Brumado: Prefeitura e UNEB selam parceria para a construção da sede própria da Universidade

  • 27 Abr 2016
  • 08:36h

O encontro marca um momento histórico para o ensino superior de Brumado (Foto: Divulgação)

Um dos maiores sonhos da classe estudantil brumadense e de toda a microrregião começa a ganhar o terreno da materialidade, já que, nesta terça-feira (26), o assessor chefe da Reitoria da Uneb, Professor Antônio José Batista, juntamente com representantes da universidade teve um encontro com o chefe do Poder Executivo de Brumado, o prefeito Aguiberto Lima Dias e com o secretário municipal de infraestrutura, engenheiro André Cardoso, para selar a parceria entre as duas instituições. O objetivo do acordo é a disponibilização, por parte da Prefeitura Municipal de Brumado, de um terreno de 5 hectares para a construção da sede própria da Uneb em Brumado. A Administração Municipal, que vem comprovando que a Educação está no topo das prioridades, está buscando, apesar de não ser da sua alçada, fazer a sua parte para a ampliação do Ensino Superior no município, então, diante disso, o prefeito Aguiberto Lima Dias sempre vem dando uma atenção especial à essa questão que vem ocupando uma posição importante em sua agenda positiva. Nesta quarta-feira (27) haverá um novo encontro para definir qual é a melhor área para ser doada pelo município para a construção da sede própria do Campus da Uneb de Brumado. “Sabemos da importância de termos em nosso município a sede própria da Uneb, então, diante disso, estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para que esse sonho se torne realidade”, destacou o prefeito Aguiberto Lima Dias. 

Caetité: Ponte não suporta peso de caminhão e desaba; motorista escapa

  • G1 BA
  • 27 Abr 2016
  • 08:31h

Ponte desabou com caminhão carregado de tijolos, em Caetité (Foto: Ederson Albert/Site Caetité Notícias)

Uma ponte de ferro desabou após não suportar o peso de um caminhão, na zona rural do município de Caetité, localizado no sudoeste da Bahia. O acidente ocorreu na noite de segunda-feira (25), próximo à comunidade de Juazeiro, no distrito de Maniaçu. Até a manhã desta terça-feira (26), o caminhão permanecia no local. De acordo com informações da Polícia Militar, o condutor do veículo, que não teve nome divulgado, não se feriu e foi até a delegacia da Polícia Civil para fazer um boletim de ocorrência, após o desabamento. Com o acidente, a carroceria do veículo caiu no vão que fica abaixo da ponte, enquanto a cabine ficou suspensa.O motorista alegou, segundo a PM, que a ponte desabou com o veículo porque estava danificada. O caminhão transportava uma carga de tijolos. O acidente ocorreu a cerca de 60 quilômetros da sede da cidade. A PM não informou para onde a carga seria levada pelo condutor. Ainda segundo a Polícia Militar, nenhuma viatura foi deslocada para o local do acidente porque todas estavam em diligências. A delegacia da Polícia Civil da cidade confirmou o registro da ocorrência, mas não passou detalhes do caso. A assessoria de comunicação da prefeitura de Caetité informou que uma equipe foi encaminhada ao local com máquinas para fazer a retirada do caminhão. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Nilo Azevedo, a ponte era feita de estrutura metálica e não tinha capacidade para suportar cargas muito pesadas Ainda de acordo com a assessoria, até por volta das 16h30, a equipe da prefeitura continuava no local do acidente.

MPF/BA: justiça determina liminarmente bloqueio de mais de R$ 14 milhões em bens do prefeito de Mirante/BA e de mais 24 réus

  • 27 Abr 2016
  • 07:42h

Hélio Ramos Lima, sua esposa, servidores públicos municipais, empresas e empresários são acusados de lavagem de dinheiro, apropriação e desvio recursos públicos federais oriundos do FNDE (Foto:Divulga

