Brumadense registra momentos de muita tensão com as fortes chuvas em Salvador

  • Brumado Urgente
  • 26 Nov 2019
  • 16:13h

A situação das chuvas em Salvador já deixou a cidade em alerta máximo (Foto: Ernesto Maia | Brumado Urgente)

Salvador registrou 65,2 mm de chuva entre a meia-noite e as nove da manhã de hoje (26), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o que fez com que o volume total de chuva neste mês já é maior do que o esperado para novembro. A previsão do INMET para o mês era de 106 mm. As precipitações devem continuar ao longo do dia e sirenes de emergência podem ser acionadas a qualquer momento. A maior concentração do volume de chuva e risco de deslizamentos de terra está em vários bairros periféricos, o que aumenta a tensão dos moradores dessas regiões, inclusive com a possibilidade de resgates por parte do Corpo de Bombeiros, como aconteceu na Baixa do Sapateiro. O brumadense Ernesto Maia, que é colaborador do Brumado Urgente enviou um vídeo e fotos da situação, que deixou a trafegabilidade praticamente nula. Confira abaixo o vídeo que mostra o grande congestionamento provocado pelas chuvas:

Servidores técnico-administrativos em educação da UFBA iniciam paralisação de 48h

  • G1
  • 26 Nov 2019
  • 16:06h

(Foto: Reprodução)

Os servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) iniciaram nesta terça-feira (26) uma paralisação de 48h. O ato é um protesto contra as reformas propostas pelo governo federal que compõem o chamado "Plano Mais Brasil". De acordo com Renato Jorge, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia (Assufba), só serão mantidos os trabalhos de técnico-administrativos que atuam em hospitais. A paralisação foi aprovada em assembleia da categoria realizada na quinta-feira (21). As aulas na UFBA permanecem normais. Como parte da paralisação, serão realizados nesta terça dois atos. O primeiro, programado para as 7h, no Hospital das Clínicas; e o segundo às 9h, na reitoria da UFBA. Já na quarta-feira, a categoria realizará atos às 7h, na Maternidade Climério de Oliveira, e às 9h na Faculdade de Economia da UFBA. O pacote batizado pelo governo federal de "Plano Mais Brasil" inclui três Propostas de Emenda Constitucional (PEC): PEC do Pacto Federativo, PEC Emergencial e PEC dos Fundos Públicos. O objetivo, segundo o governo, é ajustar as contas públicas – tanto da União quanto dos estados e municípios. A Assufba, entretanto, denuncia que o pacote promoverá redução de salário e de carga horária de servidores públicos, acabará com concursos públicos e, consequentemente, ocasionará o desmonte da educação pública.

Prefeitura de Brumado amplia ações estruturantes no Bairro Malhada Branca; pavimentações em 12 ruas

  • Ascom | PMB
  • 26 Nov 2019
  • 15:07h

O ato da cerimônia de inauguração (Foto: Ascom | PMB)

O déficit estrutural da cidade de Brumado, a cada dia que passa, se torna coisa do passado, já que um megaprojeto de atualização urbana vem sendo executado com muito dinamismo pela administração municipal. Tendo como uma das principais vertentes o atendimento aos bairros mais afastados do centro da cidade, o projeto teve uma nova página realizada, desta feita no Bairro Malhada Branca, um dos maiores do município. Foram realizadas 12 inaugurações simultâneas de 12 vias públicas, que foram  pavimentadas, promovendo o resgate da autoestima dos moradores que compareceram à cerimônia e não esconderam a satisfação pelo atendimento à uma de suas maiores reivindicações. O prefeito Eduardo Vasconcelos, durante o seu pronunciamento, agradeceu o reconhecimento dos moradores e fez questão de dizer que ao final da sua gestão praticamente 100% das vias públicas em Brumado estarão pavimentadas. “Sabemos que é um grande desafio, mas estamos nos empenhando ao máximo para buscar cumprir mais esse compromisso com a nossa população”.

