Contrabando: Carga de mais de 27 milhões de cigarros é destruída em Vitória da Conquista

  • Blog do Anderson
  • 28 Jul 2016
  • 16:55h

Fotos: Reprodução | TV Sudoeste

Uma carga de cigarros falsificados apreendida pela Receita Federal do Brasil, avaliada em R$ 1,3 milhão, começou a ser destruída em Vitória da Conquista na quarta-feira (27). Conforme a Receita, o processo para destruir os 27 milhões de cigarro dura 5 dias. A mercadoria foi apreendida nos últimos 12 meses. A carga foi apreendida pela Policia Rodoviária Federal (PRF) e pela da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz). Os cigarros falsificados são do Paraguai. Toda a carga não tem documento que comprove a importação e, por ser classificado como produto que oferece risco à saúde, precisa ser destruída.“A gente tem que destruir tudo aquilo que não pode ser posto no mercado”, disse o auditor fiscal da Receita, André Reis. O equipamento utilizado para triturar os cigarros é da Associação Brasileira de Combate à Falsificação. O mutirão de destruição de produtos falsificados acontece em todo o país. Além dos cigarros, a Receita Federal em Vitória da Conquista também apreendeu ao longo do último ano outros produtos sem documentação de regularidade. São veículos, relógios e roupas, por exemplo, que devem ser leiloados ainda este ano.

Chapada: Família de espanhol desaparecido pede quebra de sigilo telefônico

  • 28 Jul 2016
  • 16:14h

(Foto: Reprodução)

Familiares do espanhol Hugo Ferrara Tormo, que desapareceu na Bahia em dezembro do ano passado, pedem a quebra do sigilo telefônico do turista de 27 anos. "Isso nos daria certeza se ele saiu ou não do Parque [da Chapada Diamantina]", diz a irmã Paola Ferrara sobre o lugar onde o rapaz foi visto pela última vez antes de sumir. Segundo a irmã, que está em Salvador, a família vive uma angústia em busca de novidades. "Se ele está vivo, aceito ele, quero ele com toda decisão que ele tomou. Se ele morreu dentro do parque, então, faço o apelo para as pessoas que podem ajudar, sobretudo na quebra do sigilo telefônico e na disponibilidade de cachorros para a procuras", desabafou. O pai, Giovanni Ferrara, diz que vive a angústia de não saber o que aconteceu com o filho. "A esperança é a última que morre. Não temos certeza nenhuma e, portanto, todos os caminhos estão abertos. Esses sete meses têm sido difíceis para a família, visto que não é fácil aceitar um desaparecimento sem resultados e temos vivido entre a angústia e a esperança", conta. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Seabra, município da região da Chapada Diamantina. Como Hugo Ferrara é estrangeiro, a Interpol e Polícia Federal também estão envolvidas nas buscas. A reportagem procurou saber se houve a quebra do sigilo telefônico do celular de Hugo, mas o delegado que investiga o caso está de férias. A Polícia Civil de Seabra destacou apenas que vai mandar um ofício para o Corpo de Bombeiros de Feira de Santana pedindo ajuda nas buscas com cães farejadores.

Brumado: Point do Acarajé completa 2 anos de sucesso na praça da Máxima

  • Brumado Urgente
  • 28 Jul 2016
  • 15:32h

(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

Umas das iguarias mais saboreadas e consumidas por turistas e munícipios é incontestavelmente o delicioso acarajé. E Brumado em tal quesito está bem servido, pois, o Point do Acarajé de Léo e Aline serve à sua clientela um dos mais deliciosos acarajés da região, inclusive, sendo elogiados por turistas acostumados a degustarem os acarajés da capital, que por sinal é o melhor acarajé do país. Em entrevista recente ao Brumado Urgente, os quituteiros Léo e Aline, nos confidenciaram que o segredo de tanto sucesso é o amor devotado à escolha dos ingredientes de excelente qualidade e a paixão pelo que fazem, e isso vem passando de geração em geração, já que a mãe de Léo trabalha com a venda de acarajés há décadas em Brumado, onde é mais conhecida como a baiana do acarajé da Rua do Colégio Estadual, e atualmente trabalha no passeio da escola Novo Brumado, na Avenida Centenário. Léo e Aline ainda fizeram questão de ressaltarem que estão no ramo há 12 anos, período pelo qual conquistaram uma gama enorme de clientes, e que na oportunidade fazem questão de agradecer a todos os clientes e amigos que os acompanham durante esse longo período, e, finalizou dizendo que só tem a agradecer, “a todos o nosso muito obrigado de Léo e Aline”.


