Girson Ledo desembarca do grupo de situação e já começa a costurar o seu futuro político visando as eleições municipais

  • Brumado Urgente
  • 11 Mar 2020
  • 13:50h

O vereador Girson Ledo não faz mais parte da bancada de situação (Foto: Brumado Urgente)

A insatisfação do vereador Girson Ledo ao tratamento recebido pela administração municipal, a qual só vinha aumentando, já que o atendimento às suas indicações e solicitações, segundo ele, sempre recebiam uma negativa, acabou sendo o esteio para ele desembarcar do grupo de situação. Ele também não vem escondendo o seu descontentamento sobre os sucessivos vazamentos de áudios, os quais, segundo ele, são muito comprometedores e desgastantes, já que envolvem membros do alto escalão da atual gestão. A confirmação dessa mudança de postura foi feita pelo próprio parlamentar ao Brumado Urgente após uma reunião com os vereadores da base, ocorrida nesta quarta-feira (11). Muito seguro ele afirmou que “infelizmente a recíproca com a gestão municipal, que já estava tendo cada vez mais ruídos, acabou tendo um desgaste irreversível, então, diante disso, só nos restou deixar o grupo de situação. Os áudios que vem sendo vazados contribuíram muito também para a minha decisão em deixar a base do governo municipal”. Questionado sobre outros motivos que podem ter contribuído, ele destacou que “fizemos inúmeros pedidos e indicações, sendo que, muito poucos foram atendidas. Como temos o Bairro Olhos d’Água como um dos pontos principais de nossas ações, tivemos uma reunião com o vice-prefeito Édio Pereira nesta terça-feira (10), solicitando a pavimentação das ruas José Bebiano dos Santos e Augusto Meira Alves e recebemos o não como resposta, o que acabou sendo a gota d’água” e subindo o tom disparou que “então diante desta nova negativa não tivemos escolha a não ser deixar o grupo de situação”. Sobre qual o seu futuro político, ele observou que “já estamos em contato com todos os pré-candidatos a prefeito e, nos próximos dias, anunciaremos qual deles terá o nosso apoio”.

Vai entender: Aposentado prova que está vivo em 2020, mas Caixa exige prova também para 2019

  • Redação
  • 11 Mar 2020
  • 11:53h

(Foto: Reprodução)

Ao perceber que sua aposentadoria havia sido suspensa, o advogado Michel Assef, de 74 anos, se dirigiu a uma agência da Caixa Econômica Federal, onde recebe o benefício, para fazer a prova de vida de 2020. Depois de realizar o procedimento, porém, foi informado de que deveria provar que estava vivo também em 2019. — Me informaram que eu teria que ir a outra agência fazer a prova de vida de 2019. Eu achei que estavam de brincadeira, porque se eu estou vivo em 2020, é claro que estava vivo em 2019 — contou o advogado. Depois de o caso ter sido divulgado pela coluna de Ancelmo Gois, no GLOBO, Assef recebeu uma ligação da Caixa informando que a situação teria sido um mal entendido. Ao Extra, o banco informou que a prova de vida mais recente exclui a necessidade de outras referentes a anos anteriores. “A Caixa informa que a prova de vida é uma exigência do INSS. Desde 2012 é realizada com comparecimento presencial em sua agência bancária. O objetivo deste procedimento é dar mais segurança ao cidadão, evitando fraudes e pagamento de benefícios indevidos. A consequência para quem não faz o procedimento é o bloqueio do seu benefício até que realize a comprovação de que está vivo”, acrescentou o banco, por meio de nota.

Encruzilhada: após matar homem a machadadas, agressor é linchado e morto por populares

  • Brumado Urgente
  • 11 Mar 2020
  • 10:38h

O crime chocou a cidade de Encruzilhada (Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

Um homicídio ocorrido na noite desta terça-feira (11) no município de Encruzilhada, região sudoeste, acabou tendo um desfecho trágico. A vítima foi morta a machadadas, um crime brutal que revoltou populares que, em seguida, decidiram fazer justiça com as próprias mãos e lincharam o autor do homicídio, o qual foi levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo. O nome dos envolvidos nesse acontecimento não foram divulgados.

