Brumado: Crescimento da criminalidade na cidade chega à empresa Magnesita

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 23 Jan 2014
  • 10:30h

A empresa Magnesita fica localizada na Vila de Catiboaba, a 9 km da cidade (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

O ano de 2014 se iniciou e trouxe com ele, juntamente com as alegrias de um ano novo, também trouxe algumas das grandes preocupações do ano velho, que era o aumento gradual da violência e da criminalidade no município. Duas das modalidades mais aplicadas pelos criminosos, o roubo e assalto de motocicletas e assaltos a correspondentes bancários, continuaram aumento, dando muito trabalho para a Polícia, que vem se desdobrando para atender as ocorrências. Na noite desta quarta-feira (22) uma atitude muito suspeita levou os vigilantes da Magnesita, - que fica localizada na Vila de Catiboaba, Distrito de Vila Presidente Vargas - , a ficarem de prontidão, quando, de repente, disparos forma efetuados pelos homens que estavam em atitudes muito suspeitas, os quais vieram pela rodovia interna da empresa e, ao que tudo indica, tinham intenções criminosas, já que, após os disparos, fugiram com muita rapidez do local, abandonando em seguida um veículo com placa de Vitória da Conquista, no qual foram encontrados alguns produtos inflamáveis, o que poderia indicar um ato incendiário ou coisa do gênero. Segundo informações, os dois suspeitos teriam intenções de explodir um caixa eletrônico que fica dentro da empresa, mas a polícia não confirmou essa possibilidade, pois não foram encontrados explosivos no veículo. Equipes de policiais militares e civis fizeram uma grande varredura na região para buscar capturar os suspeitos, mas os mesmos não foram encontrados. A empresa, uma das maiores produtoras mundial de refratários deverá reforçar ainda mais a sua segurança, já que a região da Vila Presidente Vargas vem figurando como uma das mais violentas e perigosas da cidade, com inúmeros registros de ações delituosas. 

A estrada interna da Magnesita, conhecida como Pepecat, vem sendo utilizada pelos bandidos (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Sem Limite da Bahia em Vitória da Conquista na 'Noite do beijo' no Fuso Horário

  • Ascom Sem Limite / Izidy Ramel
  • 23 Jan 2014
  • 08:14h

(Divulgação)

Sábado, 24 de janeiro, a Sem Limite da Bahia vai celebrar a “Noite do beijo” na boate Fuso Horário em Vitória da Conquista-BA. O público tem muito o que se empolgar, pois toda a energia do vocalista Chris Pimenta e banda, estará concentrada em fazer da noite um verdadeiro show de alegria e muitos beijos. Para quem já foi ao show desses meninos incansáveis, vá tomar mais uma dose de agitação dessa banda que faz mais do que um mega show por onde passa, e quem ainda não foi, aproveite, afinal não é sempre que essa oportunidade bate à sua porta!

 

Projeto punirá prefeitos que deixaram de aplicar verbas de convênio

  • ( Informações da ASCOM/Câmara dos Deputados)
  • 23 Jan 2014
  • 06:02h

Ilustração

A Câmara dos Deputados analisa a possibilidade de punir por crime de responsabilidade o prefeito ou governador que deixar de aplicar, sem justificativa, recursos recebidos do governo federal na forma de convênios, contratos, ajustes ou outro instrumento semelhante. A medida está prevista no Projeto de Lei 2155/11, do deputado Ronaldo Fonseca (Pros-DF). Segundo o autor da proposta, a legislação hoje pune o gestor que aplicou mal a verba pública, mas não faz o mesmo com quem, injustificadamente, deixou de usar o recurso e acabou tendo que devolver o dinheiro aos cofres públicos. “Se nós elegemos um gestor público para cuidar dos nossos interesses e ele fez um acordo, fechou um contrato com o governo federal, recebeu o dinheiro, empenhou o dinheiro e não apresentou o projeto, isso é irresponsabilidade. Ele tem que ser punido porque a população fica esperando o benefício, elegeu o gestor público para cuidar dos seus interesses e ele não o fez”, afirma Fonseca. PUNIÇÃO – O projeto muda a legislação sobre a responsabilidade de prefeitos e vereadores (Decreto-Lei 201/67), para incluir a não execução de um convênio entre os crimes de responsabilidade sujeitos ao julgamento do Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara de Vereadores. Nesse caso, as penas vão de três meses a três anos de detenção, além da perda do cargo e da proibição, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de qualquer função pública. 

