Internautas brincam com transtornos causados pelas chuvas em Salvador

  • Bahia Notícias
  • 28 Nov 2013
  • 17:06h

Foto: Montagem/ Uilson Salvador

Como acontece em dias de fortes chuvas em Salvador, com alagamentos em diversas vias da cidade, os moradores voltaram a brincar, na tarde desta quinta-feira (28), com os transtornos sofridos pela população. Os usuários das redes sociais, além de divulgar fotos dos principais pontos críticos de alagamento, também postaram montagens que ironizam a situação. Entre as brincadeiras compartilhadas, está a de Uilson Salvador, que colou a imagem de surfista em meio à Avenida ACM, nas proximidades da loja Comercial Ramos. Vídeo produzido por Felipe Blanco e postado no Youtube mescla imagens registradas no Rio Vermelho com frames que lembram um filme de terror. Confira:

Brumado Indoor 2013: Pablo vai se apresentar com status de cantor global

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 28 Nov 2013
  • 16:50h

(Reprodução)

Até os fãs mais apaixonados não acreditavam que a carreira do cantor Pablo do Arrocha iria tão longe, já que ele começou como a maioria dos cantores do gênero fazendo sucesso somente no âmbito regional. Mas, passados alguns anos de muito trabalho e dedicação, com uma produção ousada e acreditando na força da música romântica, Pablo atravessa o melhor momento de sua carreira, com reconhecimento nacional, ou melhor global, já que ele foi convidado para participar do “Show da Virada” juntamente com o talentoso Gustavo Lima, para fazerem um dueto, interpretando a música “Fui Fiel”. Pablo que será uma das grandes atrações do Brumado Indoor 2013, que acontecerá no Planet Show II, neste domingo (01), então, se você já era fã, agora tem um motivo ainda maior para não faltar ao maior evento deste final de ano na capital do minério. 

Estudo diz que ingerir uma taça de vinho à noite ajuda a emagrecer

  • Com informações do R7.
  • 28 Nov 2013
  • 16:01h

Em uma pesquisa realizada em 1991, o professor rejeita firmemente a ideia de que o álcool tem algum efeito significativo no sobrepeso | FOTO: Reprodução

Segundo o novo livro do escritor Tony Edwards, baseado em uma série de evidências médicas, o álcool faz bem não só para a saúde, mas também para o emagrecimento. As informações são do jornal britânico Daily Mail. Tony, que é ex-produtor da BBC Ciência, e estudioso da área, desmonta o mito de que bebidas alcoólicas tem relação com o aumento de gordura corporal. O autor destaca que, as calorias de um copo de vinho, por exemplo, são equivalentes a uma fatia de bolo e que, então, é preciso saber fazer escolhas. Em um artigo especial para o Daily Mail, Tony cita o professor Charles S. Lieber, da Universidade Harvard, morto em 2009, que foi grande estudioso dos efeitos do álcool no organismo. Em uma pesquisa realizada em 1991, o professor rejeita firmemente a ideia de que o álcool tem algum efeito significativo no sobrepeso. Para chegar a esta conclusão, ele contou com resultados de estudos relacionados ao efeito do álcool. Nesta mesma década, pesquisadores de Harvard, inspirados nos estudos de Lieber, monitoraram os hábitos de consumo e peso de 20 mulheres de meia-idade por quase 13 anos.

Ao final da pesquisa, algumas mulheres tinham emagrecido ao seguir uma dieta balanceada (com bebida alcoólica no cardápio), e outras tinham engordado, com o mesmo método alimentar. O resultado foi igualitário. As mulheres que bebiam 5 gramas de álcool por dia reduziram o risco de excesso de peso em 4%. Aqueles que bebiam 15 gramas (cerca de um vidro médio de vinho) por dia reduziram seu risco de acumulando quilos em 14%. Os números foram ainda mais impressionantes quando se trata de obesidade. Beber 30 gramas (dois copos médios de vinho) por dia ou mais deu às mulheres um incrível 70% de redução no peso. O estudo, então, concluiu que bebidas alcoólicas como o vinho não só não engorda, mas também, ajuda a evitar o ganho de peso. Os pesquisadores fizeram subsídios totais para as diferenças de estilo de vida que podem ter influenciado os resultados, tais como o exercício, dieta saudável e hábitos diários como fumar, etc. Para eles, a ingestão de álcool não aumentou o risco de obesidade. 