Incêndio atinge área de vegetação em Rio de Contas, aeronave é usada para apagar as chamas

  • G1
  • 26 Nov 2019
  • 15:00h

( Foto: Corpo de Bombeiros)

Um incêndio de grande proporção atinge uma área de vegetação desde a quinta-feira (21), na cidade de Rio de Contas, no sudoeste da Bahia. A cidade também faz parte da região da Chapada Diamantina. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas chegaram até uma área do povoado de Arapiranga. Não há registro de feridos e nem de casas afetadas pelo fogo. Desde sábado (23), equipes do Corpo de Bombeiros trabalham no combate às chamas, com a ajuda de militares do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer). São usados dois aviões Air Tractors para realizar lançamentos de água nas áreas do incêndio próximo às nascentes. Segundo os bombeiros, um helicóptero do Graer também leva militares para os locais de difícil acesso. Ainda não há informações da extensão do incêndio e nem o que provocou o fogo. O Corpo de Bombeiros faz uma alerta com medidas importantes para evitar incêndios a vegetações. Veja a seguir:

  • Não use o fogo em hipótese nenhuma para lidar com limpeza de terrenos ou se livrar do lixo.
  • Não jogue lixo em terrenos baldios;
  • Não queime resíduos;
  • Não jogue pontas de cigarros acesas nas rodovias ou terrenos;
  • Não solte balões;
  • Não deixe crianças brincarem com fogo;
  • Utilize fogos de artifício conforme instruções da embalagem, evitando soltar perto de áreas florestais;
  • Ao se deparar com um foco de incêndio, ligue para o Corpo de Bombeiros no telefone 193 ou mantenha contato com as autoridades locais.

 

Bolsonaro sanciona lei que amplia punição a torcidas organizadas

  • G1
  • 26 Nov 2019
  • 14:07h

(Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, sem vetos, a lei que modifica o Estatuto de Defesa do Torcedor e altera artigos que tratam de punições às torcidas organizadas. A nova lei foi publicada hoje (26) no "Diário Oficial da União" (DOU) e prevê que a torcida ficará cinco anos proibida de comparecer a eventos esportivos se promover tumulto, praticar ou incitar a violência ou invadir local restrito aos competidores, árbitros, fiscais, dirigentes, organizadores ou jornalistas. Na lei anterior o prazo era de três anos. Também será punida, pelos mesmos cinco anos, a torcida envolvida em ilícitos fora dos estádios e em data que não houver competição. Nesses casos, a lei prevê punição para a torcida que:

  • invadir local de treinamento;
  • brigar com torcedores ou induzir o confronto entre eles;
  • praticar crimes contra atletas, árbitros, fiscais, organizadores de eventos esportivos e jornalistas, mesmo que esses não estejam atuando ou envolvidos com a competição.

'Não se assustem se alguém pedir o AI-5' em reação a 'quebradeira' na rua, diz Paulo Guedes; declaração recebe críticas

  • G1
  • 26 Nov 2019
  • 13:33h

(Foto: Reprodução/TV Globo)

O ministro Paulo Guedes (Economia) disse a jornalistas nesta segunda-feira (25), em Washington (EUA), para não se assustarem caso alguém peça o AI-5 diante de "quebradeira" nas ruas. Em seguida, ele se corrigiu e disse que a democracia brasileira não admitiria um ato de repressão. Ele reagiu irritado às perguntas de repórteres sobre manifestações populares em países vizinhos, como Equador, Chile e Bolívia, contra reformas econômicas e também quando foi questionado se tinha medo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que criticou a política econômica do governo. "É irresponsável chamar alguém pra rua agora pra fazer quebradeira. Pra dizer que tem que tomar o poder. Se você acredita numa democracia, quem acredita numa democracia espera vencer e ser eleito. Não chama ninguém pra quebrar nada na rua. Ou democracia é só quando o seu lado ganha? Quando o outro lado ganha, com dez meses você já chama todo mundo pra quebrar a rua? Que responsabilidade é essa? Não se assustem então se alguém pedir o AI-5. Já não aconteceu uma vez? Ou foi diferente?", disse Guedes. A fala lembrou a recente menção do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) a um novo AI-5, em resposta a uma possível "radicalização da esquerda". "Vai chegar um momento em que a situação vai ser igual ao final dos anos 1960 no Brasil, quando sequestravam aeronaves, quando se sequestravam, executavam-se grandes autoridades, cônsules, embaixadores, execução de policiais, de militares. Se a esquerda radicalizar a esse ponto, a gente vai precisar ter uma resposta. E uma resposta pode ser via um novo AI-5”, afirmou Eduardo. O Ato Institucional 5 foi assinado em 1968 e é considerado uma das principais medidas de repressão da ditadura. Entre as consequências dele estão o fechamento do Congresso Nacional, a retirada de direitos e garantias constitucionais, com a perseguição a jornalistas e a militantes contrários ao regime. O ministro foi questionado por um jornalista se uma aparente diminuição do ritmo das reformas econômicas não era medo do ex-presidente Lula. "Aparentemente digo que não [Bolsonaro não está com medo do Lula]. Ele só pediu o excludente de ilicitude. Não está com medo nenhum, coloca um excludente de ilicitude. Vam'bora." Ao final da entrevista, após a declaração sobre o A-5, Guedes se corrigiu e disse que seria inconcebível pensar num ato de repressão da ditadura militar. "É inconcebível, a democracia brasileira jamais admitiria, mesmo que a esquerda pegue as armas, invada tudo, quebre e derrube à força o Palácio do Planalto, jamais apoiaria o AI-5, isso é inconcebível. Não aceitaria jamais isso."

