Projeto que antecipa feriados para as segundas está em pauta no Senado

  • Brumado Urgente
  • 20 Jun 2017
  • 12:00h

Foto: Ilustração

A ideia de antecipar os feriados para as segundas-feiras é a primeira da pauta a ser analisada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) nesta terça-feira (20). De acordo com o Projeto de Lei do Senado (PLS) 389/2016, que tem esse objetivo, feriados cujas datas caírem entre terça e sexta-feira serão antecipados para as segundas. A proposta, do senador Dário Berger (PMDB-SC), não afeta datas simbólicas como 1º de janeiro, 1º de maio, 7 de setembro e 12 de outubro, nem o Natal, o Carnaval, o Corpus Christi e a Sexta-feira Santa. A medida também não valerá para os feriados que caírem aos sábados e domingos. O parecer do relator Hélio José (PMDB-DF) é favorável à aprovação da proposta, que será votada em caráter terminativo. Além do projeto relacionado aos feriados, a CE tem outros 14 itens em pauta. Também poderá ser votado em decisão terminativa o projeto (PLS 737/2015), do senador Telmário Mota (PDT-RR), que institui os territórios étnico-educacionais (TEE) como forma facultativa de organização da educação escolar indígena. O parecer do relator, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), é favorável à aprovação do projeto. Na justificativa, Telmário argumenta que os territórios étnico-educacionais compreendem terras indígenas, ainda que descontínuas, que sejam ocupadas por povos que mantêm relações inter-societárias caracterizadas por raízes históricas, relações políticas e econômicas, filiações linguísticas e práticas culturais compartilhadas. Esses territórios, estabelecidos após ampla discussão, poderão proporcionar a eles a oportunidade de participar da definição dos caminhos pedagógicos a serem percorridos.

Caetité: Após serrarem grades, presos fogem de delegacia

  • 20 Jun 2017
  • 11:03h

Foto: Reprodução

Ao menos dois presos fugiram da carceragem da delegacia de Caetité na madrugada desta segunda-feira (19/06). Segundo informações colhidas pela reportagem local, os presos teriam conseguido serrar as grades da cela onde estavam presos, aproveitando a hora que a unidade estava sem um agente policial, conseguindo assim fugir da delegacia. Os nomes dos foragidos não foram divulgados pela Polícia Civil, que realiza buscas na eminência de capturar os meliantes.

PF vê indícios de corrupção e pede mais 5 dias para concluir inquérito sobre Temer

  • G1
  • 20 Jun 2017
  • 10:00h

Foto: Reprodução

Polícia Federal enviou nesta segunda-feira (19) ao Supremo Tribunal Federal relatório parcial do inquérito sobre o presidente Michel Temer. Além disso, a PF também pediu mais tempo para concluir as investigações. Com base nas delações de executivos da JBS, Temer passou a ser investigado pelos crimes de corrupção passiva, obstrução de Justiça e organização criminosa. No relatório entregue nesta segunda, a Polícia Federal aponta indícios de que Temer e o ex-assessor Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) cometeram o crime de corrupção passiva. Já com relação às investigações sobre a suspeita de obstrução de Justiça, a PF pediu mais cinco dias para concluir a apuração. Para os investigadores, é melhor que essa parte do inquérito seja enviada ao STF quando a perícia técnica da gravação feita pelo empresário Joesley Batista de uma conversa com Temer for concluída. A expectativa é de que a perícia no aparelho e no áudio entregue por Joesley ao Ministério Público seja concluída ainda nesta semana. Depois que a PF concluir a investigação, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, terá cinco dias para oferecer denúncia contra o presidente ou para pedir o arquivamento do inquérito.