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista/BA, a Justiça Federal determinou liminarmente o sequestro e a indisponibilidade dos bens do prefeito do município baiano de Mirante e de outras 24 pessoas somando um total de mais de 14 milhões de reais, por envolvimento em desvio de recursos públicos. Os outros réus – a primeira-dama, servidores públicos municipais, empresas e empresários – também tiveram suas contas bancárias bloqueadas até que a ação civil pública por improbidade administrativa proposta pelo MPF seja julgada. A medida liminar buscou evitar que os réus se desfizessem de seu patrimônio durante o curso da ação civil pública por ato de improbidade administrativa, proposta pelo MPF. De acordo com a ação, de autoria do procurador da República André Viana, os esquemas envolviam a simulação de licitações, o uso de “laranjas” para propiciar o desvio de verbas federais e a utilização de empresas de “fachada” no ramo de papelaria para desviar os recursos recebidos pelas escolas municipais a título de Caixa Escolar, que são enviados anualmente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Os atos de improbidade foram praticados entre os anos de 2009 e 2015, tendo o prefeito e a primeira-dama, Mônica Alves de Souza Lima, como os mentores da fraude. Laércio Soares, servidor da prefeitura, era usado como laranja: ele recebia em sua conta bancária movimentações de valores muito altos repassadas pela prefeitura por meio de empresas que haviam firmado contrato de prestação de serviço. Para fraudar as licitações, o prefeito e o presidente da Comissão de Licitação, Anselmo Correia Lima, garantiam que uma das empresas já estabelecidas no esquema saísse vencedora; a empresa aceitava participar da simulação e repartir os recursos públicos que seriam repassados para ela; e, por fim, Lima administrava as transferências de recursos públicos provenientes da empresa, de maneira dissimulada, por meio da conta de Soares. Diversos documentos que comprovam os esquemas de desvios de recursos públicos foram apreendidos em outubro de 2015, quando a Polícia Federal deflagrou a operação Belvedere. Na ação, o MPF requer a condenação de todos os 25 réus nas sanções previstas na Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), por enriquecimento ilícito, quais sejam: perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de dez anos. As investigações criminais ainda estão em curso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Por se tratar de prefeito no exercício do cargo, o inquérito policial foi enviado à Procuradoria Regional da República, em Brasília.

Fiéis da região se reuniram em Assembleia das Testemunhas de Jeová

  • 27 Abr 2016
  • 07:36h

(Foto: Divulgação)

O Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro em Brumado, foi palco de mais uma Assembleia das Testemunhas de Jeová que no ultimo domingo (24), reuniu centenas de fieis do circuito que engloba o município. A Assembleia teve por tema: Imite Sua Fé, com base no texto bíblico de Hebreu 13: 7, fazendo alusão ao modelo dos servos de Deus apresentados na Bíblia, a ser copiado na atualidade. Como destaques do evento, os discursos “Faça exatamente o que eu fizer” e “Imite aqueles que pela fé e paciência herdam as promessas”, apontaram a importância de escolher bem as amizades e a titulo de compartilhar o que é exemplar perante Deus e os homens. Durante a sessão houve batismos de novos adeptos e encenações dentro do tema central. Mesmo antes da assembleia, as Testemunhas de Jeová já começaram a se organizar para a realização do congresso “Continue Leal a Jeová”, que em Brumado acontecerá entre os dias 15 a 17 de julho. 

Dados pessoais de usuários do Spotify vazam na internet

  • Tribuna da Bahia
  • 27 Abr 2016
  • 07:03h

(Foto: Reprodução)

Uma lista contendo centenas de credenciais de contas do Spotify - incluindo e-mails, nomes de usuário e senhas – foi divulgada no site Pastebin, no que parece ser uma possível violação de segurança. Em comunicado, o Spotify nega que tenha sido hackeado, garantindo que os dados de seus clientes estão seguros. As informações são do TechCrunch. Além do e-mail e informações de login, a postagem no Pastebin também detalha o tipo de cadastro, quando a assinatura será renovada, e o país onde ela foi criada. Alguns usuários relataram em redes sociais ter encontrado anormalidades em suas contas, como músicas desconhecidas que aparecem na lista de recém-tocadas, por exemplo. Em outros casos mais graves, pessoas receberam e-mails de confirmação de alteração cadastral. Para resolver a questão, os usuários disseram que foi necessário entrar em contato com atendimento ao cliente do Spotify para restaurar o acesso à conta. Apesar de ter lidado com problemas de segurança no ano passado, o Spotify informou que os seus servidores não sofreram nenhum tipo de invasão recentemente. Um porta-voz do serviço de streaming disse ao TechCrunch que a empresa monitora com frequência sites como o PasteBin. “Quando encontramos credenciais do Spotify por lá, primeiro verificamos se elas são autênticas, e se elas forem, nós imediatamente alertamos os usuários afetados a alterar suas senhas”, afirmou o Spotify, em comunicado.

