Pluralidade e vigor da comunicação brasileira

  • 07 Dez 2013
  • 15:03h

Imagem Ilustrativa

A presidente Dilma Rousseff assinou em novembro um decreto que permite a migração de 1784 emissoras de rádios AM para a faixa de FM. A mudança resolve um grave problema das emissoras AM - a maioria com potência de até 5 kw, localizadas em pequenas e médias cidades - que sofrem com crescentes interferências em seu sinal. Na faixa de FM, essas rádios terão melhor qualidade de áudio, mas, sobretudo, poderão ser ouvidas nos 160 milhões de aparelhos celulares, sem custo algum para o usuário. Com toda certeza, este é o fato mais importante para o rádio brasileiro dos últimos 50 anos, por se tratar de uma oportunidade de reinvenção deste que é o meio pioneiro de comunicação eletrônica de massa no país. No futuro, ao operar na faixa de FM, essas rádios poderão ampliar muito seu alcance usando a internet e dispositivos móveis como celulares e iPads. A melhor qualidade de áudio e o maior alcance fortalecerão o rádio que, assim, poderá seguir cumprindo seu papel histórico como fonte de informação, entretenimento e cultura. E o mais importante, acessível a qualquer cidadão.

O rádio é popular, comunitário, local, democrático. É o melhor exemplo da indústria de comunicação vigorosa, plural e independente formada no país por milhares de veículos, entre emissoras de rádio e televisão, jornais, revistas, portais.

Essa indústria se caracteriza pela pluralidade de veículos. De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), há 9.600 outorgas de rádio, das quais 4.600 operadas por diferentes empresas privadas (48%) e 4.900 (52%) por entidades comunitárias e educativas.

Conforme a agência oficial, são nada menos do que 521 concessões de TV, sendo 317 comercias (61%) e 204 educativas e públicas (39%). O mercado de mídia impressa - sobre o qual não há nenhuma limitação – amplia ainda mais as alternativas de fontes de informação e entretenimento com a oferta de 4.800 jornais e 5.779 revistas.

Não enxergar pluralidade neste universo de veículos e meios de comunicação é incompreensível.

Outra característica é a diversidade de conteúdo. Apenas para ficar no exemplo da TV aberta, o mercado brasileiro é um case de sucesso internacional, pelo talento profissional, pela inovação, qualidade e multiplicidade de sua programação.

Isso é possível graças ao modelo de TV aberta que combina a existência de avançados centros de produção e de milhares de emissoras regionais e locais, que refletem a diversidade do país e de seu povo, sem perder a dimensão nacional.

Conforme dados da Anatel, há 14 tipos diferentes de programação, produzidos por distintas empresas, com cobertura nacional. No âmbito regional, as opções variam podendo chegar a 23 conteúdos diferentes, como no caso de Brasília, segundo levantamento apresentado pela Abert, em audiência pública realizada neste ano na Câmara dos Deputados.

Para efeito de comparação, o telespectador de Washington tem à disposição 16 programações na TV aberta. Em São Paulo, o cidadão tem acesso a 21, somente um a menos que o de Nova York.

Nas grandes cidades ou nos mais longínquos rincões do país, cidadãos têm acesso a informação do Brasil e do mundo pelo rádio e pela TV aberta, sem pagar nada por isso. Independente de classe social ou econômica, o mesmo conteúdo alcança a milhões de brasileiros, fenômeno analisado pelo sociólogo francês Dominique Wolton.

Para o estudioso, a televisão, em especial, provocou uma revolução na vida desses brasileiros, pelo acesso livre a informação, cultura, lazer e entretenimento. Contrariando uma ideia recorrente, Wolton destaca outra função importante da televisão, como meio que “reconstitui uma forma de laço social” na medida em que uma mesma programação é vista por tantas pessoas.

Força da mídia

Outra característica marcante do mercado de comunicação no país é a sua forma de financiamento. Múltiplos anunciantes, a grande maioria privados, garantem a sustentabilidade econômica e, assim, a independência editorial necessária a emissoras de rádio e TV, jornais e revistas.

