Brumado: grave colisão com motociclistas na noite deste domingo (21); um deles correria risco de morte

  • Brumado Urgente
  • 21 Jul 2019
  • 20:36h

Populares se aglomeraram no local (Foto: 97NEWS)

Os finais de semana continuam tendo registros de acidentes graves em Brumado, na sua maioria sempre envolvendo motocicletas. Segundo as autoridades, a imprudências, algumas vezes mistura ao consumo etílico, é a principal causa. Na noite deste domingo, por volta das 20h, uma grave colisão entre duas motocicletas no cruzamento entre a Guilherme Dias e Antônio Mourão Guimarães, ao lado do antigo posto Collins. chamou a atenção de populares, já que foi uma forte colisão. Segundo as primeiras informações, os dois foram levados pelo SAMU 192 em estado grave, sendo que um deles, de prenome Túlio, que trabalha como mototaxista, ainda saiu com sinais vitais, corria riscos de morte. As informações que circulam nas redes sociais chegaram a dar conta que um deles havia ido a óbito, mas isso não foi confirmado até o momento, inclusive familiares passaram mensagens aos amigos que ele estava se recuperando e não tinha mais riscos de morrer. A identidade completa dos motociclistas e a causa do acidente ainda não foi divulgada pela Polícia. Mais informações em seguida.

Sudoeste da Bahia retoma criação de gado 4 anos após seca matar 25% do rebanho

  • informações do G1 Bahia
  • 21 Jul 2019
  • 19:10h

(Foto: Reprodução G1)

Os pecuaristas do sudoeste baianos estão retomando a criação do gado de corte quatro anos após uma grande seca na região matar mais de 160 mil cabeças, cerca de 25% do rebanho local na época. O trabalho de recuperação vem como resposta a um dos períodos mais críticos da pecuária na região. A estiagem forçou mudanças no manejo. Hoje, os produtores conseguem engordar o gado com mais agilidade e ter o dinheiro na mão rapidamente. "Já conseguimos recuperar 16% e precisamos de mais um tempo talvez três, quatro anos a mais para recuperar o nosso rebanho em sua totalidade. Para isso, precisa da chuva retornando para sua normalidade”, diz Marcelo Ferraz, diretor do Sindicato Rural de Itapeting, um dos 14 municípios que compõem a região. Historicamente o sudoeste da Bahia não sofre tanto com a seca quanto o sertão do estado. A região costumava ter um índice de chuva de 900 milímetros, mas a média foi caindo ano após ano até chegar a 185 milímetros em 2016. Mesmo sem a normalidade das chuvas, o produtor Genildo Borges foi um dos que já conseguiram recuperar o rebanho por completo. A estratégia foi antecipar as vendas de parte dos animais.

"Nós tomamos a decisão na hora certa. A gente tinha um rebanho de 1 mil animais e reduzimos para 700, e a gente conseguiu passar por aquela fase muito ruim mas sem perder animal nenhum", diz Borges.

Capitalizado com a venda do gado, o pecuarista conseguiu mudar o manejo da propriedade, principalmente em relação ao tipo de pastagem.

Abate de vaca no lugar do boi

Os reflexos da seca de 2015 também podem ser percebidos nos abatedouros. Em um frigorífico de Vitória da Conquista que abatia algo em torno de 800 animais por dia, o fluxo ainda não voltou ao normal. Atualmente, são cerca de 600 cabeças e muitas delas são fêmeas que estão ocupando o lugar do boi gordo.

Segundo Lucas Oliveira, funcionário do frigorífico, com o abate indiscriminado para o gado não morrer de fome houve um aumento no número de vacas e novilhas encaminhadas para o local.

"Antes, a gente abatia em torno de 25% a 30% [dos animais] de fêmea, o restante de boi. Hoje, a gente chega a abater 55% de fêmea", relata o comprador.

Oliveira diz que esse perfil de mercado está atrelado também a uma preferência do consumidor da região.

"A novilha tem uma qualidade de carne superior a do boi. A novilha acima de 15 arrobas dá uma cobertura de gordura que o consumidor hoje está adorando. Não se via isso de 2015 para trás", conta o comprador.

