Bahia retirou 351 mil pessoas do trabalho infantil em 12 anos, diz SEI

  • 22 Dez 2015
  • 17:24h

(Foto: Reprodução)

A Bahia retirou cerca de 351 mil crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos do trabalho infantil entre os anos de 2002 e 2014, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD-IBGE), divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) nesta terça-feira (22). O número de crianças submetidas a essa condição passou de 647 mil para 296 mil. Em números detalhados, a SEI apontou que, na feixa de 5 a 9 anos, a queda foi de 82%, ou 31 mil crianças. Da faixa de 10 aos 13 anos, a redução foi de 68%, o que representa a saída de 114 mil crianças. Entre as idades de 14 e 15 anos, quando é possível trabalhar na condição de aprendiz, a redução foi de 41%, ou 72 mil adolescentes - desse total, 104 mil estavam ocupadas em 2014, o equivalente a 16,3% da população dessa faixa etária. Segundo o SEI, entre 16 e 17 anos, houve um contingente de 131 mil ocupados em 2014, ou seja, 23,8% da população dessa faixa etária. Em relação a 2002, a redução foi de 133 mil.

 

O mesmo estudo demostrou que, nas zonas urbanas do estado, a erradicação do trabalho para crianças de 5 a 9 anos está próximo. Isso porque, em 2014, 0,3% de crianças desta faixa etária em situação de trabalho. A taxa de trabalho infantil na zona rural também caiu, passando de 5,7% para 1,5% entre 2002 e 2014; de 10 aos 13 anos de idade, passou de 26% para 10,4%. Nesses casos, qualquer forma de trabalho é considerada inadequada. Para o grupo de 14 e 15 anos, pode haver menores aprendizes ou estagiários, o mesmo o que ocorre para os de 16 e 17 anos, mas, nesse caso, também já é possível obter carteira assinada. A pesquisa mostrou que o número de crianças que só estudam passou de  76,2% para 87,3% entre 2002 e 2014, em detrimento dos grupos “trabalha e estuda”, “só trabalha” e “nem trabalha e nem estuda”.

CONTINUE LENDO

Vitória da Conquista: Moradores de rua ganham jantar chique

  • 22 Dez 2015
  • 16:42h

(Foto: Reprodução)

Acostumados a matar a fome com o pouco que conseguem como pedintes, cerca de 90 moradores de rua e andarilhos foram agraciados na noite desta segunda-feira (21) com um jantar de gala em Vitória da Conquista (BA). Realizado numa casa de eventos onde ocorrem as festas mais badaladas da elite local, o jantar proporcionou aos convidados uma realidade que nem de longe beira a deles: mesa farta, som instrumental ao vivo e apresentações artísticas. No cardápio, o tradicional chester (treze aves), pernis, arroz à grega, farofa de banana da terra, prato de frios e frutas frescas, além de sobremesa (mousse de maracujá). Um saxofonista criava um ambiente agradável para a atividade alimentar.

Os convidados tiveram direito também a banho antes do evento e receberam presentes diversos (sobretudo roupas e calçados) e material de higiene pessoal. Por ser promovido por uma instituição religiosa evangélica, a Igreja Batista da Cidade, não foi oferecido no jantar bebida alcoólica, o que gerou reclamação de "boca de ouvido" por parte de alguns convidados.

Coro

O jantar começou bastante animado, com uma banda que tocava sucessos do mundo gospel, como "Faz um milagre em mim", de Regis Danese. O refrão "Entra na minha casa, entra na minha vida" foi acompanhado por muitos convidados, que se disseram encantados com apresentações teatrais sobre a trajetória de Jesus Cristo. Nem todos, contudo, assistiam pacientes. José Silva, 53, não se aguentou e atravessou o salão para pegar uma maçã disposta à mesa, tendo ele devorado a fruta quase de uma bocada só, sob o olhar atendo dos colegas. O anúncio de que o jantar seria servido fez um dos convidados gritar "é vem o faz-me rir". Outros bateram palmas, davam rizadas mais sinceras e gesticulavam. José Silva, apesar da pressa inicial, ficou acanhado quando o alimento foi posto. Cerca de 250 pessoas se alternavam para bem servir e recepcionar os convidados, alguns deles também idosos do abrigo Casa Lar Terceira Idade, que em seus oito anos de fundação participava pela primeira vez de algo semelhante. "Nunca tivemos uma oportunidade como esta. Foi a primeira vez que saímos da instituição, todos estamos muito felizes de estar aqui", comentou a coordenadora do abrigo, Ana Cristina de Oliveira.

