Pinheiro explica demissão de três mil terceirizados da Educação

  • 01 Jul 2016
  • 10:34h

(Foto: Reprodução)

Menos de um mês após ter assumido a Secretaria da Educação, o senador licenciado Walter Pinheiro (sem partido) começa a implementar as medidas anunciadas para a pasta. Nesta semana, cerca de três mil vigilantes terceirizados teriam sido demitidos em escolas do Estado, e o motivo alegado pelo secretário é a inadequação das empresas com a Lei Anticalote. “Quase na boca de assumir falei sobre esse problema. O montante, os contratos que representam R$ 600 milhões por ano, estourando qualquer limite de orçamento. E outro agravante: todos eles vencem hoje. Completamos seis anos, e a lei não permite a prorrogação, porque seria uma burla”, explicou à rádio Metrópole. A Lei Anticalote é uma maneira de forçar as empresas prestadoras de serviço a garantir direitos trabalhistas como 13º salário, férias e seguro desemprego. 

No início de junho, Pinheiro já tinha feito declarações nesse sentido, ao informar que a Educação concentrava 50% dos contratos terceirizados do Estado. “Precisamos impedir que uma empresa dessa suma no mundo e deixe os trabalhadores desamparados. Questionei isso ao governador, e ele respondeu: ‘Pinheiro, é por isso que eu to te chamando!’”, disse à Tribuna na época. Ainda de acordo com secretário, a categoria havia sido informada sobre a substituição dos contratos irregulares há seis meses, ou seja, muito antes de tomar posse na pasta. Ele disse também que ontem seria homologado um novo processo licitatório iniciado em março. “Coincidentemente, a empresa que está com esse contrato que vence hoje é a mesma empresa que ganhou o contrato que começa amanhã. No caso da vigilância, é ultra facilitador, porque é a mesma empresa”, acrescentou. “Nesses quinze dias fiz todo o esforço para a gente pagar. Todo o dia eu estava na cola de Manoel Vitório [secretário da Fazenda], catando recursos, orçamentos para pagar todo mundo, principalmente para garantir que os prestadores de serviço recebam”, defendeu-se.

CONTINUE LENDO

Grande público comparece ao lançamento da pré-candidatura de Eduardo Vasconcelos

  • Brumado Urgente
  • 01 Jul 2016
  • 09:57h

(Foto: Brumado Urgente)

Ocorreu na noite desta quinta-feira (30), num auditório de um imóvel comercial no centro da cidade, o lançamento da pré-candidatura do Engenheiro Eduardo Vasconcelos (PSB) à prefeitura de Brumado. O evento lotou completamente o auditório, onde, até mesmo nos corredores do imóvel haviam pessoas querendo participar do lançamento da pré-candidatura. Além do grande público presente, o evento contou com as presenças dos deputados federais Arthur Maia (PPS) e José Rocha (PR), dos deputados estaduais Marquinho Viana (PSB) e do deputado licenciado e secretário de agricultura da Bahia Vitor Bonfim (PDT), o atual prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), vereadores e demais lideranças políticas. A quantidade de pessoas e de políticos presentes ao evento demonstrou que Eduardo chega à disputa como uma grande força política regional.


MEC divulga resultado do Fies

  • 01 Jul 2016
  • 09:24h

(Foto: Reprodução)

O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta quinta-feira (30), o resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Até as 18h desta quarta (29), a poucas horas do fim do prazo, 265.856 estudantes estavam inscritos no programa. O resultado poderá ser consultado napágina do Fies.  Nesta edição serão ofertados 75 mil financiamentos. Aqueles que não forem selecionados serão automaticamente inscritos na lista de espera. As vagas que não forem ocupadas pelos estudantes selecionados serão ofertadas à lista de espera de 4 de julho a 10 de agosto.

