Mais de 90 municípios baianos não aplicaram vacinas do H1N1, segundo Ministério da Saúde

  • Bahia Notícias
  • 28 Abr 2016
  • 08:45h

(Foto: Reprodução)

Até o final da tarde desta quarta-feira (27), 91 municípios baianos não aplicaram uma dose sequer da vacina contra o vírus da Influenza, o H1N1. De acordo com o Ministério da Saúde, cidades como Lauro de Freitas, Caetité, Amargosa, Simões Filho, Castro Alves e Conde estão entre as cidades que não utilizaram doses da vacina. A notificação é necessária para que o MS identifique a necessidade de enviar ou não novos lotes da vacina. O procedimento é realizado todos os anos, mas tornou-se mais importante devido à intensa procura nos postos de saúde. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) distribuiu 1,6 milhão de doses da substância, suficiente para atender a cerca de 50% do público-alvo da campanha. Até então foram aplicadas 624.047 doses.

Catoze solicita que verbas devolvidas pela Câmara sejam aplicadas na reforma das três praças do bairro São Félix

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 28 Abr 2016
  • 08:06h

O vereador Catoze vem sempre lembrando em seus pronunciamentos a importância dessa obra de revitalização das praças do Bairro São Félix (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O vereador Catoze, além de morador é um defensor fervoroso do Bairro São Félix, o qual sempre ocupou um lugar de destaque em suas ações parlamentares. Neste contexto, Catoze, além de fazer requerimentos constantes ao Executivo para melhorias estruturais no bairro, teve outra ação muito importante, pois, ao tomar conhecimento que a Câmara de Vereadores de Brumado iria devolver à Prefeitura a quantia de cerca de R$ 250 mil, ele, rapidamente intercedeu e fez a solicitação para que essa verba seja destinada para a recuperação de três praças no Bairro São Félix, a Praça da Concórdia, a Praça dos Garis e Praça Rodrigues Castro Leite. Segundo o vereador “a verba, que a princípio teria sido divulgada somente para a reforma de uma praça, dá tranquilamente para as três, já que são de pequeno porte”. Catoze, que já fez inúmeras solicitações nesse sentido à administração municipal (confira), espera, que, agora, os anseios dos moradores sejam atendidos com a revitalização dos referidos logradouros públicos. “Estamos muito otimistas que a nossa solicitação seja finalmente atendida, já que estamos nessa luta há um bom tempo”, ressaltou o parlamentar que ainda lembrou que “a minha luta pela atualização urbana do bairro São Félix não para por aqui, pois novas conquistas serão obtidas futuramente”. 

O vereador Catoze já esteve visitando as praças no ano de 2015 juntamente com o secretário André Cardoso e moradores (Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

Caetité: Sindmine repudia ações da INB, que foram classificadas como assédio moral

  • SindMine
  • 28 Abr 2016
  • 07:28h

(Divulgação)

A INB, Indústrias Nucleares do Brasil, mudou a sua direção, porém mantém métodos de gestão condenáveis que tem sido repudiado em toda região onde está inserida. Segundo a direção do Sindmineradores, recentemente a Câmara de Vereadores de Caeitité aprovou Moção de Repúdio contra a direção da empresa por afrontar e desrespeitar membros daquela Casa legislativa em reunião realizada na própria empresa. No último mês de março um grupo de trabalhadores do turno ininterrupto de revezamento ingressaram com Ações Trabalhistas na Justiça do Trabalho pleiteando seus direitos negados pela empresa. Em represália a empresa determinou a retirada dos referidos trabalhadores dos seus respectivos turnos de trabalho e colocaram todos no horário administrativo, causando enormes prejuízos, inclusive redução salarial. A diretoria do Sindmineradores imediatamente acionou a INB para que voltasse atrás em sua absurda e condenável decisão, porém não obteve êxito. Aos trabalhadores não restou outra opção a não ser acionar a empresa mais uma vez a Justiça pleiteado seus retornos aos turnos de revezamento. O  Sindicato estará protocolando Representação no Ministério Público do Trabalho denunciando as arbitrariedades, a prática antisindical e assedio moral contra os seus funcionários. A diretoria do Sindmine continuará diuturnamente defendo os interesses dos trabalhadores e vem a público REPUDIAR esta vergonhosa e condenável ação da empresa contra seus trabalhadores.