Para suprir essa demanda, muitos pecuaristas têm trazido as fêmeas de outros estados, como Goiás, Tocantins e Pará.

Com as vacas seguindo para o abate, já está cada vez mais difícil encontrar bezerros na região. Um gargalo provocado pela seca e que pode ser resolvido com os ajustes do próprio mercado.

"Com a saída do produtor da cria, o preço do bezerro está aumentado. Pode demorar mais um pouco por conta do preço que está se pagando pela fêmea gorda aqui na região, mas algumas pessoas já estão começando a fazer cria novamente", afirma Danilo Ribeiro de Souza, que é técnico de uma propriedade da região.

Mudança no manejo do gado

Para conviver com as instabilidades do mercado, e também do clima, Souza diz que o pecuarista precisa profissionalizar a criação.

"A gente começou a investir em genética, investir em nutrição, em suplementação e de lá para cá a gente não saiu mais", conta o técnico.

Com esse novo manejo, veio junto o abate mais precoce dos animais. A média na região é de 30 meses. Na fazenda em que Danilo trabalha o boi está terminado com 24 meses.

"Isso me permite um giro maior de capital aqui na propriedade. Você vai entrar com o animal na fazenda, logo ele vai engordar, vai sair e vai gerar receita para propriedade", explica Souza.

Com isso, quem lida com o gado no dia a dia pode fazer seu trabalho sem a ameaça de perder o emprego.

"Muita gente foi demitida por causa da seca. A gente levantava e não via trabalho, hoje a gente levanta e vê o trabalho para gente fazer", afirma o vaqueiro Robério Oliveira Santos.

CONTINUE LENDO

Condeúba: Motorista de carro morre durante acidente; grávida e criança ficam feridas

  • Redação
  • 21 Jul 2019
  • 18:25h

Acidente ocorreu na cidade de Condeúba, na região sudoeste da Bahia, no sábado (20). — Foto: Blog do Anderson

Um motorista morreu e duas pessoas - uma grávida e uma criança - ficaram feridas após o carro onde estavam se envolver em um acidente na cidade de Condeúba, região sudoeste da Bahia, no sábado (20). Segundo a Polícia Militar, o caso ocorreu por volta das 16h30. Não há detalhes do que provocou o acidente. Ainda de acordo com a polícia, as vítimas, que não tiveram as identidades reveladas, foram atendidas pelo Samu e encaminhadas para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, na mesma região. Não há informações sobre o estado de saúde delas. Já o corpo do homem que morreu foi encaminhado para Instituto Médico Legal (IML) da região.

Hasselmann diz que teve celular hackeado: ‘mesma gangue que invadiu o telefone do Moro’

  • Redação
  • 21 Jul 2019
  • 18:09h

Foto: Reprodução/Twitter

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), líder do governo no Congresso, afirma que teve seu telefone celular hackeado na madrugada deste domingo (21).  Em um vídeo publicado em seus perfis nas redes sociais, a deputada diz que recebeu ligações do seu próprio número, como no caso de invasão a celulares do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e de membros da Lava-Jato. Joice disse, ainda, que mensagens foram enviadas a partir de sua conta no Telegram ao colunista do GLOBO, Lauro Jardim. “Assim como aconteceu com o celular do nosso ministro Sergio Moro, meu telefone foi clonado, foi invadido. E há bandidos farsantes encaminhando mensagens em meu nome através do Telegram, minha gente. Tive certeza disso depois que esses farsantes procuraram via Telegram, que não uso há muito tempo, desde a época da campanha, um jornalista bastante conhecido no Brasil, um jornalista chamado Lauro Jardim”, diz a deputada em um vídeo publicado no Twitter. Joice disse que a polícia já foi acionada e que também comunicou a invasão ao presidente Jair Bolsonaro e a Sergio Moro. “Já estou comunicando as autoridades e quero deixar bastante claro que um farsante, um bandido, um criminoso, provavelmente da mesma gangue que invandiu o telefone do Sergio Moro, telefone de procuradores da Justiça Federal, também invadiu meu telefone e isso é caso de polícia. Esses bandidos precisam ir para a cadeia”, ressaltou.