Brumauto: 28 de Julho dia do agricultor

  • 28 Jul 2016
  • 15:04h

Acompanhado da presidente da Associação, Zé Ribeiro comemora mais uma vitória do seu mandato para Itaquaraí

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 28 Jul 2016
  • 14:50h

O vereador Zé Ribeiro e a presidente da Associação de Itaquaraí, Nilça Amorim acompanhando a chegada dos equipamentos (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A implantação do sistema de iluminação do Cemitério do Distrito de Itaquaraí é uma luta que foi iniciada pelo vereador Zé Ribeiro há quase 3 anos, com inúmeras solicitações ao prefeito Aguiberto Lima Dias e ao secretário André Cardoso, a qual, agora, já começa a ter os resultados desejados, já que, na manhã desta quinta-feira (28), a empresa vencedora da licitação levou os postes e o transformador para iniciar a instalação. Zé Ribeiro fez questão de estar presente, pois, no início da semana ele, em novo encontro com o prefeito Aguiberto, recebeu a notícia que as obras iriam ser iniciadas, sendo que, na oportunidade o vereador fez questão de agradecer ao chefe do executivo brumadense pelo empenho e pelos esforços em atender à solicitação, que é um dos grandes anseios da comunidade.
 

A presidente da Associação de Itaquaraí, Nilça Amorim, fez questão de destacar o empenho de Zé Ribeiro para a conquista do sistema de iluminação do cemitério da comunidade 

A equipe do Brumado Urgente também acompanhou o momento da chegada do equipamento e aproveitou para falar com a presidente da Associação dos Moradores de Itaquaraí, Dona Nilça Amorim que relatou que “nós já estamos nessa campanha há vários anos, pois, os sepultamentos no horário noturno acontecem à luz de motocicletas e algumas vezes até à luz de lampião. Então, buscamos o apoio de Zé Ribeiro que foi um parceiro de extrema importância, pois desde o primeiro momento que o procuramos, ele se mostrou compromissado com a nossa causa, tanto que não tambem não tínhamos água no cemitério e ele conseguiu a instalação de uma caixa que supre as necessidades” e ainda fez questão de citar que “também não podemos deixar de agradecer o prefeito Aguiberto, que foi sensível ao nosso pedido que hoje está começando a ser atendido. Não posso esquecer que o seu antecessor, ao receber a mesma solicitação, disse, com todas as letras, que não iria atender o nosso pedido, pois morto não paga conta de energia, mas, infelizmente, ele se esqueceu que os parentes das pessoas falecidas pagam”.
 

Moradores da comunidade também acompanharam o início da instalação 

A obra da instalação do sistema já está sendo iniciada e deverá ser entregue em breve, valendo ressaltar que caberá a Coelba o processo final de liberação da energia, que poderá demorar cerca de 90 dias. No final Zé Ribeiro destacou que “estamos satisfeitos pelo início de mais uma obra que foi solicitada por meio de nosso mandato parlamentar. Quero agradecer à atenção do prefeito Aguiberto e do secretário de infraestrutura André Cardoso. Eles sempre nos atenderam e se empenharam para que o projeto da iluminação do cemitério fosse efetivado. Agradeço também a confiança de Dona Nilça e da comunidade de Itaquaraí que confiaram em nosso mandato para resolver essa questão que era uma das urgências do distrito”. 

Zé Ribeiro também fez questão de agradecer o empenho do prefeito Aguiberto em mais essa conquista (Foto: Brumado Urgente)

Brumado: Juiz Genivaldo Guimarães divulga pauta de audiências do Tribunal do Júri para os mês de agosto

  • 28 Jul 2016
  • 14:23h

(Foto: Brumado Urgente)

O Juiz titular da vara crime da comarca de Brumado, Dr. Genivaldo Alves Guimarães, leva ao conhecimento da comunidade brumadense e toda população circunvizinha a pauta dos Júris que ocorrerá no mês de agosto.