Caatiba: Grave acidente deixa conquistenses feridos

  • Itpetnga Repórter
  • 28 Abr 2016
  • 07:03h

Motorista teria perdido o controle do veículo depois que a passageira (do banco da frente) puxou o volante do carro, que capotou (Foto: Itpetnga Repórter)

Quatro pessoas ficaram feridas durante um capotamento na rodovia que liga os municípios de Itapetinga e Caatiba, no interior do estado, por volta das 16 horas desta quarta-feira (27).As vítimas são da cidade de Vitória da Conquista e estavam retornando de um passeio na região, quando na altura do quilômetro 5, aconteceu o acidente. O carro em que eles estavam saiu da pista, subiu um barranco e capotou, segundo relato de testemunhas. Dois homens e uma mulher sofreram ferimentos leves e não correm risco de morte, mas o estado de saúde da 4ª vítima é considerado grave. Ela foi retirada do veículo por pessoas que passavam pelo local e resolveram ajudar. Inicialmente, a moça foi socorrida para o Hospital Municipal de Caatiba numa ambulância da Secretaria de Saúde do Município, posteriormente transferida pelo Samu-192 para o Hospital Cristo Redentor em Itapetinga. A identidade das vítimas não foi divulgada.

Conquista: Jéssica apresenta melhora no quadro de saúde; liberação do acusado da agressão revolta comunidade

  • Blog do Rodrigo Ferraz
  • 27 Abr 2016
  • 15:49h

A jovem Jéssica Nascimento, agredida de forma brutal no último fim de semana, apresentou uma melhora no seu quadro de saúde nesta quarta-feira (27). Ela segue na sala de choque do Hospital de Base de Vitória da Conquista, já que a UTI está toda ocupada de pacientes. O principal suspeito da agressão é o seu namorado, Américo Francisco Vínias Neto, de 24 anos, que chegou a ser detido, mas logo depois liberado sob pagamento de fiança de R$5 mil. Jéssica estava grávida do segundo filho, mas, em virtude de ter levado várias pancadas na barriga, acabou perdendo o bebê. Por meio das redes sociais, familiares e amigos cobram justiça e rezam pela melhoria do quadro de saúde da jovem.

Funcionários dos Correios param atividades por 24h nesta quarta-feira (27)

  • Bahia Notícias
  • 27 Abr 2016
  • 15:06h

(Foto: Reprodução)

Os funcionários dos Correios na Bahia param as atividades por 24 horas nesta quarta-feira (27), em adesão à paralisação nacional da categoria. Em nota, no entanto, a empresa informou que todos os serviços operam normalmente. De acordo com os Correios, um "número pouco expressivo dos trabalhadores" aderiu ao movimento. A empresa ainda levanta informações sobre o nível de adesão no estado. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Estado da Bahia (Sincotelba), os profissionais decidiram aderir à paralisação em assembleia realizada na noite de terça-feira (26). Ainda segundo o sindicato, o movimento é um protesto contra a proposta de privatização da empresa, a precarização das condições de trabalho e estrutura das agências e o rombo no plano de previdência complementar. Em entrevista ao G1, o diretor de relações públicas do sindicato, Alex Damasceno, avaliou que a paralisação atinge 50% das agências nesta quarta. “Cerca de 70% da distribuição de entregas está afetada. Não funciona a distribuição de cartas normais, de encomendas e telegrama. Têm prioridade as entregas de Sedex e de malotes”, disse. A categoria se concentra em um protesto na praça em frente ao Shopping da Bahia, desde as 8h30, para realizar panfletagem.

