Homenagem Póstumas à Maria José Viana Leite Santos

  • Familiares e Amigos
  • 14 Set 2020
  • 10:46h

(Foto: Arquivo Familiar)

Nascida em 26/03/1951, cujos pais José Walter Leite e Florisa Ramos Viana Leite, bem souberam criá- lá, exatamente nos bons caminhos . E, como irmã mais velha, cuidou de todos, com muito carinho: José Walter Leite Filho, Orlando Brás Viana Leite, Ana Maria Viana Leite, Carlos Alberto Viana Leite e José Luís Viana  Leite.

Professora, advogada, assumiu diretoria de escola, trabalhou no Colégio Estadual de Brumado (CEB), Getúlio Vargas, Sindicato, na Direc... e por onde passou deixou  um bom perfume de boa amiga, daquelas que não dispensavam um cafezinho da tarde para conservar boas amizades, além de profissional dedicada que ensinou a  muitos alunos e colegas a lição de viver com um sorriso no rosto.

Casou- se com Ivan Meira dos Santos há 48 anos, anos dourados, tempos de muita cumplicidade e felicidade... de  muita luta também, como de fato é em toda caminhada. Com muita destreza, sustentava seu matrimônio com a força de uma inigualável esposa, afinal de contas, vivia de fé em fé, comemorando cada passagem de vitória, muitas vezes até  transformando o choro em  alegria,  vivendo assim  um  crescimento  espiritual.

 Fundamentou  a construção do seu  lar no verdadeiro amor,  amor esse que gerou 5 filhos: Ivã Meira dos Santos Júnior, Ana Regina Viana leite Santos, Claúdia Viana leite Santos, Alessandro Viana leite Santos e Sara Luísa Viana leite Santos, todos criados com a mesma essência, daquele mesmo amor, de mulher zelosa, mantenedora de  uma casa sempre cheia de bons amigos,  mesas postas  com o bom tempero da união, enfeitadas com flores de todas as  formas, como  as  queridas orquídeas  regadas ao som de  músicas. 

Assim, embalava a todos com os braços fortes de mãe guerreira e justa.  Nessa mesma sabedoria, recebeu seus netos com a marcante presença de uma "voinha" de verdade, que acalentava, fazia as vontades e corrigia a todos: Ana Luísa, Ana Carolina, Artur Viana , Ivan Neto, Brisa Viana, Júlio, Clara e Júlia Viana, todos regados com a doçura da vovó Zezé. 

Dessa forma viveu, cuidadando daqueles que estavam ao seu alcance, com a animação e vigor de uma mulher que não se amedrontava com a vida,  não se entristecia com a falta, mas era grata por tudo que chegava em suas mãos. 

E, de um modo inesquecível, deixou seu legado ao morrer, tendo vivido  cada minuto intensamente, cumprindo com a sua missão, com a  primazia da integridade, amor  e fé!

PM é morto a tiros no sul da Bahia e suspeita é de que ataque seja retaliação contra ações policiais

  • Informações do G1/BA
  • 14 Set 2020
  • 10:07h

Cabo Clodoaldo foi atacado a tiros quando chegava em casa, acompanhado da esposa — Foto: Reprodução/TV Bahia

Um policial militar foi morto a tiros na noite de domingo (13), quando chegava em casa, em Porto seguro, cidade do sul da Bahia. O PM estava acompanhado da esposa, que não foi atingida no ataque. O crime ocorreu no bairro Vila Parracho, e a vítima foi identificada como cabo Clodoaldo. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi ao local, mas o PM já estava morto. Segundo a polícia, após o ataque, a esposa do PM enviou um áudio com pedido de socorro, dizendo que o ataque foi realizado por seis criminosos. A policia disse que, provavelmente, o ataque foi uma retaliação por caus ade operações policiais recentes na cidade, que resultaram na apreensão de várias armas. Cabo Clodoaldo era lotado no 8º Batalhão da Polícia Militar de Porto Seguro, mas atuava na cidade de Santa Cruz Cabrália, vizinha a Porto.