Guarda Municipal da Prefeitura de Barra da Estiva é baleado em suposto assalto

  • Informe Barra
  • 20 Jun 2017
  • 09:01h

Foto: Reprodução

Na noite do último sábado (17), uma suposta tentativa de assalto resultou em trocas de tiro, onde, Roberto Marcena Trindade, 37 anos, que segundo informações obtidas pelo Informe Barra, ocupa a função de guarda temporário na Prefeitura de Barra da Estiva, foi alvejado após, supostamente, trocar tiros com um policial à paisana. Segundo informações, Roberto Marcena (fora do horário de serviço da prefeitura) e outro indivíduo, teriam abordado duas pessoas na Fazenda Prata, em Barra da Estiva, anunciando um assalto e exigindo que as vítimas (Tio e sobrinho) entregassem o celular, carteira e o veículo em que estavam. Momento em que uma das vítimas teria saído correndo e gritado por socorro. Um policial à paisana que estava na residência teria saído e sido recebido a tiros por um dos meliantes. O policial teria revidado e atingido Roberto Marcena, que estaria de posse de uma espingarda calibre 12. O outro indivíduo conseguiu fugir embrenhando em um matagal. Após ter sido imobilizado, o policial solicitou reforços da Polícia Militar, que compareceu ao local e encaminhou Roberto para o Hospital de Barra da Estiva, onde, devido à gravidade dos ferimentos, foi transferido para o Hospital de Base de Vitória da Conquista.

Maia assume Presidência da República devido viagem oficial de Temer

  • 20 Jun 2017
  • 08:11h

(Foto: Marcos Corrêa/PR)

O presidente Michel Temer embarcou na tarde desta segunda-feira (19) para a Europa, onde vai participar, ao longo da semana, de reuniões com autoridades da Rússia e da Noruega. Na ausência do chefe do Executivo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), vai assumir a Presidência da República. A viagem de Temer ocorre em meio a um momento de turbulência política no governo. Desde que vieram a público as delações de executivos da JBS, que apontam o presidente como beneficiário de propina da empresa, Temer tem tentado negar as denúncias e, ao mesmo tempo, evitar a fuga de partidos aliados da base do governo. Pouco antes de embarcar, o presidente divulgou um vídeo no Twitter no qual destacou a importância de sua viagem ao continente europeu para tentar ampliar o mercado brasileiro e aproveitou para mandar um recado para Joesley Batista. Segundo o peemedebista, criminosos "não sairão impunes" e serão responsabilizados pelos atos ilícitos que praticaram.

Bahia: Avó é presa após tentar matar netos envenenados

  • 19 Jun 2017
  • 20:05h

Foto: Ilustração

Uma mulher de 57 anos foi presa nesta segunda-feira (19), em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, após tentar matar por envenenamento os dois netos, de 11 e 14 anos, que são portadores de necessidades especiais. Segundo a Polícia Civil, Maria Margarida dos Santos confessou o crime e alegou em depoimento que colocou chumbinho no café das crianças por não ter condições de criá-los, já que a mãe deles, sua filha, tem problemas mentais e também não pode cuidar deles. Ela residia com os netos no bairro de Itinga. Moradores da região perceberam que as crianças estavam passando mal e acionaram a Polícia Militar. Uma guarnição da 81ª CIPM socorreu os meninos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itinga. De acordo com a delegada Elaine Laranjeira, titular da 27ª DT/Itinga, os garotos deram entrada na unidade de saúde em estado grave, mas já se encontram estáveis. Os alimentos envenenados e o chumbinho foram encaminhados para perícia. Maria Margarida foi autuada em flagrante por tentativa de homicídio e ficará à disposição da Justiça.

Temer vai à Justiça contra Joesley e o acusa de calúnia, injúria e difamação

  • G1
  • 19 Jun 2017
  • 18:01h

Foto: Reprodução

A defesa do presidente Michel Temer protocolou na Justiça nesta segunda-feira (19) uma queixa de crime por calúnia, injúria e difamação contra o dono do grupo J&S e delator da Lava Jato, Joesley Batista. A ação será analisada pelo juiz Marcus Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal de Justiça do Distrito Federal. Se o magistrado entender que o pedido tem pertinência, ele abre uma ação penal contra o empresário, que passa a ser réu no processo. Caso contrário, pode arquivar o caso. A defesa de Temer também acionou a Justiça de Brasília com um processo civil, para exigir indenização de Joesley por danos morais. Essa segunda ação será analisada em separado e será conduzida por outro juiz, ainda não informado na consulta processual. As ações foram apresentadas após a acusação do empresário, em entrevista à revista Época, de que Temer chefia "a maior e mais perigosa organização criminosa do Brasil". Na reportagem, o empresário também afirma que o presidente não fazia "cerimônia" ao pedir dinheiro para o PMDB. Ele descreve uma relação de intimidade com o presidente. Neste domingo, após a publicação da entrevista, Temer já havia anunciado que iria à Justiça contra o que chamou de "mentiras" contadas por Joesley. Em nota à imprensa, o Palácio do Planalto chamou o empresário de "bandido notório".Nesta segunda, o Palácio do Planalto divulgou vídeo no qual o presidente afirma, sem citar o nome de Joesley, que "criminosos não sairão impunes" em seu governo.