CONTINUE LENDO

Delegados na bronca com a SSP por não terem sido promovidos

  • A10
  • 28 Nov 2013
  • 15:18h

Alguns Delegados de Polícia lotados na Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia estão revoltados pelo fato de não serem promovidos. Segundo os delegados, a Secretaria não usou o critério de acordo com a Lei, vez que alguns delegados mais novos no cargo foram promovidos e outros que já possuem cerca de vinte anos no cargo ficaram sem a promoção. Alguns ainda acusam os chefes de perseguição, pois os mais novos receberam notas boas e os mais antigos receberam notas baixas. Os delegados prejudicados já estão se movimentando para entrarem na Justiça com uma ação coletiva para cancelar a publicação da Segurança Pública do Diário Oficial desta quarta-feira, 27/11/2013.

Agronegócio no Rio das Contas: Zé Walter faz apelo para retorno do espírito do CCB

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 28 Nov 2013
  • 11:59h

(Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

A construção de uma barragem no leito do Rio das Contas, na região do município de Piatã, a qual servirá o agronegócio tem gerado uma onda de protestos dos municípios que são servidos pelo referido rio, já que a preocupação com uma possível contaminação por agrotóxicos é muito grande, já que a cultura que será plantada é a da batata, que além de consumir muita água, utiliza uma grande quantidade do produto. Vários representantes de Brumado vêm erguendo essa bandeira e, dentre eles, o cordelista, sociólogo e advogado Zé Walter Pires, também foi ao Legislativo para dar o seu grito de alerta quanto à situação. Pires que  foi um dos integrantes da comissão que foi a Abaíra participar de uma audiência pública sobre o tema, foi um dos mais combativos no colapso do abastecimento que atingiu Brumado em 1998, sendo, na época, presidente do CCB – Conselho de Cidadania de Brumado, o qual hoje está desativado. “Precisamos reativar, no mínimo, o mesmo espírito do CCB motivou aquele enfrentamento ao colapso do abastecimento que assolou Brumado há cerca de 15 anos atrás”, ressaltou. Ele fez um chamamento aos brumadenses ao citar que “essa barragem do agronegócio no Rio das Contas, além de colocar em risco o abastecimento de nossa cidade, irá despejar substâncias tóxicas no leito do rio, colocando em risco a saúde de nossa gente, não podemos permitir que isso aconteça, por isso vamos agir enquanto é tempo”. 

Presidente do CMDRS faz grave denúncia contra agronegócio no Rio das Contas

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 28 Nov 2013
  • 11:06h

Gilberto Lima Dias fez um grave alerta sobre a situação (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

A construção de uma barragem que servirá o agronegócio no município de Piatã, que utilizará o leito do Rio das Contas, vem sendo objeto de muita preocupação por parte de autoridades ambientais, que acusam o empreendimento de altamente nocivo ao meio ambiente. Visando alertar a população brumadense sobre os riscos dessa construção, já que a água que é distribuída no município é oriunda do mesmo rio, o presidente do CMDRS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Gilberto Lima Dias foi ao Legislativo para fazer um pronunciamento contundente sobre os grandes riscos que a referida obra trará. “O Rio das Contas possui 8 afluentes e serve a 14 municípios da região, perfazendo um total de cerca 500 mil pessoas, o que é um número altamente considerável. Então, diante disso, não podemos aceitar de forma passiva que se construa uma barragem que servirá ao agronegócio e, consequentemente, utilizará agrotóxicos, o que é extremamente perigoso para esse contingente populacional”, explicou. 