Conquista: Acusado de espancar Jéssica Nascimento é preso e solto após pagar fiança

  • Resenha Geral
  • 27 Abr 2016
  • 06:36h

Américo Francisco Vínias Neto, de 24 anos, seria namorado de Jéssica, que está grávida de dois meses. Delegada disse que ele foi ouvido e liberado.(Fotos: Reprodução)

A Polícia Civil prendeu o homem acusado de ter espancado a jovem Jéssica Nascimento. Américo Francisco Vínias Neto, de 24 anos, foi preso em flagrante, momentos após o crime, ocorrido na manhã dessa segunda-feira (25).Américo seria namorado de Jéssica, que está grávida de dois meses. Segundo a delegada Decimara Gonçalves, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), Américo foi ouvido pelo delegado plantonista e liberado após pagamento de fiança. Dra. Decimária  informou ainda que não acompanhou o depoimento do acusado, mas que ouviu os relatos da família de Jéssica sobre o espancamento. “as circunstâncias do crime são investigadas”, declarou a delegada. Jéssica Nascimento ainda encontra-se internada no Hospital de Base. Ela está em coma, na ‘sala de choque’, aguardando uma vaga na UTI da unidade hospitalar, mas não corre risco de morrer. O Serviço Social do hospital não soube informar se as agressões afetaram a gestação.

Quase 500 mil baianos ainda não declararam IR

  • Correio 24h
  • 26 Abr 2016
  • 20:04h

(Foto: Reprodução)

A menos de quatro dias para o fim do prazo da entrega da declaração de Imposto de Renda (IR) deste ano, o contribuinte que deixou para prestar as contas com o leão para a última hora vai precisar ter muita atenção no preenchimento para não cair na malha fina. Ainda falta muita gente acertar as contas com o Leão. Até ontem, segundo a Receita Federal, na Bahia, só 658.524 pessoas enviaram as declarações  de um total de 1.180.000 de declarações previstas. Ou seja, têm mais de 441 mil declarações pendentes.  O educador Financeiro Edísio Freire, respondeu as principais dúvidas dos leitores com dicas que irão ajudá-lo a não deixar passar nenhum detalhe na hora de ficar em paz com a Receita Federal. A primeira delas é não perder de vista a data final para o envio da declaração, que termina na sexta-feira (29). Por isso, de acordo com o auditor fiscal da Receita, Adilson Matos, é  importante que o contribuinte só declare aquilo que tem como comprovar. "Caso falte alguma coisa ou não tem certeza daquela informação, deixe de fora. Após o prazo, corra atrás desta informação e envie as correções por meio de uma declaração retificadora”, completa. A estratégia pode evitar o pagamento de uma multa de, no mínimo, R$ 165,74, pela entrega fora do prazo. 

 

No prazo 

O funcionário público Loyd Rosas está entre os baianos que deixaram para a última semana o envio da declaração de imposto de renda. “A gente acaba protelando por saber que o prazo é relativamente extenso. Quando me dei conta que precisava enviar a declaração faltava menos de dez dias. Baixei logo e comecei a fazer. Agora é ter atenção redobrada para, mesmo que com um prazo mais curto, não deixar passar nada. Por isso fico ligado em tudo, principalmente nesta reta final”. Para aqueles contribuintes que ainda têm dúvidas sobre o preenchimento da declaração ,  Receita Federal está funcionando em esquema de plantão até o dia 29. O atendimento é feito pelo telefone (71) 3416-1350, das 8h às 18h. A orientação também é dada presencialmente na sede da Receita Federal, localizada na Avenida Tancredo Neves, em Salvador.  Dois dias após a entrega, vale acessar, no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (Portal E-CAC), o extrato da declaração e conferir se está tudo certo com  as informações enviadas ao Fisco.

