- Daniel Simurro | Brumado Urgente
- 12 Jun 2014
- 12:52h
(Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente Conteúdo)
As discussões e, porque não dizer a polêmica, em torno da construção da Unidade Prisional de Brumado voltaram a serem novamente intensas devido ao anúncio da possível mudança do local, já que agora o projeto foi alterado pelo Executivo e a obra poderá ser feita na região do Distrito da Vila Presidente Vargas. Após a realização de uma audiência pública com a comunidade, realizada na última terça-feira (10), ficou patente que haverá uma resistência para a construção. Ouvido pelo Brumado Urgente sobre a sua posição, o vereador Márcio Moreira (PSB) foi pontual ao relatar que “após as explicações por parte do juiz Dr. Genivaldo Guimarães ficou muito claro que a questão da construção do Presídio é imprescindível, então, eu afirmou que sou totalmente favorável” e ainda complementou dizendo que “a questão é urgente e não pode ser protelada, pois independente do local, não podemos nos colocar contrários à instalação, pois temos que pensar no bem comum antes de tudo”. Moreira ainda destacou que “a atual situação da carceragem da 20ª Coorpin, que tem capacidade para 16 presos e hoje está com mais de 40, sendo que os presos estão em condições praticamente sub-humanas, o que viria comprovar a urgência da construção”. E finalizou declarando que “na próxima segunda, onde o projeto começará a ser votado, vou deixar bem claro a minha posição de ser totalmente favorável, já que Brumado não pode perder essa oportunidade de maneira nenhuma. Tenho a certeza de que daqui a alguns anos, aqueles que se posicionaram contrários se arrependerão, pois o tempo irá mostrar que o presídio era uma grande necessidade que melhorou sobremaneira o setor de segurança pública local”.
- Maíra Azevedo
- 12 Jun 2014
- 09:59h
(Foto: Reprodução)
Dedos cruzados, banho de sal grosso, promessa para Santo Expedito, fitinha do Senhor do Bonfim, galho de arruda atrás da orelha, vestir a mesma camisa de outros jogos e dar três pulinhos para cima antes de começar a partida. Pronto, já está tudo certo para garantir a vitória do Brasil na Copa do Mundo. Ao menos, se depender das mandingas e superstições que os torcedores juram que têm o poder de garantir o hexa. A professora Valdélia Dias, 52, não assiste a nenhum jogo da Seleção sem antes preparar o campo. Para ela, é fundamental dar aquela passadinha de incenso na casa, principalmente na TV onde irão assistir aos jogos. "Os jogadores têm que fazer a parte deles, que é entrar em campo bem e mostrar o futebol arte do Brasil, mas não custa nada a gente dar a nossa força", diz, aos risos. Já o mecânico Wellington Souza, 35, o popular Cacau, acredita que o fato dele sempre sentar no mesmo lugar, é um fator responsável pelas conquistas do tetra e do penta da Seleção Brasileira. "Em 1994, assisti ao jogo na casa de minha avó. Por coincidência, sentei no mesmo lugar em quase todas as partidas e o Brasil trouxe a taça. Em 1998, fui para outro lugar e a Seleção foi aquela miséria. Aí, em 2002, como os jogos eram de madrugada, assisti em casa, de novo nos mesmos lugares, e olha o Brasil penta", conta, afirmando que é melhor prevenir do que remediar.O babalorixá Evilson Souza, popularmente chamado de pai Aroeira, diz que na maioria das vezes esses hábitos são superstições e que não tem como garantir o resultado.Mas, na dúvida se ajuda ou não, o sacerdote indica: "Banho de alfazema, fazer uma oração para o anjo da guarda de cada jogador e torcer com o coração aberto".
- Daniel Simurro | Brumado Urgente
- 12 Jun 2014
- 09:24h
O prefeito Aguiberto e o secretário André Cardoso no momento do descerramento da placa inaugural (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)
No último dia da programação do aniversário de 137 anos de Brumado a Prefeitura Municipal de Brumado reservou a data festiva para entregar à população a Praça Heráclito Cardoso totalmente reformada. As obras que se estenderam por um tempo maior do que o esperado, devido à instalação de uma fonte luminosa foram finalmente concluídas. Um grande número de moradores do Bairro do Tanque, onde fica localizada a referida praça, compareceram a cerimônia que teve a presença do prefeito Aguiberto Lima Dias, de vereadores e dos secretários municipais. O secretário municipal de infraestrutura, engenheiro André Cardoso, que, inclusive possui grau de parentesco com Heráclito Cardoso fez uso da palavra e fez a leitura de parte de sua biografia.

