A SEAP definirá o local que abrigará o Conjunto Penal de Brumado (Foto: Reprodução)
O setor de Segurança Pública em Brumado vive novamente um momento muito delicado na cidade, já que uma nova onda de assaltos vem provocando o pânico no comércio local. Aproveitando o impasse em torno da construção do Conjunto Penal, os assaltos “deitam e rolam” na cidade, tendo ainda a seu favor o baixo contingente de policiais, que vem favorecendo as práticas criminosas, apesar dos esforços heroicos dos soldados que estão na ativa. As discussões e protestos em torno da definição da localização, que aumentaram nos últimos dias, podem ser em vão, já que a decisão final do local irá ficar a cargo da SEAP - Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia. Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente, o melhor local, que reúne uma logística adequada, seria nas proximidades da Vila Presidente Vargas, o que poderá acontecer, já que na sessão da Câmara de Vereadores de Brumado do último dia 19, três projetos foram aprovados, justamente visando dar mais opções para a escolha final da SEAP. A divulgação oficial do local deverá acontecer nos próximos dias.
É a segunda vez que a ourivesaria é alvo dos bandidos (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)
Enquanto os políticos e parcelas da população ficam discutindo a localização do Conjunto Penal de Brumado, os assaltantes continuam agindo de forma muito intensa na cidade, praticando assaltos e mais assaltos, deixando principalmente os comerciantes apavorados. Na manhã desta quinta-feira (26), por volta das 10h00, uma Ourivesaria famosa na cidade, que fica localizada na Travessa Muniz Sodré, foi novamente assaltada. Dois bandidos armados e perigosos chegaram numa motocicleta e deram voz de assalto com as armas em punho. Numa rápida ação eles levaram algumas joias e cheques, mas a quantia não foi revelada. A Polícia chegou rapidamente ao local e analisou as imagens do sistema de monitoramento eletrônico, que deve ajudar na prisão dos dois elementos. O Brumado Urgente conseguiu obter as imagens da ação dos bandidos, confira:
O vereador Zé Ribeiro já teria inclusive conquistado a simpatia de Rui Costa na aprovação de sua candidatura (Foto: Reprodução)
As definições de nomes e das chapas para a disputa eleitoral de 2014 estão nas últimas voltas dos ponteiros e, como já é de praxe, muitos partidos e coligações deixam algumas definições para a última hora. Em Brumado alguns nomes e apoios já estão definidos, mas, o fator surpresa pode ganhar os holofotes nesta reta final, já que o PT pode anunciar o nome do vereador Zé Ribeiro para a disputa a deputado estadual. Desde que foi cogitada essa possibilidade, o nome de Zé Ribeiro, que é o líder do partido na Câmara de Vereadores, teve uma ótima aceitação nas bases, inclusive dentro de esferas resistentes da política da capital do minério, que viram com muito bons olhos a possível indicação, já que ela iria representar uma importante renovação política. A princípio a candidatura a estadual por parte do Partido dos Trabalhadores de Brumado estaria nas mãos do casal Pereira Santos, mas, após várias reuniões da cúpula, se chegou ao consenso que o nome de Zé Ribeiro seria o melhor, pois representaria a tão cobrada renovação. As possibilidades da oficialização da candidatura terão que passar por alguns processos internos do diretório estadual, mas a definição deverá acontecer nesta sexta-feira (27) em Salvador durante a convenção do partido. Há quem aposte todas as fichas na aprovação da candidatura de Ribeiro, que conseguiu nestes últimos dias importantes adesões, mostrando assim que o seu nome pode representar um futuro promissor para o seu grupo que é um dos mais tradicionais da política da capital do minério.
A líder do movimento, Marizete Pécora, garante que as manifestações irão continuar até que seja dada uma solução para a questão (Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)
A questão envolvendo o Conjunto Penal de Brumado ainda não está totalmente definida, pelo menos no quesito manifestações, já que integrantes do movimento contra a unidade penal prometem novas ações nesta quinta-feira (26) durante a sessão extraordinária da Câmara de Vereadores. Em contato logo nas primeiras horas da manhã com a líder do movimento, a presidente da Associação dos Pebas, Marizete Pécora, o Brumado Urgente foi informado que o grupo teve uma reunião com o prefeito Aguiberto Lima Dias, mas como alguns dos integrantes estavam muito exaltados não houve condições para o diálogo. Questionada sobre novas manifestações durante a sessão extraordinária do Legislativo, ela respondeu que “já buscamos contato com o presidente Alessandro Lobo e fomos informados que o horário poderá ser alterado para as 16h00, então estamos esperando uma definição para nos mobilizarmos”. Em contato com a assessoria do Poder Legislativo não houve confirmação se haverá alteração do horário e se a sessão será realizada hoje (26). Ainda segundo informações uma reunião que acontecerá no período da manhã acontecerá para ser definida uma posição oficial.
