Servidores da Justiça entram em greve e param juizados na Bahia

  • G1 Bahia
  • 19 Jun 2017
  • 15:07h

Foto: Ilustração

Os trabalhadores do Judiciário entraram em greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (19), de acordo com o Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sintaj). Conforme o sindicato, a paralisação afeta os juizados especiais, os juizados da Infância e Juventude e as secretarias do Tribunal em todo o estado. Durante a greve, apenas 30% do efetivo está em atividade nas unidades judiciárias, que vão priorizar a expedição de liminares de urgência, como casos de saúde e religamento de água e luz. A greve foi deflagrada em assembleia no dia 9. Os servidores buscam o pagamento do reajuste linear, da Vantagem Pessoal de Eficiência (VPE) para os servidores que ainda não a recebem, além dos passivos devidos pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Os trabalhadores também querem regulamentação das férias e tratamento isonômico entre todos os membros do tribunal.

Correios encerram serviço e-Sedex a partir desta segunda

  • 19 Jun 2017
  • 14:00h

Foto: Reprodução

Os Correios descontinuaram a partir desta segunda-feira (19) o serviço de e-Sedex. O motivo, segundo a empresa, é a aprovação de sua nova política comercial. "Dessa forma, todas as postagens de encomendas deverão ser realizadas por SEDEX ou PAC", disseram os Correios em nota. O E-Sedex era o serviço de encomenda expressa dos Correios para produtos adquiridos pela internet. Já o PAC é o serviço de encomenda da linha econômica para o envio exclusivo de mercadoria e o Sedex, de encomenda expressa de documentos e mercadorias. Os Correios informaram ainda que prossegue com a implantação de um novo serviço voltado às entregas de mercadorias compradas via internet, o Correios Log. No entanto, não foi informado quando o novo serviço entrará em operação.

Número de pedidos de refúgio no Brasil sobe 23%

  • G1
  • 19 Jun 2017
  • 13:11h

Foto: Reprodução

Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, com a sigla ACNUR em português, divulgou nesta segunda-feira (19), com base em números do Comitê Nacional dos Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça, que houve aumento nos números de refugiados e no de pedidos de refúgios no Brasil em 2016. Em 2016, o número de refugiados no país subiu 9,3% e o número de pedidos de refúgio cresceu 23,6% no último ano em comparação a 2015.mConflitos locais, guerra civil e fome fizeram com que o número de refugiados e deslocados no mundo aumentasse ainda mais em 2016, segundo relatório divulgado nesta segunda. Os dados estão tornando a atual crise humanitária a mais grave desde a fundação da ONU, em 1945. Os países com maior número de refugiados são Síria, Afeganistão, Sudão do Sul e Somália, e os países que mais os recebem são Turquia, Paquistão, Líbano, Irã, Uganda, Etiópia e Jordânia. O número de refugiados e deslocados no mundo atingiu 65,6 milhões de pessoas no ano passado, um crescimento de 300 mil na comparação com 2015, segundo o Relatório Global Sobre Deslocamento Forçado em 2016, divulgado pelo Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur). Desse total, 10,3 milhões foram forçadas a deixarem seus lares pela primeira vez (15,7%) e metade são crianças. Crianças que viajavam sozinhas ou separadas de seus pais pediram cerca 75 mil solicitações de refúgio só no ano passado.

Aprovados na primeira chamada do ProUni têm até hoje para confirmar informações

  • Brumado Urgente
  • 19 Jun 2017
  • 12:00h

Foto: Ilustração

Os aprovados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até hoje (19) para comprovar as informações prestadas na inscrição. Estes estudantes devem procurar a instituição de ensino para a qual foi pré-selecionado e apresentar a documentação. O Ministério da Educação alerta que é inteira responsabilidade do candidato verificar, na instituição, os horários e o local para comprovação das informações. A perda do prazo ou a não comprovação implicará, automaticamente, a reprovação do candidato. A lista de selecionados nesta edição do ProUni, para o segundo semestre de 2017, está disponível na página do programa na internet. Neste processo seletivo, o ProUni oferta 147.492 bolsas em 1.076 instituições privadas de educação superior em todo o país. O programa é voltado a alunos da rede pública ou bolsistas integrais da rede particular. O processo seletivo é constituído de duas chamadas sucessivas e o resultado da segunda chamada está previsto para 26 de junho. Neste caso, a comprovação das informações deverá ser feita de 26 a 30 de junho. Ao final das duas chamadas, o candidato poderá, ainda, manifestar interesse em participar da lista de espera, que será usada pelas instituições de ensino na convocação de candidatos para preenchimento de bolsas eventualmente não ocupadas. A lista de espera estará aberta para manifestações entre 7 e 10 de julho, na página do ProUni. As instituições poderão consultá-la a partir de 13 de julho e, nesse caso, o candidato deverá comparecer à instituição e entregar a documentação em 17 e 18 de julho.