Leon Edwards domina Rafael dos Anjos e vence por pontos na luta principal do UFC San Antonio

  • Combate
  • 21 Jul 2019
  • 15:23h

(Foto: Getty Images)

Com uma atuação de alto nível estratégico, Leon Edwards dominou Rafael dos Anjos na luta principal do UFC San Antonio e venceu por decisão unânime (50-45, 49-46 e 49-46), pelo peso-meio-médio (até 77kg). O inglês engatou a oitava vitória consecutiva e pediu para enfrentar Jorge Masvidal em seu próximo compromisso. Com uma performance completa, ele foi superior ao brasileiro em todas as áreas e impôs ao rival a terceira derrota nas últimas quatro lutas. A luta começou de forma surpreendente, com Leon Edwards conseguindo uma queda. De dentro da guarda de Dos Anjos, ele trabalhou com calma, ganhou a meia-guarda, mas o brasileiro laçou uma das pernas do rival, aplicou cotoveladas na cabeça e ameaçou um ataque. Entretanto, o inglês livrou a perna a tempo. Edwards tentou ir para as costas, mas deu espaço para Dos Anjos ficar de pé. O brasileiro girou bem e se desvencilhou. Na trocação, o inglês também levou vantagem e ainda tentou outra queda nos últimos segundos do round, mas desta vez sem êxito. Dos Anjos começou o segundo round disposto a tomar a iniciativa. Ele tomou o centro do octógono e trabalhou bem os ganchos na cintura, mas Edwards voltou a buscar a queda. Desta vez o brasileiro marcou bem o tempo e se livrou. Dos Anjos também deu seu tiro para derrubar, porém, foi rechaçado pelo rival. Um chute baixo do brasileiro levou Edwards ao solo. Rafael caiu na meia-guarda, tentou passar, mas deu espaço para o inglês se levantar. Com vantagem de envergadura, ele usou bons jabs e diretos no rosto de Dos Anjos. Com um ferimento grande no supercílio direito, Rafael dos Anjos precisou que o médico conferisse o corte antes do terceiro assalto iniciar. Liberado, ele voltou a receber golpes no rosto e resolveu ser mais agressivo no grappling. Edwards defendeu o single leg e soltou boas combinações de boxe. Sem conseguir derrubar, Dos Anjos parecia sem armas para mudar o panorama da luta.

Dez bancos serão investigados por supostos abusos na oferta de consignado a idoso

  • Redação
  • 21 Jul 2019
  • 14:13h

(Foto: Reprodução)

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) instaurou processos administrativos contra dez bancos por supostas irregularidades na oferta de empréstimos consignados para idosos. As instituições notificadas são Caixa, Banco Safra, Banco BMG, Banco Olé Bonsucesso Consignado, Banco Itaú Consignado, Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), Banco Pan, Banco Cetelem, Banco Bradesco Financiamentos e Banco Bradesco. As empresas têm dez dias para apresentar defesa e, posteriormente, se confirmados os indícios de infração, poderão ser multadas em até R$ 9,7 milhões. As notificações estão formalizadas no Diário Oficial da União (DOU) em despachos do DPDC, órgão da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em nota, o Departamento informa que esses bancos serão investigados “em razão de suposta exploração da hipervulnerabilidade do idoso”. Além disso, acrescenta o DPDC, há registros de possíveis práticas abusivas, bem como de possível exposição indevida de dados pessoais, relacionadas à oferta de empréstimos consignados por intermédio de ligações telefônicas para idosos, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O DPDC explica ainda que irá investigar se foram cometidos abusos por parte das instituições financeiras nas ofertas realizadas por telefone, como os dados dos idosos foram empregados e como se deu a abordagem dos consumidores inativos para as contratações. Também será observado se foi atendida a forma exigida por lei para contratação com idoso analfabeto, o que exige instrumento público ou procurador constituído. “É importante destacar que a oferta e concessão irregular e irresponsável de empréstimo consignado a aposentados é fator que concorre e potencializa o superendividamento dos idosos no Brasil. Os casos investigados denotam indícios de práticas bastante graves e extremamente nocivas aos consumidores, levando a situações extremas e, muitas vezes, irreversíveis de superendividamento. Nesse contexto, as abordagens realizadas por telefone para esse tipo de contratação, se demonstradas, além de abusivas na origem, aumentam ainda mais a dificuldade de o consumidor compreender o que está sendo ofertado e, consequentemente, compromete a sua manifestação de vontade, elemento essencial do ato de contratação”, alerta do DPDC na nota.