OMARCA DE BRUMADO/BA

PAUTA DE JÚRIS

DATA PROCESSO RÉU  VÍTIMA
23/08/2016 0004027­27.2014.805.0032

JOAB TEIXEIRA DE SOUZA

EDMILSON HONORIO DA SILVA

09/08/2016 0001012­65.2005.805.0032

GILDETE BRITO DA SILVA 

VANDERLEI SILVEIRA VIEIRA

10/08/2016 0002728­15.2014.805.0032

CARLOS AGUIAR

JÚNIOR E

JOÃO HENRIQUE

AGUIAR DE OLIVEIRA

WILLIAN

MENEZES

BERNARDES

18/08/2016

0000505­26.2013.805.0032 BRUNO LUZ DA SILVA

CLEVERSON

DOS SANTOS

PEREIRA

23/08/2016 0004027­27.2014.805.0032

JOAB TEIXEIRA DE

SOUZA

EDMILSON

HONÓRIO DA SILVA

 

Brumado: PC do B e as eleições 2016

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 28 Jul 2016
  • 13:43h

(Divulgação)

Nos últimos dias a imprensa local vem noticiando que a reta final para as definições das chapas que disputarão as eleições municipais desse ano reserva grandes surpresas e reviravoltas. Informações obtidas Brumado Urgente, dão conta que o pré-candidato Édio Pereira, PC do B, realizou conversas ontem com o também pré-candidato Alessandro Lobo, do PRB. Notícias não confirmadas também dão conta que o PC do B está conversando com o ex-deputado José Clemente (PSDB) e Carlinhos Moura (PTC) para debater planos para o desenvolvimento de Brumado. Procurado pela nossa equipe, o vereador Édio Pereira disse que “o PC do B foi um dos partidos que mais trouxe investimentos e obras pra Brumado nos últimos anos. Por isso nosso objetivo é discutir com os demais partidos, projetos para ver nosso município trilhar o caminho do desenvolvimento”. O vereador Édio Pereira disse ainda ”que nas eleições desse ano, mais do que nunca, o povo de Brumado espera que o interesse comum se sobreponha a interesses particulares e as vaidades pessoais, pois tem sido assim a postura do PC do B desde o início das discussões acerca da formação das chapas”.  Ele finalizou dizendo que “as conversas estão se afunilando e que o partido tem conversado com todas as forças políticas debatendo uma agenda positiva para nosso município para os próximos 4 anos, com independência e que jamais ficará refém de quem quer que seja, pois temos demostrado ao longo de nossa história que ‘Brumado está acima de tudo’”.

Presidente do Bradesco e mais 9 viram réus em processo da Zelotes

  • 28 Jul 2016
  • 13:43h

(Foto: Reprodução)

A Justiça Federal de Brasília aceitou denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, e outras nove pessoas por suspeita de envolvimento no esquema de corrupção investigado pela Operação Zelotes. Com isso, Trabuco se tornou réu na ação penal proposta pelo MPF. A Procuradoria da República no Distrito Federal convocou uma entrevista coletiva, para as 15h desta quinta (28), para detalhar a denúncia. O Bradesco é investigado na Zelotes desde o ano passado por ter contratado o grupo que, segundo as investigações, pagava propina em troca de decisões favoráveis no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) – onde são julgadas as multas da Receita Federal a empresas e contribuintes. 

O Carf é uma espécie de tribunal administrativo responsável por julgar os recursos contra essas multas. Em uma nota enviada à TV Globo, a assessoria de imprensa do Bradesco reiterou "sua convicção de que nenhuma ilegalidade foi praticada por seus representantes". A instituição também afirmou que, "em respeito ao rito processual, apresentará oportunamente seus argumentos ao Poder Judiciário". Em maio, quando a Polícia Federal (PF) indiciou o presidente do Bradesco, a assessoria de imprensa da instituição financeira divulgou nota na qual informou que o banco e seus executivos não participaram e não contrataram os serviços do grupo investigado na Zelotes. No comunicado, o Bradesco também havia dito que iria "apresentar seus argumentos juridicamente por meio do seu corpo de advogados". O inquérito da Polícia Federal, concluído na segunda quinzena de maio, foi enviado para análise do Ministério Público Federal no Distrito Federal, que decidiu apresentar denúncia contra Trabuco.

CONTINUE LENDO

Perto da Olimpíada, homem é preso no Rio por suspeita de ligação com o terrorismo

  • 28 Jul 2016
  • 13:08h

(Foto: Reprodução)

A Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira (27), Chaer Kalaoun, de 28 anos, por suspeita de ligação com o terrorismo, no Rio de Janeiro. O homem, de família libanesa, foi preso em sua casa, no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, por volta das 16 horas, e foi encaminhado para a sede da PF no Rio, na zona portuária, onde permanece até a manhã desta quinta-feira. A prisão aconteceu a apenas nove dias para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, que será no próximo dia 5 de agosto na capital carioca, onde o temor a possível ataques terroristas durante a realização do evento que irá até o dia 21 do mesmo mês segue sendo uma das principais preocupações para os organizadores da Olimpíada e dos governantes. 