 

Itapetinga: Motorista atropela criança cadeirante e morre após capotar o carro

  • Itapetinga na Mídia
  • 19 Jun 2017
  • 11:00h

Foto: Reprodução

Um trágico acidente foi registrado no início da noite deste domingo (18), na movimentada Avenida Júlio José Rodrigues em Itapetinga, nas proximidades da FM Transportes, envolvendo um carro de passeio. O motorista identificado como Watila Soares, morador do Bairro Nova Itapetinga, trafegava pela referida avenida em seu veículo em direção a estação rodoviária. Foi quando inesperadamente atropelou um cadeirante de 5 anos, perdendo o controle da direção, saiu da pista e capotou numa ribanceira, nas proximidades da FM Transportes, na entrada de acesso ao Bairro Vila Rosa. Watila Soares teve seu corpo arremessado para fora do veículo e morreu no local. O veículo ainda atingiu a parede de uma residência. A criança atropelada de nome Victor Ramos da Silva, foi socorrida pelo SAMU e encaminhada ao Hospital Cristo Redentor, com suspeita de TCE, sendo transferida em seguida para o Hospital de Base de Vitória da Conquista.

Congresso tenta manter votações em que STF decide prisão de Aécio

  • G1
  • 19 Jun 2017
  • 10:00h

Foto: Reprodução

A Câmara e Senado vão tentar manter as votações de projetos considerados importantes pela base governista em uma semana incomum em Brasília. Na próxima terça-feira (20), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar duas ações relacionadas ao senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), presidente licenciado do partido. Uma delas, apresentada Procuradoria-Geral da República (PGR), é um pedido de prisão do tucano. A outra é um recurso da defesa de Aécio para reverter o seu afastamento das atividades parlamentares, determinado pelo ministro Edson Fachin no dia 18 de maio. Senadores vão acompanhar os desdobramentos desses julgamentos, uma vez que, caso o pedido de prisão seja acolhido pela Corte, a Constituição prevê que o Senado se reúna para decidir se mantém, ou não, a prisão. Os festejos juninos são outro fator que pode dificultar as votações no Congresso. Tradicionalmente, nesta época do ano, a presença de parlamentares diminui na Câmara e no Senado.

Conquista: Morre mais uma vítima de acidente trágico na BR-116 que vitimou idosos

  • Conquista Urgente
  • 19 Jun 2017
  • 09:14h

Foto: Reprodução/PRF

Faleceu na manhã de hoje (domingo) no Hospital de Base, em Vitória da Conquista, a terceira vítima de um acidente trágico que aconteceu na última quinta-feira (15) na BR-116, trecho próximo ao Bairro Campinhos. A vítima, identificada como Edivaldo, não resistiu e faleceu na unidade. As outras duas vítimas fatais foram dois idosos (marido e esposa), moradores da Zona Oeste. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), dois carros bateram de frente após um dos veículos invadir a pista contrária, na altura do km 9,8, trecho do anel viário de Vitória da Conquista, região sudoeste. Os idosos Dona Odete e Seu Valdir, figuras muito queridas na cidade, não resistiram aos ferimentos e morreram no local.

JBS teme ser retaliada pelo governo Temer

  • 19 Jun 2017
  • 08:24h

Foto: Reprodução

Executivos da JBS procuraram dirigentes da Receita Federal preocupados com especulações de que o governo havia determinado uma devassa nas contas da empresa. Seria uma retaliação pelo fato de Joesley Batista ter acusado o presidente Michel Temer de receber propina em depoimento de delação premiada. Os interlocutores da empresa receberam uma negativa como resposta, mas foram avisados de que há vários procedimentos instaurados envolvendo firmas do grupo J&F e outros serão abertos com base nos crimes que seus donos confessaram. Na conversa com a alta cúpula da Receita, o representante da JBS mencionou ter ouvido dizer que José Guilherme Antunes de Vasconcelos, superintendente do órgão em SP, é muito próximo ao presidente Michel Temer.