 

A construção de uma barragem que servirá o agronegócio no município de Piatã, que utilizará o leito do Rio das Contas, vem sendo objeto de muita preocupação por parte de autoridades ambientais, que acusam o empreendimento de altamente nocivo ao meio ambiente. Visando alertar a população brumadense sobre os riscos dessa construção, já que a água que é distribuída no município é oriunda do mesmo rio, o presidente do CMDRS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Gilberto Lima Dias foi ao Legislativo para fazer um pronunciamento contundente sobre os grandes riscos que a referida obra trará. “O Rio das Contas possui 8 afluentes e serve a 14 municípios da região, perfazendo um total de cerca 500 mil pessoas, o que é um número altamente considerável. Então, diante disso, não podemos aceitar de forma passiva que se construa uma barragem que servirá ao agronegócio e, consequentemente, utilizará agrotóxicos, o que é extremamente perigoso para esse contingente populacional”, explicou. Giba, como é popularmente conhecido, ainda destacou que “visando mostrar a força de nossa representação, fomos, em uma comitiva de 8 integrantes, de várias entidades brumadenses, marcar presença em recente audiência pública realizada no município de Abaíra, onde se tratou do tema, ficando bem claro que um percentual muito pequeno de pessoas está a favor dessa obra”. Ele ainda relatou que “a barragem servirá a plantação de batatas, que começará com 600 hectares e logo será ampliado para 1.500, que deixa claro que o volume de agrotóxicos que será utilizado é muito alto, então, não podemos permitir uma obra como essa, pois a água que consumimos em Brumado, que hoje é de ótima qualidade, passará a ser muito perigosa”. Giba ainda lembrou que “não podemos nos esquecer do caso do Truvisco, que secou o Rio do Antônio, que antes servia Brumado, então, na questão de Piatã, a quantidade de água que será utilizada será muito alta, o que pode prejudicar e muito o abastecimento da nossa região. Fomos informados que existe um forte lobby governamental para essa construção, então temos que nos mobilizar para que isso não aconteça”. E finalizou fazendo uma previsão meio nefasta ao pronunciar que “é uma tragédia anunciada, se ninguém fizer alguma coisa agora, as próximas gerações poderão sofrer consequências gravíssimas desse ato que visa somente o lucro, ou seja, as batatas valem mais do que o ser humano”.

CONTINUE LENDO

Malhada de Pedras: Prefeito é multado e tem contas rejeitadas pelo TCM

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 28 Nov 2013
  • 10:06h

(Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Com avaliação em queda livre junto à população e a opinião pública malhadense, o prefeito Valdecir Alves Bezerra (PT), o popular Ceará, volta às manchetes locais, pouco tempo depois de ter feito uma declaração que acabou sendo motivo de zombaria, onde ele garantiu em plena praça pública, durante recente visita do governador Wagner ao município que “sou um prefeito light, eu não minto para o povo”. A declaração que lhe rendeu o apelido de “prefeito pinóquio” foi tida por infeliz até por seus aliados políticos. Desta feita “Ceará” volta à mídia devido à rejeição de suas contas do exercício de 2012 pelo TCM – Tribunal de Contas dos Municípios, como também a aplicação de uma multa no valor de R$ 12 mil e, fechando a lista, a devolução de R$ 4,5 mil aos cofres públicos. O relatório do TCM foi enviado ao Ministério Público Estadual que deverá abrir uma representação contra o gestor, que vem acumulando, no decorrer deste seu segundo mandato, uma série de punições. “Ceará”, que escapou por um triz no exame de analfabetismo pelo TRE, além de ser objeto de uma denúncia de promoção pessoal por ter utilizado o seu nome nos festejos de São João, se diz inocente das acusações e garante que sua administração é totalmente voltada para os interesses da população de Malhada de Pedras. 