Brasil: Deputados de AL aprovam lei que pune professor que opinar em sala de aula

  • Uol Notícias
  • 27 Abr 2016
  • 14:22h

(Foto: Reprodução)

Por 18 votos a oito, os deputados estaduais de Alagoas decidiram, em votação no fim da tarde desta terça-feira (26), derrubar o veto do governador Renan Filho (PMDB) ao projeto Escola Livre. Agora, os professores são obrigados a manter "neutralidade" em sala de aula e estão impedidos de "doutrinar" e "induzir" alunos em assuntos políticos, religiosos e ideológicos, sob pena até de demissão. A votação foi marcada por confusão no lado de fora, onde manifestantes contrários e a favor do projeto assistiam à sessão. Logo no início da discussão, o telão que apresentava a votação teve problemas e foi desligado. Manifestantes tentaram invadir o plenário da Assembleia para assistir à votação, mas a galeria já estava lotada. A polícia precisou conter os manifestantes. O portão do legislativo foi destruído na confusão, mas não houve relato de feridos. O projeto Escola Livre, de autoria do deputado Ricardo Nezinho (PMDB), foi aprovado em primeira e segunda votações, por unanimidade, no dia 17 de novembro. Dois meses depois, em janeiro, o governador vetou integralmente a lei, alegando inconstitucionalidade. 

 

O veto à lei foi defendido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação. Segundo a instituição, Alagoas passa a ser o primeiro Estado do país a ter uma lei nesse sentido que pune professores por opiniões em sala de aula. O veto do governador foi defendido pelo líder do governo, deputado Ronaldo Medeiros (PMDB). "O professor, com essa lei, não vai poder falar sobre a teoria de Darwin, pois, como se sabe ele, era ateu. E não vai poder falar sobre a Reforma Protestante porque um católico pode reclamar", afirmou. Em sua fala, o deputado Ricardo Nezinho rebateu e garantiu que o projeto não censura professores. "Fiquei pasmo ao saber que, após sete meses tramitando aqui, passando por várias comissões, ninguém chegou para discordar da proposição. É inadmissível, quase um ano depois, haver discussão de censura, de mordaça de professor. O projeto vai em busca do bom professor, que é 99% da rede", disse. O deputado Bruno Toledo (Pros), um dos maiores defensores do projeto, criticou a repercussão contrária e pediu a derrubada do voto em "nome dos costumes." "Ninguém quer criminalizar aqui professor, e rogo pela honestidade intelectual de quem está falando sobre o tema, que discuta, que sugira que a gente tenta melhorar", disse.

O projeto

Segundo a lei que será promulgada, o professor deve manter "neutralidade política, ideológica e religiosa do Estado"; e fica "vedada a prática de doutrinação política e ideológica em sala de aula, bem como a veiculação, em disciplina obrigatória, de conteúdos que possam induzir aos alunos a um único pensamento religioso, político ou ideológico." O professor também ficaria proibido de fazer "propaganda religiosa, ideológica ou político-partidária em sala de aula" e incitar "seus alunos a participar de manifestações, atos públicos ou passeatas". Além disso, determina ainda que, nas questões políticas, socioculturais e econômicas, o professor deve apresentar aos alunos, "de forma justa, com a mesma profundidade e seriedade, as principais versões, teorias, opiniões e perspectivas das várias concorrentes a respeito, concordando ou não com elas." A lei também condiciona a frequência dos estudantes em disciplinas optativas à "expressa autorização dos seus pais ou responsáveis." Para garantir a efetividade da lei, o projeto prevê punições previstas no Código de Ética e no regimento único dos servidores, que estipula até demissão. A lei foi vetada integralmente pelo governador sob argumento de que era inconstitucional. Para Renan Filho, ela prevê gastos com cursos de capacitação, e é vedado aos deputados apresentarem projetos que criem novas despesas ao Executivo. Também foi contrária à ideia dos deputados. "A partir do momento que se proíbe o professor de tecer qualquer consideração de natureza filosófica, política e ideológica, sem qualquer parâmetro adequado, acaba-se por tolher o amplo espectro de atuação do profissional da educação", diz o veto do governador.

