- Redação
- 09 Out 2020
- 12:48h
(Arte: Reprodução)
A Polícia Federal (PF) decidiu utilizar um sistema de inteligência para detectar a existência de "candidaturas laranjas" nas eleições municipais deste ano. No pleito de 2018, partidos foram acusados de desviar dinheiro de mulheres para homens e para outros fins, burlando a cota feminina. Então, a suspeita é de que neste ano o mesmo seja feito com candidatos negros. Segundo a Folha de S. Paulo, de forma automática, o programa vai fazer um cruzamento de dados entre o número de votos dos candidatos e o valor dos recursos recebidos para tentar identificar aqueles que não fizeram campanha. Um dos casos de maior repercussão na eleição passada foi o do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG), que chegou a ser indiciado e denunciado pelo esquema. Será a primeira vez que a PF vai utilizar o sistema, que fará ainda outros tipos de cruzamentos. De acordo com a publicação, o programa pode ajudar a identificar a participação de pessoas ligadas a facções criminosas e fraudes relacionadas a doações, como a utilização de pessoas mortas para ocultar a origem de dinheiro.
- Redação
- 09 Out 2020
- 11:24h
Em 4 cidades pesquisadas, apenas no Recife indicação feita pelo petista tem peso maior no voto | Foto: Veja
Pesquisa do Datafolha aponta que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula terão peso relativo nas eleições municipais deste ano. Segundo o levantamento, realizado nos dias 5 e 6 de outubro em São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Recife, apenas os pernambucanos se mostraram mais suscetíveis àquele que é considerado o grande filho político da terra: o petista Luiz Inácio Lula da Silva.
Lá, onde o Datafolha ouviu 800 pessoas com uma margem de erro de três pontos percentuais, 35% dos moradores votariam num nome indicado pelo líder petista. Outros 41% dizem que nunca votariam.
Segundo análise do jornal Folha de S. Paulo, há um aspecto geracional: enquanto 41% dos mais velhos (acima de 60 anos) votariam num nome de Lula, apenas 22% dos mais jovens (16 a 24 anos) o fariam. Na cidade, a candidata do PT, Marília Arraes, está empatada em segundo lugar com Mendonça Filho (DEM).
Lidera a disputa João Campos (PSB), filho do já morto Eduardo Campos, que é apoiado pelo governador Paulo Câmara, do mesmo partido. Aqui não parece haver correlação direta: 57% dos ouvidos dizem não votar num nome indicado pelo chefe estadual, enquanto 14% afirmam que sim.
Jair Bolsonaro, por sua vez, é também mau cabo eleitoral. No Recife, 63% nunca votariam num nome apoiado por ele, ante 16% que o fariam.
Índices semelhantes se encontram em São Paulo e Rio. Na capital paulista, há uma evolução possível de aferir, dado que as perguntas já haviam sido feitas em 21 e 22 de setembro.
O quadro é de estabilidade. Dos 1.092 entrevistados, 63% não aceitariam uma indicação de Bolsonaro, 54%, de Lula e 60%, do governador João Doria (PSDB).
- Brumado Urgente
- 09 Out 2020
- 10:50h
A Polícia chegou rapidamente ao local e já iniciou as investigações para apurar as causas do homicídio | Foto: :Brumado Urgente
A página policial em Brumado está mais calma durante a pandemia, mas algumas ocorrências sempre vêm sendo registradas e, na manhã desta sexta-feira (09), essa calmaria foi quebrada de forma mais aguda, com o registro de um homicídio que aconteceu por volta das 07h. Identificado como Alexandre Pereira da Silva (31), que era conhecido popularmente como “Mata Onça”, ele já tinha passagem policial e atualmente atuava como capeteiro. Segundo informações ele teria sido alvejado próximo à linha férrea e acabou indo para a Avenida Antônio Mourão Guimarães para buscar socorro, mas não resistiu e morreu em plena via pública. A Polícia Civil iniciou as investigações para apurar a causa da morte.
- Fernando Duarte
- 09 Out 2020
- 08:51h
'Monstro' falso das redes sociais | Foto: Reprodução/ WhatsApp
O início da propaganda eleitoral nesta sexta-feira (9) marca também o começo das batalhas de liminares com pedidos de direitos de resposta e ataques entre os candidatos. Porém, com as redes sociais, essas disputas começaram mais cedo. Diversos episódios foram registrados em todo o Brasil, com a solicitação de remoção de conteúdo e até mesmo a publicação de respostas em perfis e páginas de plataformas como Facebook, Instagram e YouTube. É a judicialização das mídias sociais, a partir de campanhas eleitorais.