Nova operação da Lava Jato mira Friboi e doleiro ligado a Cunha

  • 01 Jul 2016
  • 08:32h

(Foto: Reprodução)

Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã desta sexta-feira (1º) como parte da Lava Jato. Um dos alvos é o  doleiro Lucio Funaro, que foi preso em São Paulo. Ele é ligado ao presidente afastado da Câmara Eduardo Cunha, segundo delatores da Lava Jato. Além disso, há mandados de busca e apreensão nas empresas do grupo JBS Friboi. Os mandados desta etapa da operação foram autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, relator da Lava Jato na corte. Também é alvo da operação o lobista Milton Lira. 

A polícia fez busca e apreensão na casa dele, em Brasília. Segundo a Procuradoria-Geral da República, o nome de Lira apareceu em um documento, escrito a mão, encontrado na casa de Diogo Ferreira, ex-chefe de gabinete do ex-senador Delcídio do Amaral. Segundo a PGR, no documento havia indicação de que Lira atuou pelo banco BTG junto a deputados peemedebistas, entre eles Cunha, para que favorecessem a empresa. A polícia também fez buscas e apreensões na casa do empresário Joesley Batista, da Friboi.A ação desta manhã se baseia nas informações da delação premiada de Fábio Cleto, ex-vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal. Cleto também é aliado de Cunha. Outra delação que baseou as ações desta sexta é a de Nelson Mello, ex-diretor da Hypermarcas. Às autoridades, Cleto relatou que o presidente afastado da Câmara recebeu propina por negócios feitos pelo Fundo de Investimentos do FGTS (FI-FGTS). O G1 tenta contato com a defesa de Lucio Bolonha Funaro. Em Pernambuco foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. Um deles tem como alvo a empresa Cone, em Cabo de Santo Agostinho, na Grande Recife. Os outros dois são cumpridos em apartamentos de luxo na Praia de Boa Viagem, na capital

CONTINUE LENDO

Brumado: Homem que aterrorizava zona rural morre em confronto com Policiais Civis

  • Ascom | 20ª Coorpin
  • 01 Jul 2016
  • 07:46h

(Foto; Divulgação Polícia Civil)

Uma equipe de Investigadores da Polícia Civil se deslocou até a região conhecida como Fazenda São Sebastião  (Bastião), no município de Brumado, a fim de investigar a ocorrência de vários roubos e disparos de arma de fogo que haviam ocorrido naquela localidade. Após demorada busca na area rural, os Investigadores então se depararam com o autor dos roubos, o qual estava armado com uma espingarda e efetuou um disparo na direção de um dos policiais. O Investigador rechaçou a injusta agressão e efetuou outro disparo que atingiu o meliante. No hospital da cidade foi constatado, pelo médico plantonista, o óbito do indivíduo DANIEL COSTA LIMA, de 37 anos. Com o autor fora encontrado outro RG, contendo sua foto, mas constando o nome falso de Celso Almerindo da Silva. Ainda foram apreendidas 03 (três) motocicletas com chassis adulterados e um tablete de maconha. A Polícia Civil apurou que Daniel fora o autor de vários roubos na região, entre eles o de uma Farmácia e um estabelecimento que comercializa produtos agropecuários. Daniel já respondeu a 13 (treze) procedimentos criminais, pela prática dos crimes de Homicídio, Roubo a mão armada, Receptação, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas e possuía em seu desfavor 04 (quatro) mandados de prisão em aberto. 

'Lula será candidato', afirma Dilma à revista francesa

  • 01 Jul 2016
  • 07:03h

(Foto: Reprodução)

