TAISAN: GOLF HIGHLINE TSI

  • 28 Jun 2016
  • 14:13h

Obras do Presídio de Brumado em ritmo normal; conclusão deve acontecer até setembro

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 28 Jun 2016
  • 13:35h

As obras estão adiantadas e o cronograma acabará sendo cumprido (Foto: Brumado Urgente)

Apesar do primeiro cronograma apontar para o término em junho deste ano, tanto que existia a possibilidade da inauguração acontecer dentro da programação dos festejos de Brumado, as obras do Presídio de Brumado ainda estão num prazo satisfatório e a conclusão deve acontecer no máximo em setembro, o que não foge muito do prazo estipulado, ainda mais em tempos em que a crise afetou as finanças públicas. Muitos setores já estão com as obras finalizadas e a parte final agora deverá envolver menos funcionários, tanto que muitos já foram demitidos pela empresa responsável pela construção da obra, que já está há 149 dias em franca atividade. O grande desafio a partir da entrega da obra será a realização do processo licitatório como também a contratação de funcionários especializados em segurança prisional, o que pode atrasar, a exemplo de Vitória da Conquista, a entrada em funcionamento da unidade, que deverá abrigar cerca de 400 presidiários que deverão cumprir pena. O presídio é visto por muitos como uma peça fundamental para que a crise de violência, principalmente de assaltos na cidade, possa ser altamente minimizada, já que, atualmente, os presos vão para a custódia da 20ª Coorpin que se mostra, há muito tempo, sem as mínimas condições para abrigar presos, pois além da superlotação, as condições são totalmente adversas, o que facilitou várias fugas e tentativas, além de algumas rebeliões. 

Os operários continuam em ritmo normal de trabalho (Foto: Brumado Urgente)

Oportunidade: Vende-se terrenos nas proximidades da Fazenda Lamarão

  • 28 Jun 2016
  • 13:04h

Ter um sítio para passar os finais de semana e descansar da correria da cidade é o sonho de muitas pessoas, então, você que sempre sonhou em possuir um terreno com ótima localização para construir o seu recanto de lazer e descanso, chegou a hora, oportunidade única. A propriedade além de ser bem localizada, possui uma área de 1000 metros quadrados, água encanada, energia elétrica e uma vista de tirar o fôlego. Entre em contato agora mesmo com o proprietário através do telefone (77) 9-9997-9314 e adquira o seu lote.

Assaltante que apavorou os turistas no 'Brega Light' foi preso pela Polícia

  • 28 Jun 2016
  • 13:02h

Com ele se encontraram vários produtos que foram levados de residências onde turistas estavam hospedados (Foto; Divulgação Polícia Civil)

Nesta egunda-feira, 27/06, foi foi preso em ação conjunta (Polícia Civil e Polícia Militar) o jovem Irosnar Silva dos Santos, 20 anos. Ele é morador da Rua Antonio Olavo de Menezes, Bairro Tancredo Neves em Ibicuí, após denúncia de populares de que ele estaria envolvido em assaltos na cidade. Na DT de Ibicuí o indivíduo foi autuado em flagrante, pois estava de posse de uma arma de fogo (revólver) municiado, além de produtos de procedência duvidosa (possivelmente pertences das vítimas que ele roubou em suas residências. Ele confessou ao Dr. Noel Egídio de Sousa (Delegado Titular), que praticou pelo menos três roubos em residências que estavam alugadas para turistas durante os festejos juninos.

Livramento: Encontro orientará pré-candidatos a não cometer fraudes eleitorais

  • Bahia Notícias
  • 28 Jun 2016
  • 12:21h

Uma reunião no próximo dia 14 de julho em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste, vai orientar os pré-candidatos da própria cidade, assim como de Dom Basílio, Jussiape e Rio de Contas, sobre as eleições deste ano. Os municípios fazem parte da 101ª Zona Eleitoral do estado. Segundo a Promotoria de Justiça de Livramento, o objetivo é orientar postulantes e gestores sobre os procedimentos das eleições para prevenir infrações eleitorais, assim como problemas futuros que podem até derrubar candidaturas eleitas. O encontro ocorrerá na Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora, as 15h, e terá a presença do promotor Milen Castro Medeiros de Moura, coordenador da Comarca de Livramento.