Cirurgias realizadas no Hospital de Brumado dobram em 2019 e ultrapassa 4 mil procedimentos realizados

  • Redação
  • 11 Mar 2020
  • 10:03h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

O município de Brumado que já viveu no passado um grande déficit no setor de saúde pública, onde os pacientes acometidos por alguma enfermidade tinham que ser transportados para outros municípios para receberem atendimento. Atualmente, esse quadro nebuloso é coisa de um passado a ser esquecido, já que o município obteve avanços históricos no setor, sendo hoje referência de excelência regional, tendo, inclusive uma UTI com uma logística moderna que vem salvando vidas e trazendo esperança para as famílias. Dentro deste cenário transformador, a alta elevação do número de cirurgias realizadas no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto é outra comprovação irrefutável desses avanços. Em 2018 foram realizadas 3.181 cirurgias, já em 2019, esses números tiveram uma elevação com a realização de 4.162 procedimentos comprovando mais uma vez os avanços da na área da saúde.

Rádio AlternativaFM fará entrevista com o prefeito Eduardo Vasconcelos nesta quarta-feira (11)

  • Redação
  • 11 Mar 2020
  • 09:13h

(Divulgação)

O prefeito Eduardo Vasconcelos será o entrevistado do Jornal da Alternativa desta quarta-feira (11). A entrevista se iniciará às 11h30m, onde vários temas serão abordados como Educação, Saúde, Infraestrutura, Mobilidade Urbana e Eleições 2020. O prefeito será questionado também sobre a sua  possível pré-candidatura e sobre os desafios da disputa eleitoral de 2020. Então você não pode perder essa oportunidade!  Sintonize na 97,9 FM e conheça  os detalhes e  planos do gestor municipal para Brumado.

Guanambi: Filho de médico é detido suspeito de receptar veículos de luxo clonados

  • Informações da Polícia Militar
  • 11 Mar 2020
  • 08:58h

Ontem (terça-feira), por volta das 17:30h, na avenida Santos Dumont em frente à Praça do Feijão, na cidade de Guanambi, uma guarnição da CETO do 17o BPM abordou um veículo marca Toyota, modelo Corolla, cor branca, conduzido por um homem. Ao ser procedida a verificação do veículo foi constatado que o mesmo era clone de outro veículo com as mesmas características, licenciado no Estado de Minas Gerais. A abordagem foi realizada a partir de um levantamento realizado há cerca de um mês e meio pelo Setor de Inteligência do 17o BPM e pelas Policiais Militares dos Estados de São Paulo e Minas Gerais que detectaram que esse suspeito, durante o período de uns 03 meses estava de posse de pelo menos 04 veículos de luxo clonados com as mesmas características de outros veículos regularmente licenciados naqueles estados. O levantamento de inteligência realizado pelo setor de Inteligência do 17o BPM apontou que nesses últimos 03 meses ele ostentava vida de rico nas redes sociais, esteve na posse de um VW Jetta preto ano 2019,  um VW Polo preto ano 2019, um Chevrolett Cruiser branco ano 2016, todos clonados de veículos licenciados regularmente no Estado de São Paulo e o veículo Toyota Corolla ano branco  que estava em sua posse na data de ontem trafegando tranquilamente pelo centro da cidade de Guanambi. Ao ser abordado o condutor do veículo alegou não saber o motivo daquela abordagem, pois era integrante de família tradicional e conhecida na cidade e não devia nada para a Polícia, mas com a confirmação do Estado de Minas Gerais de que o verdadeiro veículo com as mesmas características estava na garagem do verdadeiro proprietário, configurou-se a receptação de veículo proveniente de ilícito, sendo dada voz de prisão ao mesmo que foi conduzido à delegacia de polícia civil para ser autuado pelo crime de receptação qualificada. Na delegacia, segundo a polícia, ele afirmou que anteriormente estava de posse do veículo VW Jetta preto, também clonado, mas que teria vendido para um médico na cidade de Montes Claros. A partir de agora as investigações correm por conta da Polícia Civil de Guanambi para identificar outros integrantes da quadrilha, bem como outros veículos que podem ter sido receptados aqui na região.

