Sensacionalismo é que prejudica o país, diz o ministro Jaques Wagner

  • 21 Ago 2015
  • 16:00h

(Foto: Reprodução)

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, defendeu ontem as investigações em curso no âmbito da Operação Lava Jato, mas voltou a ponderar que o clima de “sensacionalismo” criado em torno das eventuais denúncias acaba gerando um clima de desconfiança que é ruim para o país, especialmente para a economia. “A Lava Jato, a investigação, é muito bem vinda. O sensacionalismo em torno dela é ruim porque acaba que você tem respingos na economia que são preocupantes e na política também, mas isso não quer dizer que a gente não queira que as investigações avancem”, disse o ministro. O ministro também saiu em defesa do patrimônio tecnológico acumulado ao longo de décadas por parte das empresas que está nohall dos investigados. Para exemplificar, o ministro citou o caso da empresa americana Enron, que conseguiu superar uma onda de escândalos de corrupção, e atualmente funciona normalmente assegurando aos Estados Unidos a manutenção de todo o conhecimento adquirido.

 

“No caso da Enron, se fez o que tinha que ser feito: quem tinha cometido delito foi preso, a empresa pagou multa, trocaram toda a sua direção, e a empresa está lá funcionando”, afirmou. “Não se joga fora empresas que tem conhecimento e tecnologia acumulados. Eu só espero que essas coisas possam ser apressadas, sem querer cercear nenhum tipo de investigação, para que a gente tenha uma normalidade para o funcionamento, principalmente, da economia”, completou. O ministro destacou ainda que, mesmo com as investigações em curso, como toda a população deseja, o país não pode parar. “O povo não vive de investigação, o povo até gosta da investigação, mas o povo vive de emprego, de trabalho e de crescimento da economia, então, eu prefiro dedicar 90% da minha energia para isso e 10% para acompanhar”, concluiu. As declarações foram feitas durante entrevista à imprensa, após encontro com o vice-ministro da Defesa da Alemanha, Ralf Brauksiepe.

CONTINUE LENDO

Foragido, médico é preso por homicídio durante palestra sobre impunidade

  • 21 Ago 2015
  • 15:03h

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Um médico que estava foragido há um ano, após ser condenado por homicídio foi preso na última terça-feira (18) enquanto falava sobre a impunidade de crimes no país. De acordo com o G1, Alfredo Carlos Mattos Júnior, de 47 anos, teria matado a própria mulher em abril de 1999, após descobrir que ela se relacionava com outro homem. Magda Maria Braga estava internada para realizar uma cirurgia, mas o acusado teria entrado em seu quarto, dopado a vítima e aplicado álcool no soro que ela utilizava. Na época, o médico foi condenado há 14 anos de prisão, mas alegava ser inocente e conseguiu aguardar o recurso em liberdade. Em março do ano passado, contudo, a decisão foi mantida e ele teve o mandado de prisão expedido, porém não foi localizado. Nesta terça, ele foi convidado para fazer uma palestra em uma faculdade de Goiás sobre pena de morte. Ironicamente, em seu discurso, ele criticou o sistema judiciário brasileiro por permitir que a maioria dos crimes permanecesse impune. Alfredo foi localizado pela polícia após o filho do médico, que estuda na instituição, compartilhar na internet o panfleto do evento. "Foi feito divulgação na página da faculdade em uma rede social. A polícia de Minas [Gerais] ficou sabendo, viu o material e nos informou. Fomos até o evento e, ao final o prendemos", disse o delegado Danilo Fabiano. Ao ser detido, o médico alegou que a condenação foi injusta.

Nordeste é segunda região na qual mulheres menos fazem mamografia, diz IBGE

  • 21 Ago 2015
  • 14:03h

(Foto: Reprodução)

