Brumado: Jovem que fugiu de viatura e de perseguição policial algemado é preso pela Polícia Civil

  • Brumado Urgente
  • 15 Jun 2016
  • 17:25h

Fábio foi conduzido para a carceragem da Depol (Foto: Brumado Urgente)

Investigadores da 20ª Coorpin conseguiram prender na tarde desta quarta-feira (15) Fábio Santos Souza (25), o qual, no dia 06 de junho conseguiu um feito, no mínimo, curioso, já que ele, após ter sido alvo de um mandado de prisão, conseguiu fugir de dentro da viatura na Av. João Paulo I e, algemado, escapou de uma perseguição policial subsequente. Após 9 dias, Fábio que é conhecido como “Fala Mansa” acabou sendo definitivamente preso por policiais civis no Bairro Olhos d’Água, que o conduziram para a Depol onde já está à disposição da Justiça. A prisão foi considerada questão de honra para a Polícia, pois a forma como ele fugiu acabou ganhando repercussão. 

A nova função do WhatsApp que permite responder a mensagens específicas em conversas de grupo

  • 15 Jun 2016
  • 17:14h

(Foto: Reprodução)

As conversas em grupo no WhatsApp podem agilizar a comunicação entre pessoas, mas também podem causar muita confusão e mal-entendidos. Muitas vezes fica complicado seguir uma conversa quando o grupo tem mais de cinco, dez ou até dezenas de integrantes - e quando se muda de assunto o tempo todo. Para evitar o problema, o aplicativo lançou uma ferramenta que permite escolher e citar mensagens específicas para que todos saibam do que se está falando. Veja abaixo como usar esta nova função do WhatsApp. Mas lembre-se que em cada sistema operacional os passos podem variar um pouco.

1º Passo
Escolha a mensagem da conversação que você quer responder diretamente e pressione sobre ela para marcá-la.

2º Passo
Na parte superior aparecerá um conjunto de opções. Escolha a primeira seta da esquerda e surgirá uma caixa de diálogo com a mensagem escolhida e o box para a resposta.

3º Passo
Escreva a reposta, aperte 'entrar' e a mensagem citada por você com a resposta direta a ela aparecerá na linha da conversação em grupo. Com a nova ferramenta, os usuários poderão diminuir e até evitar os mal-entendidos e as mensagens perdidas nos longos diálogos em grupo no WhatsApp. Esta nova função é parecida com a nova ferramenta oferecida pelo Twitter. Quando o usuário seleciona o botão para retuitar, é oferecida a opção "Citar tuíte".

CONTINUE LENDO

Casos confirmados de Microcefalia chegam a 254 na Bahia

  • 15 Jun 2016
  • 16:34h

(Foto: Reprodução)

De acordo com o Ministério da Saúde, a Bahia já registrou 254 casos de Microcefalia desde outubro de 2015 até junho deste ano. Os dados foram divulgados no boletim epidemiológico da pasta, publicado nesta quarta-feira (15). Ainda segundo o ministério, outros 667 casos estão sob investigação e 214 foram descartados no estado. Desde o início da investigação, a Bahia acumula 1.135 caso da patologia. Em relação ao Brasil, o boletim divulgado nesta quarta registrou um acumulado de 7.936 suspeitos. Destes, 3.308 já foram descartados e 3.047 permanecem em investigação.  No mesmo período, foram registrados 317 óbitos suspeitos de microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação (abortamento ou natimorto) no país. Destes, 73 foram confirmados para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 198 continuam em investigação e 46 foram descartados. No mês de junho, o Ministério da Saúde registrou 1.581 casos confirmados no país. Desse total, 226 tiveram confirmação por critério laboratorial específico para o vírus Zika. O ministério, no entanto, ressalta que esse dado não representa, adequadamente, a totalidade do número de casos relacionados ao vírus. A pasta orienta as gestantes adotarem medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.