Farmácia São Camilo

  • 28 Jun 2016
  • 11:42h

Polícia Federal prende 14 por fraude de R$ 180 milhões na Lei Rouanet

  • 28 Jun 2016
  • 11:02h

(Foto: Reprodução)

A Polícia Federal prendeu 14 pessoas na manhã desta terça-feira (28) em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, durante operação que apura desvios de recursos federais em projetos culturais com benefícios de isenção fiscal previstos na Lei Rouanet. Segundo as investigações, um grupo criminoso atuou por quase 20 anos no Ministério da Cultura e conseguiu aprovação de R$ 180 milhões em projetos fraudulentos. O desvio ocorria por meio de diversas fraudes, como superfaturamento, apresentação de notas fiscais relativas a serviços/produtos fictícios, projetos duplicados e contrapartidas ilícitas realizadas às incentivadoras. Os donos da produtora Bellini Cultural e o produtor cultural Fábio Ralston estão entre os presos já encaminhados para a sede da Polícia Federal de São Paulo, na Zona Oeste da capital paulista.

 

A Polícia Federal concluiu que diversos projetos de teatro itinerante voltados para crianças e adolescentes carentes deixaram de ser executados, assim como livros deixaram de ser doados a escolas e bibliotecas públicas. Os suspeitos usaram o dinheiro público para fazer shows com artistas famosos em festas privadas para grande empresas, livros institucionais e até a festa de casamento de um dos investigados na Praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, Santa Catarina. Além das 14 prisões temporárias, 124 policiais federais cumpriram 37 mandados de busca e apreensão, em sete cidades no estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.  O inquérito policial foi instaurado em 2014, após a PF receber documentação da Controladoria Geral da União de desvio de recursos relacionados a projetos aprovados com o benefício fiscal. A Justiça Federal inabilitou algumas pessoas jurídicas para impedí-las de apresentar projetos culturais no MinC e na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Também foi realizado o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de bens como imóveis e veículos de luxo. Entre os alvos da operação, estão o Ministério da Cultura,o escritório Demarest Advogados, a empresas Scania, Roldão, Intermédica Notre Dame, Laboratório Cristalia, KPMG, Lojas 100, Nycomed Produtos Farmacêuticos e Cecil. As empresas foram procuradas nesta manhã pelo G1, mas até a última atualização desta reportagem não haviam comentado. Os presos devem responder pelos crimes de organização criminosa, peculato, estelionato contra União, crime contra a ordem tributária e falsidade ideológica, cujas penas chegam a doze anos de prisão. A Lei Rouanet foi criada em 1991, durante o governo Fernando Collor (PTC/AL). A legislação permite a captação de recursos para projetos culturais por meio de incentivos fiscais para as empresas e pessoas físicas. A Lei Rouanet permite, por exemplo, que uma empresa privada direcione parte do dinheiro que iria recolher gastar com impostos para financiar propostas aprovadas pelo Ministério da Cultura para receber recursos.

Laboratório
Segundo a PF, a Operação Boca Livre foi a primeira a utilizar o Laboratório de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro de São Paulo, que cruza milhares de dados e informações. O laboratório será utilizado também na análise do material apreendido pela Polícia Federal.

CONTINUE LENDO

Secretaria Municipal de Esportes comemora sucesso do Brumadense de Futsal e da Copa Minério

  • 28 Jun 2016
  • 10:23h

A pasta dos Esportes vem tendo um grande dinamismo e o reconhecimento dos desportistas locais (Fotos: Divulgação)

A edição 2016 do Campeonato Brumadense de Futsal, que teve como palco o Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, veio confirmar a tendência de alta dos esportes locais, já que além com um bom público, o torneio mostrou muito organizado e bem disputado. A partida final foi cheia de emoção e envolveu as equipes do BIG-LANCHE e AJAX com a vitória do AJAX no tempo normal por 6x2 e na prorrogação por 3x0. O prefeito Aguiberto, fez questão de estar presente na grande maioria dos eventos esportivos da cidade e, na oportunidade, foi homenageado pela comissão organizadora da Copa Minério e atletas, com um troféu pelo grande apoio que tem dado aos esportes de Brumado em todas as modalidades. Foi considerado pelos presentes como o Prefeito dos Esportes. Também foi homenageado Zé Everaldo pela dedicação dada ao esporte local, já que ele há mais de 30 anos vem trabalhando na formação de atletas com a Escolinha AJAX. O Secretário de Esportes Miguel Lima Dias foi homenageado também com um troféu, no final dos jogos da Copa Minério. A 2ª Copa minério foi realizada nos dias 11 e 12 de junho nas comemorações do Aniversário de 139 de emancipação político administrativo de Brumado, com a participação de 10 Municípios: Brumado, Vitória da Conquista, Caetité, Bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana, Guanambi, Iramaia, Sussuarana, Andaraí, e Jânio Quadros. Foram disputadas as modalidades de: Futsal, Voleibol masculino e feminino,  Handebol masculino e feminino e Basquetebol masculino. Brumado teve uma grande performance conquistando os primeiros lugares: Campeão no Futsal, Voleibol feminino, e Handebol masculino e vice campeão no  Futsal, handebol feminino e basquetebol masculino. Mais uma vez o Prefeito Aguiberto Lima Dias deu uma demonstração de amante dos esportes dando todo apoio a Taça Minério e ao futsal, com a realização do Campeonato Brumadense de Futsal. Atualmente esta em andamento os campeonatos de futsal d Bairro Dr. Juracy e da comunidade rural Arrecifinho/Lapinha. No dia 03 de julho estará tendo inicio o grande campeonato de Futebol do Bairro  São Felix.            

