Multas por não uso do farol durante o dia serão suspensas

  • Tribuna da Bahia
  • 30 Jul 2016
  • 10:22h

(Foto: Reprodução)

Foi determinada pelo juiz substituto da 3ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Djalma Andrelino Nogueira Júnior, como medida de urgência, a suspensão das multas dos veículos que trafegaram sem o farol aceso durante o dia.  A determinação tem como parte autora a Associação Brasileira de Usuários de Veículos (Abuv) e ré a Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco. A ordem suspende a exigência de multas de trânsito aplicadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Pernambuco (DER/PE) por infração à Lei 13.290/2016. Com isso, as multas geradas devem ser  retiradas do sistema de controle eletrônico os débitos de proprietários de veículos que tenham infringido a referida norma do período de início da eficácia da Lei 13.290/2016 até 23 de agosto de 2016.  De acordo com o Tribunal de Justiça de Pernambuco, “na decisão, o magistrado destaca que, em Comunicado Oficial datado de 13 de julho de 2016, o DER/PE suspendeu a aplicação das multas decorrentes de atos infracionais à Lei 13.290/2016, bem como reconhece a necessidade de ações de divulgação para cumprimento da citada norma, em sua malha viária, além de revisão e manutenção da sinalização de trânsito, até 23 de agosto próximo”. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), até o momento não foi notificado sobre a decisão judicial que anula as multas aplicadas oriundas da Lei 13.290/16. Portanto, o órgão afirmou só se pronunciar quando isto acontecer. O DER ainda afirmou em nota que “ressalta também que agentes de trânsito e educadores realizam ações educativas nas principais estradas da Região Metropolitana visando alertar os motoristas sobre o início das rodovias estaduais”.

Planejar a carreira inclui aprimorar conhecimentos na área de atuação

  • Ascom I Faculdade Maurício de Nassau I Mara Ferraz
  • 30 Jul 2016
  • 09:33h

(Faculdade Maurício de Nassau / foto: Divulgação)

Um dos desafios enfrentados no ambiente corporativo é aliar um plano de carreira com as expectativas das empresas. Para a coordenadora do curso de Administração da Faculdade Maurício de Nassau, Augusta Baiano, para um planejamento mais eficiente ele deve cumprir etapas: concluir a graduação, perceber em qual área de atuação ele possui uma maior habilidade e buscar fazer cursos de aprimoramento, como uma pós graduação. Segundo Baiano, um colaborador que participar de uma entrevista de emprego com o cumprimento dessa meta, tem mais chances de alcançar um melhor resultado, “com essa iniciativa, significa que ele está preocupado em crescer na carreira e vai contribuir melhor na empresa com sua qualidade de serviço”, defende. Os cursos de pós graduação que o profissional irá buscar são os de Especialização, Mestrado e Doutorado. 

 

E para quem pretende seguir a carreira acadêmica sem necessariamente sair da empresa em que atua, a Faculdade Maurício de Nassau oferece a possibilidade, para quem realiza os cursos de pós graduação, de estagiar como docente em uma disciplina de um dos cursos de graduação da Instituição. Atualmente a Nassau oferece cursos de Pós Graduação em: Auditoria e Controladoria, Auditoria em Sistemas de Saúde; Direito Civil e Processo Civil; Direito Material e Processual do Trabalho; Docência do Ensino Superior; Educação Especial; Engenharia de Segurança do Trabalho; Executivo em Logística Empresarial; Gestão da Educação; Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental; Gestão de Pessoas; Gestão de Projetos; Gestão Empresarial; Gestão Hospitalar e Sistema de Saúde; Gestão Pública; Marketing e Publicidade; Nutrição Esportiva; Pedagogia Empresarial; Práticas Gastronômicas e Psicopedagogia Escolar.