 

Bolsonaro veta perdão a dívidas de igrejas, mas defende que Congresso derrube veto

  • Redação
  • 14 Set 2020
  • 08:17h

Foto: Reprodução Twitter Igreja Universal

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atendeu à recomendação do ministro Paulo Guedes e vetou parte do dispositivo que concedia anistia em tributos a serem pagos por igrejas no país, medida que poderia ter impacto de R$ 1 bilhão, informa o jornal Folha de S. Paulo. Para não desagradar o segmento religioso, um dos pilares de sustentação de seu governo, o presidente defendeu a derrubada do veto pelo Congresso e anunciou que enviará uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para atender à demanda do grupo. Também sancionou dispositivo que anula autuações da Receita anteriores a uma lei de 2015 que determinou que os valores pagos, em dinheiro ou como ajuda de custo, a ministros ou membros de ordem religiosa não configuram remuneração direta ou indireta. O artigo sancionado por Bolsonaro anula autuações anteriores a junho de 2015, data de publicação da regra. “Confesso. Caso fosse deputado ou senador, por ocasião da análise do veto que deve ocorrer até outubro, votaria pela derrubada do mesmo”, escreveu o presidente nas redes sociais. “No mais, via PEC a ser apresentada nessa semana, manifestaremos uma possível solução para estabelecer o alcance adequado para a imunidade das igrejas nas questões tributárias.”, acrescentou. O veto, que pode ser derrubado pelo Congresso, foi assinado na sexta-feira (11), data-limite para sanção da proposta, e será publicado no “Diário Oficial da União” desta segunda-feira (14). Nos últimos dias, a bancada evangélica na Câmara vinha pressionando para evitar o veto. No anúncio da decisão de Bolsonaro, o Palácio do Planalto fez questão de ressaltar que o presidente “irá propor instrumentos normativos a fim de atender a justa demanda das entidades religiosas”.

Metralhadora antiaérea capaz de furar blindagens é apreendida durante ação policial na Bahia

  • Informações do G1/BA
  • 14 Set 2020
  • 07:17h

Metralhadora antiaérea capaz de furar blindagens é apreendida durante operação em Belmonte, na Bahia. — Foto: SSP-BA / Divulgação

Uma metralhadora antiaérea calibre 50, capaz de furar blindagens foi apreendida durante uma operação das policias Federal e Militar, em Belmonte, cidade do sul da Bahia, neste domingo (13). Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), armamento pertence a grupo que enterrou R$ 740 mil em terrreno em Poprto Seguro. . A ação deste domingo teve como objetivo combater a organização criminosa, que, segundo a polícia, tem envolvimento com com tráfico de drogas, homicídios e roubos a bancos. Ainda de acordo com a secretaria, além do armamento, quatro fuzis calibre 5,56, uma submetralhadora calibre 9mm, 750 munições e quatro coletes balísticos também foram encontrados na operação.

Justiça abre caminho para aulas voltarem na cidade do Rio de Janeiro

  • Mariana Tokarnia
  • 14 Set 2020
  • 07:10h

Desembargador federal do Trabalho, Carlos Chernicharo cassou neste domingo a liminar que suspendia retorno | Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

A Justiça do Trabalho cassou, neste domingo (13), a decisão liminar que suspendia o retorno às aulas presenciais nas escolas particulares do Rio de Janeiro. Com isso, o retorno às atividades escolares do ensino fundamental e médio poderá ocorrer a partir de segunda (14). Escolas devem manter, no entanto, o ensino remoto como opção.

A decisão foi tomada pelo desembargador Federal do Trabalho, Carlos Henrique Chernicharo, a pedido do Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica do Município do Rio de Janeiro. Na decisão, Chernicharo afirma que “não há como postergar o retorno das atividades laborais da categoria dos professores e afins, até que se tenha por erradicado o risco, sob pena de causar dano irreparável aos alunos, pais e professores, que neste período de pandemia, após sete meses de paralisação da sociedade como um todo, clamam pela normalidade de suas vidas”.