Vereador Girson Ledo homenageia empresário Orlando de Fátima Gomes com a honraria do Título de Cidadão Brumadense

  • Brumado Urgente
  • 26 Nov 2019
  • 12:04h

Empresário Orlando de Fátima Gomes (Foto: Arquivo Pessoal)

Considerada a maior honraria para aqueles que adotaram Brumado como sua cidade de coração, o Título de Cidadão Brumadense é uma prerrogativa dos vereadores que prestam as homenagens aos que escreveram uma história de grandes conquistas, com relevância nas mais diversas áreas. Dentro deste contexto, o vereador Girson Ledo, foi autor do Projeto de Resolução 010/2019 (confira o projeto na íntegra 1 2 3) o qual homenageia o empresário Orlando de Fátima Gomes com o referido título. Aprovado por unanimidade, o projeto vem fazer jus à trajetória de um brilhante empresário, que chegou em Brumado há cerca de 20 anos atrás e construiu uma história de grande sucesso, de respeito e de superação, sempre enaltecendo a hospitalidade do povo brumadense, que foi o condão para que ele escolhesse Brumado para viver. Proprietário da Minas Calçados, Orlando nasceu em 1978 no município de Várzea da Palma, Minas Gerais. Nessas duas décadas, Orlando Gomes vem desenvolvendo também uma série de outras atividades, com destaque para a sua exímia atuação na diretoria do CDL, especialmente nos episódios recentes em favor da adequação do projeto de Zona Azul, onde ele foi um dos principais responsáveis pela mediação junto ao poder público municipal. Ele também tem uma atuação emblemática na área religiosa, sendo, atualmente o coordenador do movimento da Igreja Católica “Terço dos Homens”. “A aprovação do projeto por unanimidade veio comprovar o grande apreço a mais esse brilhante cidadão que veio para Brumado, assim como outros tantos, escrever uma história brilhante que é um exemplo de garra, dedicação, respeito e amor ao próximo e de muita superação”, acentuou o vereador Girson Ledo que ainda fez questão de acrescentar que “me sinto muito honrado por poder homenagear um ser humano do quilate de Orlando Gomes”.

Vídeo mostra mulher sendo agredida por homens em bar de Belo Horizonte

  • G1
  • 26 Nov 2019
  • 12:02h

(Foto: Reprodução)

