- Da Redação
- 28 Ago 2014
- 07:19h
Slater publicou foto com Medina (Foto: Reprodução/Instagram)
Considerado o maior surfista da história, Kelly Slater elogiou o brasileiro Gabriel Medina, que o superou na etapa do Mundial de Surfe em Teahupoo, no Taiti, no início da semana. No Instagram, Slater postou uma imagem ao lado do brasileiro e elogiou o colega. "Parabéns Gabriel Medina por sua performance nesta semana. Não se fala de outra coisa, senão deste garoto, e com razão. Ele é o cara mais perigoso do mundo do surfe. Ele consegue e vence em ondas e condições nas quais ele não tem muita experiência e ninguém sabe o que esperar dele. Ele é mais determinado e faminto por vitória do que qualquer outro surfista. Ele passou por todos os testes. Farei o possível para tentar parar este garoto. Sou um grande fã do surfe dele, ele é um cara muito legal", escreveu Slater. Com apenas 20 anos, Medina conseguiu vencer a etapa que é considerada a mais difícil da temporada. Ele disputou a final com Slater e venceu por somente três centésimos. Faltam quatro etapas para o fim do Mundial, liderado por Medina com folga. O brasileiro está 7 mil pontos à frente do segundo colocado, justamente Slater. Medina tem chances reais de se tornar o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe.
- Informações do Blog do Anderson
- 28 Ago 2014
- 07:08h
(Foto: Reprodução)
Grande massa da população conquistense está amedrontada tom a onda de boatos de estupros. Em dez dias foram oito casos registrados no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), mas em redes sociais o número é bem maior. O fato mais recente, confirmado pela Polícia Civil, aconteceu na noite desta quarta-feira (27) com uma vítima de quinze anos que foi abordada no Terminal da Lauro de Freitas. Segundo relato à Polícia, o criminoso teria seguido com a adolescente, como passageiros, até o Jardim Guanabara, cometendo agressões nos fundos do Hospital Geral de Vitória da Conquista. Conforme o Blog do Anderson noticiou, as investigações apontam para seis diferentes autores. Um adolescente e um homem foram ouvidos no DISEP e liberados. Outro segue detido no Presídio Advogado Nilton Gonçalves. Se for verídico o caso desta quarta-feira.
- Brumado Urgente
- 27 Ago 2014
- 23:42h
(Fotos: Polícia Civil)
Por meio de uma ampla investigação, agentes da 20ª Coorpin, juntamente com policiais militares efetuaram uma prisão muito representativa na tarde desta quarta-feira (27), onde foi conduzido para a Depol, Hildo Rocha de Oliveira, conhecido como Índio na região, com o qual foi encontrado um verdadeiro arsenal. Segundo as informações colhidas pela Polícia, ele estava realizava manutenção em armas que eram enviadas de diversos municípios da região. Na residência foram encontrados 2 revólveres sendo uma com numeração raspada; 1 pistola; 2 espingardas, sendo uma calibre 20 e outra calibre 32, uma espingarda artesanal, espingarda de ar comprimido, cartuchos diversos de calibres 38, 32, 22, 20, 32, 12, 36, 40, além de uma touca ninja e blusão camuflado do exército. E outros objetos de armas diversas que estão sendo catalogados. Os índices são de que o “armeiro” estaria a serviço do crime na região e as investigações deverão ser intensificadas neste sentido.
- Por Dr. Cleio Diniz
- 27 Ago 2014
- 18:29h
(Foto: Brumado Urgente)
Há muito se fala do problema da violência, não só no Estado, ou a nível Brasil, mas em nossa região. Às vezes mais, às vezes menos, e este vai e vem da indignação pode estar apontando para um acontecimento muito maior e muito mais preocupante que a própria violência, ou seja, pode estar nascendo um indício de que a população está se acostumando com a situação, se acostumando com a violência e com a inércia das autoridades.