Chernicharo enfatiza que os profissionais de ensino não são obrigados a voltar às atividades presenciais, “devendo ser respeitada a manifestação de vontade de cada trabalhador, de acordo com a realidade de cada um, especialmente, àqueles que se encontram na chamada ‘faixa de risco’, conforme definido pelas autoridades em matéria de saúde, mantendo-os ativos por meio do ‘ensino à distância’”, diz a decisão.

Os pais também não podem ser obrigados a manter o estudante em aula presencial. Por isso, segundo o desembargador, cabe à entidade escolar manter o ensino a distância para atender às exigências curriculares de cada faixa etária de acordo com as leis de diretrizes voltadas ao ensino médio e fundamental.

Volta às aulas
A volta às aulas presenciais nas escolas particulares foi autorizada pelo governo do estado, pelo decreto 47.250, publicado no dia 4 de setembro. O decreto permitia a volta, a partir desta segunda-feira, na rede particular e, nas escolas públicas, em 5 de outubro. A autorização vale apenas para regiões que permanecem em baixo risco de contaminação pela covid-19 por, no mínimo, duas semanas seguidas antes da data prevista para a abertura.

Na noite da última quinta-feira (10), no entanto, a Justiça do Trabalho havia deferido o pedido de liminar feito pelo Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro (Sinpro-Rio), suspendendo o retorno das atividades presenciais. A decisão foi da 23ª Vara da Justiça do Trabalho. Na decisão, o juiz Elisio Correa de Moraes Neto argumenta que “a média móvel de infectados no Rio de Janeiro ainda não alcançou uma redução concreta”, o que é demonstrado nos dados oficiais do estado.

As aulas presenciais estão suspensas desde março, por causa da pandemia de covid-19, que levou a óbito cerca de 17 mil pessoas no estado.

Eventual fracasso de Alcolumbre para reeleição no Senado pode rachar MDB

  • Iara Lemos | Folhapress
  • 13 Set 2020
  • 12:20h

(Foto: Correio Braziliense)

"Se o Davi [Alcolumbre] não puder ser candidato, vai abrir uma discussão forte na bancada do MDB. Hoje, eu vejo mais motivação no Eduardo Gomes e no [Eduardo] Braga para a disputa, mas se colocar a Simone [Tebet] piora a conta para mim e para outros também, que teremos de escolher", diz Bittar.

Eduardo Braga reforça que a única forma de o MDB não partir para a disputa pelo cargo é a manutenção de Alcolumbre no pleito interno.

"Obviamente que, não tendo o Davi, o MDB tem todo o direito de postular nomes para a disputa. É claro que ninguém é candidato de si próprio, mas nome é o que não falta ao MDB", afirma.

Simone Tebet e Eduardo Gomes não quiseram se manifestar. Na última disputa, em 2019, o MDB rachou entre as candidaturas de Tebet e de Renan Calheiros (AL), que acabou levando a melhor, internamente, mas foi derrotado por Alcolumbre.

A Constituição veda reeleições na mesma legislatura, como é o caso agora, mas o presidente do Senado e seus aliados tentam emplacar no Supremo Tribunal Federal outra interpretação, além de não descartarem a saída mais difícil de tentar aprovar uma emenda constitucional.

Ao longo dos últimos meses, Alcolumbre tenta se firmar como a opção de Bolsonaro para se manter por mais dois anos à frente da Casa -- seu mandato vence em janeiro. Ele tem falado constantemente com ministros do STF, ex-presidentes da Ccorte e ex-presidentes da República.

A advocacia do Senado já defendeu no STF que os presidentes da Casa e também da Câmara dos Deputados podem ser reeleitos. O deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), no comando da Câmara já por três mandatos consecutivos, diz não ser candidato, mas parlamentares afirmam, nos bastidores, que ele concorrerá caso a Justiça dê sinal verde.

