Fábrica cria roupa para bebês com repelente

  • 24 Jan 2016
  • 07:01h

(Foto: Reprodução)

Diante do surto de dengue, zika e chikungunya, uma indústria de Londrina, no Paraná, decidiu produzir roupas com repelente para bebês. Para isso, eles investiram em nanotecnologia, inserindo microcápsulas de citronela nas peças. O produto é um repelente natural do Aedes Aegypti, mosquito transmissor dessas doenças. A ideia faz sucesso e a procura extrapola a capacidade de produção da GBaby, que consegue fazer 20 mil unidades por mês. Atualmente, há pais na lista de espera. O efeite repelente das roupas tem eficácia de 30 a 50 lavagens, de acordo com a empresa. Essa proteção encarece o produto. Um kit de luvas, gorro e sapatinho deles sai por R$ 43,10, enquanto o mesmo produto sem a citronela sai por R$ 34,30. A GBaby possui 2.500 pontos de vendas em todos os Estados do Brasil. A indústria agora planeja produzir roupas para gestantes com o mesmo material

Astrônomo que 'matou' Plutão vê sinal de novo planeta no Sistema Solar

  • 23 Jan 2016
  • 20:04h

(Foto: Reprodução)

Uma análise da órbita de objetos na periferia do Sistema Solar, na zona habitada por Plutão, sugere a existência de um planeta grande, do tamanho de Netuno, a uma distância até 200 vezes maior que aquela entre a Terra e o Sol. Não é a primeira vez que um astrônomo propõe a existência de um "Planeta X", mas desta vez a alegação parte de um cientista altamente prestigiado no meio. Michael Brown, do Caltech, foi o primeiro a enxergar Sedna, o planeta-anão cuja descoberta culminou no rebaixamento de Plutão. Em artigo científico publicado na edição desta quarta (20) da revista "The Astronomical Journal", Brown apresenta os cálculos para sua alegação, realizados com seu colega Konstantin Batygin. Segundo a dupla, a presença de um astro desse porte, com 10 vezes a massa da Terra, é a única maneira sensível de explicar o alinhamento de objetos observados no cinturão de Kuiper, a zona de planetas anões e pedregulhos gigantes que orbitam o Sol além de Netuno. "Posições e planos orbitais dos objetos são confinados a um espaço restrito, e tal agrupamento possui uma probabilidade de apenas 0,007% de ocorrer por acaso", afirmam os cientistas no trabalho em que defendem a existência do novo astro. "A existência de um planeta assim explica a presença de objetos como Sedna, de grande periélio."

 

Busca
Brown já começou a usar o telescópio japonês Subaru, em Mauna Kea, no Havaí – um dos maiores do mundo – para tentar procurar o novo astro na zona orbital onde acredita que ele esteja. Sua órbita completa ao redor do Sol duraria cerca de 15 mil anos. Por enquanto, esse é o único grande observatório engajado na busca. Astrônomos que comentaram o novo trabalho para revistas internacionais como "Science" e "Nature", porém, afirmam que as contas apresentadas no artigo são convincentes, e devem desencadear uma busca pelo novo planeta. "É uma boa sacada, as estatísticas são favoráveis, mas é preciso ter muita cautela. A dupla usou seis objetos apenas e, com esses seis, a margem de confiança das simulações é boa, mas se forem acrescentados os demais objetos conhecidos, as simulações não garantem mais a existência de um novo planeta. Pesa também o fato de o satélite Wise ter procurado pelo tipo de planeta que eles afirmam que existe e não ter encontrado nada", avalia Cassio Barbosa, astrônomo e colunista do G1. "Descobrir esse planeta será um desafio para a próxima geração de telescópios, talvez nem mesmo o Subaru consiga ver alguma coisa. Brown tem a obsessão em descobrir um novo planeta. Que isso não o cegue diante das evidências em contrário apontadas pela academia. Mas certamente é a pessoa certa para esse trabalho", afirma.