O EDUCADOR FINANCEIRO EDÍSIO FREIRE TIRA DÚVIDAS DE 

A inserção do CPF do cônjuge na minha declaração influencia na declaração do Imposto de Renda dela? Sidclei Batista 
Olá Sidclei. Você pode e deve informar na sua declaração o CPF do cônjuge, em nada vai influenciar no que se refere ao imposto a pagar. Agora, se você colocar o cônjuge como dependente e este tiver renda, aí sim vai interferir no tributo a pagar, porque nesse caso serão somadas as rendas e com isso a faixa de tributação pode mudar.

Quem tem renda inferior a R$ 20 mil precisa declarar? Dante Freitas 
Olá Dante. Está obrigado a declarar o contribuinte que recebeu no ano de 2015 renda superior a R$ 28.123,91. Como você recebeu menos que esse valor, está isento da declaração de ajuste anual, exceto se tiver recebido rendimentos não tributáveis acima de R$ 40 mil no ano, como doações, bolsas de estudos, herança ou se tinha algum bem cujo valor ultrapasse o montante de R$ 300 mil.

Quem não declarou no ano passado tem que pagar alguma multa? Diva Cerqueira 
Olá Diva. Existe multa para quem não faz a declaração de imposto de renda pessoa física no prazo estabelecido pela Receita Federal, que é o último dia útil do mês de abril. Mas a multa é apenas para quem estava obrigado a declarar, mas não o fez. Se no ano passado você não estava obrigada a declarar e este ano está, não tem problema, é só fazer a declaração deste ano. Mas se estava obrigada no ano passado e não declarou, pagará multa de, no mínimo, R$ 165,74.

Como posso deduzir doações na declaração de Imposto de Renda? Abadia Ribeiro  
Olá Abadia. O Fisco permite que você reduza o imposto a pagar em até 6% com doações, portanto, se desejar doar parte do valor de imposto pago, é só indicar na própria declaração ao final do preenchimento, anotando os dados da instituição que receberá a doação. Fique atenta às regras específicas quanto ao tipo e características dos órgãos que podem receber o benefício. 

Estou pelo menos uns 4 anos sem declarar imposto  de renda. Como posso fazer para regularizar esta situação? Posso declarar a deste ano normalmente ou preciso resolver tudo antes? Paulo Vinícius Santos
 Olá Paulo. A primeira coisa é verificar se você está obrigado a declarar o imposto de renda nesse e nos anos anteriores. Se sim, providencie imediatamente a declaração deste ano para evitar novo atraso. Em seguida, reúna os dados dos anos anteriores e faça a declaração retificadora de cada ano que você deixou de fazer. Saiba que pagará por cada ano não declarado uma multa de pelo menos R$ 165,74.

As despesas com aluguel entram na declaração do Imposto de Renda? Jéssica Oliveira 
Olá Jéssica. As despesas com aluguel devem ser informadas sim na declaração, mas apenas para fins de registro para a Receita Federal, pois esses valores não reduzem em nada o imposto a pagar.

É possível declarar as despesas do plano de saúde na minha declaração de imposto de renda mesmo que eu seja dependente da minha esposa com relação a contratação do plano? Silvio Luiz  
Olá Silvio. Sua esposa que paga o plano de saúde para você e para ela, pode deduzir a parte dela na própria declaração e você deduzir a parte que lhe cabe na sua. Tenha cuidado apenas na hora de informar na declaração, siga o que está no informe de rendimento, que normalmente as empresas já fornecem com essa separação.

CONTINUE LENDO

Brasil teve 802 mil casos de dengue e 91 mil de zika em 2016, diz boletim

  • G1
  • 26 Abr 2016
  • 19:03h

(Foto: Reprodução)

O Brasil já registrou 802.249 casos prováveis de dengue em 2016, até o dia 2 de abril, segundo boletim epidemiológico publicado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (26). O boletim também divulgou um número inédito sobre zika: foram 91.387 casos prováveis da doença este ano. Esta foi a primeira vez que a pasta divulgou o número de notificações de zika no país.

