Minecraft ganha versão em realidade virtual

  • Tribuna da Bahia
  • 30 Abr 2016
  • 07:02h

(Foto: Reprodução)

O jogo de blocos Minecraft ganhou, na quarta-feira (27/4), uma versão para o Gear VR, os óculos de realidade virtual da Samsung. A novidade foi anunciada pelo CEO do Facebook, Mark Zuckerberg - um dos maiores entusiastas do setor. Esta é a primeira vez que Minecraft é adaptado para uma plataforma de realidade virtual. O game também chegará ao Oculus Rift.Confira abaixo. Esta nova versão de Minecraft possui todas as funções do jogo lançado para tablets e smartphones. O game está disponível para venda por US$ 7. A empresa responsável pelo título eletrônico promete uma experiência surpreendente, mas também alerta sobre medidas de segurança que devem ser obedecidas uma vez que o usuário esteja imerso na realidade virtual. “Você deve sempre fazer pausas regulares. Sessões mais longas podem fazer alguns jogadores se sentirem enjoados ou com os olhos cansados. Nós pensamos muito sobre isso e fizemos pequenos ajustes para trazer Minecraft para a realidade virtual. É um pouco surpreendente no início, mas rapidamente você irá se acostumar”, afirmou a Mojang, em comunicado.

Mulher de 52 anos morre com suspeita de gripe H1N1 no norte da BA

  • G1
  • 29 Abr 2016
  • 20:04h

(Foto: Reprodução)

Uma mulher de 52 anos morreu no Hospital Regional de Juazeiro, no norte da Bahia, com suspeita de gripe H1N1. De acordo com a Secretaria da Saúde do município, a mulher foi identificada como Sônia Regina Souza Silva Rocha e morreu na noite de quinta-feira (28).  Ainda conforme a Secretraria de Saúde, a cidade possui outros dois casos suspeitos da doença, mas o da mulher é o primeiro óbito com a causa suspeita de gripe H1N1. A secretaria informou que a morte de Sônia Regina está sendo investigada, mas não há previsão de quando os exames que constatam a doença serão entregues.

Prazo para aditamento de contratos do Fies é prorrogado

  • A Tarde
  • 29 Abr 2016
  • 19:02h

(Foto: Reprodução)

O prazo para aditamento da renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao primeiro semestre deste ano foi estendido do dia 30 de abril para 31 de maio. Também foi prorrogado para a mesma data o prazo para a transferência integral de curso ou de instituição de ensino e também para solicitar dilatação do período de utilização do financiamento referente ao primeiro semestre de 2016. Os prazos estão em portaria publicada na edição de hoje (29) do Diário Oficial da União. Os aditamentos devem ser feitos no Sistema Informatizado do Fies (SisFies) disponíveis nos sites do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

 

A portaria ainda prevê a liberação, até o dia 31 de maio, da realização do aditamento de suspensão temporária do prazo de uso do financiamento, referente ao segundo semestre de 2014 e ao primeiro e segundo semestres de 2015. Na última quarta-feira (27), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que o Fies terá inscrições antecipadas e regras mais flexíveis para ajudar a preencher todas as vagas ofertadas. As mudanças serão implementadas no segundo semestre. No primeiro semestre, das 250 mil vagas com financiamento ofertadas, cerca da metade não foi preenchida. As inscrições estarão abertas de 14 a 17 de junho. Entre as novas regras estão a flexibilização da oferta de cursos prioritários. Até o último processo seletivo, 70% das vagas eram ofertadas em saúde, engenharias e licenciaturas e pedagogia. Agora serão 60% para essas áreas. Outra mudança é que as vagas que não forem preenchidas no processo seletivo regular serão ofertadas novamente, com prazo específico para alunos inscritos que não foram aprovados. O Ministério da Educação mantém a exigência de o estudante tirar pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer às vagas e de renda familiar de até 2,5 salários mínimos por pessoa.