Infelizmente, essas disputas jurídicas são um mal necessário. Muitos candidatos não têm qualquer preocupação com o conteúdo publicado nas redes sociais. A sensação de “terra de ninguém” na internet ampliou a disseminação de informações falsas e irresponsáveis usam e abusam dessa rotina para ampliar os próprios alcances ou causar burburinho. É assim que subcelebridades das redes almejam alcançar mandatos eletivos - estratégia que já deu certo para resultados positivos para o Legislativo nas eleições de 2018.
O problema é mais complexo do que o simples embate na Justiça Eleitoral. É preciso também discutir a imputação de outros crimes como calúnia e difamação quando esses limites são ultrapassados. Na guerra política, o jogo sujo não deveria ser permitido ou aceito. E quando esse jogo usa subterfúgios, a exemplo do compartilhamento de conteúdos apócrifos em redes não rastreáveis, a exemplo do WhatsApp, isso precisa ser debatido publicamente. As notícias falsas são a ponta do novelo. Há muito mais que isso no processo.
O assassinato de reputações, algo que foi pincelado na chamada CPMI das Fake News, é algo extremamente corriqueiro nas disputas políticas. Principalmente nos rincões, onde um trecho editado de um vídeo é um rastilho de pólvora que pode sepultar uma candidatura. No entanto, não existe uma maneira clara de como essas práticas podem ser coibidas fora do âmbito jurídico. E até que seja feito algum tipo de reparação, a eleição acaba e o estrago pode não ser mais desfeito.
Para além da própria ação dos candidatos, é preciso que a população tenha consciência quando tiver acesso a conteúdos com ataques pessoais e descontextualizados. Ainda mais quando sabemos que o adversário de agora pode se tornar um aliado no futuro. É difícil manter a sanidade em tempos de tensões eleitorais. Mas que ao menos tenhamos maturidade para lidar com esse período.
(Foto: Reprodução)
Policiais Penais do Conjunto Penal de Feira de Santana vão paralisar as atividades nesta sexta-feira (9). Segundo o Acorda Cidade, o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinpesb) declarou que a manifestação ocorrerá em repúdio ao diretor da unidade prisional, Allan Araújo. De acordo com o presidente do sindicato, Reivon Pimentel, no dia 24 de setembro todos os servidores foram mantidos em situação de cárcere privado durante cerca de 40 minutos sob ordem do diretor. A representação disse que a paralisação foi decidida durante assembleia da categoria realizada no dia 1° de outubro. Pimentel declarou que esperou resposta do diretor até esta quinta-feira (8). Como não houve declaração do diretor do presídio eles decidiram manter a paralisação para esta sexta.
- Política Livre
- 09 Out 2020
- 08:27h
Rui, Leão e Otto já foram assim, no passado. Hoje, o caldo parece entornar entre eles por causa da disputa pela Assembleia | Foto: Reprodução
Numa tentativa de resolver o impasse pela eleição à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia, o governador Rui Costa (PT) e os senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD) se reuniram ontem demoradamente com o vice-governador João Leão (PP).
No encontro, o governador e os senadores firmaram sua posição em defesa da candidatura do deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) à sucessão de Nelson Leal (PP) na Casa, mas Leão se mostrou irredutível no argumento de que caberia ao seu partido fazer o sucessor.
A posição, considerada intransigente de Leão, levou os interlocutores a questionarem se o projeto do vice seria romper com o governo para concorrer ao governo ou mesmo apoiar a candidatura do prefeito ACM Neto (DEM) à sucessão estadual em 2022.
Segundo apurou este Política Livre, o governador teria ficado especialmente agastado com a situação. Ele se considera fiador de um acordo pelo qual o PP havia se comprometido a apoiar Adolfo na sucessão de Nelson, depois que a reeleição foi extinta no Legislativo baiano.
“Desonrar o acordo seria uma desmoralização para Rui, por isso ele não vai aceitar isso”, disse uma fonte do Palácio de Ondina. Como já antecipado por este site, se não conseguir aprovar a reeleição de volta, o PP deve lançar o deputado Vítor Bonfim (PL) à presidência.