De folga, o secretário de Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correia, usou um carro oficial do governo do estado para ir a Fonte Nova, acompanhado da Família, assistir ao jogo da Bósnia e Irã, nesta quarta-feira (25). O flagrante foi feito pelo jornal Folha de S. Paulo, quase uma hora antes de a partida começar. Questionado pela reportagem sobre o uso do carro oficial, Correia disse que, mesmo de folga, estava à disposição do governador e poderia voltar ao trabalho. "Posso ser acionado a qualquer momento. Estou à disposição", justificou. Ele ainda destacou que, sem o carro oficial, teria dificuldade para chegar ao estádio. O uso do veículo para fins particulares e para o transporte de familiares vai contra um decreto do governo estadual que regulamenta o uso de carros oficiais.Para quem não lembra, Correia também se envolveu em outra polêmica no mês de janeiro, quando disse a um repórter que havia falado ao telefone com o ex-ministro José Dirceu, que está preso na Penitenciária da Papuda, em Brasília. Depois, negou o ocorrido. Ficou feio para o senhor, seu James!
A edição já está sendo tirada das bancas (Foto: Divulgação)
A Justiça proibiu a venda da "Playboy" de junho, que tem na capa a modelo Patrícia Jordana, suposta ex-affair do jogador Neymar. Segundo nota oficial divulgada pelo atacante em seu site oficial, "a editora, além de divulgar uma mentira sobre a vida pessoal do Neymar Jr, utilizou indevidamente o seu nome, ou seja, sem autorização da NR SPORTS, empresa dos pais do atleta e única detentora dos direitos de exploração da imagem, nome e seus atributos".Patrícia soube da decisão a caminho do lançamento da revista, em Belo Horizonte. "Nossa, por que isso agora, já estamos no fim do mês, a outra menina já fez até as fotos para a próxima edição", afirmou ela ao Ego. A capa de julho será a ex-BBB Vanessa Mesquita.A capa da "Playboy" tem a manchete: "A morena que encantou Neymar".
Leia a íntegra do comunicado de Neymar:
Nesta quarta-feira (25), a 3ª Vara Cível da Capital determinou a suspensão imediata da edição e venda de novos exemplares da Revista Playboy referente a edição de junho/2014.
A editora, além de divulgar uma mentira sobre a vida pessoal do Neymar Jr, utilizou indevidamente o seu nome, ou seja, sem a autorização da NR SPORTS, empresa dos pais do atleta e única detentora dos direitos de exploração da imagem, nome e seus atributos.
Também foi determinado à Editora Abril, a retirada de todos os exemplares que já estão à disposição do consumidor.
A revista Playboy, que traz a capa intitulada “A Morena que Encantou Neymar”, também não poderá ser veiculada de forma publicitária.
Segundo o Poder Judiciário, a decisão deverá ser cumprida imediatamente, sob pena de multa diária no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais).
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania – SESOC, e Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Irmã Dulce realizaram na última quarta feira, 18, os festejos comemorativos a passagem do dia de São João. Os Grupos de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, e os socioeducativos participaram de forma ativa e com a presença de mais de 500 pessoas. Os motivos e temas juninos foram apresentados com muita alegria com apresentação de quadrilha junina, distribuição de guloseimas; pipoca, pé-de-moleque, canjica e amendoim doce e, ainda, foi servido aos presentes pernil assado, frango e farofa. A organização proporcionou aos participantes o sorteio de 10 balaios juninos e o “Trio Gabiraba” animou embalando e contagiando a todos no ritmo e no clima alegre das festividades juninas. O dia de São João é a data mais tradicional na cultura do povo nordestino, e o CRAS Irmã Dulce, fazendo uso dos seus objetivos, congregou toda a comunidade independente de qualquer sentido seletivo ou separatista.