Casos de coronavírus devem começar a crescer exponencialmente no país

  • Redação
  • 11 Mar 2020
  • 08:54h

Ministério da Saúde prevê aumento em até duas semanas e meia, quando a doença atingir um platô | Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde estima que, nas próximas duas semanas, haverá um aumento exponencial de casos do novo coronavírus no Brasil. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, diante de tal projeção, a pasta pediu a cinco hospitais filantrópicos de excelência no país que usem recursos e pessoal envolvidos hoje em projetos desenvolvidos no SUS no enfrentamento da epidemia. Até por volta das 7h50 desta quarta-feira (11), o Brasil registrava 34 casos confirmados de infecção pela covid-19. No pior cenário, a previsão do ministério é que, em até duas semanas e meia, o país tenha aumentado expressivamente os registros, que se manteriam em um platô por mais oito semanas. Nesse período, o governo estima um grande aumento da demanda por atendimento hospitalar, ainda mais levando em conta a possibilidade de o momento coincidir com o pico de casos de gripe por influenza. A projeção foi descrita pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em reunião na última segunda (9), em Brasília, com gestores de cinco hospitais: Sírio-Libanês, Albert Einstein, Oswaldo Cruz e Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, e Moinhos de Vento, de Porto Alegre.

Petrobras vende quatro campos terrestres na Bahia; Sindipetro se manifesta contra

  • por Mauricio Leiro / Lula Bonfim
  • 11 Mar 2020
  • 08:02h

Foto: Reprodução Google

A Petrobras assinou, nesta segunda-feira (9), a venda de 100% da sua participação em quatro campos terrestres localizados na Bacia de Tucano, no interior da Bahia. A empresa brasileira Eagle Exploração de Óleo e Gás Ltda. pagou US$ 3,01 milhões, aproximadamente R$ 13,97 milhões. Os campos envolvidos na transação são Conceição, Quererá, Fazenda Matinha e Fazenda Santa Rosa, localizados a cerca de 110 quilômetros de Salvador, entre Alagoinhas, Sátiro Dias e Biritinga. Tais unidades produziam apenas gás. "Essa operação está alinhada à otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor para os nossos acionistas", justificou a Petrobras, em nota. O Bahia Notícias entrou em contato com o Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro), que se manifestou contra a venda dos campos. “Nós somos radicalmente contra a venda de qualquer ativo da Petrobras. Desde os ativos mais relevantes até unidades dos chamados campos marginais. Ou campos pequenos, que é o caso desses quatro campos”, disse Radiovaldo Costa, diretor de comunicação do sindicato.“Entregar campos, mesmo os que não são relevantes do ponto de vista da produção, é uma ameaça para que unidades mais importantes também sejam vendidas. Então a nossa posição é muito clara: somos contra a venda de qualquer unidade da Petrobras, seja ela qual for e qualquer subsidiária também”, completou Radiovaldo.

Por outro lado, o diretor do Sindipetro minimizou a possibilidade da venda impactar diretamente na classe. “Esses campos têm o que chamamos de ação remota. Eles não têm trabalhadores fixos. São trabalhadores de outros campos, que, remotamente, vão dar algum tipo de assistência ou manutenção quando necessário. Do ponto de vista do trabalhador, da questão do emprego, diretamente, impacto é zero”, avaliou.“A nova empresa, a gente vai acompanhar, porque o nosso sindicato representa trabalhadores da indústria do petróleo como um todo e nos interessa acompanhar as pretensões dela do ponto de vista da contratação de novos trabalhadores”, finalizou Radiovaldo.

Bahia fecha 2019 com mais de 31 mil processos de violência doméstica

  • Alexandre Santos
  • 11 Mar 2020
  • 06:38h

Casos feminicídio que chegaram ao Judiciário quase dobraram: saltaram de 33 em 2018 para 58 no ano passado, um aumento de cerca de 43%

A Bahia terminou 2019 com mais de 31 mil processos de violência doméstica em tramitação na Justiça. Os dados constam do Painel de Monitoramento da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, divulgado na segunda-feira (9) pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Segundo o levantamento, os registros de feminicídio quase dobraram de um ano para o outro: saltaram de 33 em 2018 para 58 no ano passado, um aumento de cerca de 43%.

