Sefaz fecha o cerco contra veículos com IPVA atrasado na Bahia

  • IBahia
  • 02 Nov 2013
  • 08:50h

Blitz serão intensificadas neste mês de novembro, em Salvador e no interior. (Foto: Divulgação)

A partir da próxima segunda-feira (4), a Secretaria da Fazenda (Sefaz) junto com a Transalvador, o Detran e a Polícia Militar iniciarão uma mega operação para fiscalizar os veículos que estiverem com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) atrasado. O objetivo é verificar a quitação do imposto. De acordo com a Sefaz, a operação está prevista para acontecer durante todo o mês de novembro em lugares e horários aleatórios da cidade. A previsão é que aconteçam pelo menos três blitze por semana. As blitze, chamadas “inteligentes”, terão uma mega estrutura na qual uma equipe de fiscais com acesso aos sistemas da secretaria e do Detran identificarão antes do local de parada os carros que estão com o imposto em atraso. De acordo com a Sefaz, só serão parados nas blitze os veículos efetivamente em débito.

‘Perder a virilidade é ainda o maior problema’, diz oncologista sobre temor ao exame de próstata

  • por Francis Juliano
  • 02 Nov 2013
  • 08:40h

Ator Samuel L. Jackson pede para homem não ser 'burro' em campanha

Homem que é homem faz exame de próstata. Essa sentença poderia ser rebatida por algum baiano resistente: “Aonde!”. Pois é, aí é que mora o perigo, a ignorância e, pior, o tumor. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais mortífero entre o público masculino brasileiro, atrás apenas do de pele. Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam mais de 50 mil casos novos por ano no país, com mais de 12 mil mortes no período. No mundo, a neoplasia é a sexta mais comum e a mais prevalente em homens, e representa 10% do total de cânceres espalhados internacionalmente. Para tentar frear esses índices, o Novembro Azul, evento internacional em defesa da saúde do homem, será permeado de ações para informar a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de próstata, responsável pela redução em até 80% dos riscos da doença. Segundo especialistas, o maior inimigo do homem é a ideia que ele tem dele mesmo. “O preconceito em perder a virilidade ainda é o maior problema”, diz o oncologista baiano Alberto Nogueira, do Instituto de Hematologia e Oncologia da Bahia (Ihoba). 

Caso o tumor de próstata seja descoberto depois de algum tempo, as chances são reduzidas a zero e o temor da perda da virilidade fica mais radical. “Se o homem não fizer o tratamento preventivo aí é que pode ter essa preocupação aumentada. Quando o câncer de próstata estiver avançado o tratamento indicado é a castração”, explicou o médico. O perigo da descoberta tardia é que o tumor pode se expandir para órgãos vizinhos como reto, bexiga e vesículas seminais. Dificuldade de urinar, frequência urinária alterada, ou diminuição do jato da urina são sintomas do tumor. O diagnóstico precoce pode ser feito através de exames de sangue, como o teste do PSA (sigla em inglês para antígeno prostático específico). A idade recomendada para adotar o procedimento anualmente é a partir dos 45 anos, porém casos na família podem exigir o controle antes de se completar 40 anos. De acordo com Nogueira, o procedimento pode ser feito tanto em clínicas como postos de saúde. “Basta ter um médico, uma luva e xilocaína [anestésico]”, relatou.  Os fatores de risco da doença incluem, além de idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar, fatores hormonais e ambientais, e hábitos alimentares, como alimentação gordurosa; além de sedentarismo e excesso de peso. Outro problema alertado pelo médico é o câncer de pênis. Apesar de ser menos incidente que o de próstata, ocorre com mais frequencia no Nordeste. Nogueira diz que o procedimento para evitar a neoplasia é simples, como uso de água e sabão. “Basta puxar a pele e lavar internamente o órgão”, orienta. A inspiração para o Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, dentro das comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado dia 17 de novembro. Dali em diante o que o evento tem mais pedido aos homens é saúde, mas, principalmente, coragem.