Pode causar espanto e dúvidas esta colocação, contudo, observemos que, nos últimos dias a violência tem tomado conta das páginas de noticiários, em todas suas esferas, onde Brumado por mais de uma vez fez parte do noticiário estadual através de uma das maiores redes de televisão, e tudo em razão de vários homicídios, e não estamos aqui falando de mortes provocadas por confronto com a Polícia em cumprimento de seu dever, e sim em execuções realizadas a frente de uma escola e ao lado da Delegacia de Polícia. Quanta ousadia.
Estamos falando de um crime considerado pela legislação com um dos mais repulsivos, e talvez somente por isto tenha chamado tanta atenção, e assim perguntamos: e como ficam os crimes de menor potencial ofensivo, segundo a legislação penal?
E é neste ponto que levanto a tese de que a população pode estar se acostumando a violência, pois os crimes considerados menores, como pequenos furtos, apesar de preocupantes não causam mais tanta indignação ao ponto de fazer o cidadão se levantar e gritar “chega”, ao ponto de chamar a atenção da imprensa, ao ponto de fazer parte das estatísticas e pesquisas que formam o ranking da violência. E estes crimes continuam crescendo, mesmo quando se fala menos sobre o assunto e se passa a impressão que tudo esta bem.
Por acaso estamos adotando a política egoísta: “não é comigo”? ou a que diz:” não vale a pena, da muito trabalho”?, ou: “ é culpa do governo, do judiciário, eles que resolvam”? ou ainda a mais bizarra: “fazer o que?” Certo é que estamos vivendo a culpa pela omissão, permitindo, pela preguiça a implantação da supremacia do crime.
- Daniel Simurro | Brumado Urgente
- 27 Ago 2014
- 18:12h
Os moradores Antônio Amorim Lima, Maria Geni das Silva Santos e Marinalva Andrade estão no limite com a situação da poluição na Vila Presidente Vargas (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)
A situação da emissão de poluentes pela empresa mineradora Magnesita S.A eclodiu nos últimos dias, onde os moradores da Vila Presidente Vargas, localidade onde a fábrica está instalada, iniciaram uma série de manifestações exigindo uma ação urgente no sentido de, no mínimo, conter os altos índices de poluição vêm causando uma forte indignação. O aumento de casos de crises respiratórias e de outras enfermidades, principalmente em crianças, vem tirando o sono dos moradores que apelaram para a Câmara de Vereadores de Brumado, que formou uma comissão para buscar uma solução para o problema. A comissão esteve visitando a localidade e constatou a revolta dos moradores, que afirmaram não mais suportar a situação. O Brumado Urgente acompanhou a visita e falou com alguns moradores que atestaram que o problema que era grave, piorou ainda mais nos últimos dias. O aposentado Antônio Amorim Lima disse que “já são 25 anos de sofrimento com essa poluição, mas nos últimos dias a coisa ficou insuportável. Eu estou vivendo a base de remédios e minha saúde está muito abalada”. A também aposentada Maria Geni da Silva Santos expressou que “já são 40 anos que resido aqui na Vila, mas nas últimas décadas esse problema da poluição vem se agravando gradativamente, mas agora, está insuportável. A prova é tanto que vou ter que trocar todo o telhado da minha casa, pois a fuligem que é expelida das chaminés fez com que as telhas ficassem grudadas. Vivo doente e não suporto mais essa situação, por isso espero que as autoridades competentes resolvam logo essa questão”. Por fim foi ouvida a agente de Saúde, Marinalva Andrade que garantiu que “os casos de doença em nossa comunidade aumentaram muito nos últimos dias, sendo que as crianças e os recém-nascidos são as grandes vítimas. Acho que devido o tempo seco os poluentes vão mais longe e atingem praticamente toda a vila, afetando a tudo e a todos”.