Brumado: Flamenguistas lavam a alma e zombam da torcida do contra

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 28 Nov 2013
  • 09:35h

A galera do mengão era só alegria na Praça Coronel Zeca Leite (Foto: Reprodução Facebook)

Não existe uma pesquisa oficial sobre qual a maior torcida de Brumado, mas sem sombra de dúvidas, se esta for feita apontaria que os flamenguistas dominam com, no mínimo, 70%, já que a predominância rubro-negra é patente. Na noite de ontem (27), os fanáticos torcedores do Mengão, novamente, mostraram o seu poderio ao comemorar mais um título nacional do Clube de Regatas Flamengo, que faturou, de forma convincente, o tricampeonato da Copa do Brasil, contra um Atlético Paranaense apático e totalmente envolvido no esquema do técnico Jaime de Almeida, que montou o time para dar o bote final. Tendo a Praça da Prefeitura como palco da festividade, os flamenguistas “deitaram e rolaram” contra a “torcida do contra”, que não era pouca, mas que teve que amargar a derrota e, ainda por cima, passar pela zombaria. Um dos torcedores mais exaltados era o profissional liberal Weverton Teixeira que fez questão de dizer no seu perfil do facebook “É campeão, é campeão. Engole agora secadores de plantão”, já que existiu uma grande corrente visando secar o time da Gávea. 

Bigode comemora em alto estilo o Tri da Copa do Brasil

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 28 Nov 2013
  • 09:09h

Bigode era só alegria na manhã desta quinta-feira (28)

Diz a lenda que todo flamenguista já nasce fanático, resultado de uma vibração do cosmos do planeta bola, mas, ainda existem os que transcendem a este fanatismo “genético” e são verdadeiros devotos do Flamengo, vestindo o “manto” em todo o tempo, tanto na vitória como na derrota. Esse é o caso do comerciante Arilson Bispo de Jesus, o popular “Bigode” que comemorou muito mais um título do seu Mengão, que, na noite desta quarta-feira (27) faturou o título de tricampeão da Copa do Brasil pelo placar de 2x0 sobre a equipe do Atlético Paranaense. “O Flamengo mostrou muito maturidade, jogou como tem que jogar uma final, esperando o adversário, minando as suas forças e, no final, dando o bote fatal, a partir dai foi só comemoração”, destacou. Exaltado ele fez um prognóstico ao dizer que “podem acreditar que esse time ainda vai longe, é só o começo de uma era de grandes conquistas que terá no cardápio do ano de 2014 o Brasileirão, a Libertadores da América e o Mundial de Clubes da Fifa, porque o time mostrou que é destinado a vencer”.  

Estudante pede R$ 27 mil por danos morais de aplicativo Lulu

  • Da Redação
  • 28 Nov 2013
  • 08:16h

Foto: Reprodução

O estudante de Direito Felippo de Almeida Scolari entrou, nesta quarta-feira (27), com um processo na Justiça contra o aplicativo Lulu, em que mulheres avaliam anonimamente seus amigos homens. Após ser avaliado no aplicativo, o estudante alegou que sua imagem foi utilizada sem autorização, e pediu uma indenização de R$ 27 mil. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) indeferiu a liminar, afirmando que o próprio usuário poderia remover o seu perfil. Ao Terra, o advogado Renato Ópice Blum, especialista em direito digital, explicou que “se um usuário é exposto de forma mais agressiva, mais contundente, isso pode gerar um pedido de indenização".

Diretor da Agerba é alvo de denúncias

  • Informaçôes do Pimenta na Muqueca
  • 28 Nov 2013
  • 07:37h

Rosemberg questiona diretor da Agerba I Foto Reprodução

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) colocou o dedo na ferida e denunciou uma prática cada vez mais frequente da fiscalização da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). A agência tem multado donos de veículos que deem carona a parentes ou amigos em rodovias estaduais. A multa, aliás, é salgada: R$ 2.800,00. O deputado citou ocorrências semelhantes em Ibicaraí e Itapetinga, mas afirmou que a prática rasteira é adotada em todo o estado. O parlamentar abordou uma situação inusitada. Segundo ele, um vereador de Itapetinga prestava socorro médico a algumas pessoas quando foi multado na rodovia que liga o município a Vitória da Conquista. Segundo Rosemberg, a ação da Agerba traz prejuízos à imagem do governo e o diretor da agência, Eduardo Pessoa, não tem ouvido os deputados da base nem o chefe direto, o vice-governador Otto Alencar, nas reclamações. Por trás de toda essa perseguição, estaria a intenção de ajudar as empresas que operam em linhas intermunicipais. 