A manifestação do órgão do Senado foi feita numa ação em que o PTB questiona o tema no Supremo.

Já a opção de aprovar uma PEC teria que superar o pouco tempo, já que a eleição é em fevereiro, e a oposição de partidos que almejam não só a cadeira de Alcolumbre, mas a de Maia. Para que a Constituição seja emendada é preciso do voto de pelo menos 60% dos deputados federais e dos senadores, em dois turnos de votação em cada Casa.

A PEC já foi protocolada pela senadora Rose de Freitas (sem partido-ES). A proposta recebeu o apoio de 29 outros senadores, três a mais do que o necessário para que comece a tramitar. Entre os que assinaram estão os líderes do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), e no Congresso.

A atitude da senadora na busca de assinaturas resultou em uma reação imediata do Podemos, partido que ela integrava, e que chegou a abrir um processo de expulsão da parlamentar.

A legenda é contra a reeleição na Casa. Diante da reação, Rose de Freitas pediu sua desfiliação do partido, e agora é cobiçada por legendas como o PSDB e, inclusive, o MDB.

A PEC que permite a reeleição é polêmica não só entre os parlamentares e tem gerado mobilizações externas. A consulta pública que estava aberta na página do Senado na internet foi retirada do ar na sexta-feira (11), após ser alvo de uma série de críticas.

Movimentos sociais como o Vem para a Rua usaram redes sociais para pedir que seus seguidores votassem contra a tramitação da proposta.

Diante da reação, a página do Senado retirou a consulta, e publicou uma mensagem dizendo que a ferramenta que permite o público votar está "em manutenção".

CONTINUE LENDO

Caetité: PRF apreende 89 kg de pasta base de cocaína na BR-030

  • 13 Set 2020
  • 11:40h

(Foto: Divulgação PRF)

A PRF, em mais uma ação exitosa, prendeu um homem de 40 anos e apreendeu aproximadamente 89 kg de pasta base de cocaína, em Caetité, a 100 km de Brumado, na noite desta sexta-feira (11). A ação aconteceu na altura do quilômetro 262 da BR-030. Tudo começou quando uma equipe da PRF abordou a camioneta Renault/Duster, de cor prata e placas de Aracaju (SE), com 01 ocupante. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na entrevista, o motorista apresentou intenso nervosismo e informações desencontradas nas respostas, o que elevou o grau de suspeita. Desconfiados, os PRFs decidiram aprofundar a fiscalização no carro e encontraram 90 tabletes da pasta base, escondidos em um compartimento oculto do porta-malas. Questionado, o condutor disse que recebeu a droga em Janaúba (MG) e entregaria em Aracaju (SE). Informou que lhe foi entregue R$ 2 mil para as despesas de viagem e ganharia mais R$ 5 mil quando deixasse o produto ilícito no estacionamento de um supermercado. Essa foi mais uma ação de sucesso da PRF na Bahia, causando um prejuízo de quase R$ 10 milhões de reais ao narcotráfico, promovendo a prosperidade da Nação e garantindo a segurança pública. O preso, o veículo e carga ilícita foram levados para a delegacia de polícia para lavratura do flagrante e demais procedimentos cabíveis. 

