‘Precisamos urgentemente de ajuda, pois várias casas já caíram aqui no bairro’, apela presidente da Ass. de Moradores do Dr. Juracy

  • Brumado Urgente
  • 25 Jan 2016
  • 07:19h

Várias residências tiveram sua estrutura danificada pelas fortes chuvas, deixando muitas famílias desabrigadas (Foto: Jobson Cruz | Facebook)

As fortes chuvas dos últimos dias que caíram sobre Brumado trouxeram também um rastro de destruição de vias públicas e residências que tiveram a sua estrutura muito abalada, chegando algumas a desabarem por completo. Um dos bairros mais atingidos foi o do Dr. Juracy, onde várias casas acabaram não resistindo e vindo ao chão. Diante disso, o presidente da Associação dos Moradores do referido bairro, Jobson Cruz, fez um apelo nas redes sociais para que os brumadenses possam contribuir com as famílias que ficaram desabrigadas com doações de colchões, materiais de construção e outros objetos que possam ajudar na reconstrução das residências. Maiores informações pelo celular (77) 9- 9962-0333. 

Malhada de Pedras: Barragem transborda com as últimas chuvas

  • Informações do Malhada OnLine
  • 25 Jan 2016
  • 07:13h

(Foto: Malhada OnLine)

As fortes chuvas que tem caído em praticamente toda Bahia e região nordeste tem mudado a cara do sertão. Com acumulados que chegam aos 450 mm em determinadas regiões, várias represas barragens e açudes tem transbordado, e nesta madrugada a barragem que abastecia a cidade de Malhada de Pedras transbordou. A última vez que isso ocorreu foi no final de 2014. Malhada de Pedras como várias cidades da região tem recebido grande volume de chuvas desde o inicio do ano. Somente nas últimas 48H choveram 94 mm. Várias barragens da zona rural do município também transbordaram, como por exemplo, a barragem da comunidade do Poço Dantas que transbordou nos últimos dias. A tendência é que o volume de água na barragem aumente, já que a previsão é de mais chuva para os próximos dias.

Energia elétrica é retomada em sete cidades da região sudoeste afetadas por queda de torre

  • 25 Jan 2016
  • 06:49h

(Foto: Reprodução)

O fornecimento de energia elétrica foi retomado em sete cidades da região sudoeste da Bahia que estavam sem o serviço após a queda de uma torre, segundo a informações da Companhia de Eletricidade do Estado (Coelba). De acordo com a empresa, o serviço foi retomado às 17h30 deste domingo (24), em Itapetinga, Itambé, Caatiba, Encruzilhada, Ribeirão do Largo, Cândido Sales e Macarani. O desabastecimento também tinha atingido as cidades de Itarantim, Mascote, Potiguará e parte do município de Maiquinique, que já tinham retomado o serviço anteriormente. O equipamento desabou após chuvas na cidade de Itapetinga na madr

Cinco planetas aparecerão alinhados no céu por um mês; saiba como ver raro fenômeno

  • 24 Jan 2016
  • 19:01h

(Foto: Reprodução)

Fanáticos por astronomia tem, a partir desta semana, uma oportunidade rara de acompanhar o alinhamento de cinco planetas. É um evento bastante incomum, que começou nesta quarta-feira (20) e vai durar exatamente um mês, até 20 de fevereiro. Pela primeira vez em 10 anos, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno poderão ser apreciados a olho nu, alinhados simultaneamente, entre o horizonte e a lua. Considerando que a rotação em torno do Sol de cada planeta é diferente, esse é um fenômeno que pode ser considerado imperdível. De acordo com o especialista Alan Duffy, da Universidade Swinburne, de Melbourne (Austrália), os planetas mais fáceis de serem vistos são Vênus e Júpiter. "O grande desafio será Mercúrio", diz Duffy à publicação Australian Geographic. Isso ocorre porque o planeta estará muito próximo ao horizonte, assim ele fica facilmente "escondido". Além disso, ele só aparece durante a madrugada. As horas e os dias em que cada planeta podem ser vistos no céu variam conforme a localização na Terra.