Medicina Alternativa: Ervas com propriedades antivirais

  • BU Saúde
  • 27 Nov 2013
  • 22:30h

A erva cidreira é considerada um bom antiviral

O uso da fitoterapia para prevenir ou curar certas doenças existe há milhares de anos e já se mostrou eficiente no combate a doenças virais, como resfriados. O principal "remédio" da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios industrializados. Dê uma olhada nas ervas que têm essas propriedades e aproveite. Caso os sintomas persistam, consulte um médico.

Erva cidreira - existem diversas pesquisas sobre os efeitos antivirais da erva cidreira. Ela é prescrita para o aparecimento de herpes e aftas. Além disso, é de fácil cultivo. Também é possível fazer um bom chá da erva;

Astragalus - esta erva pouco conhecida melhora o sistema imunológico é é popularmente chamada de huang qi na medicina chinesa. A raiz é doce, não muito diferente da de alcaçuz. Tem-se demonstrado ser uma erva antiviral muito eficaz, particularmente para a prevenção de resfriados e gripes, e pode até ser eficaz contra o vírus Coxsackie B (que pode provocar inflamação do coração). Você pode ferver fatias de raiz na água para fazer uma decocção de cura, ou é possível usar a tintura disponível comercialmente. É geralmente recomendado que o astrágalo seja tomado como medida preventiva;

Alho - uma erva que é antiviral, antibacteriana e antifúngica. Não é cara, e você pode usar toda a erva ou tomar cápsulas. No entanto, muitos especialistas concordam que o alho "desodorizado" pode não ser tão eficaz como a erva inalterada. Para desfrutar dos poderes do alho, você pode ferver alho picado em caldo de galinha e saboreá-lo para evitar gripes e resfriados. Cru, o alho deve ser picado e pode ser polvilhado sobre saladas e misturado em receitas de massa. Somente tenha cuidado com o consumo excessivo de alho cru, porque pode ele causar náuseas ao ser ingerido desta forma;

Gengibre - além de ter uma poderosa ação anti-náusea, o gengibre também é antiviral e alivia as dores nas articulações (veja mais aqui). Os chás feitos da erva fresca são saborosos e picantes por conta de suas características. Mas você pode adoçá-lo com mel para ter benefícios adicionais, como o combate aos germes. O recomendável é que, quando aparecer os primeiros sintomas de um resfriado ou gripe, experimente beber o chá de gengibre várias vezes ao dia. E beba como prevenção, se acha que pode ter sido exposto a qualquer tipo de vírus. É uma erva considerada segura, mas não é recomendada para mulheres grávidas.  

CONTINUE LENDO

Você precisa saber: Consulta de nome sujo pela internet passa a ser gratuita

  • Priscila Yazbek
  • 27 Nov 2013
  • 20:34h

(Foto: Reprodução)

A partir de agora, consumidores podem consultar se seu nome está sujo gratuitamente pela internet. Antes, para fazer a consulta, era preciso se dirigir pessoalmente a um dos postos do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). E algumas empresas, extraoficialemente realizavam a consulta, mas cobravam pelo serviço. A consulta gratuita pela internet foi disponibilizada pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC. Ao fazer a busca, o consumidor pode identificar se possui dívidas, restrições ou pendências financeiras registradas no SCPC. Para fazer a consulta, basta entrar no Portal Boa Vista Consumidor Positivo e clicar em "consulta de débito". Quem não é cadastrado deve fazer então um cadastro e depois informar o e-mail e a senha. Em seguida, o site irá informar se consta algum registo no SCPC. Se houver, o consumidor pode verificar os detalhes sobre os débitos e identificar em qual empresa consta a pendência. Com essa nova opção, o consumidor pode verificar por conta própria quais são as empresas com as quais ele deve entrar em contato para negociar diretamente com elas o pagamento das dívidas, sem precisar contar com o intermédio de terceiros.

