Dados preocupantes: 56% dos homens tiveram comportamento agressivo com as companheiras

  • Brumado Urgente
  • 30 Nov 2013
  • 06:16h

Foto Ilustrativa

Uma pesquisa elaborada pelo Data Popular e divulgada nesta sexta-feira (29) revelou que 56% dos homens brasileiros já tiveram atitudes que caracterizam violência doméstica contra suas parceiras. Para chegar ao resultado, foram entrevistados 995 homens e 505 mulheres a partir de 16 anos em 50 municípios das cinco regiões do país. De acordo com o estudo, somente 16% dos questionados admitem já ter sido agressivos com a companheira, mas quando listada uma série de atitudes consideradas violentas, o índice cresce. Entre os itens apontados estão xingamentos, empurrões, ameaças com palavras, tapas, socos e humilhações públicas. A análise constatou ainda que 85% dos homens acham inaceitável a mulher ficar alcoolizada; 69% não concordam que ela saia com amigos sem sua companhia; 46% consideram inaceitável o uso de roupas justas e decotadas. 

Petrobras aumenta preço da gasolina em 4% à meia-noite desta sexta (29)

  • Do UOL, em São Paulo
  • 29 Nov 2013
  • 21:23h

(Foto: Divulgação)

A Petrobras anunciou que o preço da gasolina vai aumentar 4% e o do diesel sobe 8%. O aumento vale a partir de zero hora deste sábado (30). O percentual de reajuste será aplicado nas refinarias. Nas bombas dos postos, para o consumidor final, os novos preços devem ficar próximos disso. A Petrobras e o governo estavam estudando o aumento e iriam divulgá-lo na semana passada, mas a decisão foi adiada para agora. Também estava sendo avaliada uma nova metodologia de reajuste automático dos preços dos combustíveis, entre outros temas. A empresa decidiu não divulgar como será a política de reajustes, que causou atritos entre a presidente Dilma Rousseff e a presidente da companhia, Graça Foster.

O Conselho da estatal aprovou a implementação de uma política de preços, mas "por razões comerciais, os parâmetros da metodologia de precificação serão estritamente internos à companhia", segundo nota distribuída pela empresa. De acordo com a empresa, essa metodologia de reajuste "pretende assegurar que os indicadores de endividamento e alavancagem da Petrobras retornem aos limites estabelecidos no plano de negócios 2013-2017 em até 24 meses, considerando o crescimento da produção de petróleo e a aplicação da política de preços de combustíveis". Outro objetivo é "alcançar, em prazo compatível, a convergência dos preços no Brasil com as referências internacionais", disse a Petrobras. A estatal informou ainda que não quer "repassar a volatilidade dos preços internacionais ao consumidor doméstico".

Nova metodologia foi proposta em outubro

Uma nova metodologia de reajuste foi proposta pela Petrobras na reunião de outubro do Conselho. Desde então, o ministro da Fazenda e presidente do Conselho, Guido Mantega, vinha dizendo que seria necessária uma análise mais profunda sobre essa fórmula e que uma decisão sobre o tema não poderia ser tomada de forma rápida.  A Petrobras (PETR3 e PETR4) tinha pedido ao seu Conselho de Administração uma nova política de preços, que previa reajustes automáticos e periódicos de combustíveis, conforme a necessidade de alinhamento com os valores praticados no mercado internacional. A fórmula desagradou a presidente Dilma porque poderia aumentar a inflação e criar um mecanismo indesejável de indexação (aumentos automáticos sempre que uma determinada situação é atingida). A indexação foi um dos problemas para o país controlar a hiperinflação que existia até os anos 90.