CONTINUE LENDO

Finados em Brumado: Cemitérios recebem serviços de reestruturação

  • Brumado Urgente
  • 02 Nov 2013
  • 08:04h

O Cemitério Jardim Santa Inês é o que irá receber um número maior de pessoas (Foto: Divulgação)

O setor de infraestrutura de Brumado vem passando por uma total readequação, com a realização de obras importantes que vem elevando a autoestima dos brumadenses, que vem reconhecendo os trabalhos nesse sentido. Em decorrência do Dia dos Finados, a Prefeitura Municipal intensificou as ações de limpeza e estruturação dos cemitérios municipais, visando o bem estar das famílias brumadenses que irão visitar os seus entes queridos que já partiram para a eternidade. Os serviços neste ano de 2013 foram ampliados para o meio rural, onde os cemitérios dos Distritos de Cristalândia, Ubiraçaba, Vila Presidente Vargas e Arrecife, bem como o da Comunidade de Umburanas, receberam equipes que fizeram a otimização dos locais. Na cidade os cemitérios Jardim Santa Inês e Senhor do Bonfim também passaram por revitalizações estruturais, com várias frentes de serviço, tornando o aspecto dos mesmos muito mais aprazível. Estão sendo esperadas milhares de pessoas na manhã deste sábado (02), Dia de Finados, que, tradicionalmente é uma data muito cultuada pelos brumadenses. A forte religiosidade e o fator cultural também são marcas do povo brumadense, que exterioriza suas crenças de uma forma muito forte e, neste cenário, o Dia de Finados tem uma importância muito grande, o que provocou uma atenção especial por parte da administração municipal. 

Os serviços foram executados de forma a atender os anseios da população (Foto: Divulgação)

Coordenador Geral do Modera representa Brumado na Conferência Nacional do Meio Ambiente

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 01 Nov 2013
  • 18:12h

O ativista Aurino Ferreira dos Anjos (em destaque) juntamente com a delegação baiana (Foto: Divulgação)

A 4ª CNMA – Conferência Nacional do Meio Ambiente foi realizada em Brasília no último mês de outubro e teve como pauta para o fórum de debates temas importantes como:  Erradicação dos Lixões, Desafios da Coleta Seletiva, Política Nacional de Resíduos Sólidos e Economia Verde. O município de Brumado esteve representado pelo coordenador geral do Modera, o ativista ambiental Aurino Ferreira dos Anjos, que falou ao Brumado Urgente detalhes do evento. Segundo ele “a conferência é um momento de ampliação do conhecimento sobre as questões ambientais e uma experiência fundamental para conhecer os projetos que estarão sendo colocados em prática na área ambiental”. Ele ainda destacou que “participamos ativamente juntamente com a delegação da Bahia, que, apesar de não ter sido montado um stand próprio, cumpriu o seu papel, dando a sua parcela de contribuição para a construção de uma carta ambiental mais atualizada”. Ferreira ainda lembrou que “importantes temas como a erradicação dos lixões, o desmatamento e a implantação de sistemas de esgotamentos sanitários, que é um dos temas que mais interessa aos brumadenses foram tratados durante a conferência”. E encerrou citando que “a nossa avaliação foi positiva e enriquecemos muito o nosso conhecimento. Fiquei honrado de poder ter representado Brumado como delegado num evento desse porte e poder ter estabelecido encontros importantes como a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira”.  

Aurino Ferreira ao lado da ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira (Foto: Divulgação)

O mundo terá uma escassez de cacau em 2020, diz especialista

  • India Express
  • 01 Nov 2013
  • 18:10h

(Foto: Reprodução)

O mundo terá uma escassez de cacau – matéria-prima do chocolate – dentro dos próximos sete anos, devido a uma forte demanda global, avisam especialistas. Eles ainda têm uma data marcada para a crise, dia 2 de outubro de 2020. “Haverá uma falta de chocolate e não existe solução para esse problema. Sete anos, é o que achamos que nos resta”, afirma o especialista Angu Kennedy. Gigantes do ramo apontam que não há plantações de cacau suficientes no globo para atender a crescente demanda de cacau, relata o jornal britânico ‘Daily Star’. Os especialistas avisam que seria preciso outro planeta para suprir a carência de cacau. “Precisamos outro planeta terra se continuar com esse ritmo. O problema é que a área usada pelas plantações está cada vez diminuindo mais. Estamos destruindo tudo”, fala Kennedy. O preço do chocolate deve aumentar durante os próximos anos, assim como o cacau vai se tornar mais difícil de encontrar. Como resultado, grandes marcas de chocolate vão preencher cada vez mais suas barras de chocolate com nozes e frutas, por serem mais baratas. “Se plantar um cacau, este produzirá amêndoas em quatro anos, o que significa que os produtores têm que esperar quatro anos para lucrar. Consequentemente, eles vão se perguntar ‘para que plantar?’” Há uma pequena projeção de crescimento no consumo de cacau na Europa e na América, mas na Ásia a projeção é estrondosa, afirma Kennedy. 