Projeto inclui na Lei Maria da Penha pessoas transgêneras e transexuais

  • Tribuna da Bahia
  • 19 Jun 2017
  • 17:00h

Foto: Ilustração

Projeto do senador Jorge Viana (PT-AC) quer incluir entre as pessoas protegidas pela Lei Maria da Penha as mulheres transgêneras e transexuais, ou seja, pessoas que não nasceram biologicamente do sexo feminino, mas que sentem-se ou optam por ser mulheres. O senador explica que o texto do PLS 191/2017 reconhece como justo que pessoas que se identificam como integrantes do gênero feminino tenham o direito à proteção, principalmente, por causa do alto número de agressões identificadas no ambiente doméstico e também nas ruas.

Dom Basílio: Motocicletas colidem na ba-148; dois ficam feridos

  • L12 Sudoeste
  • 19 Jun 2017
  • 16:06h

Foto: Reprodução/L12

Duas pessoas ficaram feridas após um acidente envolvendo duas motocicletas na BA-148, trecho localizado nas proximidades do Bairro Santa Luzia, no município de Dom Basílio. O acidente aconteceu neste domingo (18). Por circunstâncias até então desconhecidas, as duas motos acabaram colidindo, sendo os seus condutores arremessados ao solo. Ainda, conforme informações, uma das motos era pilotada por uma mulher, que acabou atendida no local apresentando alguns ferimentos. A outra motocicleta era pilotada por um homem, que também sofreu escoriações na cabeça. As duas vítimas foram conduzidas a um hospital. O trecho já foi palco de vários acidentes, em sua maioria com vítimas fatais.

Servidores da Justiça entram em greve e param juizados na Bahia

  • G1 Bahia
  • 19 Jun 2017
  • 15:07h

Foto: Ilustração

Os trabalhadores do Judiciário entraram em greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (19), de acordo com o Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sintaj). Conforme o sindicato, a paralisação afeta os juizados especiais, os juizados da Infância e Juventude e as secretarias do Tribunal em todo o estado. Durante a greve, apenas 30% do efetivo está em atividade nas unidades judiciárias, que vão priorizar a expedição de liminares de urgência, como casos de saúde e religamento de água e luz. A greve foi deflagrada em assembleia no dia 9. Os servidores buscam o pagamento do reajuste linear, da Vantagem Pessoal de Eficiência (VPE) para os servidores que ainda não a recebem, além dos passivos devidos pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Os trabalhadores também querem regulamentação das férias e tratamento isonômico entre todos os membros do tribunal.

Correios encerram serviço e-Sedex a partir desta segunda

  • 19 Jun 2017
  • 14:00h

Foto: Reprodução

Os Correios descontinuaram a partir desta segunda-feira (19) o serviço de e-Sedex. O motivo, segundo a empresa, é a aprovação de sua nova política comercial. "Dessa forma, todas as postagens de encomendas deverão ser realizadas por SEDEX ou PAC", disseram os Correios em nota. O E-Sedex era o serviço de encomenda expressa dos Correios para produtos adquiridos pela internet. Já o PAC é o serviço de encomenda da linha econômica para o envio exclusivo de mercadoria e o Sedex, de encomenda expressa de documentos e mercadorias. Os Correios informaram ainda que prossegue com a implantação de um novo serviço voltado às entregas de mercadorias compradas via internet, o Correios Log. No entanto, não foi informado quando o novo serviço entrará em operação.

Número de pedidos de refúgio no Brasil sobe 23%

  • G1
  • 19 Jun 2017
  • 13:11h

Foto: Reprodução

Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, com a sigla ACNUR em português, divulgou nesta segunda-feira (19), com base em números do Comitê Nacional dos Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça, que houve aumento nos números de refugiados e no de pedidos de refúgios no Brasil em 2016. Em 2016, o número de refugiados no país subiu 9,3% e o número de pedidos de refúgio cresceu 23,6% no último ano em comparação a 2015.mConflitos locais, guerra civil e fome fizeram com que o número de refugiados e deslocados no mundo aumentasse ainda mais em 2016, segundo relatório divulgado nesta segunda. Os dados estão tornando a atual crise humanitária a mais grave desde a fundação da ONU, em 1945. Os países com maior número de refugiados são Síria, Afeganistão, Sudão do Sul e Somália, e os países que mais os recebem são Turquia, Paquistão, Líbano, Irã, Uganda, Etiópia e Jordânia. O número de refugiados e deslocados no mundo atingiu 65,6 milhões de pessoas no ano passado, um crescimento de 300 mil na comparação com 2015, segundo o Relatório Global Sobre Deslocamento Forçado em 2016, divulgado pelo Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur). Desse total, 10,3 milhões foram forçadas a deixarem seus lares pela primeira vez (15,7%) e metade são crianças. Crianças que viajavam sozinhas ou separadas de seus pais pediram cerca 75 mil solicitações de refúgio só no ano passado.