CONTINUE LENDO

Ministério garante que não há risco de faltar vacina contra gripe para público-alvo

  • Bahia Notícias
  • 29 Abr 2016
  • 18:04h

(Foto: Reprodução)

Um dia antes do início oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, marcado para este sábado (30),  o secretário de Vigilância em Saúde, Antônio Nardi, disse que não há risco de faltar dose para os grupos que fazem parte do público-alvo. "Nossa meta é atingir 80% dessas pessoas. Estamos encaminhando, por critérios epidemiológicos de sistemas de registro de informação nacional, 100% das doses. Não tem perigo de faltar vacina", afirmou em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Brasil em Pauta. O secretário lembrou, segundo a Agência Brasil, que muitos estados e municípios optaram por antecipar o início da distribuição das doses. Por essa razão, de acordo com ele, em algumas localidades onde foi registrado alto índice de cobertura vacinal para a gripe, os postos de saúde não vão funcionar neste sábado, data escolhida pelo ministério para o Dia D de mobilização da campanha. Salvador, por exemplo, cancelou a estratégia por conta do baixo estoque de doses (saiba mais aqui). "Nos anos anteriores, ficamos buscando, quase intimando a população a vir se vacinar. No ano passado, tivemos que prorrogar a campanha quase até o mês de setembro. Isso, graças a Deus, não vai acontecer este ano", celebrou. Sobre a escolha dos grupos prioritários, o secretário explicou que crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto e pessoas com doenças crônicas apresentam maior susceptibilidade de contrair a doença e menor resistência orgânica, levando ao aumento de internações e mortes. Já os profissionais de saúde, segundo Nardi, são a categoria que mais se expõe ao vírus e, por essa razão, também serão imunizados. "Essa campanha, há cinco anos, era só para idosos e gestantes. Tivemos um grande esforço do governo federal com investimentos prioritários nessa área para que conseguíssemos ampliar o público", destacou. "Não há, em hipótese alguma, qualquer possibilidade de se ampliar o público-alvo. Até porque não há critérios epidemiológicos e imunobiológicos suficientes para isso".

Bandeira fica verde em maio e conta de luz continua sem custo extra

  • G1
  • 29 Abr 2016
  • 17:12h

(Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu nesta sexta-feira (29) que a bandeira tarifária se mantém verde no mês de maio e, portanto, a conta de luz continuará sem cobrança extra. A Aneel informou que os fatores que contribuíram para a manutenção da bandeira verde foram as chuvas, que recompuseram os reservatórios das hidrelétricas, o aumento de energia disponível devido à queda no consumo de eletricidade - provocada pela crise econômica -, e a adição de novas usinas ao sistema elétrico brasileiro. Em abril, foi a primeira vez que a bandeira ficou verde. O sistema começou a funcionar em janeiro de 2015 e, desde então, na maior parte do tempo, se manteve na cor vermelha. O sistema de bandeiras tarifárias aplica uma cobrança extra nas contas de luz quando aumenta o custo para produzir energia no país devido ao uso de termelétricas - usinas que geram eletricidade por meio da queima de combustíveis e, por isso, mais cara.

Brasil: Após aplicar insulina no lugar de vacina contra gripe, enfermeira é afastada

  • Bahia Notícias
  • 29 Abr 2016
  • 16:33h

(Foto: Reprodução)

Uma enfermeira do Hospital Municipal de Maringá, no Paraná, foi responsável pela aplicação, nesta quinta-feira (28), de doses de insulina no lugar de vacina contra gripe em cerca de 50 pacientes. A unidade de saúde afastou a profissional e abriu uma sindicância interna para apuração do erro, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo. De acordo com o hospital, os pacientes ficaram internados até 21h de quinta. Apesar de reações adversas por conta da insulina, eles passam bem. A prefeitura de Maringá informou que a própria servidora constatou a falha. Existe a suspeita de que o lote estivesse com nomes trocados.