Mas Nelson ainda estaria tentando costurar uma saída pela aprovação da PEC que lhe daria o direito de disputar a reeleição, num quadro em que muitos consideram que ele seria imbatível. O presidente chegou a procurar o senador Otto Alencar antes da reunião de ontem.
Na conversa, teria exposto os motivos para desejar manter-se na presidência, que passam pelo fato de sua gestão ter sido colhida pela pandemia, impedindo-o de deixar sua marca. Otto teria ouvido o parlamentar atentamente, mas não mudou sua posição em defesa de Adolfo, como o encontro de ontem deixou claro.
- Informações do BRF
- 09 Out 2020
- 08:11h
(Foto: Reprodução)
Um grande incêndio atinge uma localidade conhecida como Serra da Lagoa Preta, na zona rural de Tremedal. O fogo se espalhou rápido por uma grande área devido ao calorão, tempo e vegetação secos O fogo atinge uma área onde existem povoados e uma mineradora. O corpo de bombeiros de Vitória da Conquista já foi acionado, mas trabalhadores e caminhões pipa da prefeitura de Tremedal também já estão atuando no local. Ainda não se sabe o motivo deste incêndio.
- Jade Coelho / Mari Leal
- 09 Out 2020
- 07:28h
(Foto: Divulgação)
Parda, solteira e com ensino médio completo. Este é o perfil geral das candidatas baianas nas eleições deste ano. A análise dos dados de registros de candidaturas divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dão conta ainda de uma pequena variação entre as postulantes a cargos do Executivo e Legislativo. Enquanto as candidatas aos cargos de prefeita e vice-prefeita se enquadram em um perfil que contempla características como casada, parda, com ensino superior completo e média de idade de 55 anos, as candidatas a vereadora respondem ao perfil médio geral. Neste caso, as idades variam de forma consistente entre 39 e 48 anos. Para as eleições 2020, 188 mulheres concorrem ao cargo de prefeita, 275 de vice-prefeita e 12.783 ao cargo de vereadora. O total de mulheres disputando as eleições é de 12.233, de acordo com o TSE - tabela consultada nesta quarta-feira (7).
REPRESENTAÇÃO FEMININA NAS ELEIÇÕES 2020
Conforme apurado pelo Bahia Notícias, o número de mulheres em disputa na campanha municipal deste ano praticamente triplicou em 20 anos. Dados do TSE apontam que a participação feminina saltou de 4.888 em 2020 para 13.233 neste 2020. Outro aspecto também já destacado pelo BN é o crescimento do número de candidaturas femininas que se autodeclaram pretas e partas, ao passo que se verifica uma diminuição no total de candidatas brancas, se comparadas as eleições de 2016 e 2020..O BN também analisou o perfil das ocupações das mulheres em disputa. Neste caso, dona de casa, servidora pública municipal e professora são as três principais, correspondendo ao registrado por 3.233 candidatas. Em relação aos municípios baianos, Jitaúna, no território de identidade Médio Rio de Contas, é a única em que o percentual de mulheres é maior que o de homens concorrendo à cadeiras na Câmara Municipal. Outro destaque feito pelo BN é sobre os municípios de Serra Dourada e Licínio de Almeida, os quais possuem a menor porcentagem de mulheres em disputa nestas eleições
- Redação
- 09 Out 2020
- 07:06h
Presidente do TSE, o ministro Luís Barroso, está nos EUA onde firma o acordo com a Organização dos Estados Americanos | Foto: Reprodução
A votação do primeiro e do segundo turnos da sucessão municipal, nos dias 15 e 29 de novembro, contará com observadores da Organização dos Estados Americanos. O presidentedo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, está nos estados Unidos, onde assinará o acordo com o secretário-geral da OEA, Luís Almagro. Barroso também terá encontros com o diretor do Departamento de Cooperação e Observação Eleitoral da entidade, Gerardo de Icaza, e autoridades eleitorais norte-americanas.Os atos terão a previsão de cumprimento das medidas sanitárias contra a Covid-19, segundo informou o TSE.