A participação do governo federal é minoritária e, nos últimos anos, tem seguido a tendência da regionalização e da interiorização, acompanhando o fortalecimento e profissionalização do setor de comunicação.

O novo ambiente da comunicação, da internet que conecta milhões de pessoas e modifica os domínios da vida social, nas palavras de Castells, é desafiadora também para os veículos de comunicação que se adaptam para expandir suas operações por meio da rede.

A grande novidade é convivermos em um ecossistema global de comunicação com infinitas fontes, canais e meios, sejam eles empresas, organizações da sociedade civil ou cidadãos – graças à internet e às novas tecnologias.

É paradoxal, portanto, que ainda se defenda o controle de meios, na contramão da história e do interesse público. Expressões incorporadas a esse discurso, como "controle social da mídia" e "regulação democrática", são, na verdade, eufemismos para formas injustificáveis de cerceamento em uma democracia moderna.

Nesta sociedade, mais que uma prerrogativa das empresas de comunicação, o cidadão tem o direito de ser informado. O professor Claude-Jean Bertrand, pesquisador dos meios de comunicação de massa na Universidade de Paris II, afirma:

“Nela (informação) se fundam doravante a paz e a prosperidade; sua circulação livre e abundante condiciona a emancipação do indivíduo, o desenvolvimento econômico, a resolução dos problemas sociais e uma adaptação branda às mudanças rápidas do meio ambiente”.

Por que, então, restringi-la?

Vários estudiosos reforçam a análise sobre a indiscutível importância da mídia para a formação de opinião, o esclarecimento das pessoas e, até mesmo, o estímulo a que se manifestem em defesa de seus direitos.

Gilles Lipovetsky, professor de Filosofia de Grenoble, afirma que “através dos noticiários e dos debates, a mídia abre os horizontes de cada um, dando a conhecer os diferentes pontos de vista e oferecendo diversos esclarecimentos”.

Lipovetsky afirma que a mídia permite ao cidadão “estabelecer comparações entre eles mesmos e os outros (opiniões individuais), entre o aqui e o distante, o hoje e o ontem (história)”.

Segundo ele, a mídia favorece “o desenvolvimento da autonomia do indivíduo” e o leva a “reagir, protestar, em outras palavras, agir como protagonistas num mundo onde o controle das grandes decisões escapa-lhes”.

Ao mostrar as mazelas de um país, afirma o filósofo, a mídia estimula os indivíduos a “questionar”, “tomar partido”, “exigir”, “reclamar”; “fortalecendo as reações de indignação, possibilita mobilizações e protestos de consumidores e cidadãos”.

É extremamente esclarecedor sobre o que aconteceu no Brasil em junho deste ano, quando irromperam os movimentos de reivindicação por melhores serviços públicos e boas práticas políticas no país.

Muitas das demandas expressadas nos cartazes levados às ruas estão nas manchetes dos veículos de comunicação. A força da mídia é confirmada por uma pesquisa publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, que revelou que os links dos meios chamados “tradicionais” responderam por 80% dos endereços de maior alcance nas principais “hashtags” das manifestações no Twitter.

Liberdade ameaçada

Para o diretor do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, Rosental Calmon Alves, da Universidade do Texas, houve uma “simbiose entre mídia social e jornalismo”. Para ele, neste momento, o jornalismo “se torna ainda mais importante como instância verificadora, preparada para investigar e publicar fatos”.

Há 25 anos a nossa Constituição consagrou o Brasil como um Estado Democrático de Direito e resgatou as garantias de liberdade de expressão e opinião e o livre acesso a informação. Desde então, temos aperfeiçoado nossa democracia, consolidado instituições, amadurecido valores.

Mas é certo que este processo não se esgota nunca. Como advertiu Vargas Llosa, a liberdade de expressão, de crítica, de opinião, estará sempre ameaçada. “Não se deve cair nunca na complacência.”