 

CONTINUE LENDO

Operação Hashtag: 13º suspeito de ligação com terrorismo é detido pela Polícia Federal

  • 30 Jul 2016
  • 08:51h

(Foto: Reprodução)

Um adolescente de 17 anos foi apreendido nesta sexta-feira (29) pela Polícia Federal por suspeita de ligação com o terrorismo. Ele é o 13º alvo da Operação Hashtag detido. Segundo informações da Folha de S. Paulo, o jovem foi encontrado na cidade de Caldas Novas, em Goiás. Agências de inteligência alegam que ele já se envolveu com integrantes do grupo extremista Estado Islâmico enquanto estava no exterior. Investigadores apontam que ele e a família viviam nos Estados Unidos, mas foram deportados por estarem morando ilegalmente no país. No último dia 21 de julho, a Justiça Federal expediu 12 mandados de prisão, sendo que dez foram cumpridos no mesmo dia. A Operação Hashtag é a primeira realizada pela Polícia Federal com o objetivo de combater o terrorismo depois da aprovação da lei que tipifica este tipo de regulamento.

Sem empresas, partidos apostarão em redes sociais para arrecadar

  • 30 Jul 2016
  • 08:11h

(Foto: Reprodução)

Com o veto do Supremo Tribunal Federal (STF) à doação empresarial para campanhas eleitorais, partidos ouvidos pelo G1 informaram que devem priorizar o uso de redes sociais para incentivar doações de militantes na disputa municipal deste ano. Nesta semana, a reportagem procurou os cinco partidos com maior número de parlamentares no Congresso Nacional – PMDB, PT, PSDBPP e PR – para saber quais  estratégias adotarão para arrecadar recursos na eleição de outubro. Além das campanhas na internet, as direções das legendas decidiram delegar aos diretórios estaduais a definição sobre outras estratégias para garantir recursos para os candidatos. 

Além da proibição da doação empresarial às campanhas pelo STF, outros temas relacionados às disputas eleitorais foram modificados no ano passado, quando a presidente Dilma Rousseff, atualmente afastada em razão do processo de impeachment, sancionou a Lei da Reforma Política. O período da campanha, por exemplo, caiu de 90 para 45 dias – com isso, a propaganda eleitoral terá início no dia 16 de agosto deste ano. Em entrevista ao G1 nesta semana, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, disse que o Supremo Tribunal Federal (STF) colocou "o carro na frente dos bois" ao proibir que empresas façam doações eleitorais. "Porque nós discutimos primeiro o financiamento, sem prestar atenção ao sistema eleitoral. Não alteramos nada no sistema eleitoral e decidimos mudar o financiamento", disse o magistrado. "Nós temos agora que aguardar o resultado dessa campanha e ver também se na reforma política haverá a revisão do sistema eleitoral", concluiu.

Estratégias de arrecadação
No caso do PT, o secretário de Finanças do partido, Márcio Macêdo, disse que a cúpula do partido estuda campanhas de arrecadação que utilizem vídeos no YouTube, principalmente em razão do “baixo custo” para produzir as gravações. Ao G1, ele disse também que campanhas no Facebook e no Twitter deverão ser utilizadas pelos candidatos petistas às prefeituras. Segundo Macêdo, “dentro das possibilidades”, o partido contribuirá com os candidatos, mas os políticos precisam estar prontos para campanhas “mais simples” neste ano. “A principal estratégia para as campanhas deste ano é o candidato entender que serão campanhas mais simples, com foco no corpo a corpo. Nós vamos estimular o uso das redes sociais para os candidatos arrecadarem, assim como a campanha 'Seja Companheiro' que, por meio dela, os militantes podem doar para o partido por meio do nosso site”, disse o secretário. Na mesma linha, o tesoureiro-adjunto do PMDB e ex-presidente do partido, senadorValdir Raupp (RO), afirmou que não há uma determinação oficial do PMDB sobre as estratégias de arrecadação, mas que, em sua avaliação, com o fim das doações empresariais, os candidatos terão que focar principalmente nas inserções de rádio e TV e nas redes sociais para arrecadar. “Com base no quadro que estamos imaginando, 90% da arrecadação das campanhas virão com base no que os eleitores ouvirem no rádio, virem na TV e, claro, acessarem nas redes sociais. Os outros 10% virão com o que os candidatos fizerem nas ruas. Mas o foco do candidato deve ser se tornar conhecido nas redes sociais, e conseguir que os usuários o conheçam e façam as doações”, disse. Para Raupp, a “vantagem” de redes sociais como Twitter e Facebook é o baixo custo para os candidatos criarem suas campanhas de doação. “E isso é muito interessante. E posso dizer, sem dúvida, que ficou ainda mais importante o uso das redes sociais pelos candidatos após a campanha do Obama em 2008. Aquilo foi um aprendizado e fez com que todo mundo no meio político passasse a utilizar essas redes. E isso não vai parar, pelo contrário, só tende a crescer”, completou. Segundo explicou ao G1 o presidente do PMDB, senador Romero Jucá (RR), o partido também utilizará as redes sociais para divulgar um programa que estará disponível no site da legenda a partir da próxima semana chamado "PMDB mais que voto". Conforme Jucá, por meio desse sistema, o eleitor poderá fazer a doação ao candidato que quiser – o candidato pagará R$ 400 para ter um perfil nesse sistema. A cada 72 horas, explicou, o próprio sistema enviará para o TRE do estado do candidato o relatório com a doação para que a prestação seja de contas seja on-line.