Dengue
Em relação à dengue, já são 97.198 casos a mais em relação ao mesmo período de 2015, o que representa um aumento de 13,8%. O ano de 2015 foi recordista em dengue: foram 1.649.008 casos no país, maior número registrado na série histórica, iniciada em 1990. Apesar do aumento do número de casos em relação ao ano passado, as mortes diminuíram. Até 2 de abril, foram confirmadas 140 mortes por dengue. No mesmo período de 2015, tinham sido 427 mortes. Além disso, foram confirmados 244 casos de dengue grave e 2.724 casos de dengue com sinais de alarme. No ano passado, nesta mesma época, havia 731 casos de dengue grave e 11.124 casos de dengue com sinais de alarme.

 

Zika
Até 2 de abril, o país teve 91.387 casos prováveis de zika no país, o que corresponde a uma taxa de incidência de 44,7 casos por 100 mil habitantes. Do total, 31.616 foram confirmados.Até o momento, o Ministério da Saúde só divulgava em seus boletins quantos estados tinham tido notificações de zika e o número de casos de microcefalia provavelmente relacionados ao vírus, mas não o número de casos da doença no país, por isso esse dado é inédito. Do total de notificações, 7.584 foram em gestantes, dos quais 2.844 foram confirmados por critérios clínico-epidemiológicos ou laboratoriais. A região centro-oeste teve a maior taxa de incidência: 113,4 casos por 100 mil habitantes. O estado com maior número de casos prováveis de zika é o Rio de Janeiro, com 25.930 notificações, seguido por Bahia, com 25.061 casos, Mato Grosso, com 16.055 casos, e Minas Gerais, com 6.693 casos. São Paulo teve 1.500 notificações. Houve três mortes por zika confirmadas laboratorialmente: uma em São Luís (MA), uma em Benevides (PA) e uma em Serrinha (RN). O Brasil já teve 7.150 notificações de microcefalia provavelmente relacionadas ao vírus da zika desde 22 de outubro de 2015 até 16 de abril, das quais 1.168 foram confirmadas.

Chikungunya
Até 2 de abril, o número de casos de chikungunya no país já ultrapassou os casos registrados no ano passado inteiro. Foram 39.017 casos prováveis este ano e 38.332 notificações ao longo de todo o ano de 2015. Morreram por chikungunya seis pessoas este ano: três na Bahia, uma em Sergipe, uma em São Paulo e uma em Pernambuco.

CONTINUE LENDO

Comissão do Impeachment marca votação do relatório para 6 de maio

  • 26 Abr 2016
  • 18:01h

(Foto: Reprodução)

A comissão que analisa a admissibilidade do processo de impeachment contra Dilma Rousseff aprovou nesta terça-feira (26) o calendário apresentado pelo relator, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). A apresentação do relatório ficou marcada para o dia 4 de maio. De acordo com a Agência Senado, a votação do texto ocorrerá em 6 de maio. Nesta quinta-feira (28), será ouvida a acusação. Na sexta-feira (29), ouve-se a defesa da presidente. Anastasia foi eleito relator após ser indicado pelo bloco parlamentar da Oposição (PSDB-DEM-PV). Antes, o indicado pelo PMDB, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB), foi eleito por aclamação presidente da Comissão Especial do Impeachment. Em discurso de posse, Lira agradeceu a confiança dos demais senadores e pediu a todos tranquilidade ao longo do trabalho na comissão.

Jequié: oposição vai protocolar novo pedido de impeachment de Tânia Britto nesta terça (26)

  • Bahia Notícias
  • 26 Abr 2016
  • 16:49h

(Foto: Reprodução)

A bancada de oposição ao governo da prefeita Tânia Britto (PP) na Câmara de Vereadores de Jequié vai protocolar um novo pedido de impeachment da gestora na sessão plenária desta terça-feira (26). De acordo com o líder do bloco na Casa, vereador Joaquim Caires (PMDB), o requerimento é embasado nas conclusões do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou supostas irregularidades praticadas por Tânia contra o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Jequié (Iprej). As investigações apontaram que a prefeita cometeu crimes de peculato, improbidade administrativa e apropriação indébita por não recolher as contribuições previdenciárias descontadas dos vencimentos dos servidores. O relatório final pediu ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) e ao Ministério Público Federal (MPF) abertura de investigações contra a prefeita e mais cinco pessoas para averiguar supostas irregularidades praticadas na gestão do órgão. Segundo Caires, o pedido deve ser lido ainda na sessão desta terça. Caso o requerimento seja aceito pelo presidente da Câmara, Ednael Alves de Almeida (PSD), uma comissão processante deve ser criada para apreciar o pedido. 