O advogado de Kalaoun, Edison Ferreira, disse à reportagem do Estado que seu cliente foi preso por causa de uma postagem no Facebook em que registrou que "assistiu dolorosamente a queda de uma mesquita por terrorismo". O Estado tentou ouvir a Polícia Federal sobre a prisão, mas ainda não conseguiu um contato. De acordo com Ferreira, Kalaoun é brasileiro, muçulmano e morou na adolescência no Líbano. "A Polícia não tem nenhuma acusação contra ele. Só pediram a prisão temporária dele para investigações preliminares. Mas não fizeram nenhuma busca na casa dele, nem apreenderam nenhum elemento de interesse criminal", disse o advogado. Ferreira também informou que o seu cliente trabalha no ramo de comércio de roupas. A avó de Kalaoun, de 96 anos, ainda mora no Líbano. Em 2014, o homem já havia sido preso por porte ilegal de arma, por representação do Ministério Público. Segundo Ferreira, que também o defendeu neste caso, a arma foi encontrada na casa de Chaer. O processo criminal ainda tramita na Justiça.

CONTINUE LENDO

Ministério da Saúde exonera 73 cargos comissionados

  • 28 Jul 2016
  • 12:24h

(Foto: Reprodução)

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, exonerou titulares de 73 cargos comissionados da pasta, dentre os quais postos de assessoria técnica, gerentes de projeto e coordenadores de área. As portarias estão publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (28). O Diário Oficial traz ainda a nomeação de Ricardo Peres Demicheli para exercer, interinamente, o cargo de diretor executivo da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). Além disso, o governo federal fez mudanças no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com a nomeação de Juarez Delfino da Silveira para o cargo de diretor de Gestão Estratégica. Ele substituirá William George Lopes Saab, cuja exoneração também está publicada no DOU de hoje.

Bahia: Homem mata filho de 7 meses e esposa a facão

  • 28 Jul 2016
  • 11:41h

Um homem matou a esposa e o filho de sete meses com golpes de facão, no final da tarde desta quarta-feira (27), na cidade de Itajuípe, no sul da Bahia. De acordo com informações passadas ao G1pela Polícia Militar da cidade, o crime ocorreu dentro do imóvel onde a família morava. Ainda não há informações sobre a motivação dos assassinatos. Ainda de acordo com a polícia, após o crime, o homem se enforcou e também morreu. A mulher tinha duas filhas de outro relacionamento. Uma delas, de nove anos, estava em casa e presenciou o crime, mas conseguiu fugir e pedir ajuda aos vizinhos. Um irmão do homem foi chamado pelas testemunhas, mas não conseguiu evitar a situação. De acordo com a PM, quando chegou ao imóvel, o irmão, a cunhada e o sobrinho já estavam mortos. A outra criança, filha da mulher, tem seis anos, mas não estava na casa no momento do crime. Os corpos foram encaminhados para a cidade de Itabuna. O G1 não conseguiu contato com a delegacia de Itajuípe na noite desta quarta.

TRT prepara concurso em todo o país com mais de 3 mil vagas; salários chegam a R$27 mil

  • 28 Jul 2016
  • 11:01h

(Foto: Reprodução)

Os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) de diversos Estados do país estão prevendo a abertura de concurso com um total de 3.504 vagas. Tais oportunidades se referem a cargos com exigência de ensino médio e superior. Segundo o 'JC Concursos', as vagas de nível médio são para técnico judiciário, enquanto as chances com exigência de formação superior se destinam aos empregos de analista judiciário e juiz do trabalho substituto. As remunerações iniciais correspondem a R$ 6.309,79 para técnico e a R$ 9.747,84 para analista, incluindo o vale-alimentação de R$ 884. Para juiz, os salários serão de R$ 27.500,17. Na Bahia, o projeto de lei 4.397/2016 afirma que será criada 432 oportunidades. No momento, o documento está em análise na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) e depois será avaliado pela CFT e CCJC.

Saindo na frente: Alessandro Lobo é o primeiro pré-candidato a prefeito a fazer evento público para a construção de Plano de Governo em conjunto

  • 28 Jul 2016
  • 10:22h

(Divulgação)

Neste final de período pré-eleitoral, que está sendo marcado pela escolha dos vices que irão compor as chapas majoritárias, o pré-candidato Alessandro Lobo (PRB), mostrando uma abordagem diferenciada, resolveu se adiantar e irá realizar nesta sexta-feira (29), às 19h, no Espaço Lavoisier, um encontro que tem o objetivo de discutir o plano de governo, para que o mesmo seja o mais abrangente possível, contemplando assim as grandes urgências do município nas mais diversas áreas. Estão sendo convocados lideranças de movimentos sociais, representantes de entidades de classe, os pré-candidatos a vereadores e todos que desejam contribuir com ideias e sugestões que possam ser inseridas no plano governamental. 

