Advogado baiano é alvo de operação da PF que apura desvios no sistema S

  • BN
  • 09 Set 2020
  • 08:20h

(Foto: O Impacto)

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (9), uma operação para investigar suposto esquema de tráfico de influência no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Tribunal de Contas da União (TCU) com desvio de recursos públicos do Sistema S.

Entre os alvos de mandados de busca e apreensão está o advogado baiano Tiago Cedraz, filho do ministro do TCU, Aroldo Cedraz. Os advogados do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin e Roberto Teixeira, são acusados de liderar o esquema. Os dois já se tornaram réus pelo caso.

Em 2018, a Polícia Federal deflagrou fase da Operação Registro Espúrio para investigar supostos desvios de valores da Conta Especial Emprego e Salário (CEES) na casa de Cedraz (veja aqui). 

De acordo com a Folha de S.Paulo, o advogado Frederick Wassef, ex-defensor da família do presidente Jair Bolsonaro, também é alvo de busca e apreensão nesta manhça. Ele é alvo de investigação sob suspeita de peculato e lavagem de dinheiro numa outra frente de supostos desvios.

A PF ainda tem como alvo os escritórios de parentes de ministros do STJ e do TCU no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília. Entre eles firmas do ex-ministro César Asfor Rocha (STJ) e seu filho Caio Rocha. 

As medidas foram autorizadas pelo juiz Marcelo Bretas, responsável pela Operação Lava Jato no Rio de Janeiro. Para o MP-RJ, os denunciados desviaram R$ 151 milhões do Sistema S do Rio.

Os procuradores afirmam que Zanin e Teixeira montaram, junto com Diniz, uma estrutura jurídica para que todos os recursos do Sesc/Senac Rio fossem repassados aos escritórios por meio da Fecomércio, entidade privada que não é submetida à fiscalizaçãodo Conselho Federal, do TCU e da Controladoria Geral da União.

Os desvios começaram após o Conselho Fiscal do Sesc Nacional detectar em 2011 uma série de irregularidades na sua gestão no Sesc fluminense. O órgão federal era comandado por Carlos Eduardo Gabas, ex-ministro das gestões Lula e Dilma Rousseff.

Zanin e Teixeira foram procurados por meio do advogado Fernando Hargreaves no início de 2012. Em depoimento aos procuradores, Diniz declarou que o objetivo da contratação dos advogados era “comprar uma solução política”.

Eleitores deverão usar máscara no dia de votação; veja medidas anunciadas

  • Redação
  • 09 Set 2020
  • 08:06h

TSE também recomenda que os eleitores levem sua própria caneta para assinar o caderno de votação com identificação de eleitor | Foto: Reprodução

O uso de máscara de proteção facial será obrigatório no dia de votação das eleições municipais deste ano. A medida é uma das recomendações das autoridades sanitárias para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. De acordo com informações do UOL, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também recomenda que os eleitores levem sua própria caneta para assinar o caderno de votação com identificação de eleitor, apesar de haver canetas extras e higienizadas nas seções eleitorais. As medidas sanitárias foram apresentadas nesta terça-feira (8) pelo presidente da Corte Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso. Eleitores com 60 anos ou mais terão horário reservado para votar, das 7h às 10h da manhã. No entanto, pessoas de outras idades também poderão exercer o direito ao voto nessa faixa de horário. “(…) não será proibida a chegada de quem tem menos de 60 anos, até porque muitas pessoas idosas vão votar acompanhadas. Nós pedimos aos eleitores e à população que, na medida do possível, respeitem essa preferência”, afirmou Barroso. Também será estendida em uma hora a duração da votação, que começará às 7h. Normalmente, as seções de votação são abertas às 8h. O presidente do TSE anunciou ainda que serão disponibilizados álcool gel para higienização das mãos antes e depois da votação; e os mesários terão álcool gel para uso individual e ganharão um conjunto de máscaras para serem usadas ao longo do dia e viseiras. Os eleitores deverão manter distâncias mínima de um metro entre si e em relação aos mesários.