Há cerca de 15 anos atrás, Brumado, como a grande maioria das cidades da região, era uma cidade pacata, onde as famílias podiam dormir com a porta das suas residências abertas, já que os índices da criminalidade eram muito baixos. Após a revolução nefasta imposta pela “pedra maldita”, o Crack, a situação, em pouco mais de 10 anos teve uma alteração brusca e, hoje, ao contrário das portas abertas, o que mais se vê em Brumado são as cercas elétricas e os sistemas de segurança eletrônico nas residências. Em meio as discussões, aonde a Segurança Pública, vem sendo o mote, devido à implantação do Conjunto Penal de Brumado, alguns delitos continuam em alta no “check list”, sendo um deles um dos mais praticados, que são os arrombamentos. Neste feriado de São João, ao melhor estilo “Indiana Jones”, a ação que mais chamou a atenção da mídia foi a dos “arrombadores do templo”, que quebraram uma das janelas da Igreja Matriz, que fica localizada bem no centro da cidade e levaram o dinheiro das ofertas dos fiéis que estava depositada no gasofilácio. Além da Igreja, os arrombadores também entraram na Farmácia do Povo e levaram uma quantidade não revelada de medicamentos. A Polícia já abriu as investigações para apanhar os “arrombadores do templo”, que, ao que tudo indica, podem ser menores de idade, já que no quesito arrombamentos a participação de adolescentes infratores é bem alta.
O deputado Walenor Pereira (federal) correu trecho durante o recesso junino da semana passada, participando dos festejos em homenagem a São João em diversos municípios do Sudoeste baiano. Na sexta-feira, eles foram a Condeúba, Mortugaba e Caculé. Já no sábado, estiveram em Jânio Quadros e Anagé. No domingo, o deputado Waldenor foi até Brumado e Malhada de Pedras. Nas festividades de São Pedro, o deputado deverá visitar os municípios de Iuiu, Eunápolis, Belo Campo, Cândido Sales e Cordeiros.
Durante a Operação Corpus Christi e São João, realizada das 17h de quarta-feira (18) até às 8h desta quarta-feira (25) nas rodovias estaduais, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) da PMBA registrou a redução do número de vítimas fatais nas estradas, contabilizando, no período, uma morte, o que representa queda de 67% em relação ao ano passado. O balanço da Operação é considerado positivo, apesar do aumento de 36% no número de acidentes (45 registros), que deixaram 16 vítimas com ferimentos leves e 18 com ferimentos graves. O BPRv abordou 3.650 pessoas e 3.255 veículos, destes 123 foram retidos e 687 autuados, além da extração de 754 autos de infração, do recolhimento de 33 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e 11 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH).
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei Complementar 388/14, do deputado Afonso Florence (PT-BA), que cria o Fundo Nacional de Saneamento Básico (FNSB) para investimentos em serviços de esgoto, coleta e tratamento de lixo, abastecimento de água potável e drenagem de águas das chuvas. O fundo poderá ser investido em infraestrutura e instalações necessárias para a melhoria nos serviços ou ser utilizado como fonte de garantia para empréstimos para custear investimentos na universalização dos serviços públicos de saneamento básico. O FNSB será operado pela Caixa Econômica Federal e terá dinheiro do Orçamento da União, parte da receita dos serviços públicos de saneamento, doações, empréstimos, e outros recursos. Caberá ao conselho gestor do fundo determinar onde o dinheiro será gasto. Esse conselho será comandado pelo Ministério das Cidades, mas terá representantes da sociedade civil e do governo federal em número paritário.