O secretário Miguel Lima Dias vem tendo uma gestão muito proativa, com o reconhecimento dos esportistas locais (Foto: Divulgação)

Bandeira tarifária continua na cor verde em julho, diz Aneel

  • 28 Jun 2016
  • 09:55h

(Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária permanecerá na cor verde em julho. Isso significa que não haverá cobrança extra nas contas de luz pelo uso de termelétricas. Desde abril a bandeira tarifária está na cor verde. O mês de julho será o quarto consecutivo sem a cobrança extra na conta de luz. A manutenção da bandeira verde se deve, segundo a Aneel, ao resultado positivo do período úmido (de chuvas), que recompôs os reservatórios das hidrelétricas; ao aumento de energia disponível com redução de demanda (queda no consumo); e à adição de novas usinas ao sistema elétrico brasileiro. O sistema de bandeiras tarifárias começou a valer em janeiro de 2015. O mecanismo foi criado para permitir a arrecadação imediata de recursos para cobrir gastos extras com o aumento do uso de eletricidade produzida pelas termelétricas. A energia de termelétricas custa mais caro que a das hidrelétricas porque é produzida pela queima de combustíveis, como óleo e gás natural. Entre o final de 2012 e o início de 2016, foi preciso aumentar o uso das termelétricas no Brasil por conta da falta de chuvas, que deixou os reservatórios das hidrelétricas nos níveis mais baixos em anos.

Nova delação cita propina de R$ 30 milhões a Renan, Jucá e Eduardo Braga

  • 28 Jun 2016
  • 09:14h

(Foto: Reprodução)

Uma nova delação premiada, firmada com a Procuradoria-Geral da República, aponta o suposto repasse de propinas milionárias para senadores do PMDB, entre eles o presidente do Congresso, Renan Calheiros (AL), Romero Jucá (RR) e Eduardo Braga (AM). Nelson Mello, ex-diretor de Relações Institucionais do Grupo Hypermarcas, afirmou em depoimento aos procuradores que pagou R$ 30 milhões a dois lobistas com trânsito no Congresso para efetuar os repasses. Lúcio Bolonha Funaro e Milton Lyra seriam os responsáveis por distribuir o dinheiro para os senadores. Mello depôs em fevereiro e, em seguida, deixou o cargo que ocupava no Hypermarcas. O advogado da empresa, José Luís Oliveira Lima, foi procurado pela reportagem, mas não se manifestou. A Procuradoria-Geral da República vai pedir ao Supremo Tribunal Federal que as afirmações envolvendo os políticos sejam investigadas. O relato não é alvo de inquérito na Operação Lava Jato. O Estado apurou que as informações repassadas por Mello referem-se à atuação de parlamentares na defesa de interesses da empresa no Congresso. Os lobistas, segundo Mello, diziam agir em nome de políticos e que estes poderiam tomar iniciativas de interesse da empresa e do setor no Congresso. 