O 8 de outubro foi escolhido para celebrar a data em 2009, em homenagem a Patativa do Assaré, poeta, cantor e compositor cearense | Foto: A TARDE UOL
O governador Rui Costa celebrou o Dia do Nordestino, nesta quinta-feira (8), destacando a determinação do povo. Em viagem ao município de Ipirá, onde inaugurou o Sistema de Esgotamento Sanitário, o petista destacou a força do nordestino, principalmente, nas regiões com mais dificuldades. “O Dia do Nordestino deveria ser considerado o dia de quem vence desafios, supera dificuldades. Aqui na Bahia, dois terços do território está no semiárido, região de seca. Para quem vive no semiárido, a vida é superar desafios”, declarou o governador. O Dia do Nordestino é comemorado desde 2009. O 8 de outubro foi escolhido como data por causa do aniversário de Patativa do Assaré, poeta, cantor e compositor cearense. O artista nasceu em 1902 e morreu em 2002.
- Redação
- 08 Out 2020
- 17:15h
Propaganda no rádio terá início às 7hs e às 12h; já os programas da TV vão ao ar às 13h00 e às 20h30 | Imagem: Divulgação
Começa nesta sexta-feira e prossegue até 12 de novembro a etapa final e decisiva da campanha eleitoral. Se perdeu um pouco do peso estratégico para a internet em 2018, agora o programa eleitoral no rádio e na TV ganhou uma importância a mais – junto com as ferramentas virtuais – em virtude da pandemia de Covid-19. Críticas, denúncias, programas de governo, jingles, apoiadores e o embate entre propostas vão ser apresentados pelas equipes de marketing na tentativa de convencer o eleitor, sobretudo os indecisos. A disputa entre os jurídicos de candidatos e coligações ocorre em paralelo. Em blocos de 10 minutos, os programas vão exibir, de segunda a sabádo, material dos candidatos a prefeito. As peças de rádio vão ao ar a partir de 7h e 12h; enquanto na TV a campanha acontece apartir das 13hs e das 20h30. Nas duas plataformas haverá ainda as inserções comerciais, espalhadas durante a programação normal dos veículos. Toda a campanha dos candidatos a vereador acontecerão nas inserções, que se utilizarão de 70 minutos diários. Em Salvador, o programa desta sexta será aberto pela coligação Salvador não pode parar, do candidato Bruno Reis (DEM), que terá 4’35”, em seguida Celsinho Cotrim (Pros), com 18′. Olívia Santana (PCdoB), da coligação Experiência, Amor e Raça, contará com 1’10”. A quarta a entrar será a campanha do candidato pastor Sargento Isidório (Avante), pela coligação Vamos Cuidar de Gente, com 1,02″. Hilton Coelho (PSol), da Frente Capital da Resistência, terá 21″.
Major Denice Santiago (PT), candidata da Coligação Que Cuida de Gente, poderá contar com 1’59”. O programa será concluído pela coligação Salvador dos Bairros é Salvador de Todos, do candidato a prefeito Bacelar (Podemos), que terá 35″. Cezar Leite (PRTB) e Rodrigo Pereira (PCO) não dispõem de tempo na TV e no rádio.
- Redação
- 08 Out 2020
- 15:36h
(Foto: Reprodução)
A Defensoria Pública da União na Bahia (DPU-BA) ajuizou, nessa quarta-feira (7), uma ação civil pública para que a União conclua o procedimento de autorização do curso de Direito ofertado pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A DPU pede que o procedimento seja concluído em 60 dias, além de prazo para conclusão do processo de reconhecimento do curso. A ação foi assinada pelo defensor regional de Direitos Humanos (DRDH) da DPU na Bahia, Vladimir Correia, e pelo defensor Gabriel César. Em novembro de 2017, a universidade lançou edital de processo seletivo para o curso de Direito, sem autorização do Ministério da Educação. Os estudantes que ingressaram no curso vêm enfrentando prejuízos em razão da pendência, visto que o curso não existe no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Ensino Superior. O pedido de autorização só foi feito pela universidade em fevereiro de 2018. A grade curricular da UFSB adota o regime de ciclos de formação, por meio do qual o estudante tem, primeiramente, acesso à universidade para uma formação geral e só depois avança para habilitações profissionais ou carreiras acadêmicas específicas. Ao concluir um curso de primeiro ciclo, que lhe confere um diploma de Bacharelado ou Licenciatura na área cursada, o estudante poderá optar, de acordo com o seu percurso e o cumprimento das exigências para ingresso, por realizar um curso de segundo ciclo, cuja seleção é regida por um edital de migração. Em 2020, apesar de as atividades presenciais terem sido suspensas devido à pandemia de Covid-19, a universidade restabeleceu as aulas por meio de um sistema remoto. De acordo com os defensores, é provável que a primeira turma de Direito conclua a graduação no primeiro quadrimestre de 2021. Segundo eles, os estudantes sentem-se prejudicados, pois a possibilidade de formalizar contratos de estágio e realizar o exame da OAB, entre outras atividades, estão diretamente vinculadas à regularidade do curso. Na ação, os defensores solicitam que, além de estabelecer prazos para a conclusão do procedimento de autorização e de reconhecimento, os réus sejam condenados ao pagamento de indenização pelos danos morais e materiais aos estudantes.