Inédito

De passagem pela cidade, o casal de andarilhos Thiago Ramos Correia e Samantha dos Santos, ambos de 27 anos, se disse surpreso com o jantar. "Nos procuraram na praça onde estamos dormindo, no centro da cidade, e aceitamos o convite. Já passei por vários locais do Brasil e nunca vi algo igual", relatou Thiago, que dorme com sua companheira numa barraca de camping. O casal se conheceu há dois meses em Niteroi (RJ). Thiago encontrou Samantha sozinha na rua e a convidou para ir embora com ele. Mãe de quatro filhos e cansada de apanhar do ex-marido, com quem vivera por quatro anos e tinha se separado recentemente, ela não pensou duas vezes na proposta do desconhecido. Eles vivem da venda de artesanato feito com latinhas de refrigerante e cerveja. "Para nós é muito bom estar aqui, pois conhecemos mais as pessoas e mostramos também que não somos bicho do mato. Só temos nosso estilo de vida, que é diferente do da maioria", afirmou Samatha. Também morador de rua, Carlos Eduardo Souza Silva, 23, disse que estava aproveitando a época para se divertir com os amigos: "Amanhã [esta terça-feira, 23] já tenho outro jantar, o dos católicos. Vamos colar lá também. Gosto da época do Natal por causa disso, sempre tem gente que nos ajuda".

Doações

Segundo a organização do evento, batizado de "A simplicidade do Natal", o jantar teve custo total de R$ 22 mil, "tudo fruto de doação", informou o médico Gleydson Cerqueira, responsável pela coordenação. "Até o aluguel da casa de eventos, que custa R$ 10 mil, sem o bufê, nos foi doado. Contamos com a ajuda de ao menos cem pessoas, entre membros da igreja e empresários que se sensibilizaram com a nossa causa", declarou Cerqueira. O pastor da Igreja Batista da Cidade, Sinvaldo Queiroz, comentou que a instituição realiza durante o ano outras atividades de caridade, atendendo a 353 crianças com material escolar e calçados, e assiste a 400 pessoas por semana em hospitais públicos. "Em 2014 fizemos algo parecido com este ano, só que com garotas de programa. Buscamos atender públicos que geralmente são invisíveis para a sociedade", disse Queiroz. O pastor destacou que o local do evento "é elitizado", e ao ser perguntado se o valor das doações não daria para fazer um trabalho para mais pessoas com organização mais modesta, disse que estava "socializando a riqueza". "No reino de Deus ninguém recebe tão pouco que não possa repartir", filosofou.

CONTINUE LENDO

Comercial Vitória: Panettones com preços imperdíveis

  • 22 Dez 2015
  • 16:01h

(Foto: Ilustração)

Os panettones já fazem parte daquelas iguarias natalinas que não podem faltar em sua ceia, e, sabendo disso o Comercial Vitória adquiriu uma grande quantidade de panettones das melhores marcas e com preços irresistíveis. São panettones das marcas Nestlé, Tommy, Visconti, Bauducco e vários outros, que vão deixar a sua ceia muito mais saborosa. Não perca tempo e venha logo garantir o seu. O Comercial Vitória fica localizado na Rua Antônio Francisco da Silva - bairro do Tanque, telefone, (77) 3441-1414.

Mensagem de natal da Artdesign

  • 22 Dez 2015
  • 15:24h

Brumado: Kezinha Produções realizará especial de natal na praça da prefeitura amanhã (23)

  • Brumado Urgente
  • 22 Dez 2015
  • 15:17h

O entretenimento cultural contribui de forma significativa para o enriquecimento verbal e intelectual do ser humano, e, ciente disso o promoter Marcos Antônio ‘Kezinha’ proprietário da Kezinha Produções realizará no dia 23 dezembro das 18h00minhs às 22h00minhs na praça Cel. Zeca Leite o evento ‘Natal na Praça’. O evento foi idealizado com o intuito de propiciar a toda comunidade brumadense momentos de lazer e descontração, mas, sobretudo, para àqueles que durante o ano não tiveram a devida condição financeira em dispor de recursos para pagar pela entrada dos eventos realizados pelo promoter em espaços privados na cidade. Na oportunidade as crianças poderão tirar fotografias e se divertir com os personagens da turma da Galinha Pintadinha, Peppa Pig, Olaf da Frozen e o Papai Noel, onde será montado um cenário especial. “Quando pensei nesse projeto de realizar o Natal na praça, pensei principalmente nas crianças que quando eu realizo os meus eventos na cidade eles ficam com muita vontade de ir e muitas vezes os pais não tem condição financeira de leva-los, então diante disso, busquei apoio no comércio de Brumado e com fé em Deus conseguiremos realizar o evento com muita dedicação”. Asseverou o promoter a redação do Brumado Urgente.