Professores baianos têm até dia 5 de maio para fazer inscrição na Universidade do Professor

  • Assessoria de Comunicação
  • 29 Abr 2016
  • 15:51h

(Foto: Divulgação)

Com o objetivo de reduzir o número de professores que lecionam em disciplinas para as quais não têm a formação adequada, o Ministério da Educação (MEC) lançou a Rede Universidade Professor, que irá ofertar 105 mil vagas para a formação de professores, em cursos presenciais ou a distância por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Na Bahia, a ação é conduzida pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), por meio do Fórum Estadual Permanente de Apoio Docente do Estado da Bahia (Forprof). Na Bahia, a ação é mediada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), por meio do Fórum Estadual Permanente de Apoio Docente do Estado da Bahia (Forprof). De acordo com o diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira, Severiano Alves, a abertura das vagas é uma ação que visa atender às metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação, no que tange à formação de professores. “Nós estamos preocupados com a melhoria da qualidade do ensino e ela também se faz pela formação adequada dos professores da nossa rede. E por isso a importância desta ação, que irá valorizar os nossos educadores e consequentemente melhorar o ensino para os nossos estudantes”, afirmou Severiano Alves.


 

Universidade do Professor - As vagas da Universidade do Professor serão disponibilizadas já a partir do segundo semestre deste ano, com a oferta de 105 mil vagas em cursos de 1ª licenciatura, na modalidade a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB); e, na modalidade presencial regular, em vagas residuais das instituições federais de ensino superior. Em 2017, além das vagas citadas, a oferta será complementada com vagas em cursos de 1ª Licenciatura, 2ª Licenciatura, com carga horária reduzida e Complementação Pedagógica do Parfor presencial e do Sistema UAB. Para participar, é preciso que o professor esteja cadastrado no Educacenso 2015 e acesse o site da Plataforma Freire. As inscrições podem ser feitas até 05 de maio.

CONTINUE LENDO

Bahia: Mulher é atropelada por caminhão de lixo e fica presa embaixo do veículo

  • G1 BA
  • 29 Abr 2016
  • 15:12h

Mulher ficou presa embaixo do veículo depois de ser atropelada por caminhão de lixo na Bahia (Foto: Voz da Bahia / Sandy Santos)

Uma mulher de 44 anos foi atropelada por um caminhão de coleta de lixo, no Conjunto Habitacional Urbis IV, em Santo Antônio de Jesus, a cerca de 185 quilômetros de Salvador, na manhã desta sexta-feira (29). Segundo informações da Polícia Militar, a vítima sofreu ferimentos graves em uma das pernas. Ainda de acordo com a polícia, a vítima foi socorrida por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até o Hospital Regional. Em contato com o G1, o serviço social do hospital informou que apenas familiares têm acesso ao estado de saúde dos pacientes. A polícia informou também que o motorista do caminhão fugiu do local após ser ameaçado por alguns morados.

Oportunidade: Vende-se terrenos nas proximidades da Fazenda Lamarão

  • 29 Abr 2016
  • 14:28h

Ter um sítio para passar os finais de semana e descansar da correria da cidade é o sonho de muitas pessoas, então, você que sempre sonhou em possuir um terreno com ótima localização para construir o seu recanto de lazer e descanso, chegou a hora, oportunidade única. A propriedade além de ser bem localizada, possui uma área de 1000 metros quadrados, água encanada, energia elétrica e uma vista de tirar o fôlego. Entre em contato agora mesmo com o proprietário através do telefone (77) 9-9997-9314 e adquira o seu lote.

As melhores opções em óculos solares estão na Ótica Companhia dos Olhos

  • 29 Abr 2016
  • 13:41h

Com um estoque vasto e diversificado, a ótica amiga da sua visão, traz até você os mais variados modelos de óculos solares das melhores marcas, e em condições especiais de pagamento. Tudo em até 10 vezes nos cartões de crédito.

Não percam essa grande oportunidade em adquirir seus óculos na Ótica Companhia dos Olhos e desfrute das vantagens e opções que só a mais antenada ótica da cidade pode lhe oferecer. A Ótica Companhia dos Olhos fica localizada à Rua Euclides da Cunha, 58 – Centro, fone: (77) 3441-4658.

Senado que investigar as 'relações promíscuas' da Anatel com telefonia

  • Tribuna da Bahia
  • 29 Abr 2016
  • 13:00h

(Foto: Reprodução)

O Senado Federal pode abrir nos próximos dias uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O senador Hélio José (PMDB-DF) protocolou o pedido na noite de quarta-feira, 27, e tem o apoio de 45 senadores. A proposta será lida na mesa do Senado na próxima semana. Segundo José, que é vice-presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado, a comissão vai investigar a atuação da agência reguladora em casos como a polêmica decisão das operadoras de adotar franquia de dados na banda larga fixa. "Fomos pegos de surpresa pela decisão da Anatel de permitir as franquias na banda larga fixa", disse o senador ao jornal O Estado de S. Paulo. "Foi uma medida esdrúxula." 