Uma mulher foi agredida por um homem em um bar, na noite deste domingo (24), na Avenida Alberto Cintra, no bairro União, na Região Nordeste de Belo Horizonte. Imagens da câmera de segurança mostram a vítima, de 29 anos, sendo empurrada, jogada no chão três vezes e levando tapa. A mulher estava com o pai no bar e pediu uma mesa aos garçons. De acordo com a vítima, o grupo de homens que estava ao lado não queria que a mesa fosse colocada perto deles. O vídeo mostra um dos homens empurrando a mulher, que cai e bate a cabeça. Quando ela consegue se levantar, é novamente empurrada. Em uma terceira aproximação, o agressor dá um soco no rosto da vítima e vai embora. “Quando os dois agressores entraram na casa atrás de mim, o homem negro alto foi para cima de mim, me xingando, e respondi os xingamentos e ele me empurrou. Ao cair, bati a cabeça e fiquei tonta. Ao tentar levantar, ele e o grisalho me empurraram novamente ao chão. Quando levantei, a confusão continuou e o negro alto me deu um soco no rosto onde desmaiei e, quando acordei, ele já havia fugido e meu pai chegou até o local sem saber o que acontecia”, relatou a vítima, que pediu para não ser identificada. De acordo com o boletim de ocorrência, o agressor que aparece no vídeo fugiu a pé pela Rua Alberto Cintra, no sentido Avenida Cristiano Machado. “Todos os funcionários e clientes do bar assistiram a situação e não tiveram nenhuma atitude mesmo me vendo ao chão e os agressores ainda insistindo. Ninguém tentou segurar o homem ou separar, a única pessoa que quiseram segurar fui eu”, contou a mulher agredida. A vítima disse ainda que foi por conta própria para o Hospital Felício Rocho, onde foi medicada. O dono do bar informou que acionou a polícia imediatamente e que esta foi a primeira vez que houve agressão dentro do estabelecimento. Ele afirmou também que a orientação dada aos funcionários é de sempre separar as brigas. A ocorrência foi encaminhada para a 3ª Delegacia de Polícia Civil Leste.

 

 

 

Defensoria entra com recurso contra reintegração de posse em lotes da Codevasf

  • G1
  • 26 Nov 2019
  • 11:00h

(Foto: Divulgação/MST)

A Defensoria Pública da União entrou com recurso contra a reintegração de posse deflagrada na madrugada desta segunda-feira (25), nas cidades de Juazeiro e Casa Nova, no norte da Bahia. As terras, que eram ocupadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), pertencem à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). "O recurso visa garantir que essas pessoas possam permanecer nesse local, enquanto não exista a transferência deles para um outro assentamento, para um outro local, onde exista uma moradia digna", disse o defensor público André Cerqueira. Em nota, o MST afirma que cerca de 700 famílias moravam nas áreas, que houve confronto durante a ação, e que uma pessoa do acampamento chegou a ser baleada. Contudo, após a divulgação do comunicado, o movimento voltou atrás e disse que um homem e uma criança foram feridas por balas de borracha. "Eles chegaram aqui acabando com tudo e não respeitaram nada. Botaram as bombas de gás aí e o povo desmaiando, caindo", reclamou a agricultora Lidineide da Silva. "Deram meia hora para desocupar os barracos, para tirar os móveis e aí quem não tira eles passam por cima", disse o imigrante do MST Paulo de Souza. Em nota, a Polícia Federal informou que a desocupação ocorreu de maneira pacífica em todas as áreas, e que a Codevasf disponibilizou um ônibus para conduzir as pessoas para fora dos lotes. Segundo a Polícia Federal, a área que estava ocupada tem aproximadamente 1.727 mil hectares (19 lotes) e era conhecida como Acampamentos Irani I, Irani II e Abril Vermelho. Conforme a Polícia Federal, o início da ocupação ocorreu em 2012, quando a área em questão já havia sido destinada ao projeto de irrigação Salitre. No mesmo ano, a Codevasf entrou com uma ação judicial pedindo a reintegração de posse, no entanto, a reintegração só foi determinada em 2019. Em comunicado divulgado após a operação, o MST afirma, entretanto, que as famílias ocupavam as terras desde 2007, mediante acordo entre o Governo Federal, o Governo Estadual, o Incra, Ouvidoria Agrária, a Codevasf e o Ministério Público. Segundo o movimento, os acordos foram quebrados e as famílias estão sendo vítimas da truculência do estado. Já a Codevasf informou, em nota, que a ocupação prejudicava o projeto de irrigação na região e que, com a reintegração, garantirá a normalização da operação e a preservação de cerca de 70 mil empregos diretos e indiretos.