Aplicativo é apontado como opção de pesquisa diante da alta de alimentos

  • Redação
  • 13 Set 2020
  • 10:37h

Ferramenta permite pesquisa de preços de todos os produtos à venda no mercado varejista do estado, baseado nas notas fiscais eletrônica | Divulgação

O aplicativo Preço da Hora, lançado pelo governo do estado em abril, é apontado pelo Procon-BA como alternativa para os consumidores acompanharem a variação do preço dos alimentos, que têm sofrido alta nos últimos meses. A ferramenta permite pesquisa de preços de todos os produtos à venda no mercado varejista do estado, baseado nas notas fiscais eletrônicas. A pesquisa pode ser feita em raio de até 30 quilômetros de onde o usuário está, em qualquer município do estado. A maior parte dos 300 mil usuários, atualmente, está na capital e nos grandes centros do interior. O download pode ser feito nas lojas de aplicativo do Android e do iOS, como também no site www.precodabahia.ba.gov.br. Além da pesquisa de preços, o aplicativo permite ainda acompanhar o dia e horário da última venda da mercadoria, acessar telefone e rota para chegar ao estabelecimento e realizar pesquisas específicas em farmácias e postos de gasolina. A ferramenta oferece ainda um mapa com as três melhores ofertas na região pesquisada e a possibilidade de preparar listas de compras com até 40 itens e ainda obter os cinco melhores preços na cidade.

Agricultor dos EUA planta sementes misteriosas da China

  • Redação
  • 13 Set 2020
  • 09:45h

(Foto: Reprodução)

Alguns meses atrás, misteriosos pacotes contendo sementes da China começaram a chegar à casa de pessoas comuns nos Estados Unidos. Preocupadas, as autoridades sanitárias e agrícolas dos EUA começaram a emitir alertas pedindo para que as pessoas não plantassem as sementes. No entanto, a curiosidade do fazendeiro Doyle Crenshaw, do Arkansas, falou mais alto. Ao receber um dos pacotes, ele não resistiu e plantou as sementes em uma horta em sua propriedade. Após fertilizá-las por algumas semanas, as sementes se transformaram em uma planta que “cresce loucamente”, segundo disse Crenshaw, informa o jornal Correio Braziliense. Em meio à folhagem verde, nasceram também flores alaranjadas e um fruto comprido e claro que parece com uma abóbora. 

Equipe baiana vence maratona de programação da Agência Espacial Brasileira

  • Redação
  • 13 Set 2020
  • 08:19h

(Foto: Divulgação)

Formada pelos baianos de Vitória da Conquista, Gabriel de Paula Meira e Antonio Sena Meira, a equipe StrangerBots 404 venceu o Hackathon Espacial da Agência Espacial Brasileira (AEB), uma maratona de programação realizada entre 5 e 6 de setembro, com a participação de 93 grupos de diversos estados brasileiros. O segundo lugar ficou com a equipe RoverMP (GO), enquanto a IFSTARK (SE) garantiu a terceira colocação (clique aqui e veja o resultado completo).  Organizada pela AEB, autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a maratona virtual consistiu em uma experiência científica de controlar um robô em simulação de transporte de materiais para uma base lunar e funcionou como atividade introdutória da 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites do MCTI.  Os integrantes das três equipes terão seus nomes inscritos em um CubeSat (satélite miniaturizado) desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão que, após lançado, será utilizado como retransmissor de sinal para auxiliar na busca de embarcações perdidas no município de Raposa-MA.