 

O senador fez referência às declarações do presidente da agência reguladora, João Rezende, após a Vivo anunciar que passaria a adotar o modelo de franquias para novos clientes. No último dia 18, Rezende declarou que a era da internet limitada havia chegado ao fim e deu prazo de 90 dias para as operadoras adotarem a franquia. Na semana passada, a Anatel voltou atrás e proibiu as operadoras de adotarem o limite na internet por "prazo indeterminado". "A Anatel tem uma relação promíscua com as operadoras", diz o senador. Na próxima terça-feira, a CCT realizará uma audiência pública para discutir a franquia na banda larga fixa, com a presença do presidente da Anatel e do ministro das Comunicações, André Figueiredo. Procurada pelo Estado, a Anatel não se manifestou até o fechamento da edição de quinta do jornal O Estado de S. Paulo.

Projetos de lei 

Além da possível CPI da Anatel, há uma série de projetos de lei em análise contra a franquia na banda larga. Na Câmara, três projetos apresentados neste ano aguardam tramitação. O PL 5094, do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), o PL 5088, do deputado Marx Beltrão (PMDB-AL), e o PL 5075, do Laerte Bessa (PR-DF) querem proibir provedores de conexão de reduzir a velocidade, suspender o serviço ou cobrar pelo tráfego excedente.


O Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 14/2016 pretende suspender uma resolução da Anatel, que autoriza as operadoras a impor limites em planos de internet fixa.

Outros dois projetos - PL 174, de Ricardo Ferraço (PSDB-ES) e PL 176, de Eunício de Oliveira (PMDB-CE) - querem alterar o artigo 7º do MCI para proibir a franquia. 

CONTINUE LENDO

MEC faz neste sábado (30) primeiro simulado nacional do Enem

  • A Tarde
  • 29 Abr 2016
  • 12:16h

(Foto: Reprodução)

Neste sábado, 30, os 2,2 milhões de estudantes do último ano do ensino médio poderão fazer o primeiro simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pela internet.  Para participar é preciso fazer a inscrição no portal Hora do Enem.  O teste terá 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração de questões do Enem. O conteúdo será composto principalmente por assuntos estudados vistos nas escolas até abril. O estudante terá quatro horas para fazer a prova e o resultado será divulgado ao final do exame. O simulado poderá ser acessado online da 0h de desta sexta,  29, às 20h de sábado, possibilitando a participação dos estudantes sabatistas - aqueles que, por convicção religiosa, guardam o sábado, reservando o dia para descanso e oração. Eles podem fazer o exame após o pôr do sol.

 

O site aceitará inscrições até o dia 30, mas a recomendação do Ministério da Educação (MEC) é de que o cadastro seja feito o quanto antes. Para este primeiro teste, serão oferecidas 120 mil pontos de internet, em todo o país. São locais com acesso à internet em universidades e institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O simulado online, gratuito, pode ser feito também em instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais de ensino médio. Nesses locais, o início do exame está previsto para as 8h até as 12h (horário de Brasília) do dia 30.

Plano de estudos

Na hora de se cadastrar, o estudante informa o que busca com o Enem. A plataforma disponibilizará, então, um plano de estudos para que possa alcançar o objetivo. O resultado do simulado do Enem mostrará como está o desempenho do aluno em relação ao curso que pretende cursar. A partir de segunda-feira (2), o MEC vai disponiblizar a plataforma chamada Mecflix, com 1,2 mil videoaulas para ajudar nos estudos. O Enem de 2016 será nos dias 5 e 6 de novembro. As inscrições estarão abertas de 9 a 20 de maio. A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do programa Ciência sem Fronteiras. Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.