 

A ordem da fila
O primeiro a aparecer será Júpiter. Devido ao seu brilho, será fácil de vê-lo, mesmo em áreas urbanas. O Planeta Vermelho, Marte, virá em seguida; e Saturno estará mais abaixo, seguido de perto por Vênus. O último será Mercúrio. Especialistas de ambos os hemisférios, norte e sul, concordam que o melhor momento para ver os cinco alienhados é pouco antes do amanhecer. O site Sky.org recomenda que, entre 27 de janeiro e 6 de fevereiro, as pessoas em todo o mundo usem a Lua como um guia para ver os planetas. Os planetas estarão entre o satélite natural da Terra e o horizonte. Alan Duffy recomenda procurar um horizonte aberto e um céu suficientemente escuro - cenário praticamente impossível de se encontrar em áreas urbanas. Uma vez encontrado um lugar para observar o fenômeno, vale cruzar os dedos para que o céu e o horizonte estejam em condições ideais.

CONTINUE LENDO

Wesley Safadão quer título de música do carnaval na Bahia: 'tem chances'

  • 24 Jan 2016
  • 17:03h

(Foto: Reprodução)

No carnaval de baiano de 2016 uma das atrações mais esperadas pelos foliões não é do axé music. É o cantor cearense Wesley Safadão, que mistura forró com funk, sertanejo e axé, e durante o período faz uma dezena de shows. Só em Salvador são dois shows em camarotes e dois blocos no circuito Osmar (Barra-Ondina). Em entrevista exclusiva ao G1,ele falou sobre a expectativa para a festae o bom momento vivido na carreira.  Wesley se apresentou pela primeira vez no carnaval de Salvador 2015 e surpreendeu ao puxar mais de quatro mil foliões no bloco Pirraça/Fecundança, além de uma multidão na pipoca. "Foi uma das melhores apresentações da minha vida. Teve uma repercussão enorme para a minha carreira e foi muito especial", afirma. Ele admite que ficou preocupado na época, por nunca ter participado da festa, nem mesmo como folião. Mais experiente, esse ano ele desfila de novo com o bloco Pirraça na terça-feira (9) de carnaval. No mesmo dia, anima o público do camarote Villa Mix. Antes, agita os foliões do camarote do Reino, na sexta (5), e do bloco CocoBambu, quinta (4). O artista está montando um repertório especial para a ocasião. Além de canções do axé, não vão faltar músicas dele que estão na boca do povo, como "Camarote", "Tô de boa", e a música de trabalho,  "Vem para o meu Lounge". Todas ganham novos arranjos para o carnaval, com instrumentos de percussão e ritmo mais acelerado, para se adaptar à folia baiana. Ousado, ele aposta em "Aquele 1%", que gravou com a dupla Marcos e Belutti, como uma das candidatas à música do carnaval de Salvador. "Sei que tem chance de acontecer, pois é uma das mais executadas nas rádios do país. Mas sei também que a concorrência é forte. Os artistas da Bahia se preparam o ano todo para essa festa", comentou.

Sete hotéis na Bahia são premiados em categoria de pequeno porte

  • 24 Jan 2016
  • 16:00h

(Foto: Reprodução)

O TripAdvisor, maior site de viagens do mundo, anunciou nesta quinta-feira (21)e os vencedores do Travelers’ Choice Hotéis 2016. Dos 25 hotéis premiados na categoria de pequeno porte, sete estão na Bahia, sendo dois em Salvador, um em Imbassaí, três em Trancoso e um em Itacaré. Os ganhadores foram determinados com base em milhões de avaliações e opiniões de usuários do TripAdvisor coletadas ao longo de 12 meses.  Em sua 14ª edição, o prêmio destaca sete mil propriedades em todo o mundo, com listas de 97 países e oito continentes.

