Mensagem de Natal do Vereador Zé Carlos de Jonas

  • 24 Dez 2015
  • 13:23h

(Divulgação)

Rui sanciona lei que garante maior autonomia às universidades estaduais

  • 24 Dez 2015
  • 13:20h

(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

O governador Rui Costa sancionou, nesta quarta-feira (23), a Lei 13.466, que dispõe sobre a organização e funcionamento das universidades estaduais. Com a medida, o governo confere maior autonomia às universidades para definirem seus estatutos e regimento próprio, de forma democrática, com a participação de todos os segmentos da comunidade universitária. De acordo com Rui, a autonomia concedida às universidades atende a um plano maior para a educação no estado. "É fundamental que as universidades ajam dentro de um ambiente autônomo para traçar suas estratégias de gestão e garantir, desta forma, uma educação superior de qualidade, direcionada para atender às demandas acadêmicas. A educação é a base do meu governo, e não vejo outro caminho que não o da autonomia", afirmou. Para o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, essa é uma conquista histórica para as universidades estaduais. "Agora, as comunidades universitárias têm autonomia para construir seus processos de gestão acadêmica e administrativa, observando os limites da disponibilidade orçamentária dos recursos do Tesouro Estadual", celebrou.

Deputado quer proibir inauguração de obras inacabadas na Bahia

  • 24 Dez 2015
  • 13:11h

Foto: Virgínia Andrade/Bahia Notícias

O deputado estadual Alan Saches (PSD) que proibir que obras inacabadas sejam inauguradas na Bahia. De acordo com o projeto de Sanches, "ficam proibidas as inaugurações e entrega de obras públicas que se encontrem inacabadas ou faltando partes delas ou que não estejam em condições perfeitas para o atendimento à população destinada". Para o parlamentar, as obras, para serem inauguradas, devem passar pelo Órgão Fiscalizador, como também por agentes legalmente eleitos pela comunidade que utilizará o bem.

Na Minas Calçados e Confecções você compra barato e ainda pode ganhar um Volkswagen UP-0km na campanha da CDL

  • 24 Dez 2015
  • 12:31h

O Natal chegou!!! Minas Calçados e Confecções !!! São muitas novidades em calçados, acessórios e vestuários, em toda linha infantil, feminino e masculino, para você estar antenado com as tendências nas festas de fim de ano.

Venha e traga toda sua família. Além de comprar o que há de melhor no mercado, você ainda concorre a 01 Carro zero quilômetro através da Campanha de Natal que é promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

A Minas Calçados e Confecções está esperando por você. Para conhecer, experimentar e comprar é só ir até a Rua Coronel Tibério Meira, 333. Além da garantia de fazer um ótimo investimento, você pode dividir as suas compras em até 10 pagamentos em um crediário super facilitado. Para maiores informações, ligue (77) 3441-3319.

Mensagem de Natal do Vereador Catoze

  • 24 Dez 2015
  • 11:51h

(Composição: Brumado Urgente)

Mensagem de Boas Festas do Vereador Zé Ribeiro

  • 24 Dez 2015
  • 11:38h

(Divulgação)

Papai Noel habita o imaginário infantil

  • Luana Almeida
  • 24 Dez 2015
  • 11:31h

Luciano da Matta | Ag. A TARDE

Quando acordar nesta manhã de Natal, Giovanna Comini, 5 anos, deverá encontrar o tão esperado presente na janela de casa, ao lado do tradicional sapatinho com o pedido, depositado no local na noite anterior. A garota não sabe, mas o cenário, típico de filme infantil, é montado pelo pai, Mário Comini, 45. Todos os anos, ele capricha nos adereços para tornar a fantasia que envolve a existência do Papai Noel mais real para a filha. A história em torno dessa figura - seja ela associada a São Nicolau ou ao velhinho de barriga protuberante, criado pelo desenhista alemão Thomas Nast - povoa o imaginário das crianças e é uma das poucas que resistiram à modernidade.

No entanto, é carregada de polêmica. Se, para algumas famílias, como a de Giovanna, o senhor barbudo, de vestes vermelhas, é sinônimo de bondade e solidariedade; para outras, é apenas um personagem criado para incentivar o consumismo.


Na casa dos Comini, a espera pelo Papai Noel tornou-se uma grande brincadeira que envolve toda a família. Juntos, eles decoram a casa com temas natalinos e  elaboram cartinhas com pedidos de presentes. E é esse clima de união que motiva Mário a incentivar a filha a crer na existência do Bom Velhinho.


