, o prefeito levantou o mês de julho como possibilidade para a realização da festa, uma vez que, dada a proximidade, fevereiro é apontado como opção remota. A pandemia não está controlada e ainda não há vacina contra a Covid-19. Além do Carnaval, na ocasião, Neto também falou sobre o réveillon da cidade. Neste caso, o anúncio deve ser feita entre quinta (19) e sexta-feira (20).
O UPT é desenvolvido em parceria com a UNEB, a UEFS, a UESB, a UESC e a UFRB, com o objetivo de contribuir para o acesso de estudantes ao Ensino Superior. (Foto: Cindi Rios / UPT-UNEB)
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC/BA) promove, nesta terça-feira (17), às 9h, o lançamento do edital do Programa Universidade para Todos (UPT), pelo canal do YouTube do Instituto Anísio Teixeira. A atividade contará com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. O UPT é desenvolvido em parceria com as universidades públicas UNEB, UEFS, UESB, UESC e UFRB, com o objetivo de contribuir para o acesso de estudantes ao Ensino Superior. Durante a live, serão repassadas informações sobre o número de vagas ofertadas e as principais mudanças do programa devido à suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia do novo Coronavírus (SARS-COV-2), causador da Covid-19. O Programa Universidade Para Todos é voltado para estudantes matriculados, em 2020, no 3º ano do Ensino Médio Regular estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes) ou no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio das redes estadual ou municipais (ou suas modalidades correspondentes), além de egressos do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia.
Com as eleições de domingo (15), a Câmara de Vereadores de Jequié, no Médio Rio de Contas, teve renovação de 57%. Com isso, 11 novos legisladores vão tomar posse no dia 1° de janeiro de 2021, informou o Blog do Marcos Frahm. Só oito dos atuais edis conseguiram vaga para permanecer na Câmara Municipal. A maior votação foi obtida por Ramon Fernandes (PDT) que conseguiu 2.776 sufrágios. A lista tem ainda Duda Simões (PSB), Gutinha (PP), Marcinho (PDT), Walmiral Marinho (PP), Ziel (PP), Ivan do Leite (DEM), Bui Bulhões (Podemos), Sidney Magal (PSD), Joaquim Caires (Podemos), Junior Braga (PDT), Tinho (PV), Colorido (PP), Soldado Gilvan (Republicanos), Moana Meira (PSD), San (PSD), João Paulo Fernandes (PSD), Marcos do Ovo (Solidariedade), Professora Cida (PT)
Pretos e pardos tiveram um avanço na eleição para prefeitos na esteira da regra que obriga os partidos políticos a distribuir de forma proporcional a verba pública de campanha entre os candidatos brancos e negros. Embora positivo, o desempenho dessas candidaturas ainda está longe de refletir o retrato da população brasileira, desta reportagem do jornal Folha de S. Paulo.
Segundo a publicação, o resultado das urnas mostra que 32% dos prefeitos eleitos no primeiro turno, em todo o país, se declararam negros (pretos ou pardos).Os brancos somaram 67%.
Os números do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), compilados pelo DeltaFolha, mostram um avanço em relação a 2016, quando os prefeitos eleitos brancos, no primeiro turno, somavam 70,4%, contra 29% de negros.
Em 2016, ano das últimas eleições municipais, apenas 6 mulheres passaram para as disputas de segundo turno, ao lado de 108 homens. Agora são 20 mulheres e 94 homens.
No caso de pretos e pardos, eram 22 em 2016, ao lado de 92 brancos. Agora, 32 negros foram para o segundo turno, ao lado de 81 brancos.
Das dez maiores cidades do país, em apenas três a disputa foi resolvida neste domingo (15). Bruno Reis (DEM), eleito em Salvador, se declara pardo. Nas outras duas, a vitória foi de um homem branco —Alexandre Kalil (PSD), em Belo Horizonte, e Rafael Greca (DEM), em Curitiba.