***

Luís Roberto Antonik é diretor-geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert)

CONTINUE LENDO

Livramento: Polícia Militar frustra roubo a mão armada e prende bandido caculeense em flagrante

  • L12 Notícias
  • 07 Dez 2013
  • 10:28h

Paulo Roberto Barbosa Souza, natural de Caculé, foi preso em flagrante por roubo. Foto: L12 Notícias.

Na noite desta sexta-feira (06), por volta das 20h, a Polícia Militar de Livramento, sudoeste baiano, foi acionada via 190, onde o solicitante relatou que um comerciante que mora no centro da cidade, teria acabado de ser assaltado por um bandido que estava portando arma de fogo e agiu com bastante agressividade. Uma equipe da PM que estava em ronda nas proximidades, imediatamente se deslocou até o local, e conseguiu prender o bandido durante a fuga. Segundo a polícia, trata-se de Paulo Roberto Barbosa Souza, natural de Caculé e que estava foragido da Cadeia Pública de Livramento desde janeiro deste ano..Segundo a vitima, que teve o nome preservado, o bandido lhe abordou na porta de sua residência e, sob a mira do revolver, obrigou-lhe a entrar. Dentro da residência, o bandido teria amarrado e agredido a vítima, exigindo dinheiro. Após efetuar o roubo o bandido fugiu, a pé, com todo o dinheiro da vitima. Estava de posse do bandido o valor de R$95.000,00 (noventa e cinco mil reais) e um revólver calibre 38. O bandido e todo o material apreendido foram levados para a Delegacia de Polícia Civil. O acusado deverá responder criminalmente por roubo, fora outros crimes dos quais é acusado.

Jornalista alemão coloca governador em saia justa ao falar em sede com mais homicídios

  • Informações do Correio
  • 07 Dez 2013
  • 10:06h

(Foto: Reprodução)

O governador Jaques Wagner comemorava o resultado do sorteio dos grupos da Copa durante entrevista a jornalistas na Costa do Sauipe, mas mudou o semblante rapidamente com uma pergunta feira por um jornalista alemão. Ele perguntou se os turistas de seu país que quiserem ver Alemanha x Portugal, na Fonte Nova, deveriam tomar cuidado pelo fato de Salvador ser a sub-sede do mundial no Brasil com maior índice de homicídios. "Primeiro que, só para registrar, acabamos de registrar 14% de redução de homicídios nos 11 meses medidos até agora em 2013, de janeiro a novembro. Nós temos um planejamento de segurança muito seguro. Evidente que nós temos, como o mundo inteiro, problemas de segurança, mas não vejo nenhum tipo de risco", assegurou o Governador da Bahia. Ao comentar os problemas de segurança, ele disse que não há necessidade para "criar paranoia" por conta dos números de violência que a cidade apresenta. "Os homicídios que têm acontecido são muito no entorno dos locais onde se concentram os traficantes. Portanto, o roteiro que os turistas vão fazer. Qualquer lugar do mundo hoje você tem que se cuidar, mas não vejo nenhum problema excepcional. Insisto que a gente tem hoje um cuidado muito grande. Não vou dizer que não tem problema. Sempre tem problema. Sinceramente, não acho que seja ameaça para os turistas alemães". Para completar, Wagner comparou a organização da Copa do Mundo com o Carnaval. "Diria que o Carnaval é de muito maior risco, porque é de 18h até 6h do dia seguinte", justificou. A preocupação estrangeira quanto a segurança no país durante a Copa tem sido constante. Matérias veiculadas na imprensa internacional fazem com que possíveis visitantes, principalmente europeus, criem temor pelo Brasil, como relataram alguns repórteres ao iBahia Esportes. Entretanto, os jornalistas acreditam que há um exagero na abordagem.