"Fazemos questão de cumprir esse ritual de Natal. Reproduzo para minhas filhas o que aprendi com meus pais. Eles me ensinaram que, mais que dar presentes, o Papai Noel une nossa família", disse.


Quando o pequeno Davi Santana, de 4 anos, questionou a mãe, a advogada Luciana Santana, 47, sobre a existência do Papai Noel, ela não hesitou: tratou de contar, com jeitinho, que os presentes que ele ganhava no Natal eram comprados pelo próprio pai.


A atitude, mal interpretada por alguns familiares, na verdade, teve a intenção de poupar o garoto do trauma que ela sofrera na infância, quando descobriu que aquele senhor rechonchudo, que aparece nas embalagens do panetone, não passava de uma lenda.


Luciana conta que tinha 5 anos quando ouviu as tias comentarem o assunto. "Papai Noel era uma figura importante para mim, um herói. Chorei muito", relembra.


O trauma transformou o sentimento positivo que ela nutria pelo Bom Velhinho em revolta. "Aos poucos, comecei a reconhecê-lo apenas como um símbolo do consumismo. Não quis que meu filho passasse pelo mesmo trauma, nem que alimentasse essa cultura consumista", explica.


Fantasia x realidade

Apesar disso, o clima natalino não deixou de contagiá-los. Segundo ela, a essência da festa que ainda move a família. "Ainda que o Bom Velhinho não exista de fato, o que vale é o exemplo de bondade que ele renova em nós a cada ano. Digo ao meu filho que essa história de Papai Noel não existir é um segredo que deve ficar apenas entre a gente, para que ele não estrague a brincadeira dos colegas de escola e amigos do prédio", diz.


Para a psicóloga Juliana Pedreira, até que as crianças criem maturidade suficiente para compreender que tudo não passa de uma metáfora que vai além de um personagem da famosa marca de refrigerantes, o ideal é deixá-las livres para diferenciar, pouco a pouco, o real da fantasia.


"Incentivar o imaginário infantil irá contribuir para o desenvolvimento cognitivo. É comum que, com o avanço da idade, a criança vá desconstruindo a figura do Papai Noel", explica.


É neste momento, segundo ela, que o exemplo de bondade passado pelo personagem deve ser exaltado. "Por trás da história do nosso Bom Velhinho, encontramos boas mensagens para levar para a vida", disse.


Há seis anos, o aposentado Joaquim Berbel, 65, incorpora o personagem do Papai Noel em um grande shopping da capital baiana.  Durante 30 dias, sua poltrona é concorrida não apenas por crianças, mas também por adultos.


Por causa disso, elaborou a seguinte teoria: "Papai Noel resgata, a cada dezembro, a inocente criança que a vida adulta tenta tirar de nós o tempo inteiro".


Orientações importantes


Contar a verdade?

Para especialistas, o ideal é deixar livre para diferenciar o real e a fantasia. Estimular o  imaginário infantil irá contribuir para o desenvolvimento cognitivo da criança


Ele descobriu, e agora?


É normal que a criança, com o passar dos anos, comece a questionar os pais sobre a existência do Bom Velhinho. Mostre a ele que o exemplo de bondade trazido pelo personagem vai além do simples portador de um presente


Xô, consumismo!


Opte por brinquedos que estimulem a criatividade e a imaginação das crianças. Avalie se o pedido trata-se de uma “moda” ou de um real desejo

CONTINUE LENDO

Mensagem de Natal do Vereador Márcio Moreira

  • 24 Dez 2015
  • 11:26h

Mensagem de natal da Artdesign

  • 24 Dez 2015
  • 11:21h

Prefeitura de Brumado convoca representações e lideranças comunitárias para Encontro sobre a Tríplice Endemia (Dengue, Zika e Chikungunya)

  • 24 Dez 2015
  • 10:45h

(Divulgação)

O crescimento em toda a Bahia da Tríplice Endemia (Dengue, Zika e Chikungunya) vem criando uma grande mobilização para um combate ainda mais ostensivo ao mosquito Aedes Aegypti. Após a associação do Zika Vírus aos casos de Microcefalia que começaram a surgir em todo o estado, uma intensificação ainda maior das ações foi operacionalizada. Diante desse quadro, a Prefeitura Municipal de Brumado, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde começaram também a formatar um planejamento mais efetivo das ações. Dentro desse planejamento será realizada uma grande reunião com a participação de inúmeras lideranças da sociedade civil, representantes de classe, profissionais de saúde e outros, a qual acontecerá na próxima segunda-feira (28) na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal, às 18 horas, onde será ministrada uma palestra pelo coordenador do Setor de Endemias, Fábio Azevedo, que estará explicando de forma detalhada todas as ações que deverão ser realizadas a partir de agora no combate ao mosquito transmissor da tríplice endemia. Assuntos como a destinação correta do lixo, a limpeza de terrenos, o armazenamento correto dos reservatórios serão abordados de forma clara e precisa. Então, a presença das lideranças comunitárias, dos presidentes de associações, dos representantes classistas e educadores em geral é vital para que o planejamento possa atingir os seus objetivos, pois nesse momento todos precisam ser multiplicadores nesta luta sem tréguas no combate ao Aedes Aegypti. 