- Daniel Simurro | Brumado Urgente
- 27 Ago 2014
- 16:35h
A comissão de vereadores está resoluta em levar as denúncias ao MPF, INEMA e ABTN visando acabar com os altos índices de poluição na V.P. Vargas (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)
A situação da emissão de poluentes por parte da empresa mineradora Magnesita que atingem a Vila Presidente Vargas já dura cerca de 30 anos, mas, agora, já ultrapassou a barreira do tolerável, onde os moradores confirmam que os casos de doenças respiratórias, principalmente entre as crianças, tiveram um aumento muito preocupante. Na manhã desta quarta-feira (27) o Brumado Urgente acompanhou uma comissão da Câmara de Vereadores de Brumado, formada pelos vereadores Édio Pereira, Zé Carlos de Jonas, Zé Ribeiro e Santinho, numa visita à localidade para que ficasse atestada a gravidade da situação. Foram ouvidos inúmeros moradores e verificadas algumas residências, se comprovando a forte emissão de poluentes. Numa visita à residência do aposentado Antônio Amorim Lima, onde fica instalada uma espécie de central medidora dos níveis de poluição, uma situação acabou ficando no campo dos enigmas, porque, segundo testemunhas, nas primeiras horas da manhã, dois funcionários da empresa estiveram no local, limparam os equipamentos, desligando os mesmos em seguida. Ainda houve informações que funcionários e máquinas de empresas prestadoras de serviços da Magnesita trabalharam a noite inteira retirando material advindo dos fornos e molhando os locais com carros pipas para que as provas não ficassem expostas.

Os vereadores confirmaram que os equipamentos que medem a poluição no local estavam desligados (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)
Após uma vasta inspeção em casas e estabelecimentos comerciais, a comissão de vereadores firmou a decisão de entrar com uma representação no MPF - Ministério Público Federal, no INEMA - Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia e também na ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, órgão que regula a emissão do Certificado ISO, para que medidas urgentes sejam tomadas para cessar essa situação de emissão de poluentes. Segundo o vereador Zé Carlos de Jonas “esta é uma questão de saúde pública, então as ações que irão ser tomadas serão contundentes, pois já tentamos ir pela via do diálogo, mas, infelizmente não fomos respeitados, então só no resta essa alternativa de tolerância zero com essa questão”. O vereador Édio Pereira, que já empunhou essa bandeira há cerca de 20 anos atrás, externou a sua indignação ao proferir que “o que vimos aqui hoje foi a gota d’água que fez transbordar o balde da nossa paciência, pois são décadas lutando contra essa situação e nada de efetivo foi realizado, então, infelizmente, não temos outra alternativa a não ser denunciar a Magnesita no Ministério Público Federal, no Inema e na ABTN”. O próximo passo que será dado pela comissão será reunir vários elementos comprobatórios e formatar um dossiê para ser entregue as referidas autoridades. Confira fotos abaixo:
A fumaça avermelhada é facilmente visível em toda a Vila Presidente Vargas (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)
- Daniel Simurro | Brumado Urgente
- 27 Ago 2014
- 13:14h
(Foto: Arquivo Pessoal)
Existem algumas histórias que são verdadeiros exemplos de vida, que mostram a força da superação e da vontade de vencer na vida. Enquanto as redes sociais massificam o estereótipo de uma juventude num grande conflito existencial, existem exemplos notáveis de sucesso e, Brumado, registrou mais uma vez um desses casos, um exemplo vivo desta virtude, que é a trajetória do jovem André Pereira Batista, que já foi morador de rua em Brumado e conseguiu uma grande proeza, digna de todos os aplausos, que foi a graduação no Curso de História pela Universidade Federal da Bahia. Ele que foi bolsista da ENSF – Escola Nossa Senhora de Fátima - é um símbolo do grande trabalho que é desenvolvido por essa instituição escolar, que há 4 décadas vem contribuindo de forma muito positiva, para que jovens como André, possam conseguir o sonho da formação universitária. Em seu depoimento, o agora bacharel em História ressaltou que “cheguei a morar debaixo da ponte, a pedir esmolas e viver somente dos favores das pessoas, mas isso acabou me dando mais força para lutar e mostrar que é possível vencer na vida quando se tem determinação”. Ele também fez questão de enaltecer o trabalho da professora Maria José de Meirelles, proprietária da ENSF citando que “ela sempre foi o meu anjo protetor, porque desde os primeiros momentos em que a procurei, ela se mostrou muito solícita à minha causa, me oferecendo uma bolsa de estudos integral, o que foi fundamental para que alcançasse os meus objetivos”. Ele também fez questão de deixar uma mensagem aos jovens declarando que “infelizmente hoje vivemos numa era onde todos buscam a comodidade, mas para se vencer na vida é preciso coragem para superar os grandes obstáculos do caminho. Não é fácil, mas com perseverança é possível fazer dos sonhos uma realidade. Eu realizei o meu, então todos que se determinarem vão conseguir também”. E encerrou dizendo que “obrigado a todos que me ajudaram nesta trajetória, mas deixo aqui um agradecimento especial à professora Maria José Meirelles, que sempre acreditou em mim, quando ninguém mais quase acreditava”.