Em entrevista feita em Brasília para a revista francesa semanal L'Express divulgada nessa quarta-feira (29/6), Dilma Rousseff afirmou que Lula será candidato à Presidência em 2018. A informação é, inclusive, uma das chamadas da capa da publicação. "É a razão principal do golpe de Estado: prevenir que o Lula se apresente à Presidência. Hoje em dia, apesar de todas as tentativas de destruir a sua imagem, Lula continua entre as pessoas mais amadas. Eu posso te dizer que ele vai se apresentar na próxima eleição", disse. Questionada sobre como ela vê e espera a possível confirmação do afastamento no Senado, Dilma se disse profundamente injustiçada quanto à forma como "foi tirada do poder". Na entrevista, ela ainda disse que não cometeu crime de responsabilidade, mas que apenas aprovou quatro decretos para créditos suplementares a fim de financiar, principalmente, hospitais. "Não sou o primeiro presidente a agir assim. O Fernando Henrique Cardoso aprovou 23 decretos similares. Na verdade, [a acusação] é apenas um pretexto." No decorrer da entrevista, Dilma voltou a defender o PT, a falar que não sabia do esquema de corrupção na Petrobras e a criticar os grampos divulgados pelo juiz federal Sérgio Moro. "Não importa o país do mundo, divulgar o registro de uma conversa do chefe de Estado seria um crime." Dilma ainda citou a queda de três ministros do governo interino por corrupção e que o momento político no Brasil "é grave".

'Uber da saúde': Aplicativo leva médico à casa do paciente e resgata medicina humanizada

  • 30 Jun 2016
  • 20:03h

(Foto: Divulgação)

Um aplicativo brasileiro promete mudar a relação entre médico e paciente e resgatar valores da medicina humanizada. Lançado no segundo semestre de 2015, o Docway leva o especialista até o paciente. A ferramenta já está presente em mais de 40 cidades brasileiras, como Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo, e segue em processo de expansão. Ainda neste ano, deve funcionar em Salvador, Goiânia, Florianópolis e Porto Alegre. "A ideia do Docway surgiu a partir de pesquisas que apontam a baixa satisfação dos usuários, médicos e pacientes, dos sistemas públicos e privados. As razões vão desde a alta demanda, que provoca uma demora no agendamento de consultas, que, por muitas vezes, são realizadas de forma rápida e superficial, tornando a relação médico-paciente impessoal", afirmou Fábio Tiepolo, CEO e Fundador do Docway. Disponível para os sistemas Android e iOS, o aplicativo conta com um banco de dados médicos disponíveis. Ao escolher a especialidade, o usuário pode solicitar a consulta, seja para aquele momento ou com dia e hora marcados. Para o médico, aparecem consultas disponíveis, com a possibilidade de aceitar uma nova solicitação ou não. "No próprio aplicativo, o paciente é informado sobre o preço da consulta. Se ele possuir plano de saúde, o valor pode ser devolvido integralmente ou parcialmente pela operadora de saúde – conforme contrato firmado com o plano – ou escolher pela dedução do Imposto de Renda", explicou. Há ainda a possibilidade de realizar o pagamento via cartão de crédito no próprio app. "Os dados são cadastrados pelo paciente quando for utilizar o aplicativo e a consulta só é cobrada no final do atendimento". Atualmente, são mais de mil médicos cadastrados em diversas especialidades. 

Samsung estaria editando selfies sem permissão do usuário

  • Tribuna da Bahia
  • 30 Jun 2016
  • 19:02h

(Foto: Reprodução)

A fabricante sul-coreana Samsung foi acusada de editar selfies sem a permissão de seus usuários, clareando e afinando o rosto sempre que alguém tira uma foto com a câmera frontal de smartphones da linha Galaxy – uma das mais populares da marca. Muita gente não gostou do recurso e utilizou as redes sociais para reclamar. As informações são do site Business Insider. Foi o caso da blogueira Mel Wells, que publicou uma reclamação sarcástica aos seus 21 mil seguidores do Instagram. "Obrigada, Samsung, mas prefiro manter minhas imperfeições e sardas já que é desta forma que eu sou na vida real e é assim que meus amigos me enxergam", escreveu, informando também que o recurso é ativado por padrão. Wells acredita que o filtro pode ser prejudicial para as mulheres jovens, já que impõe um padrão de beleza magro e de pele clara. Outros usuários, no entanto, minimizaram o caso. "A Samsung é uma empresa coreana, e na Ásia as pessoas simplesmente adoram filtros como estes. A Samsung apenas ativou como padrão um recurso que é popular na sua terra natal", escreveu um seguidor da blogueira. O burburinho foi tanto que um porta-voz da Samsung precisou se posicionar sobre o caso. "Na Samsung, oferecemos uma série de configurações da câmera dos celulares para que os clientes sejam capazes de escolher. Esta é uma dessas configurações, que sabemos que nossos clientes adoram. Há a opção de ligar ou desligar, dependendo da preferência pessoal", explicou um porta-voz da empresa.