Mensagem de Boas Festas da Prefeitura Municipal de Brumado

  • 24 Dez 2015
  • 10:40h

O ano de 2015 está chegando ao fim e, mais uma vez, podemos dizer como o salmista “que até aqui nos ajudou o Senhor”, já que, apesar das barreiras e dificuldades do caminho, estamos firmes e fortes e com os sentimentos renovados para enfrentar os novos desafios que 2016 trará para todos nós. Sabemos que foi um ano difícil, de agravamento da crise econômica e política, de contenção de gastos e recursos, de sonhos que tiveram que ser adiados e de uma das maiores estiagens da nossa história, mas, mesmo diante dessas adversidades, terminamos mais esse ciclo com o sentimento do dever cumprido, pois foi dado o melhor de todos nós que atuamos na gestão municipal no atendimento das principais urgências de nosso município. Podemos afirmar que a palavra que exprimirá com muita exatidão esse momento é SUPERAÇÃO, então, diante disso, cremos que com a fé em Deus, a força do trabalho e a determinação de cumprir o que planejamos, iremos saltar as muralhas que irão aparecer diante de nós e continuar a fazer de Brumado uma cidade cada vez melhor. Que o Natal seja de muita paz e harmonia e que o ano de 2016 traga um renovar das nossas forças e esperanças e que a Vitória seja sempre uma constante em nossa vida. São os votos da Prefeitura Municipal de Brumado.

 

Artistas regionais mostram versatilidade no encerramento do Natal da Cidade 2015

  • Secom . PMVC
  • 24 Dez 2015
  • 10:24h

(Foto: Divulgação)

Na quinta e última noite da 19ª edição do Natal da Cidade, três atrações regionais mostraram a versatilidade e qualidade do cenário musical de Vitória da Conquista.Geci Brito com o samba e suas variantes apresentou o show “Negritude”; a banda Distintivo Blue, como o nome já deixa claro, mostrou que existe blues no Brasil; e a última banda The Cadillacs continuou nas décadas de 60 e 70 com releituras dos Beatles, Elvis Presley, Ray Charles, entre outros. “A ideia de reunir vários estilos musicais é incrível, pois não segmenta o público. Pra nós é um prazer participar de um evento tão importante na cidade e tocar no mesmo dia de um grupo que inspirou gerações”, disse o vocalista do The Cadillacs, Fernando Bernardino. Para o estudante universitário Mateus Costa, 19, essas cinco noites foram “muito agradáveis”.

 

Mensagem de Boas Festas do Deputado Federal Waldenor Pereira

  • 24 Dez 2015
  • 10:20h

Mais duas trilhas da Chapada são liberadas pelo ICMBio

  • 24 Dez 2015
  • 09:29h

Cachoeira da Fumaça é um dos principais cartões-postais da Chapada Diamantina (Foto: José Raphael Berrêdo / G1)

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou nesta quarta-feira (23) que com os avanços no combate aos incêndios da região da Chapada Diamantina, mais duas atrações do Parque Nacional foram liberadas para visitação. As trilhas da Fumacinha e Véu de Noiva, no município de Ibicoara, já podem ser utilizadas pelos visitantes. Na segunda-feira (21), o ICMBio já havia liberado a trilha da Gruta do Lapão, em Lençóis. Dessa maneira, apenas a Cachoeira da Fumaça, no município de Palmeiras, segue suspensa.Em contato com o G1, a analista do ICMBio, Marcela de Marins, contou que desde segunda-feira (21) ocorrem chuvas pontuais na região e que os incêndios seguem em fase de monitoramento. "O fogo ainda não foi debelado, mas está sendo controlado, e já não apresenta mais tantos riscos. A possibilidade de que a situação tenha um ponto final é grande". Ainda de acordo com Marcela, a região do Morro Branco é a que apresenta mais riscos devido ao difícil acesso terrestre, mas operações de monitoramento aéreo estão sendo realizadas no local.

Mensagem de Natal Usevidros

  • 24 Dez 2015
  • 08:57h