 

Repercussão

Segundo o doutor e professor em direito constitucional, Othoniel Pinheiro, a lei é "totalmente inconstitucional" e pode ser derrubada por meio de ações no STF (Supremo Tribunal Federal) ou TJ-AL (Tribunal de Justiça de Alagoas). "Essa lei tem vícios de iniciativa, porque mexeu na atribuição da Secretaria da Educação de criar gastos. Já existe precedente nesse sentido no STF, inclusive com uma lei de Alagoas. Na questão material, ela é uma que restringe em demasia a liberdade de ensinar do professor, que é prevista na Constituição. Ela fala que o professor não pode induzir um aluno a um pensamento. O que seria induzir? Qualquer aluno ou pai vai poder dizer que o professor está induzindo, e vai criar um problema desnecessário ao professor, mesmo. Lei não deve ter conteúdo muito aberto, as definições devem ser taxativas, e não é o caso dessa lei absurda", afirma. Procurada, a assessoria do governador Renan Filho afirmou que ele está em viagem, mas disse que ainda não há definição sobre se o governo vai recorrer da aprovação da lei no judiciário.

CONTINUE LENDO

A 100 dias dos Jogos Olímpicos, Guardian destaca Brasil como 'república de bananas'

  • Bahia Notícias
  • 27 Abr 2016
  • 13:43h

(Foto: Reprodução)

No dia em que a contagem regressiva para a abertura dos Jogos Olímpicos chega a 100 dias, o jornal inglês Guardian destaca os problemas vividos pelo Brasil. Em sua edição impressa desta quarta-feira (26), ele deixa de lado o esporte e se refere ao país como "república de bananas". Na reportagem, o jornal afirma que o Rio de Janeiro "entra na reta final olímpica parecendo mais uma clássica república de bananas do que uma economia emergente moderna a ponto de assumir seu lugar entre as principais do mundo". Segundo a BBC Brasil, a versão online do texto substitui a expressão “república de bananas" por "república latino-americana". Entre os problemas listados pelo Guardian estão a crise estão a crise política, as dificuldades financeiras e a epidemia do Zika vírus. O jornal inglês também cita dificuldades específicas da capital carioca, como o desabamento de um trecho da ciclovia Tim Maia, que matou duas pessoas, a poluição da Baía de Guanabara e a morte de 11 trabalhadores durante a construção de instalações olímpicas.

Oportunidade: Vende-se terrenos nas proximidades da Fazenda Lamarão

  • 27 Abr 2016
  • 13:04h

Ter um sítio para passar os finais de semana e descansar da correria da cidade é o sonho de muitas pessoas, então, você que sempre sonhou em possuir um terreno com ótima localização para construir o seu recanto de lazer e descanso, chegou a hora, oportunidade única. A propriedade além de ser bem localizada, possui uma área de 1000 metros quadrados, água encanada, energia elétrica e uma vista de tirar o fôlego. Entre em contato agora mesmo com o proprietário através do telefone (77) 9-9997-9314 e adquira o seu lote.

Geddel pode virar articulador político de Temer

  • Tribuna da Bahia
  • 27 Abr 2016
  • 12:26h

(Foto: Reprodução)

O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), mantém ressalva de não ter convidado formalmente ninguém para integrar seu eventual governo, em respeito ao Senado Federal, que decidirá sobre o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT), mas nomes já começam a ser ventilados em uma possível gestão peemedebista. É o caso do presidente do PMDB na Bahia, Geddel Vieira Lima, que poderá assumir o ministério da Articulação Política, caso o impeachment da mandatária brasileira seja aceito pelo Senado. O trabalho de articulador político do governo federal atualmente é do ex-chefe da Casa Civil e atual ministro-chefe do Gabinete da Presidência da República, Jaques Wagner (PT), adversário político de Geddel na Bahia.

