Brumado: Vereadores vão denunciar a Magnesita ao MPF, INEMA e a ABTN
- Daniel Simurro | Brumado Urgente
- 27 Ago 2014
- 16:35h
A comissão de vereadores está resoluta em levar as denúncias ao MPF, INEMA e ABTN visando acabar com os altos índices de poluição na V.P. Vargas (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)
A situação da emissão de poluentes por parte da empresa mineradora Magnesita que atingem a Vila Presidente Vargas já dura cerca de 30 anos, mas, agora, já ultrapassou a barreira do tolerável, onde os moradores confirmam que os casos de doenças respiratórias, principalmente entre as crianças, tiveram um aumento muito preocupante. Na manhã desta quarta-feira (27) o Brumado Urgente acompanhou uma comissão da Câmara de Vereadores de Brumado, formada pelos vereadores Édio Pereira, Zé Carlos de Jonas, Zé Ribeiro e Santinho, numa visita à localidade para que ficasse atestada a gravidade da situação. Foram ouvidos inúmeros moradores e verificadas algumas residências, se comprovando a forte emissão de poluentes. Numa visita à residência do aposentado Antônio Amorim Lima, onde fica instalada uma espécie de central medidora dos níveis de poluição, uma situação acabou ficando no campo dos enigmas, porque, segundo testemunhas, nas primeiras horas da manhã, dois funcionários da empresa estiveram no local, limparam os equipamentos, desligando os mesmos em seguida. Ainda houve informações que funcionários e máquinas de empresas prestadoras de serviços da Magnesita trabalharam a noite inteira retirando material advindo dos fornos e molhando os locais com carros pipas para que as provas não ficassem expostas.
Os vereadores confirmaram que os equipamentos que medem a poluição no local estavam desligados (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)
Após uma vasta inspeção em casas e estabelecimentos comerciais, a comissão de vereadores firmou a decisão de entrar com uma representação no MPF - Ministério Público Federal, no INEMA - Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia e também na ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, órgão que regula a emissão do Certificado ISO, para que medidas urgentes sejam tomadas para cessar essa situação de emissão de poluentes. Segundo o vereador Zé Carlos de Jonas “esta é uma questão de saúde pública, então as ações que irão ser tomadas serão contundentes, pois já tentamos ir pela via do diálogo, mas, infelizmente não fomos respeitados, então só no resta essa alternativa de tolerância zero com essa questão”. O vereador Édio Pereira, que já empunhou essa bandeira há cerca de 20 anos atrás, externou a sua indignação ao proferir que “o que vimos aqui hoje foi a gota d’água que fez transbordar o balde da nossa paciência, pois são décadas lutando contra essa situação e nada de efetivo foi realizado, então, infelizmente, não temos outra alternativa a não ser denunciar a Magnesita no Ministério Público Federal, no Inema e na ABTN”. O próximo passo que será dado pela comissão será reunir vários elementos comprobatórios e formatar um dossiê para ser entregue as referidas autoridades. Confira fotos abaixo:
A fumaça avermelhada é facilmente visível em toda a Vila Presidente Vargas (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)
"A visita da candidata à presidência Marina Silva - uma ambientalista - no próximo sábado a Brumado me fez refletir sobre o que já muito se falou sobre os graves problemas de saúde que os moradores da Vila Presidente Vargas vêm enfrentando nos últimos 30 anos, provocados pela emissão de agentes poluidores emitidos pela mineradora Magnesita, pois, ela própria ( a Marina Silva, claro) tem a saúde debilitada pela contaminação de diversos tipos de metais pesados além de outras substâncias que até as dias atuais causam-lhe algumas limitações e restrições alimentares. Se eu fosse um repórter eu gostaria de fazer seguinte pergunta à candidata Marina Silva: Gostaria de saber qual medida a Senhora adotaria para minimizar os danos causados à saúde de muitos cidadãos brasileiros que são expostos direta e indiretamente a diversos agentes poluidores que são despejados diariamente nos esgotos, nos rios, no ar e no mar pelas pequenas e grandes indústrias do nosso país, além do uso inadequado dos agrotóxicos? A Senhora já tem em mente algum plano nesse sentido? * Compartilhei a matéria na minha página do Google Plus: google.com/+robsontrindade"
"Nenhum desses vereadores entende nada do que estão fazendo. São somente aproveitadores do momento político. Pq só agora é que se sensibilizaram com esta questão? Esse Édio é o pior de todos, vive às custas da empresa, é sindicalista a muitos anos, mas nunca deixou de receber o salário em dia. É muita falta de vergonha na cara, mas esperar o que de políticos, não é mesmo?"