A nova formação do Poder Legislativo de Brumado apresenta 10 outsiders da política | Foto: Brumado Urgente)
Quem acompanhou a rotina da Câmara de Vereadores de Brumado da atual legislatura que se encerrará em 31 de dezembro, visualizou, até com certa facilidade, que iria ser promovida uma grande renovação, já que alguns nomes acabaram se desgastando muito, uns pelo “vai e vem” entre situação e oposição; outros pela fraca atuação parlamentar e, por fim, alguns que resolveram alçar voos em outras dimensões. As previsões se cumpriram de forma cabal nas eleições municipais de 2020 e dos atuais 13 legisladores, somente 5 irão continuar que são eles: Zé Carlos de Jonas (PSB); Lia Teixeira (PC do B); Rey de Domingão (DEM); Wanderley Nem (DEM) e Palito (PP), o que veio confirmar o forte sentimento popular pela renovação. Então, diante disso, a vez foi dos “outsiders” entrarem em cena, pois 10 “caras novas” no Legislativo irão compor a nova formação da Casa que são: João Vasconcelos (DEM); Harley (REP); Amarildo Bonfim (PSB); César Bar (PC do B); Verimar (PT); Rubens Araújo (PODE); Beto Bonelly (PSB); Tiago Amorim (PP); Renato Santos (PODE) e Boca (PDT). Com isso a projeção é que os neófitos irão se adequando aos poucos ao novo cargo, até que se consiga um padrão que deverá exprimir o novo tom do Poder Legislativo de Brumado. Vale ressaltar que a situação, pelo menos nesse primeiro momento, tem 5 vereadores, enquanto a oposição tem o dobro de cadeiras, mas, segundo informações de bastidores, as articulações já se iniciaram e, possivelmente, mudanças de posicionamento deverão ocorrer. Agora para assumir a presidência os nomes mais fortes seriam Rey pela oposição e Lia Teixeira pela situação, mas, a aposta maior é em Zé Carlos de Jonas (PSB), mas ainda é prematuro cravar o novo presidente do Poder Legislativo, o qual pegará uma sede totalmente reformada e modernizada
Eleito prefeito mais novo da Bahia, Ricardo Maia Filho (PSD) de 21 anos irá assumir o executivo do município de Tucano, na região de Sisal, em 1º de janeiro do próximo ano, após conquistar 14.166 votos nas urnas, 49,27% dos votos válidos. O jovem derrotou o atual prefeito Rubinho (DEM) que teve 10.695 votos.
Nascido em 25 de abril de 1999, Ricardo Maia Filho atribuiu a vitória à dedicação na campanha e a proposição de projetos possíveis para o município. Ao Bahia Notícias, o candidato eleito disse que o fato de ser filho de Ricardo Maia (PSD), atual prefeito de Pombal a 25 km de Tucano, colaborou para a conquista. "Facilitou por trazer confiança aos nossos projetos para o município. O povo confia por que tem visto o que meu pai tem feito em Pombal", declarou.
Maia Filho conta que enfrentou problemas com a idade por que a oposição fazia campanha contra alegando que "política tem que ser feita por quem tem mais experiência, tem que ser mais velho". "Este é um pensamento antigo, fui lá e mostrei que seria capaz de ganhar a eleição, assim como vou provar que sou capaz de mudar Tucano", assegurou.
Ainda de acordo com o candidato eleito, "infelizmente havia um poderio em Tucano que achava que era soberano, mas a força do povo é maior e por isso conseguimos mostrar que o pensamento da cidade mudou".
Perguntando sobre as primeiras medidas que deve tomar no início do mandato, Ricardo Maia Filho disse que será preciso organizar a prefeitura. "Precisamos por para funcionar o que já tem. Para daí trazer grandes obras, requalificação de praças, unidades de saúde, mas tem que colocar para funcionar primeiro o que já tem e hoje não funciona", declarou.
Para Maia Filho (PSD), os 2.799,2 km² de extensão do município devem ser levados em conta ao pensar políticas públicas para a população. "Por ser muito grande, para mim, a prioridade é a saúde. Temos povados que estão a 50km do centro e são acessados por estrada de chão. Então priorizando a saúde queremos por carros disponíveis para que as pessoas possam vir desses povoados para o hospital, além de postos de saúde e PSF", disse.