(Foto: Arquivo Pessoal)
- Divulgação
- 27 Ago 2014
- 12:36h
Divulgação
As propagandas do Tribunal Superior Eleitoral, quando se aproximam épocas de eleição, transmitem a mensagem que o momento do voto é a “grande festa da democracia” e muitos encaram que este encontro com a urna de dois em dois anos é o único momento em que o cidadão pode participar de forma ativa do sistema democrático.Em favor da reforma política nacional, a fim de diminuir a corrupção e a desigualdade política, o cidadão consciente de seu papel terá a chance de participar da passeata pacífica nesta sexta-feira (29 de Agosto), a partir das 08h00, saindo da Praça Maria Perpétua Cardoso Mangieri, em frente ao Centro Estadual de Educação Profissional – CEEP (antigo Colégio Modelo). O Comitê Municipal para Reforma Política, organizador da passeata, fará na semana da pátria (de 1º à 7 de setembro) em Brumado o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana para a Reforma do Sistema Político. Isto quer dizer que a reforma política deverá ser realizada não pelos políticos que estão no congresso, muitas vezes atrelados a partidos políticos sem interesses na mudança, mas sim por uma assembleia exclusiva para a reforma política. O cidadão pleno sabe que a grande festa da democracia não inclui apenas o direito ao voto para eleger um representante, mas também na participação de ações para uma sociedade mais justa e menos desigual.
O quê: Passeata Pacífica para Reforma do Sistema Político
Quando: Sexta-feira, 29 de agosto, às 08h00
Onde: Em frente ao CEEP (antigo Colégio Modelo) até a feira livre.
- Izidy Ramel - Comunicação
- 27 Ago 2014
- 10:19h
Taísa Maria – Diretora e Nilzete Dias - Orientadora Educacional e Professora de Inglês do E.M. (Foto: Divulgação)
Nos dias 20 e 21 de agosto de 2014 aconteceu o Encontro Anual dos Mantenedores do COC, no Hotel Transamérica, na Ilha de Comandatuba, Una - Bahia onde estiveram, representando o CEMNAS COC, Taísa Maria – Diretora e Nilzete Dias - Orientadora Educacional e Professora de Inglês do Ensino Médio. O Encontro proporcionou aos participantes um vasto conhecimento não só através de excelentes palestras ministradas por especialistas na área de educação, mas também através de um interessante show room de novidades tecnológicas e editoriais do COC. Com a promessa de que ano que vem será ainda melhor, o evento foi encerrado com um jantar de confraternização, seguido de um irreverente show de Stand up Comedy e muita descontração.
(Foto: Divulgação)
- Da Redação
- 27 Ago 2014
- 09:34h
(Foto: Reprodução)
A Justiça Eleitoral apreendeu mais de 4,5 mil placas em Salvador e no interior do estado, em operações de combate à propaganda eleitoral irregular realizadas desde o início do período eleitoral, no dia 6 de julho. Segundo informações do jornal Correio, o balanço mais atualizado do TRE atribui à capital a maior parte do material retirado das ruas: são 4.035 peças publicitárias até terça-feira (26). Feira de Santana responde pelo 2º lugar, com 221 unidades apreendidas; com 66 peças recolhidas, Vitória da Conquista ficou em 3º lugar. Em geral, a punição ocorreu por desrespeito aos critérios estabelecidos pela lei eleitoral, que define dimensões, horários e locais para a instalação das placas em via pública e canteiros.