Aprovados no Concurso Público iniciam suas atividades na Prefeitura de Brumado

  • Ascom / PMB
  • 01 Nov 2013
  • 17:16h

(Foto: Divulgação)

Dando continuidade a sua agenda administrativa a Prefeitura Municipal de Brumado vem realizando sistemáticas convocações a admissões dos aprovados no último concurso público de 2011. Devido aos grandes avanços administrativos que foram implantados nos últimos anos no município, a filosofia que vem sendo adotada é da valorização do concurso público, já que a máquina administrativa vem sendo azeitada com servidores que mostraram a sua competência diante do processo seletivo. Nesta sexta-feira (01), mais 7 aprovados iniciaram as suas atividades funcionais, todos na área de serviços gerais, os quais atuarão nas escolas municipais, dando assim mais dinamismo ao trabalho realizado no setor. Os servidores são: Catiane dos Santos Moreira, Célia Nascimento de Souza, Daniela dos Santos Ferreira, Emanuel Messias Teixeira Bonfim, Norma Cristina Moura Lima, Sirlene Silva Souza e Sônia Ribeiro de Sá. A Prefeitura Municipal vem buscando o cumprimento da meta estipulada e dará continuidade às admissões, tanto que já foram convocados mais cinco aprovadas na área de auxiliar administrativa, os quais deverão enviar toda a documentação até o próximo dia 8, para ingressarem no quadro de servidores. A rede administrativa do Poder Executivo Brumadense é tida como referência regional, com um índice de resolutividade invejável, o que concede aos serviços prestados à população um alto grau de qualidade. 

Associação do Bairro Dr. Juracy comunica realização de eleições para a nova diretoria

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 01 Nov 2013
  • 14:34h

A Associação de Moradores do Bairro Dr. Juracy é considerada referência, conquistando prêmios e o reconhecimento pelo trabalho realizado.  Visando dar continuidade às ações, a entidade estará realizando no próximo dia 17 de novembro, às 08:00 horas da manhã, a eleição para a nova diretoria da associação. O atual presidente, Jobson Cruz, candidato à reeleição, aproveita a oportunidade para comunicar que o Edital da Convocação das Eleições já foi publicado e que o processo eleitoral deve transcorrer dentro da normalidade. Cruz aproveita para avisar também a todos os moradores do bairro que queiram formar uma chapa para a disputa que possam lhe procurar, até 8 dias antes do pleito, para fazer o devido registro. Caso isso não aconteça as eleições serão de chapa única. 

Dilma diz que quer voltar à BA para ver obra de ferrovia

  • José Roberto Castro e Renan Carreira, Agência Estado
  • 01 Nov 2013
  • 14:23h

A presidente Dilma ao lado do governador Wagner em sua recente visita à Vitória da Conquista (Foto:Daniel Simurro I Brumado Urgente)

A presidente Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira, 1, que quer voltar à Bahia em breve para acompanhar as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que, de acordo com ela, estão a todo vapor. “Eu disse ao Jaques (Wagner, governador da Bahia, do PT) que eu pretendo vir à Bahia ver a Fiol. O olho do dono engorda o boi”, disse Dilma, sobre a ferrovia que ligará Ilhéus, a 462 quilômetros de Salvador, e Figueirópolis, na região sul do Tocantins. Na sequência, ela abordou o programa Mais Médicos, que, segundo a presidente, beneficiará mais a Bahia do que outros Estados por causa do tamanho da população baiana e das condições sociais do Nordeste. Dilma lembrou da chegada de 406 médicos do programa à Bahia e ressaltou a importância de se investir na questão social na região. “Iniciamos aquilo que vai significar, até maio, a cobertura para 5 milhões de baianos e para pessoas que moram nas diferentes cidades”, disse, referindo-se ao acesso da população ao médicos do projeto. “Temos de investir muito na questão social no Nordeste”, afirmou. Sobre o Bolsa Família, a presidente lembrou que a Bahia é um dos maiores beneficiários do programa e, para uma plateia formada por trabalhadores que construíram a Via Expressa, citou também o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Dilma afirmou que 5 milhões de brasileiros fizeram o Pronatec e que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se formou num curso técnico. A presidente disse que o governo deve sempre criar condições para melhorar a qualificação dos trabalhadores. Dilma está na capital baiana, onde participa da inauguração da Via Expressa Baía de Todos os Santos. “Eu, de fato, tenho vindo muito aqui. Não pretendo deixar de vir”, brincou, sobre as frequentes idas à capital.