Brasil receberá projeto internacional para diminuir mortes por infarto

  • Brumado Urgente
  • 07 Dez 2013
  • 09:01h

A partir de 2014, 20 hospitais de referência do Brasil devem passar a treinar e monitorar à distância unidades de saúde que ficam longe de grandes centros médicos e que não contam com cardiologistas sobre como diagnosticar e tratar adequadamente casos de infarto. Essas instituições vão participar de uma rede internacional de combate à mortalidade por infarto, o projeto Lumen Global. Criado em Miami pelo cardiologista indiano Sameer Mehta, o projeto já está atualmente em 30 países. Mehta esteve no Brasil nesta semana para se reunir com representantes dos 20 hospitais de referência e para participar do Seminário Scientific American de Inovação em Medicina, onde falou sobre a importância da telemedicina para a ampliação do acesso aos cuidados médicos. O projeto, que começou como um simpósio para profissionais sobre como tratar casos de infarto com mais eficiência, aumentou seu alcance quando passou a recorrer aos recursos da telemedicina tanto para treinamento de profissionais quanto para atendimento de pacientes. 
 

Castramóvel: Projeto pode ser estendido para o interior do estado

  • Informações do Bahia Notícias
  • 06 Dez 2013
  • 21:41h

Foto: Reprodução

O Castramóvel, veículo equipado para esterilização de cães e gatos de rua e fruto de um projeto de indicação da vereadora Ana Rita Tavares (Pros), começará a funcionar nos próximos dias. O primeiro bairro a ser atendido deve ser o do Nordeste de Amaralina. Estima-se que Salvador tenha mais de 200 mil animais abandonados. A castração é necessária para combater a reprodução descontrolada e, consequentemente, o abandono e casos de maus tratos. O ônibus é adaptado com cinco mesas de cirurgia, climatização, pias para lavatório e contará com uma equipe formada por 12 pessoas, coordenada pelo médico veterinário Augusto Angelin. O veículo será deslocado por toda a cidade e ficará de 30 a 60 dias em cada bairro, já que necessitará de pontos de água, luz e local para mais um carro anexo de serviços. Segundo Angelin, além das cirurgias, serão realizadas ações como a retirada de pontos cirúrgicos e reavaliação dos animais. Ele calcula que podem ser atendidos até 30 animais por dia. De acordo com a edil, após contatos com a Secretaria Municipal da Saúde, o número de castrações na cidade já foi ampliado de 300 para 770 por mês. “O Castramóvel vai potencializar essa política de controle populacional dos animais em Salvador”, estimou.

Na primeira fase, Brasil jogará em São Paulo, Fortaleza e Brasília

  • por Cláudia Callado
  • 06 Dez 2013
  • 19:58h

(Foto: Getty Images)

A Seleção Brasileira, durante a primeira fase da Copa do Mundo, visitará três cidades: São Paulo, Fortaleza e Brasília. O jogo de abertura, contra a Croácia, será na Arena Corinthians, no dia 12 de junho, às 17h. O Castelão, no Ceará, receberá a partida do Brasil contra o México, no dia 17 de junho, desta vez às 16h. Para encerrar a primeira fase, a equipe de Luiz Felipe Scolari viajará até a capital federal para enfrentar Camarões no Mané Garrincha, no dia 23 do mesmo mês, às 17h. Caso passe em primeiro lugar do grupo, o time canarinho jogará as oitavas-de-final no Mineirão, em Belo Horizonte. No entanto, uma possível classificação em segundo fará com que a disputa seja novamente em Fortaleza. Se a equipe de Neymar e companhia se classificar para as quartas-de-final, o jogo será ou no Castelão, mais uma vez, ou na Arena Fonte Nova, em Salvador. A semifinal acontecerá ou no Mineirão ou no mesmo local da abertura, a Arena Corinthians. A final será no Maracanã e a disputa pelo terceiro lugar no Mané Garrincha.Confira a tabela completa!