Taisan Veículos comemora o seu primeiro aniversário em grande estilo, mas os presentes são os clientes que vão ganhar

  • 15 Jun 2016
  • 15:54h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

A Taisan Veículos surgiu para proporcionar uma nova perspectiva na área de concessionárias em Brumado, oferecendo as grandes novidades do mercado automotivo multimarcas, com um portfólio moderno e atrativo, tendo no custo benefício o seu grande diferencial. Inaugurada em junho de 2015, a Taisan Veículos está comemorando o seu primeiro aniversário em grande estilo, mas quem irá ganhar os presentes serão para os seus clientes, já que ofertas e promoções imperdíveis estão sendo lançadas para comemorar essa data marcante. Então, venha comemorar com a gente e conhecer as grandes novidades que só a Taisan Veículos pode oferecer. Visite o nosso showroom na Av. Centenário, 853.

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

Cerca de 2 milhões de pessoas não sacaram o PIS/Pasep; prazo termina dia 30

  • 15 Jun 2016
  • 15:53h

(Foto: Reprodução)

O prazo para trabalhadores sacarem os R$ 880 de abono do PIS/Pasep de 2015 termina daqui a quinze dias, em 30 de junho, mas cerca de 2 milhões de pessoas ainda não pegaram o dinheiro a que têm direito, segundo o Ministério do Trabalho. O abono do PIS/Pasep é um benefício pago a trabalhadores que receberam, em média, até dois salários mínimos por mês em 2014. O valor a receber é de um salário mínimo. Para ter o direito, é preciso estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter trabalhado por pelo menos 30 dias em 2014. Além disso, o patrão tem que ter informado os dados do trabalhador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho. Segundo o Ministério do Trabalho, 23,6 milhões de trabalhadores têm direito a receber o abono e 21,5 milhões já sacaram seu dinheiro. 

 

Os Estados com o maior número de pessoas que não fizeram o saque são: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, de acordo com o Ministério. O valor não sacado soma R$ 1,7 bilhão por enquanto. Os valores que não são sacados até o final do prazo voltam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O PIS (Programa de Integração Social) é para trabalhadores de empresas privadas e deve ser sacado na Caixa, enquanto o Pasep (Patrimônio do Servidor Público) é para servidores públicos, e deve ser sacado no Banco do Brasil.

Como sacar o PIS/Pasep

  • Antes de sacar o PIS, o trabalhador deverá verificar se o benefício não foi depositado diretamente na conta. Caso contrário, deve comparecer com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada nos caixas eletrônicos da Caixa ou em uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, o trabalhador pode receber o abono em qualquer agência da Caixa, apresentando um documento de identificação. 
  • Os participantes do Pasep (Banco do Brasil), após verificar se houve depósito na conta, devem procurar uma agência e apresentar um documento de identificação.
  • As informações sobre o direito ao saque também podem ser obtidas pela Central de Atendimento Alô Trabalho – 158; pelo 0800-7260207, da Caixa; e pelo 0800-7290001, do Banco do Brasil. 

CONTINUE LENDO

Livramento: Caminhão carregado de cebolas cai em ribanceira na BA-148

  • Livramento Manchete
  • 15 Jun 2016
  • 15:10h

Foto: Ailton Oliveira | Livramento Manchete

Um acidente foi registrado na manhã desta quarta-feira (15), por volta das 10h30min, na BA-148, envolvendo um caminhão Mercedes Benz da cidade de Taboão da Serra – SP, placa FSR-4587, o veiculo transportava uma carga de cebolas. O fato aconteceu em um trecho que liga o município de Livramento de Nossa Senhora a Rio de Contas, na Serra das Almas. Segundo informações obtidas pelo Livramento Manchete no local do acidente, o condutor do veiculo teria perdido o controle do mesmo vindo a cair em uma ribanaceira as margens do asfalto, em uma curva perigosa. A Polícia Militar esteve no local para registrar a ocorrência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou os primeiros socorros ao motorista e seu auxiliar, que sofreram ferimentos, logo após foram encaminhados ao hospital municipal de Livramento.

Oportunidade: Vende-se terrenos nas proximidades da Fazenda Lamarão

  • 15 Jun 2016
  • 14:33h

Ter um sítio para passar os finais de semana e descansar da correria da cidade é o sonho de muitas pessoas, então, você que sempre sonhou em possuir um terreno com ótima localização para construir o seu recanto de lazer e descanso, chegou a hora, oportunidade única. A propriedade além de ser bem localizada, possui uma área de 1000 metros quadrados, água encanada, energia elétrica e uma vista de tirar o fôlego. Entre em contato agora mesmo com o proprietário através do telefone (77) 9-9997-9314 e adquira o seu lote.