Que métodos funcionam contra Aedes? Veja diferença entre repelentes

  • 24 Jan 2016
  • 15:01h

(Foto: Reprodução)

Ainda há muita dúvida sobre como se proteger individualmente das picadas do Aedes aegypti, vetor de dengue, zika e chikungunya. A grande variedade de repelentes disponíveis no mercado – só no Brasil, existem 122 com registro na Anvisa – faz a população se questionar se todos teriam a mesma eficácia contra o mosquito. Mesmo os especialistas e os órgãos reguladores divergem em suas recomendações. Este mês, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária pediu que a população denuncie repelentes que tenham falhado ou provocado efeitos adversos. Outras práticas disseminadas no país contra o Aedes, como o uso de vitaminas do complexo B, também geram confusão entre o público leigo. Veja perguntas e respostas sobre essas práticas:

 

QUAIS SÃO OS REPELENTES APROVADOS NO BRASIL?
Há 122 produtos registrados na Anvisa como repelentes para a pele. Eles têm quatro substâncias ativas:

- DEET (também conhecido como N,N-dimetil-meta-toluamida ou N,N-dimetil-3-metilbenzamida)

- IR3535 (também conhecido como etil butilacetilaminopropionato ou EBAAP)

- Icaridina (também conhecido como hidroxietil isobutil-piperidina carboxilato ou picaridina)

- Plantas do gênero Cymbopogon (citronela)

lista completa dos repelentes aprovados pela Anvisa pode ser acessada aqui.

TODOS TÊM O MESMO PODER CONTRA O AEDES?
Segundo a Anvisa, “todos os produtos registrados tiveram sua eficácia comprovada para ação em mosquitos da espécie Aedes aegypti”. É importante observar que o efeito de cada produto tem duração diferente e que as instruções de uso contidas no rótulo devem ser seguidas. Porém, a eficácia dos repelentes pode variar de mosquito para mosquito. Segundo a infectologista Nancy Bellei, coordenadora do Comitê Científico de Virologia Clínica da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), estudos realizados até o momento sugerem que a alternativa mais eficaz contra o Aedes sejam os repelentes a base de icaridina com concetração de 25%. No caso do DEET, por exemplo, os principais estudos de eficácia foram feitos com mosquitos Anopheles (vetor da malária) e Culex (o pernilongo comum) e mostram que repelentes a base de DEET com concentração de 15% são eficazes por 5 horas, em média. “Os estudos não foram feitos com Aedes e se referem a uma concentração maior que 15%. No Brasil, a maior parte dos repelentes a base de DEET tem concentração em torno de 10%, portanto não garantiriam essa proteção”, diz Nancy. A especialista cita ainda um estudo publicado em 2013 na revista científica “Plos One” que indica que o Aedes aegypti desenvolve um tipo de tolerância ao DEET quando exposto ao repelente por um período prolongado.

O QUE RECOMENDA A OMS?
Contra o Aedes aegypti, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda os repelentes à base de DEET, IR3535 e icaridina.

O QUE RECOMENDAM OS EUA?
Os Centros de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA (CDC) recomendam o uso de repelentes a base de DEET, IR3535 e icaridina, além de alguns produtos feitos com óleo de eucalipto-limão e para-mentano-diol.  

ÓLEO DE CITRONELA FUNCIONA?
Além de não ser recomendado pela OMS para combater o Aedes aegypti, há estudos que indicam que o óleo de citronela não tem eficácia contra o mosquito. Uma pesquisa publicada em outrubro de 2015 na revista “Journal of Insect Science” comparou o desempenho de produtos à base de citronela e outros ingredientes naturais contra aqueles à base de DEET. O resultado foi que produtos contendo citronela não tiveram nenhum efeito repelente significativo.

VITAMINA B AFASTA MOSQUITOS?
Não há nenhuma base científica que justifique o consumo de vitaminas do complexo B para afastar mosquitos, segundo a infectologista Nancy Bellei. Há, pelo contrário, estudos que comprovam que o uso desse recurso não tem qualquer efeito repelente.