- Da Redação
- 27 Ago 2014
- 07:07h
Casal postou foto em que aparecem juntos e foram alvos de racismo (Foto: Reprodução Facebook)
A jovem negra D.M e um rapaz branco, L.F, foram alvo de racismo na internet. Os dois são namorados e postaram uma foto em que aparecem juntos. Eles moram em Muriaé, Zona da Mata de Minas Gerais. Foi o suficiente para receberem dezenas de comentários racistas. "Onde comprou essa escrava?", escreveu um internauta. Outro sugeriu que ela havia "roubado o branco para tirar foto". D.M desativou a conta no Facebook mas, antes, criticou as manifestações. "Haverá racismo enquanto as pessoas não entenderem que por dentro somos todos iguais", escreveu. A Polícia Civil informou que vai apurar os fatos e instaurar inquérito quando o casal cormalizar a denúncia e registrar a ocorrência.
- OGlobo
- 27 Ago 2014
- 07:00h
arina, Dilma e Aécio se acusaram no debate (Foto: AFP)
A 40 dias da eleição, o primeiro debate da campanha de 2014 entre candidatos a presidente, ontem na TV Bandeirantes, tornou a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, alvo prioritário de seus dois principais adversários: o ex-governador Aécio Neves (PSDB) e a ex-senadora Marina Silva (PSB). Logo no início do bloco que permitia perguntas entre os candidatos, pelo menos um tema uniu, em perguntas distintas, Aécio e Marina contra Dilma: a situação da economia. Levando para o debate ecos das manifestações de junho de 2013, Marina citou os pactos pela mobilidade urbana e pelo controle da inflação."Por que eles não foram cumpridos?", questionou Marina.A presidente reagiu, afirmando que considerou os pactos cumpridos, que “a inflação está sendo sistematicamente reduzida”, e que tem cumprido o compromisso com a estabilidade econômica. A candidata do PSB reagiu à resposta, com um ataque direto à gestão Dilma, cobrando a reforma política para o país, com uma frase de efeito. "Esse Brasil que a presidente apresentou, quase cinematográfico, não é o Brasil que existe. Nós continuamos parados esperando os ônibus", disse Marina.As críticas à política econômica voltaram, depois de uma pergunta que a própria Dilma fez a Aécio Neves. Garantindo que, em seu governo, teve “a menor taxa de desemprego da história”, a presidente provocou o adversário ao perguntar a ele que medidas impopulares tomaria, a exemplo das que teriam sido tomadas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso:"Eu me sinto lisonjeado em a senhora me olhar e ver o ex-presidente Fernando Henrique. Quem olha para o passado tem medo do futuro. No seu governo, 1,2 milhão de postos de trabalho foram fechados. É um país que não cresce, que não gera emprego. Que tem um conjunto de ações desastradas e desconexas em vários setores como o de energia. O governo do PT surfou nas reformas do Fernando Henrique".Mediado pelo jornalista Ricardo Boechat, o debate reuniu os sete presidenciáveis. O nome do ex-governador Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo há duas semanas, foi citado apenas por Marina Silva, que ocupou seu lugar como candidata à Presidência, logo na apresentação do debate.Ao abordar a questão da economia em sua pergunta para Aécio, Dilma aproveitou também para criticar as altas taxas de desemprego no governo Fernando Henrique Cardoso.Mantendo as fortes críticas, Aécio declarou que o governo Dilma não inspira confiança e que não tem credibilidade por conta de ações que considera “desastradas e desconexas”, além de um intervencionismo forte na economia. E disse ainda que o governo do PT se aproveitou de reformas feitas no governo FH."É preciso que a senhora reconheça que o país não cresce e não gera emprego. O governo que a senhora comanda, infelizmente, perdeu a capacidade de inspirar confiança, credibilidade por um conjunto de ações desastradas, desconexas, um intervencionismo absurdo em setores como o de energia. A grande verdade é que o governo do PT surfou nas reformas feitas no governo do presidente Fernando Henrique. Mas a bendita herança acabou, e os brasileiros estão preocupados com o futuro", afirmou o tucano.