CONTINUE LENDO

Bahia terá reposição de 121 profissionais do Programa Mais Médicos

  • 30 Jul 2016
  • 07:02h

(Foto: Reprodução)

A Bahia receberá 121 profissionais para ocupar vagas em aberto do Programa Mais Médicos, incluindo 29 brasileiros formados no exterior e 42 cubanos. Os 50 restantes serão selecionados por meio edital em 39 municípios do estado. "A estratégia do Programa Mais Médicos trará resultados permanentes para o Brasil. O Mais Médicos é um programa permanente, os bolsistas são transitórios até que se completem os objetivos de colocar médicos bem formados e qualificados, atendendo a população nos mais distantes locais do país", ressaltou o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Mais de 1.350 vagas já estão em processo de reposição em todo o país. Destas, 550 serão ocupadas por médicos cubanos, 305 por brasileiros graduados fora do país e 502 por profissionais que serão selecionados no edital de reposição lançado em julho. A previsão do ministério é que cerca de 650 profissionais de Cuba cheguem até o fim de agosto, totalizando mais de 2 mil reposições.

Lula, Delcídio e outros 5 viram réus acusados de tentar obstruir a Justiça

  • 29 Jul 2016
  • 20:01h

(Foto: Reprodução)

O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, aceitou denúncia apresentada pelo Ministério Público e transformou em réus o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), o ex-chefe de gabinete de Delcídio Diogo Ferreira, o banqueiro André Esteves, o advogado Edson Ribeiro, o pecuarista José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai. Eles são acusados de tentar obstruir a Justiça tentando comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. É a primeira vez que Lula vira réu na Lava Jato. Pouco depois da publicação, a TV Globo procurou a assessoria do Instituto Lula e, até a última atualização desta reportagem, ainda aguardava uma manifestação.

 A denúncia acusa os sete de três crimes: embaraço à investigação de organização criminosa que prevê pena de três a oito anos; patrocínio infiel (quando advogado não defende corretamente interesses do cliente – os outros foram considerados coautores), que prevê pena de seis meses a três anos; e exploração de prestígio, que prevê pena de um a cinco anos. O magistrado da 10ª Vara Federal de Brasília entendeu que estão presentes elementos probatórios para início de uma ação penal. Ricardo Leite concedeu prazo de 20 dias para os sete acusados se manifestarem sobre a acusação e determinou a retirada do sigilo do processo. No despacho, o juiz também ordenou que as defesas dos réus fossem informadas por e-mail sobre a abertura da ação penal. Leite disse que decidiu informar os acusados por meio eletrônico, além da intimação oficial, porque o caso possui "interesse midiático" em razão da projeção nacional dos envolvidos na denúncia. Nos últimos meses, Lula tem acusado magistrados e integrantes do Ministério Público de vazarem informações para a imprensa com o objetivo de promover "espetáculos midiáticos" com decisões contra ele. Depois que os advogados dos sete réus se manifestarem, terá início a fase de produção de provas e os interrogatórios de testemunhas de defesa e acusação. Concluída esta fase, o juiz decidirá se condena ou absolve os sete acusados de tentar obstrir o trabalho da Justiça.