Guanambi: Motociclista morre após colisão com ônibus da Novo Horizonte

  • Guanambi FM
  • 18 Jun 2017
  • 14:00h

Foto: Reprodução

Um motociclista morreu em um acidente envolvendo um ônibus da empresa Novo Horizonte e uma moto, no final da manhã deste sábado (17), na Avenida Governador Nilo Coelho, próximo ao Condomínio Boullevard, em Guanambi, no sudoeste baiano. Conforme informações de testemunhas, o motociclista identificado por Gilberto Rocha Lima de 32 anos, teria colidido frontalmente após tentar fazer uma ultrapassagem. Segundo informações de pessoas repassadas à reportagem, após ser atingido Gilberto perdeu o controle e caiu. Ele foi socorrido pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel a Urgência (SAMU) e encaminhada ao Hospital Regional, mas não resistiu. Em contato com o Regional, o portal Folha do Vale foi informado que só membro da família poderia obter essa informação. 

TSE lança campanha nas redes sociais para acabar com mitos eleitorais

  • 18 Jun 2017
  • 12:00h

Foto: Ilustração

Com o objetivo de esclarecer questões sobre o processo de votação, opções de voto e o resultado de uma eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lança neste domingo (18) em suas redes sociais a campanha Mitos Eleitorais. O primeiro tema a ser abordado na fanpage, no Facebook e no perfil do tribunal no Twitter será "Votar nulo anula uma eleição?". A ideia da campanha, que será veiculada este mês e em julho, é desmistificar alguns temas e esclarecer o eleitor brasileiro. Para isso, foram criados nove vídeos de curta duração, animados, com infográficos para as redes sociais. Os demais temas da campanha são "Voto em branco vai para quem está ganhando?", "Voto em branco é igual a voto nulo?", "É eleito sempre o candidato que possui mais votos?", "Quem não votou na última eleição não pode votar na próxima?", "Depois da eleição é possível saber em quem o eleitor votou?", "Quem é convocado para ser mesário, será convocado sempre?", "Ninguém pode ser preso no dia da eleição?" e "O eleitor pode votar usando a camiseta do seu partido?". No Twitter do tribunal, o eleitor também pode participar de um jogo para testar seus conhecimentos.

Planalto diz que Temer processará Joesley por dizer

  • G1
  • 18 Jun 2017
  • 10:00h

Foto: Reprodução

Secretaria de Comunicação da Presidência da República informou na tarde deste sábado (17), por meio de nota, que o presidente Michel Temer ingressará na próxima segunda com ações na Justiça contra o dono do grupo J&F, Joesley Batista. No texto, a Presidência critica o acordo de delação premiada firmado pelo empresário e o chama de "bandido notório". A nota foi divulgada após a divulgação de uma entrevista de Joesley à revista "Época". Na reportagem, o empresário acusa o presidente de liderar "a maior e mais perigosa organização criminosa do Brasil" e afirma que Temer não tinha "cerimônia" para pedir dinheiro para o PMDB. Na nota, o Palácio do Planalto acusa o empresário de "desfiar mentiras" na entrevista e aponta "inverdades" que teriam sido narradas por Joesley à revista. "Em entrevista, ele diz que o presidente sempre pede algo a ele nas conversas que tiveram. Não é do feitio do presidente tal comportamento mendicante. Quando se encontraram, não se ouve ou se registra nenhum pedido do presidente a ele. E, sim, o contrário. Era Joesley quem queria resolver seus problemas no governo, e pede seguidamente. Não foi atendido antes, muito menos depois", afirma a nota. Logo depois, o Palácio do Planalto passa a criticar o acordo de delação premiada firmado entre Joesley Batista e o Ministério Público Federal. Segundo a nota, os crimes admitidos pelo empresário "somariam mais de 2000 mil anos de detenção". O acordo de Joesley vem sendo criticado por diversos políticos citados nos depoimentos. Isso porque, pelo acordo, o empresário receberá perdão judicial das ações em andamento na Lava Jato e não será denunciado como réu em novas ações penais. 

Mulher é presa por transportar 23 kg de maconha em Vitória da Conquista

  • 18 Jun 2017
  • 08:01h

Foto: Reprodução/PF

Uma mulher de 32 anos foi presa por transportar 23 kg de maconha em um ônibus, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo interestadual em que a suspeita estava foi parado por agentes em um trecho da BR-116, na noite de sexta-feira (16). Conforme a PRF, a mulher presa disse que a droga vinha de Campo Grande (MS) e seria levada para Salvador. De acordo com a PRF, a suspeita receberia R$ 1.500 pelo transporte do entorpecente. Ela e o material apreendido foram levados para o Distrito Integrado de Segurança Pública de Vitória da Conquista.