CONTINUE LENDO

Aplicativo cria músicas completas gravando apenas um instrumento

  • 24 Jan 2016
  • 14:01h

(Foto: Reprodução)

A Apple anunciou o lançamento do Music Memos, que permite que músicos e compositores salvem de maneira simples inspirações musicais que surgem de repente. O usuário pode realizar gravações em alta qualidade com o microfone do celular. De acordo com a Apple, o aplicativo se sai melhor com o som de violão e piano, mas consegue captar outros instrumentos. Depois de finalizar a gravação, o app analisa o ritmo e, adiciona uma banda de fundo, com uma bateria e uma linha de baixo seguindo o ritmo do usuário. O Music Memos informa ainda quais foram as notas tocadas na gravação. Se estiver satisfeito, o usuário pode levar o resultado obtido no Music Memos para softwares de edição de áudio como Logic Pro X ou GarageBand em outros dispositivos e continuar desenvolvendo sua música.

Diretora de escola de Tanhaçú morre em acidente na BA-262

  • Brumado Urgente
  • 24 Jan 2016
  • 11:08h

Foto: Reprodução Facebook

Morreu no final da tarde deste sábado (23), num trágico acidente na BA-262, numa região conhecida por ‘Trevo de Anagé’, local que fica 60 quilômetros antes de Vitória da Conquista, a diretora e coordenadora pedagógica Janilda Brandão Santos Brito, de 42 anos de idade, mais conhecida por ‘Jane’. Segundo informações da Polícia Rodoviária Militar Jane estava no banco de trás do carro aonde viajava no momento da colisão e veio a óbito ainda no local do acidente. O Departamento de Polícia Técnica de Conquista esteve no local para fazer o registro da ocorrência. A morte prematura de Jane deixou toda comunidade da região de Tanhaçú entristecida, pois, Jane era muito conhecida e querida por todos na região. A equipe do Brumado urgente se solidariza com a família e amigos de Jane pelo o triste fato ocorrido.

Foto: Blog do Anderson

Caso raro: Bebê nasce com dois dentes e surpreende médicos

  • 24 Jan 2016
  • 11:01h

(Foto: Reprodução)

O nascimento de um bebê chamou a atenção de diversos moradores do município de Marilândia, no Espírito Santo. Rafaela de Oliveira Alanda nasceu com dois dentes, o que surpreendeu os médicos. Segundo os profissionais, o caso é raro. No entanto, a mãe da menina, Maria Luci Rodrigues, contou que não se surpreendeu, já que ela mesma também nasceu com dois dentes. "As pessoas olham, algumas têm medo, outras acham uma gracinha e tem as que ficam surpresas, as reações são diversas no início", contou em entrevista ao G1. O médico responsável pelo parto afetou que os dentes não afetam o desenvolvimento da criança, mas lembrou que o caso acontece em um em cada 3 mil bebês. "Precisamos ver se o dente pode gerar alguma consequência, como atrapalhar na amamentação, no ganho de peso e, consequentemente, no desenvolvimento da criança, caso não aconteça ele pode permanecer normalmente na boca. Em alguns casos nasce este dente antes do próprio dente de leite. Em relação aos outros que irão nascer, eles não atrapalham a formação", disse o pediatra Rafael Teixeira.

A vantagem da mente organizada

  • por Carolina Spinola
  • 24 Jan 2016
  • 10:01h

(Foto: Reprodução)

Já lhe aconteceu de esquecer um compromisso importante? Claro que sim! Todos nós estamos passíveis de passar por uma situação desta natureza. A questão é: o quão frequentemente isto acontece com você? Qual o prejuízo que um descuido como este pode lhe causar? O livro “ A Mente Organizada – como pensar com clareza na era da informação” do neurocientista americano Daniel Levitin aborda a importância do método e do hábito como uma forma de condicionar o nosso cérebro para enfrentar um mundo cada vez mais acelerado e inundado de informações e compromissos. É muito comum estarmos em casa, em nosso tempo de lazer, preocupados se esquecemos de alguma tarefa importante. O contrário também acontece e, pela urgência de nossas demandas profissionais, esquecemos de compromissos familiares ou de deixar a nossa saúde em dia.