 

Segundo o delator, Lúcio Funaro se dizia “muito próximo” do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e de outros peemedebistas da Casa. Já Milton Lyra afirmava agir em nome dos senadores “da bancada do PMDB” que teriam sido destinatários da maior parte da propina. Mello disse que conheceu os lobistas em Brasília. Ele afirmou que se “ajustou” com Funaro e Lyra para “se aproximar” do poder. Seu objetivo, declarou, era “proteger” o mercado que representava. Disse ainda que, para ele, o setor “tinha que ter uma proteção legal”. Mello trabalhou por mais de 20 anos no Hypermarcas, grupo do qual se desligou depois de fechar a delação. Ele afirmou que “ressarciu” o grupo daquele montante que disse ter repassado aos lobistas. Segundo ele, a empresa Hypermarcas “não auferiu nenhuma vantagem nem sofreu prejuízos porque foi reembolsada”.Operadores

O executivo citou vários nomes em sua delação premiada, incluindo Renan, Jucá, Braga e Cunha. Na Operação Lava Jato, Funaro já foi apontado como operador de Cunha e responsável por viabilizar o escoamento de propina das empreiteiras para as contas do deputado afastado fora do País. Os investigadores chegaram a mapear dois carros - um Hyundai Tucson e uma Land Rover Freelander - em nome da empresa C3 Produções, da mulher de Cunha, mas que foram pagos por empresas ligadas a Funaro. Também na Lava Jato, os irmãos Milton e Salim Schahin, do grupo Schahin, disseram aos investigadores que foram ameaçados por Funaro por causa de problemas em obra de interesse dele e de Cunha. Também na apuração do cartel que atuou na Petrobrás, Lyra foi apontado como operador de Renan e seu nome apareceu em uma anotação apreendida no gabinete do senador cassado Delcídio Amaral (sem partido-MS). No documento, ele está relacionado a um suposto pagamento de R$ 45 milhões em propina para o PMDB. Em outra frente da Lava Jato, que apura desvios em fundos de pensão, Lyra é investigado por aparecer como operador de duas empresas que captaram R$ 570 milhões do Postalis, o fundo de pensão dos Correios.

Zelotes

Skip ad in 2  
Renan e Jucá também são investigados na Operação Zelotes, deflagrada inicialmente pela Polícia Federal em março de 2015 para investigar um esquema de corrupção no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) - órgão colegiado do Ministério da Fazenda, responsável por julgar recursos de autuações contra empresas e pessoas físicas por sonegação fiscal e previdenciária. A investigação da Operação Zelotes se desdobrou para a apuração de suposta compra de medidas provisórias no Congresso. Os senadores peemedebistas são suspeitos de terem recebido propina para aprovar medidas provisórias de interesse de empresas do setor automobilístico. Já Eduardo Braga, ex-ministro de Minas e Energia durante o governo Dilma Rousseff e atualmente senador pelo Amazonas, foi citado em delação premiada de ex-executivos ligados à empreiteira Andrade Gutierrez como destinatário de propina em obras no Amazonas e em licitações relacionadas à Copa.

Respostas

Questionado pela reportagem sobre o teor da delação de Nelson Mello, o advogado do Grupo Hypermarcas, José Luís Oliveira Lima, não se manifestou. Por meio de sua assessoria de imprensa, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), negou qualquer tipo de recebimento de vantagens indevidas. Em nota, Renan reiterou nunca ter recebido “vantagens de quem quer que seja”. “É de zero a chance de se encontrar recursos sem origem justificada do senador”, diz a nota enviada pelo presidente do Senado. Procurada, a assessoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR) solicitou que a reportagem procurasse seu advogado. O Estado entrou em contato com Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, mas ele não respondeu às ligações da reportagem. O senador Eduardo Braga (PMDB), por meio de sua assessoria, informou não conhecer ou manter qualquer tipo de relação com os lobistas Lúcio Funaro e Milton Lyra. O senador informou nunca ter recebido valores da Hypermarcas ou de seu ex-diretor Nelson Mello.

Milton Lyra e sua defesa não foram localizados.

O deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), citado por Mello como próximo a Funaro, afirmou que desconhece completamente o assunto da delação premiada do ex-diretor do Grupo Hypermarcas. Indagado sobre o motivo da citação, o presidente afastado da Câmara dos Deputados disse não ter “qualquer relação com esse assunto” e desmentiu as afirmações do delator. Procurado, o advogado Luiz Francisco Carvalho, que defende Nelson Mello, não respondeu às ligações da reportagem.

CONTINUE LENDO

Brumado: Autor de tentativa de homicídio é preso pela Polícia

  • Ascom | 20ª Coorpin
  • 28 Jun 2016
  • 08:30h

(Fotos: Divulgação Polícia Civil)

Policiais civis cumpriram Mandado de Prisão expedido em desfavor de Heleno Leite da Silva, 42 anos, o mesmo é suspeito de ser autor de roubos na zona rural e receptação, valendo citar que o Mandado foi expedido em uma Ação Penal que o mesmo responde por uma tentativa de homicidio no ano de 2005. O preso ja está na custódia em Brumado à disposição do Douto Juizo da comarca. Na residencia de Heleno foi apreendida uma espingarda tipo cartucheira e munições de calibre .28, frascos contendo pólvora e espoletas, o que motivou a instauração de outro Inquérito Policial para apurar o crime de posse de arma de fogo e acessórios.