Nova técnica reduz a necessidade de cirurgia de coração

  • Veja
  • 17 Jun 2017
  • 18:00h

Foto: Ilustração

Os procedimentos intervencionistas ou menos invasivos ganham cada vez mais espaço na medicina. No campo da cardiologia, há algum tempo, as cirurgias de revascularização (ponte de safena ou mamária) perderam espaço para a angioplastia e pesquisas indicam que esta tende a ser substituída, sempre que possível, pelos tratamentos clínicos, com remédios. Entretanto, essa última opção não é uma possibilidade para todos. Em pacientes com obstrução total crônica – quando uma artéria está há mais de três meses completamente obstruída pelo acúmulo de colesterol, placas de tecido fibroso e outras substâncias, como cálcio – e sintomas de isquemia grave, como angina (dor ou desconforto no peito), falta de ar e cansaço, a administração de medicamentos poderá não ser suficiente para lhes devolver a qualidade de vida. Felizmente, uma técnica desenvolvida no Japão surge como uma nova esperança para estes casos. Chamada de cart reverso ou abordagem retrógrada, o método, que é um aprimoramento da angioplastia tradicional, é capaz de alcançar, nas mãos de um profissional experiente, uma taxa de sucesso de 90% na remoção de obstruções totais crônicas graves, contra cerca de 70% do método tradicional. A inovação consiste em desobstruir a oclusão de baixo para cima. Tradicionalmente, isso é feito de cima para baixo (anterógrada), no sentido do fluxo sanguíneo. Segundo Marcelo Harda Ribeiro, cardiologista intervencionista do Hospital SOS Cardio e médico pesquisador pelo Hospital Israelita Albert Einstein, a probabilidade de desobstrução no sentido contrário ao fluxo sanguíneo é maior porque, nessa região, a placa tem menos fibrose e cálcio, o que facilita a abertura com o cateter e a colocação do stent, que esmaga a placa de gordura e previne novos acúmulos.

Joesley Batista diz: “Temer é o chefe da quadrilha mais perigosa do Brasil”

  • ÉPOCA
  • 17 Jun 2017
  • 16:00h

Foto: Reprodução

Na manhã da quinta-feira (15), o empresário Joesley Batista, um dos donos do grupo J&F, recebeu ÉPOCA para conceder sua primeira entrevista exclusiva desde que fechou a mais pesada delação dos três anos de Lava Jato. Em mais de quatro horas de conversa, precedidas de semanas de intensa negociação, Joesley explicou minuciosamente, sempre fazendo referência aos documentos entregues à Procuradoria-Geral da República, como se tornou o maior comprador de políticos do Brasil. Discorreu sobre os motivos que o levaram a gravar o presidente Michel Temer e a se oferecer à PGR para flagrar crimes em andamento contra a Lava Jato. Atacou o presidente, a quem acusa, com casos e detalhes inéditos, de liderar “a maior e mais perigosa organização criminosa do Brasil” – e de usar a máquina do governo para retaliá-lo. Contou como o PT de Lula “institucionalizou” a corrupção no Brasil e de que modo o PSDB de Aécio Neves entrou em leilões para comprar partidos nas eleições de 2014. O empresário garante estar arrependido dos crimes que cometeu e se defendeu das acusações de que lucrou com a própria delação. No site da ÉPOCA você confere a entrevista completa; http://epoca.globo.com/politica/noticia/2017/06/joesley-batista-temer-e-o-chefe-da-quadrilha-mais-perigosa-do-brasil.html

Preço do combustível cai e gasolina é encontrada por R$ 3,14 na Capital

  • 17 Jun 2017
  • 14:00h

Foto: Ilustração

O preço médio da gasolina reduziu 2,3% e do diesel 5,8%, conforme anúncio da Petrobras na última quarta-feira (14) e quem abastece em Salvador consegue perceber os reflexos da queda. Em alguns postos da capital baiana é possível encontrar gasolina por R$ 3,14, apesar do preço médio chegar a R$ 3,44. Antes da redução, o preço da gasolina variou entre R$ 3,54 e R$ 3,79. Mesmo com a redução, quem abastece em Salvador não deixa de procurar o melhor preço, como é o caso do taxista Erivan da Silva. “A gente que vai rodando a cidade, vai vendo os preços e onde estiver melhor, a gente já entra e coloca”, disse. O diesel é outro combustível que reduziu o preço e custa em média R$3,18. O valor antigo, em média, era de R$ 3,29. Agora, quem tem carro a diesel pode economizar R$0,11 por litro.