Brumado: Operação “Pega Saci” apreende 10 kg de pasta base de cocaína; carga estava avaliada em cerca de meio milhão de reais

  • Brumado Urgente
  • 08 Set 2020
  • 18:13h

A pasta base estava escondida dentro de um tanque de combustível (Foto: PRF)

O aparelhamento e aprimoramento efetivado na Polícia Rodoviária Federal vem produzindo um grande número de apreensões de narcóticos, numa verdadeira guerra contra o crime organizado. Apesar do desagrado de alguns deputados federais, que defendem que este não seria o papel da PRF e sim coordenar o tráfego nas rodovias do país, esse novo enfrentamento ao narcotráfico e as redes do crime organizado sendo intensificados. Em Brumado, que é considerado um polo regional de distribuição de drogas, um fato desse gênero ocorreu na tarde desta terça-feira (08), com uma grande apreensão de uma carga de pasta base de cocaína, a qual foi avaliada em cerca de 0,5 milhão. 

Equipes da CAESG e da PM participaram da operação (Foto: Whatsapp Brumado Urgente)

O transporte estava sendo feito por um comboio, só que por descuido de um dos motoristas, o qual estava num Honda/FIT os policiais desconfiaram e, durante a abordagens, muitas contradições foram ditas, quando chegaram a um segundo veículo no qual foram encontrados os vários pacotes da droga (veja vídeo abaixo). O fato ocorreu na saída para Caetité na BR-030, na altura da Vila Presidente Vargas. O produto e as pessoas que estavam nos veículos foram conduzidos para a DP de Brumado para prestar depoimentos. A Operação, que ficou conhecida como “Pega Saci”, deve ter seus desdobramentos, já que algumas informações importantes foram pela ação conjunta das policias Civil, Militar e Federal.

Procuradoria da Fazenda recomenda que Bolsonaro vete proposta de perdão a dívidas de igrejas

  • Redação
  • 08 Set 2020
  • 17:38h

Presidente tem até sexta-feira (11) para barrar ou sancionar projeto aprovado no Congresso | Foto: Reprodução

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), órgão ligado ao Ministério da Economia, recomendou ao governo do presidente Jair Bolsonaro (em partido) o veto a uma proposta aprovada no Congresso que perdoa dívidas tributárias de igrejas e as isenta de pagamento de contribuições previdenciárias. Segundo informações do portal G1 e do Jornal Hoje (TV Globo), a orientação consta de um parecer do órgão. De acordo com a reportagem, as medidas de isenção foram incluídas num projeto que tramitou no Senado e na Câmara por meio de ma emenda. O tema original do projeto nada tem a ver com igrejas, diz a publicação, já que determina a União a usar o dinheiro economizado em negociações de precatórios no combate à pandemia. A emenda ao projeto foi apresentada pelo deputado David Soares (DEM-SP), filho do religioso RR Soares. O parlamentar justificou que o pagamento de tributos penaliza os templos. O presidente Jair Bolsonaro tem até sexta-feira (11) para vetar ou sancionar o projeto, em trechos ou na íntegra. Procurado, o Ministério da Economia não informou de quanto seria o impacto fiscal da proposta. Segundo a emenda, dentre outras concessões, as igrejas ficariam isentas do pagamento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e seriam anistiadas das multas recebidas por não pagar a CSLL.

Pela primeira vez no século, Brasil não atinge meta para vacinas infantis

  • Natália Cancian | Folhapress
  • 08 Set 2020
  • 16:23h

(Foto: Reprodução)

Pela primeira vez em quase 20 anos, o Brasil não atingiu a meta para nenhuma das principais vacinas indicadas a crianças de até um ano, apontam dados de 2019 do Programa Nacional de Imunizações, analisados pela reportagem. A situação ocorre em um contexto de cinco anos de queda nas coberturas vacinais, com redução de até 27% para alguns imunizantes.

Para complicar, em meio a pandemia do novo coronavírus, equipes de saúde dizem ver atrasos na busca pela vacinação também neste ano, o que indica a possibilidade de haver nova queda histórica.