CONTINUE LENDO

Dezoito cidades do interior podem decretar estado de emergência

  • Informações do Correio.
  • 29 Nov 2013
  • 21:12h

Valença é uma das cidades castigadas pelas chuvas (Foto: Reprodução)

Um total de dezoito cidades do interior baiano pode decretar estado de emergência por conta dos estragos causados pelas chuvas no estado. Nesta sexta-feira (29), está prevista uma visita da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) para sete cidades situadas no baixo sul e sul do estado: Itacaré, Camamu, Igrapiúna, Cairu, Nilo Peçanha, Valença e Ituberá. Destas cidades, Itacaré talvez seja a única que não necessite de decreto de emergência, informou o superintendente da Sudec, Salvador Brito. De acordo com Brito, as cidades já fazem o levantamento dos prejuízos causados pela chuva para avaliar a necessidade de decretar estado de emergência, que permite ao município solicitar recursos do governo estadual e federal para reparar os estragos do temporal. "Até o momento, a Sudec ainda não recebeu nenhuma informação concreta sobre cidades decretando estado de emergência. Esses pedidos devem chegar oficialmente a partir de amanhã ou depois de amanhã", disse o superintendente. 
 

Brumado Indoor 2013: Reestruturação do Planet Show II em retoques finais

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 29 Nov 2013
  • 19:29h

O promoter Ney Trindade (esquerda) ao lado dos produtores de Saulo Fernandes e Pablo do Arrocha, Kito Magalhães e Nelson Bastos que vieram para Brumado a fim de cuidar de detalhes do evento (Foto: BU)

Faltam 48 horas para o maior evento musical do final de ano em Brumado, o Brumado Indoor 2013, que neste ano será realizado no Planet Show II, a nova Casa de Espetáculos da Capital do Minério, que, com certeza, será o espaço top dos grandes shows na cidade. Uma total reformulação e reestruturação do espaço foi operacionalizada pelas equipes comandadas pelo promoter Ney Trindade, que, mais uma vez, comprovou sua visão futurista, transformando completamente o local, fazendo uma adequação top, visando dar total comodidade, conforto e segurança ao público. Na tarde desta sexta-feira (29) o Brumado Urgente esteve mais uma vez no espaço e acompanhou os retoques finais das obras, com destaque especial para a área de estacionamentos e acesso, que foram totalmente otimizadas e também para a pista de dança que está recebendo um piso antiderrapante. Também já se iniciou a montagem da estrutura de marketing, que este ano vai contar com uma grande novidade que vai agradar a todos, já que três cervejarias estarão envolvidas no projeto, atendendo assim a uma solicitação que já vinha sendo estudada pela produção. Outra grande notícia, que vem corroborar para o grande sucesso do evento, foram as chuvas que caíram de forma generosa sobre a capital do minério, mas que, neste domingo terão uma trégua, já que São Pedro resolveu cooperar com o evento. Segundo a previsão do Clima Tempo será de final de semana com tempo aberto e com um grande possibilidade de um domingo será de sol, um clima propício para um evento desse grande porte. Confira a previsão abaixo:  :  


Vereador Zé Ribeiro faz importantes indicações nas áreas de saúde e meio ambiente

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 29 Nov 2013
  • 18:47h

Vereador Zé Ribeiro (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Um bom parlamentar é aquele que consegue captar os anseios coletivos de uma comunidade e buscar com muita intensidade a materialização dos mesmos. Nesse quesito o vereador Zé Ribeiro (PT) vem desenvolvendo as suas ações parlamentares com muito êxito, já que vem obtendo um alto grau de resolutividade de suas indicações. Dando continuidade ao seu trabalho o vereador entrou com três importantes indicações ao Executivo, as quais serão apresentadas e votadas na próxima sessão da Câmara de Vereadores de Brumado. Na área do meio ambiente, serão dois projetos importantes; um que visa à recuperação dos solos degradados e improdutivos; e o outro que visa à implantação do Projeto de Incentivo e à exploração racional do umbuzeiro e industrialização de sua produção no próprio município de Brumado. Já a terceira ação é na área de Saúde Pública, onde o parlamentar, juntamente com o vereador Castilho Viana (PSB), irão apresentar o Projeto de Lei Projeto de Lei N° 035 /2013, que dispõe sobre a adoção de medidas para evitar a existência de criadouros do mosquito Aedes Aegyptis nos locais determinados nesta Lei, e dá outras providências. Extremamente pertinente este Projeto de Lei vem numa hora propícia já que com a chegada do período das chuvas os riscos da Dengue aumentam consideravelmente. “Continuamos pautando as nossas ações parlamentares nas grandes urgências de nossa população. Nos casos em questão são duas indicações e um Projeto de Lei que foram minuciosamente estudadas para serem apresentadas, resultado de nosso contato diário com a comunidade. No caso do projeto que visa um combate mais intensivo contra o mosquito transmissor da Dengue, esperamos contar com total apoio do município, na expansão das ações nesse sentido, evitando-se assim que o município venha a ter um novo surto”, destacou o vereador. 