O que disseram os suspeitos
Advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, responsável pela defesa de André Esteves, lamentou a decisão da Justiça Federal de Brasília. Segundo o criminalista, Delcício isentou o banqueiro de envolvimento na suposta tentativa de comprar o silêncio de Cerveró, afirmando que esse papel foi atribuído pelo Ministério Público a Bumlai. A defesa também sustenta que as suspeitas que pesavam contra Esteves foram descartadas pelo ministro Teori Zavascki quando revogou a prisão preventiva do banqueiro, em dezembro. “Tenho muita convicção que, no julgamento colegiado do STF, a denúncia não seria recebida em relação ao André. O ministro Teori, quando determinou a soltura do André, disse que a denúncia veio com exatamente as mesmas premissas que estão no pedido de prisão. Para nós, foi uma lástima o processo não ter sido submetido à Segunda Turma”, disse o criminalista. A defesa de Édson Ribeiro disse à TV Globo que refuta completamente os fatos descritos na denúncia do Ministério Pública. De acordo com os advogados, Ribeiro nunca frustou os interesses de Nestor Cerveró, que era seu cliente até a Polícia Federal prendê-lo sob a acusação de estar envolvido em uma tentativa de calar o ex-dirigente da Petrobras. Os defensores de Édson Ribeiro também afirmou que espera que o juiz reverta a decisão e não aceite a denúncia contra o ex-advogado de Cerveró.

CONTINUE LENDO

Governo estuda medidas para restringir compras em sites internacionais

  • 29 Jul 2016
  • 19:04h

(Foto: Reprodução)

O governo do presidente interino Michel Temer (PMDB) quer restringir as compras em sites internacionais e prepara medidas para isso. A ideia, de acordo com a coluna Painel, da Folha, é enterrar a regra, taxando todo tipo de remessa, ou adotar um valor simbólico para a isenção. A proposta foi discutida pelos ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e da Indústria, Marcos Pereira, nesta quinta-feira (28). Atualmente, as compras em sites como o chinês Alibaba e o americano Amazon não sofrem impacto tributário se forem de até US$ 50. 

Apenas 25% das meninas tomaram vacina contra HPV na BA, diz Sesab

  • 29 Jul 2016
  • 18:06h

(Foto: Reprodução)

A vacina contra o papilomavírus humano (HPV) foi aplicada, este ano, em apenas 25% das meninas que estão na idade de serem imunizadas, entre 9 e 13 anos, na Bahia. Os dados são da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), que ainda informa que somente pouco mais da metade das jovens que já foram imunizadas (cerca de 14%) retornaram aos postos pra segunda dose da vacina. Os especialistas atribuem os baixos índices de vacinação aos pais, por terem medo dos possíveis efeitos colaterais e de estimular a prática sexual precoce nas filhas. O HPV é um vírus transmitido sexualmente e que pode levar ao câncer de colo de útero. A vacina contra a doença é fornecida de graça e está sobrando nos postos de saúde. Os responsáveis devem ficar atentos pois as crianças e adolescentes só estão imunizadas se tomarem as duas doses da vacina.

De acordo com o ginecologista Carlos Menezes, a imunização é importante e os efeitos colaterais são comuns, iguais a outras vacinas, como uma pequena dor local e vermelhidão, que passa em horas ou dias. "A vacina vai trazer vários benefícios para a mulher. Ela [a vacina] reduz em cerca de 70% as chances de ter câncer de colo do útero, que é o câncer que mais mata mulheres no Brasil. Ela [a vacina] reduz em 90%, o surgimento de verrugas genitais, que são dolorosas ao tratamento, e de lesões pré-malignas e malignas de ânus, além de proteger em 50% o surgimento de lesões em vulva e vagina. Então oferece uma excelente proteção para essas meninas", explicou Menezes. Bárbara Adzane, mãe de uma menina de 10 anos, disse que entende a importância da vacina e por isso levou a filha para tomar as doses. "Tem que ter a consciência do que é melhor para as nossas filhas, que é a prevenção. A primeira dose ela tomou na escola. A segunda dose, eu a levei até o posto de saúde e ela foi vacinada", relatou. 