Super Oferta da Serralheria Santa Rita

  • 28 Jul 2016
  • 10:02h

A Serralheria Santa Rita preparou para você excelentes ofertas, e, dentre várias estão o porcelanato retificado white Via Rosa 72 x 72 mm que está saindo por 44,95 à vista. Não perca essa oportunidade de revestir ou trocar o piso de sua residência ou ponto comercial por este porcelanato de fino acabamento. Faça hoje mesmo uma visita a Serralheria Santa Rita e confira essa e outras promoções, na Av. Centenário, 511, fone (77) 3441-5087.

Multa por dirigir ao celular vai subir 200%

  • 28 Jul 2016
  • 09:25h

(Foto: Reprodução)

Em 1997, quando entrou em vigor o novo Código Brasileiro de Trânsito, a maioria dos motoristas ainda não tinha o hábito de dirigir falando ao celular, e mesmo o ato sendo previsto no código, a infração de trânsito era considerada de natureza média, com multa de R$ 85,13 e perda de quatro pontos na carteira de Habilitação.  A popularização do aparelho, por um lado, aliada  à punição branda fizeram o número de ocorrências deste tipo aumentar.  Mas, a partir de novembro, a multa vai pular para R$ 293,47, passando a ser tipificada como infração gravíssima.   Sancionada ainda pela presidente afastada Dilma Roussef, as multas de trânsito passarão a ter valores reajustados a partir de novembro deste ano. O aumento médio será de 66%. No caso das penas pelo uso do aperelho, o reajuste ficará em 190%. Somente nos seis primeiros meses do ano a Polícia Rodoviária Federal autuou nas rodovias que atravessam a Bahia  668 motoristas lagrados conversando ao celular ou no whats app enquanto dirigiam.  

No ano passado a PFR autuou  .422 motoristas por esse tipo de infração. Em Salvador, a Transalvador notificou 16.049 motoristas , de janeiro a junho deste ano, que terão que responder pela infração com multas e perdas de pontos na carteira. Em todo o ano de 2015 foram notificados 40.458 motoristas por dirigirem e conversar ao celular ao mesmo tempo.  Em 2014, do total de 694 mil multas de trânsito na capital, aproximadamente 5% foram de infrações pelo uso do celular. Neste ano, o primeiro semestre registrou 16.049 notificações de motoristas infratores com o uso do celular, contra 12.310 in frações registradas no mesmo período do ano passado.

Campanha
Por causa do crescente aumento das infrações de trânsito, o Ministério da Justiça está desenvolvendo uma campanha em todas as rodovias federais do país para coibir o uso de celular e aparelhos similares por quem estiver dirigindo. O objetivo é diminuir os riscos de acidentes, que são potencializados em até 400% e envolvem principalmente, motoristas mais jovens que usam tanto o celular como o Whatsapp, conforme atesta pesquisa da Polícia Rodoviária Federal. Conforme explicou o Núcleo de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal na Bahia, a campanha está sendo divulgada através de redes sociais ( https://www.facebook.com/BahiaPRF191) e  pelo whatsapp,  e os agentes estão fazendo as notificações com ou sem abordagens diretas, a depender dos fatores de segurança e trafegabilidade do local onde for flagrado a infração, conforme prevê o Código Brasileiro de Trânsito. A campanha do Ministério da Justiça, denominada  DesConecta Trânsito ON, Celular OFF orienta motoristas sobre os riscos do uso do celular no trânsito, e até mesmo os pedestres enquanto caminham. Criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está sendo divulgada em todas as bases da PRF nos 71 mil quilômetros de rodovias federais no País.    A campanha se baseia ainda nas pesquisas feitas em universidades norte americanas em que mostram que o celular aumenta em mais de 400% o risco de acidente no trânsito. Segundo os estudos feitos pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, quem dirige e usa o celular ao mesmo tempo perde cerca de cinco segundos de atenção ao desviar seu olhar para ler a mensagem. Se estiver a 80 km/h terá percorrido um campo de futebol, sem ver o que está acontecendo do lado de fora. Para alertar sobre os riscos do uso do celular ao volante, a identidade visual na campanha é inspirada no aplicativo mais utilizado: o WhatsApp. O objeto gráfico do balão de comunicação com o smartphone centralizado é sinalizado como não recomendado, ou proibido, pela faixa diagonal, assim como nas placas de trânsito.

CONTINUE LENDO