CONTINUE LENDO

Saiba por que o Aedes aegypti é tão eficaz para transmitir doenças

  • 23 Jan 2016
  • 19:02h

(Foto: Reprodução)

Primeiro foi a febre amarela, que matou milhares de brasileiros em epidemias no passado. Depois foi a dengue, que só em 2015 afetou mais de 1,5 milhão de pessoas no país. Recentemente, duas outras doenças se uniram à lista: chikungunya e zika. Todas são transmitidas pelo mesmo vetor: o Aedes aegypti. Mas por que esse mosquito se tornou uma ameaça tão grande? Por que ele é tão eficiente como transmissor de doenças? Segundo especialistas, parte disso tem a ver com o próprio processo evolutivo, no qual os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela se adaptaram bem ao organismo do Aedes aegypti e vice-versa. Essa espécie de mosquito se tornou muito suscetível a eles, ou seja, seu organismo oferece as condições adequadas para que eles se instalem.

 

“É o que chamamos de coevolução de vírus e mosquito. Eles vão se adaptando um ao outro. O inseto infectado tem que ter condições as apropriadas. Depende do número de partículas virais, se ele tem o receptor certo, se se multiplica bem, se o sistema imune dele combate um vírus, mas não outro etc.”, enumera Margareth Capurro, professora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo (USP). Mas há outros fatores que tornam o Aedes aegypti mais perigoso, disseminado e difícil de ser erradicado. Veja sete deles.

1- Convivência com o homem
O Aedes aegypti se acostumou a viver perto do homem. Ele se prolifera em áreas urbanas, especialmente naquelas com grande densidade populacional, ou seja, muita gente vivendo em pouco espaço. Também são insetos domiciliados, que preferem viver em ambientes internos, como o interior de casas e outras construções. Com isso, convivem ainda mais de perto com os seres humanos, ao mesmo tempo em que ficam protegidos das condições climáticas, o que favorece sua sobrevivência.

2- Apetite por sangue humano

O Aedes aegypti tem preferência pelo sangue de mamíferos, especialmente o de seres humanos. Mesmo na presença de outros animais, é o homem que ele vai preferir picar. “É a chamada antropofilia. Pode ter um monte de gatos e um ser humano em um ambiente, por exemplo. Ele vai picar o ser humano”, diz Marcos Takashi Obara, epidemiologista da Universidade de Brasília (UnB). Somente a fêmea do mosquito se alimenta de sangue, porque precisa dele para amadurecer seus ovos. Uma vez infectada, ela carrega o vírus para o resto da vida e pode transmiti-lo para várias pessoas. Aliás, é o que ela costuma fazer, inclusive em um curto espaço de tempo: após sugar o sangue de uma pessoa, ela pode picar outras pessoas no mesmo ambiente até ficar satisfeita. É por isso que é comum que várias pessoas da mesma família contraiam dengue, por exemplo, explica Margareth Capurro, da USP. “O Aedes é um mosquito que se assusta facilmente. Se alguém mexe, ele pode sair fora, mas se ele não estiver satisfeito, ele vai voltar e picar outras pessoas até encher o trato digestivo. Se estiver contaminado, vai infectar mais gente”, explica.

3- Picada indolor
O Aedes aegypti tem um anestésico na saliva, o que dificulta que a pessoa perceba quando está sendo picada. “No início, geralmente, você não percebe. Depois, quando você mata o inseto e ele explode, cheio de sangue, você vê que ele já picou”, afirma Margareth Capurro, da USP.

4- Alimentação de dia e à noite

Diferentemente de outros mosquitos, que só picam durante o dia ou durante a noite, oAedes aegypti pode se alimentar nos dois períodos. Na verdade, ele tem hábitos diurnos, mas com a presença de luz artificial, pode picar à noite também.

5- Variabilidade genética
Uma pesquisa recente do Instituto Butantan mostrou que o Aedes aegypti possui patrimônio genético muito rico e variável. Isso significa que eles têm um grande potencial para evoluir rapidamente e adaptar-se às adversidades.

6- Múltiplos ovos
Cada fêmea de Aedes é capaz de botar até 100 ovos de uma vez, e ela faz isso a cada cinco dias – o tempo de vida médio de um mosquito é em torno de 40 dias em laboratório e 20 na natureza. Outro agravante é que os ovos são distribuídos por diversos criadouros, o que aumenta a chance de sobrevivência e ajuda na dispersão da espécie. Além disso, a fêmea contaminada tem a capacidade de transmitir os vírus aos ovos, ou seja, os mosquitos já nascem infectados. Isso multiplica as chances de propagação.