Vacinação
Em 2014, a meta de vacinação contra HPV foi atingida em mais de 100% para as meninas da faixa etária entre 9 a 13 anos, segundo dados da Sesab. Já em 2015, apenas 56% das meninas tomaram a primeira dose da vacina e 30,31% a segunda dose, essencial para a imunização completa. "Justamente nessa faixa etária [9 e 13 anos] que o sistema imunológico da menina está mais capaz de produzir mais anticorpos. Se deixar para mais tarde, a produção [de anticorpos] não vai ser tão eficaz", disse Ramon Saavedra, coordenador de imunização da Sesab.

CONTINUE LENDO

Acidente com banda conquistense Rei da Cacimbinha deixou 11 feridos

  • Por Rodrigo Ferraz
  • 29 Jul 2016
  • 17:08h

Um acidente envolvendo uma van e um animal na BR-116, entre os municípios de Serrinha e Araci, no nordeste da Bahia, deixou 11 pessoas feridas na noite de quinta-feira (28). As vítimas integram a banda conquistense “Rei da Cacimbinha”. O líder do grupo, o cantor John Falcão, está entre os feridos. De acordo Ludson Gusmão, empresário da banda, o grupo seguia viagem para um show em Natal (RN), quando um cavalo apareceu na estrada forma repentina. A van acabou colidindo com o animal. “Com a batida, o carro capotou três vezes”, contou. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi encaminhada para o local do acidente. Na van, estavam 10 músicos e um motorista. Todos ficaram feridos. Nove deles foram encaminhados para um hospital no município de Araci, onde foram atendidos e liberados. Entre eles, está o cantor John Falcão. “Ele teve luxação na costela e na coluna. Foi atendido no hospital, liberado, mas segue em um hotel do município”, detalhou.

Brasil: Esposa mata marido após ver conversa em rede social

  • Correio 24h
  • 29 Jul 2016
  • 16:16h

Foto: Reprodução / Facebook

Uma mulher matou o marido por conta de uma conversa na rede social Facebook. Segundo informações do portal "TNOnline", o crime aconteceu na madrugada desta sexta-feira (29), na cidade de Paranaguá, no norte do Paraná. Hellen Eiglmeier Mendes, 26 anos, deu uma facada no peito do marido, Abner Dubiela, também de 26, que morreu logo após o golpe, que atingiu o coração da vítima. Uma equipe do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ao local do crime para prestar socorro, porém, Abner já estava morto. Ainda segundo o "TNOnline", a mulher assumiu a autoria do crime e contou que a discussão teve início após ela pegar o celular do marido e ver uma conversa comprometedora. Ela então pegou a faca e o atacou. O casal namorava desde a adolescência e estava casado há dois anos. Eles tinham um filho de um ano. Hellen foi presa em flagrante e responderá por homicídio.

Defesa de Lula denuncia na ONU violações praticadas por Sérgio Moro

  • 29 Jul 2016
  • 15:56h

(Foto: Reprodução)

A defesa do ex-presidente Lula denunciou no Comitê de Direitos Humanos da ONU uma série de possíveis violações praticadas pelo juiz federal Sérgio Moro e os procuradores da operação Lava Jato ao Pacto de Direitos Políticos e Civis. A petição, assinada pelo pelo escritório Teixeira, Martins & Advogados e pelo advogado Geoffrey Robertson (Queen’s Counsel), um dos maiores especialistas no mundo na defesa dos Direitos Humanos e membro do escritório londrino Doughty Street Chambers, foi apresentada nesta quinta-feira (28), no Comitê. Os advogados afirmam que Lula não se opõe a qualquer investigação, desde que realizada com a observância da lei e das garantias constitucionais e, ainda, daquelas previstas nos Tratados Internacionais subscritos pelo Brasil. 