Oportunidade: Agregando caminhões Truck para transporte de cimento

  • Divulgação
  • 06 Dez 2013
  • 17:58h

Arrocha Verão e Chopada Vip: Para fechar 2013 em alto estilo e iniciar 2014 em alto astral

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 06 Dez 2013
  • 15:25h

(Divulgação)

Depois do grande sucesso do Brumado Indoor 2013, o promoter Ney Trindade, que comprovou, mais uma vez, a sua competência, vai realizar mais dos grandes eventos, um para fechar 2013 em grande estilo e outro para começar 2014 em alto astral. O primeiro deles acontecerá nos dias 21 e 22 de dezembro, que é o Arrocha Verão, que vai trazer para o palco do Planet Show II os artistas Renato Rocha, Os Tekilaz, Os Clones e Swing do Maluco, além da sensacional boite que será comandada pelos DJs Guetona e Daniel Simurro Filho. O próximo evento, para iniciar um novo ano no pique total, será a Chopada Vip 2014, que trará os grandes sucessos do momento, Léo Magalhães, Gabriel Gava, É Paixão e o DJ Rafa Gouveia. Então, não marque outros compromissos na sua agenda, pois os dias 21 e 22 de dezembro e 19 de janeiro já estão reservado à alegria, a boa música e muita diversão no Espaço Top de Brumado para eventos, o Planet Show II que foi totalmente aprovado pela crítica e pelo público, devido à sua infraestrutura de primeira, que oferece segurança, conforto e comodidade, além de um local muito agradável para se curtir um grande show.

 

(Foto: Divulgação)

Ironia: Na onda dos assaltos em Brumado, jornalista acaba virando manchete policial

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 06 Dez 2013
  • 14:07h

O jornalista Leonardo Oliva, ao lado do governador Wagner, durante cerimônia de inauguração em Barra da Estiva (Foto: Tribuna do Sertão)

Mesmo diante da banalização da situação da segurança pública em Brumado, onde os bandidos estão cada vez mais ousados, a população, se vê cada vez como alvo fácil, já que, apesar dos esforços dos bravos policiais militares e civis, o contingente ainda é totalmente insuficiente, tendo a agravante que, até agora, o Estado vem fazendo “vistas grossas” com a situação. Nessa nova onda de assaltos, que era mais que previsível, já que o clima de festas de final de ano é totalmente convidativo para a bandidagem, as vítimas vêm se multiplicando, sendo que, em alguns casos, existe um peculiaridade maior como foi o caso de um assalto que aconteceu na tarde de ontem (05), numa vidraçaria, onde o assaltante entrou disfarçado com uma farda de uma empresa que presta serviços para o consórcio de empresas da Fiol e levou cerca de 70 mil reais. No “sweel” desta nova onda de assaltos que assola a capital do minério, o conceituado jornalista Leonardo Oliva, - editor do Jornal Tribuna do Sertão, o pioneiro do jornalismo brumadense -, acabou, por ironia do destino, se tornando manchete das páginas policiais, já que ele se tornou mais uma vítima dos bandidos. Na noite desta quinta-feira (05) ele foi abordado por dois elementos armados em uma motocicleta, que levaram o seu veículo, um Montana de placa policial OKX 8466, além de todos os pertences que estavam em seu interior (uma máquina fotográfica, um notebook e um aparelho celular). O fato aconteceu no conjunto de quebra-molas, depois da Vila Presidente Vargas, local que já foi palco de vários assaltos. O jornalista caminhou alguns quilômetros até chegar a Vila Presidente Vargas e conseguiu uma carona até a 20ª Coorpin, onde ele registrou uma ocorrência. Nessa nova investida da criminalidade, até os que levam informação para a população, acabaram entrando na triste lista de vítimas dos assaltantes. 