7- Múltiplos criadouros

A grande quantidade de criadouros é outro fator que favorece a propagação do Aedes. De caixas d’água a vasos de plantas, de pneus a tampinhas de garrafa, qualquer lugar com água parada pode servir para a fêmea botar os ovos. Por isso, é tão importante eliminar ou fechar o acesso a esses recipientes. Marcos Takashi Obara, da UnB, lembra que a industrialização des centros urbanos aumentou ao longo dos últimos anos. “Hoje tem muito mais objetos de plástico, garrafas PET. Muitos desses materiais têm como destino as ruas, rodovias, terrenos baldios.” Mas nem a falta de água consegue barrar a reprodução do mosquito. Os ovos do Aedestêm a capacidade de sobreviver em recipientes secos por até um ano. Eles ficam adormecidos e basta terem contato com um pouco de água para eclodir. Então, não basta evitar de deixar água parada dos recipientes. Recomenda-se também limpar bem suas paredes. De acordo com o Centro para a Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, se forem eliminadas todas as larvas, pupas e adultos de um lugar, a população do mosquito pode se recuperar em apenas duas semanas, graças aos ovos. Assim que eles têm contato com água, continuam a se desenvolver.

CONTINUE LENDO

Brumado: Mais uma casa vem ao chão, desta feita na Rua Coronel Paulino Chaves

  • Brumado Urgente
  • 23 Jan 2016
  • 17:44h

A residência terá que ser totalmente derrubada, pois foi condenada (Foto: Brumado Urgente)

As chuvas contínuas que vêm caindo sobre Brumado continuam fazendo casas desabar na cidade, desta feita foi uma residência localizada na Rua Coronel Paulino Chaves, que veio ao chão por volta das 11h. Moradores próximos relataram ao Brumado Urgente, os quais relataram que, por diversas vezes, foi transmitido avisos ao proprietário, o qual fez “ouvido de mercador” e não atenção aos apelos. A estrutura ficou totalmente condenada e a casa deve ser derrubada pela Defesa Civil, já que coloca em risco a estrutura de outras residências que ficam germinadas. 

PCdoB e PSDB podem formar aliança para lançar candidato a prefeito em Conquista

  • 23 Jan 2016
  • 16:04h

Caciques das duas agremiações discutem aliança | Foto: Blog do Anderson

PCdoB e PSDB são, historicamente na conjuntura política nacional e estadual, partidos de lados diametralmente opostos. Entretanto, devem se unir, em uma aliança que parecia pouco provável, para compor chapa e lançar um candidato a prefeito nas eleições municipais deste ano em Vitória da Conquista. De acordo com o Blog do Anderson, as conversas entre as duas legendas estão avançadas. O objetivo é construir um nome que seja capaz de derrotar o PT do atual prefeito Guilherme Menezes, que deve ser candidato à reeleição no pleito de outubro. De acordo com Onildo Oliveira, cacique comunista no município, o deputado estadual Herzem Gusmão (PMDB) é o mais ventilado pela oposição para disputar a eleição. Entretanto, o também deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) se consolida como alternativa. “Herzem Gusmão é hoje o candidato que tem mais voto pela oposição, mas temos aqui o colega Fabrício que também está andando aparelhado chegando perto, já está rodando pneu a pneu e acredito que a campanha de Conquista de agora logo após o Carnaval irá delinear de uma forma bem consistente”, afirmou. Já Falcão refutou a possibilidade de desgaste nas relações com o governador Rui Costa, caso o partido, que compõe a base governista, torne-se aliado do PSDB. “Se for de condição do PSDB ter essa aceitação com o PCdoB não terá nenhum obstáculo, inclusive em vários estados e cidades do Brasil o PSDB e PCdoB tem relação de convivência de irmãos”, negou. 

Advogados autônomos não poderão optar pelo Supersimples

  • 23 Jan 2016
  • 15:06h

(Foto: Reprodução)

Criadas para facilitar a formalização dos advogados autônomos, as sociedades individuais de advocacia não poderão optar pelo Simples Nacional, regime especial de tributação para micro e pequenas empresas. A Receita Federal esclareceu, no fim da tarde de hoje (22), que são necessárias outras mudanças na legislação para que a nova categoria pague impostos e contribuições da mesma maneira que as microempresas. De acordo com o Fisco, é necessário atualizar a Lei Complementar 123, de 2006, que criou o Simples Nacional, para que o advogado autônomo possa aderir ao regime especial de tributação. Enquanto isso, os pequenos escritórios de advocacia continuarão a ter tratamento tributário mais favorável que os advogados individuais.