Grupo Arte em Cena apresenta adaptação dos Saltimbancos para os pacientes do CAPS

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 01 Nov 2013
  • 12:21h

A apresentação encantou os pacientes da instituição (Foto: Daniel Simurro I Brumado Urgente)

O CAPS de Brumado está completando 10 anos de atividades com uma ampla programação, tendo um viés cultural muito interessante, com exposições e apresentações de diversos grupos artísticos que atuam no município. Na tarde desta quinta-feira (31) os cerca de 60 pacientes da instituição tiveram a oportunidade de assistir uma adaptação da renomada peça “Os Saltimbancos” feita pelo Grupo “Arte em Cena”. Com uma desenvoltura de palco muito dinâmica os atores conquistaram a plateia, arrancando gargalhadas e criando uma atmosfera emocional muito intensa. O enredo lúdico, que retrata o universo dos bichos com grande riqueza de detalhes, foi muito aplaudido pelos pacientes, familiares, funcionários e direção da entidade. O Grupo “Arte em Cena” vem apresentando a peça “Os Saltimbancos” em várias instituições, sempre com casa cheia e grande aprovação de público. O grupo, dando continuidade à sua agenda de trabalho, já começou a ensaiar o sucesso infantil “Pluft, o Fantasminha”, que deverá estrear possivelmente ainda esse ano. 

A interação com o público foi muito positiva o que deu um tom muito interessante ao espetáculo (Foto: Daniel Simurro I Brumado Urgente)

Jossimar Novaes é parabenizado e recebido na Prefeitura de Brumado

  • Izidy Ramel Comunicação
  • 01 Nov 2013
  • 11:34h

O empresário Alecarlos Pires, a secretária de Educação Acácia Gondim, o prefeito Aguiberto Lima Dias e o ciclista Jossimar Novaes (Foto: Izidy Ramei Comunicação)

Jossimar Novaes começou aos 17 anos de idade a sua história no ciclismo, hoje, 14 anos depois, acumula um título de vice campeão baiano em 2004, e seis representações pelo estado da Bahia na copa norte e nordeste, além da sua última vitória de fundamental importância que foi ter garantido antecipadamente o título de campeão baiano de ciclismo. A prefeitura de Brumado, representada pela secretária de Educação Acácia Gondim, e pelo prefeito Aguiberto Lima Dias, que sempre apoiaram o ciclista Jossimar Novaes, receberam-no nessa quinta-feira, 31, para parabenizá-lo por sua grande conquista, pois, o brumadense ficou em 9º lugar na etapa do campeonato baiano de ciclismo, o que o colocou disparado na frente dos seus concorrentes, e assim, trouxe a vitória para casa, o que mais uma vez encheu Brumado de orgulho. 

Prefeitura de Brumado inicia Campanha ‘Novembro Azul’

  • Brumado Urgente
  • 01 Nov 2013
  • 11:07h

A conscientização sobre o Câncer de Próstata é um desafio muito grande para as autoridades, pois, diferentemente das mulheres, os homens são muito mais resistentes à realização do exame, dificultando assim o diagnóstico precoce, que é extremamente positivo. Visando mudar essa realidade, a Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretária de Saúde, está iniciando nesta sexta-feira (1º) a Campanha “Novembro Azul” que tem como meta principal difundir a consciência sobre os riscos do câncer de próstata e a realização do exame para que a doença seja detectada de forma que possa ter o devido tratamento curativo. Após a realização com muito sucesso da campanha “Outubro Rosa”, que, mesmo sendo encerrada, continua com a realização dos exames de mamografia, a administração municipal pretende obter os mesmos resultados com a campanha “Novembro Azul”, mesmo sabendo que a resistência masculina à realização do exame é maior. Durante todo o mês serão realizadas várias atividades visando à conscientização da classe masculina acima dos 40 anos sobre a importância da realização do exame de próstata. Visando chamar ainda mais a atenção sobre o tema, o Paço Municipal estará sendo iluminado nesse período com uma iluminação de coloração azul, o que deu um toque especial à campanha.  