Em geral, a meta de vacinação de bebês e crianças costuma variar entre 90% (para vacinas contra tuberculose e rotavírus) e 95% (as demais). Abaixo desse valor, há forte risco de retorno de doenças eliminadas, como ocorreu com o sarampo, ou aumento na transmissão daquelas que até então eram controladas.

Em 2019, porém, nenhuma vacina atingiu a meta entre o grupo de bebês e crianças até um ano completo -- em 2018, mesmo em queda, 3 das 9 principais indicadas a esse grupo atingiram o patamar ideal. Em outros momentos, o Brasil também chegou a ter até sete vacinas com cobertura dentro do ideal, com as demais próximas desse cenário.

Os números de 2019, assim, trazem um novo alerta a um país reconhecido por ter um dos maiores e mais bem-sucedidos programas de imunização do mundo. O maior índice de cobertura na vacinação de rotina (91,6%) foi registrado para a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, o que pode estar ligado ao aumento nas informações sobre a doença. O menor (69%) foi registrado para a pentavalente, que protege contra difteria, tétano e coqueluche, entre outras, e alvo de desabastecimento no último ano.

Na prática, os dados de 2019 mostram que 8 das 9 vacinas indicadas a crianças de até um ano tiveram queda na adesão. Em alguns casos, como as vacinas contra poliomielite e tuberculose, a cobertura vacinal já chega ao menor índice em pelo menos 23 anos. Em outros, como a pentavalente, a cobertura é a menor desde que houve a incorporação completa no SUS.

A cada ano, secretarias de saúde costumam ter até o final de abril para registrar no sistema dados de vacinação do ano anterior. Neste ano, com a pandemia, o prazo foi adiado para 31 de julho.

Os primeiros sinais de queda começaram a ser registrados em 2015 e se agravaram em 2017, quando apenas uma vacina atingiu a meta.

No ano seguinte, a situação continuou grave, mas algumas vacinas tiveram leve recuperação, o que levou equipes do Ministério da Saúde a considerar possível uma reversão na tendência. A queda, porém, se manteve em 2019, no primeiro ano da gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Análise feita pela reportagem nos dados do PNI evidenciam parte desse impacto. De 2014 a 2019, a cobertura das principais vacinas para bebês teve queda de 7% (pneumocócica) a 27% (pentavalente).

Apesar dos primeiros alertas terem ocorrido há anos, ainda não há explicação do que leva à queda. Pesquisas que estavam sendo aplicadas desde o último ano tiveram que ser adiadas na pandemia.

Especialistas, porém, apontam fatores como a falsa sensação de segurança, mudança no mercado de trabalho, problemas na organização da rede e até o próprio sucesso do programa, com aumento no número de vacinas ofertadas, o que exige ir mais aos postos. Outro fator que teria pesado foi o desabastecimento, como houve com a pentavalente por problemas na compra no mercado internacional, e a BCG, dada em maternidades.

"Não é que a população não quer, é que faltou", diz Isabella Ballalai, da Sbim (Sociedade Brasileira de Imunizações), que aponta mais motivos para a BCG. "Alguns municípios passaram a evitar abrir um frasco [que tem dez doses] à toa para otimizar. Mas se não faz a vacinação na maternidade, a cobertura cai. E se chega no posto e ouve que é pra voltar dali a dois dias, não volta".

A situação também pode ter interferido em outras vacinas com intervalos próximos, afirma José Cássio de Moraes, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP, que cita ainda o impacto do ajuste fiscal na saúde, o aumento na informalidade e dificuldades na notificação por municípios.

Apontados como fator para uma queda na vacinação também no restante do mundo, movimentos antivacina ainda são vistos como fracos no Brasil. Declarações recentes do presidente Jair Bolsonaro de que ninguém é obrigado a se vacinar contra Covid, no entanto, levantam polêmica pelo potencial antivacinação. "É uma frase muito usada por movimentos antivacina. E é inadequada, porque a proteção da vacina não é só para uma pessoa, mas para a sociedade", diz Moraes.