Conforme publicou a Agência Brasil, nessas eleições, três candidatos do Nordeste foram eleitos para prefeitura de seus municípios com 21 anos, idade mínima permitida para o cargo. Além de Ricardo Maia Filho em Tucano, Fernando Cavalcante (MDB) com 54,52%, vai comandar Matriz de Camaragibe (AL) e, no Rio Grande do Norte, Paulo Henrique (PP), que recebeu 51,01% dos votos, será prefeito em Pedra Preta.
Com o resultados das eleições de 2020 definidas, a avaliação de dirigentes de esquerda é que se o saldo não foi trágico, bom também não foi. Para o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, a culpa pelo quadro de desunião do grupo é "do senhor Lula da Silva", disse à coluna Painel, da Folha de S. Paulo, em referência ao ex-presidente da República petista. "Esse prejuízo das esquerdas não irem unidas, não é nosso", frisou. PT e PSB entraram em conflito na capital pernambucana, a ponto de Siqueira proibir qualquer chapa com as legendas nas capitais do país - Salvador, com Major Denice (PT) e Fabíola Mansur (PSB), foi uma exceção. O motivo da rusga foi a eleição em Recife, cidade importante para o PSB, que terminou com segundo turno definido entre os primos João Campos (PSB) e Marília Arraes. Diante desse cenário, Siqueira disse à coluna que não existe isso de "ter que" apoiar o candidato Guilherme Boulos (PSOL), que disputa o segundo turno em São Paulo contra o atual prefeito Bruno Covas (PSDB). Márcio França foi o candidato de seu partido e, de acordo com Siqueira, a decisão sobre o assunto caberá a ele.
Concurso especial é o 2.330 e será sorteado no dia 31 de dezembro; prêmio não acumula Redação |
As apostas para a Mega da Virada, com prêmio estimado em R$ 300 milhões já começaram. O concurso especial da Mega-Sena de número 2330 será sorteado no dia 31 de dezembro. Assim como ocorre todos os anos, o prêmio não será acumulativo. Se não houver ganhadores na faixa principal, com acerto de 6 números, o prêmio será dividido entre os acertadores da 2ª faixa (com o acerto de 5 números) e assim por diante. Para se ter uma ideia do montante, caso apenas um ganhador leve os R$ 300 milhões e aplique todo o valor na Poupança da CAIXA, receberá mais de R$ 347 mil em rendimentos mensais. O dinheiro do prêmio é suficiente para comprar 42 iates no valor de R$ 7 milhões, cada. As apostas devem ser feitas com volante específico da Mega da Virada em qualquer lotérica do país ou pela internet. O apostador ainda pode deixar que o sistema escolha os números por meio da Surpresinha. O valor da aposta simples, com 6 números, custa R$ 4,50. O apostador também pode aumentar as chances de ganhar adquirindo os bolões que são comercializados nas lotéricas. Na Mega-Sena, os bolões têm preço mínimo de R$ 10,00. Porém, cada cota não pode ser inferior a R$ 5,00. É possível realizar um bolão de no mínimo 2 e no máximo 100 cotas.
Em mensagem divulgada nesta segunda-feira (16), o desembargador Jatahy Júnior disse estar com sentimento de "dever cumprido" | Foto: Reprodução/ Facebook TRE-BA
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, considera que a Justiça Eleitoral brasileira passou exemplo de competência para o mundo com as eleições do domingo (15). Em mensagem divulgada nesta segunda (16), o presidente disse estar com sentimento de “dever cumprido”.
“A despeito do sucesso recorrente dos trabalhos da Justiça Eleitoral nos vários pleitos anteriores, esse passará para a história em razão de ter sido realizado em plena pandemia, ainda com o novo coronavírus circulando. Tal fato torna ainda mais admirável o trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral, passando para o mundo um exemplo de competência, seriedade e eficiência”, destacou Jatahy.