Caculé: Dois bandidos a mão armada assaltam agência dos Correios

  • InformeCidade
  • 29 Nov 2013
  • 16:05h

Por conta do assalto a agência permaneceu fechada durante todo o dia. (Foto: Aloísio Costa)

Mais um ato criminoso é registrado em Caculé e desta vez foi a agência dos Correios a vítima da ação de bandidos. Segundo informações de funcionários da agência, dois homens armados invadiram o local na manhã de hoje, 29, e anunciaram o assalto. O local estava com poucos clientes e os bandidos agiram sem violência. Em seguida fugiram em uma motocicleta. A agência encerrou o atendimento ao publico neste sexta-feira e os funcionários realizaram somente trabalho interno. Nos últimos anos os índices de furtos, roubos e assaltos em Caculé têm tomado proporções alarmantes e a população, a cada dia mais apreensiva, começa a questionar o que mudou ou que mudanças são necessárias para reverter este quadro em nossa cidade. A polícia, por outro lado, vítima de um sistema falho, se vê coagida e vulnerável à ação de meliantes que, sorrateiramente, praticam atos criminosos. Estes, quando sofrem a ação apreensiva da polícia, em alguns casos menores, reincidentes e até mesmo em flagrante, são acalentados pela mão branda da justiça que prende o pai de família que mata o ladrão e solta o ladrão que mata o pai de família. E é nessa discrepância de ideologias que ainda temos um poder público local visivelmente inerte a tal situação. Mas Caculé não para e o seu progresso é crescente e constante, enaltecido por quem tá de longe, por quem tá de fora e não sofre as consequências de um pai de família desempregado, de uma filha prostituída, de um garoto drogado. A questão de segurança pública em nossa cidade não pode simplesmente ser resolvida aumentando os muros da nossas casas, contratando seguranças particulares ou simplesmente fechando os olhos para não ver os crimes serem praticados ou manipulando as estatísticas sob o risco do “bicho” ser mais feio do que se pinta. Talvez já esteja mais do que na hora da sociedade civil e entidades representativas começarem a se manifestar e exigir das autoridades competentes e responsáveis que medidas urgentes sejam tomadas, antes que a próxima ocorrência aconteça.

Brumado: CEB se destaca na valorização da Consciência Negra

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 29 Nov 2013
  • 14:31h

O projeto foi um grande sucesso (Foto: Gilvan Moreira)

O movimento pela valorização da Consciência Negra em Brumado vem ganhando espaço, atingindo paulatinamente os objetivos e, nesse ano de 2013, durante as manifestações, as quais são mais intensas no mês de novembro, o CEB - Colégio Estadual de Brumado teve um papel de grande destaque nesse contexto ao realizar o Projeto Cultural “Um olhar negro”, o qual teve em sua programação a realização de palestras, apresentações culturais e o Concurso da Beleza Negra. Sob o escopo da interdisciplinaridade e criado pelos professores Gilvan Moreira (Ed. Física), Débora Aguiar (Geografia) e Gilsa Nascimento (História), o projeto foi um grande sucesso e dimensionou ainda mais a importância do engrandecimento da cultura afro-brasileira, já que o Brasil foi criado sob a prisma da miscigenação de raças, criando um povo com uma cultura muito vasta e cheia de componentes extremamente interessantes. Com uma participação muito positiva dos alunos, os professores mostraram que a interatividade entre as partes vem sendo uma ferramenta muito positiva para o aprendizado. (Veja álbum de fotos)
 