A dupla Zezé de Camargo & Luciano é uma das mais queridas de todo o Brasil, sendo considerados por muitos como os maiores nomes da música sertaneja nacional. Há décadas figurando no topo das paradas de sucesso, a dupla continua arrastando milhares de fãs e não foi diferente na apresentação que eles fizeram em Livramento de Nossa Senhora nesta terça-feira (24), dia de São João. Milhares de fãs de toda a região foram prestigiar o show, num clima de muita emoção e alegria. A dupla comprovou mais uma vez o seu grande profissionalismo e presença de palco, num espetáculo marcado pelo carisma e pela simplicidade e por uma superprodução de ponta, com telões de última geração e uma qualidade sonora fantástica. Cantando os grandes seus sucessos, Zezé de Camargo & Luciano comprovaram que fazem parte do rol dos grandes artistas nacionais. Confira os melhores momentos registrados pelo Brumado Urgente:
Milhares de se encantaram com o carisma e simplicidade da dupla (Foto: Brumado Urgente)
Como de praxe, a empresa Selva Branca, realizará mais um grande evento em Vitória da Conquista-BA, denominado “Arraiá do Interior”, no dia 1º de julho, no Parque de Exposições. As atrações são mais do que convidativas, pois tratam-se de grandes nomes de visibilidade nacional: Cristiano Araújo, Wesley Safadão e Garota Safada, e também Arreio de Ouro. Os ingressos estão disponíveis em três locais em Vitória da Conquista: Central de Ingressos, Point dos Ingressos e Banca Central. Os valores inicias foram R$ 50,00 - pista, sendo R$ 80,00 (casadinha), R$ 110,00 a vista– camarote, R$ 130,00 (no cartão) sendo R$ 200,00 (casadinha), estudante (meia) R$ 25,00. Como o evento já está bem próximo, para confirmar os valores atuais os interessados devem entrar em contato com a empresa organizadora do evento Selva Branca Produções: (77) 8102 5132 ou pelo Facebook – com mesmo nome. A expectativa é das melhores, pois, todos os eventos realizados pela empresa em questão são de muito boa qualidade e estrutura. Não fique fora de mais esta festa que antes mesmo de acontecer, já se revela imperdível!
O número de pessoas queimadas no período das festas juninas subiu 39% este ano, se comparado com o mesmo período de 2013, de acordo com dados da coordenação de emergência do Hospital Geral do Estado (HGE). Segundo dados colhidos pela reportagem do jornal A Tarde, a maioria dessas queimaduras foram provocadas por explosão fogos de artifício. Na sequência, no mesmo ranking, estão os machucados causados pelas tradicionais fogueiras de São João.Entre as partes do corpo mais afetadas com as queimaduras, as mãos lideram a lista, seguidas da face e do tronco. Só em 2014, o número de lesão por fogos na região das mãos teve elevação de 100%. As crianças e os adultos jovens são, nesta ordem, as faixas etárias mais afetadas por esse tipo de queimadura. Para dar conta do contingente extra, um esquema diferenciado foi montado na unidade. Uma equipe de suporte trabalha no São João para atuar em acidente com múltiplas vítimas. Segundo dados do posto policial do HGE, os casos de queimadura registrados no local somam número superior aos de violência, na madrugada de 23 para 24 de junho.
Forró do Jegue completou 20 anos com tema polêmico (Foto: Raimundo Mascarenhas)
Em ano de eleição, o tradicional forró do jegue no distrito de Aroeira, em Conceição do Coité, completou 20 anos e resolveu fazer uma paródia com os condenados no processo do mensalão. Na letra da musica, o jeque esquerdista que pregava Che Guevara e conhecia de cor o Manifesto do Partido Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels, teóricos fundadores do socialismo científico, vai para Brasilia conhece Marcos Valerio e acaba na Presídio da Papuda preso ao lado de José Dirceu e José Genoino. O refrão da música diz o seguinte: “Cadê o jegue / que andava aqui curtindo / cadê o jegue / que saudade eu estou sentindo / Cadê o jegue / o boato ta surgindo que ele está lá na papuda com Dirceu e Genoino”. Os coordenadores do Forró do Jegue resolveram usar personagens para representar o ministro do STF Joaquim Barbosa, responsável pela condenação na ação penal 470. Ele que desfilou sobre uma gaiola representando a penitenciaria da Papuda em Brasília, dentro da grade um homem representando a figura da Marcos Valério e o jegue, e do lado de fora, mas com farda de presidio, dois homens caracterizados de José Dirceu e José Genoino puxavam a charrete. “Este ano pensamos no Jegue Rei, pois são 20 anos de reinado, até fizemos a música, mas numa reunião com a coordenação a maioria entendeu que o assunto do mensalão foi de maior repercussão no ano e optamos por trazer como tema da festa”, justificou Edevaldo Santiago Ramos, um dos responsáveis pelo Forróo do Jegue. O forró jegue já teve como personagem no meio político a figura do presidente Fernando Henrique comparando ele a Fernando Collor e Fernandinho Beira-Mar,