Pec isenta escolas públicas de pagar ICMS sobre água, luz e telefone

  • Da Redação
  • 23 Jan 2014
  • 05:53h

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição 296/13, do deputado Jorge Corte Real (PTB-PE), que isenta do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) os serviços de água, energia, telecomunicações e saneamento de instituições de ensino públicas. A Constituição já retira da base de cálculo do ICMS operações de exportação; distribuição de petróleo, derivados e energia elétrica entre estados; ouro usado como ativo cambial; e atividades de rádio e TV pública. De acordo com o parlamentar, é “inconcebível” que a educação pública seja onerada pelo Estado com impostos. “Desse modo, escolas, universidades, faculdades e demais entidades de ensino gratuitas poderão atender mais alunos e pagar melhores salários aos seus professores”, afirmou Real.

Natural Life traz a Brumado estrela do fitness brasileiro

  • Divulgação
  • 22 Jan 2014
  • 11:52h

Brumado: Atuação do deputado federal Waldenor Pereira no município começa a ser questionada

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 22 Jan 2014
  • 11:07h

(Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Aproximam-se as eleições de 2014 e, com isso, as discussões em torno da representatividade de Brumado nas esferas maiores do poder ganha ainda mais musculatura. Após o recente discurso inflamado do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), que garantiu em “alto e bom som”, durante a reinauguração do Ginásio Antônio Imbassahy, que o município está “órfão” nesse sentido, a questão começou a ter um espaço cativo nas discussões políticas da capital do minério. Dentre as inúmeras representações que deveriam estar a serviço da população brumadense, uma das mais questionadas é a do deputado petista Waldenor Pereira, do qual se esperava muito mais, já que ele tem uma proximidade muito grande com o governador Jaques Wagner e com a própria presidente Dilma Rousseff. Nos corredores da política local, Waldenor é um dos líderes dos questionamentos, já que questões prioritárias para o município como o Projeto de Esgotamento Sanitário; a construção da Segunda Etapa da Barragem de Cristalândia; a instalação de uma UTI no Hospital Professor Magalhães Neto; a vinda de novos cursos universitários e a ampliação do efetivo policial; os quais ainda não saíram do papel, poderiam contar com o seu apoio e, porque não dizer com sua pressão, mas, ao que tudo indica, o deputado Waldenor Pereira não vem atentando muito para essa situação. Com a proximidade do pleito, ele que frequenta muito pouco o município, deverá começar, assim como outros tantos deputados, a estar presente com mais assiduidade no solo brumadense, mas, espera-se no mínimo, que ele venha surpreender e anunciar grandes notícias para os brumadenses. Outra questão que pode acabar sendo prejudicial nesse cenário é que o PT de Brumado, está indiscutivelmente dividido, tendo dois grupos distintos em confronto, um liderado pelo ex-vice-governador Edmundo Pereira, que possui 3 vereadores e um grande número de adeptos e o comandado pelo jovem Frederico Neves (Fredinho), atual presidente da legenda e que vem ganhando cada vez mais espaço, tendo conquistado importantes apoios, já que representaria a tão esperada renovação na oposição. Mas, essa situação deve ser totalmente amortizada a partir de agora, já que todos irão se unir e falar a mesma língua em torno da candidatura de Waldenor, que é uma unanimidade entre os petistas brumadenses. No esteio dessa discussão fica a dúvida de com quem Waldenor fará a “dobradinha”, se será novamente a ex-deputada Marizete Pereira, ou se o partido lançará outro nome, como o do próprio “Fredinho”, ou até do próprio Edmundo, já que fortes cabos eleitorais começam a cogitar a sua pré-candidatura. 

Servidores do IFBaiano dizem que golpe foi dado na eleição de reitor

  • Redação Bocão News
  • 22 Jan 2014
  • 06:47h

(Foto: Reprodução)