Mudança de postura

A coordenadora do Movimento Permanente de Combate à Violência Doméstica do CNJ, conselheira Maria Cristiana Ziouva, diz que os dados sinalizam uma mudança de postura das mulheres. Segundo ela, as vítimas estão denunciando seus agressores. A afirmação da especialista é refletida no aumento de medidas protetivas concedidas pela Justiça nos últimos dois anos: em 2019 foram atendidos 6.532 pedidos, ante 4.183 em 2018. Já as decisões interlocutórias, em que não há uma sentença proferida, saíram de 18.601 para 15.567 de um ano para o outro.

Papa Francisco aceita pedido de renúncia do cardeal de Salvador Dom Murilo Krieger

  • Redação
  • 11 Mar 2020
  • 02:25h

(Foto: Reprodução)

O Papa Francisco aceitou o pedido de Dom Murilo Krieger e concedeu ao religioso a aposentadoria do cargo. Em seu lugar, quem assume o posto é o cardeal Dom Murilo da Rocha, que será o 28º Arcebispo de Sede Primacial da Igreja no Brasil, passando a administrar o apostólico da Arquidiocese de Salvador a partir desta quarta-feira (11). O pedido de renúncia de Dom Murilo foi feito ainda em 2018, ao completar 75 anos, idade considerada pela igreja para que os arcebispos se aposentem. Com a aceitação do pedido, ele encerra seu legado de 9 anos no comando da primeira arquidiocese do Brasil.

 

Caso tenha continuidade, greve dos vigilantes pode prejudicar o funcionamento das agências bancarias na Bahia

  • Redação
  • 10 Mar 2020
  • 18:23h

(Foto: Reprodução)

Os vigilantes do estado da Bahia entraram em greve nesta terça-feira (10) e consequentemente, os atendimentos dos bancos podem ficar comprometidos. A greve foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Empregados de Empresas de Segurança e Vigilância do Estado da Bahia (Sindvigilantes), José Boaventura. De acordo com Boaventura, o início do movimento foi uma concentração, às 7h, em frente à sede do sindicato, localizado no bairro de Nazaré, em Salvador. As reivindicações dos profissionais, são referentes a um reajuste de 13% nos salários, além do aumento do ticket de refeição. A greve dos vigilantes pode comprometer o funcionamento dos bancos em todo o Estado, já que, por lei, as agências não podem ser abertas. No entanto, até manhã desta terça-feira (10), em Guanambi, os atendimentos funcionavam normalmente. O presidente do sindicado afirmou para o site Varela Notícias,  que não há previsão para o retorno das atividades.

Quanto o Coronavírus influencia no mercado brasileiro?

  • Felipe Massoni
  • 10 Mar 2020
  • 17:57h

(Foto: Reprodução)

A cidade de Wuhan, na China - segunda maior economia do mundo -  foi o epicentro da grande epidemia do coronavírus que se espalha por outros continentes desde janeiro. Só no país asiático, até o momento, mais de 80 mil pessoas foram infectadas com a doença, ocasionando 17 mortes.  Uma das medidas tomadas para combater o surto é a severa restrição de pessoas por todo o país, culminando diretamente na redução a fabricação de produtos para exportação. Atualmente, a China é responsável por 16% do PIB global, impactando na bolsa de valores de todo o mundo, já que, por falta de segurança, investidores tiraram dinheiro do mercado de renda variável.  Aqui no Brasil, um grande exemplo do reflexo do coronavírus no mercado está na indústria automobilística. Segundo a Anfavea (Associação Nacional de Veículos Automotores), o gigante asiático é supridor de 13% de todos componentes importados pela indústria veicular. Com a quase paralisação do setor de autopeças chinês, o atual estoque de algumas importadores pelo Brasil têm grandes chances de serem esgotadas ainda no final de março.  

"Estou pronto. A humildade é minha grande aliada", dispara Rui Costa sobre possibilidade de disputar a presidência em 2020

  • Redação
  • 10 Mar 2020
  • 16:49h

Diferente de outras vezes, Rui Costa já admite disputar a presidência em 2022 (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O governador Rui Costa (PT) reiterou que está à "disposição" para ser candidato a presidente da República em 2022, mas ressaltou que não tem "vaidade pessoal" de postular o Palácio do Planalto. "Eu estou à disposição de um projeto para ajudar o Brasil. Aprendi um negócio que o ex-governador Jaques Wagner repetia sempre. É um pouco também do que minha mãe me ensinou. A humildade é uma das maiores virtudes do ser humano. O importante é que se mantenha a vaidade pessoal nossa um degrau abaixo do projeto coletivo, do interesse da coletividade", disse Rui, em entrevista ao jornal O Globo e publicada nesta terça-feira (10) nas redes sociais. Rui voltou a cobrar os recursos que a União deve à Bahia. "Nós devemos ter R$ 450 milhões a receber do governo federal em contratos de obras, que o governo federal não repassa. E é sua obrigação contratual", pontuou.