 

A revelação de uma possível escolha de Geddel para a função foi feita pelo próprio vice-presidente, em entrevista ao jornal O Globo. “Ainda não decidi quem seria [o articulador político], caso eu assuma mesmo a Presidência. Mas o Geddel, que se dá bem com todo mundo no Congresso, poderia exercer esse papel. Mas é algo que não está decidido ainda”, afirmou Temer. O vice-presidente fez questão de ressaltar que os ministros indicados por partidos aliados devem ter “familiaridade com a área, com competência demonstrada no setor e nomes reconhecidos e respeitados”. Geddel foi ministro da Integração Nacional, cargo que ocupou entre 2007 e 2010, no governo do ex-presidente Lula (PT). Logo depois, o peemedebista baiano ocupou o cargo de vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica no governo Dilma Rousseff (PT). A reportagem tentou falar com o político, mas ele não foi localizado. Ainda conforme informações de O Globo, integrantes da força-tarefa da Operação Lava-Jato investigam aliados de Michel Temer, como o próprio Geddel.  Relatório da Polícia Federal (PF) mostra que o peemedebista atuou no banco público, na Secretaria da Aviação Civil da Presidência e junto à prefeitura de Salvador para atender a diferentes interesses da construtora OAS tendo pedido, inclusive, recursos à empreiteira para campanhas de aliados no interior da Bahia e para sua própria candidatura ao Senado em 2014, quando foi derrotado na disputa pelo senador Otto Alencar (PSD).

CONTINUE LENDO

Morre aos 75 anos o ator Umberto Magnani, o padre Romão de Velho Chico

  • Correio 24h
  • 27 Abr 2016
  • 11:40h

(Foto: Reprodução)

O ator Umberto Magnani Netto, de 75 anos, morreu nesta quarta-feira (27) no Rio de Janeiro.  Ele estava internado desde da última segunda (24) após sofrer um AVC quando se preparava para gravar cenas da novela ‘Velho Chico’, da Globo.  Magnani interpretava o Padre Romão e, no mesmo dia, comemorava o aniversário de 75 anos. foi internado no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde ficou em coma profundo. Magnanin nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo, no interior de São Paulo. Na TV Globo, ele participou de novelas, como “Felicidade”, “História de Amor”, “Por Amor”, "Cabocla", "Alma Gêmea", “Mulheres Apaixonada” e "Páginas da Vida", e das minisséries como “Presença de Anita” e do seriado “Sandy & Júnior”.

Terroristas isolados preocupam segurança da Rio-2016

  • Bahia Notícias
  • 27 Abr 2016
  • 10:57h

(Foto: Reprodução)

Os chamados "lobos solitários" é a maior preocupação na segurança das Olimpíadas, segundo a Polícia Federal, Exército e Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Jovens desempregados, sem antecedentes criminais e com facilidade para obter armamento estão dentro dos perfis dos "lobos solitários". "O fenômeno terrorismo está no país e a principal ameaça aos Jogos é o 'lobo solitário'. Pode ser qualquer um na multidão", diz o diretor de contraterrorismo da Abin, Luiz Alberto Sallaberry. Um escritório do FBI já funciona no Rio de Janeiro desde a Copa do Mundo, realizada em 2014. Agentes estão preocupados pelo alto número de jovens desempregados no Brasil. "Esses problemas de segurança agravam ainda mais a situação e deixam a cidade vulnerável para uma ação terrorista", afirma o professor Newton Oliveira, um dos responsáveis pelo planejamento dos Jogos Pan-Americanos, de 2007. 