 

Para Levitin, a organização do tempo e a definição de prioridades são dois bons pontos de partida para conseguir conciliar os compromissos profissionais e pessoais. Você deve assumir o controle de sua vida e de sua agenda. Comece por definir um horário rígido e inegociável para a sua atividade física, para o lazer com seus filhos ou para o estudo de um outro idioma. Esses momentos devem ser impenetráveis. São os “seus momentos” que, se mantidos bloqueados em sua agenda, lhe proporcionarão todo o descanso necessário para desempenhar bem as suas obrigações cotidianas. Agende todos os compromissos, sem falta. Tenha esse hábito. Não confie em sua memória. Para aquelas reuniões em que será necessário algum tipo de preparação, reserve um tempo adicional para essas providências. Prepare-se com antecedência. A depender do cargo que você ocupe, será necessário saber escolher de quais reuniões você deverá, necessariamente, participar e, em que prazo elas deverão ser marcadas. Nem tudo é urgente.Trata-se de eleger prioridades. Procure sempre saber a pauta do encontro, previamente. Se possível, resolva os assuntos por email. Reuniões tomam muito tempo, envolvem deslocamentos e podem ser absurdamente improdutivas. Ao agendar seus compromissos procure deixar margens para eventos não programados e para atividades internas, de escritório. Evite, na medida do possível, marcar muitas reuniões seguidas, você precisará de um tempo para tomar as providências acertadas nestes encontros sem falar que , qualquer imprevisto que implique em adiamentos ou reagendamentos, poderá ter um efeito dominó em seus compromissos. Por fim, uma última dica que também é enfatizada pelo autor: faça listas. Nada é mais efetivo e pode nos trazer maior tranqüilidade do que passar para o papel informações que ocupariam espaço em nosso cérebro. Faça listas de prioridades, listas de providências domésticas, listas de compras, etc... Libere a sua cabeça para pensamentos relevantes e para momentos de verdadeiro relaxamento. E seja admirado por sua organização!

Profa. Dra. Carolina Spinola

E-mail: [email protected]

Consultora da Área de Negócios da ValorH. Administradora, com mestrado em Administração e Doutorado em Geografia, com ênfase em Desenvolvimento Regional. Professora Universitária e Coordenadora de Curso de Pós-Graduação. 

CONTINUE LENDO

Brumado: Veja cenas da forte chuva que caiu na madrugada deste domingo (24)

  • Brumado Urgente
  • 24 Jan 2016
  • 09:15h

O mês de janeiro nem terminou e o índice pluviométrico nos últimos 15 dias em Brumado já ultrapassou os 400mm, o que, acredita-se, ser um recorde para o município, que não tem uma marca tão significativa para esse período em sua história. As precipitações estão sendo contínuas causando transtornos para os moradores da zona urbana e zona rural, com quedas de casas, destruição de vias públicas, rompimento de barragens e coisas do gênero. Na madrugada deste domingo (24), uma chuva forte caiu sobre a cidade por volta das 03h, causando mais prejuízos à malha viária urbana e deixando famílias ilhadas no meio rural, já que o volume de água dos riachos foi muito alto e fez com que barragens se rompessem como na região do Sítio Novo, nas margens da BA-262. O leitor do Brumado Urgente, Lucas Graddziane enviou para a nossa redação alguns vídeos que mostram a intensidade da chuva. Veja: 

Pela primeira vez na história, turma da Nasa tem 50% de mulheres

  • 24 Jan 2016
  • 09:03h

(Foto: Reprodução)

