A RHI Magnesita, em Brumado, está participando ativamente da luta contra o Coronavírus. Sabemos que, com pequenas atitudes, podemos aumentar nossa proteção e também a proteção das pessoas com as quais convivemos. Por isso, fique de olho: ao sair de casa, use máscara. É um gesto de responsabilidade, pois protege você e também quem está ao seu redor; lave as mãos com frequência e sempre com água e sabão por, no mínimo, 20 segundos; tenha sempre com você um frasco de álcool em gel 70% para higienizar as mãos quando não for possível lavá-las com água e sabão; o isolamento social ainda é a medida mais eficaz para prevenir a contaminação e disseminação do Coronavírus. Mas, se precisar sair de casa, lembre-se também de manter uma distância mínima de um metro e meio de outras pessoas. Fazer a sua parte é fundamental neste momento. Contamos muito com você! #JuntosSomosMaisFortes.
O vereador Zé Ribeiro agradeceu ao governo do estado o atendimento do seu requerimento (Fotos: Assessoria Parlamentar)
Comprovando a sua sintonia fina com os grandes anseios populares, o vereador Zé Ribeiro vem desenvolvendo a sua agenda de trabalho com muita eficácia. Nesta semana mais uma de suas ações resultou em um grande benefício para Brumado, já que o município enfrenta um grande surto de Dengue, com centenas de casos comprovados. Mostrando ter uma visão futurista, ele, desde o início deste novo ciclo da doença, logo no início do mês de maio o vereador apresentou um requerimento solicitando do governo do estado a vinda do carro fumacê (veja aqui), já que esse é o meio ainda mais eficaz para se combater o Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da doença. No dia 21 de maio um ofício do governo (veja aqui 1,2) do estado foi enviado para o gabinete do vereador confirmando o atendimento do requerimento. Nesta semana o carro fumacê começou a borrifação em vários bairros da cidade (veja vídeo abaixo). Diante disso o vereador Zé Ribeiro agradeceu o empenho da SESAB que atendeu a sua solicitação. “Desde que os primeiros casos surgiram, bem no meio da pandemia do novo coronavírus, dava para se notar que os casos de Dengue iriam aumentar muito em nossa cidade, então, imediatamente enviamos o requerimento à Secretaria Estadual de Saúde que prontamente atendeu a nossa solicitação”, observou o vereador que ainda destacou que “agradecemos o empenho do governo em trazer o carro fumacê, já que agora, o surto irá ser controlado”.
Os indicativos de que Brumado estaria vivendo atualmente o pico da pandemia provocada pelo novocorovírus são foram confirmados pela SESAU, que apesar, da forte elevação da curva neste mês de junho, aponta que os números ainda irão subir. Com 31 casos confirmados desde a última quinta-feira (18), numa média de 10 por dia, o município já contabiliza 133 pessoas que foram infectadas pela Covid-19, tendo a agravante que 3 delas acabaram indo a óbito. Num total de 1.760 notificações, hoje são 40 pessoas aguardando o resultado; 52 em tratamento; 530 descartados e 78 curados. O fato de o pico ainda não ter sido alcançado remonta para que os cuidados sejam ainda maiores, pois nesse período de festas juninas o número de pessoas que vêm de outras partes do país, principalmente São Paulo que é o epicentro da doença, deve fazer com que os índices se elevem de forma preocupante, o que pode fazer com que as autoridades judiciais venham a tomar medidas de maior impacto. O fato de que a tradição da comemoração do São João é tão forte na cidade, faz com que deverão existir muitas festas principalmente no meio rural, nas quais as pessoas não resistiram e dançarão o forró agarradinho, o que é um risco, pois os riscos de contágio são bem maiores, mesmo se utilizando a máscara facial. O consumo de bebidas alcóolicas, que é praticamente inevitável, pois não existe fiscalização para coibir, produz automaticamente um relaxamento e com isso o uso das máscaras e álcool gel podem ser deixados de lado. Então, toda a prudência tem que ser adotada nesse momento, já que a Covid-19 é uma doença muito contagiante.
A BA-148 continua sendo palco de acidentes fatais, tendo o trecho próximo entre Dom Basílio e Livramento como um dos mais recorrentes a estes episódios. Na noite deste domingo (21), mais um acidente desse gênero ocorreu no início da noite, por volta das 18h, na região do perímetro irrigado. Uma colisão entre dois motociclistas que, ao que tudo indica, foi causado pela imprudência de um deles, que teria invadido a pista contrária. As vítimas foram identificadas como Josemar Silva, que residia em Livramento e “Biu de Manoel Pinha”, morador de Dom Basílio. Uma mulher que não foi identificada, a qual estava na garupa de um deles, acabou se ferindo gravemente e foi rapidamente transportada para a UPA24h em Livramento. A Polícia Técnica chegou ao local e fez as primeiras observações no trabalho de perícia. Os corpos foram trazidos para o IML de Brumado.