A professora Selma Regina fez uma retrospectiva histórica muito interessante sobre o contexto da Consciência Negra no Brasil (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Um dos pontos altos do projeto foi a palestra proferida pela professora Selma Regina, especialista em Cultura Negra, que, com uma grande fluidez verbal fez um apanho histórico muito substancial, que mostrou a trajetória dos negros no Brasil. Fazendo um apanhado do que ela definiu como a “coisificação” da raça, a mestra fez um desabafo histórico extremamente contextualizado ao citar que “os negros vieram para o Brasil como mercadoria e não como seres humanos” e continuou “isso foi resultado da visão capitalista que estava se formando e que hoje é dominante na era moderna. Então fica aqui um questionamento será que mudou muita coisa de lá para cá. Será que os negros deixaram de ser tratados como “coisas” e sim como seres humanos”? Fica aqui essa pergunta no ar”. 

Os alunos participaram ativamente do projeto (Foto: Gilvan Moreira)


Previsão é de verão de chuvas para o interior da Bahia

  • Da Redação
  • 29 Nov 2013
  • 13:29h

Em Brumado as chuvas trouxeram um grande alívio para o meio rural e as previsões de continuidade animam a população (Foto; Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Diferente do verão do ano passado, que foi uma estação quase sem chuva para o interior do estado, o verão de 2013 será o período mais importante para as cidades do interior da Bahia. Segundo informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a chegada da nova estação, que começa dia 21 de dezembro, será um período de chuvas intensas tanto na capital baiana quanto no interior do estado. A diferença na chegada da nova estação este ano será no interior do estado. Segundo informações do meteorologista, essa será uma das principais estações de chuva no estado. “Esse será o período mais importante para as cidades do interior. Nas regiões do extremo-oeste, sudeste, Chapada Diamantina e sul do estado, será o período que mais chove. Diferente dos anos anteriores em que o estrago foi grande na região, pela seca, até março teremos chuvas com certa regularidade”, informa Heráclio. Já nas regiões norte e nordeste, as chuvas serão menores. “Nessa região só começa a chover a partir de fevereiro e março. Ainda assim, chuvas pouco significativas”, conclui o meteorologista. 

Manifestantes realizam 'farinhaço' em protesto contra 'helicóptero do pó'

  • Pragmatismo Político
  • 29 Nov 2013
  • 12:08h

(Foto: Reprodução)

Não adiantou a Rede Globo esconder o escândalo do helicóptero do pó, que abala a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Desde a apreensão, quando transportava 450 quilos de cocaína, do aparelho pertencente à empresa agropecuária do deputado estadual Gustavo Perrella (Solidariedade), sua irmã Carolina Perrella e seu primo André Almeida Costa, o Jornal Nacional – tido como principal informativo da emissora da família Marinho – não colocou no ar nenhuma imagem sobre o caso. Nem qualquer nota foi lida sobre o caso. Irão se completar, nesta quinta-feira 28, cinco edições de silêncio sobre o fato. Outro carro-chefe da mídia tradicional, o jornal Folha de S. Paulo, igualmente tem procurado dar a notícia com a máxima discrição. Por que? Mesmo sem saber a resposta exata, centenas de cidadãos de Minas Gerais resolveram criar um fato novo para despertar a mídia dessa letargia. Na tarde desta quinta, manifestantes tomaram as escadarias da Assembleia Legislativa de Minas com dezenas de sacos de farinha branca – numa clara alusão à cocaína. Carreiras, como se diz na gíria dos usuários, foram esticadas ao longo dos degraus. E jovens simularam, com notas de dinheiro, estarem cheirando o que seria a droga. Com bom humor, o protesto procurou chamar a atenção para um caso escandaloso, no qual descobriu-se que até o combustível do helicóptero do pó, além do salário do piloto preso, eram pagos com dinheiro público. Hoje, a Mesa da Assembleia anunciou que proibiu o uso de verbas indenizatórias para o pagamento de combustíveis para os veículos de deputados. A medida chegou tardiamente, sem impacto para evitar o protesto humilhante para a Casa e, especialmente, para o parlamentar dono da aeronave que serviu ao tráfico de drogas mais pesado. Não há notícia até agora, porém, de que o deputado Perrellinha pense em renunciar – e nem que seu pai, o senador e ex-presidente do Cruzeiro Zezé Perrella, faça algum pronunciamento sobre o caso. Resta saber se, à noite, o Jornal Nacional, de William Bonner, finalmente vai dar essa notícia – e se, amanhã, as fotos do protesto estarão na capa do jornal Folha de S. Paulo. Em qualquer lugar do mundo, a apreensão de 450 quilos de cocaína no helicóptero pertencente a um deputado filho de um senador seria uma notícia de grande destaque. Já no Brasil da velha mídia...