Cerca de 60% das mulheres brasileiras entre 50 e 69 anos de idade fizeram mamografia em 2013. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (21) na pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). O Nordeste é a segunda região onde mulheres menos fizeram o exame (47,9%), atrás da região Norte (38,7%). Segundo a Agência Brasil, os dados são relativos a mamografias feitas até dois anos antes da pesquisa e revelam que a realização do exame – para detectar câncer de mama – foi mais frequente entre mulheres brancas (66,2%) do que pretas (54,2%) e pardas (52,9%) e mais frequente entre aquelas com grau superior completo (80,9%), do que entre mulheres sem instrução ou com ensino fundamental completo (50,9%). Para o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Ruffo de Freitas Junior, o acesso ao exame melhorou muito no país nos últimos anos, mas ainda está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é 70% das mulheres nessa faixa etária fazendo mamografia periodicamente. "Além disso, a qualidade do exame é fundamental. Com o Programa Nacional de Mamografia funcionando na maioria das cidades, tenho certeza que nossos índices de mortalidade vão cair nos próximos anos", comentou Freitas Junior, ao destacar a importância do acesso ao tratamento adequado do câncer de mama em todo o território nacional. "Acredito que com tudo isso em um futuro próximo estaremos ao lado de países como Estados Unidos e Inglaterra, mostrando redução da mortalidade por câncer de mama, que ainda é alta no Brasil", completou.

Cunha usou Assembleia de Deus para receber propina, diz PGR

  • 21 Ago 2015
  • 13:03h

(Foto: Reprodução)

Parte da propina paga ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha(PMDB-RJ), no esquema de fraudes da Petrobras teria sido feita por meio da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Segundo consta na denúncia da Procuradoria-Geral da República, o operador do PMDB no esquema de fraudes na estatal, Fernando Soares – vulgo Fernando Baiano – orientou o lobista Júlio Camargo, que prestava serviços para a Toyo Setal, a efetuar dois depósitos no valor de 250 mil reais para a igreja. Segundo a denúncia, Baiano seria “sócio oculto” de Cunha nas fraudes. Os dois depósitos foram feitos no valor de 125 mil reais em 31 de agosto de 2012 pelas empresas Treviso e Piemonte, pertencentes a Camargo.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirma na acusação que Camargo nunca fez qualquer tipo de doação à igreja e os depósitos tiveram a única finalidade de quitar dívidas com o deputado por conta do contrato entre a coreana Samsung e a japonesa Mitsui no aluguel e venda de dois navios sondas da Petrobras. Os contratos somaram 1,2 bilhão de reais e teriam gerado 80 milhões de dólares em propinas aos lobistas e a Cunha. Ainda de acordo com o procurador-geral, “é notória a vinculação de Eduardo Cunha com a referida igreja. O diretor da referida igreja perante a Receita Federal é Samuel Cássio Ferreira, irmão de Abner Ferreira, pastor da Igreja Assembleia de Deus de Madureira, no Rio de Janeiro, que o denunciado frequenta. Foi nela inclusive que Eduardo Cunha celebrou a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, conforme amplamente divulgado pela imprensa”. A acusação ainda cita um encontro que teria havido entre Fernando Baiano, Júlio Camargo e Eduardo Cunha em um prédio no Rio de Janeiro. O encontro teria ocorrido na avenida Afrânio de Melo Franco, no Leblon. Segundo consta da denúncia, Cunha e Baiano teriam chegado em uma Range Rover e estacionado em um prédio vizinho a onde ocorreu a reunião. Foram identificados registros de chamadas de rádio de Baiano nas imediações e o ingresso de seu veículo neste estacionamento. Nesta reunião teria sido exigido por Cunha a Camargo a propina de 5 milhões de dólares. A procuradoria-geral da República pede que Cunha e a ex-deputada Solange Almeida (PMDB-RJ) sejam condenados por corrupção passiva e lavagem de dinheiro além de devolverem aos cofres públicos 80 milhões de dólares. Segundo a denúncia, Solange teria ajudado Cunha a pressionar Camargo a acelerar o pagamento de propinas após ingressar com um requerimento no TCU pedindo esclarecimentos sobre os contratos da Samsung e Mitsui junto a Petrobras.

CONTINUE LENDO

Coisas que só acontecem em Brumado: Estreia no cenário criminoso o ‘Assaltante Beijoqueiro’

  • Brumado Urgente
  • 21 Ago 2015
  • 11:38h

(Imagem Ilustrativa)