Brumado: Prefeitura realiza sorteio de 200 unidades residenciais do 'Minha Casa, Minha Vida'

  • Sérgio Mauro de Oliveira / Ascom / PMB
  • 06 Dez 2013
  • 13:07h

Foto: Sérgio Mauro de Oliveira / Ascom / PMB

Nesta quinta feira, (05/12), procedeu-se ao sorteio e a titularidade das 200 (duzentas) unidades residenciais construídas pelo “Programa Minha Casa, Minha Vida!”, do Governo Federal em Convênio com a Prefeitura Municipal de Brumado. Em solenidade realizada nas instalações do Ginásio de Esporte Antonio Alves Ribeiro com a presença dos beneficiados pelo Programa e de autoridades Municipais e de empresas; Vice-Prefeita Municipal Dr.ª Cristina Gondim, Miguel Lima Dias, Secretário Municipal de Administração, Themis Narvaes, Secretária Municipal de Assistência Social e idadania, Pastor Ângelo Mario de Carvalho Araújo, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Senhor Fredson da Mota – Gerente da Agência da Caixa Econômica Federal de Brumado, Senhora Natália Sagae representante da Regional do setor de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal de Vitória da Conquista e o Sr. Rubens de Oliveira Fernandes – Engenheiro da Construtora “Gráfico Empreendimentos”.

O empreendimento desenvolvido pelos princípios do Programa “Minha Casa, Minha Vida.”, e, nesta etapa de Brumado, consolidou-se no “Loteamento Bom Jesus”, bairro da Malhada Branca contemplando 200(duzentos), mutuários e, se, consideramos, o número médio de membros das famílias brasileiras, são aproximadamente 800(oitocentas), pessoas atendidas no sonho de possuírem a casa própria dentro das possibilidades financeiras de cada família contemplada. O Secretário Municipal de Administração Sr. Miguel Lima Dias, que no uso das palavras ressaltou a importância daquele ato para 800 (oitocentas), pessoas que a partir de agora contam com a realização do sonho da casa própria. Os demais representantes se manifestaram valorizando a importância de participarem do ato que felicitará tantas famílias oferecendo moradia com dignidade a tantos pais e filhos na educação e de seus futuros. A Secretária Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e Cidadania – SESOC, Sr.ª Themis Narvaes em suas palavras, abrangeu a importância de um Lar. Afirmando; ... lar não é cimento, porta, parede, piso ou teto. Lar é a família, pais com filhos educando e formando o cidadão ou a cidadã de amanhã, e neste momento, essas famílias que estão sendo beneficiadas com suas moradias, tem a estrutura para viverem e educar com honradez seus filhos. Finalizou. 

 

CONTINUE LENDO

Cirurgião americano afirma que homens que fumam maconha podem desenvolver seios

  • Brumado Urgente
  • 06 Dez 2013
  • 12:58h

(Foto:Reprodução)

Um cirurgião plástico de Detroit, nos Estados Unidos, afirmou em entrevista à CNN, que homens que fumam maconha podem desenvolver ginecomastia (crescimento das glândulas mamárias), por causa dos efeitos da droga sobre os níveis de hormônios. De acordo com Anthony Youn, o consumo da droga provoca um distúrbio do equilíbrio entre a testosterona e o estrogênio. "Quando a relação favorece o estrogênio, o corpo responde criando um excessivo tecido nos seios. Portanto, mamas masculinas", explicou. Youn afirmou também que este efeito só não está já confirmado devido ao estatuto ilegal da droga, que impede várias investigações, e que espera poder conduzir novos estudos em estados onde a droga é legalizada. Além do aumento das glândulas mamárias, o médico afirmou que estudos com animais mostram que a exposição ao THC (tetrahidrocanabinol, substância psicoativa da maconha) pode baixar os níveis de testosterona, a redução do volume testicular e anormalidades no sêmen. 

Super Promoção das Amarelas Internet e CDL oferece um carro e uma moto 0 km

  • Izidy Ramel
  • 06 Dez 2013
  • 12:18h

Pára, pára tudo, essa é a sua chance de ganhar um carro e uma motocicleta 0 km. Anunciando a sua empresa ou atividade comercial nas Amarelas Internet - A sua lista telefônica na internet. São 06 tipos de anúncios, quanto melhor for o seu anúncio, mais cupons você vai ganhar para concorrer a esses prêmios incríveis. Ligue 9955-5504 ou 8807-6615. Amarelas Internet - anúncios com fotos, localização no mapa e muito mais. Seja encontrado, anuncie nas Amarelas Internet e ainda concorra a um carro e uma motocicleta 0 km. Essa promoção é uma parceira entre as Amarelas Internet e a CDL de Brumado, com apoio do Brumado Urgente. Veja o vídeo abaixo e conheça melhor a promoção: 