O evento contou com a presença de muitos populares e moradores das circunvizinhanças que foram prestigiar a inauguração (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)
Ele ainda aproveitou para comunicar que houve um problema na fonte que não pode entrar em funcionamento em sua plenitude, mas que a questão iria começar a ser resolvida a partir desta quinta-feira (12). O prefeito Aguiberto, em seu pronunciamento, fez questão de relatar que “apesar de ter um prazo maior do que o esperado, a praça ficou excelente, com área recreativa para crianças, um belo sistema de iluminação e uma academia ao ar livre”. Ele ainda ressaltou que “creio que Brumado ganha mais um importante espaço de lazer, com uma área muito interessante, totalmente iluminada e que vai certamente criar outro núcleo de entretenimento em nossa cidade”.
A praça conta também com uma academia ao ar livre (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)
- Josias de Souza, Blog do Josias
- 12 Jun 2014
- 08:02h
Foto: Eduardo Zanone Fraissat / Folha
O PSB, partido do presidenciável Eduardo Campos, protocolou uma representação contra Dilma Rousseff no TSE. Acusa a presidente de utilizar o pronunciamento levado ao ar na noite de terça-feira, em rede nacional de rádio e tevê, para fazer propaganda eleitoral vedada por lei e atacar seus antagonistas. Subscrita pelos advogados Ricardo Penteado e Gabriela Rollemberg, a petição reproduz trechos do pronunciamento de Dilma. Entre eles o seguinte: “No jogo que começa agora, os pessimistas já entram perdendo. Foram derrotados pela capacidade de trabalho e a determinação do povo brasileiro, que não desiste nunca”. Para o PSB, ficou demonstrado que o discurso de Dilma não foi “uma mera prestação de contas de realizações administrativas para a Copa”. Tratou-se “de verdadeiro libelo de defesa do governo e, sobretudo, de ataque àqueles que ousaram desferir críticas aos desperdícios e descontroles
com as obras mal feitas ou inacabadas.” O partido acusa Dilma de desviar recursos públicos “para a realização de uma propaganda política absolutamente imprópria” num ano em que ela disputa a reeleição. O partido pede que o TSE condene a presidente a pagar, “em valor máximo”, a multa prevista na Lei Eleitoral para os casos de propaganda ilegal. Coisa de R$ 25 mil. Não há prazo para o julgamento.
- Política Livre
- 12 Jun 2014
- 07:55h
Cinco horas depois de o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, ter ordenado a expulsão do plenário de Luiz Fernando Pacheco, a assessoria de comunicação da Corte divulgou depoimento atribuído a um segurança no qual o funcionário do STF afirma que o advogado estava “visivelmente embriagado” e teria ameaçado o chefe do Judiciário. A identidade do autor do depoimento não foi revelada pelo Supremo. Pacheco negou que tenha bebido e que tenha ameaçado Barbosa. No depoimento, o suposto servidor afirma que “como o advogado, visivelmente embriagado, alterou o tom de voz de maneira desrespeitosa, o presidente, suspendendo a sessão, ordenou sua imediata retirada do plenário”. Em seguida, é relatado que um outro agente de segurança que teria participado da ação de expulsar Pacheco do plenário teria contado que “já fora do tribunal ele (o advogado), visivelmente transtornado, teria dito que se tivesse uma arma, daria um tiro na cara do presidente.’”