Um carro oficial da Prefeitura de Vitória da Conquista, destinado exclusivamente para ações do COVID-19, se envolveu em um acidente na BR-116, próximo a cidade de Brejões. Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, o veículo saiu da pista. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Ainda de acordo com fontes da Prefeitura, o carro estava voltando de Salvador, onde foi levar paciente para tratamento fora do domicílio.
São 1.073.376 casos confirmados segundo o consórcio da imprensa, mantendo o país como segundo do mundo em óbitos e infectados | Foto: Reprodução
O Brasil tem 50.182 mortes por coronavírus confirmadas até as 13h deste domingo (21), aponta um levantamento oo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. A marca de 50 mil vítimas fatais foi ultrapassada após novos dados enviados pelos governos estaduais do Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia e Roraima, além do Distrito Federal. Segundo os mesmos dados, são 1.073.376 casos confirmados. No sábado, antes destas atualizações, o balanço das 20 horas apontava 50.058 mortes – 968 em 24 horas – e 1.070.139 casos confirmados.O consórcio de imprensa é formado por G1, O Globo, Extra, Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL. Estes dados mantém o Brasil como 2º país do mundo com mais casos e mortes por coronavírus, atrás apenas dos Estados Unidos. O levantamento é da Universidade Johns Hopkins.
A intenção já não é recomendada pelas autoridades sanitárias e ficou ainda pior quando uma das convidadas compareceu ao evento e não contou que estava com Covid-19. O resultado foi o contágio da doença em todos os convidados da celebração. Nos vídeos, Bachlet descreveu como ela e os amigos estão lidando com a doença. Em uma das imagens é possível visualizar uma das amigas realizando o teste no interior do veículo. Agora, o vírus se espalhou pelo grupo e Victoria resolveu documentar sua experiência. Nos vídeos compartilhados, ela conta que sentiu todos os sintomas da doença e detalha como ela e seus amigos estão lidando com a situação. Nas imagens, ela ainda aparece com algumas amigas fazendo o teste dentro de seu carro. “Basicamente, essa garota veio e “esqueceu” de nos dizer que tinha corona, e agora estamos todos doentes. Além disso, fomos à casa de nossos amigos e, em seguida, o colega de quarto de um deles testou positivo para o corona no dia seguinte”, contou.
No entendimento do promotor Thiago Fonseca, tradição junina provoca compromete distanciamento social e eleva riscos de acidentes | Foto: Brumado Urgente Conteúdo
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou que as prefeituras de Santo Antônio de Jesus, Varzedo, Dom Macedo Costa e Mutuípe proíbam fogueiras e queima de fogos de artifício. O motivo é a pandemia do novo coronavírus. O promotor Thiago Cerqueira Fonseca considera a proximidade da data oficial do São João na recomendação. A tradição junina provoca aglomerações, comprometendo as medidas de distanciamento social, e eleva os riscos de doenças e problemas respiratórios, queimadura e acidentes. “A superlotação das instituições hospitalares, públicas e privadas, poderá inviabilizar o atendimento de todos os que necessitarem de atendimento médico, inclusive os intoxicados pela fumaça das fogueiras e os queimados pelo manejo de fogos de artifício, para além das complicações decorrentes da Covid-19”, argumenta o promotor. O Ministério Público recomenda ainda que os municípios editem ato normativo determinando a proibição. Se necessário, que usem o poder de polícia para o cumprimento dos decretos. O município deve estabelecer também medidas administrativas para coibir eventual desobediência. Entre elas, a suspensão da concessão e renovação de autorizações para estabelecimento de vendas de fogos de artifícios, cassação das autorizações já concedidas, fiscalização para impedir acendimento de fogueiras e queima de fogos e aplicação de multa e apreensão de material.