Casos de microcefalia no Brasil sobem de 2.401 para 2.782 em uma semana

  • 22 Dez 2015
  • 14:43h

(Foto: Reprodução)

O número de casos de microcefalia no Brasil subiu para 2.782 casos, ante as 2.401 notificações registradas na semana passada. Neste grupo, incluem também os casos em que a relação com o vírus Zika não foi comprovada. O Ministério da Saúde decidiu não divulgar os números dos casos confirmados para o Zika. Na semana passada, no entanto, a pasta já havia confirmado que o problema foi decorrente da contaminação pelo vírus em 134 bebês. Até agora, 40 óbitos foram decorrentes da má formação. O diretor do departamento de vigilância de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, confirma que, embora haja outras causas de microcefalia, a maioria dos casos atualmente é decorrente do Zika. "Nesse momento, com a grande elevação de casos que tivemos, a esmagadora maioria é relacionada ao vírus". A situação mais alarmante continua se concentrando nos Estados no Nordeste. A pior situação é em Pernambuco, com 1.031 casos registrados. Na Bahia, houve redução de notificações por causa de um erro de registro, mas o Estado é o que registra o segundo maior número, com 271 casos. Em seguida estão Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Últimos dias para renovação de matrícula na Rede Estadual de Ensino

  • 22 Dez 2015
  • 13:55h

Foto: Claudionor Junior

Os estudantes da Rede Estadual de Ensino que irão continuar nas escolas da rede no ano letivo 2016 devem ficar atentos para a renovação de matrícula, cujo prazo se encerra no próximo dia 30 de dezembro. A renovação da matrícula pode ser feita pela internet, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) ou na secretaria da escola, por estudante maior de 16 anos, pais ou responsável legal, munidos com a Carta de Renovação de Matrícula.“É bom ressaltar que o estudante que realizar a renovação pela internet deve conferir na unidade escolar se não está com algum documento pendente. Essa falta pode resultar na perda da vaga”, destaca Eliana Carvalho, diretora de Planejamento e Atendimento da Rede Escolar, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Eliana destaca que o estudante que não fizer a renovação até o dia 30 de dezembro pode perder a vaga na sua escola atual e terá que fazer a matrícula em outra unidade da rede estadual com vaga disponível, a partir de janeiro de 2016. A Secretaria da Educação, também, já divulgou a programação completa da matrícula para o Ano Letivo 2016. A matrícula acontece de 20 a 27 de janeiro de 2016. Confira o calendário de matrícula 2016, clicando em +

 

 

18/11 a 30/12 - Renovação de matrícula

20/01 - Transferência de estudantes da rede estadual: para os estudantes matriculados, com frequência regular no ano letivo de 2015, ao qual se aplique uma das seguintes situações: 

- a escola não oferece a série subsequente

- não renovou sua matricula

- mudança de domicilio

21 e 22/01/2016 - Matrícula de concluintes das series iniciais e finais do Ensino Fundamental:  para os estudantes regularmente matriculados na rede pública municipal de ensino do Estado da Bahia, no ano letivo de 2015, cujas escolas não oferecem a série subsequente.

Matrícula Nova - Para ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer série para o Ensino Fundamental e Médio, atendendo, sobretudo às diversas modalidades de oferta.