Região de B.J. da Lapa: Vários animais morreram em incêndio em vegetação

  • Informações do Notícias da Lapa
  • 21 Jul 2019
  • 11:49h

(Foto: Reprodução)

O  incêndio atingiu aproximadamente 15 hectares da vegetação na localidade de Lagoa das Lontras, zona rural de Bom Jesus da Lapa, na beira de uma lagoa,   às margens do Rio São Francisco. Os brigadistas do Prevfogo/IBAMA de Serra do Ramalho  chegaram na área na tarde desta quinta-feira(18), e conseguiram na manhã de ontem  debelar totalmente o incêndio. O grupo foi acionado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bom Jesus da Lapa. Segundo o Chefe da Brigada Prevfogo São Francisco, Anderson Leão,  o fogo destruiu totalmente a vegetação da área, e matou diversos animais. E Segundo relatos dos moradores, o incêndio pode ter sido causado por caçadores, já que vários tiros foram dados dentro da mata, antes do fogo começar. E se a brigada não tivesse agido rápido, o fogo teria invadido outra área de preservação, e atingido   roças e plantações de hortaliças.Anderson destaca, que a partir de agora(final de julho), para o  mês de agosto, vai entrar os período crítico de seca. E alerta, para a população não fazer queimadas ou queimar  lixos, pois o fogo  podem passar para a matas mais próxima, e causar um incêndio florestal.A Brigada Prevfogo/IBAMA está lotada na comunidade da Boa Esperança, no município de Serra do Ramalho, e qualquer ocorrência podem ser feita pelo telefone: (77) 9 9141-8364, ou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bom Jesus da Lapa ou Serra do Ramalho. Segundo o Chefe da Brigada, que o grupo está pronto para atender qualquer ocorrência na região.

Sem atuar após saída de Cuba do programa Mais Médicos, médica vende espetinho na BA para se manter: 'Trabalho honesto'

  • informações do G1 Bahia
  • 21 Jul 2019
  • 11:03h

Sem atuar após saída de Cuba do programa Mais Médicos, médica vende espetinho em Jacobina para se manter — Foto: Arquivo pessoal

No Brasil há quase três anos, a médica cubana Maydelkis Ferrer tem vendido espetinho de churrasco para conseguir se manter, depois da saída dos profissionais do país no Programa Mais Médicos. Maydelkis é natural da cidade de Morón, que fica na província Ciego de Ávila, em Cuba. Hoje, ela mora em Jacobina, no norte da Bahia, e não pretende ir embora do Brasil. A médica se casou com um baiano no ano passado, com quem divide a vida e a nova ocupação.  Ela lembra que quando chegou em terras brasileiras, em agosto de 2016, passou cerca de 60 dias em Brasília, em acolhimento pelo programa Mais Médicos. "Eu esperei também a documentação com a Polícia Federal para ter uma estadia legal no país. Logo fui estabelecida na Bahia, no município de Jacobina. 