Brumado tem uma vocação natural (alguns dizem que é sobrenatural) para magnetizar acontecimentos únicos, que acabam virando manchetes midiáticas que ganham muita repercussão, muitas vezes em caráter nacional. Com o crescimento assustador da criminalidade uma saga de bandidos vêm surgindo na cidade ao longo dos últimos tempos, tanto que já apelidaram a cidade de a “Ghotam do Sertão”, faltando apenas o “Homem Morcego” aparecer por aqui. Na noite desta quinta-feira (20), por volta das 19h o rol da criminalidade ganhou mais um membro ilustre, o “Assaltante Beijoqueiro” que fez sua estreia em grande estilo próximo à UAB – Universidade Aberta do Brasil, onde ele, após descer armado de uma Pop 100, abordou a sua vítima exigindo que a mesma lhe passasse o aparelho celular. Não satisfeito ele colocou a arma na bela mulher e, literalmente, roubou-lhe um beijo de cinema, daqueles de estalar e, em seguida, fugiu, deixando a garota estática no local, a qual ficou sem saber direito o que tinha acontecido. Então, a partir de agora, as belas mulheres que saem pelas ruas de Brumado desfilando com seus smartphones, teclando freneticamente no WhatsApp têm que ficar alerta, porque o “Assaltante Beijoqueiro” está solto por aí. 

Bandidos explodem agência financeira em Jaguaquara

  • Blog da Resenha Geral
  • 21 Ago 2015
  • 11:13h

Fotos: Blog Marcos Frahm

Bandidos explodiram, na madrugada de hoje, a sede de uma agência financeira de Jaguaquara, município que fica a cerca de 200 km de Vitória da Conquista. As primeiras informações dão conta de que vários bandidos, fortemente armados, teriam invadido o estabelecimento, que fica localizado numa Praça do Centro da cidade, e detonado dinamites na tentativa de explodir caixas eletrônicos da empresa. Boa parte da agência foi danificada.Um dos caixas foi explodido e os bandidos fugiram em um carro levando uma quantia em dinheiro ainda não divulgada. Guarnições da Polícia Militar e Cipe Sudoeste/Caesg realizam diligências na região desde a madrugada, mas até o momento ninguém foi preso. O Sicoob de Jaguaquara fica a cerca de 50 metros do Banco Bradesco, alvo de outra explosão em abril de 2013. Nesta mesma ocasião, o Banco do Brasil também foi do crime. 

Moradores do Maria de Lourdes reclamam da falta de infraestrutura do bairro

  • Brumado Urgente
  • 21 Ago 2015
  • 10:18h

O mato vem dando um aspecto muito negativo ao bairro (Foto: Leitor Brumado Urgente via WhatsApp)

A cidade de Brumado teve uma expansão considerável nos últimos anos, resultado de um crescimento que movimentou muito o mercado imobiliário, já que inúmeros lotes foram criados e, com isso, se aumentou sobremaneira a demanda em infraestrutura. Neste contexto vários bairros ainda sofrem com mato, entulho, lixo e falta de iluminação, como é o caso do Bairro Maria de Lourdes, próximo ao Clube Pôr do Sol, onde vários moradores vêm, por reiteradas vezes fazendo apelos à administração municipal para que esses problemas sejam resolvidos, já que até a questão da segurança está em jogo, porque com o crescimento do mato e a falta de iluminação, cria-se um ambiente propício para os bandidos agirem. Segundo o músico Flávio Cruz, que é morador do bairro já a um bom tempo, “a situação vem piorando consideravelmente, assim como a revolta dos moradores por terem feitos sucessos apelos e não terem sido atendidos”. O Brumado Urgente entrou em contato com o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso que relatou que “temos conhecimento da situação e já inserimos na agenda de trabalho o atendimento às reivindicações de moradores deste bairro, mas ainda não posso precisar a data em que os serviços se iniciarão, mas, quero tranquilizar a todos que eles serão feitos”. 

O entulho e o lixo também vêm se acumulando ao longo do tempo (Foto: Leitor Brumado Urgente via WhatsApp)

Aprovada proposta que proíbe estágio não remunerado

  • 21 Ago 2015
  • 10:02h

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quinta-feira (20) projeto para determinar que todos os estagiários recebam bolsa ou outra forma de contraprestação, independentemente do tipo de estágio. O autor do PLS 424/2012, senador Paulo Paim (PT-RS), argumenta que a Lei dos Estágios (11.788/2008) faz uma série de distinções entre os estágios não obrigatórios e os obrigatórios (cuja carga horária é exigida para a conclusão de alguns cursos técnicos ou de graduação, por exemplo). Nestes, é possível não ocorrer qualquer pagamento. Na opinião do senador, essa prática é discriminatória e poderia levar à exploração da mão de obra de estudantes cujos cursos incluem a obrigatoriedade de realização do estágio.

 

“Além do aprendizado que a prática do estágio promove, o trabalho realizado pelo estagiário gera benefícios importantes para as partes concedentes e deve, portanto, ser devidamente compensado”, diz ele. Para a relatora na CAS, senadora Ana Amélia (PP-RS), os estágios obrigatórios oferecidos a título gracioso, sem qualquer tipo de remuneração para os estagiários, são exemplos de "exploração inaceitável de mão de obra", que deveriam ser coibidos pela legislação. A matéria vai à Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), onde terá decisão terminativa.

CONTINUE LENDO

Greve do INSS já dura 45 dias com adesão de 92% dos servidores

  • 21 Ago 2015
  • 09:13h

(Foto: Reprodução)

A vida realmente não está fácil para o trabalhador brasileiro que quer finalmente ter seu momento de descanso, após muitos anos de atividade. Na Bahia, ainda menos, afinal, com um movimento de paralisação tão forte – beirando a 92% de adesão da categoria –, a greve dos servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), que ocorre em quase todo pais, está completando um mês e meio, e não há sinais significativos de que um acordo entre a categoria e o governo federal seja finalmente selado. O movimento tem se intensificando tanto que até mesmo servidores que ocupam cargos de chefia estão entregando suas funções para aderir ao movimento. Nos últimos dias, representantes da categoria se reuniram com o secretário do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, para manifestar as reivindicações. De acordo com o coordenador do movimento grevista na Bahia, Ricardo Sampaio, o secretário ouviu e ficou de enviar uma carta uma carta com novas propostas do governo que seriam avaliadas pelos servidores. O prazo pedido pelo ministério para o envio é até essa sexta-feira (21). As perícias – procedimento comum a todos que solicitam os auxílios financeiros da Previdência Social – acabam sendo o serviço mais prejudicado. Segundo Sampaio, praticamente nenhuma perícia foi realizada nos últimos 45 dias. Os serviços oferecidos variam de agência, a exemplo da unidade Mercês, que estava realizando apenas perícias médicas já agendadas, e atendimentos relativos a aposentadoria e pensão. 

 

Além desta, até mesmo possíveis beneficiados da nova regra 85/95, que prevê o pagamento do benefício integral sem as perdas do fator previdenciário, são prejudicados na Bahia.  A nova fórmula da aposentadoria prevê que os segurados podem escolher se querem se aposentar pela fórmula 85/95 ou pelo fator previdenciário, a partir do momento de requisição da aposentadoria. De acordo com o órgão, o sistema informa também qual é o benefício mais vantajoso.  O agendamento pode ser feito em outubro, ou mesmo só para o final de dezembro, a depender do local em que o candidato à aposentadoria residir. Em Salvador, o atendimento parcial está disponível apenas nas agências das Mercês, Centro Histórico, Brotas e Itapuã.

PAUTAS
Entre as reivindicações da categoria, está o reajuste salarial, os servidores pedem, com urgência, a abertura de um novo concurso público para a ampliação do quadro de funcionários, melhores condições de trabalho.  Segundo Ricardo Sampaio, os serviços para quem trabalha no INSS foram aumentados, e o quantitativo continua o mesmo. “Agora temos que trabalhar também com o seguro desemprego do pescador artesanal, que antes, era de responsabilidade do Ministério do Trabalho”, exemplificou ele, acrescentando que, por conta da nova atribuição, os servidores atendem aproximadamente dez mil pescadores na Bahia.  Outra pauta é a incorporação das gratificações, visto que metade do salário dos servidores é composto desta percentagem. “Hoje temos treze mil servidores, do qual oito mil são aposentáveis, mas não se aposentam porque perdem metade do salário”, explicou.  Segundo o coordenador do movimento grevista, a paralisação uma nova assembléia deverá ser marcada, assim que o Sindicato dos Trabalhadores da Previdência Social (Sindiprev) receber a carta de contraproposta do Ministério do Planejamento.  