Boteco do Bode

  • Divulgação
  • 01 Nov 2013
  • 10:19h

Local:  Loja Maçônica Manoel Carvalho
horário: 21:00hs 
Atração: EVANDRO CORREIA E JOAB PAIVA 
ESTILO DE MUSICA: CANTORIAS REGIONAIS E MPB
COMIDA : all inclusive com mais de 20 opcões variadas (algumas especificas de bode)
Convites limitados em até  100 casais
Valor convite : R$ 100,00 casal ( BILHETE ÚNICO)
Promoção: Clube da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul
Renda: os recursos serão destinados para compra de enxovais de crianças recém nascidas que as familias necessitem de apoio neste sentido.
Convites através do telefone  77-9948-4755 falar com Wladimir
 

PSB entrega cargos ao governo baiano

  • Brumado Urgente
  • 01 Nov 2013
  • 09:17h

(Foto: Reprodução)

Provável candidato ao Palácio do Planalto no ano que vem, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a ex-ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, anunciarão juntos, em Salvador, a entrega dos cargos do PSB no governo Jaques Wagner (PT) e o lançamento da pré-candidatura da senadora Lídice da Mata (PSB) a governadora em 2014. O evento, antecipado nesta quinta-feira, 31 pela coluna Direto da Fonte, ainda não tem data marcada, mas será o primeiro movimento político concreto da dupla. Segundo dirigentes do consórcio PSB/Rede, a ideia é que o lançamento seja feito na abertura do primeiro encontro conjunto dos dois partidos na região Nordeste. A candidatura de Lídice já era ventilada pelo PSB, mas só foi sacramentada com a chegada de Marina. “Nós vamos deslocar o eixo nacional da Rede de Sustentabilidade para a Bahia”, afirma Julio Rocha, coordenador da Rede no Estado e ex-vice presidente do PT baiano. O dirigente ressalva, porém, que a decisão não significa que a campanha de Lídice será de oposição a gestão de Wagner. “O PSB na Bahia tem um perfil marcadamente de esquerda. Não faremos uma festa do rompimento, mas um ato político”, diz. O PSB foi um dos primeiros partidos a apoiar a candidatura de Wagner, em 2005, quando ele ainda era ministro das Relações Institucionais do governo Lula. Hoje, o partido de Eduardo Campos participa do governo petista na Bahia com os cargos de secretário de Turismo e presidente da Bahiatursa, a empresa que gere o setor no Estado, acumulados por Domingos Leonelli. Antes da chegada de Marina, o PSB já havia entregado seus cargos nos governos petistas do Rio Grande do Sul e Distrito Federal. No Acre e Sergipe as duas siglas devem marchar juntos.

Campanha de vacinação contra a febre aftosa na Bahia começa nesta sexta (01)

  • Brumado Urgente
  • 01 Nov 2013
  • 08:26h

(Foto:Reprodução)

A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa dos bovinos e bubalinos com idade até 24 meses, na Bahia, começa nesta sexta-feira (1º) e prossegue até o fim do mês de novembro. A redução da faixa etária vacinal vale também para a Zona de Proteção. O parecer favorável do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), divulgado no último dia 23, igualou os municípios de Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Mansidão, Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia e Buritirama ao restante do estado na estratégia de imunização. A conquista para os criadores foi resultado de intenso trabalho do Governo do Estado, por intermédio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri). Aproximadamente 270 mil pecuaristas serão atendidos e cerca de sete milhões de cabeças entre bovinos e bubalinos, com idade superior a 24 meses, ficarão isentos de vacinação.

BR-030: Mais uma vítima fatal nesta quinta-feira (31)

  • Sudoeste Bahia
  • 31 Out 2013
  • 18:25h

Foto Ederson Albert / CN

Por volta das 5 h da manhã desta quinta-feira (31/10) mais um acidente com vítima fatal foi registrado na BR-030, no trecho que liga Caetité a Brumado. Segundo informações, Leandro Ladeia Matos, 29 anos e Márcia Talita A. Marques 23 anos, seguiam viagem com destino à cidade de Vitória da Conquista. O carro, um Fiesta Sedã, placa policial OMG-4526 de Belo Horizonte (MG), era de propriedade da empresa Renova Energia. Ao fazer uma curva na altura do KM 20, o carro supostamente ficou desgovernado, vindo a bater num barranco em quatro lugares diferentes. Na última colisão o veículo capotou ficando virado na pista. Márcia Talita foi socorrida pelo SAMU 192 e conduzida à UPA 24 horas com pequenas escoriações pelo corpo. Leandro Ladeia, que era motorista da Renova, não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer ainda no local. A Polícia Militar isolou a área até a chegada da Policia Técnica, que executou o levantamento cadavérico. O corpo foi conduzido à cidade de Guanambi para liberação posterior aos familiares. Leandro havia se casado há pouco mais sete meses, e deixa viúva sua esposa precocemente. Apenas o laudo final da perícia poderá indicar as reais causas do ocorrido.  Os índices de acidentes nas BRs que cortam a região assustam a população: Mais de 17 pessoas morreram, apenas em outubro de 2013, vítimas de acidentes nas estradas do sudoeste baiano.