Lei Aldir Blanc e os desafios para o setor cultural

  • Lorena Oliva
  • 12 Set 2020
  • 15:44h

Se o setor cultural já vinha sofrendo com algumas decisões antes da pandemia, como a extinção de uma pasta própria para a cultura - sendo incorporada, em um primeiro momento, como uma secretaria especial à pasta da Cidadania e, posteriormente, ao Ministério do Turismo -, com escassez de políticas públicas para a área, entre outras situações, nesse período de pandemia a situação só piorou. Pesquisas realizadas por algumas instituições (FGV, SEBRAE, universidades públicas, Secretarias de Cultura etc.) concluem que este é um dos setores mais afetados pela crise de saúde atual. Foi um dos primeiros a terem que parar com as atividades e será um dos últimos a retornarem às atividades presenciais. Um dos agravantes da situação é que grande parte dos profissionais desse setor não contam com uma renda fixa ou carteira assinada, desenvolvendo suas atividades de forma autônoma ou informal. Muitos podem pensar que este setor abrange apenas atores ou músicos, mas há muitos outros componentes, como artistas populares, pessoal que trabalha diretamente com o setor, como áreas de publicidade e marketing, design, softwares, diretores, maquiadores, figurinistas, técnicos de audiovisual, funcionários ou proprietários de casas de espetáculo, de cinemas ou museus, entre tantos outros. Além de todos estes trabalhadores, há também os próprios espaços culturais, que estão vazios há meses, fechando suas portas momentaneamente ou para sempre. Toda a área está parada desde meados de março e só em 18/08/2020 foram publicadas no Diário Oficial da União as regras para distribuição do auxílio emergencial de três bilhões de reais provindos de recursos federais. Tais recursos provêm da implementação da Lei nº 14.017, sancionada em 29 de junho de 2020 - que ganhou o apelido de Lei Aldir Blanc para homenagear o compositor brasileiro que faleceu em decorrência da COVID-19 em maio deste ano - e originada do Projeto de Lei 1075/20, da deputada Benedita da Silva. O auxílio é destinado a I) trabalhadores da área cultural; II) espaços, empresas, cooperativas ou organizações culturais e artísticas que tiveram suas atividades interrompidas em decorrência da pandemia; III) editais, prêmios, chamadas públicas e aquisição de bens e serviços relacionados ao setor cultural. Para além da lei de auxílio emergencial direto para o setor, o que deveria ser pensado é em como formar e capacitar trabalhadores desta área para lidar com o dito “novo normal”, em que se prevê um mercado/demanda em um novo formato – on-line, ou até mesmo híbrido, a partir do momento em que os espaços culturais puderem receber seus públicos novamente. Com relação à digitalização das artes e do entretenimento, à exceção da área musical, outras áreas da cultura podem não conseguir se adaptar de forma tão simples. O setor terá que ser repaginado e há muito trabalho pela frente, com muitos desafios a serem superados. Uma das principais tarefas é a de oferecer suporte àqueles que, por exemplo, não têm habilidade e tampouco espaço ou ferramentas para fazer arte on-line.

 

Na era do podcast, as rádios ganham força e o futuro está garantido

  • Fabiano de Abreu
  • 12 Set 2020
  • 14:23h

(Foto: Divulgação)

No próximo dia 25 de setembro será celebrado o Dia Nacional do Rádio. A data lembra o nascimento de Roquete Pinto, considerado o “Pai do Rádio Brasileiro”. Passados 98 anos da primeira transmissão radiofônica no Brasil, e diante do avanço tecnológico expressivo no século XXI, uma certeza: O rádio está mais vivo do que nunca. A primeira transmissão radiofônica no Brasil aconteceu no dia 7 de setembro de 1922, em comemoração ao centenário da independência. De lá para cá, muitas formas de mídia surgiram, como a televisão e a internet. No entanto, mesmo com o avanço da tecnologia que trouxeram profundas mudanças na forma de se comunicar no século XXI, o rádio está se reinventando e está em plena forma. Até poucos anos atrás, as mudanças no entretenimento devido ao crescimento de novas formas de se comunicar, muitos pensaram que os rádios estavam com seus dias contados. Aquele hábito de pegar um aparelho e sintonizar uma estação certamente pode acabar, mas isso não quer dizer o fim do rádio. Segundo o CEO da Tubelab, Fred Furtado, isso mostra o novo caminho do rádio: “As emissoras estão se reinventando como grandes centralizadoras de entretenimento, com música, diversão, notícia e outros conteúdos. Elas estão encontrando agora os caminhos digitais, por isso com a Internet os donos das rádios estão partindo cada vez nesta rota de difundirem seus conteúdos nos meios digitais”, ele conta.