Ibicoara: Mãe de menino picado por cobra reclama de atendimento médico

  • G1 BA
  • 28 Jun 2016
  • 08:23h

Erilene e filho em hospital de Salvador (Foto: Imagem/TV Bahia)

A mãe de João Guilherme Matos, o garoto de 10 anos que foi picado por uma cobra durante uma trilha no município baiano de Ibicoara na região da Chapada Diamantina, na Bahia, reclama de uma suposta negligência médica no atendimento feito à criança, no posto de saúde da cidade. Apesar da situação, João Guilherme já está melhor, saiu da UTI, e até brincou com o próprio estado de saúde. "Firme e forte. De boa na lagoa", disse o menino. Ele voltou a enxergar e a ter o movimento das pernas. Ainda não há uma data definida para alta do garoto, e a família cearense planeja voltar para a Bahia a passeio. Erile Matos, mãe da criança, contou que mesmo com os sintomas da picada da cobra, o médico não aplicou o soro antiofídico. "Em Ibicoara ele foi medicado, mas apresentou os primeiros sintomas. Ele reclamava que não estava me enxergando, depois começaram as dores no corpo e a falta de ar. Então eu questionei com o médico porque ele não daria o soro [antiofídico]. Ele deu um antialérgico e justificou que Guilherme [o filho] não apresentava sintomas referentes à picada de cobra, ao veneno", disse a mãe Erilene Matos.

De acordo com Erilene, ela ainda perguntou ao médico sobre os sintomas do filho como a falta de ar, dor no corpo e a perda da visão. "Ele [o médico] disse que esses sintomas eram por conta da medicação que o Guilherme estava tomando, o antialérgico. Eu pedi pelo amor de Deus que ele o medicasse, colocasse o soro e ele disse que não ia fazer porque tinha todo o protocolo que ele tinha que seguir e, na visão dele, a cobra não tinha injetado o veneno, porque a picada foi só com uma das presas. Eu acho que foi negligência, se ele [o médico] tinha dúvida, ele deveria ter ligado para o órgão que fornece o soro", relatou . Hugo Luz, o médico que atendeu João Guilherme disse que ele chegou sem os sintomas na unidade de saúde e por precaução não aplicou o soro. "Em momento algum fui negligente e tenho testemunhas na unidade. Eu sigo protocolos, sempre entro em contato com o Instituto Butantan, em São Paulo, quando recebo pacientes que foram picados por animais peçonhentos. E o que eles indicam é que se o paciente não apresenta sintomas é que a gente aguarde e deixe o paciente em observação", disse. Luz ainda relatou que o menino ficou por sete horas na unidade de saúde em observação e que só depois que recebeu alta, foi que apresentou os sintomas. "A mãe me questionou sobre a aplicação do soro e eu disse que não iria fazer porque ele não estava apresentando manifestação nenhuma, se eu aplicasse e a criança tivesse uma reação, eu não teria um suporte aqui [para dar socorro], então eu preferi deixar a criança em observação para ver. Se apresentasse algo de imediato, eu daria o soro e foi o que aconteceu", disse. Conforme o médico, quando a criança voltou pela segunda vez à unidade de saúde, ele fez o exame completo, checou as pupilas e viu que elas estavam dilatadas. "Imediatamente administrei o soro e já fiz o caminhamento para o hospital especializado em Barra da Estiva. No encaminhamento, solicitei completar o esquema de soroterapia e, se possível, transferir o paciente para um centro de referência de alta complexidade", contou Luz. Para Daniel Rebouças, diretor do Centro Anti Veneno (Ciav), em Salvador, o quadro inicial de picada por cascavel é um pouco lento e os sintomas não aparecem de imediato, o que dificulta o diagnóstico inicial e o quadro clínico se instala aos poucos. O diretor do Ciav também recomenda que as pessoas que forem picadas por animais peçonhentos lave o local com água limpa e sabão. "A gente também orienta que ocorrendo um acidente, a pessoa deve ser levada [para uma unidade de saúde] para que o veneno inoculado não circule tão rapidamente pelo corpo. É errado amarrar, furar, cortar, sugar o local da picada e passar qualquer coisa em cima que não seja água e sabão. É necessário o uso do soro para cada tipo de serpente", explicou.