O eclipse, fenômeno astronômico que acontece quando Terra, Lua e Sol estão alinhados, é o primeiro de 2020 | Foto: Reprodução
O primeiro eclipse solar de 2020 acontece durante a madrugada deste domingo, 21, a partir das 2 horas. O momento em que a Lua cobre o Sol ainda conta com um elemento extra: a luz que emana da estrela poderá vista em formato de “anel de fogo”. Não é possível assistir ao fenômeno do Brasil. Arábia Saudita, Paquistão, Taiwan, e o nordeste da África são alguns lugares que as pessoas poderão assistir a olho nu, de acordo com o site Space.com. Entretanto, diversos locais transmitirão o evento ao vivo. A Slooh, uma rede global de telescópios online, disponibiliza o link em seu canal do Youtube. Na mesma plataforma, o Time and Date realiza a difusão virtual de todos os eclipses lunares e solares Esse não é o único evento astronômico que está acontecendo no universo neste fim de semana. O solstício, que marca o início do inverno no Hemisfério Sul e o início do verão no Hemisfério Norte, começa hoje, 20. Neste momento, a organização pública English Heritage mostra pela primeira vez o pôr e o nascer do sol de Stonehenge nas redes sociais. No local, que é considerado um patrimônio mundial pela Unesco, a maior estrela do Planeta perpassa por entre as pedras, formando uma paisagem exuberante. Apesar da noite já ter chegado às 17 horas, o amanhecer acontece às 00h52min, no horário de Brasília. A rapidez do evento é explicada porque a data solstício marca o dia mais longo do Hemisfério Norte e o mais curto do Hemisfério Sul.
A partir disso, o democrata conseguiria votos favoráveis a uma recondução à presidência do Senado, cargo que ocupa atualmente | Foto: Reprodução
O apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), ao adiamento das eleições deste ano tem sido visto como agrado a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A partir disso, o democrata conseguiria votos favoráveis a uma recondução ao cargo. A avaliação é de líderes do centrão, de acordo com informações da coluna Painel, da Folha de S.Paulo. Entre os alvos de Alcolumbre estariam o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral; e Alexandre de Moraes e Edson Fachin, que são membros da Corte Eleitoral. Segundo a publicação, Alcolumbre tem conversado com parlamentares em busca de apoio à sua permanência na presidência do Senado. Considerada com caminho difícil, por se tratar de emenda constitucional, a alternativa é recorrer ao Supremo para equiparar com as condiçõeos da Câmara. Na Casa, o presidente pode ficar no cargo por meio mandato, ou seja, dois anos. Alcolumbre deve argumentar que os senadores deveriam ter direito a período proporcional, no caso, quatro anos, já que o mandato na Casa é de oito anos. O adiamento das eleições deverá ser votado na próxima terça-feira (23).
Mesmo diante da crise imposta pela pandemia provocada pelo novo coronavírus, alguns empreendedores em Brumado conseguem ir no lado oposto, criando oportunidades e tendo uma dinâmica comercial muito positiva. Este é o caso do Supermercado e Padaria Divina que está na curva ascendente, comprovando que a força do trabalho supera as adversidades. Então, nesse crescimento, surge uma oportunidade de emprego para um açougueiro com experiência. Então que estiver enquadrado neste critério pode entrar em contato pelo fone: 3441-9264.
Em nota oficial, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) esclarece que dos 50 leitos de UTI exclusivos para pacientes com diagnóstico de coronavírus (Covid-19) em município de Vitória da Conquista, apenas 59% estão ocupados. Isso inclui os dez leitos de Terapia Intensiva contratados pela prefeitura, que possuem cinco pacientes internados, sendo apenas um em ventilação mecânica. No Hospital das Clinicas foram abertos 20 leitos de UTI, sendo doze com respiradores. Os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva, conforme Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estabelece que uma UTI adulto deve dispor, no mínimo, para funcionar, de 2 respiradores para cada 2 leitos, o que acontece hoje com o HCC. Dos 20 leitos disponíveis, oito estão ocupados e apenas dois estão em uso de respiradores. “Respiradores não são equipamentos que estejam sobrando no mundo para que não sejam distribuídos com racionalidade e responsabilidade. O governo do estado tem monitorado todas as UTIs contratadas e, havendo necessidade, mais respiradores serão enviados aos municípios”, informa a nota. No facebook, o secretário estadual de saúde, Fábio Vilas Boas, comentou a nota da Prefeitura que questiona os leitos contratados pelo Estado para casos de coronavírus: É lamentável que o Prefeito Herzem Gusmao tenha feito declarações públicas que revelam desconhecimento técnico e portanto despreparo para lidar com o momento crítico da pandemia da Covid19 em seu município. Pior ainda foi usar o alegado baixo número de respiradores do Hospital das Clínicas como motivo para suspensão do precipitado programa de abertura do comércio de Vitória da Conquista. A cidade de Vitória da Conquista possui hoje 50 leitos de UTI, com ocupação de 59%. No Hospital das Clinicas foram abertos 20 leitos de UTI, sendo 10 com respiradores. Os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva conforme RDC ANVISA estabelecem que uma UTI adulto deve dispor, no mínimo, para funcionar, de 2 respiradores para cada 2 leitos, o que acontece hoje com o HCC. Dos 20 leitos disponíveis, 10 estão ocupados e apenas 2 estão em uso de respiradores. Respiradores não são equipamentos que estejam sobrando no mundo para que não sejam distribuídos com racionalidade e responsabilidade. O governo do estado tem monitorado todas as Uti contratadas e, havendo necessidade, mais respiradores serão enviados. A saúde pública não pode ficar a reboque de motivações políticas. As decisões responsáveis e técnicas continuarão a ser tomadas pelo governo do estado.