Empresa Geara Segurança Eletrônica irá realizar o monitoramento do Brumado Indoor 2013

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 29 Nov 2013
  • 11:30h

A excelência sempre foi a base das ações do promoter Ney Trindade, que é um dos mais conceituados da Bahia e que, em Brumado, sempre trouxe grandes atrações inaugurando uma nova era na área de eventos. Dentro deste portfólio de sucesso, o Brumado Indoor foi um dos que mais se destacou e, agora, na sua 4ª edição, mostra uma grande evolução, tanto no setor de produção, bem como nas atrações, que neste ano, terá Saulo Fernandes, Pablo do Arrocha, Torres da Lapa e o DJ Rafa Gouveia. Visando dar uma maior segurança ao grande público que lotará as dependências do Planet Show II, o promoter Ney Trindade estabeleceu uma parceria com a conceituada empresa Geara Monitoramento Eletrônico, que estará disponibilizando o que existe de mais moderno no setor, com a instalação de várias câmeras “speed dome”, que darão uma total cobertura de imagens ao evento, desde o estacionamento, como em todos os compartimentos da casa de espetáculos.  

Black Friday: cuidado para não cair em armadilhas

  • por Paulo Anderson Rocha
  • 29 Nov 2013
  • 11:05h

(Divulgação)

Nesta sexta-feira, 29 de novembro, acontece mais uma edição da “Black Friday”, que promete ser o dia do ano com os maiores descontos e melhores promoções. Iniciada nos Estados Unidos, a referência vêm se espalhando pelo mundo, sendo realizada no Brasil pela quarta vez. Na última edição, em 2012, contudo, o que marcou a data não foram as promoções, mas as manobras de empresas para mascarar os preços de produtos e não oferecerem descontos reais aos consumidores. Para coibir esse tipo de comportamento abusivo por parte das empresas e proporcionar melhores condições para os consumidores, a Câmara Brasileira de Comercio Eletrônico (camara-e.net) lançou o Código de Ética para o Black Friday (clique para conhecer o site), as lojas que aderiram ao código se comprometem a não realizar ofertas falsas e a divulgarem o preço real do produto. Também é possível ter acesso a uma ferramenta de monitoramento de ofertas, que elenca os destaques das promoções. Clique no “leia mais” e confira cinco dicas criadas pelos Procons de São Paulo e Goiás para orientá-los nas compras desta Black Friday.

1) Pesquise: verifique os preços cobrados pelos serviços e produtos pelos quais se interessa nos sites das empresas que participam da Black Friday e de outros fornecedores, inclusive na data da liquidação. Assim, torna-se menor o risco de cair na armadilha de promoções que não são tão vantajosas como o anunciado.