Equipes de saúde avaliam que o temor do coronavírus pode ter levado famílias a evitar os postos. Em abril, a vacinação de rotina também chegou a ser suspensa temporariamente em alguns estados.

Na tentativa de retomar os índices, o Ministério da Saúde prepara uma campanha de multivacinação em outubro.

Para especialistas, no entanto, a adesão deve ser estimulada já, sobretudo em estados que planejam retomar as aulas nas próximas semanas. "Não dá para a criança voltar para a escola sem estar vacinada. Esses números deixam a gente vulnerável a um surto de pólio", afirma Ballalai. "A situação é catastrófica".

Questionado pela reportagem, o Ministério da Saúde diz que tem ampliado campanhas de conscientização e atribui a queda em 2019 à continuidade da redução anterior. Também cita fatores, "tais como a falsa sensação de segurança causada pela diminuição ou ausência de doenças imunopreveníveis; o desconhecimento da importância da vacinação por parte da população mais jovem e as falsas notícias veiculadas especialmente nas redes sociais sobre o malefício que as vacinas podem provocar à saúde". A pasta frisa que a vacinação segue normalmente na pandemia, respeitando as orientações de segurança.

CONTINUE LENDO

Senado pode votar na quarta pena de prisão para quem maltratar animais Fonte: Agência Senado

  • Agência Senado
  • 08 Set 2020
  • 16:01h

O projeto é relatado pelo senador Fabiano Contarato | Foto: Fabio Pozzebom/ABr

Os líderes partidários no Senado decidiram realizar uma sessão deliberativa na tarde de quarta-feira (9). A pauta ainda não foi divulgada oficialmente. Mas, de acordo com líder do PSL, senador Major Olímpio (SP), os parlamentares devem votar o projeto de lei que pune autores de maus-tratos contra animais. A proposta, do deputado Fred Costa (Patriota-MG), é relatada pelo senador Fabiano Contarato (Rede-ES). “Vamos votar amanhã [quarta-feira] o PL 1.095/2019, que estabelece pena de reclusão contra esses malditos que praticam covardias com os animais. Nos ajude nessa mobilização”, escreveu Major Olímpio em uma rede social. O relator da proposta é o senador Fabiano Contarato (Rede-ES). De acordo com o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), a decisão de realizar apenas uma sessão deliberativa nesta semana levou em conta o calendário das eleições municipais. — É natural. Esta semana começam as convenções partidárias. Vários senadores e deputados estão rodando os municípios do Brasil. Entre os dias 21 a 25 de setembro, teremos votação presencial. Temos mais de 30 autoridades para serem votadas. Faremos votações nas comissões de Relações Exteriores (CRE) e de Constituição e Justiça (CCJ) e no Plenário — afirmou.

TSE apresentará plano de segurança sanitária para eleições criado por Fiocruz, Einstein e Sírio-Libanês

  • FolhaPress
  • 08 Set 2020
  • 15:40h

(Foto: Reprodução)

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, encontrou-se nesta segunda-feira (7) com os presidentes da Fiocruz, Nísia Trindade, do Hospital Albert Einstein, Sidney Klajner, e o diretor-geral do Hospital Sírio Libanês, Paulo Chapchap. Definidos como “dream team” da medicina brasileira por Barroso, eles entregaram ao ministro o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020, elaborado por especialistas das três instituições, e que será divulgado nesta terça-feira (8). A ideia do plano é a de estabelecer protocolos a serem seguidos por eleitores, mesários e servidores da Justiça Eleitoral para evitar a disseminação da pandemia da Covid-19 nas eleições, marcadas para novembro.

Partidos admitem uso de candidatas laranjas e tentam se blindar para as eleições

  • FolhaPress
  • 08 Set 2020
  • 15:00h

(Foto: Reprodução)

Alvos de investigações da Polícia Federal e do Ministério Público, alguns dos principais partidos políticos reconheceram formalmente pela primeira vez, de maneira indireta, a existência de candidaturas femininas laranjas durante as eleições.