A ação pede ao Conselho que se pronuncie sobre as supostas arbitrariedades praticadas pelo magistrado contra Lula, seus familiares, colaboradores e advogados. Na denúncia, os advogados afirmam que o ex-presidente sofreu privação de liberdade por cerca de 6h, por meio de uma condução coercitiva sem qualquer previsão legal; ao vazamento de materiais confidenciais para a imprensa e à divulgação de ligações interceptadas; a diversas medidas cautelares autorizadas injustificadamente; e, ao fato de Moro haver assumido em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) o papel de acusador, por imputar crime a Lula por doze vezes, além de antecipar juízo de valor. Um dos advogados de Lula, Cristiano Zanin Martins, afirma que ações contra a corrupção são de “importância vital para a democracia”, mas que devem ser efetivas e dentro da lei “para serem dignas de orgulho, e não arbitrárias e ilegais, o que acabará causando vergonha no futuro”. Para ele, Moro promove ações injustas e sem a observância da lei são contra-produtivas e causarão danos ao combate à corrupção. Já o advogado Geoffrey Robertson considera que “Lula trouxe seu caso para a ONU porque não é possível haver justiça no Brasil dentro de um sistema como esse”, com telefones grampeados e áudios vazados.

CONTINUE LENDO

Motorista sai ileso após carro bater em muro e pegar fogo em Conquista

  • 29 Jul 2016
  • 15:13h

Após batida em muro, carro pegou fogo em Vitória da Conquista (Foto: Leandro Santos/Blog do Léo Santos)

O motorista de um carro saiu ileso após o carro em que estava bater em um muro e pegar fogo em Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros da região, que atendeu a ocorrência. Ainda segundo os Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 23h de quinta-feira (28), no bairro Cidade Modelo, na Rua H. Imagens mostram o carro completamente destruído após o incêndio, que foi controlado pelo Corpo de Bombeiros. Não houve feridos no acidente e nem há mais detalhes sobre as circunstâncias da batida. Até a publicação desta reportagem, os bombeiros não souberam informar a identidade do motorista do carro.

Veículo ficou completamente destruído e ninguém ficou ferido (Foto: Leandro Santos/Blog do Léo Santos)

Taisan Auto: Acesse nosso site

  • 29 Jul 2016
  • 14:31h

Temer quer reduzir prefeituras do PT

  • 29 Jul 2016
  • 13:55h

(Foto: Reprodução)

Decidido a ficar fora dos palanques nas eleições de outubro para não comprometer a governabilidade, o presidente em exercício Michel Temer tem trabalhado nos bastidores e por meio de interlocutores para realizar um mapeamento das preferências e prioridades de cada partido em relação à disputa eleitoral. A ideia é tentar evitar que possíveis rivalidades municipais comprometam a base aliada no Congresso. Após mapear as prioridades dos aliados, o Palácio do Planalto pretende escalar ministros e interlocutores com perfil mais político para fazer uma espécie de coordenação e dar prioridade às candidaturas de acordo com o interesse dos partidos. A meta do Planalto é eleger o maior número possível de prefeitos e vereadores de partidos aliados, reduzindo, assim, a área de atuação do PT e da oposição. Apesar de ainda ser presidente licenciado do PMDB, aliados dizem que Temer tem adotado um discurso “acima do partido” e deve trabalhar pelas legendas da base. 