 

Aprovada em dezembro pelo Senado e sancionada no último dia 12 pela presidenta Dilma Rousseff, a Lei 13.247 criou a figura da sociedade individual de advocacia. A lei determina que nenhum advogado pode integrar mais de uma sociedade de advogados, nem fazer parte, ao mesmo tempo, de um escritório de advocacia e de uma sociedade unipessoal de advocacia, com sede ou filial na mesma área de atuação. Os advogados que se inscreverem nessa categoria ganham algumas proteções até agora restritas às pessoas jurídicas, como responsabilidade limitada ao valor do capital social em caso de dívidas e menores encargos sobre ganhos. No entanto, os advogados autônomos não poderão recolher tributos por meio do Simples Nacional, diferentemente do que chegou a ser divulgado durante a tramitação do projeto de lei. Sem o acesso ao Simples Nacional, os advogados autônomos não poderão unificar o pagamento de seis tributos federais e do Imposto sobre Serviços (ISS), que é municipal. O regime especial, no entanto, pode ser aplicado a pequenos escritórios que faturem até R$ 3,6 milhões por ano. A Agência Brasil procurou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para comentar o assunto e aguarda resposta da entidade.

CONTINUE LENDO

Brumado: Homem é vítima de afogamento em Lagoa de Morrinhos

  • Brumado Urgente
  • 23 Jan 2016
  • 15:00h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

Com um aumento atípico e substancial das precipitações neste mês de janeiro, que ao que tudo indica baterá um recorde de chuvas na região. E tal situação que é comum ocasionar enchentes em rios e aguadas, requerendo assim uma maior atenção das pessoas que costumam tomar banho em rios ou aguadas que se encontram com um grande volume de águas. E ainda dentro deste cenário de grandes precipitações pluviométricas, um fato trágico marcou a manhã deste sábado (23) na comunidade de Lagoa de Morrinhos, na qual um morador da comunidade de Roça de Baixo de prenome Reginaldo, de 38 anos, morreu afogado, e teve o corpo encontrado por moradores do local. Segundo informações colhidas pela redação do Brumado Urgente a Polícia Técnica já se encontra no local fazendo o levantamento cadavérico. O Brumado Urgente faz o alerta a todos que costumam banhar-se em rios e aguadas neste período chuvoso, que redobrem a atenção e o cuidado nestes tipos de recreação. Brumado: Homem é vítima de afogamento em Lagoa de Morrinhos

Imagem da Semana: A Bizz Amarela levada pela correnteza na Guilherme Dias

  • Brumado Urgente
  • 23 Jan 2016
  • 14:36h

A Bizz foi recolhida por populares (Foto: Leitor Brumado Urgente)

Com a intensificação do período chuvoso em Brumado, que neste início de 2016 teve um índice pluviométrico histórico, que já chegou à casa dos 400 mm em apenas 15 dias, muitas ruas em Brumado, além de praticamente intransitáveis para veículos, dificultou também a vida dos pedestres que tiveram que enfrentar a força das enxurradas. Nesta sexta-feira (22), um leitor do Brumado Urgente registrou uma cena que ilustra bem essa situação, onde uma Bizz amarela acabou sendo arrastada alguns metros pela correnteza na Av. Guilherme Dias. Como em Brumado é incomum chuvas constantes quase todos os dias, a popular “invernada”, a cena merece ser vista, pois mostra uma realidade totalmente diferente das ruas ensolaradas e encaloradas. Confira o registro: 

Prefeitura de Jequié impede MPF de fiscalizar armazenamento de remédios

  • 23 Jan 2016
  • 14:01h

(Foto: Divulgação)