Preocupado com a atual situação do SMTT, Zé Ribeiro fortalece suas ações na busca de soluções para o setor

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 27 Abr 2016
  • 10:16h

O vereador Zé Ribeiro foi o que levantou a bandeira sobre os principais problemas enfrentados no trânsito em Brumado (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O vereador Zé Ribeiro sempre demonstrou durante o seu mandato parlamentar o seu compromisso e preocupação com a melhoria do trânsito de Brumado, tanto que, nesse sentido ele foi autor de várias indicações e requerimentos, os quais objetivavam a melhoria contínua do setor. O parlamentar que foi autor de recentes indicações para recapeamento asfáltico de importantes ruas e avenidas de Brumado, também buscou a implantação de faixas elevadas em alguns pontos críticos da cidade, fez um novo pronunciamento na última sessão Legislativo, desta feita mostrou uma forte preocupação com a atual situação do SMTT que rege o trânsito em Brumado. Segundo Ribeiro “nosso mandato parlamentar já buscou, por várias vezes, a regulação da aplicação de multas em nossa cidade, pois em inúmeros locais não existe a devida sinalização (clique), mas, agora, a situação se agravou, mas espero que o bom senso prevaleça e se equalize todo esse processo”. O vereador ainda informou que “tivemos uma reunião nesses dias com o superintendente Clidemar Amorim, que nos passou informações importantes e se comprometeu a fazer o máximo para que os avanços esperados aconteçam o quanto antes, como é o caso da ampliação da sinalização vertical na cidade e a finalização das faixas elevadas, que, em vários locais ainda não foram devidamente sinalizadas”. Quanto à aplicação de multas, ele descreveu que “foi o nosso mandato que levantou essa bandeira, pois é uma situação delicada que precisa ser revista (clique), já que em 2013 o valor arrecadado foi R$ 174.491,88; em 2014 foi de R$ 194.040,77 e em 2015 foi de R$ 243.766,55, segundo os dados do SIGA. Então está claro que as multas vêm aumentando muito em nossa cidade, mas a contrapartida por parte do município não vem acompanhando esse crescimento”. 

Ônibus bate em caminhão na BR 116

  • Blog da Resenha Geral
  • 27 Abr 2016
  • 10:00h

Foto: Portal Poções

Na noite dessa segunda-feira (25), um acidente envolvendo um ônibus interestadual e um caminhão foi registrado na BR 116, no trecho próximo à cidade de Poções. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus, que vinha em direção a Vitória da Conquista chocou com  o fundo de um caminhão. Com a batida, a frente do ônibus ficou totalmente danificada, no entanto, não houve danos graves às pessoas que estavam dentro do veículo. Dos 16 ocupantes do ônibus – 14 passageiros e os dois funcionários da empresa – apenas o motorista reserva sofreu ferimentos leves. De acordo com relatos do motorista do ônibus à PRF, o acidente aconteceu depois que a carreta reduziu a velocidade bruscamente, não sendo possível evitar a colisão. Após o registro policial, os passageiros embarcaram em outro ônibus da mesma empresa.

Estágio para jovens estudantes pode contribuir para o fim da geração “nem, nem, nem”

  • Assessoria de imprensa
  • 27 Abr 2016
  • 09:19h

(Foto: Divulgação)

Em 24 de abril é comemorado o dia internacional do Jovem Trabalhador. O objetivo dessa data é ressaltar a importância dos jovens no mercado de trabalho mundial. A celebração também procura romper preconceitos sobre a contratação de funcionários sem experiência, mostrando para os empregadores que a juventude tem muito a acrescentar ao mercado de trabalho. De acordo com dados do IBGE, em 2014, 6,8 milhões de jovens compunham o contingente de representantes da geração nem, nem, nem (nem estuda, nem trabalha e nem procura emprego) no Brasil. O que representa 13,9% das pessoas entre 15 e 29 anos. Mesmo havendo uma redução nesses números em comparação com anos anteriores, eles ainda são preocupantes, pois fazem parte da Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, que examina aspectos como condições de trabalho, moradia e educação da população.