25/01 - Ensino Fundamental 

26 e 27/01 - Ensino Médio

 

CONTINUE LENDO

Parque Nacional da Chapada perdeu 23 mil hectares, afirma ICMBio

  • 22 Dez 2015
  • 13:42h

(Foto: Reprodução)

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgou, na segunda-feira (21), um balanço sobre as ações empenhadas para combate ao fogo no Parque Nacional da Chapada Diamantina. Segundo o órgão federal, desde novembro, brigadistas, bombeiros e voluntários trabalham em várias frentes para apagar as chamas que já consumiram mais de 23 mil hectares, até a sexta (18), somente no Parque Nacional. O balanço atualiza a informação divulgada, até então, pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), que havia informado perda de 15 mil hectares até o dia 4. No total, a unidade perdeu 15% dos seu 152.141,87 hectares. Além dos 42 brigadistas contratados pelo ICMBio, trabalham no combate ao fogo 170 bombeiros militares, 40 brigadistas do PrevFogo/Ibama e cerca de uma centena de brigadistas voluntários da Bahia, Espírito Santo e do Distrito Federal. Diariamente, as equipes se reúnem para avaliar o trabalho realizado e planejar as próximas ações. Além dos equipamentos individuais, as equipes contam com o apoio de oito aviões e cinco helicópteros contratados pelo governo da Bahia e pelo ICMBio; juntos realizaram mais de 1.500 horas de voo, nos últimos dois meses. Todos os dias, as aeronaves realizam voos de reconhecimento, fazem mais de 100 lançamentos de água sobre o fogo e transportam os brigadistas até locais próximos aos incêndios.

Presidente Dilma inaugura Estação Pirajá do Metrô

  • 22 Dez 2015
  • 12:53h

Foto: Manu Dias | GOVBA

O governador Rui Costa inaugura nesta terça-feira (22), com a presença da presidente Dilma Roussef, a Estação Pirajá do Sistema Metroviário de Salvador-Lauro de Freitas.Com a entrega da Estação Pirajá, o governo conclui o projeto original da Linha 1 do metrô. A Linha 1, saindo da Lapa até a Estação Pirajá, totaliza 12 quilômetros e oito estações e prevê ainda a extensão da operação até Águas Claras.  A estação metroviária de Pirajá será interligada ao Terminal Rodoviário de Pirajá, que está em reforma e ampliação pela concessionária CCR, através de passarela que permitirá a integração entre metrô e ônibus. De acordo com Ui, com a entrega da última estação da Linha 1, a capital baiana passa a ter a melhor mobilidade urbana do país. ‘É a primeira etapa construída, e agora a população conta com 12 quilômetros de Metrô e a obra na Linha 2 já segue. E, portanto, até 2017 serão 41 quilômetros de metrô” afirma Rui. A presidente Dilma vai ainda entregar mais um empreendimento do Minha Casa Minha Vida, nesta terça, em Camaçari, onde serão entregues 1.104 imóveis. 

Mega-Sena pode entregar segundo maior prêmio da história nesta terça-feira (22)

  • 22 Dez 2015
  • 12:11h

(Foto: Reprodução)

O segundo maior prêmio da história da Mega-Sena. É com ele que milhares de apostadores contam nesta terça-feira (22), quando a Caixa Econômica Federal realiza o sorteio do Concurso 1.772 da loteria, com premiação principal estimada em R$ 195 milhões.  Tirando os sorteios da Mega da Virada, realizada uma vez por ano como um concurso especial da loteria com premiações que ultrapassam os R$ 200 milhões, até hoje não houve montante maior na Mega-Sena regular do que o realizado em 25 de novembro, quando a loteria entregou R$ 205 milhões a uma única aposta, feita no Distrito Federal.  Além do prêmio principal, o segundo maor da história para seis dezenas, a Caixa ainda entrega premiações secundárias para quem acertar quatro ou cinco números, respectivamente, na Quadra e na Quina. As apostas podem ser feitas em qualquer uma das casas lotéricas do Brasil até às 19h desta terça-feira. 

 

Vereador de Macaúbas morre atingido por descarga elétrica

  • 22 Dez 2015
  • 11:21h

(Foto: Reprodução)

Um vereador da cidade de Macaúbas, a cerca de 700 km de Salvador, morreu ao ser atingido por uma descarga elétrica, na chácara em que morava. Segundo informações da delegacia, a fatalidade aconteceu no momento em que ele instalava um poço artesiano em sua propriedade, que fica no povoado de Boqueirão. Segundo a polícia, Cássio Ricardo de Souza, conhecido como "Cau do PT", por ser filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), não resistiu e morreu no hospital. A situação ocorreu por volta das 14h de segunda (22). O sepultamento será realizado na tarde desta terça (23), no povoado de Gameleira. A polícia informou ainda que ele era casado e deixa três filhos. Ele foi eleito com 861 votos nas eleições de 2012, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), ficando na quinta posição entre os vereadores da cidade.