Prepostos da prefeitura de Jequié impediram o Ministério Público Federal do município de fiscalizar o departamento de materiais e suprimentos do órgão. A denúncia foi feita pelos vereadores Pé Roxo, Soldado Gilvan, Dorival Junior, José Simões, Tinho, Joaquim Caires, Chico de Alfredo, Ivan do Leite e Deyvison, membros do G9. Na manhã desta sexta-feira (22), o grupo visitou o departamento e encontrou ambiente insalubre e impróprio para armazenamento, grandes quantidades de medicamentos perdidos com prazo de validade vencidos. As paredes do depósito também estavam com infiltração no teto e paredes. Entre os produtos prontos para descarte estavam: cinco bombonas de 500 litros, centenas de milhares de medicamentos para hipertensão e diabetes, e materiais farmacêuticos de uso em postos da rede básica. Ao Bahia Notícias, os vereadores afirmaram que recenetemente o município recebeu do Governo Federal mais de R$ 3 milhões, por meio do Investimento Fundo a Fundo e a Secretaria de Saúde não realizou qualquer compra com os recursos. "O sistema municipal de sáude de Jequié é bastante criticado pela população, sendo apontadas diariamente falhas que vão desde a falta de medicamentos e materiais para pequenos curativos até a ausência de médicos e enfermeiros nas unidades de saúde, postos fechados e indisponibilidade para realização de cirurgias eletivas", diz o grupo de vereadores, por meio de nota. Apesar de não ter conseguido apurar in loco a denúncia protocolada pelos vereadores, o MP, por meio do procurador Flávio Mathias, afirmou que serão tomadas as providências para instaurar a Ação Civil para responsabilizar os envolvidos. 

Governo estuda usar FGTS para garantir crédito consignado

  • 23 Jan 2016
  • 13:14h

Ministro da Fazenda Nelson Barbosa diz que medida está em estudo e que ainda não há decisão tomada (Foto: Antonio Cruz)

Entre as várias iniciativas estudadas pelo governo para tentar ajudar na retomada da economia, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, anunciou que estuda permitir que, em caso de demissão do trabalhador, parte da multa do FGTS possa ser usada para pagar o crédito consignado. A operação mira os trabalhadores do setor privado. Com a medida, o risco de inadimplência cai, bancos poderão emprestar com juros menores e, assim, a demanda pela operação poderá crescer, aposta Barbosa. Antes de deixar o Fórum Econômico Mundial, o ministro disse aos jornalistas que o sistema financeiro sugeriu ao governo a adoção da medida, que daria garantia extra aos bancos na hora de emprestar.  “Quem defendeu a medida diz que, em período de alta do desemprego, o crédito para trabalhadores privados poderia se beneficiar”, disse o ministro. A medida em estudo no governo prevê que o trabalhador do setor privado apresente a conta do FGTS como garantia para o crédito consignado. Em caso de desemprego desse trabalhador, parte da multa gerada pela demissão – que equivale a 40% sobre o saldo do FGTS – seria usada para quitar o consignado com o banco.

 

Entre os estudos no governo, está a avaliação de usar faixa entre 60% e 70% da multa para esse fim. Com essa garantia extra dada ao banco, o risco de calote cai e, em troca, o custo da operação poderia ser menor. “Isso é uma forma de diminuir o risco e diminuir a taxa de juro para o consignado do setor privado”, resumiu Barbosa. O ministro lembra que, no crédito ao consumidor, “a demanda é que está pequena”. “Não há problema de oferta”, disse Barbosa. Mais créditoDiante dessa realidade, o governo entende que, se os bancos oferecessem crédito mais barato, mais trabalhadores poderiam tomar os recursos. Assim, ajudariam na retomada da economia. Atualmente, explicou o ministro, o governo avalia o potencial da operação e o impacto de redução do custo desse crédito. Nenhuma decisão foi tomada ainda. Os trabalhadores do serviço público não seriam beneficiados diretamente pela medida porque já contam com estabilidade no emprego – o que é uma garantia e permite aos bancos cobrar menos desse segmento.

Famílias endividadas
No ano passado, houve uma redução no total de famílias endividadas em 1,3%, na comparação com os dados de 2014. Apesar da queda, 61,1% das famílias brasileiras, em média, passaram 2015 com o orçamento comprometido, e houve aumento nos indicadores de inadimplência, principalmente no último trimestre do ano, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O número médio de famílias com contas ou dívidas em atraso (inadimplentes) alcançou 20,9% do total (1 em cada 5 famílias) – alta de 8,4% em relação a 2014. Já o total de famílias que relataram não ter perspectiva de pagar suas contas em atraso alcançou 7,7% do total – aumento de 23,2% em comparação com o ano anterior. Ao final de 2015, a taxa chegou a 8,7% das famílias – a maior para um mês de dezembro desde o início da série histórica, em 2010. “Mesmo tendo alcançado o menor patamar da série histórica em fevereiro de 2015, o número de famílias com contas em atraso aumentou ao longo do ano, acompanhando a piora nos indicadores de emprego e renda, assim como o aumento da inflação e o encarecimento do crédito”, diz a economista da CNC Marianne Hanson.