“A partir daí, vai ser emitido um parecer elaborado pela comissão, que vai ser submetido ao plenário. Para aceitar o pedido, precisa de dois terços do plenário”, explicou em entrevista ao Bahia Notícias. Após o aval do colegiado, o parecer será submetido ao veredito de todos os edis. Caso haja maioria de votos favoráveis ao impedimento, a pepista é afastada da prefeitura. Tânia já era alvo de outro processo de afastamento por supostas irregularidades contra a Educação do município (saiba mais aqui). Entretanto, após reviravoltas judiciais que foram desde o afastamento da gestora até sua volta à chefia do Executivo Municipal (leia aqui e aqui), uma decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) ordenou a suspensão dos trabalhos da comissão que analisava o pedido na Câmara (veja aqui). A determinação da Corte baiana foi criticada pelo líder da oposição. “A Justiça cassou as prerrogativas do Legislativo de Jequié. A comissão entrou com agravo para suspender a decisão, mas já tem não sei quanto tempo que ele não é julgado. A gente espera que isto não aconteça desta vez”, afirmou.

CONTINUE LENDO

Falta de empenho em tornar Brumado sede do Território do Sertão Produtivo seria o estopim para a perda de órgãos do Estado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 26 Abr 2016
  • 16:39h

(Fotocomposição: Brumado Urgente)

Após a extinção e criação de novos órgãos que tinham sede em Brumado e foram transferidos para o município de Caetité, o que criou um clima de forte indignação na população, já que além dos inúmeros desempregados, o município se mostrou muito frágil politicamente, sem representantes à altura para defendê-lo. Nesta segunda-feira (25) foi confirmado a perda de mais um órgão, desta feita o escritório regional da CAR, que também foi para Caetité. A argumentação defendida pelo Governo do Estado para a transferência foi que Caetité é a sede do Território do Sertão Produtivo, o que lhe dá o direito de abrigar uma grande parte dos órgãos do estado que estão na região. A ação não ficou sem resposta, já que o vereador Weliton Lopes (DEM) fez questão de comentar em seu pronunciamento no Legislativo na noite desta segunda-feira (25) que “a perda de mais um órgão nos deixa triste e comprova que se Brumado tivesse lutado há tempos atrás para ser a sede do Território do Sertão Produtivo isso não estaria acontecendo”. Após a sessão, o Brumado Urgente questionou o vereador e perguntou se ele pudesse apontar nomes dos possíveis autores deste ato de omissão, mas ele acabou se esquivando e disse somente que “isso está no terreno do passado”. Pelo “andar da carruagem”, Brumado poderá se tornar uma cidade cada vez mais esquecida e sem futuro, pelo menos à nível da projeção do atual governo do estado, o que traz preocupação para a sociedade organizada, que está vendo o sonho do município se tornar um grande polo regional indo para as “terras do esquecimento”.  Para finalizar o vereador Weliton fez um comentário ácido ao lembrar que “agora eu entendo tanto xauzinho que o governador Rui Costa deu quando veio a Brumado na campanha de 2014. Ele estava querendo mostrar que os órgãos do estado iam embora e estavam dando adeus ao município. Realmente não podemos nos calar diante disso, pois é uma ação de desprezo à nossa terra”. 

Oportunidade: Vende-se terrenos nas proximidades da Fazenda Lamarão

  • 26 Abr 2016
  • 16:13h

Ter um sítio para passar os finais de semana e descansar da correria da cidade é o sonho de muitas pessoas, então, você que sempre sonhou em possuir um terreno com ótima localização para construir o seu recanto de lazer e descanso, chegou a hora, oportunidade única. A propriedade além de ser bem localizada, possui uma área de 1000 metros quadrados, água encanada, energia elétrica e uma vista de tirar o fôlego. Entre em contato agora mesmo com o proprietário através do telefone (77) 9-9997-9314 e adquira o seu lote.