Eles [governo] nos colocaram no local em que íamos a trabalhar". A médica conta ainda que trabalhou junto com outras quatro cubanas, em várias unidades de saúde da cidade, inclusive substituindo médicos brasileiros quando eles saíam de férias.  Adaptada na cidade, Maydelkis lembra que não foi difícil se adequar ao local. Para ela, os baianos são receptivos. "Jacobina é uma cidade muito acolhedora. Aqui eu tenho muitas amizades que me apoiam. Parece muito com Cuba esta área. Logo em um ano [de chegada na cidade], eu conheci a pessoa que hoje é meu esposo. Começamos a namorar, até que ficamos noivo e casamos", relembra.  Apesar da hospitalidade baiana, a médica fala também sobre o preconceito que os profissionais cubanos sofreram, além dos ataques de xenofobia. "Ainda temos que escutar de muitas pessoas, nas redes sociais, que muitos de nós cubanos que estávamos no programa não éramos médicos. Inventavam que éramos enfermeiros ou veterinários em Cuba. Muitos comentários absurdos, mas eu não presto ouvidos a essas coisas. Sou uma pessoa que vou para frente sem escutar comentários que me deixem abatida", disse ela.

Pescadores que estavam à deriva no mar são resgatados pela Marinha em Ilhéus

  • informações do G1 Bahia
  • 21 Jul 2019
  • 10:17h

(Foto: Reprodução)

Os cinco homens que desapareceram em um barco pesqueiro na costa da cidade de Belmonte, no extremo-sul da Bahia, foram encontrados na tarde deste sábado (20), em Ilhéus, que fica a cerca de 300 km do município onde o grupo sumiu. Os pescadores estavam desaparecidos desde quinta-feira (18). Eles foram encontrados a 20 km da costa, à deriva e um pouco desidratados, cerca de 48h após ficarem à deriva. Os cinco foram levados para um hospital, mas passam bem. O grupo saiu para pescar no dia 10 de julho, partindo da cidade de Canavieiras. Eles ancoraram o barco na costa de Belmonte e, por volta do meio-dia de quinta, o cabo que prendia a embarcação na poita, espécie de âncora, se rompeu. Com isso, a embarcação ficou em alto mar. Os pescadores tentaram dar partida no motor do veículo para voltar à costa, mas não conseguiram. Ainda na quinta, eles chegaram a passar mensagem de rádio para as embarcações próximas, avisando do rompimento.

Pente-fino no INSS suspende 140 mil benefícios

  • Redação
  • 21 Jul 2019
  • 09:55h

(Foto: Reprodução)

No primeiro balanço sobre os efeitos da medida provisória (MP) que combate fraudes no INSS, foram anulados 140 mil benefícios considerados irregulares, o que vai resultar numa economia de R$ 177 milhões por mês ou R$ 2,1 bilhões por ano, informa reportagem do jornal O Globo. Segundo técnicos do governo, os problemas mais comuns foram pagamentos feitos após a morte do beneficiário, acúmulos indevidos e a obtenção de benefícios de forma criminosa, com apresentação de documentos falsos. O trabalho de revisão dos valores pagos envolve um total de três milhões de pagamentos com suspeita de fraude. De acordo com os técnicos, os primeiros resultados mostram que são comuns irregularidades envolvendo servidores estaduais e municipais. No pente-fino, foi detectado, por exemplo, o caso de um servidor estadual aposentado do Rio de Janeiro com renda mensal de R$ 13 mil que, conforme as apurações, recebia desde 2008 o Benefício de Prestação Continuada (BPC) — destinado a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. Entre 2008 e 2011, a concessão indevida do BPC a esse servidor resultou num prejuízo de R$ 115 mil aos cofres públicos.

Motorista escapa de acidente na ponte do São Félix, mas acaba detido pela PM; ele não tinha CNH tendo sido comprovado o seu estado de embriaguez

  • Brumado Urgente
  • 21 Jul 2019
  • 09:00h

A colisão ocorreu próximo da ponte do São Félix (Foto: Láercio de Morais | Brumado Urgente)

Nos finais de semana o número de pessoas que saem pela cidade de Brumado conduzindo carros ou motos em estado de embriaguez estaria em alta, o que mostra a falta de responsabilidade com a vida humana, já que os riscos de acidente aumentam consideravelmente. Neste sábado, por volta de 22h40m, uma guarnição do PETO deteve um indivíduo identificado como Raimundo Pereira Santos, o qual, por sorte conseguiu escapar de ileso de um acidente na Rua Manoel L. Silva, no Bairro São Félix. Abordado pelos policiais, ele foi flagrado sem possuir carteira nacional de habilitação, conduzindo o veículo VW Pointer, placa policial CCY 2954, tendo colidido com outro veículo nas proximidades da ponte do bairro citado. Por essa razão, foi submetido a teste por etilômetro, tendo sido constatada a embriaguez, diante disso, o motorista conduzido e apresentado na sede da Delegacia Territorial, onde também foi entregue o veículo.