2) Compare: veja a descrição do produto, compare-o com outras marcas e certifique-se de que ele supre suas necessidades;

3) Compras na internet: leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de senhas e dados; depois, imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e confirmação do pedido, como comprovante de pagamento, contrato e anúncios.

4) Compras por impulso: não se deixe levar pelo apelo emocional da oferta e comprar itens dos quais não tem necessidade no momento, mas aparece na promoção como preço “tentador”. O valor pode se somar ao acúmulo de outras dívidas e tornar difícil o pagamento.

5) Direitos do consumidor: vale lembrar que o fato de a compra ser feita em uma liquidação não elimina os direitos dos compradores. Você tem prazo de 30 dias para reclamar de defeitos (caso o produto seja não durável) e 90 dias para reclamar caso o produto seja durável. Além disso, pode devolver compras feitas pela internet até 7 (sete) dias após o recebimento do produto independente do preço ou da ocasião da compra.

CONTINUE LENDO

Definição do reajuste da gasolina acontece nesta sexta-feira (29)

  • Com informações da Agência Estado
  • 29 Nov 2013
  • 09:09h

Reprodução

O Conselho de Administração da Petrobras reúne-se, nesta sexta-feira (29), para discutir a relação entre os preços cobrados pela estatal aos motoristas brasileiros e o quanto paga para importar o combustível. Como resultado, a estatal deve definir um novo reajuste no valor do produto, que já sofreu alta com impacto direto no consumidor em 2013. O tema, porém, ainda divide a equipe econômica e a direção da petroleira, por isso será arbitrado pela presidente Dilma Rousseff, que dirigia o conselho no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Até o início da noite de qunta (28), não havia indicação de que Dilma apoiaria o pedido da Petrobras por um novo mecanismo automático de aumento dos combustíveis. 

Gabrielli alerta para a derrota do PT na Bahia

  • Da Redação
  • 29 Nov 2013
  • 07:32h

Rui Costa é visto por Gabrielli como um nome fraco para a disputa das eleições de 2014 (Foto: Daniel Simurro)

O secretário do Planejamento da Bahia (Seplan), José Sérgio Gabrielli, já reconhece sua derrota na briga interna pela escolha do nome que representará o PT na sucessão de Jaques Wagner em 2014. Logo após o governador anunciar em público, hoje cedo, que o chefe da Casa Civil, Rui Costa, é o seu candidato, Gabrielli disse em entrevista à rádio Band News que o PT corre risco de perder a eleição se entrar na disputa só pela vontade de Wagner. “A militância do PT sempre foi um elemento extremamente importante. Se tentarmos apenas com a vontade do governador, sem mobilizar as bases, teremos risco de ser derrotados”.

COBERTURA DA CORRUPÇÃO: Redundância e desinformação

  • Por Luciano Martins Costa / OI
  • 28 Nov 2013
  • 22:30h

A maneira mais eficiente de produzir desinformação em jornalismo é aumentar aleatoriamente a quantidade de elementos de informação sobre uma base condicionada de significados. Essa é uma lição que jornalistas formados em faculdades específicas de comunicação aprendem duramente, porque para entendê-la é preciso passar por algum conhecimento de matemática e estatística, além de compreender alguns fundamentos de linguística. Em geral, jornalistas não gostam de matemática e estatística. O processo da desinformação é uma das técnicas mais elaboradas para ludibriar o pressuposto da objetividade no jornalismo. Em publicidade, isso é virtude; no jornalismo, é pecado mortal. A técnica é até simples: manipulam-se os significados possíveis de uma informação e entulha-se o contexto com redundâncias, que irão ecoar continuamente a mesma base de significados, até exaurir o receptor do processo de comunicação. As manchetes, artigos e editoriais condicionam o significado; o noticiário produz a redundância desinformativa.