Ao menos seis legendas que entregaram ao Tribunal Superior Eleitoral a formalização dos critérios para distribuição do fundo eleitoral entre seus candidatos incluíram regras específicas para tentar conter a fraude ou eximir os dirigentes de eventuais novos desvios.

Conforme a Folha revelou em diversas reportagens, partidos patrocinaram em 2018 candidaturas fictícias de mulheres com o intuito de desviar para outros fins os valores que, por lei, deveriam ser direcionados às candidaturas femininas (ao menos 30%).

Algum dos casos mais simbólicos aconteceram no PSL de Minas e Pernambuco, mas as potenciais laranjas se espalharam por diversas outras legendas, entre elas o DEM.

No documento que entregou ao TSE com seus critérios para 2020, o MDB, por exemplo, afirma que “os Diretórios Nacional, Estaduais e Municipais deverão envidar esforços, criando padrões de controle, para evitar as candidaturas fictícias, que não tenham interesse eleitoral e sirvam apenas para cumprir as exigências legais”.

O PSL chegou a contratar uma assessoria de compliance e aprovou na última quinta-feira (3) um canal interno de formalização de denúncias anônimas ([email protected]) ou de prática de corrupção perpetrada por seus filiados.

Segundo a antiga legenda do presidente Jair Bolsonaro, hoje sem partido, esses temas serão tratados pela equipe de compliance (responsáveis pelo conjunto de normas e procedimentos para prevenir, detectar e punir irregularidades internas).

O presidente do partido, Luciano Bivar, foi indiciado pela Polícia Federal sob suspeita de participação do esquema das laranjas do PSL.

O Republicanos também inseriu uma recomendação específica em sua resolução sobre os critérios de divisão do fundo eleitoral.

“Os representantes legais dos órgãos partidários estaduais e municipais, ora responsáveis pelo envio das informações à direção nacional do número de candidaturas de cada sexo, são responsáveis, exclusivamente, por eventuais omissões ou cometimento de atos ilícitos, concernente ao repasse de valores do FEFC [fundo eleitoral] para candidaturas de mulheres fictícias, respondendo cível e criminalmente pela prática de atos ilícitos, isentando os dirigentes nacionais de qualquer responsabilidade.” ?

No PROS, mulheres candidatas terão que assinar um termo de responsabilidade de que os recursos recebidos deverão ser aplicados nas próprias campanhas.

O Solidariedade escreveu em sua resolução: “Caberá exclusivamente ao órgão estadual que receber os recursos indicados no caput zelar pela sua correta aplicação no efetivo financiamento das candidaturas femininas do partido ou da coligação, tomando todas as medidas necessária para impedir a sua destinação fraudulenta.”

O DEM estabeleceu regras de acompanhamento das candidatas pelo núcleo mulher do partido. Investigação da Polícia Federal apontou em 2019 fortes indícios de desvio de verba eleitoral pública do partido por meio da maior candidatura laranja das eleições de 2018.

Uma mulher do Acre recebeu R$ 240 mil do Diretório Nacional da sigla, declarou ter contratado 46 pessoas para atividades de mobilização de rua, entre elas dois coordenadores de campanha, além de aluguel de 16 automóveis, confecção de santinhos e contratação de anúncios —recebendo ainda R$ 39.500 em material eleitoral doado, mas só obteve seis votos.

Criado em 2017 após a proibição de que empresas financiem o mundo político, o fundo eleitoral destinará neste ano R$ 2 bilhões em verba pública aos partidos. Para receber a sua cota, cada legenda deve aprovar e enviar ao TSE os critérios pelos quais pretende distribuir o dinheiro entre seus candidatos a prefeito e vereador.

A Folha mostrou neste domingo (6) que legendas apresentaram ao TSE atas de reuniões para estabelecimentos desses critérios com trechos idênticos umas com as outras, o que levanta a suspeita de simulação com o intuito de burlar uma exigência legal.