No primeiro turno das eleições, a Justiça Eleitoral baiana registrou 78 substituições de urnas eletrônicas em Salvador (20), Feira de Santana (3), Seabra (3), Jequié (4), Chorrochó (1), Santo Estevão (2), Itaberaba (1), Araci (1), Vitória da Conquista (4), Barra do Choça (2), Anguera (1), Formosa do Rio Preto (1), Alagoinhas (2), Santo Estevão (1), Abaré (1), Biritinga (1), Guanambi (1), Serrinha (1), Nova Fátima (1), Barra da Estiva (2), Coronel João Sá (1), Barrocas (1), Mortugaba (1), Teofilândia (1), Cristópolis (1), Barra do Mendes (1), Itororó (1), Itajú do Colônia (1), Jaguaquara (2), Ipirá (1), Itabuna (1), Nova Redenção (1), Cipó (2), Jeremoabo (2), Andaraí (2), Luiz Eduardo Magalhães (3), Retirolândia (2), Araci (1)e Barreiras (1). Ao todo, foram distribuídas 27.090 urnas eletrônicas em todo o estado.
O TRE-BA registrou ainda 79 ocorrências envolvendo não-candidatos, das quais quatro incorreram em prisão por transporte irregular de eleitor e por propaganda irregular. O primeiro caso ocorreu em Porto Seguro e em Pau Brasil, e o último em Ipiaú e em Ibirataia.
Com uma eleição atípica em plena pandemia do novo coronavírus, a taxa de abstenção no pleito realizado neste domingo cresceu. Em todo o Brasil, ela passou de 17,58% nas eleições municipais de 2016 para 23,14% neste ano. Já na Bahia, o aumento foi de 18,93% para 20,57% no primeiro turno. No estado, todas as urnas já foram apuradas, com os resultados para prefeitos e vereadores já conhecidos. Ainda na noite desse domingo (15), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, comemorou o índice de faltantes abaixo do esperado. "Extraordinário porque nas últimas eleições foi mais de 20% e nesta eleição, 23%, em meio a uma pandemia. Mais uma fator que precisamos comemorar", declarou, em coletiva de imprensa. De fato, o aumento foi pequeno se considerado que já havia uma tendência de crescimento na abstenção. Na reta final das campanhas, as perguntas "como justificar voto?" e "o que acontece se não votar?" figuraram entre as mais buscadas no Google. Cientistas políticos ouvidos pelo Bahia Notícias na semana passada analisaram que o medo de se contaminar na votação por prever aglomerações no processo seria o principal motivo a fazer eleitores não saírem de casa.
Passageiros e pessoas que estavam na rodoviária de Salvador por volta das 06 horas da manhã desta segunda-feira (16) tiveram um grande susto. Isso porque um ônibus que saiu de Conquista e chegava na capital baiana teve um problema mecânico na hora de estacionar na plataforma de desembarque e acabou invadindo a rodoviária. Por sorte tudo não passou de um tremendo susto e ninguém ficou ferido. Por segurança a AGERBA mandou isolar a área.
Na madrugada, um carro invadiu o espelho d'água do prédio; policiais militares encontraram objeto de madeira amarrado ao acelerador | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A Polícia Federal prendeu, na manhã desta segunda-feira (16), o homem apontado como autor do suposto atentado contra o Ministério da Justiça. Na madrugada, um carro branco invadiu o espelho d’água pertencente ao prédio do ministério, e policiais militares encontraram um objeto de madeira amarrado ao acelerador do veículo abandonado. O esquadrão antibombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi acionado, mas apenas fez o isolamento da área, porque a jurisdição é da Polícia Federal. A corporação investiga agora se o suspeito agiu sozinho ou se teve ajuda de outras pessoas, além da motivação para a ocorrência. As câmeras do Ministério da Justiça devem ajudar nas investigações. O prédio fica na Esplanada dos Ministérios, próximo à Praça dos Três Poderes, onde estão localizados também o Palácio do Planalto, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal.