Horário de verão começa neste domingo (19); Bahia fica de fora

  • 15 Out 2015
  • 11:02h

(Foto: Reprodução)

No próximo sábado (18), à meia-noite, milhões de brasileiros terão que adiantar os relógios em uma hora. É o início da temporada 2015/2016 do horário de verão nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, Espírito Santo,de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. O principal objetivo da medida é, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a redução da demanda no período de ponta, entre as 18h e as 21h. A estratégia é aproveitar a intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão para reduzir o gasto de energia.  Entre os meses de outubro e fevereiro, os dias têm maior duração em algumas regiões, por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada. 

 

Segundo dados do Ministério de Minas e Energia (MME), o horário de verão representa uma redução da demanda, em média, de 4% a 5% e poupa o país de sofrer as consequências da sobrecarga na rede durante a estação mais quente do ano, onde o uso de eletricidade para refrigeração, condicionamento de ar e ventilação atinge o pico. De acordo com o MME, quando a demanda diminui, as empresas que operam o sistema conseguem prestar um serviço melhor ao consumidor, porque as linhas de transmissão ficam menos sobrecarregadas. Para as hidrelétricas, a água conservada nos reservatórios pode ser importante no caso de uma estiagem futura. Para os consumidores em geral, o combustível ou o carvão mineral que não precisou ser usado nas termelétricas evita ajustes tarifários. Segundo o ONS, no horário de verão 2014/2015, a redução da demanda no horário de ponta foi cerca de 2.035 megawatts (MW) no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, equivalente ao dobro do consumo de Brasília em todo o período em que esteve em vigor. No Subsistema Sul, a redução foi 645 MW, correspondendo a uma economia de 4,5%. Os ganhos obtidos pela redução do consumo de energia global, que leva em conta todas as horas do dia, foram de cerca de 200 MW médios no Subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o que equivale ao consumo mensal da cidade de Brasília, e 65 MW médios no Subsistema Sul, equivalente ao consumo mensal de Florianópolis. De acordo com a assessoria de imprensa do ONS, a estimativa de economia para o horário de verão 2015/2016 será divulgada nos próximos dias e não deve ser muito diferente do ano passado. Atualmente, o horário brasileiro de verão é regulamentado pelo Decreto 8.112, de 30 de setembro de 2013, que revisou o Decreto nº 8.556, de 8 de setembro de 2008. Ele começa sempre no terceiro domingo do mês de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente, exceto quando coincide com o carnaval, caso em que é postergado para o domingo seguinte.

CONTINUE LENDO

Saúde do professor está ligada a boas condições de trabalho, diz CNTE

  • 15 Out 2015
  • 10:46h

Distrito Federal lidera índice de professores afastados por motivo de doença pelo menos uma vez no ano Arquivo/Agência Brasil

A professora de matemática do Centro de Ensino Fundamental da 316 Norte, em Brasília, Avelina Pereira Neves não responde imediatamente à pergunta: por que continua na profissão? Ela se emociona e diz que "ser professor é ser movido por uma paixão, por um sonho de transformação". Com 49 anos e 30 de profissão, Avelina pediu aposentadoria para o início do ano que vem. As lágrimas, segundo ela, são menos por deixar a escola e mais por avaliar o que o exercício do magistério lhe causou. A lista de enfermidades inclui problemas gástricos, irritabilidade, problemas nas articulações. "A gente se aposenta e não serve mais para nada. Quando você gosta, cria muitos sonhos, não pensa na dificuldade, só pensa no produto do seu trabalho. Quando acaba, está com a coluna ruim, braços, tanta coisa, problemas psiquiátricos". Durante a carreira, a professora passou dez anos afastada, exercendo outra função na escola, por questões de saúde. Ao fim da entrevista com Avelina, ela se junta aos demais professores no pátio da escola. Lá, os estudantes prepararam uma homenagem para eles em comemoração ao Dia do Professor. "Hoje, os estudantes que se organizaram, que prepararam tudo". Ela lembra que insistiu, em outras ocasiões, que o espaço fosse usado em atividades para os alunos. "A gente fica nessa expectativa de que aprendam, de que tenham uma vida melhor".

O caso de Avelina não é isolado. Uma pesquisa feita em três estados - Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina - e no Distrito Federal (DF) mostra a Secretaria de Educação como o órgão com maior percentual de servidores públicos afastados por doenças no DF e em Santa Catarina. O Distrito Federal lidera o índice - 58% dos profissionais foram afastados por motivo de doença pelo menos uma vez no ano. Em Santa Catarina são 25%. No Rio Grande do Sul, a educação aparece como a área com o terceiro maior índice de afastamento entre as secretarias do estado, 30%.


A pesquisa foi feita pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) entre 2011 e 2012 e divulgada no ano passado.


Outra pesquisa, citada em revista da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) de 2012 - Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil -, revela que as principais causas de afastamento de docentes são processos inflamatórios das vias respiratórias (17,4%), depressão, ansiedade, nervosismo, síndrome do pânico (14,3%) e estresse (11,7%). Foram entrevistados 8,9 mil professores em Minas Gerais, no Espírito Santo, em Goiás, no Paraná, em Santa Catarina, no Rio Grande do Norte e Pará. 


"Temos uma categoria que sofre muito de estresse pelo número de alunos em sala de aula, pelos salários baixos, pelas difíceis condições de trabalho", diz o presidente da CNTE, Roberto Leão, acrescentando que o estresse leva a outras doenças. Segundo ele, é difícil conseguir dados nacionais confiáveis e, geralmente, as doenças não são tratadas nas causas.


Leão cita o  excesso de estudantes em sala de aula, a violência nas escolas, a falta de tempo para planejar aulas e corrigir provas, o que faz com que os profissionais ocupem o tempo livre e os finais de semana com trabalho, como algumas das condições que levam às doenças. "Precisamos que os profissionais estejam bem porque eles vão lidar com adolescentes, jovens, que são o futuro do país", afirma.


Saúde no DF

De acordo com o Consad, no Distrito Federal, líder no índice de afastamento por doenças, os problemas são causados principalmente por transtornos mentais e comportamentais, como depressão, ataques de ansiedade, fobias e distúrbios do sono, de acordo com a Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho da Secretaria de Estado de Gestão Administrativa e Desburocratização.


O Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) estima que esses atestados representam hoje 70% dos afastamentos. "Uma doença psíquica não é curada em uma semana, às vezes leva tempo, precisa de remédios. Pode levar até meses, anos para o professor se recuperar", diz a coordenadora da Secretaria de Saúde do Trabalhador do Sinpro-DF, Maria José Correia. "A secretaria não está preparada e nem sempre envia professor para substituir. Em casos de atestados de 15 dias, de até um mês, os alunos ficam sem professor", acrescenta.


A subsecretária de Segurança e Saúde no Trabalho, Luciane Kozicz, que coordenou o estudo do Consad, diz que a saúde do professor é preocupação do governo, que instituiu em junho deste ano a Política Integrada de Atenção à Saúde do Servidor. Uma das ações que serão desenvolvidas é, junto com o servidor, mapear as causas das doenças e tentar desenvolver programas antes que o profissional saia de licença.


O que diz a lei

No Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado no ano passado pela presidenta Dilma Rousseff, estão as metas de garantir a formação continuada e pós-graduação aos professores, equiparar o salário ao dos demais profissionais com a mesma escolaridade e garantir plano de carreira. O primeiro prazo termina no ano que vem, limite para a definição do plano de carreira. "O professor é uma peça-chave na educação do país e, se quisermos dar prioridade à educação, precisamos valorizar o professor em termos de salário, de condições de trabalho, além do reconhecimento social da importância da profissão", diz a coordenadora-geral do movimento Todos pela Educação, Alejandra Velasco.

CONTINUE LENDO

Brumado: Professores comemoram seu dia com creolina e muito sabão fazendo a lavagem da frente da prefeitura

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 15 Out 2015
  • 09:30h

Professores fizeram a lavagem simbólica da frente da sede da Prefeitura Municipal (Foto: Brumado Urgente)

O Dia do Mestre, como era citado no passado, sempre foi uma data que objetivava a reverência de uma das categorias mais imprescindíveis para a sociedade, que é o professor, pelo qual passam todos os profissionais do futuro. Sentimentalismos à parte, a verdade é que o Brasil nunca deu o valor que merecem os professores, sempre deixando essa categoria distante dos melhores salários e, o que é pior, dando um tratamento muito aquém da meritocracia que esses bravos construtores do futuro merecem. Após a instituição do Piso Nacional, acreditou-se numa melhora, mas, ela foi muito pequena, já que em muitas cidades do Brasil ainda não se paga o piso. Em Brumado, os professores garantem que não há motivos para a mínima comemoração e a palavra de ordem é protestar, já que eles estão em meio a um movimento paredista, após a rota de colisão com o Executivo, num confronto por um reajuste salarial digno para a categoria. Após 7 rodadas de negociações, não houve acordo e a greve foi deflagrada, deixando cerca de 10 mil alunos da Rede Pública Municipal sem aula. Na passagem do Dia do Professor, nesta quinta-feira (15), a categoria promete uma grande manifestação em frente ao Paço Municipal, a qual será marcada por muita creolina, sabão e detergente, onde será feita a lavagem das escadas da sede administrativa do município. Neste momento professores estão reunidos já num café da manhã alternativo e prometem dimensionar o seu movimento, para ganhar a mídia e convencer a população da necessidade de se pressionar a gestão municipal para dar o reajuste de 13,1% que é pleiteado pela categoria. O prefeito Aguiberto Lima Dias está em viagem de trabalho, mas deverá chegar ao município ainda hoje e quem sabe voltar as negociações para por fim a greve.  

(Foto: Brumado Urgente)

Cassada decisão contrária à jurisprudência sobre Estatuto do Desarmamento

  • 15 Out 2015
  • 08:46h

(Imagem: Reprodução)

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), cassou decisão que contrariava entendimento da Corte sobre dispositivo do Estatuto do Desarmamento. O ministro julgou procedente Reclamação (RCL 16592) apresentada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP-MT) contra decisão do juízo da 1ª Vara Criminal de Primavera do Leste (MT). Segundo os autos, o juízo de primeira instância absolveu um réu com fundamento na inconstitucionalidade do artigo 12 da Lei 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento), destacando que “não se pode afirmar sua tipicidade material, em razão da ausência de violação a bem jurídico relevante e tutelado pela norma”. O dispositivo estabelece como crime punível com até três anos de detenção a posse irregular de arma de fogo de uso permitido. O relator afirmou que o ato questionado afrontou a autoridade da decisão do STF na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3112, que julgou válido o artigo 12. Assim, o ministro Fux julgou procedente o pedido formulado pelo MP-MT para cassar a sentença absolutória.

Em reunião na sede da Uneb, prefeito Aguiberto recebe a garantia do reitor que haverá vestibular para o Curso de Direito em 2016

  • 15 Out 2015
  • 08:21h

O prefeito Aguiberto e o deputado Vitor Bonfim ao lado do reitor Bites e dos membros da diretoria da universidade (Foto: Divulgação)

Buscando esclarecer o impasse sobre a retirada ou não do Curso de Direito do Campus XX da Uneb de Brumado, o prefeito Aguiberto Lima Dias teve uma reunião muito importante nesse sentido com o reitor da referida universidade, José Bites de Carvalho e com outros membros da diretoria na tarde desta quarta-feira (14). Acompanhado do deputado Vitor Bonfim, Aguiberto fez questão de dizer sobre a importância da manutenção do referido curso, como também da vinda de outros e, sobretudo, da construção da sede própria, que irá proporcionar o atendimento a este grande anseio da classe estudantil brumadense. Mostrando muita preocupação com a situação, o chefe do executivo brumadense foi tranquilizado pelo reitor que garantiu que o Curso de Direito será mantido, sendo que, até o mês de março, todas as pendências serão resolvidas e o vestibular deverá retornar normalmente em 2016. Aguiberto ficou muito satisfeito com as declarações do reitor e ficou aliviado com a afirmação da manutenção do curso em Brumado. “O fato de não ser realizado o vestibular 2016 para o Curso de Direito nos deixou preocupados, então, diante disso, buscamos contato com o deputado Vitor Bonfim que se prontificou a nos acompanhar em uma reunião com na reitoria para buscarmos uma solução para esse impasse”, destacou o gestor que ainda citou que “a construção da sede própria da Uneb é muito importante para o desenvolvimento universitário de Brumado e, pelo que nos foi falado, essa possibilidade está cada vez mais próxima, pois está se buscando parcerias, inclusive com o governo municipal. Saímos satisfeitos da reunião e com o sentimento do dever cumprido”. 

Conquista: Homem infarta durante treino em academia

  • 15 Out 2015
  • 06:51h

(Foto: Blitz Conquista)

Um homem identificado como Vanilson, 42 anos,morreu após sofrer infarto enquanto treinava em uma academia na Avenida Frei Benjamim, em Vitória da Conquista, no fim da tarde desta quarta-feira (14). A correria foi grande e chocou clientes e instrutores físicos do estabelecimento. Uma equipe do Samu 192 esteve no local, tentou reanimar a vítima, que não resistiu e veio a óbito. Vanilson era motorista Proleite. Uma tarja preta foi colocada em frente a academia. 

Facebook permite remover pessoas e datas indesejadas de suas lembranças

  • 14 Out 2015
  • 20:03h

(Foto: Reprodução)

O recurso de 'suas lembranças' no Facebook tem tido uma reclamação de parte dos usuários por conta das memórias desagradáveis, como ex-namorados, e datas de término de namoro, além de mortes.  Para tentar solucionar o problema, a rede social lançou ferramentas que dão ao usuário o controle de quem e de quando ele não gostaria de ser lembrado. No botão “Preferências”, onde estão os filtros de pessoas e datas indesejadas você clica em "Editar" e selecionar aquilo que você não deseja rever.

Para concorrer com WhatsApp, Microsoft testa aplicativo para Windows 10

  • 14 Out 2015
  • 19:03h

(Foto: Reprodução)

A Microsoft liberou nesta terça-feira (13) em sua plataforma de testes uma nova atualização do Windows 10 que passa a contar o Messaging. O aplicativo de mensagens, como apontou o "The Verge", ainda é bastante básico, mas é integrado ao Skype e possibilita a troca de áudios e vídeos entre dispositivos que rodam o sistema operacional da marca. O novo serviço é equivalente ao iMessage e ao aplicativo de mensagens OS X, ambos da Apple. Assim como o WhatsApp, o aplicativo pega os contatos de Skype e transformar em números de celulares para ajudar a encontrar amigos que também estão usando o serviço. O Messaging também pode ser usado com a assistente de voz Cortana, que possibilita, entre outras coisas, o agendamento de lembretes. Esse serviço, segundo a avaliação do "The Verge", ainda é instável. "A Microsoft ainda vai ter um certo trabalho para melhorar a compreensão da Cortana em relação as anotações feitas." Vale lembrar que a assistente de voz ainda não possui uma versão em português.

 

Outras atualizações

A nova atualização do Windows 10 também traz melhorias para o Microsoft Edge. O navegador ganhou uma prévia da ferramenta de sincronização que permite levar seus favoritos e a lista de leitura para outros dispositivos. A empresa diz que o recurso não está totalmente pronto, mas já está usável. Outra novidade do Edge é que a partir de agora, ao passar o mouse sobre as abas abertas no navegador, aparece uma imagem do que tem na página aberta. A Microsoft também continua a ajustar a interface do Windows 10. Há barras de apps mais vibrantes, que podem ser ativadas nas configurações de personalização, e melhorias estéticas no menu Iniciar. Por enquanto, as novidades só estão disponíveis para "insiders" do Windows, ou seja, usuários cadastrados na plataforma de teste. sem previsão de chegar para o consumidor final.

CONTINUE LENDO

Campanha do governo a favor da imigração causa polêmica nas redes sociais

  • 14 Out 2015
  • 17:04h

(Foto: Reprodução)

Uma campanha do Ministério das Justiça a favor da imigração no Brasil causou polêmica nas redes sociais. Postada no Facebook, a peça apresenta um jovem negro que diz: "Meu avô é angolano, meu bisavô é ganês. Brasil, a imigração está no nosso sangue". Na legenda do post, o texto afirma que "há cinco séculos, imigrantes de todas as partes ajudam a construir nosso país". Porém, a campanha recebeu críticas dos seguidores que afirmaram que os imigrantes das nacionalidades citadas vieram para o Brasil "escravizados e traficados". "Tráfico de pessoas como mercadoria não é imigração", escreveu uma seguidora. "Pátria educadora apaga a História real de seus colonizadores. Coloca escravidão como imigração e chama todo afrodescendente de trouxa", postou outro.

No próprio perfil, o Ministério da Justiça rebateu as críticas e afirmou que o objetivo da campanha é enfrentar a xenofobia e toda forma de ódio, preconceito e intolerância, inclusive o racismo. Já em comunicado, o órgão agradeceu as contribuições e comentários e afirmou que apoia a discussão sobre escravidão na nossa história. Confira o comunicado na íntegra: "O Ministério da Justiça agradece as contribuições dos comentários, e apoia a importante discussão sobre a escravidão na nossa história. Esclarecemos que o foco da campanha é enfrentar a xenofobia e toda forma ódio, preconceito e a intolerância, inclusive o racismo, e também mostrar que a sociedade brasileira é composta de descendentes de migrantes de todas as partes do mundo. A campanha contra a xenofobia abordará várias histórias de brasileiros e brasileiras que são descendentes de nacionalidades as mais diversas - incluindo africanas, latino-americanas, europeias, asiáticas. São pessoas que ajudaram a construir o país que conhecemos hoje. Queremos mostrar que o encontro de culturas é a riqueza de nosso país, e desestimular qualquer manifestação discriminatória. De todo modo, é muito importante lembrar que o governo promove diversas medidas de inclusão para reverter essa triste herança, como é o caso das políticas de ações afirmativas, e de enfrentamento ao preconceito, como o Disque 100. Além disso, o Ministério da Justiça participa da coordenação da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas."

CONTINUE LENDO

Governo da Bahia homenageia professores e professoras que ajudam a transformar a Educação

  • Ascom | Sec. Estadual de Educação
  • 14 Out 2015
  • 16:58h

(Divulgação)

Quem nunca teve um professor ou uma professora que jamais esqueceu? Estes profissionais marcam a vida das pessoas. Desde a infância, quando se aprende as primeiras letras, passando pela educação básica e até mesmo na vida adulta, eles estão nas salas de aula com a missão de compartilhar o que sabem. Para homenagear os mais de 40 mil professores da rede estadual, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia está contando a história de educadores. Na série de reportagens, recebem o reconhecimento de alunos, colegas de trabalho e falam sobre esta escolha que é marcada pela nobreza de educar para transformar. É o caso da professora de Geografia, Lourdes Bernadete Maria de Deus, da Escola Estadual Castro Alves, no bairro da Calçada, em Salvador. Com 70 anos de idade, ela tem 52 anos no magistério, que justificam a experiência e o amor à educação. “Eu não estou professora, eu sou professora. A sala de aula é a minha vida, se Deus concedesse, eu morreria na sala de aula, porque esse foi o único dom que Ele me deu e eu procuro fazer o máximo para ser merecedora desse dom”, emociona-se.O governador do Estado, Rui Costa, homenageia os educadores pela dedicação e amor à profissão. “Eu quero dar um abraço e agradecer aos professores e professoras pelo esforço e dedicação. Tenho percorrido as escolas do nosso Estado, tenho tido a oportunidade de conversar pessoalmente com eles, ouvir as dificuldades, os desafios, os sonhos, o planejamento. Eu quero compartilhar mais uma vez que a prioridade absoluta do meu governo é a educação. Para mim, educação e cultura, junto com a família, é o que estrutura uma nação, o nosso Estado. Por tanto, parabenizo aos professores e professoras e os convido a caminharmos juntos na construção de uma Bahia cada vez melhor”.O secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, ressalta a importância dos educadores para a melhoria da educação pública na Bahia. “Os professores são fundamentais para o processo educacional em todas as fases da vida, principalmente na educação básica. Merecem nosso respeito e reconhecimento pelo trabalho qualificado, pela dedicação e empenho no sentido de garantir aos nossos estudantes o direito de aprender”.

Na BA, 38% de candidatos ao Enem não acessaram cartão de inscrição

  • 14 Out 2015
  • 16:23h

Cartão de inscrição informa onde candidato vai fazer a prova (Foto: Reprodução/Inep)

Cerca de 38% dos mais 580 mil inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Bahia ainda não visualizaram o cartão que informa o local das provas. Até as 12h da terça-feira (13), horário da última atualização, 220.713 inscritos no estado não haviam conferido os dados individuais no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os cartões de inscrição estão disponíveis no endereçoenem.inep.gov.br/participante. Para verificar as informações é necessário informar o número do CPF e senha. Por meio da página, os inscritos podem conferir, além do local da provas, dados pessoais e a opção de língua estrangeira escolhida (inglês ou espanhol). Nacionalmente, até as 8h desta quarta, o sistema registrava 4.748.679 acessos de participantes ao cartão, o que representa 61% do total de 7.746.118 de inscritos. Os participantes do estado do Ceará lideram proporcionalmente em visualizações (73%), seguido da Paraíba, Rio de Janeiro e Alagoas (69%). Dentre os estado com os menores percentuais de visualização estão Roraima (52%), Amazonas (55%) , Amapá (55%). A Bahia, que tem o terceiro maior número de inscrições do país, está na 11ª colocação entre os 26 estados do país e o Distrito Federal.

O cartão de confirmação do Enem não precisa ser apresentado no dia das provas; é recomendável, porém, que o candidato o leve junto, porque ele tem todos os detalhes sobre o local de prova, incluindo o endereço, o nome da escola, o andar e o número da sala.

Cartão só pela web
Neste ano, pela primeira vez, o Ministério da Educação não vai encaminhar a versão impressa pelos Correios. O exame tem 7.746.118 inscritos e será aplicado nos dias 24 e 25 de outubro. Outra novidade é que o candidato poderá salvar o cartão em seu computador no primeiro acesso para não ter de voltar ao sistema. A recomendação do MEC é para que os candidatos visitem o local dias antes do Enem, para evitar imprevistos. No Twitter, participantes do Enem usaram as redes sociais paracriticar e elogiar as escolhas dos locais de prova. Como regra, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) busca colocar os alunos em escolas a até 30 km da residência do candidato.

CONTINUE LENDO

Pacientes fazem fila na USP por remédio experimental contra câncer

  • 14 Out 2015
  • 15:24h

(Foto: Ilustração)

Pacientes e parentes formaram fila na terça-feira (13) na USP de São Carlos, no interior paulista, em busca de fosfoetanolamina sintética, substância que seria capaz de combater o câncer. A procura foi registrada após oTribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) reconsiderar a decisão que proibia a distribuição. Diante disso, mais de 700 liminares já concedidas em primeira instância voltaram a ter validade. A grande procura --que levou à distribuição de senhas e criou o temor de que aumente ainda mais o número de interessados-- fez com que a Universidade de São Paulo (USP) divulgasse um comunicado. A instituição alega que não é indústria química ou farmacêutica e não tem condições de atender demanda em larga escala. As cápsulas são produzidas pela USP, no campus de São Carlos, mas a capacidade de produção é limitada. A droga não foi testada ainda em humanos, mas quem está tomando a fórmula garante que faz efeito. A substância também não tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas na quinta-feira passada (8) o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a entrega para uma paciente do Rio de Janeiro. No dia seguinte, o TJ-SP voltou atrás em sua proibição. "A ausência de registro não implica, necessariamente, lesão à ordem pública", afirmou o ministro Edson Fachin, na decisão.

 

De acordo com a advogada Alexandra Carmelino Zatorre, que já representa cerca de 200 doentes ou familiares, o número de interessados não para de aumentar. "Todo dia recebo ligações de várias partes do Brasil de pessoas até desesperadas", contou. Ela espera que a USP tenha condições de atender ao aumento na demanda, já que, para os doentes, a cápsula é "a última chance de sobrevivência e de cura". Zatorre vai pedir à Justiça que as cápsulas sejam liberadas para todos os pacientes que comprovarem a necessidade por laudo médico, independentemente da necessidade de ação judicial. O advogado Dennis Cincinatus, que levou o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF) para obter as cápsulas usadas pela sua mãe, portadora de câncer em estado terminal, também já foi procurado por dezenas de pessoas. Doentes, parentes e amigos de pessoas com câncer iniciaram uma campanha nas redes sociais para tentar liberar para todos os pacientes a fosfoetanolamina sintética. "Vou fazer o diabo para essa decisão do STF ser aplicada a todos", disse o advogado Jefferson Vaz em uma das muitas páginas criadas na internet para defender a substância. "Quem quer briga grande vem comigo." Em outra página a favor da fórmula, é citado o caso do pequeno Thiago, 9, que tem câncer no pulmão. Familiares contaram que os quimioterápicos estavam sendo muito agressivos e mais nocivos do que benéficos. "Portanto o que resta agora são os tratamentos alternativos", diz a mãe do garoto que já conseguiu quase 12 mil assinaturas em favor da fosfoetanolamina.

USP fala em "oportunismo"

Cada paciente recebe 60 cápsulas por liminar, quantidade que é suficiente para até 20 dias. Mas a universidade informou que esta substância "não é remédio" e que "exploradores oportunistas" fazem propaganda da droga. A USP diz ainda investigar a denúncia de que funcionários estariam divulgando esse tipo de informação incorreta. Afirma também que estuda a possibilidade de "denunciar ao Ministério Público os profissionais que estão se beneficiando do desespero e da fragilidade das famílias e dos pacientes". Em sua decisão, o presidente do TJ recomendou que os pacientes sejam informados de que a substância não é medicamento registrado na Anvisa e não tem eficácia comprovada contra o câncer.

CONTINUE LENDO

Conquista: Bandidos são desarmados e espancados por populares

  • 14 Out 2015
  • 14:43h

(Foto: blitz Conquista)

A intolerância da população aos constantes roubos acende a luz vermelha para uma tragédia anunciada. Por pouco dois bandidos não foram linchados, após promoverem pânico durante assalto a uma distribuidora no bairro Ibirapuera.Por volta das 12h desta quarta-feira, 14, três bandidos invadiram o estabelecimento, agrediram as vítimas e efetuam vários disparos. Um casal de idosos também foi agredido e obrigado a se deitar. Após o roubo, os bandidos fugiram, mas foram perseguidos por populares que não hesitaram, detiveram dois dos bandidos, tomaram a arma e atiraram no pé de um deles, que ainda foram espancados. Eles disseram que são moradores do bairro Lagoa das Flores e o terceiro assaltante, que conseguiu fugir, teria os chamado para praticar o roubo. O ladrão ferido foi atendido pelo Samu 192 e levado para o hospital. O outro foi conduzido diretamente para a delegacia. Uma equipe da DRFR – Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos esteve no local e já iniciou as buscas ao terceiro suspeito. (blitz Conquista)

Governo muda regras para viagens aéreas de autoridades

  • 14 Out 2015
  • 14:01h

Ministros perdem direito a primeira classe em viagens a trabalho

O governo mudou as regras para viagens aéreas de autoridades e transporte em carro oficial, de acordo com decreto publicado nesta quarta-feira, 14. Com isso, os ministros vão trocar a primeira classe pela executiva nas viagens a trabalho. O mesmo vale para chefes das Forças Armadas. Apenas a presidente da República e o vice continuam com o direito à primeira classe. Os demais servidores públicos ficarão na classe econômica. As mudanças têm a intenção de economizar com a compra de passagens aéreas.

 

Transporte

O uso de carros institucionais também será regulado. As autoridades terão que compartilhar os veículos oficiais. A medida vale para dirigentes máximos de autarquias, servidores que têm o cargo em comissão no nível DAS-6, chefes de gabinete de ministros e dirigentes estaduais de órgãos da administração pública federal.

Economia

O decreto publicado nesta quarta substitui regras da década de 70 e faz parte dos cortes de gastos públicos anunciados pelo governo. O governo não informou no decreto publicado nesta quarta quanto deve ser economizado com as mudanças. Nesta terça, 13, Dilma também determinou mudanças no uso de telefone celular corporativo de autoridades. Ministros passaram a ter o limite de até R$ 500 para uso do celular.

CONTINUE LENDO

Homenageado na Flica, baiano Antônio Torres faz a conferência de abertura, hoje (14)

  • 14 Out 2015
  • 13:02h

(Foto: Divulgação)

O escritor baiano Antônio Torres, 75 anos, é o homenageado da quinta edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira - Flica, que começa hoje e vai até domingo, na cidade do Recôncavo. Ele fará a conferência de abertura, Gentes Brasileiras, às 19h, ao lado do escritor Igor Gielow e com mediação do secretário da Cultura, Jorge Portugal. Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 2013, Torres ocupa a cadeira 23, que  pertenceu a ilustres como Machado de Assis e Jorge Amado (1912-2001). Nascido em Junco (atual Sátiro Dias, a 205 km de Salvador), ele começou a escrever em diários como Jornal da Bahia e Última Hora, migrou para a publicidade e depois passou para a literatura.  Seu primeiro romance, Um Cão Uivando Para a Lua, foi escrito quando tinha 32 anos. Foi o seu terceiro livro, Essa Terra, de 1976, que o consagrou nacionalmente e, mais tarde, o lançou para o mundo, tendo sido publicado em países como França, Bulgária e Paquistão. A narrativa, baseada nas lembranças do autor, abordava o êxodo rural dos nordestinos. Desde sua estreia, foram mais de 15 livros, entre romances, coletâneas de crônicas e infantis.