Receita libera pagamento de restituições do primeiro lote do IR 2016

  • 15 Jun 2016
  • 13:54h

(Foto: Reprodução)

A Receita Federal libera hoje (15) o dinheiro das restituições do primeiro lote do Imposto de Renda Pessoa Física 2016. Estão no lote também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2015. Tiveram prioridade idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave. Para saber se teve a declaração liberada no lote multiexercício, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone (telefone 146). O órgão disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações e à situação cadastral no CPF. Se o contribuinte tiver dúvida sobre a situação da declaração poderá consultar o Serviço Virtual de Atendimento (e-CAC) na página da Receita, onde é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. No caso de identificação de algum problema, a Receita recomenda a entrega de uma declaração retificadora. A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para pessoas com deficiência auditiva) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Seleção para professores substitutos do IFBA tem inscrições abertas

  • 15 Jun 2016
  • 13:14h

IFBA abre processo seletivo de professores (Foto: Imagens/Tv Bahia)

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores substitutos do Instituto Federal da Bahia (IFBA). São oferecidas 36 vagas para atuação em 12 campi do IFBA, a exemplo de Jacobina. Interessados devem realizar inscrição até 3 de julho. A taxa é de R$ 70. De acordo com a organização do concurso, o regime de trabalho é de 40 horas semanais e o vencimento básico pode chegar até R$ 3.184,73. Os participantes serão avaliados em uma única etapa constituída de prova de desempenho didático (eliminatória e classificatória) e avaliação de títulos (classificatória). A previsão é de que o sorteio da ordem de apresentação da aula pública ocorra no período de 12 a 15 de julho.

Isenção
É possível solicitar a isenção do pagamento dessa taxa de inscrição, caso o candidato esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou seja membro de família de baixa renda, de acordo com procedimentos estabelecidos no edital.

 

Brumado: Investigadores se sensibilizam e permitem a entrega de comidas e produtos de higiene aos custodiados da 20ª Coorpin

  • Brumado Urgente
  • 15 Jun 2016
  • 12:36h

Os alimentos e os produtos que iam ser deixados na porta da delegacia acabaram tendo a autorização para serem entregues aos presos (Foto: Brumado Urgente)

Após os fortes apelos feitos pelos familiares dos presos que estão na Carceragem da 20ª Coorpin, os investigadores que atuam na 20ª Coorpin permitiram a entrega dos alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal aos custodiados. Segundo a direção da SI – Setor de Investigação houve uma sensibilização, após os pedidos feitos pelos familiares. Mas eles continuam firmes na resolução do veto às visitas, ao acesso aos advogados e a escolta dos presos. A crise só deverá ser resolvida com a intervenção da Justiça, pois com essas medidas mais duras, a possibilidade de uma rebelião ou de uma nova tentativa de fuga aumentam consideravelmente. 

Brumado: Crise na Carceragem da 20ª Coorpin se agrava nesta quarta-feira (15)

  • Brumado Urgente
  • 15 Jun 2016
  • 11:06h

As sacolas com os alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal não puderam ser entregues aos presos (Foto: Brumado Urgente)

A quarta-feira sempre foi um dia muito esperado para os custodiados da Carceragem da 20ª Coorpin e seus familiares, já que é a data destinada para a tradicional visita, mas, com a crise logística que estabeleceu entre a Polícia Civil e Militar, que culminou na entrega, por parte dos investigadores, do trabalho de custódia, a ansiedade deu lugar à decepção e a revolta de ambas as partes, já que além das visitas estarem proibidas, os agentes também não permitiram a entrada de alimentos e de produtos de limpeza e de higiene que são sempre entregues aos presos. Vários familiares não esconderam a forte indignação pela situação e disseram que irão procurar o Ministério Público para tentar encontrar uma solução para o impasse, pois eles alegam não ser justa uma atitude como essa de privar os presos da visita e do recebimento de alimentos e de produtos para uso pessoal. 