Cunha acena com renúncia caso partidos se unifiquem em nome chancelado por ele

  • 30 Jun 2016
  • 18:01h

(Foto: Reprodução)

O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) afirmou a aliados que renunciará ao cargo de presidente da Câmara caso o Palácio do Planalto consiga a unificação de partidos como PSDB e DEM em torno de um nome chancelado por ele e por seus auxiliares para sua sucessão. O peemedebista está afastado do mandato e do cargo desde o dia 5 de maio, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, ele manifestou sua posição pessoalmente em reunião com o presidente interino Michel Temer no último domingo (26). Temer começou a se mobilizar após o encontro de forma a cumprir a demanda de Cunha, e elegeu alguns de seus principais ministros para atuar na tarefa de convencer o bloco liderado pelo PSDB a não se opor a um acordo com os aliados do peemedebista. A partir dessa iniciativa, líderes tucanos passaram os últimos dias reunidos com legendas aliadas como DEM, PSB e PPS para tentar fechar um consenso. Não há ainda, porém, acordo firmado entre os deputados que integram essas bancadas. Alguns integrantes do PSDB, por exemplo, têm dito afirmado que se a sigla decidir agora não lançar um nome para concorrer ao nome indicado pelos aliados de Cunha, a divergência será levada a público. Os dissidentes avaliam que não podem sofrer o desgaste de terem seus nomes vinculados a Cunha, mesmo com a interveniência de Temer ou em nome da próxima eleição do comando da Casa, que ocorre em 2017.

'Chorei demais', revela ex-cortador de cana que se formou em medicina

  • 30 Jun 2016
  • 16:58h

Ex-cortador de cana com a prima na formatura dele em medicina pela UPE (Foto: Arquivo pessoal/Flaviana Maria)

Um dos sete filhos do pedreiro José Lopes, de 63 anos, e da dona de casa Edileusa Maria, de 59, o agora médico Jonas Lopes trabalhou como cortador de cana até os 15 anos. Nascido em Palmares, Mata Sul de Pernambuco, Jonas morou até 2006 em Joaquim Nabuco. Hoje com 30 anos, o futuro cardiologista garante ao G1: "o que me move é o conhecimento e ajudar as pessoas". Ele é o primeiro da família a ter curso superior, mas acredita que no futuro os irmãos irão seguir o mesmo caminho. "Agora eu só quero ajudar meus pais, dar orgulho a eles e aos meus irmãos e continuar exercendo meu amor pela medicina, distribuir esse amor para os meus pacientes. Também quero estudar, estudar e nunca parar", afirmou.Jonas se tornou médico de fato e direito na quarta-feira (29) - dia da colação de grau. Ele disse que não conseguiu segurar a emoção no momento em que foi homenageado pelos colegas. "Tivemos uma colação antecipada no dia 17 de junho, que foi para pegar o registro do Cremepe [Conselho Regional de Medicina de Pernambuco]. 