Na avaliação de pessoas próximas ao presidente em exercício, uma eventual vitória eleitoral sobre a oposição poderia ajudar o governo na medida em que deixaria o PT ainda mais fragilizado. Em suas agendas recentes no Planalto, Temer tem dito que não subirá em palanque no primeiro turno. No segundo turno, no entanto, caso não tenha mais de um candidato da base na disputa, pode considerar a importância de sua participação para derrotar a oposição. Estratégia. Nesta quarta-feira, 27, em jantar com a cúpula do DEM, o assunto foi levado à mesa pelo líder do partido na Câmara, Pauderney Avelino. Segundo relatou, Temer negou a possibilidade de interferência após ser questionado sobre qual comportamento, . “Ele disse que não vai se meter, foi bem direto na resposta. Ele sabe que vai ter dois ou três aliados na disputa e disse que não quer criar rachas na base.” O presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN), que esteve no jantar no Jaburu, disse que a prioridade de Temer neste momento é outra. “Ele não vai se meter, seria mexer na estabilidade da base. Ele não fará isso”, afirmou. Outro deputado que esteve com Temer nesta semana observou que, apesar da intenção do presidente em exercício de construir consensos para evitar rachas, os acordos pré-eleitorais não costumam dar certo. Segundo esse parlamentar, as conversas no Congresso são deixadas para trás após a “guerra eleitoral” e sempre há fissuras para serem costuradas. São Paulo. A eleição na capital paulista é o principal foco do Planalto e de Temer. Além de ser o maior colégio eleitoral, o presidente em exercício considera fundamental derrotar o prefeito Fernando Haddad, do PT, partido da presidente afastada Dilma Rousseff. O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), foi um dos que estiveram com Temer no Planalto na quarta-feira. Após a conversa, que oficialmente teve como tema a reforma política, o tucano minimizou o anúncio da chapa do ex-tucano Andrea Matarazzo (PSD) como vice de Marta Suplicy (PMDB) e afirmou que os candidatos do PSDB são aqueles consagrados nas convenções do partido. “Em São Paulo, nosso candidato é o João Doria e a partir de agora os adversários do PSDB não estão dentro do partido”, disse Aécio.

CONTINUE LENDO

Bahia deve sediar evento internacional de Educação

  • Secom Bahia
  • 29 Jul 2016
  • 13:14h

Foto: Carla Ornelas/GOVBA

Em 2018, a Bahia deve sediar um dos maiores eventos internacionais na área de educação, o Virtual Educa, que reúne projetos inovadores no campo educacional e da formação profissional. Representando o Brasil, o Governo do Estado apresentou aos organizadores do projeto as condições de infraestrutura e os atrativos baianos. O governador Rui Costa se reuniu com representantes da organização, no final da tarde desta quinta-feira (28) e, ao lado dos secretários estaduais da Educação, Walter Pinheiro, do Turismo, José Alves, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça, demonstrou o interesse e a afinidade da Bahia com o tema. O evento ocorre a cada ano em um país membro da Organização dos Estados Americanos (OEA). Para 2018, um dos temas escolhidos é o da imigração e os fluxos migratórios ao redor do mundo. Por esse motivo, a Bahia desperta ainda mais interesse dos organizadores, de acordo com o secretário geral do Virtual Educa, José María Antón, que esteve no gabinete do governador nesta quinta. 

“Consideramos que [o evento] deve [ocorrer] na Bahia por muitas razões. O multiculturalismo que norteia a globalização, com diversidades de matrizes e valores, está no Brasil, de uma maneira geral, e na Bahia mais especificamente. A ideia é produzir aqui um encontro mundial para trocar experiências sobre o que está sendo feito na África, na Europa, nos Estados Unidos, ao redor do mundo”, disse o secretário geral. José María Antón afirmou ainda que “eu, pessoalmente, me sinto inclinado a trazer o evento para a Bahia porque vivi durante 18 anos na África e aqui temos muitas dessas influências. Acredito na Bahia como um lugar muito importante para definir os rumos da política e da prática educacional no século XXI”.  O secretário Walter Pinheiro disse estar confiante na capacidade do estado em sediar um evento de tamanha importância. “Muitas das iniciativas que integram tecnologia e educação já são utilizadas na Bahia com sucesso. Temos muitas dessas referências e já nos apresentamos como um polo importante nesse sentido”. Para ele, essa pode ser a primeira vez que o continente africano participe do Virtual Educa. “Então nada mais justo que o nosso estado, tão rico em referências e heranças da África, receba este encontro. As nossas experiências nas áreas de tecnologia e educação, aliadas à nossa riqueza cultural, fazem da Bahia um local perfeito para esse evento”. 

CONTINUE LENDO