CONTINUE LENDO

Brumado: PTC continua firme no seu planejamento de candidatura própria às eleições 2016

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 29 Abr 2016
  • 11:37h

A cúpula do PTC reunida na busca da consolidação de seu planejamento eleitoral para a disputa de 2016 (Foto: Brumado Urgente)

Com a aproximação do período eleitoral, os partidos políticos de Brumado iniciaram uma verdadeira saga em busca da vitória nas urnas e, com isso, a “temporada dos diálogos” se iniciou, o que acabou gerando inúmeras especulações, algumas delas inimagináveis, sobre a formação de blocos partidários. A mais forte delas se refere ao “Blocão” que, segundo alguns veículos de comunicação locais, poderia aglutinar as forças oposicionistas para dar maior robustez à disputa. Nesse panorama, O PTC mostra um ideal diferenciado e vem garantido que terá candidatura própria, a do auditor fiscal Carlinhos Moura. Nesse sentido a cúpula do partido realizou mais uma reunião organizacional na noite desta quinta-feira (28), onde estiveram presentes o próprio Carlinhos Moura; o presidente da legenda, Renato Mendonça; o vereador Santinho e o coordenador político Irenaldo Muniz. Segundo eles a reunião foi muito proveitosa e serviu para definir novas estratégias, mas que o partido ruma firme para lançar candidatura própria. Segundo Mendonça, que foi ouvido pelo Brumado Urgente, “o PTC tem uma linha diferenciada onde vem sendo construído um amplo projeto político para Brumado, que encontra na pessoa de Carlinhos Moura todos os atributos necessários, então, continuamos firmes em nosso planejamento de lançarmos candidatura própria”. Sobre possíveis diálogos com outros grupos, ele citou que “nós sempre estivemos abertos ao diálogo, pois ele faz parte do processo democrático, mas deixamos bem claro o nosso posicionamento de termos candidatura própria, pois o PTC está muito bem solidificado e totalmente preparado para ir para a disputa”. 

Prefeitura de Rio de Contas decreta situação de emergência devido a seca

  • L12 Notícias
  • 29 Abr 2016
  • 11:31h

(Foto: L12 Sudoeste)

O longo período de estiagem obrigou a Prefeitura Municipal de Rio de Contas a decretar na última quarta-feira (27), situação de emergência. As informações foram publicadas no Diário Oficial do Município. Segundo o gestor municipal o motivo dessa decisão é por causa dos constantes focos de incêndio que acontecem na região da Chapada Diamantina por conta da seca e a falta de recursos do município para enfrentar essa situação. Além disso, devido à crise faltam verbas para dar apoio às famílias atingidas por esse problema. Outro fator de destacado foi a queda de produtividade agrícola nas safras de 2011 à 2015 por conta da estiagem. O longo período de estiagem obrigou a Prefeitura Municipal de Rio de Contas a decretar na última quarta-feira (27), situação de emergência. As informações foram publicadas no Diário Oficial do Município. Segundo o gestor municipal o motivo dessa decisão é por causa dos constantes focos de incêndio que acontecem na região da Chapada Diamantina por conta da seca e a falta de recursos do município para enfrentar essa situação. Além disso, devido à crise faltam verbas para dar apoio às famílias atingidas por esse problema. Outro fator de destacado foi a queda de produtividade agrícola nas safras de 2011 à 2015 por conta da estiagem.

Lavrador é preso por agredir companheira a pauladas em Urandi

  • Sudoeste Bahia
  • 29 Abr 2016
  • 10:43h

Foto: Marcos Oliveira/ Sudoeste Bahia

Um lavrador foi preso em flagrante na última quinta­feira (28) após agredir sua companheira, na Fazenda Cachoeira, zona rural de Urandi, município que fica localizado a 109 quilômetros de Caetité. Segundo boletim de ocorrência, as circunstâncias das agressões não foram esclarecidas. Com uma fratura no braço a vítima foi socorrida e encaminhada para o Hospital Regional de Guanambi (HRG). Durante atendimento na unidade hospitalar, Elias da Silva Oliveira muito exaltado continuava com as ameaças de agressão e causou muito tumulto ao ser impedido de entrar no hospital. A Polícia Militar foi acionada e conduziu o suspeito para a sede da Delegacia Territorial de Guanambi onde foi realizado o registro do boletim de ocorrência. Elias deverá ser autuado pela Lei Maria da Penha, respondendo pelo crime de tentativa de homicídio.