O Conselho Superior (Consup) do IFBaiano, alegando a realização de propaganda fora do prazo legal, não homologou o resultado das eleições para o cargo de reitor, em que o vitorioso foi o professor Geovane Barbosa do Nascimento, do campus de Uruçuca, que teve 45,64% dos votos contra 26,09%  dados ao segundo colocado e candidato da situação. Os representantes Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - Bahia (Sinasefe-BA), consideram uma afronta à democracia e ameaçam um greve geral. De acordo com o coordenador-geral da Sinasfe-BA, Georges Rocha, "a decisão desrespeita a vontade da grande maioria dos funcionários dos 10 câmpus e da reitoria do IFBaiano, que querem Geovane como reitor. Após o término da reunião, a categoria reuniu-se no local e decidiu pelo indicativo de greve geral, além de questionar judicialmente a decisão autoritária".Ainda para o sindicato, a decisão do Consup é estritamente política, para evitar a vitória de um candidato oposicionista à  atual direção do IFBaiano. Georges Rocha e membros da direção entidade, Ronaldo Naziazeno e Luzia Mota e o advogado da instituição, André Sturaro, alegam que acompanharam  processo de votação junto aos colegas na reitoria do IFBaiano. A denúncia de propaganda fora do prazo legal foi feita por membros da atual gestão do IFBaiano que encaminhou o assunto para a Procuradoria da instituição.  O candidato vencedor defendeu-se argumentando que uma das faixas de campanha permaneceu além do prazo, no campus de Valença, em decorrência das más condições climáticas no município. Citou ainda que por causa do mau tempo na cidade, a prefeitura local decretou "estado de emergência" e as atividades escolares e funcionais no campus foram suspensas no dia 29 de novembro e, por isso, somente conseguiu retirar a faixa em 2 de dezembro. Ainda na sua defesa, o candidato argumenta que a nulidade da sua candidatura é desproporcional ao fato em si, reafirmando que a não retirada do material decorreu à parte da sua vontade e por problemas climáticos.

O desafio do combate à Dengue no sul da Bahia

  • Da Redação
  • 22 Jan 2014
  • 06:39h

(Foto: Informe Ipiaú)

Quase 13 mil casos de dengue foram registrados no sul da Bahia no período de janeiro a dezembro do ano passado. De acordo com dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), todos os municípios sulbaianos fizeram notificação de dengue clássica em 2013. Houve redução no número de casos em algumas localidades e aumento de até 3.000% em outras. Entre os municípios que reduziram o número de notificações no ano passado estão Almadina, Arataca, Barro Preto, Buerarema e Ilhéus, sendo que na primeira o número de casos da doença – todos do tipo clássico- caiu de 12 para 9 de um ano para o outro. Em Arataca passou de 45 para 15. Em Barro Preto, a quantidade de notificações de dengue caiu quase pela metade, saindo de 86 em 2012 para 48 no ano passado. No mesmo período, Buerarema registrou uma queda ainda maior, com o número de casos suspeitos comunicados passando de 443 para 143.Já entre os municípios que registraram aumento nas notificações estão Coaraci, Itacaré e Una. No primeiro, as pessoas que apresentaram sintomas da doença saltaram de 337 para 390. O aumento foi ainda maior em Itacaré, que registrou 78 casos em 2012 e fez 497 no ano passado. Em Una a quantidade de ocorrências saltou de 80 para 851 de um ano para o outro.  De acordo com a Sesab, outros municípios do sul da Bahia notificaram uma quantidade significativa de casos de dengue no ano passado. Eles são Canavieiras (138), Dário Meira (115), Floresta Azul (307), Gandu (157), Ibicaraí (504), Ibicuí (169), Ibirataia (210), Itagibá (309), Itajuípe (195), Pau Brasil (146), Ubatã (105) e Uruçuca (128). As notificações em todos os municípios do sul da Bahia somaram 12.928 casos no ano passado. 

Para Geddel, mudança de regimento da Alba é um 'estupro democrático'

  • Redação Bocão News
  • 22 Jan 2014
  • 06:30h

(Foto: Reprodução)

A aprovação da mudança do regimento interno da Assembleia Legislativa da Bahia, nesta segunda-feira (20) causou repúdio ao presidente do PMDB Bahia, Geddel Vieira Lima. Para o pré-candidato ao governo do estado, a alteração é um “estupro à democracia”. “Cassar o exercício dos direitos das minorias nos parlamentos foi atitude perpetrada por regimes autoritários. O contraditório, o debate amplo contra a imposição, é algo que, ao reverso de fragilizar, fortalece as decisões de governo”. Em uma nota de repúdio, Geddel classifica os projetos encaminhados pelo governo maléficas para a população. “Como homem com larga experiência no parlamento, acostumado ao proselitismo como forma de conquistar prosélitos, repudio de forma veemente a tentativa do Governo de emascular a voz daqueles que foram eleitos não para constituírem a maioria construída na desavergonhada cooptação, mas, sim, para manter as suas vozes firmes num importante papel de fiscal do Governo e críticos de postulações que consideramos absurdas e maléficas para o Estado. O presidente ainda garante que irá acionar a Justiça para que a peça seja revogada. “Como presidente do PMDB da Bahia, buscarei, certamente em conjunto com outros dirigentes de partidos da oposição, proteção na Justiça, que espero, altiva e independente, aos direitos da minoria na Assembleia Legislativa, para que a democracia não seja arranhada”.