CONTINUE LENDO

Compositores querem processar ‘A Vingadora’ por plágio no ‘trá, trá, trá, trá...’

  • 23 Jan 2016
  • 12:23h

(Foto: Divulgação)

A música “Metralhadora”, candidata a hit do carnaval este ano, está no paredão. De acordo com informações do jornal A Tarde, um trio de compositores alega que o sucesso da banda A Vingadora é plágio, já que o refrão seria uma cópia de “A Moda do Trá”, gravada em 2012 pelo grupo LevaNóiz. De acordo com André Fanzine, autor da canção, ao lado de Artur Moura e Hugo Porto, “ficou evidente a cópia”, já que até mesmo a divisão rítmica dos versos “trá, trá, trá, trá” seria semelhante. Os compositores já contrataram três advogados para defender a causa e dizem querer resolver a questão de forma amigável, caso contrário, tomariam as medidas cabíveis. Mas ‘A Vingadora’ tem suas armas e rebate a acusação. O empresário e compositor do hit “Metralhadora” alega que não há qualquer semelhança entre as músicas, mas que todo mundo tem o direito de questionar, e diz ainda que o “trá” é apenas o som de uma metralhadora e que portanto não pertencia a ninguém, assim como o miado de um gato ou latido de um cão.

Jequié: Cantor gospel morre ao bater moto contra carro na BR-116

  • 23 Jan 2016
  • 11:17h

Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm

Um homem morreu na noite desta sexta-feira (22), após a moto que pilotava se chocar contra um carro na BR-116, perímetro urbano de Jequié. A vítima foi identificada como o cantor gospel Joabe dos Santos Brito, 35 anos. Informações do Blog Marcos Frahm apontam que o crime aconteceu por volta das 21h30, em um trevo da rodovia. O condutor da moto teria invadido a contramão e batido frontalmente contra o veículo modelo Ágile. Joabe morreu no local e seu corpo foi levado para o Instituto Médico Legal da região. O cantor liderava a banda Firmamento, depois de atuar como locutor numa rádio gospel de Jequié. Não há informações sobre o condutor do carro.

Brumado: Primeiro caso confirmado de Microcefalia deixa população em alerta máximo

  • Brumado Urgente
  • 23 Jan 2016
  • 10:21h

O primeiro caso de uma bebê que nasceu com Microcefalia ho HMPMN foi confirmado pela SMS (Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

Como já era previsto, pois o número de notificações do Zika Vírus em Brumado eram altos, foi confirmado o primeiro caso de Microcefalia, o que causou uma grande apreensão nas mulheres, principalmente as gestantes. O alerta vem sendo dado com muita ênfase pelas autoridades de saúde e pela mídia em geral, solicitando que todos os cuidados sejam tomados para que o aedes aegypti não venha se proliferar. Segundo as primeiras informações colhidas pelo Brumado Urgente uma gestante teria contraído o vírus da Zika no município vizinho de Dom Basílio, numa comunidade rural, mas ela é natural do Distrito de Itaquaraí em Brumado. Vale ressaltar que não se pode afirmar que esse primeiro caso de nascimento de bebê com Microcefalia, que aconteceu nessa terça-feira (19), com o parto de uma criança do sexo feminino, tenha sido provocado pelo Zika Vírus, mas, segundo os indícios dados, inclusive, pelo Ministério da Saúde, a quase totalidade dos casos que vêm aparecendo no Brasil são provocados pela Zika, mas ainda não se tem uma constatação plena pela Ciência, pois o que vem sendo feito até agora é visto ainda como uma forma empírica de análises. A Secretaria Municipal de Saúde estava esperando o resultado dos exames para fazer a confirmação que foi feita nesta sexta-feira (22). Existem outros dois casos suspeitos da doença, o que acende com muita intensidade a luz de alerta para as mulheres gestantes e também para as autoridades que devem reforçar o combate ao mosquito, já que o período chuvoso está sendo muito intenso e quando vier a estiagem a possibilidade de uma infestação do aedes aumenta. 