- Redação
- 08 Out 2020
- 14:57h
Programa é desenvolvido em parceria com o Ministério da Agricultura; na Bahia foram alocados R$ 642,3 milhões | Foto: Brumado Urgente Conteúdo
O Plano AgroNordeste liberou este ano R$ 2,811 bilhões em 440 mil operações de financiamento para 10 estados. A linha foi lançada no ano passado, por meio do Banco do Nordeste e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastacimento. Além dos nove estados nordestinos, áreas do norte de Minas Gerais podem contar com recursos do plano. O AgroNordeste atua em 230 municípios, divididos em 14 territórios e com população rural de 1,7 milhão de pessoas. Na Bahia, foram investidos R$ 642,3 milhões, equivalentes a 38,8 mil operações, no território Irecê e Jacobina. Segundo o BNB, o plano pode ser acessado por empreendedores de todos os portes e atividades econômicas, inclusive operações para instalação de placas solares nas residências.
- Redação
- 08 Out 2020
- 14:34h
(Foto: Reprodução)
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) notificou 63 estabelecimentos comerciais e fornecedores para que apresentem justificativa ao aumento dos preço em materiais de produtos de construção. Nas últimas semanas, denúncias e reclamações foram feitas ao órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS). Produtos como blocos cerâmicos, blocos de concreto, cimento, areia e britas tiveram aumentos significativos de preço durante a pandemia. Após a notificação, os estabelecimentos comerciais e fornecedores tem um prazo de 10 (dez) dias para apresentar informações e documentos que comprovem as alegações sobre o aumento de preço. Aqueles que não apresentarem justificativa serão autuados por desobediência, responderão a processos administrativos e poderão ser multados, conforme estabelece o Código de Defesa do Consumidor. "O mercado tem liberdade para praticar os seus preços, mas uma vez constatado o abuso nessa precificação é preciso que seja coibido, conforme determina a legislação. Além disso, é preciso saber se o aumento veio da indústria ou é praticado pelo fornecedor final, a exemplo das lojas de material de construção", explica o diretor de Fiscalização do Procon-BA, Iratan Vilas Boas.
As denúncias ao Procon podem ser encaminhadas através do Aplicativo PROCON BA MOBILE ou por E-mail: [email protected].
- Informações do G1/BA
- 08 Out 2020
- 13:24h
A policial militar Sylvia Rafaella foi morta a tiros pelo ex-marido, o também PM, Edson Salvador, na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Quase oito anos como Policial Militar na cidade de Ibotirama, no oeste da Bahia, fizeram a soldado Sylvia Rafaella, de 38 anos, ser querida por colegas de trabalho e moradores do município. Três dias após ela ter sido morta pelo ex-marido, a cidade continua de luto. Colega de Rafaella há seis anos, o tenente Virgílio Oliveira Souza revelou que os policiais da 28ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Ibotirama) ficaram muito abalados com a perda da policial. Ele disse que, na unidade, os policiais lembram da colega como a pessoa que "se destacava em todos os setores que atuava". "Ela chegou em novembro de 2012. Parte da família é de Bom Jesus da Lapa e outra de Juazeiro, mas ela veio de Salvador. Eu cheguei em 2014 e ficamos amigos. Ela trabalhava no nosso corpo administrativo. Além de ser assessora de imprensa, cuidava almoxarifado, manutenção das viaturas e, por onde passou, se destacou em todas as funções que exerceu. Ela era muito atuante em nossas campanhas e ações sociais", destacou Virgílio. Como assessora na CIPM, Rafaella atuava em toda parte de comunicação da companhia, inclusive das redes sociais, área que já tinha bastante familiaridade. Ela era "digital influencer". Até a tarde de segunda-feira (5), dia do crime, a conta dela no Instagram tinha mais de 67 mil seguidores. Depois da repercussão da morte, o número subiu para mais de 90 mil.