Vereador Elias Piau homenageia a equipe do Flamengo pelas grandes conquistas da Libertadores e do Brasileirão 2019

  • Brumado Urgente
  • 26 Nov 2019
  • 10:52h

O vereador Elias Piau exibindo a camisa do Flamengo, não escondeu a sua alegria pelos feitos grandiosos conquistados neste final de semana (Foto: Brumado Urgente)

O duplo feito memorável obtido pela equipe do Flamengo, que emocionou o país inteiro, foi mote do discurso do vereador Elias Piau, um apaixonado pelo futebol e pelo rubro-negro carioca. A conquista da Libertadores após um jejum de 40 anos e, em menos de 24 horas, o título do Brasileirão sem precisar entrar em campo, já podem ser considerados um dos maiores momentos da história do esporte brasileiro. Foi exatamente com essa prerrogativa que o parlamentar fez questão de fazer uma homenagem, inclusive exibindo a camisa, ao Flamengo e aos torcedores do “Mengão” de Brumado. “Foi um final de semana dos sonhos e as comemorações foram à altura deste grande feito. Fica aqui os meus parabéns à torcida brumadense, em especial a FlaBrumado, que deu fez uma festa maravilhosa em nossa cidade na Praça da Prefeitura”, destacou o vereador. Ele ainda observou que “o brilhante desempenho do Flamengo neste ano de 2019, que ainda vai trazer o título mundial de clubes, resgatou a paixão pelo futebol que estava tão adormecida em nossa nação. Parabéns Flamengo, sempre Flamengo”. No final, Elias Piau ainda fez questão de parabenizar, em nome de Dona Dete do Acarajé, - que esteve presente à sessão desta segunda-feira (25) -, as baianas de acarajé pela passagem do Dia Nacional da categoria. “As baianas de acarajé são fieis representantes da cultura baiana e merecem todo o nosso respeito e admiração”, finalizou o parlamentar. Veja o pronunciamento: 

Elias Piau ao lado da mais famosa baiana de acarajé de Brumado, Dona Dete (Foto: Brumado Urgente)

Bolsonaro quer garantia para quem se defender de invasor em sua casa

  • UOL
  • 26 Nov 2019
  • 09:09h

(Foto: Reprodução)

 O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (25) que deve encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de lei para dar garantias a moradores de áreas urbanas e rurais que tenham suas propriedades invadidas. "[Um projeto] para garantir dentro de casa, por exemplo, como você pode se comportar dentro de casa armado se alguém entrar. Hoje em dia como que é a legislação... Queremos [dar a] garantia absoluta de que dentro da sua casa você pode tudo contra um invasor, tá certo?", afirmou ao chegar ao Palácio da Alvorada no início da noite. 

Segundo o presidente, o texto será um projeto de lei e será encaminhado nesta semana ao Poder Legislativo. "É um projeto de lei, essa questão não pode ser medida provisória. É um projeto de lei", repetiu.Bolsonaro disse não estar inventando nada, mas sim copiando o modelo de outros países. Em sua rápida fala, contudo, ele não explicou em que vai consistir esse projeto de lei. "Nos EUA é assim, não estou inventando nada, estou copiando países desenvolvidos", afirmou. Na visão do presidente, um projeto como esse é necessário porque o poder público não é capaz de garantir a segurança da população o tempo todo. "O que eu quero é... o poder público... não tem governador para proporcionar segurança para todo mundo 24 horas. Dentro de casa, você tem que ser dona de você. Qualquer pessoa que vier entrar na sua casa, você tem poder absoluto sobre ela em defesa da tua vida, dos teus", afirmou, acrescentando que o texto terá validade tanto para propriedades urbanas quanto rurais. Na semana passada, o governo Bolsonaro  enviou ao Congresso um projeto de lei para isentar de punição militares e policiais que cometerem excessos durante operações de garantia da lei e da ordem. O projeto que trata do excludente de ilicitude a militares em operações de garantia de lei e da ordem —como as que ocorreram no Rio de Janeiro, em Roraima e no Amazonas— é uma promessa de campanha. As regras também abrangem integrantes da Força Nacional de Segurança Pública e membros da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Ferroviária Federal, policiais civis, militares e bombeiros, sempre quando estiverem apoiando operações de garantia da lei e da ordem. Uma novidade em relação a proposta semelhante feita pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, é a inclusão de casos de terrorismo para que o excludente de ilicitude tenha validade. Na manhã desta segunda, ao sair do Alvorada para o Palácio do Planalto, de onde despacha, Bolsonaro disse que enviaria uma série de propostas ao Congresso sobre segurança pública. Um deles é para autorizar o emprego pelo governo federal da chamada GLO (Garantia da Lei e da Ordem) para reintegração de posse em propriedades rurais. As GLOs são operações de segurança autorizadas pelo Poder Executivo que podem ter duração de meses. Elas incluem a participação de agentes de segurança civis e militares, como das Forças Armadas e da Polícia Federal. Hoje, é papel das gestões estaduais acionarem forças de segurança locais para fazer cumprir decisões judiciais de reintegração de posse. Para o presidente, no entanto, há governadores que têm protelado a retirada de invasores. Em 1996, uma operação da Polícia Militar do Pará para a desobstrução de uma estrada deixou 19 trabalhadores rurais mortos, o que ficou conhecido como o massacre de Eldorado do Carajás. Um ano antes, dez sem-terra e dois PMs morreram num confronto em Corumbiara (RO). Desde então, diante da repercussão negativa, inclusive no exterior, governos estaduais têm adotado postura de cautela no cumprimento de decisões judiciais para evitar novas tragédias. Com o mesmo receio, o governo federal criou, na época, a função do ouvidor agrário, que existe até hoje. O posto foi inaugurado com o propósito de evitar conflitos e impedir embates entre agentes policiais e manifestantes sem-terra. 