Por 11 a 9, Conselho de Ética aprova parecer pela cassação de Cunha

  • 15 Jun 2016
  • 09:42h

(Foto: Reprodução)

O Conselho de Ética aprovou, por 11 votos a 9, parecer do deputado Marcos Rogério (DEM-RO) pela cassação do mandato do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), nesta quarta-feira (14). A decisão ocorre uma semana após ser divulgado que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a prisão de Cunha ao Supremo Tribunal Federal (STF). No processo, o peemedebista é acusado de quebra de decoro parlamentar por manter contas secretas no exterior e de ter mentido sobre a existência delas em depoimento à CPI da Petrobras no ano passado. Segundo o relatório de Marcos Rogério, trustes e offshores foram usados pelo presidente afastado da Câmara para ocultar patrimônio mantido fora do país e receber propina de contratos da Petrobras. O deputado diz no parecer que Cunha constituiu os trustes no exterior para viabilizar a "prática de crimes".

Em nota publicada após a votação, Cunha diz que "o processo tem nulidades gritantes" e que vai recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ele afirma ter "absoluta confirança" de que reverterá a decisão e que é inocente da acusação de mentir à CPI. O advogado de Cunha, Marcelo Nobre, disse que deve recorrer. "Vamos decidir sobre recurso à CCJ. Não há provas contra meu cliente". SAIBA QUAIS SERÃO OS PRÓXIMOS PASSOS DO PROCESSO DE CUNHA Com a aprovação do relatório, a defesa de Cunha tem cinco dias úteis, a partir da publicação do resultado no "Diário Oficial da Câmara", para recorrer à CCJ. Mas a comissão pode opinar apenas sobre aspectos formais do relatório - não sobre o mérito. Em seguida, o processo vai para votação no plenário da Câmara. Qualquer punição só poderá ser aprovada em definitivo com o voto de ao menos 257 dos 512 deputados (Cunha está com o mandato suspenso e não pode participar de sessões na Casa). No momento em que o presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PR-BA), proclamava o resultado contra o peemedebista, deputados e servidores gritaram "Fora, Cunha!" no plenário onde ocorreu a votação.

CONTINUE LENDO

Prefeito Aguiberto visita novamente as obras da nova Praça de Cristalândia

  • 15 Jun 2016
  • 09:13h

O prefeito Aguiberto e o secretário André Cardoso ficaram satisfeitos com o ritmo das obras da nova praça de Cristalândia (Foto: Divulgação)

Dando continuidade ao ritmo acelerado que vem sendo adotado pela administração municipal, o prefeito Aguiberto Lima Dias esteve, nesta terça-feira (14), acompanhado do secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, visitando as obras da nova Praça de Cristalândia, as quais estão em ritmo acelerado, devendo ser concluída no prazo de 30 dias. Os recursos foram obtidos por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Erivelton Santana, que atendeu as solicitações do chefe do executivo e de vereadores de sua base e destinou uma emenda de R$ 500 mil, a qual foi dividida em duas partes, uma para a praça em Cristalândia e a outra para uma praça em Itaquaraí, a qual também está em ritmo adiantado devendo ser entregue no mesmo prazo. O prefeito Aguiberto ficou satisfeito com o que presenciou, já que também está sendo feita a pavimentação da área que fica em torno da praça, dando assim um ganho estético muito significativo para a sede do Distrito de Cristalândia. 

Conquista: Bandidos fazem duas famílias reféns por mais de 5 horas

  • Blitzconquista
  • 15 Jun 2016
  • 08:54h

(Foto: Ilustração)

Quatro homens, dois deles armados, fizeram duas famílias viverem momentos de pânico e terror na noite desta terça-feira, 14, no Morada Imperial, em Vitória da Conquista. Os criminosos renderam as famílias e as mantiveram em cárcere por várias horas. Enquanto as vítimas estavam subjugadas, outros criminosos subtraíam objetos da residência. Eles fizeram várias viagens. A ação criminosa só encerrou após um dos bandidos deixar a arma cair e as vítimas reagirem. Elas relataram que conseguiram pegar a arma e atirar em um dos bandidos, o qual deve estar baleado. Os criminosos fugiram levando um Fiat Uno, cor verde limão. Até o fim da edição deste texto, a polícia ainda não havia localizado nenhum criminoso. Apesar do desgaste emocional, as vítimas estão bem fisicamente.

A Taisan Auto comemora 01 ano de sucesso em vendas de veículos novos e semi-novos

  • 15 Jun 2016
  • 08:49h