CONTINUE LENDO

Brumado: Ação da PM impede que drogas e celulares fossem atirados na Carceragem da DP

  • 28 Jun 2016
  • 07:41h

(Foto: Divulgação Polícia Militar)

Na noite desta segunda-feira (28), por volta das 19h15m, uma guarnição da 34ª CIPM, em rondas próximo ao bairro São Felix avistou dois indivíduos em uma motocicleta, placa policial NTO 0173, os quais estavam em alta velocidade. Após alcançar a motocicleta e abordar os dois suspeitos, os mesmos já eram conhecidos da guarnição, Washington Aguiar da Silva (vulgo Tim) e Jadiel Neves Silva, ambos com várias passagens pela delegacia. Com eles foi encontrado uma sacola com uma quantia de maconha, um celular e vários carregadores, todos amarrados em uma corda.
Eles estavam indo levar para arremessar pra dentro da DP, comprovado através das ligações no celular de um deles, oriundas de um dos custodiados, que de dentro da delegacia dava as ordens aos elementos abordado, o que vem comprovar a fragilidade do sistema de segurança do setor de carceragem da 20ª Coorpin. 

Instituto Ipsos: Temer é rejeitado por 70% dos brasileiros

  • 28 Jun 2016
  • 07:03h

(Foto: Reprodução)

O presidente interino Michel Temer sofre rejeição de 70% dos brasileiros, de acordo com pesquisa realizada pelo instituto Ipsos, divulgada pelo jornal O Estado de São Paulo nesta segunda-feira (27). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Em fevereiro, 61% dos entrevistados rejeitava o peemedebista; em maio, 67%. O índice mais recente é próximo ao da presidente afastada Dilma Rousseff, que é desaprovada por 75% dos entrevistados, uma queda de 15 pontos percentuais em relação ao pico, em setembro do ano passado, quando 90% a avaliava negativamente. Desde que assumiu a presidência, Temer se tornou mais conhecido: 33% o desconheciam em fevereiro, percentual que caiu para 22 pontos percentuais em junho. Assim como a rejeição, a aprovação cresceu, de 6% para 19%. Desde o afastamento de Dilma, aumentou o número de brasileiros que disse não saber opinar sobre o governo, passando de 2% para 22%. A classificação “regular” também subiu: de 21% foi para 29%. A taxa de ótimo/bom caiu de 9% para 6%; a de ruim/péssimo reduziu de 69% para 43%. Vários tópicos referentes à gestão interina foram alvo de avaliação: o governo Temer foi mal avaliado em relação ao combate ao desemprego (44%), ao Minha Casa, Minha Vida (43%), ao Bolsa Família (43%), à crise política (42%), ao combate à inflação (40%) e ao combate à corrupção (40%). O levantamento também apontou que os tradicionais presidenciáveis tradicionais têm rejeição superior a 50%, como Lula (68%), Aécio Neves (63%), Marina Silva (56%), Geraldo Alckmin (55%) e José Serra (55%). Dois nomes são bem avaliados: Sérgio Moro (55%) e Joaquim Barbosa (42%).

Microsoft é processada por forçar instalação do Windows 10

  • 27 Jun 2016
  • 20:02h

(Foto: Reprodução)

A Microsoft foi condenada a pagar uma indenização de US$ 10 mil a uma mulher norte-americana, depois que seu computador executou uma atualização mal sucedida do Windows 10 automaticamente, sem sua permissão. O PC de Teri Goldstein rodava o Windows 7 e, após a instalação, ficou instável e muitas vezes inutilizável. As informações são do jornal britânico The Guardian. Teri Goldstein utilizava a máquina em sua agência de viagens e, por isso, ficou impossibilitada de fechar novos negócios. Depois de tentar resolver o problema com o apoio da Microsoft, Goldstein processou a empresa, pedindo um novo computador e reembolso sobre sua perda de rendimentos, ganhando então US$ 10 mil. O caso da norte-americana é apenas um de uma longa linha de queixas contra Microsoft, que está obrigando seus usuários a atualizarem seus computadores para o Windows 10. O sistema operacional ainda está sendo oferecido como um upgrade gratuito do Windows 7 ou superior até 29 de julho. Em março, diversos usuários começaram a reclamar que a instalação do Windows 10 estava iniciando automaticamente, sem a sua permissão. A estratégia irritou muitos clientes, mas também impulsionou os números do sistema operacional, que já é executado em 17,43% dos computadores em todo o mundo.