- Fredinho
- 11 Jun 2014
- 17:42h
(Divulgação)
Aprendi, já faz mais de 20 anos, lendo Mozart Tanajura – que por sua vez bebeu na fonte de Antônio Risério Leite e do dicionarista Bluteau – que, “de um rio de águas claras, e encachoeiradas, onde as pepitas apareciam quase à flor dos cascalhos, atiçando a cobiça dos homens, nasceu o topônimo Bromado, que a ortografia nacional mudou para Brumado”. Foi pela curiosidade em saber a origem e toponímia de minha terra natal, que comecei a conhecer a história de Brumado, município do Sertão baiano que faz 137 anos de emancipação neste dia 11 de junho. Desde então, não parei de me interessar pela História de Brumado e, também, pela sua recente trajetória. Por incontáveis vezes, na ocasião do aniversário da cidade, já escrevi em veículos da imprensa local, isso desde 1997, deixando o meu recado. Nas últimas oportunidades, inclusive, fazia a reflexão das potencialidades deste município e das oportunidades que deveriam ser aproveitadas para termos uma Brumado mais próspera e desenvolvida. Mas não vou repetir estas análises e conjecturas no dia de hoje. É certo que temos muitas prioridades urgentes, mas também temos muito a comemorar pela cidade que nos tornamos. Esta terra de um solo rico em minérios - a formação rochosa mais antiga do Brasil fica na Bahia, mais precisamente aqui em Brumado. Ao sul do istmo do Panamá, nenhuma região é mais antiga que Brumado – têm no seu povo, seus homens e mulheres, jovens e crianças, o seu maior tesouro. E é reconhecidamente uma terra de gente pacata e ordeira. O povo que habita hoje o outrora denominado latifúndio “Campo Seco”, mais tarde "Vila de Bom Jesus dos Meiras" e atualmente “Brumado” é um povo cordial e alegre. Daí que, além de Capital do Minério, somos também a capital da Felicidade! E com esse povo feliz vamos construindo, a cada dia, uma cidade melhor pra se viver. Eu acredito no progresso de Brumado porque confio na capacidade do povo desta terra. Feliz Aniversário, Brumado! Parabéns
- Daniel Simurro | Brumado Urgente
- 11 Jun 2014
- 16:18h
Divulgação
Finalizando as comemorações do 137º aniversário de Brumado, será realizado nesta noite o evento Dia do Evangélico, que é promovido pela Omesb – Ordem dos Ministros Evangélicos do Sudoeste da Bahia. Com a participação do conferencista pastor Marcos Gabriel e do ícone da música gospel nacional, o cantor Marcos Antônio e Banda o evento promete reunir milhares de cristãos na Praça Coronel Zeca Leite, num clima de reverência e louvor ao Criador. O Dia do Evangélico comprova o grande crescimento dos evangélicos em Brumado, que hoje tem o seu dia para comemorar e propagar a sua fé. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Brumado.
- Daniel Simurro | Brumado Urgente
- 11 Jun 2014
- 15:12h
Um grande público lotou as dependências do anfiteatro da Praça Zeca Leite e foi brindado com uma grande apresentação do Calcinha Preta (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)
As comemorações dos 137 anos de aniversário de emancipação sociopolítica de Brumado tiveram na noite desta terça-feira (10) o seu clímax com um grande show na Praça Coronel Zeca Leite que reuniu milhares de pessoas que foram comemorar em grande estilo. Tendo como atrações o forrozeiro Roberto Dantilly e a consagrada e amada Banda Calcinha Preta, que fizeram a galera sair do chão e entrar no estado de genuína alegria. O povo foi para a Praça e demonstrou mais uma vez a sua civilidade e amor à sua terra natal, num clima de alto astral que comprovou a energia fantástica da capital do minério. Após Roberto Dantilly ter feito a abertura da festa, o prefeito Aguiberto Lima Dias proferiu uma mensagem de homenagem a Brumado, sendo muito aplaudido pela população. Em seguida a Calcinha Preta tomou conta do espetáculo e realizou um show incrível, entoando os seus maiores sucessos e levando o grande público que lotou o anfiteatro da Zeca Leite ao delírio. Com a volta do casal Paulinha Abelha e Marlus o Calcinha Preta voltou praticamente à sua formação original, numa química musical intensa, que comprova a sua excelência no cenário do forró nacional. Foi uma noite incrível que mostrou uma grande organização da equipe promotora do evento que foi comandada pelo promoter Beto Bonelly, que mostrou mais uma vez a sua competência em organizar grandes eventos.
O secretário de Cultura, Miguel Lima Dias, o prefeito Aguiberto Lima Dias e a primeira-dama Ana Paula Dias (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)
- Mandato parlamentar do vereador Márcio Moreira
- 11 Jun 2014
- 14:20h
(Montagem: Brumado Urgente)
Brumado, terra que tanto amamos e que nos faz sentir orgulhosos, já que sua história é grandiosa, assim como o seu destino. Neste aniversário de 137 anos, fica cada vez mais evidente que o seu futuro é glorioso. Parabéns Brumado! Parabéns população de Brumado, que vem demonstrando ser um povo especial, acolhedor e cheio de positividade. Sabemos que temos grandes desafios a serem enfrentados como a construção do Sistema de Esgotamento Sanitário, a construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, a construção da Unidade Prisional e tantos outros, mas com a fé no Deus Todo-Poderoso sabemos que eles serão uma realidade em breve, pois temos a convicção que eles serão realizados.