Em junho a Folha mostrou que, para tentar evitar a repetição do laranjal, partidos estavam criando ou fortalecendo cursos e programas direcionados a mulheres que querem disputar de fato uma campanha eleitoral.

Deputados vão pedir reinstalação imediata de comissão que analisa PEC da 2ª instância

  • Redação
  • 08 Set 2020
  • 14:36h

(Foto: Reprodução)

Parlamentares vão pedir ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a reinstalação imediata da comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que retoma a prisão após condenação em segunda instância. Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o pedido deve ser oficializado já nesta terça-feira (8), com assinatura dos deputados Marcelo Ramos (PL-AM), presidente do colegiado, Fábio Trad (PSD-MS), relator, e Alex Manente (Cidadania-SP), autor do texto. A publicação lembra que a comissão foi suspensa, como diversas outras, em razão da pandemia do novo coronavírus. Para retomar os trabalhos, os parlamentares vão argumentar que, em julho, Maia disse que o colegiado voltaria a funcionar em agosto, o que não aconteceu. Eles defendem que nada impede a realização de sessões remotas. De acordo com o parecer, o trânsito em julgado passa a valer na segunda instância. Mas a mudança na regra, se aprovada, valerá apenas para processos abertos após a aprovação da PEC e atinge todas as áreas do direito, não apenas a penal. Se o presidente da Câmara autorizar a reinstalação, os parlamentares pretendem fazer a leitura do relatório já na próxima terça (15) e, então, abrir um prazo para debate antes da votação. Caberá a Maia decidir quando a proposta entrará na pauta do plenário.

Caruru Ameaçado: escassez e preço do dendê inviabilizam tradição

  • Correio 24h
  • 08 Set 2020
  • 12:33h

(Foto: Correio)

Quando chega setembro, um produto costuma ser o vilão dos carurus que alegram Cosme e Damião: o quiabo! Mas, como 2020 não está para brincadeira, uma outra matéria prima fundamental para os carurus está ameaçando de vez as tradicionais homenagens que todos os anos acontecem no mês dos santos gêmeos ou, no caso do candomblé, os ibejis. O dendê, que enfrenta uma escassez nunca antes vista na Bahia, teve seu preço aumentado em mais de 140% no último mês, o que vai reduzir e muito a produção do caruru, seja ele de preceito religioso ou não.


 

Aliado a isso, a impossibilidade de aglomerar também vai contribuir para não haver confraternizações regadas a comida baiana. Ou seja, o aumento de consumo de dendê, que, segundo os distribuidores, chegava a 30% em setembro, deve cair.

A cozinheira e baiana de acarajé Angelimar Trindade Sousa costuma fazer carurus de encomenda e já percebeu que esse ano a coisa vai ser fraca. Primeiro porque as pessoas não vão se reunir em suas casas. Segundo porque os preços das matérias primas da iguaria, especialmente o dendê, estão os olhos da cara.

"Vai ser um mês de setembro fraco para caruru, infelizmente. O preço do dendê subiu demais. O camarão também. São dois elementos que não podem faltar. E nos dias próximos a São Cosme e Damião o preço do quiabo também triplica de valor", observa Angelimar. Todos os anos ela recebia algumas encomendas, uma delas para 50 pessoas. 

Dessa vez, essa mesma encomenda vai ser para apenas 20 pessoas e as quentinhas de caruru serão entregues nas casas. Ou seja, os "convidados" vão receber a iguaria nas residências. "Vou fazer e entregar delivery. O número de encomendas diminuiu bastante e as que confirmaram eu vou levar as quentinhas até as pessoas", explica Angelimar.

Se estivéssemos em um ano normal, certamente muita gente já estaria prevendo fazer ou marcar presença em um caruru. "Normalmente caruru você convida uma pessoa e aparece cem. Isso ninguém vai poder fazer esse ano. Essa época você já tava ouvindo dizer: 'vai ter o caruru de fulano, de beltrano e de sicrano'. Esse ano não tô ouvindo dizer nada", observa a cozinheira. Mas, quem faz caruru de preceito não vai deixar de homenagear os gêmeos e ajudar a população carente, ainda que em menor quantidade.