Aprovados na primeira chamada do ProUni têm até hoje para confirmar informações

  • Brumado Urgente
  • 19 Jun 2017
  • 12:00h

Foto: Ilustração

Os aprovados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até hoje (19) para comprovar as informações prestadas na inscrição. Estes estudantes devem procurar a instituição de ensino para a qual foi pré-selecionado e apresentar a documentação. O Ministério da Educação alerta que é inteira responsabilidade do candidato verificar, na instituição, os horários e o local para comprovação das informações. A perda do prazo ou a não comprovação implicará, automaticamente, a reprovação do candidato. A lista de selecionados nesta edição do ProUni, para o segundo semestre de 2017, está disponível na página do programa na internet. Neste processo seletivo, o ProUni oferta 147.492 bolsas em 1.076 instituições privadas de educação superior em todo o país. O programa é voltado a alunos da rede pública ou bolsistas integrais da rede particular. O processo seletivo é constituído de duas chamadas sucessivas e o resultado da segunda chamada está previsto para 26 de junho. Neste caso, a comprovação das informações deverá ser feita de 26 a 30 de junho. Ao final das duas chamadas, o candidato poderá, ainda, manifestar interesse em participar da lista de espera, que será usada pelas instituições de ensino na convocação de candidatos para preenchimento de bolsas eventualmente não ocupadas. A lista de espera estará aberta para manifestações entre 7 e 10 de julho, na página do ProUni. As instituições poderão consultá-la a partir de 13 de julho e, nesse caso, o candidato deverá comparecer à instituição e entregar a documentação em 17 e 18 de julho.

 

Itapetinga: Motorista atropela criança cadeirante e morre após capotar o carro

  • Itapetinga na Mídia
  • 19 Jun 2017
  • 11:00h

Foto: Reprodução

Um trágico acidente foi registrado no início da noite deste domingo (18), na movimentada Avenida Júlio José Rodrigues em Itapetinga, nas proximidades da FM Transportes, envolvendo um carro de passeio. O motorista identificado como Watila Soares, morador do Bairro Nova Itapetinga, trafegava pela referida avenida em seu veículo em direção a estação rodoviária. Foi quando inesperadamente atropelou um cadeirante de 5 anos, perdendo o controle da direção, saiu da pista e capotou numa ribanceira, nas proximidades da FM Transportes, na entrada de acesso ao Bairro Vila Rosa. Watila Soares teve seu corpo arremessado para fora do veículo e morreu no local. O veículo ainda atingiu a parede de uma residência. A criança atropelada de nome Victor Ramos da Silva, foi socorrida pelo SAMU e encaminhada ao Hospital Cristo Redentor, com suspeita de TCE, sendo transferida em seguida para o Hospital de Base de Vitória da Conquista.

Congresso tenta manter votações em que STF decide prisão de Aécio

  • G1
  • 19 Jun 2017
  • 10:00h

Foto: Reprodução

A Câmara e Senado vão tentar manter as votações de projetos considerados importantes pela base governista em uma semana incomum em Brasília. Na próxima terça-feira (20), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar duas ações relacionadas ao senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), presidente licenciado do partido. Uma delas, apresentada Procuradoria-Geral da República (PGR), é um pedido de prisão do tucano. A outra é um recurso da defesa de Aécio para reverter o seu afastamento das atividades parlamentares, determinado pelo ministro Edson Fachin no dia 18 de maio. Senadores vão acompanhar os desdobramentos desses julgamentos, uma vez que, caso o pedido de prisão seja acolhido pela Corte, a Constituição prevê que o Senado se reúna para decidir se mantém, ou não, a prisão. Os festejos juninos são outro fator que pode dificultar as votações no Congresso. Tradicionalmente, nesta época do ano, a presença de parlamentares diminui na Câmara e no Senado.