Somente 67 municípios brasileiros aderiram a sistema contra desigualdade racial do governo

  • Redação
  • 21 Jul 2019
  • 08:36h

(Foto: Reprodução)

Com o objetivo de organizar e articular políticas e serviços do poder público federal para vencer as desigualdades raciais no Brasil, o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) conta com a adesão de apenas 67 municípios e 18 estados, além do Distrito Federal, de acordo com balanço do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A adesão ao Sinapir permite aos entes federados a preferência no repasse de recursos financeiros federais, o que é feito por meio de edital. Segundo a Agência Brasil, o objetivo é criar ou fortalecer órgãos e conselhos de promoção da igualdade racial e garantir à população negra a equivalência de oportunidades, a defesa de direitos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância. O Sinapir é uma das medidas previstas no Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010), que neste sábado (20) completa nove anos. A adesão ao sistema é voluntária. De acordo com reportagem da Agência Brasil, apenas o Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba e nove municípios têm gestão intermediária, com plano elaborado e dotação no Orçamento. A Bahia e seis municípios têm gestão plena. Além de plano, têm recursos e maior liberdade para usá-los.

Anatel sugere que consumidor deixe lista de Não-Perturbe do Procon e é notificada por órgão

  • Redação
  • 20 Jul 2019
  • 18:45h

(Foto: Reprodução)

Recomendações do site  Não Me Perturbe, criado pelas operadoras de telefonia por determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) incomodaram o Procon de São Paulo, que notificou a agência pedindo alterações. Na área de perguntas e respostas do site, que permite aos consumidores bloquearem chamadas de telemarketing relacionadas à telefonia, TV por assinatura e internet, respostas indicavam que consumidores não precisavam se inscrever na lista do Procon para se proteger das ligações do telemarketing. Para a pergunta "Me cadastrei no website, preciso me cadastrar também no PROCON?", o site afirmava:

Não é necessário. O bloqueio solicitado pelo website é considerado pelas Prestadoras para a restrição de chamadas. Caso o bloqueio seja realizado também no PROCON, o bloqueio será total, ou seja, para todas as Prestadoras de Serviços de Telecomunicações, ainda que tenha sido realizado de forma parcial neste website."

A recomendação levou o Procon-SP a emitir um ofício solicitando imediata correção no texto.

Guilherme Farid, Chefe de gabinete do Procon, afirma que a entidade foi contatada por consumidores que ficaram confusos ao visitar o site do Não Me Perturbe e acreditavam que precisavam desfazer seus cadastros nas listas do Procon para aderir à nova lista, das operadoras.

Criada em 2009, a lista Não Me Ligue, do Procon, tem como objetivo bloquear qualquer ligação comercial --não sendo restrita às operadoras de telefonia, como a lançada nesta semana.

"Não faz sentido o consumidor sair de uma lista que que bloqueia tudo para trocar ela por um bloqueio de apenas três serviços", diz.

A queixa teve resultados. A pergunta ganhou nova resposta, esclarecendo que o serviço do Procon tem abrangência maior.  "Não é necessário [se cadastrar na lista das operadoras quando já se está na lista do Procon]. O bloqueio solicitado pelo website é considerado pelas Prestadoras para a restrição de chamadas.

Caso o bloqueio seja realizado também no PROCON, o bloqueio será total, ou seja, para todas as Prestadoras de Serviços de Telecomunicações, ainda que tenha sido realizado de forma parcial neste website." Questionada sobre o caso, A Anatel disse que não orienta consumidores a desfazerem seus registros nas listas de Procons, dado que elas são complementares. 