Peritos do INSS retornam ao trabalho nesta segunda-feira (25) após quatro meses em greve

  • 23 Jan 2016
  • 09:27h

(Foto: Reprodução)

Os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltam ao trabalho nesta segunda-feira (25), após quatro meses em greve (leia mais aqui). Durante o período, pelo menos 30 m il perícias tiveram que ser remarcadas em Salvador e região, segundo informou ao A Tarde Edriene Teixeira, diretora da seção regional da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP). Em nível nacional, outros serviços também foram prejudicados, por exemplo, os 830 mil pedidos de concessão de benefícios que estão represados. Apesar do retorno ao trabalho, Edirene destacou que será mantido o estado de greve, já que o INSS decidiu cortar os salários dos profissionais desde o início do movimento, em setembro de 2015. "Vamos retornar em estado de greve, porque a população precisa. Ainda assim, vamos fazer somente as primeiras perícias, com atenção aos casos graves", afirmou. O INSS, por sua vez, alegou que os descontos dos dias não trabalhados passou a vigorar em 26 de novembro de 2015, após decisão do Superior Tribunal de Justiça considerar a greve ilegítima. Os peritos reivindicam itens como a reestruturação da carreira, regulamentação da jornada semanal de 30 horas, melhorias na segurança e saúde ocupacional e reajuste salarial de 27,3%. 

Artistas baianos avaliam ausência de negros no Oscar e apontam tentativa de ignorar méritos

  • 23 Jan 2016
  • 08:29h

Foto: Montagem/ Bahia Notícias

Após a divulgação da lista de filmes e atores indicados ao Oscar em 2016, a ausência de representantes negros gerou desconforto e protestos nos Estados Unidos. Um dos primeiros a declarar insatisfação foi o diretor Spike Lee (clique aqui e entenda), que afirmou que não participará da cerimônia de premiação e criticou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela escolha. E, enquanto outros artistas americanos aderiram ao boicote, como Jada Pinkett-Smith e Will Smith(clique aqui), na última semana a hashtag "#OscarSoWhite", que já havia aparecido no Oscar 2015, voltou aos Trending Topics do Twitter.  No Brasil, nos últimos tempos, o assunto racismo envolveu episódios polêmicos no mundo das artes, como as ofensas sofridas pela atriz Taís Araújo (clique aqui) e, recentemente, pelo chef e apresentador Olivier Anquier, ao aparecer com a esposa, que é negra, em episódios do seu programa “Diário de Olivier”, exibido no GNT. E na Bahia, estado onde a cultura afrobrasileira tem fortes raízes, até mesmo peças publicitárias institucionais de cidades predominantemente negras estiveram envolvidas em polêmicas desta natureza. Enquanto uma empresa de turismo veiculou um vídeo com predominância de pessoas brancas para promover Salvador(clique aqui), a prefeitura de Santo Amaro da Purificação foi acusada de racismo, após publicar uma foto onde havia apenas brancos, para promover a festa da padroeira da cidade (clique aqui).