Ação visa garantir atendimento 

Em nota, o INSS informou que “tem empreendido todos os esforços no sentido de orientar as unidades e a Central de Teleatendimento 135 quanto às providências de reagendamento para os cidadãos que não foram atendidos devido à greve. Esse reagendamento, de modo geral, pode ser realizado pelo telefone, por meio da Central 135. Importante salientar que o INSS considerará a data originalmente agendada como a data de entrada do requerimento, para se evitar qualquer prejuízo financeiro nos benefícios dos segurados”.  O instituto ainda informou que “os serviços previdenciários são essenciais e que a interrupção do atendimento nas suas unidades acarreta prejuízos a toda a população. Assim, no intuito de minimizar os impactos negativos da paralisação de seus servidores, o Instituto, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU) ajuizou, no dia 5 de agosto, ação solicitando ao Poder Judiciário a determinação que garanta o atendimento em todas as suas unidades”. Em decisão judicial, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) determinou, segundo informou o INSS, que as entidades FENASPS e CNTSS mantenham, durante toda a paralisação, equipes de trabalho cuja composição não pode ser inferior a 60% (sessenta por cento) do quantitativo de servidores da Carreira do Seguro Social em efetivo exercício, mensurados em cada unidade do Instituto individualmente. O parecer de força executória, expedido pela AGU, foi recebido pelo INSS no dia último dia 12 e o cumprimento da decisão é válido desde o dia 13 de agosto. 

CONTINUE LENDO

Projeta Móveis - Personalizados

  • 21 Ago 2015
  • 09:00h

Ex-prefeito de Santa Rita de Cássia/BA e mais dois são acionados por má aplicação de recursos federais

  • MPF
  • 21 Ago 2015
  • 08:51h

(Reprodução)

O ex-prefeito Romualdo Rodrigues Setúbal, o ex-secretário de Saúde, Renato Augustinho da Silva, e o ex-tesoureiro do município baiano de Santa Rita de Cássia, Miguel Alves da Silva, são alvos de uma ação de improbidade administrativa e de uma ação penal ajuizadas pelo Ministério Público Federal (MPF) em Barreiras/BA. Eles foram acionados pelo MPF por pagarem gratificação natalina de servidores da Secretaria de Saúde do município com recursos federais, que deveriam ser aplicados na execução de ações do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. A utilização de verbas da União em objeto diverso do programa a que se destinavam ocorreu em duas ocasiões: em 10 e 12 de dezembro de 2012. Foram gastos, no total, 17,6 mil reais para pagamento de gratificação natalina a dez profissionais da secretaria. Uma parte do dinheiro, 2,2 mil reais, deveria ser utilizado no Bloco de Financiamento de Vigilância em Saúde e a outra parte, 15,4 mil reais, no custeio mensal do Programa Federal Centros de Especialidades Odontológicas. Por conta das irregularidades, o Conselho Municipal de Saúde reprovou por unanimidade os gastos efetuados. De acordo com o procurador da República Paulo Roberto Sampaio Santiago, autor das ações, os três acionados praticaram por duas vezes ato de improbidade administrativa e também por duas vezes e em concurso material (art. 69 do Código Penal Brasileiro) o crime previsto no art. 1º, inciso IV, do Decreto-Lei Nº 201/67, que dispõe sobre a responsabilidade dos prefeitos e vereadores. Segundo esse artigo, é crime de responsabilidade “empregar subvenções, auxílios, empréstimos ou recursos de qualquer natureza, em desacordo com os planos ou programas a que se destinam”. Criminalmente, os réus ficam sujeitos à pena de três meses a três anos de detenção. As penas previstas na Lei de Improbidade Administrativa, pelo ato de improbidade, incluem à perda da função pública (se houver) e dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio; ressarcimento ao erário; suspensão dos direitos políticos; pagamento de multa civil; proibição de contratar com o poder público e dele receber benefícios.

UESB: Divulgado o resultado da isenção do Vestibular 2016

  • 21 Ago 2015
  • 08:09h

(Foto: Divulgação)

A Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) divulgou a lista de candidatos contemplados com a isenção do próximo processo seletivo da Universidade. Os nomes podem ser conferidos em duas listas: a dealunos de escolas públicas e a deservidores efetivos, temporários e seus dependentes. Todos os aprovados devem entregar a documentação exigida na Copeve do campus em que se inscreveu, no período de 21 a 31 de agosto. Para os aprovados na lista de alunos, os documentos necessários são: carteira de identidade civil atualizada (fotocópia frente e verso); históricos escolares do Ensino Fundamental e Médio ou equivalente (fotocópia) impressos em papel timbrado, devidamente assinado e carimbado pelos diretores dos estabelecimentos ou pelos seus substitutos legais

 