Pode-se afirmar que, quanto mais próximo o receptor estiver do contexto da informação, mais facilmente ele será ludibriado pelas redundâncias, porque o distanciamento ajuda a separar o som original de seus ecos. Se o produtor do conteúdo jornalístico quiser condicionar o entendimento de um determinado fato, ele destaca um significado específico e depois satura o receptor com informações aleatórias que irão dificultar a apreensão de outro significado para o mesmo acontecimento. Quanto mais próximo do evento, mais o receptor será iludido pelas redundâncias. Pode-se observar, por exemplo, que o noticiário sobre os escândalos envolvendo autoridades paulistas com a máfia dos fiscais da prefeitura de São Paulo e com a formação de um cartel nas obras do metrô e dos trens metropolitanos faz mais sentido quando é produzido com uma visão mais distante do local dos fatos.A quinta-feira (28/11) oferece uma oportunidade interessante para analisar esse fenômeno, que costuma ser explorado pela mídia tradicional, principalmente nos assuntos de política e economia. Por exemplo, se o leitor de jornais lembrar da “inflação do tomate”, vai perceber como o aumento do preço de um único produto agrícola foi usado para vender a ideia de que o Brasil estava mergulhando no abismo da inflação.

Personagens blindados

Para fazer o exercício que propomos, basta comparar as primeiras páginas dos jornais paulistas O Estado de S.Paulo e Folha de S. Paulo com o carioca O Globo, nas edições de quinta-feira (28).

O Estado, que no dia anterior havia feito estardalhaço com declaração de líderes do PSDB sobre um dos muitos documentos que compõem o inquérito sobre o cartel de trens, publica uma manchete na qual o principal acusado de organizar o esquema e a lavagem do dinheiro afirma que não pagou propina a políticos. A Folha, que na véspera também havia dado grande repercussão às queixas de políticos tucanos, abandona o assunto na primeira página mas reconhece, em reportagem interna, que os papéis que apontam para o envolvimento de autoridades mais graduadas estão sendo investigados desde 2009. O Globo, que na quarta-feira também havia destacado a denúncia dos políticos do PSDB, de que um dos documentos havia sido falsificado para envolver o partido, se distancia da controvérsia ao publicar, na manchete da quinta-feira, que “PT e PSDB fazem guerra de versões sobre dossiê”. Ao se afastar da guerra de declarações, o jornal carioca reapresenta ao leitor os significados originais do acontecimento: há uma investigação de corrupção que envolve autoridades paulistas e há uma disputa pela opinião do público que tem como horizonte as eleições de 2014. Em suas páginas internas, o Globo investe no aspecto mais objetivo da questão, avançando na investigação e revelando outro episódio de movimentação de dinheiro na Suíça, envolvendo um novo personagem, que foi secretário de Obras e é irmão de um ex-presidente da Companhia do Metrô de São Paulo. A reportagem do Globo remete o início do esquema para o ano de 1997, o que faz o leitor atento considerar que, se os governadores que ocuparam o cargo desde então nunca desconfiaram de nada, é porque olharam para o outro lado, como se diz no último filme de Woody Allen, “Blue Jasmine”. Há duas frentes de investigação que convergem para o mesmo ponto, mas a Folha e o Estado insistem em separar o caso iniciado pelas denúncias de ex-dirigentes da Siemens da apuração que tem como epicentro a empresa francesa Alstom. O Globo observa que os dois casos estão unidos por uma reportagem publicada em 2008 pelo Wall Street Journal, mas os dois diários paulistas se revezam num esquema de blindagem dos políticos que governaram São Paulo nos últimos quinze anos. A técnica é a da desinformação por redundância.

CONTINUE LENDO

Brumado: Reveillon antecipado com o grande seresteiro Roberto Neto

  • Brumado Urgente
  • 28 Nov 2013
  • 21:05h

Divulgação

Vem aí uma das festas mais esperadas do ano. Réveillon antecipado da AABB de Brumado. Dia 27 de dezembro à partir das 22hrs com o maior seresteiro de todos os tempos, ROBERTO NETO e com as participações de Jorginho dos Teclados e Wallas. Reserva de mesas pelos fones (77) 34415013 / 99724339