Homem armado invade posto para ser vacinado contra gripe em Vitória da Conquista

  • Blog do Anderson
  • 26 Abr 2016
  • 15:31h

(Foto: Divulgação)

A vacinação contra a gripe virou caso de polícia em Vitória da Conquista. Com poucas doses para uma população de 400 mil habitantes, muita gente entrou em desespero para se imunizar. Na manhã desta terça-feira (26) servidores e pacientes vivenciaram momentos de terror dentro da Unidade de Saúde da Família das Pedrinhas. Um homem com um revólver invadiu o estabelecimento para ser vacinado. A Polícia Militar foi chamada. A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista apura o fato.

Programa Todos pela Alfabetização conquista Medalha Paulo Freire

  • ASCOM/Educação
  • 26 Abr 2016
  • 14:43h

(Foto: Divulgação)

O Programa Todos pela Alfabetização (Topa), que já alfabetizou 1,4 milhão de pessoas na Bahia, conquista o prêmio nacional Medalha Paulo Freire, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). A medalha foi entregue pelo ministro da Educação, Aloízio Mercadante, à coordenadora do Topa, Elenir Alves, durante o VI Confintea Brasil +6 – Seminário Internacional de Educação ao Longo da Vida, que está sendo realizado até esta quarta-feira (27), em Brasília. Ao todo foram 65 inscritos, com experiências exitosas na educação de jovens e adultos no Brasil. Além da Bahia, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina tiveram instituições agraciadas com a medalha. 

“É uma emoção muito grande receber esta medalha porque toda a concepção de alfabetização do Topa é Freiriana. Vale lembrar que o Topa é desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado em parceria com o Governo Federal, com o apoio dos municípios e de entidades sociais. Por meio desta grande rede de parceria, estamos conseguindo superar o analfabetismo na Bahia e conquistamos este reconhecimento”, comenta a coordenadora do Topa Elenir Alves. Criado em 2007, o Topa já alfabetizou 1,4 milhão de jovens acima de 15 anos, adultos e idosos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular. Em 2016, com a 9ª etapa do programa, mais 50 mil deverão ser beneficiados. As prioridades, nesta etapa, são os moradores de municípios que ainda apresentam alto índice de analfabetismo, especificamente os que possuem, em números absolutos, acima de dois mil analfabetos, além da população de etnia cigana, quilombola, população moradora de rua e pessoas privadas de liberdade. O Topa tem contribuído para mudar a vida de muitos baianos. É o caso de Reinaldo Silva, aluno do programa e morador do município de Ipiaú, que, somente aos 35 anos, aprendeu a ler e a escrever. “Escrevi devagarzinho, com a cabeça baixa e tome lápis pra dentro. Fui olhando as letras, dividindo, soletrando e lendo os nomes”, fala feliz ao descrever o seu encontro com o mundo da escrita. Dona Aflordilma Souza da Silva, 49 anos, é outra alfabetizada do Topa. Ela destaca o incentivo e o compromisso dos educadores do Topa que a ajudaram no processo de alfabetização. “A minha professora sempre ia na minha casa me incentivando, aí eu decidi ir para o Topa. Realmente gostei, estou aprendendo a ler e escrever e já estou lendo bem. A pró ensina muito bem, e por isso a gente procura caprichar”, revela orgulhosa.

CONTINUE LENDO

Conquista: Exame confirma que Jéssica está grávida; companheiro é o principal suspeito da agressão

  • Blog do Rodrigo Ferraz
  • 26 Abr 2016
  • 14:01h

A jovem Jéssica Nascimento, natural da cidade de Itapetinga, mas que atualmente reside na capital do Sudoeste baiano, no Bairro Brasil, segue internada em estado grave no Hospital de Base de Vitória da Conquista. Os exames comprovam que a jovem está grávida do segundo filho. A Polícia Civil já investiga o caso e o principal suspeito da agressão é o companheiro da vítima, que não teve o nome revelado, mas que já foi ouvido no Distrito Integrado de Segurança Pública. Segundo informações ainda não oficiais, a agressão aconteceu depois que a jovem avisou ao companheiro que estava grávida dele. Por enquanto, as várias versões do caso, considerado complexo, ainda não estão confirmadas.