(Foto: Reprodução)
Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) aponta Dilma Rousseff (PT) com 34% das intenções de voto para presidente da República e Marina Silva (PSB), com 29%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 19%, seguido de Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL), com 1% cada um. Os outros seis candidatos somados acumulam 1%.O levantamento indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a ex-senadora teria 45% e a atual presidente, que tenta a reeleição, 36%. Encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, a pesquisa é a primeira do Ibope com Marina Silva como candidata do PSB. No levantamento anterior do instituto, divulgado no último dia 7, o candidato do partido ainda era Eduardo Campos, que morreu em acidente aéreo no último 13. Naquela pesquisa, Dilma tinha 38%, Aécio, 23%, e Campos, 9%. Entre uma pesquisa e outra, a taxa de indecisos passou de 11% para 8%, e a de quem pretende votar em branco ou nulo, de 13% para 7%.
- Correio 24 Horas
- 26 Ago 2014
- 18:12h
Yara Muniz está dormindo há uma semana no chão de sua loja, desde que o marido a tirou de casa (Foto: Divulgação MBB4)
A candidata baiana do Miss Bumbum Brasil de 2014 revelou que está passando por um momento difícil na vida pessoal. Yara Muniz confessou que foi expulsa de casa pelo marido após postar fotos ousadas no Facebook e Instagram. "Estou desesperada. Amo ele demais", disse a comerciante de 27 anos em entrevista ao site Ego. Seguindo o conselho de uma amiga, Yara postou fotos mais sensuais nas redes com o objetivo de conquistar mais votos na competição. "Fiz umas fotos caseiras, de biquíni mesmo. Em um só dia uma delas teve mais de 300 curtidas", relata a baiana natural de Eunápolis. "Só que foi burrada minha, eu sei. Pensei que meu marido não iria ver e se visse iria entender".Por conta da atitude do marido, a miss está dormindo no chão da sua loja de roupas, em São Paulo. Yara, que é casada há cinco anos com um engenheiro, garante que está sofrendo com a atitude do companheiro. Ele ficou dois dias sem falar com ela antes de colocá-la para fora. "Se eu desistir do concurso tenho que pagar uma multa de R$ 30 mil prevista em contrato. Não tenho como arcar com isso", disse a comerciante para o Ego. "Posso vender meu carro, mas sem a garantia de que meu marido ficará comigo. E também não acho certo desistir de um sonho. Não estou fazendo nada de errado. Não sou uma vagabunda", se defende. O problema começou realmente depois que o marido dela viu fotos nuas de outras participantes na internet. Inicialmente, ele não quis deixar que Yara participasse, mas voltou atrás depois que a baiana garantiu que não faria nada para o envergonhar. Os ciúmes, no entanto, foram aumentando com o passar da competição. A miss disse que já tirou as fotos das redes sociais, e que só consegue chorar depois da separação. "Fui até convidada para ser destaque de uma escola de samba. Não é justo abir mão de tudo isso. Mas amar é uma droga. Já fiz de tudo para ele me ouvir. Ele nem olha na minha cara, não quero acreditar que acabou", lamentou.
- Brumado Urgente
- 26 Ago 2014
- 17:40h
(Fotos: Divulgação Polícia Civil)
A Polícia de Tanhaçu divulgou nesta tarde as fotos dos 4 custodiados que fugiram da carceragem da Depol de Tanhaçu na madrugada desta terça-feira (26). Os detalhes da fuga, como também o nome dos fugitivos não foram divulgados, somente a foto dos mesmos. Segundo o comunicado o quarteto responde por vários crimes como estupro de vulnerável, homicídio qualificado, tráfico de cocaína e furtos de veículos. Qualquer paradeiro pode ser comunicado à Polícia pelo 197. A previsão é que eles possam ser apanhados nas próximas horas.