A agência afirma que  constatou que a fraseologia utilizada no site necessitava de aprimoramentos, de modo a melhorar a clareza do texto e evitar interpretações ambíguas. Tal fato foi comunicado aos administradores do site, e as correções foram realizadas no início da tarde desta sexta, 19. Lançado na terça-feira (16), o Não Me Perturbe recebeu mais de 1,2 milhão de solicitações de bloqueios de telefone. A lista do Procon-SP, de 2009, conta com cadastro de 2,1 milhões de consumidores.

CONTINUE LENDO

Segundo a Folha de SP, caminhoneiros se mobilizam em grupos de WhatsApp por paralisação na segunda (22)

  • bahia.ba
  • 20 Jul 2019
  • 17:01h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

Quase 2 mil caminhoneiros estão em, no mínimo, 15 novos grupos do WhatsApp recém-criados para discutir uma possível paralisação da categoria na segunda (22). Eles estão contrariados com a resolução da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) que estipulou a nova tabela de preços mínimos do frete rodoviário, divulgada na quinta (18), com valores abaixo dos esperados. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a realização da paralisação não é consenso entre os participantes. Parte dos grupos é refratária à ideia por conta da dificuldade financeira que teriam com os dias sem trabalhar. Os administradores dos novos grupos negam ser articuladores do movimento, ao mesmo tempo em que algumas lideranças que tomaram a dianteira durante a paralisação de 2018 não estão em nenhum deles. Ainda de acordo com a Folha, o nome dos grupos segue sempre o mesmo formato, com o título formado por paralisação, a data de 22/07 e a abreviação do nome de um estado. Apesar serem vinculados a um estado, a maior parte deles é formada por pessoas de regiões diferentes da indicada. Eles trazem em suas descrições o mesmo texto: “Publicações fora do contexto das pautas dos caminhoneiros não serão aceitas. FOCO NA MISSÃO!” Nesses grupos, há desde convocações para greve, com críticas ao presidente Jair Bolsonaro, por vezes chamado de traidor, até alguns vídeos cômicos e imagens eróticas. Os caminhoneiros emitem suas opiniões também em áudio ou vídeos nos quais discursam enquanto são filmados pela câmera frontal de seu telefone. Foram disparados avisos sobre o risco de uma ação de contra-inteligência estar sendo realizada dentro dos grupos, com membros do governo se passando por caminhoneiros. Parte dos trabalhadores se diz intervencionista, defendendo um regime militar. A rotatividade dos grupos é alta. São muitos os avisos de pessoas que entraram usando um link compartilhado por outra pessoa no WhatsApp e outros de pessoas que decidiram sair. Também circulam ali convites para entrar em grupos do gênero, de estados diferentes. 

Duas toneladas de maconha são apreendidas em caminhão que levava carga de farinha na BR-116

  • Redação
  • 20 Jul 2019
  • 13:29h

(Foto: Divulgação PRF)

Duas toneladas de maconha foram apreendidas em um caminhão na BR-116, na Bahia, durante uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Federal (PF) e da Polícia Militar, após uma denúncia anônima. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a ação ocorreu na úttima quinta-feira (18). Dois homens que estavam em um carro escoltando o caminhão que levava a droga foram presos. O motorista do veículo onde a maconha estava não foi encontrado. A Secretaria de Segurança Pública informou que, após serem acionadas pela Polícia Federal, as unidades da Cipe Nordeste e da PRF fizeram uma barreira para o carro pequeno, que tinha placa de Piracicaba (SP), e interceptaram o veículo nas proximidades da cidade de Tucano. Em seguida, os policiais seguiram até um posto de combustível, na cidade de Teofilândia, onde encontraram o caminhão parado. O motorista não foi encontrado. Os fardos da droga foram achados no baú do veículo, escondidos na carga de farinha. O caminhão também tinha placa de Piracicaba (SP). Os suspeitos presos no carro que escoltava o caminhão, identificados como José Carlos dos Santos e Paulo Eber dos Santos, ambos do Paraná, foram encaminhados para a PF, em Feira de Santana.