Na solenidade oficial, na hora do discurso da oradora, ela disse: 'Jonas, levante'. Em seguida, falou um breve histórico da minha vida, me parabenizou e todos os meus colegas me aplaudiram. Não aguentei e chorei demais", revelou. O médico, que desde de criança ajudava a mãe a cortar cana, trabalhou na zona rural de Joaquim Nabuco dos 12 aos 15 anos. Foi também durante a infância que veio o sonho de cursar medicina. Desde pequeno Jonas gostava de ciências. Devido às dificuldades pelas quais a família passava, pensou em ser professor, porque - para ele - seria mais fácil. "Mas eu ficava admirando o trabalho de médico. Sempre tive a medicina no coração", falou.Entre os anos de 1998 e 1999, o médico parou de estudar. Ao G1, ele disse que esta "parada" nos estudos foi um momento de rebeldia. "Eu recomecei em 2000. Na verdade, eu caí na real. Ver minha mãe trabalhando no engenho, sofrendo… Ela tinha que comprar os meus cadernos e dos meus irmãos ou comida para dentro de casa. Quando eu vi esse sofrimento dela, decidi que jamais iria parar de estudar. O céu não é nem o meu limite. Eu amo estudar", explicou Jonas. O recém-formado também trabalhou dando aulas de de reforço, em casas de jogos e carregando frete na feira. No ano de 2006 ele fez o vestibular de medicina e passou só na primeira fase. Em 2007, Jonas começou a se preparar para o vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), que oferecia vagas exclusivas para estudantes de escolas públicas. "Eu conheci o sistema de cotas da instituição e vi que tinha como entrar por ele, já que eu sempre estudei por escola pública. Esse sistema de cotas foi minha esperança", lembrou o médico.

Aprovação na UPE
Jonas tentou entrar na universidade por três anos. Em 2006 ele estudou sozinho e não conseguiu a aprovação. No mesmo ano ele juntou o dinheiro do trabalho para ir morar no Recife com a irmã. De 2007 até 2009 - ano no qual foi aprovado - ele cursou pré-vestibular e estudava de dez a 12 horas por dia. O médico recém-formado conseguiu assistência moradia e alimentação como bolsa da UPE e morou durante seis anos na Casa do Estudante de Pernambuco. "Fui monitor de inglês na casa, ganhei bolsa de iniciação científica e extensão universitária", disse. Em 2014 Jonas começou a estagiar em uma unidade de saúde de Joaquim Nabuco. Com o estágio ele ajudava na renda dos pais. "Eu ficava atendendo e passava os casos para o médico plantonista, que é como é regulamentado pelo código de ética médica", lembrou.

CONTINUE LENDO

Casa da Moeda interrompe produção de passaporte por falha em máquina

  • 30 Jun 2016
  • 16:18h

Produção de passaportes foi interrompida por causa de falha em equipamento (Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Casa da Moeda informou nesta quinta-feira (30) que a produção de passaportes comuns e de urgência ficará temporariamente parada por causa de uma falha em um dos equipamentos usados para essa finalidade (veja a nota completa com o anúncio no fim desta reportagem). O órgão também informou que a produção de passaportes deverá ser retomada na semana que vem. Até lá, vai buscar uma alternativa para acelerar a emissão dos documentos. A nota também afirma que já foi feita a encomenda do equipamento que vai substituir o que estragou. A máquina virá da Alemanha. No texto, a Casa da Moeda pede desculpas à população pelo "transtorno". Também em nota, a Polícia Federal informou que, devido ao problema com a máquina, "não poderá cumprir os prazos de entrega inicialmente previstos nos postos de emissão de passaportes".

 

Na nota, a PF pede desculpas à população, mas informa que "a normalização do serviço depende exclusivamente da Casa da Moeda do Brasil". Em São Paulo, a PF oferece a "entrega urgente" do passaporte com o pagamento de umataxa extra de R$ 77.

Falta de papel
Também neste mês, a Casa da Moeda já enfrentava problemas para entregar os passaportes devido à falta de material para produzir as capas dos documentos. No último dia 16, o órgão informou que, devido à falta de material, o prazo para entrega dos passaportes, que normalmente é de uma semana, poderia durar até 45 dias, dependendo do caso. Veja a íntegra da nota da Casa da Moeda:

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) informa que, por conta de um problema num dos equipamentos, a produção dos documentos (comuns e de urgência) foi temporariamente interrompida. A empresa já solicitou a substituição da peça com defeito, que virá da Alemanha. A produção de passaportes deve ser retomada na próxima semana. Em paralelo, a CMB busca uma alternativa para agilizar a retomada da produção. A CMB se desculpa com a população por todos os transtornos.