Já os contemplados na lista de servidores e/ou dependente, os documentos exigidos são: carteira de identidade civil atualizada (fotocópia frente e verso); certificado de conclusão do Ensino Médio ou curso equivalente (fotocópia) ou declaração atual de que esteja cursando a 3ª série do Ensino Médio ou curso equivalente (exceto para servidor efetivo); comprovante de matrimônio, quando for cônjuge; declaração de situação funcional junto à Uesb, emitida pela Gerência de Recursos Humanos do campus de Vitória da Conquista ou, se for o caso, pela Coordenação de Recursos Humanos dos campi de Jequié ou Itapetinga, em que conste a data de vigência contratual, esta quando for estagiário e prestador de serviços; último contracheque, no caso de servidor efetivo das demais Universidades Estaduais da Bahia. Para mais informações, entre em contato com a Copeve pelos telefones (77) 3424-8757, em Vitória da Conquista; (77) 3261-8604, em Itapetinga; e (73) 3528-9695, em Jequié; ou ainda pelo e-mail [email protected]. Com informações Ascom/UESB.

CONTINUE LENDO

Taigun Auto - Gol SPECIAL

  • 21 Ago 2015
  • 07:17h

Aplicativo lançado esta semana permite buscar e indicar médicos

  • 21 Ago 2015
  • 07:03h

(Foto: Divulgação)

Um novo aplicativo lançado esta semana promete ser um bom aliado da população na busca qualificada por indicações de médicos. Criado para as plataformas iOS e Android, o HealthMeApp tem sua base de dados alimentada por experiência dos próprios usuários, criando uma rede colaborativa de informações. A decisão dos brasileiros Carla e Guilherme Magalhães de criar a ferramenta veio, segundo eles, de uma “necessidade real”. “Da mesma forma como hoje pedimos indicações deHOTÉIS, restaurantes e compras diversas, sempre que precisamos ir ao médico, uma indicação de alguém conhecido vale muito.  Foi assim que surgiu o conceito do aplicativo”, conta Guilherme.

Ele explica também que experiências próprias funcionaram como combustível para a ideia de criar o aplicativo. “Tanto a Carla como eu já passamos por experiências não muito agradáveis em médicos que fomos apenas baseados na proximidade de casa. Por isso entendemos essa questão da indicação como fundamental, ainda mais quando estamos lidando com saúde”, explica. O cadastro no novo app pode ser vinculado à conta do Facebook do usuário. A grande vantagem dessa opção é a possibilidade de ver as indicações feitas por amigos conectados pela rede social. A interface é bastante simples e ágil. No menu inicial, o usuário tem as opções Buscar, Indicações, Favoritos e Ajustes. Na primeira, é possível pesquisar médicos por nome, especialidade e localidade. Ao encontrar o resultado, o usuário visualiza a ficha completa do profissional, com endereço, dados de contato e três atributos avaliados: atendimento, tempo de espera e valor da consulta. Os usuários ainda podem verificar se algum de seus amigos do Facebook o indicaram, podendo inclusive acessá-los para trocar mais informações. Na opção Indicações, as pessoas podem visualizar rapidamente todas as indicações feitas por seus amigos e podem fazer suas próprias. Em Favoritos, é possível acessar a lista de profissionais marcados como preferidos. Para mais informações, acesse o site do aplicativo

CONTINUE LENDO

Risco de enfarte aumenta em 33% em pessoas que trabalham mais de 55 horas semanais

  • 20 Ago 2015
  • 19:03h

Foto: Getty Images

Um estudo divulgado nesta quinta-feira (20) mostrou que trabalhar 55 horas ou mais por semana aumenta em 33% o risco de enfarte, quando se compara com uma jornada de 35 a 40 horas semanais. Durante 7,2 anos, os pesquisadores acompanharam 528.908 homens e mulheres. De acordo com os resultados, em comparação com pessoas que têm uma semana regular, aqueles que trabalham entre 41 e 48 horas tinham um risco acrescido de 10%, enquanto os que trabalham entre 49 horas e 54 horas enfrentam risco extra de 27%, mesmo quando se retirava o consumo de cigarro e álcool e a atividade física. No caso de a pessoa trabalhar 55 horas ou mais por semana, o risco de enfarte aumenta 33%, indica o estudo publicado na revista The Lancet. "Os profissionais de saúde deveriam estar conscientes de que trabalhar longas horas está associado a um significativo aumento do risco de enfarte e, possivelmente, de doenças cardíacas", afirma a pesquisa.