CONTINUE LENDO

Moradores da Rua Israel Dias de Oliveira pedem providências quando ao mini lixão que está se formando na via

  • Brumado Urgente
  • 26 Nov 2019
  • 08:54h

O lixo, entulho e toda a sorte de detritos vêm seu acumulando no local (Foto: Leitor Brumado Urgente)

A falta de consciência ambiental ainda é muito fácil de ser detectada em Brumado e, um dos pontos mais representativos desse déficit é os vários lixões que vêm se formando na cidade, muitos em locais onde estão sendo feitas obras por parte do poder público. Uma das vias que passa por uma situação dessas é a Israel Dias de Oliveira, que já tem um histórico de muitas lutas e conquistas por parte dos moradores, que, são tenazes nas cobranças. Desta feita a redação do Brumado Urgente foi procurada não para cobrar, mas sim para pedir a solução de um mini lixão que vem se formando no local. Segundo os moradores “não sabemos quem é o culpado na situação, por um lado a prefeitura que não conclui as obras e não mantém uma fiscalização para multar o cidadão que joga o lixo no local, ou o cidadão que joga o lixo sem se preocupar com o meio ambiente e as doenças que podem aparecer devido ao acúmulo de água em garrafas, pneus e etc, fora doenças do rato e insetos que também aparecem no local”. Então fica aqui exposto o apelo dos moradores, pois, em pleno século XXI, um problema como esse, que, na verdade não deveria existir, continua atormentando os moradores e, o que é pior, sem uma solução aparente até o momento.

A situação vem piorando a cada dia sem que se apresenta uma solução para o problema (Foto: Leitor Brumado Urgente)

Vereadora Lia Teixeira homenageia empresário Manoel Messias Pereira da Silva com Título de Cidadão Brumadense

  • Brumado Urgente
  • 26 Nov 2019
  • 08:18h

O empresário Manoel Messias receberá o Título de Cidadão Brumadense (Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

A vereadora Lia Teixeira apresentou na sessão desta segunda-feira (25) o Projeto de Resolução 09/2019, o qual concede Título de Cidadão Brumadense ao empresário Manoel Messias Pereira da Silva. Em sua justificativa, a parlamentar narrou as grandes qualidades e feitos do empresário, que chegou em Brumado no ano de 2000, vindo de Salvador para construir uma história de sucesso em Brumado. Proprietário da ArtDesign, Manoel Messias é o atual presidente da CDL, instituição que ele está presidindo pela terceira vez. Membro da Maçonaria e casado com a empresária brumadense Norma Claudia Lima Pires, com a qual ele teve dois filhos, Manoel Messias vem comprovar que Brumado é uma terra de grandes oportunidades, que tem um forte magnetismo cosmopolita, onde pessoas de diferentes regiões do país e até do estrangeiro a adotam como a sua terra preferida. O projeto foi votado e aprovado por unanimidade e a vereadora Lia Teixeira fez questão de agradecer aos seus pares pela apreciação positiva, que concederá em cerimônia com data a ser marcada pela presidência, essa grande honraria a este empresário de grande sucesso.