 

Com o mercado competitivo e a crise financeira pela qual o Brasil passa no momento, a qualificação profissional e o acesso ao ensino superior são grandes diferenciais para os que pretendem se destacar nesse universo e mudar as estatísticas atuais. Nesse sentido, a Assembleia Legislativa da Bahia, através da Escola do Legislativo, proporciona o primeiro emprego para centenas de jovens baianos. Vinculada à superintendência de Recursos Humanos da Alba, a EL há oito anos coordena os estagiários de nível médio e superior da Casa Legislativa. Hoje são 189 no total que cumprem uma carga horária de quatro horas diárias. Os jovens além do estágio remunerado, recebem cursos de reciclagem e capacitação, orientação vocacional, postura no ambiente de trabalho, além de palestras sobre diversos temas. “Nós estamos aqui para aprender como funciona o ambiente de trabalho e eu, que quero ser psicóloga, ainda tenho a oportunidade de observar o comportamento das pessoas”. Declarou Bruna Karine Silva de Jesus, de 18 anos, estagiária de nível médio da EL há quatro meses. Para ela, essa primeira experiência profissional é muito importante, não só para reafirmar suas escolhas, mas para despertar o interesse em outras atividades. “Convivendo com diversos profissionais aqui, também estou me interessando pela área do Direito”, declarou a jovem. Já Ana Cristina de Brito Guimarães, estagiária de nível superior do mesmo setor, que cursa o último semestre de psicologia, considera estagiar essencial para o enriquecimento curricular. Segundo ela, é o que faz a diferença no mercado de trabalho. “Aqui eu exerço diversas atividades, entre elas a organização dos cursos oferecidos pela Escola, o que é muito benéfico porque pretendo ganhar experiência também no setor de Recursos Humanos, depois de formada”. Ana disse ainda, que a remuneração do estágio no setor público equivale ao que é pago na iniciativa privada. Entre as ações do governo do Estado, os projetos “Primeiro Estágio, Primeiro Emprego” e “Bolsa Permanência”, que fazem parte do programa Educar para Transformar, foram aprovados na Alba e sancionados pelo governador Rui Costa em dezembro de 2015. O “Primeiro Estágio, Primeiro Emprego” deve promover a entrada de nove mil estudantes no mercado de trabalho até 2017. Além do salário, os estudantes beneficiados terão todos os direitos garantidos, como assistência médica, por exemplo. Os jovens podem atuar em empresas públicas e privadas por meio de contratos de estágio, aprendizagem ou primeiro emprego. Entre os critérios para preenchimento das vagas, são considerados o rendimento escolar, a partir de um banco de dados disponibilizado pelo Serviço de Intermediação para o Trabalho (Sinebahia). Já o “Bolsa Permanência” concede auxílio financeiro a universitários de instituições estaduais como forma de assegurar que eles concluam a graduação. Com a medida, o governo do Estado pretende minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a diplomação dos estudantes de baixa renda, que podem usar os recursos para custos com transporte, alimentação e moradia. O presidente da Assembleia, deputado Marcelo Nilo fez questão de salientar a importância da educação básica e profissional para os jovens baianos. “A educação seja em que âmbito for, é essencial para o desenvolvimento do cidadão. Essa inclusive, é a bandeira do meu partido, o PSL”. Nilo explicou ainda, as iniciativas tomadas pelo poder público para o setor. “Tanto na Assembleia quanto no governo do Estado, existe a preocupação com a valorização do jovem profissional. Sabemos o quanto é importante dar a oportunidade do primeiro emprego para fazer com que essa juventude se mantenha no rumo certo”, acrescentou. O que diz a Constituição – A Constituição Brasileira, por meio da emenda nº 20, de 1998, proíbe a realização de qualquer trabalho por menores de 16 anos, exceto na condição de aprendizes, a partir de 14 anos. O Estatuto da Criança e do Adolescente, em vigor desde 1990, exige o acesso e a frequência obrigatória no ensino regular e que as atividades exercidas sejam compatíveis com o desenvolvimento dos jovens.

CONTINUE LENDO