Dos principais distribuidores de azeite de dendê na Bahia, a empresa Sabor Baiano confirma que o óleo de palma que é produzido no Pará continua chegando em poucas quantidades. Isso porque boa parte da produção paraense tem sido usada para o mercado interno e até para exportação. Marcos Parente, proprietário, diz que em setembro o aumento das vendas costumava ser de cerca de 30%, o que aconteceria entre o meado e o fim do mês. Ele diz não ter certeza se vai ter dendê para a demanda de setembro, ainda que essa seja reduzida. 

"A vendagem do azeite aumenta uns 30% em setembro. Não sei dizer se vai chegar a faltar porque dependemos da situação do azeite feito no estado do Pará. Tá chegando muito pouco, por isso os preços não vão baixar a curto prazo. Lá tem azeite, mas a exportação e venda para Petrobras são prioridades. Então são fatores que não temos controle", explica Marcos. 

CONTINUE LENDO

Encontro de Carletto com Neto teria levado Rui a bater duro por candidatura do PSD à presidência da Assembleia

  • Política Livre
  • 08 Set 2020
  • 11:37h

(Foto: Reprodução)

Surgiu agora pela manhã na Assembleia Legislativa uma explicação para a dura fala do governador Rui Costa (PT) na defesa do cumprimento do acordo pelo qual caberia ao PSD indicar agora o candidato a presidente da Assembleia, no evento em que o partido manifestou apoio à candidatura do Pastor Sargento Isidório à Prefeitura de Salvador, na última sexta-feira.

Rui falou do assunto extremamente irritado por causa do boato de que o deputado federal Ronaldo Carletto, do PP, havia estado com o prefeito ACM Neto (DEM), pedindo votos da oposição para o deputado estadual Robinho (PP) disputar a presidência da Assembleia. Em contrapartida, o PP indicaria o vice da pré-candidata do DEM em Eunápolis, Cordélia Torres.

O nome oferecido por Carletto teria sido o do sobrinho Carletto Neto, hoje candidato pelo PP na cidade. Como as paredes são baixas na Bahia, rapidamente a história do encontro entre Neto e o deputado correu o Estado, chegando no ouvido do governador momentos antes do evento, que, segundo aliados, teria se sentido traído com o movimento do parlamentar.

Nilo Coelho, aos 77, encara a disputa em Guanambi: ‘Tenho o vírus da política’

  • Levi Vasconcelos
  • 08 Set 2020
  • 10:56h

"É minha razão de viver" | Foto: Reprodução

Em 2016, Nilo Coelho, ex-governador, tentando o quarto mandato de prefeito de Guanambi, sua terra, pagou um mico: no dia da eleição, já estava com trio elétrico pronto, enquanto o adversário, Jairo Magalhães (PSD), apadrinhado do então prefeito, Charles Fernandes (hoje deputado federal), já estava escondido na fazenda. Urnas abertas, surpresa: deu Jairo.

Jairo teve 23.989 votos (50,85% do total de votos válidos), contra 23.187 (49,15%). Ganhou por 802 votos. Agora, aos 77 anos, em plena pandemia, Nilo está em campanha pelo DEM para enfrentar este mesmo Jairo, hoje prefeito. Será que vai dar?

— Não sei. Sei que os sinais são muito bons.

O caminho

E vale correr esse risco, aos 77 anos, em plena pandemia?

— Olha, eu já sou contaminado por outro vírus, o da política. E esse não tem vacina, morre com a gente. E além disso, sou uma pessoa bem sucedida na vida. A esta altura, eu teria duas opções: passear ou fazer política. Como passear não pode, estou aqui.

Se o senhor diz que não tem precisão nem outras ambições, por que o risco?

— Tenho o vírus da política e paixão pela minha terra. É minha razão de viver.

No time dos contra ele, além do deputado federal Charles Fernandes, está a deputada estadual Ivana Bastos. Lá é um dos casos em que o duelo dos governistas é com a oposição, e Rui Costa tem lado, o de Jairo, ou contra Nilo.