 

Uma maneira interessante de aliar o rádio com a internet é a criação de podcasts. Fred Furtado mostra as vantagens deste estilo de conteúdo: “Eu penso que o podcast é mais um caminho que o rádio vai. Não vai ter ninguém que saiba fazer melhor um produto de áudio do que as empresas ligadas ao rádio”. Ele avalia ainda que “os donos de emissoras de rádio terão muita facilidade em produzir este tipo de conteúdo virtual, pois eles são os melhores profissionais que sabem trabalhar nesta atividade de criar algo para o público que envolva áudio e não tenha imagem” Confiante, ele acredita que esta vai ser uma plataforma para fazer o rádio crescer.

Quando a televisão chegou ao Brasil, em 1950, especialistas daquela época acreditaram que ali seria o fim do rádio. Setenta anos depois, a televisão também precisa se reinventar para se sustentar com as facilidades da internet e diante do crescimento do próprio rádio. O CEO da Tubelab comenta que “no formato como foi feito até hoje, a televisão tende a perder muita força. As grandes emissoras estão disponibilizando seus conteúdos em novas plataformas”. Por outro lado, essa crise se manifesta apenas no tipo de televisão que era feita até os dias atuais. “O meio pode enfraquecer, mas não as empresas, que estão cada vez mais fortes. É importante ressaltar isso”, ele completa.

Mesmo com o advento de tanta tecnologia, o rádio se mantém forte, pois não são todos os brasileiros que têm acesso aos meios digitais. Segundo a pesquisa TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), o número de usuários de internet no Brasil em 2019 chegou a 134 milhões, ou seja, 74% da população acima de 10 anos de idade, sendo que 71% dos domicílios possuem acesso à rede. Logo, 28% dos brasileiros, e isso considerando uma população de 210 milhões (dados de 2020 informados pelo IBGE), ainda não estão conectados.

Outra pesquisa mostra que, enquanto isso, dois em cada dez brasileiros que possuem smartphone, ou seja, 20%, declaram que pagam por serviços de streaming de música. A descoberta fez parte da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil.

A proporção é praticamente metade daquela verificada em streaming de filmes e séries (38%). A diferença pode ser explicada por dois fatores. O primeiro é que os principais serviços de música oferecem versões gratuitas em troca da reprodução de publicidade em áudio, enquanto o Netflix, líder do segmento de streaming de filmes e séries, não dá essa opção. Outra possível explicação é que muitas pessoas têm o serviço de música como parte integrante dos seus planos de telefonia e talvez não o percebam como um serviço pago, mas como um “brinde” da operadora.

Se por um lado os avanços tecnológicos são nítidos em grandes centros, como São Paulo, por exemplo, Furtado lembra que a proporção continental do território brasileiro e destaca como a situação pode ser diferente em outros lugares: “O Brasil é um país gigante e que ainda possui muitas diferenças em vários sentidos, inclusive neste caso se aplica um pouco das disparidades sociais. Ao mesmo tempo que temos uma população nos grandes centros já bastante adepta das ferramentas tecnológicas, nós ainda temos aqueles que ainda não tem o conhecimento ou a ferramenta necessária para buscar entretenimento pelos meios digitais”, finaliza.

CONTINUE LENDO

Agências do INSS voltam a funcionar na Bahia; Brumado ficou de fora

  • Redação
  • 12 Set 2020
  • 11:58h

A agência do INSS em Brumado não entrou na lista de retorno | Foto: Brumado Urgente Conteúdo

Está prevista para a próxima segunda-feira (14), a reabertura gradual das agências da Previdência Social e o retorno das atividades presenciais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Na Bahia, agências devem ser reabertas e 54 cidades. A maioria, no entanto, volta a funcionar sem as perícias médicas.

O INSS suspendeu o funcionamento em 164 agências em todo estado baiano por causa da pandemia do novo coronavírus, no final de março. Inicialmente, a medida valeria até 30 de abril, mas o prazo foi prorrogado.

A reabertura das agências estava prevista para o dia 13 de julho, e uma primeira prorrogação determinava a retomada gradual do atendimento presencial a partir de 3 de agosto. Depois, o governo passou para 24 de agosto.