 

Brumado: Antiflamenguistas acreditam no Milagre do Maracanã

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 27 Nov 2013
  • 18:59h

(Montagem: Brumado Urgente)

Para os místicos, fanáticos e apaixonados por futebol em Brumado, as chuvas que se iniciaram na madrugada desta quarta-feira (27), dia da grande decisão da Copa do Brasil de 2014, seriam um prenúncio holístico de que um “milagre dos gramados” iria acontecer nesta noite no maior do mundo, onde se enfrentam o franco favorito Flamengo e o Atlético Paranaense que tem uma missão quase impossível, porque além de ter que enfrentar o bom time do rubro negro carioca, terá que enfrentar também o 12º jogador, que hoje será representado por aproximadamente 80 mil torcedores, que, enlouquecidos, farão o Maracanã ferver igual uma panela de pipoca. Apesar da grande maioria dos prognósticos serem totalmente favoráveis a uma vitória fácil do Flamengo, inclusive por um placar elástico, o “time do contra” da capital do minério, que é composto pelos torcedores de todos os outros times, acredita num milagre e vai secar com todas as forças o time da Gávea. “Vai ser um remake da final de 2004, onde o Flamengo perdeu para o Santo André quando todos contavam que seria uma goleada”, citou o mototaxista Ednaldo Correia de Jesus. O assessor Lúcio Cruz, que torce para o Bahia, Botafogo e Santos, descreveu que “o Flamengo vai entrar de salto alto e vai acabar perdendo o jogo” e encerrando os prognósticos que foram passados ao Brumado Urgente, o vascaíno Carlos Silva, contestou a “torcida do contra” e falou que “não tem como o Flamengo perder esse jogo, pode comemorar o título”. Brumado deve parar a partir das 20:50 horas e o clima é de uma festa anunciada, inclusive com uma grande carreata da vitória por parte dos apaixonados flamenguistas.  

 

Nilton Santos, bicampeão mundial com o Brasil morre nesta quarta-feira (27)

  • (Com Estadão Conteúdo)
  • 27 Nov 2013
  • 17:44h

Nílton Santos com a camisa da seleção brasileira, em 1996 - Bruno Veiga

Morreu nesta quarta-feira, aos 88 anos, o ex-lateral esquerdo do Botafogo e da seleção brasileira Nilton Santos, que estava internado na Clínica Bela Lopes, na zona sul do Rio de Janeiro, com pneumonia. Nilton Santos passou mal na última sexta-feira e foi levado ao hospital com insuficiência cardíaca e respiratória. O ex-jogador já sofria com o Mal de Alzheimer desde 2007 e vivia há seis anos na Clínica da Gávea, também na zona sul do Rio. Nilton Santos, grande ídolo do Botafogo, nasceu em 16 de maio de 1925, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, e só vestiu duas camisas na vida: do Botafogo e da seleção. Pelo clube carioca, jogou 723 partidas, marcou 11 gols e conquistou seis títulos - Campeonato Carioca de 1948, 1957, 1961 e 1962 e Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1962 e 1964. Ele era conhecido como A Enciclopédia do Futebol, por seus conhecimentos sobre o esporte, dentro e fora dos gramados. Quando se aposentou, chegou a fazer parte da diretoria do Botafogo, mas saiu após acertar um soco no árbitro Armando Marques, no Maracanã. Pela seleção, Nilton Santos fez 84 jogos, marcou três gols e disputou três Copas do Mundo, em 1950, 1954, 1958 e 1962 - nestas duas últimas, foi bicampeão mundial. O lateral também ficou conhecido pelo famoso lance onde, após cometer um pênalti na Copa de 1962, contra a Espanha, deu um passo para fora da área e enganou o árbitro - que marcou apenas falta. Nilton Santos foi um dos primeiros laterais que também atacava - naquela época, os jogadores da posição tinham a função apenas de marcar os atacantes. Em 2000, foi eleito pela Fifa como o melhor lateral esquerdo de todos os tempos.