Pela primeira vez na história, a turma de formação de astronautas da Agência Espacial Americana, Nasa, é formada por igual número de mulheres e de homens. A turma que ingressou no curso de formação em 2013, conta com Jessica Meir, 38 anos, Christina Hammock Koch, 37, Anne McClain, 36, e Nicole Aunapu Mann, 38, além de outros quatro homens. Ao todo, foram mais de seis mil inscritos no processo seletivo, que costuma acontecer a cada cinco anos. Para seguir a carreira espacial, é necessário ter diploma e três anos de experiência nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia ou matemática, além de um excelente preparo físico para aguentar os treinamentos. A superação de tabus não é novidade para essas mulheres. Antes de entrarem para a Nasa, Anne McClain e Nicole Mann eram, respectivamente, piloto de helicóptero do exército dos EUA, e de avião caça do Corpo de Fuzileiros Navais. Ambas serviram na guerra do Iraque. Já Jessica Meir, doutora em biologia marinha, mergulhou nas águas congelantes da Antártida e Christina Koch passou um ano no Polo Sul supervisionando a aplicação de hélio líquido usado para resfriar telescópios. A Nasa informou que o grupo será treinado em centros espaciais ao redor do mundo. Elas serão preparadas para as viagens pela órbita da Terra e deverão estar na tão esperada missão tripulada para Marte, em 2030. O treinamento inclui voos em jatos supersônicos e mergulho em grandes profundidades. A viagem para o planeta vermelho, por exemplo, levará cerca de nove meses, o que exigirá o melhor preparo físico da tripulação.

Saiba como migrar fotos, contatos e favoritos do Android para o iPhone

  • 24 Jan 2016
  • 08:02h

(Foto: Reprodução)

Você sabia que já é possível migrar os dados pessoais do seu celular como contatos, fotos e até mesmo favoritos do Android para um iPhone? O site Techtudo apresentou o aplicativo Move to iOS, ferramenta produzida pela própria Apple. Nela você só precisar ter uma boa internet para que a transferência seja rápida e eficaz. Veja o passo a passo que o site fez para os usuários.

 

Passo 1. Depois de baixar o Move to iOS no Android, instale o aplicativo.

Passo 2. No iPhone, durante a configuração inicial do celular, toque em “Migrar Dados do Android” e anote o código gerado.

Passo 3. Voltando ao Android, abra o aplicativo Move to iOS, toque em “Continuar” e concorde com os termos de uso da Apple.

Passo 4. Em seguida, toque em “Seguinte” e digite o código anotado no segundo passo.

Passo 5. Selecione quais dados você gostaria de importar para o iPhone e toque em “Seguinte”. Agora é só aguardar até que os dados sejam transferidos – caso você tenha muitas fotos, o processo pode demorar.

Passo 6. No celular da Apple, toque em “Continuar Configuração do iPhone” e prossiga com o restante das configurações normalmente. Em caso de dúvidas, confira o passo a passo sobre como restaurar o iPhone

CONTINUE LENDO

Torre de transmissão desaba em Itapetinga e 10 cidades da região sudoeste ficam sem energia

  • 24 Jan 2016
  • 07:09h

Desabamento ocorreu as 0h deste sábado, perto de Itapetinga. Até às 19h30, fornecimento ainda não havia sido normalizado. (Foto: Reprodução)

Uma torre desabou perto da cidade de Itapetinga após forte chuva e deixa 10 cidades do sudoeste da Bahia sem ernergia há quase 20 horas. A informação foi confirmada pela Companhia de Eletricidade do Estado (Coelba), na noite deste sábado (23). Os municípios afetados são Itapetinga, Itambé, Caatiba, Encruzilhada, Ribeirão do Largo, Cândido Sales, Macarani, Itarantim, Maiquinique e Potiraguá. De acordo com a empresa, a chuva provocou uma erosão na base da torre e causou a queda do equipamento, às 0h05 deste sábado. Até às 19h30, o fornecimento ainda não havia sido restalebecido. O local, segundo a companhia é de difícil acesso, o que dificulta os trabalhos das equipes que buscam subsituir a estrutura. A previsão é de que o serviço seja normalizado ainda na noite deste sábado.