Visto que nem mesmo o estado considerado mais negro do país escapa do racismo, artistas baianos repercutiram a ausência de atores negros no Oscar e comentaram também a situação no Brasil. Para o ator e dramaturgo baiano Aldri Anunciação, autor de "Namíbia, Não!", cujo texto é vencedor dos prêmios Braskem de Teatro e Jabuti, e aborda o racismo no Brasil, a polêmica hollywoodiada é “uma questão muito delicada”. Ele, que aderiu à campanha de Spike Lee, afirmou que embora não veja a necessidade de reserva de cotas de etnias entre indicados, é preciso que os organizadores enxerguem o trabalho dos negros sem limitá-los a uma única temática. “A ausência dos negros, principalmente agora no Oscar, ao longo desses dois anos, Spike Lee é bem preciso. Dos 40 atores indicados, nenhum é negro. Eu desconfio muito dessa ausência de mérito dos trabalhos dos atores afroamericanos. Por exemplo o Will Smith, com um trabalho bastante contundente lá, que foi indicado ao Globo de Ouro, e se você for a fundo vai descobrir diversos outros trabalhos que provavelmente têm méritos que favoreçam uma indicação”, diz Aldri, analisando ainda o contexto para o reconhecimento dos negros no cinema. “Eu acho que isso tudo está mais ligado a uma questão temática. Se a gente for reparar, a última vez que a gente teve um número expressivo de negros premiados, não só indicados, no Oscar, foi quando a temática da escravidão estava ali narrada no filme, em '12 Anos de Escravidão'. Você teve roteiro, atriz, filme do ano premiado. Na época fiquei muito feliz, mas também de outro aberto pensando. Se fosse uma outra temática com aquelas mesmas qualidades de profissionais eles teriam indicado e premiado?”, questiona. “Então eu acho que essa não indicação é muito menos sinalização de que existe discriminação com atores negros, mas muito mais discriminação temática, como se quisesse colocar o artista negro em um espaço determinado e cercado”, conclui Anunciação. A diretora teatral Fernanda Júlia, do Núcleo Afro-Brasileiro de Teatro de Alagoinhas, decidiu citar uma fala de Viola Davis ao vencer o Emy de Melhor Atriz em 2015 por “How to Get Away With Murder”. “Ela [Viola] questiona que não haveria como ganhar prêmio de melhor atriz se não existissem os personagens feitos para que atrizes negras como ela pudessem fazer. Enquanto autores e diretores não criarem personagens, ela não vai poder fazer. Então eu acho que essa ausência de negros traduz o que significa o Oscar. A Academia tem um padrão de pensamento hegemônico onde eles invisibilizam o que é impossível de invisibilizar, que é a qualidade e o trabalho desses artistas negros. Quando não há negros atuando eles acusam esse tipo de coisa e quando nós atuamos eles ignoram. Isso é uma tentativa sistemática, institucional, esse racismo que a gente vive, de negar a qualidade do povo negro através de suas expressões, sejam elas culturais, artísticas, científicas, econômicas. Para mim a ausência da gente no Oscar é mais uma comprovação desta tentativa estúpida de de dizer que o mundo é branco e ignorar nossa presença. Chega a ser ridículo e patético, mas o Oscar é a maior instituição no sentido de premiação do cinema mundial, mas tem um pensamento conservador da sociedade norte-americana, então eles traduzem o comportamento que eles têm”, avalia Fernanda Júlia, apontando ainda que no Brasil acontece uma espécie de reflexo do comportamento norte-americano. “À base de muita luta e esforço você consegue alguns espaços, mas pensando em premiação no Brasil, quem você vê apontado na sua grande maioria no cenário cinematográfico brasileiro, que atores são esses? Se você olhar a proporção, você vai ver que a maioria é formada de atores brancos ainda. O cinema brasileiro ainda é muito branco, do ponto de visto da presença, do ponto de vista da temática, de quem são as histórias, e do ponto de vista dos personagens. De 2000 para cá, eu não listaria do cenário brasileiro 15 atores negros que tiveram trabalho de repercussão reconhecido no cenário do cinema nacional”, conclui. À frente da animação “Órum Aiyè”, que também sofreu preconceito pela temática voltada para a mitologia afrobrasileira (clique aqui), a diretora de cinema baiana Jamile Coelho também criticou a baixa representatividade do negro no Oscar. “É o segundo ano consecutivo que Academia faz isso. Teve  quatro filmes com atores negros que poderiam ser indicados, mas isso mostra o quão Hollywood ainda traz essa ideia de racismo. Eles podem dizer que não há produções com atores negros, mas teve sim filmes com protagonistas e coadjuvantes negros. A Academia serve para legitimar essa ideia de supremacia branca”, avalia Jamile, que aponta como positivos os protestos de artistas e anônimos que não se sentem representados. “Hoje há esse boicote, e quando a gente não se sente representado no Oscar, a nossa forma de se expressar é através das redes. Com as hashtags que todo mundo tem usado para criticar, é uma forma de tentar ser ouvido”, diz a cineasta baiana, destacando que também no Brasil o artista negro é relegado. “Recentemente um ator negro, Antônio Pompêo, morreu. Toda vez que morre um artista global há homenagens, filmes são exibidos, mas ele não foi lembrado. Você percebe o quão legitimada é a ideia do racismo no Brasil hoje. Somos 50% da população e não somos representados”, afirma Jamile Coelho.

CONTINUE LENDO