Inep publica notas do Enade 2014

  • 22 Dez 2015
  • 10:30h

(Foto: Reprodução)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou na edição de hoje (22) do Diário Oficial da União as notas dos cursos superiores no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2014. O objetivo do exame é avaliar o conhecimento dos estudantes do último ano dos cursos de graduação sobre o conteúdo programático, suas habilidades e competências. O resultado é usado para compor índices que medem a qualidade de cursos e instituições de ensino superior. Os estudantes devem fazer o Enade para obter o diploma, no entanto, não existe um desempenho obrigatório aos alunos. Na última sexta-feira (18), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que o exame passará por um processo de aprimoramento em 2016. Entre as novidades está a inserção da nota do exame no currículo do aluno, de forma que possa contar como critério para acesso à pós-graduação. Outra mudança para o ano que vem é a implantação do Enade Digital, para a aplicação da prova, e um mecanismo de avaliação mais preciso do desempenho da instituição na formação dos alunos. Serão incorporadas à nota final a taxa de desistência (estudantes que abandonaram o curso) e a evolução de desempenho, que compara a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de ingresso na instituição, com a do Enade, na conclusão do curso. acesse aqui a lista com as notas do Enade 2014, publicada no Diário Oficial da União. 

Restaurante Fogão a Lenha realiza promoção ‘Balança Livre’ nesta semana de Natal

  • 22 Dez 2015
  • 09:48h

(Divulgação)

A maravilhosa culinária do Restaurante Fogão a Lenha, composta de pratos que tem um toque especial da irresistível comida caseira poderão ser degustadas de uma forma mais exclusiva nesta semana de Natal, já que está sendo lançada, nesta terça-feira (22), a promoção “Balança Livre”, ou seja, os clientes podem comer a vontade por um preço fixo de R$ 15,00, lembrando que se houver desperdício será cobrada uma taxa extra. Vale também ressaltar que os clientes que estiverem de dieta ou coisa do gênero e não quiserem participar da promoção, podem usar o sistema de normal de pesagem. A direção informa que a promoção irá até sábado (26) e que na sexta (25) o restaurante ficará fechado devido às comemorações natalinas. O Restaurante Fogão a Lenha fica localizado na Rua Sergipe, 27, ao lado da Praça da Prefeitura. 

Troca de luminária teria causado fogo em Museu da Língua Portuguesa

  • 22 Dez 2015
  • 09:34h

(Foto: Reprodução)

O incêndio que destruiu o Museu da Língua Portuguesa na segunda-feira (21) pode ter sido causado por um curto-circuito iniciado na troca de uma luminária. A informação foi dada por um funcionário do museu a equipes da Defesa Civil, segundo o coordenador do órgão, Milton Persoli. Segundo o relato, a troca foi no segundo andar do museu, mesmo local onde o fogo começou. A possível causa será investigada juntamente com outras pela Polícia Técnico-Científica, que fará uma perícia no local. Durante a madrugada, técnico do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) já realizaram uma primeira investigação no local.

O trabalho de investigação só deverá avançar, porém, com o final do trabalho de rescaldo pelo Corpo de Bombeiros, que ainda continuava na manhã desta terça. Pequenos focos ainda apareciam no interior da edificação. Milton Persoli disse que "uma simples troca de luminária, sem uma prevenção adequada, pode desencadear um processo como esse", afirma. Todo o prédio foi afetado pelo fogo e pela fumaça e vai ter que ser reconstruído, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Após o incêndio ter sido controlado, ainda havia risco de queda de parte do telhado. "Foi uma área bem grande, afetou todos os pavimentos. Praticamente toda a área do museu", afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros, Rogério Bernardes Duarte. Por isso, trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) não circulam pela Estação na manhã desta terça. O bombeiro civil Ronaldo Pereira, que trabalhava no museu, morreu durante o incêndio.

CONTINUE LENDO

Oportunidade: Vende-se terrenos nas proximidades da Fazenda Lamarão

  • 22 Dez 2015
  • 09:06h

Ter um sítio para passar os finais de semana e descansar da correria da cidade é o sonho de muitas pessoas, então, você que sempre sonhou em possuir um terreno com ótima localização para construir o seu recanto de lazer e descanso, chegou a hora, oportunidade única. A propriedade além de ser bem localizada, possui uma área de 1000 metros quadrados, água encanada, energia elétrica e uma vista de tirar o fôlego. Entre em contato agora mesmo com o proprietário através do telefone (77) 9-9997-9314 e adquira o seu lote.