CONTINUE LENDO

Oportunidade: Vende-se terrenos nas proximidades da Fazenda Lamarão

  • 30 Jun 2016
  • 15:31h

Ter um sítio para passar os finais de semana e descansar da correria da cidade é o sonho de muitas pessoas, então, você que sempre sonhou em possuir um terreno com ótima localização para construir o seu recanto de lazer e descanso, chegou a hora, oportunidade única. A propriedade além de ser bem localizada, possui uma área de 1000 metros quadrados, água encanada, energia elétrica e uma vista de tirar o fôlego. Entre em contato agora mesmo com o proprietário através do telefone (77) 9-9997-9314 e adquira o seu lote.

Vaquinha para viagens de Dilma tem R$ 250 mil em 21 horas

  • 30 Jun 2016
  • 14:54h

(Foto: Reprodução)

Com menos de 24 horas no ar, a plataforma digital que pretende arrecadar recursos para que a presidente afastada, Dilma Rousseff, continue viajando pelo País em defesa de seu mandato alcançou mais de 50% da meta. Em 21 horas, 3.486 pessoas doaram R$ 254,7 mil. O objetivo da iniciativa é angariar R$ 500 mil. As criadoras da plataforma - Guiomar Lopes e Celeste Martins - lutaram na ditadura militar ao lado de Dilma e afirmam que a ferramenta é a continuidade da luta pela democracia. "Achamos importante abrir uma conta onde as pessoas pudessem fazer doações e haver disponibilidade de recursos que a presidenta pudesse usar para as suas viagens," afirmou Guiomar. A decisão de criar um crowdfunding, uma espécie de "vaquinha virtual", foi tomada na terça-feira, 28, em reunião de Dilma com a executiva do PT e aliados no Palácio da Alvorada. "Ela precisa de recursos e duas amigas dela estão lançando umcrowdfunding que vai ser arrecadação através do site Catarse", explicou o presidente do PT, Rui Falcão. Foi praticamente consenso no encontro que a presidente afastada deve continuar com as viagens, apesar da restrição imposta pelo presidente em exercício, Michel Temer, que limita o uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) por Dilma para os trajetos entre Brasília-Porto Alegre. Após o encontro, Dilma usou as redes sociais para afirmar que está motivada a lutar para recuperar o mandato. "Eu tenho uma ideia fixa: lutar contra esse impeachment. Isso sintetiza o que eu quero do futuro", escreveu.

Ótica Companhia dos olhos inaugurará amanhã (1º) filial em Vitória da Conquista

  • 30 Jun 2016
  • 14:15h

Dentro de um contexto de expansão e conquista de novos mercados, a Ótica Companhia dos Olhos irá inaugurar amanhã ((1º), mais uma ótica, desta feita, em Vitória da Conquista. A Ótica está sendo instalada no centro de Vitória da Conquista, e contará com uma equipe de profissionais qualificados. Com uma infraestrutura moderna que acompanha as tendências mundiais do setor, a Ótica Companhia dos Olhos filial de Vitória da Conquista nasce com o compromisso de fazer a diferença na cidade, mantendo o padrão de qualidade dos produtos e serviços, que já são conhecidos na região de Brumado e que agora serão expandidos para a capital do sudoeste baiano. Aguardem mais informações.


Conquista: ‘Rei da Picanha' é preso após furtar 16 kg de carne de supermercado

  • 30 Jun 2016
  • 13:25h

Foto: Reprodução / Blog do Anderson

Um homem foi preso após furtar carne de um supermercado em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. O homem, de 51 anos, furtou 16 quilos de carne do Hiper Bompreço. Segundo a 77ª Companhia, o suspeito se intitulou “Rei da Picanha” e afirmou que a carne seria usada em um churrasco. Conforme o Blog do Anderson, o homem entrou no supermercado, e ensacou cinco peças de carne e quatro pacotes de linguiça dentro da mochila. Ao tentar sair, foi detido pelos seguranças do estabelecimento até a chegada da polícia. O caso ocorreu na terça-feira (28).