- Vereador Zé Carlos de Jonas
- 11 Jun 2014
- 12:46h
(Divulgação)
Brumado terra querida, terra acolhedora, terra que tem uma história maravilhosa que nos orgulha e nos faz sentir fortes para enfrentar as batalhas e, principalmente, superar os obstáculos. Neste aniversário de 137 anos, venho por meio deste externar os meus mais sinceros parabéns a você Brumado, que ruma firme no caminho do sucesso. Parabéns Brumado!!!
- Brumado Urgente
- 11 Jun 2014
- 11:17h
(Composição: Laércio de Morais | Brumado Urgente)
- Prefeitura de Brumado
- 11 Jun 2014
- 11:00h
(Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)
Aniversário é tempo de festa, é tempo de alegria, mas também é tempo de reflexão para que o futuro se desenhe de uma forma ainda mais promissora. Brumado completa 137 anos de emancipação sociopolítica e podemos afirmar, com toda a certeza, que temos muitos motivos para comemorar, já que o município está cada vez mais pujante, com sua economia em constante elevação, com setores a todo vapor como a Construção Civil, a Área Imobiliária e o Comércio, que tem obtido índices altamente satisfatórios, comprovando a nossa vocação para sermos um grande pólo regional. Os avanços e conquistas dos últimos anos promoveram uma transformação muito substancial para a nossa Brumado, que hoje se encontra no seleto rol dos municípios mais emergentes da Bahia. Estamos fazendo a nossa parte, se debruçando sobre projetos e arregaçando as mãos na árdua tarefa de dar continuidade a esse trabalho grandioso, que resgatou o orgulho de ser brumadense. Sabemos que ainda temos muito que avançar, que conquistas importantes como o Esgotamento Sanitário e a construção da Segunda Etapa da Barragem de Cristalândia tem que ser urgentemente obtidas, mas, estamos muito otimistas, porque as perspectivas são as mais positivas possíveis, pois em nossas constantes cobranças às esferas superiores é nos dada a certeza que elas irão acontecer. Hoje é dia de festa, é dia de comemorar, é dia de soltar a voz e dizermos, em um só coro, “Como nós te amamos Brumado”. Que nesta data tão especial, em que Brumado completa mais um ano de sua gloriosa existência, tenhamos as esperanças renovadas e a certeza que um futuro grandioso nos espera. Parabéns Brumado!!!
- Brumado Urgente
- 11 Jun 2014
- 08:45h
Composição: Brumado Urgente
Como bom e genuíno brumadense, o vereador Catoze, dentro deste clima festivo, vem, com muita alegria, expressar os seus sinceros parabéns ao município de Brumado. Carismático e muito querido pelo povo, o parlamentar vem expressar a sua homenagem ao município de Brumado, que neste 11 de junho de 2014, vem completar 137 anos. Parabéns Brumado!!! Que você continue firme nessa estrada que conduz a um futuro de grandes realizações.
- Vereador Édio Pereira
- 11 Jun 2014
- 08:37h
(Brumado Urgente)
Brumado é uma cidade trabalhadora, de um povo acolhedor e hospitaleiro que cativa a todos que a visitam, sempre deixando o desejo de querer voltar. Neste aniversário de 137 anos, o nosso mandato parlamentar tem o orgulho de poder dizer que demos a nossa contribuição para que a cidade ficasse ainda melhor. Através dos nossos esforços obtivemos recursos para que fosse realizada a revitalização da área da Cesta do Povo, que era um cartão postal às avessas, mas que, agora, se tornará motivo de alegria para todos nós, dando uma nova dimensão estrutural àquela área que era tão criticada. Não iremos nos cansar de lutar por Brumado, para que, em cada aniversário possamos relatar novas e importantes conquistas, pois caminhamos a passos largos para se tornarmos um grande polo regional, terra de oportunidades e de grandes realizações. Parabéns Brumado, que nesses 137 anos a sua gente possa comemorar em grande estilo essa data tão importante.
- ASCOM/CMB
- 11 Jun 2014
- 07:16h