Guanambi: MP cumpre mandados de busca e apreensão em operação contra sonegação

  • BN
  • 10 Mar 2020
  • 15:05h

(Foto: Divulgação)

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) integrou a força-tarefa da Operação “Quem viver verá” realizada nesta terça-feira (10) para combater um esquema de sonegação de tributos no setor de grãos. A operação cumpriu mandados de busca em Guanambi. Além da Bahia, a operação foi realizada em Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Paraná, Tocantins, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. A medida visa recuperar milhões de reais sonegados aos cofres públicos. Em Guanambi, a ordem de busca e apreensão foi cumprida em uma empresa do tipo “noteira”, que só existe no papel para emitir notas fiscais. Segundo as investigações, essa empresa atuava como emissora de notas fiscais falsas com o intuito de fraudar o fisco de Minas Gerais. De acordo com a Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz), os materiais apreendidos indicam também a existência de sonegação fiscal no Estado da Bahia. A operação combate um esquema de sonegação de tributos que envolve a participação de profissionais que atuam como corretores de milho, soja e feijão, envolvendo dezenas de empresas “noteiras”. Na Bahia, integram a ação os promotores de Justiça Hugo Casciano de Sant'Anna, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e Crimes Contra a Ordem Tributária (Gaesf), Francisco de Freitas Júnior, que atua em Guanambi, e Anderson Freitas, que atua na Promotoria de Justiça de Sonegação Fiscal de Vitória da Conquista; além de três auditores fiscais, oito policiais civis e 12 policiais militares. As investigações apontam que, em parceria com produtores, os corretores fomentavam a criação de empresas “noteiras” nos oito estados citados e Distrito Federal. Eles constituíam o elo central do esquema fraudulento, sendo os responsáveis pelas negociações com os produtores rurais e com as indústrias adquirentes dos grãos, bem como por solicitar às empresas ‘noteiras’ a emissão de notas fiscais, remunerando-as por esse serviço. Os corretores ‘vendiam’ facilidades aos produtores rurais, que podiam comercializar seus grãos sem a emissão de notas fiscais, e assim sonegar seus rendimentos; e blindavam as indústrias adquirentes beneficiárias finais do esquema, que alegam ‘boa-fé’, para que não sejam penalizadas nos autos de infração, argumentando que as negociações foram feitas por intermédio de corretores. No total, a operação mira 109 alvos, entre pessoas físicas e jurídicas, com mandados de busca e apreensão e quebra de sigilo bancário e telemático.

O I Encontro de Líderes Políticos do Sudoeste da Bahia será realizado em Vitória da Conquista

  • BRF
  • 10 Mar 2020
  • 14:44h

(Divulgação)

Vitória da Conquista irá sediar o I Encontro de Líderes Políticos do Sudoeste da Bahia. O evento, destinado a pré-candidatos, será realizado na Câmara Municipal de Vereadores no sábado, 14 de março. A programação é formada por 6 palestras, distribuídas ao longo do dia, e ministradas por: Bruno Lopes Bastos (Contador, Consultor em Contabilidade Pública e Especialista em Direito Público Municipal), Carina Canguçu (Advogada, Especialista em Direito Público e Juíza Substituta do TRE), Carol Pimenta (Jornalista, Assessora de Comunicação, Social Media e Especialista em Comunicação e Marketing em Redes Sociais), Edivaldo Ferreira Júnior (Advogado, Especialista em Direito Eleitoral e Professor Universitário), Évila Carrera (Advogada, Professora Universitária, Escritora e Especialista em Comunicação e Oratória) e Matheus Souza (Advogado e Assessor Jurídico de Câmaras Municipais; Esp. em Reforma e Atualização de Lei Orgânica e Regimento Interno).