W/MAN: Elegância, Requinte e Glamour para o seu final de ano

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 06 Dez 2013
  • 11:47h

(Foto: Láercio de Morais / Brumado Urgente)

Se vestir bem nunca esteve tão em alta, já que o novo padrão da moda vem definindo conceitos e promovendo um "line-up" da elegância. Em Brumado esse padrão atual tem um endereço certo que é a W/MAN, uma boutique que é a cara da modernidade. Regida pelo bom gosto da empresária Paula Gomes, a W/MAN trabalha com as melhores marcas do mercado como Levi's, Zinco, Osmoze, Ogochi entre outras, tendo sempre a opção certa para você fazer bonito nas "passarelas da vida". Localizada no coração da cidade, na Av. Coronel Tibério Meira, 201, oferecendo aos seus clientes um atendimento diferenciado, numa loja ampla e confortável, que trabalha com as bandeiras HiperCard, Visa e Mastercard, a W/MAN, oferece o melhor da moda masculina e feminina, com um setor de acessórios de fino trato, onde se podem encontrar carteiras, cintos e os melhores perfumes importados. Agora no final de ano a W/MAN estará com grandes promoções para você arrasar nas passarelas da vida. Então não perca a oportunidade e faça uma visita ao endereço da elegância em Brumado, onde você vai encontrar requinte e glamour, além de um ótimo atendimento. 

Na W/Man você encontro os últimos sucessos da moda (Foto: Láercio de Morais / Brumado Urgente)

MPF participa de ação de rua contra a corrupção neste domingo (8)

  • MPF/Ba
  • 06 Dez 2013
  • 11:39h

O Ministério Público Federal (MPF) participará, neste domingo, 8 de dezembro, de uma ação de rua em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, das 7h às 11h, no Jardim de Alah, em Salvador/BA. A atividade, realizada em parceria com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Controladoria Geral da União (CGU) e o Governo Federal, visa mobilizar a sociedade e prestar esclarecimentos sobre o tema à população. Além de um toldo montado no local, onde os representantes dos órgãos estarão reunidos, uma unidade móvel de saúde, obtida com o apoio da Fundação José Silveira, realizará exames como medição de pressão, glicemia e consultas com clínico geral e nutricionista. Para ser atendido é preciso levar o cartão do SUS, a identidade (ou outro documento com RG) e informar o endereço de residência. Seminário - o MPF integrará, ainda, o evento “Combate à corrupção: mais transparência, menos impunidade", organizado pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA) que visa discutir a corrupção no Brasil. O evento, que reúne instituições que atuam no combate à corrupção, será realizado na segunda-feira, 9 de dezembro, das 13h30 às 18h30, no auditório do MP/BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador/BA.Apoiam as atividades o Sebrae, o Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle, a Polícia Federal, e os Correios.

Oportunidade: Vende-se casa com ótimo preço na Lagoa da Tapagem

  • Brumado Urgente
  • 06 Dez 2013
  • 10:27h

(Foto:Divulgação)

Vende-se uma casa na Lagoa da Tapagem, próximo à entrada de Itaquaraí, na antiga entrada para a Xilolite. Com 2 quartos, 2 salas, cozinha, banheiro, a casa é toda forrada com gesso, com água encanada e luz, tendo também o documento do Incra, numa área de 1 hectare. O preço é R$ 18 mil. Então você que está querendo adquirir um imóvel na zona rural de Brumado, que seja bem localizado e que não seja tão distante da cidade, esta aí uma ótimo oportunidade. Aceita-se também troca em terreno ou outro imóvel que fique localizado na zona urbana. Os interessados podem ligar para os números: (77) 9934-5523 ;  3171-2910 ou 3471-2910.