Por causa de Nilo, Guanambi está nos holofotes.

Adolescente de 17 anos morre afogada em praia do litoral norte da Bahia

  • Redação
  • 08 Set 2020
  • 10:51h

(Foto: Portal Alagoinhas)

Uma jovem, de 17 anos, veio a óbito após se afogar na praia de Subaúma, no município de Entre Rios, Litoral Norte baiano. Até o momento não foi informado como a jovem se afogou. Segundo o G1, o fato ocorreu no domingo (6). A prefeitura local disse que no local onde a jovem se afogou há uma equipe de apoio, 24h, para cuidados básicos e primeiros socorros. Essa mesma equipe depois leva os pacientes para uma Unidade de Pronto Atendimento. No entanto, não se sabe se o procedimento foi adotado. A gestão local disse ainda que presta apoio a familiares da jovem. Com o ocorrido, várias pessoas lamentaram a morte da jovem. "Brilha no céu estrelinha, assim como brilhou aqui na Terra. Que Deus possa consolar o coração de todos da sua família", disse um dos seguidores.

Caminhoneiro é preso na BR-116 com 400 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai

  • Ascom | PRF
  • 08 Set 2020
  • 09:36h

Caminhoneiro é preso na BR-116 com 400 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai — Foto: Divulgação/PRF-BA

Um homem de 35 anos foi preso na BR-116, no trecho da cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, com uma carga de 400 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai. O material estava escondido no interior da carroceria de um caminhão. O caso aconteceu no domingo (6), mesmo dia em que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez outra apreensão, de 250 mil maços. Segundo a PRF, os cigarros foram encontrados enquanto os agentes fazia a fiscalização do veículo. Depois que o material foi encontrado, os agentes da PRF consultaram o sistema e constataram que o caminhoneiro já possuía passagem pela polícia por contrabando. O homem contou que os cigarros foram carregados em São Paulo e seria levado para uma cidade do Nordeste, que não foi detalhada. Ainda segundo a PRF, o homem disse ter recebido R$ 2 mil pelo transporte. Ele foi preso em flagrante e levado, junto com a carga, para a Polícia Federal em Vitória da Conquista. O suspeito deve responder pelo crime de contrabando.

Equipe conclui instalação de sismógrafos em região onde ocorreram tremores

  • Redação
  • 08 Set 2020
  • 09:01h

Equipe conclui instalação de sismógrafos em região onde ocorreram tremores | Foto: Divulgação / Sudec

A Defesa Civil do Estado (Sudec) informou que foi concluída nesta segunda-feira (7) a instalação de nove sismógrafos na região de Amargosa, no Vale do Jiquiriçá. A iniciativa vem após registros de tremores a partir do último domingo (2) (ver aqui). Após a instalação, a segunda etapa do trabalho dos especialistas foi iniciada e prevê o monitoramento e análise de dados. Segundo o mestre em Geofísica, Eduardo Menezes, as informações captadas pelos sismógrafos vão servir para que se tenha maior precisão da profundidade e do local onde os abalos ocorrerem.“Também é possível afirmar que, em função dos dados colhidos, nesta primeira amostragem, provavelmente, mudanças em uma ou duas estações serão realizadas, pois, geralmente, instalamos a rede completa, analisamos e estudamos os dados e fazemos alterações nas posições onde foram instalados os sismógrafos até termos um resultado de ótima qualidade”, disse Menezes, que faz parte do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN).  A coordenadora de Prevenção da Defesa Civil da Bahia, Nicoly Lima, declarou que nesta segunda etapa será possível mapear a intensidade dos abalos nos municípios de Amargosa, Elísio Medrado, São Miguel das Matas e Laje. O objetivo, segundo ela, é “entender melhor como as populações afetadas sentiram esses tremores e, consequentemente, dar continuidade as ações de prevenção e sensibilização mediante as comunidades mais atingidas”. Também participa do trabalho técnicos do Instituto de Geociência da Universidade Federal da Bahia (IGeo/Ufba).