Exportações e seca explicam disparada de preços da carne

  • G1
  • 26 Nov 2019
  • 08:10h

(Foto: Reprodução)

O preço da carne vermelha disparou em todo o país e o principal motivo vem de fora. O preço alto encolheu o bife no prato do brasileiro. “Estou até perguntando o que aconteceu, por que aumentar desse tanto assim de uma vez”, disse a aposentada Júlia Barreto. Em são Paulo, o preço do quilo da carne atingiu a máxima histórica de R$ 15,79 nesta segunda-feira (25). Segundo especialistas, o aumento das exportações para China, Rússia e Emirados Árabes foi o principal motivo da alta para o consumidor. O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo. “Os grandes players como Argentina, Paraguai, Uruguai têm limites geográficos, problemas políticos. A Austrália é um grande player também, tem problemas naturais de seca, chuva e também já exporta 80% da sua produção. A União Europeia: alto custo de produção. O Brasil está para a produção de carne bovina assim como o Oriente Médio está para a produção de petróleo”, disse Thiago Bernardino de Carvalho, pesquisador de pecuária do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP (Cepea). Além disso, o período de estiagem, mais longo em 2019, deixou o pasto seco, que não engordou o gado e colocou ainda mais pressão no mercado. “O movimento especulativo que os produtores, na expectativa de que o preço aumente, acabam segurando um pouco mais esse gado, demorando um pouco mais para enviar esse animal para o abate”, explicou Rodrigo Coelho, gerente de exportação de frigorífico. Final de ano e o consumidor espera mesmo que o preço da carne suba por causa das festas de confraternização. Mas estava acostumado com um aumento de até 10%. Só que subiu bem mais que isso e foi além do que cabe no bolso de muito brasileiro. O preço do quilo da carne subiu em média 20% em novembro na comparação com setembro deste ano. “A gente vai ter que trabalhar bastante, suar a camisa aí para conseguir trazer um preço mais acessível ao consumidor. Mas, sem dúvida, o preço que era no passado, esse não volta nunca mais não”, afirmou Rafael Pecioli, que é dono de açougue. “A gente vai equilibrando, né. Compra menos, compra uma carne mais barata”, diz o bancário Marcelo Gomes. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda (25) que os preços ficaram estáveis por muito tempo e que os produtores vivem um momento de euforia, mas que o mercado vai se equilibrar. E que, mesmo sendo um grande exportador, o Brasil poderá importar carne.

Legislativo de Brumado presta homenagem às baianas de acarajé

  • Redação
  • 26 Nov 2019
  • 07:20h

O presidente Léo Vasconcelos e a vereadora Ilka Abreu ao lado de Dona Dete do Acarajé (Foto: Brumado Urgente)

O Dia Nacional da Baiana de Acarajé é comemorado anualmente em 25 de novembro. A data homenageia a importância histórica e cultural da figura da baiana do acarajé, nome dado às mulheres que se dedicam na produção e venda dessa iguaria típica da Bahia. Em Brumado cerca de 100 baianas aproximadamente atuam nessa profissão que é muito querida e admirada, já que representa a essência da cultura baiana. Então, diante disso, a Câmara de Vereadores de Brumado, na sessão desta segunda-feira (25), fez uma justa homenagens às baianas de acarajé, convidando a sua representante mais emblemática, Maria Odete da Silva Amorim, a popular “Dona Dete do Acarajé” que há 42 anos atrás, justamente nas comemorações do centenário da cidade, iniciou as suas atividades. Ela atendeu ao convite da vereadora Ilka Abreu e do presidente Léo Vasconcelos, tendo sido honrosamente chamada para fazer parte da mesa diretora dos trabalhos. Todos os vereadores a homenagearam e “Dona Dete” com a sua tradicional simpatia e carisma agradeceu a todos pela homenagem. "O acarajé é símbolo da identidade da cultura negra. É um marco da ancestralidade africana que cultivamos aqui em Brumado. Tenho muito orgulho de representar essa tradição por mais de 40 anos em nossa cidade, então viva as baianas de acarajé”, destacou.