Apesar da retomada na próxima segunda, o atendimento será parcial, com hora marcada, sendo restrito exclusivamente para:

Serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos, a exemplo da perícia médica, avaliação social, reabilitação profissional, justificação administrativa e cumprimento de exigências.

Para agendar horário, é necessário acessarMeu INSS (gov.br/meuinss e aplicativo) ou ligar para o telefone 135.

Em todo o período de agências fechadas, os requerimentos de serviços previdenciários e assistenciais foram realizados, exclusivamente, por meio do "Meu INSS" e pela central de atendimento. Apesar disso, muitas pessoas relataram dificuldades para conseguir benefícios. 

Veja abaixo as cidades que terão o retorno das agências: 

Agências que vão reabrir na Bahia

Sem perícia médica:

 

  1. Amargosa (1)
  2. Belmonte (1)
  3. Campo Alegre de Lourdes (1)
  4. Canavieiras (1)
  5. Cansanção (1)
  6. Castro Alves (1)
  7. Coaraci (1)
  8. Curaçá (1)
  9. Eunápolis (1)
  10. Gandu (1)
  11. Iaçu (1)
  12. Ibicaraí (1)
  13. Iraquara (1)
  14. Itabatã (1)
  15. Itabela (1)
  16. Itanhém (1)
  17. Ituberá (1)
  18. Maragogipe (1)
  19. Piatã (1)
  20. Pilão Arcado (1)
  21. Piritiba (1)
  22. Prado (1)
  23. Queimadas (1)
  24. Ruy Barbosa (1)
  25. São Felipe (1)
  26. Tancredo Neves (1)
  27. Tucano (1)
  28. Ubaitaba (1)
  29. Vera Cruz (1)

 

Com perícia médica:

 

  1. Amélia rodrigues (1)
  2. Cachoeira (1)
  3. Cruz das Almas (1)
  4. Dias d’ávila (1)
  5. Euclides da Cunha (1)
  6. Feira de Santana (1)
  7. Ilhéus (1)
  8. Ipiaú (1)
  9. Irecê (1)
  10. Itamaraju (1)
  11. Itiruçu (1)
  12. Jequié (1)
  13. Juazeiro (1)
  14. Moro do Chapéu (1)
  15. Paulo Afonso (1)
  16. Ribeira do Pombal (1)
  17. Salvador (5)
  18. Santo amaro (1)
  19. Santo Antonio de Jesus (1)
  20. Serrinha (1)
  21. Teixeira de Freitas (1)

CONTINUE LENDO

Metralhadora, revólver e munições encontrados com facção em Dom Avelar

  • Rádio Sociedade da Bahia
  • 12 Set 2020
  • 11:44h

(Foto: Divulgação SSP | Bahia)

Uma ação liderada pelo Comando de Policiamento Regional (CPR) Central localizou, na noite de sexta-feira (11), metralhadora, revólver e munições. Os armamentos estavam com integrantes de uma facção, no bairro de Dom Avelar, em Salvador. O Centro Integrado de Comunicações (Cicom) repassou para as equipes do CPR Central (47ª CIPM e Rondesp Central) a denúncia de homens armados, na Rua dos Redentoristas. Rapidamente as guarnições foram até o local e o grupo armado fugiu, abandonando uma metralhadora calibre 9mm, um revólver calibre 38, munições e uma capa de colete balístico. Os materiais apreendidos foram apresentados na Central de Flagrantes.

Mega-Sena pode pagar R$ 6 milhões neste sábado (12)

  • Redação
  • 12 Set 2020
  • 09:59h

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O concurso 2.298 da Mega-Sena pode pagar um prêmio acumulado de R$ 6 milhões neste sábado (12). As seis dezenas serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo. Para concorrer aos R$ 6 milhões, as apostas podem ser feitas até Às 19h nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa ou pela internet.