Como uma metodologia de trabalho inovadora e eficiente, onde se destacam o excelente atendimento e combustíveis de procedência garantida, já se encontra em pleno funcionamento o Auto Posto JF 2 em Brumado. A unidade 2 do grupo JF está localizada no entroncamento da rotatória que liga as Ruas Antônio Francisco da Silva com a Rua Israel Dias de Oliveira no bairro Norberto Marinho.
Além da localização estratégica, a excelente qualidade dos combustíveis, o Auto Posto JF 2 conta com uma equipe treinada para proporcionar a toda sua clientela um atendimento de excelência. Vale a pena conferir todo o conforto e comodidade que o Auto Posto JF 2 pode te oferecer, faça uma visita e confira. Posto JF 2 é posto!
A Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 37 milhões neste sábado (20), pelo concurso 2.272, valor acumulado do último sorteio. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas ou pela internet, com valor mínimo de R$ 4,50. O sorteio acontece a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo.
Quina de São João
Além do concurso da Mega, será possível tentar a sorte na 10ª edição da Quina de São João, que será realizado no dia 27 de junho, às 20h. A estimativa inicial é de que o sorteio do concurso 5.299 pague um prêmio de R$ 140 milhões. O prêmio não acumula e, caso não haja vencedores na faixa principal, o prêmio será dividido entre os vencedores da segunda faixa (quatro números) e assim por diante. Para apostar, basta marcar de cinco a 15 números entre os 80 disponíveis no volante. O preço de uma aposta simples, com cinco números, custa R $ 2.
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta sexta-feira (19) que mais dois pacientes infectados pelo Novo Coronavírus foram a óbito, aumentando para 12 o número de óbitos registrados de pacientes de Vitória da Conquista. A 11ª vítima da Covid foi uma mulher de 56 anos, com histórico de doenças preexistentes, que faleceu na noite da última quinta-feira (18). Ela realizou exame laboratorial RT-PCR que apresentou resultado positivo para Coronavírus no dia 15 de junho e vinha sendo acompanhada pela equipe de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde desde o dia 12 de junho, quando foi internada do Hospital São Vicente, onde veio a óbito por agravamento do quadro de saúde. O 12º falecimento aconteceu nesta sexta-feira (19). Trata-se de um senhor de 79 anos que possuía doenças preexistentes e estava internado no Hospital São Vicente desde o dia 2 de junho. Ele também era acompanhado pelo monitoramento da Secretaria de Saúde e teve resultado positivo para Covid-19 em exame laboratorial RT-PCR no dia 15 de junho. Hoje foram confirmados mais 14 casos de pacientes que testaram positivo para Coronavírus em Conquista. Com isso, são 460 casos confirmados desde o fim do mês de fevereiro, quando foram notificados os primeiros casos no município. Destes, 356 pessoas tiveram evolução para cura da doença e 92 permanecem com o vírus ativo e seguem em recuperação – 19 internados e 73 em tratamento domiciliar. Dos casos em investigação e que ainda aguardam classificação final no sistema E-Sus Notifica, 3.918 estão aguardando coleta para exame laboratorial ou possuem critérios* para realização de Teste rápido e 143 aguardam resultado de exame RT-PCR. Destes casos notificados com suspeita, 3.498 tiveram evolução para cura da Síndrome Gripal, 558 apresentam sintomas de Síndrome Gripal leve permanecendo em tratamento domiciliar e cinco estão hospitalizados aguardando resultado laboratorial. Hoje, nos leitos clínicos e de UTI da rede SUS destinados ao tratamento da Covid-19, estão internados pacientes dos municípios de: Vitória da Conquista, Livramento de Nossa Senhora, Ituaçu, Malhada de Pedras, Eunápolis, Cândido Sales, Itapebí, Brumado, Itagibá, Mucuri, Belmonte, Poções, Encruzilhada, Nova Canaã, Itororó, Macarani, Ilhéus, Prado, Ibicoara e Iguaí. O Governo Municipal, mais uma vez, manifesta seu profundo pesar pelos falecimentos dos pacientes e se solidariza com as famílias neste momento de dor. Também reforça sobre a necessidade de que a população adote as medidas rígidas de segurança para evitar a contaminação. Caso precise sair de casa, a máscara é um item obrigatório.