Cinquenta mil mulheres são estupradas por ano no Brasil

  • Da Redação
  • 22 Jan 2014
  • 06:16h

(Foto: Reprodução)

Segundo o estudo mais recente do Ministério da Justiça, 50 mil mulheres são estupradas por ano no Brasil. Para prender os criminosos, é fundamental o trabalho de investigação, com dados de DNA, por exemplo. A Polícia Civil de Brasília, que tem um dos maiores bancos de dados desse tipo, já conseguiu prender 40 estupradores. Foi um choque saber que a filha de onze anos tinha sido vítima de estupro, conta uma mãe que não quer se identificar: “É desesperador porque se você pudesse, você entraria no lugar”. A menina foi abordada na rua quando voltava da escola pra casa. O estuprador fingia que passava mal. “Ele começou tipo dar crise perto dela e com a bíblia na mão falou ‘ô garotinha me ajuda, me ajuda, estou muito mal’”. Foram seis horas nas mãos do criminoso. 
 

Rolezinho, a profecia do presente

  • Por Carlos Castilho / OI
  • 21 Jan 2014
  • 18:05h

Há 18 anos, o sociólogo italiano Alberto Melucci já dizia em seu livro Challenging Codes (Desafiando os Códigos, sem tradução para o português): “Os movimentos sociais contemporâneos são símbolos de mudanças que ainda não aconteceram... eles [os movimentos] falam antes do seu conteúdo, direção e organização serem conhecidos... são profetas de algo que já está acontecendo mas que não conseguimos identificar” (Challeging Codes, Introduction). As ideias de Melucci, o primeiro grande teórico das ações coletivas na era digital, tornaram-se palpáveis quase duas décadas depois de terem sido publicadas e são uma evidência chocante de como a nossa imprensa e os nossos governantes foram incapazes de “ler” as mudanças em curso na sociedade. Pedir que os políticos leiam Melucci talvez seja demais, levando em conta a dimensão da cultura da maioria deles, mas os formadores de opinião na mídia não podem ficar reféns da agenda imediatista dos governantes.

(Foto: Reprodução)

O fenômeno do “rolezinho”, que tanta celeuma está provocando na imprensa, é algo previsível há tempos por quem observa o surgimento de ações coletivas sem líderes e nem heróis. Há quase 20 anos já está mais ou menos claro, desde a queda do Muro de Berlim, que o divisor de águas deixou de ser polÍtico/partidário para se tornar cultural. Além disso, a era digital acabou com as fronteiras físicas e reduziu as econômicas, pelo menos no segmento urbano. Por isso, quando os jovens da periferia das cidades invadem os shoppings, eles estão simplesmente seguindo a tendência da nova sociedade sem fronteiras, como prega o anúncio da operadora de telefonia celular Tim. Para quem procura entender as mudanças pelas quais estamos passando, o rolé é algo absolutamente natural e até inevitável. Quem se assusta e alimenta, na imprensa, a teoria do medo, somos nós que não entendemos ou não queremos entender o que está acontecendo entre os jovens, um segmento social que só agora está rompendo fronteiras como as dos shoppings, descritos pela publicidade como templos de consumo. A classe média se apropriou dos shoppings e os transformou em bunkers da sociedade afluente, achando que as fronteiras econômicas e sociais seriam eternas. Agora os jovens, que já nasceram na era digital, portanto não têm o mesmo respeito por barreiras como a geração anterior, entram nos shoppings não para comprar, mas para compartilhar o templo do consumo, alegando ter os mesmos direitos ao ar condicionado, praça de alimentação, cinemas e lan houses. O imaginário da classe média os associa a vândalos e aciona imediatamente o gatilho da repressão, o que não resolve o problema, mas aumenta ainda mais o desejo adolescente de derrubar fronteiras. A imprensa está perdida no meio da polêmica, que na verdade tem um lado só: o da classe média, porque os adeptos do rolezinho não estão nem aí. O território deles é o das redes sociais e da internet. Como a maioria das pessoas que compram e leem os jornais e revistas é da classe média assustada, é inevitável que a mídia se preocupe mais com este segmento social, mas isso leva ao beco sem saída de olhar para trás, ignorando as profecias do presente. Se a imprensa estivesse consciente de seu papel, ela estaria hoje tentando ajudar seus leitores, ouvintes e telespectadores a entender o que está acontecendo não com base na intensificação do medo e consequentemente da repressão, mas na análise das consequências das mudanças sociais geradas pela era digital. É urgente que a mídia perceba que estamos no meio de uma transição de modelos tão radical quanto a que ocorreu após a invenção da imprensa, seis séculos atrás. Adaptando o famoso bordão da campanha presidencial de Bill Clinton nos Estados Unidos, em 1992, (“It’s the economy, stupid”) para os tempos de rolezinho, teríamos: “É a história, estúpidos”.

CONTINUE LENDO

Dica da Semana do Rei do Som

  • Rei do Som
  • 21 Jan 2014
  • 16:12h

(Divulgação)

A Equipe Rei do Som convida todos os amigos e clientes para o maior encontro automotivo da Bahia. Traga a sua equipe e venha participar desse mega evento que ocorrerá no dia 02 de fevereiro, às 10 horas da manhã, no Planet Show 2, em Brumado.

Comunicado da Embasa

  • ASCOM | Embasa
  • 21 Jan 2014
  • 15:15h

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que para possibilitar a realização de serviço de manutenção na rede de água bruta que alimenta a Estação de Tratamento de Água (ETA II) do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de (SIAA-Brumado), o abastecimento em alguns bairros e na cidade de Malhada de Pedras será afetado nesta quarta, 22, durante todo o dia.  Por este motivo, a empresa recomenda que a população consuma a água de forma racional até que os trabalhos sejam concluídos e o abastecimento seja retomado gradativamente na noite do mesmo dia. Locais afetados: São Jorge, São Felix, Esmeralda,  Malhada Branca,  Jardim de Alá, Urbis II, Urbis III, Loteamento Malhada Branca, Loteamento Bom Jesus  e Malhada de Pedras.

Polícia usa drone para encontrar brasileiro desaparecido na Espanha

  • Último Segundo
  • 21 Jan 2014
  • 13:17h

Detalhe do drone usado pela polícia espanhola na busca pelo estudante brasileiro Víctor da Silva Lago, de 19 anos, em Zaragoza. Foto: Reprodução

A polícia espanhola está utilizando um drone (artefato aéreo não tripulado dotado de câmeras) para tentar localizar o estudante brasileiro Víctor da Silva Lago, de 19 anos, desaparecido desde a noite de Ano Novo. O objetivo do uso do aparelho é facilitar a visão no leito do rio Ebro, que corta a cidade de Zaragoza, onde Víctor mora desde os 8 anos. Foi nessa região que ele foi visto pela última vez, em 31 de dezembro do ano passado, logo após deixar uma celebração pela virada do ano.A família do brasileiro mobilizou parentes e amigos do jovem no Facebook e distribuiu cartazes pela região, mas até agora sem sucesso. Depois da festa, Víctor foi parado por um patrulha policial. Os policiais contaram que desconfiaram que o rapaz estivesse embriagado, mas que o liberaram pouco depois. A quebra do sigilo telefônico de Víctor, que estuda Administração de Empresas na Universidade de Zaragoza, mostrou que ele respondeu e enviou mensagens de SMS ainda durante a madrugada de seu desaparecimento, felicitando amigos por ocasião do réveillon.

Brumado: Mercado Imobiliário já mostra mudanças com a ampliação da oferta habitacional

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 21 Jan 2014
  • 09:31h

O número de residências que vêm sendo colocadas à venda está em constante aumento na cidade (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

A bolha imobiliária em Brumado que inflaciona de forma descomunal o preço dos imóveis em Brumado começa a perder a sua força, o que é um impacto direto da ampliação da oferta habitacional do município. O programa “Minha Casa Minha Vida” que está implantando cerca de mil novas moradias, é um dos responsáveis diretos pelo “desinchar” da bolha, pois, principalmente no setor de alugueis, as ofertas poderão superar a demanda, o que pode causar queda nos preços, que são altos para um município que ainda não tem 100 mil habitantes. Outra situação positiva para os que querem alugar residências no município é que uma parte das obras da FIOL já está sendo concluída, sendo que os funcionários, técnicos e engenheiros que alugaram muitas residências na cidade, com preços acima do mercado, deverão deixar as casas e voltarem para os seus locais de origem ainda no primeiro semestre deste ano, aumentando ainda mais o oferta de imóveis para alugar, o que, certamente fará com que os preços dos alugueis devam ter uma redução natural. Outra questão que comprova a tese do “esvaziamento” da bolha imobiliário é alto número de residências que estão sendo colocadas à venda na cidade, o que mostraria que o momento é muito propício para a venda, já que o preço dos imóveis devem ter uma redução de agora em diante. 

Preço dos imóveis em Brumado deverá ter uma queda acentuada em 2014 (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)