Brumado: Legislativo retoma os trabalhos nesta segunda-feira (03) em clima de ano eleitoral

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 03 Fev 2014
  • 09:30h

O clima tranquilo do final de 2013 pode não ser o mesmo em 2014 devido às eleições (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Após o tradicional recesso das férias, o Poder Legislativo de Brumado volta às suas atividades normais nesta segunda-feira (03), inclusive com a realização de uma sessão ordinária, que será transformada em solene na sequência. Neste ano de 2014, a volta dos parlamentares acontece dentro de um clima político, já que acontecerão as eleições nas esferas estadual e nacional, o que, certamente, movimentará os bastidores, acalorando ainda mais as discussões. As duas bancadas, situação, formada por 7 vereadores e, oposição, com 6, podem ter conflitos endógenos, já que nem todos comungam do mesmo objetivo. Considerados por políticos da esfera maior do poder como cabos-eleitorais de peso, os edis devem tomar uma postura mais partidária, defendendo os representantes de suas legendas com maior fervor, atendendo assim aos interesses eleitorais de cada grupo. No próximo dia 10, marcando um início de ano com agenda cheia, será realizada uma sessão solene, onde serão entregues dezenas de títulos de cidadão brumadense, numa cerimônia que promete ser bem concorrida, já que várias personalidades da sociedade brumadense serão agraciadas com os títulos. 

P.M.Alto: Aberto inquérito pelo MP para apurar caso de abuso sexual por parte de professora

  • Informações da Folha do Vale
  • 03 Fev 2014
  • 09:08h

A representante do Ministério Público de Palmas de Monte Alto, sudoeste da Bahia, vai instaurar um inquérito para apurar a denuncia contra a professora e estudante de direito Mônica dos Santos Souza, (Mônica de Bel), acusada de fazer sexo oral com um menor de 13 anos, no último dia 29 de janeiro. Segundo apurou o portal, a promotora Tatyane Castro, já teria ouvido o menor J.I.N e seu pai. A filmagem foi feita pelo próprio menor, supostamente autorizado pela professora, que fala na gravação para ele não mostrar para ninguém. Segundo amigos do garoto, a filmagem teria sido feita na residência do menor. De acordo com o artigo 217 do Código Penal Brasileiro, o crime de estupro de vulnerável como o ato de pedofilia caracterizado pela relação sexual ou ato libidinoso com menor de 14 anos. O vídeo com duração de 7m31s é interrompido somente quando ele pede para o ato sexual ser consumado, depois não tem como afirmar se aconteceu a conjunção carnal.

Moradores do Jardim de Alá recebem títulos de propriedade em cerimônia na Prefeitura Municipal

  • BBCom
  • 03 Fev 2014
  • 09:07h

Os beneficiários juntamente com as autoridades (Foto: BBCom)

O sonho da casa própria é o maior anseio do povo brasileiro e, buscando corresponder essa expectativa, as três esferas do poder vêm se unindo para tornar isso uma realidade. Em Brumado várias ações, principalmente do projeto Minha Casa Minha Vida, vêm sendo realizadas, diminuindo o déficit habitacional popular e dando mais dignidade e qualidade de vida a centenas de famílias que vêm sendo beneficiadas. Na noite da última sexta-feira (31) uma cerimônia realizada no Centro de Treinamento da Prefeitura Municipal de Brumado marcou mais uma etapa deste projeto, onde 30 famílias receberam o título de propriedade de suas residências, tendo a emoção como um dos pontos altos do evento. Na oportunidade o prefeito Aguiberto Lima Dias, acompanhado da secretária Themis Carvalho de Santana Narvaes e dos secretários Raimundo Lima Dias e Miguel Lima Dias, fez questão de destacar os esforços da administração municipal, desde a gestão do ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, na busca da certificação das referidas residências. “Sabemos que esse é um momento extremamente importante para essas 30 famílias, que hoje veem o seu sonho da casa própria se materializar”, destacou o gestor, que ainda fez questão de citar que “existe uma nova etapa para ser finalizada no Bairro Jardim de Alah, onde mais famílias receberão os seus títulos, completando assim mais um ciclo do setor habitacional de nossa cidade”. 

O prefeito Aguiberto ressaltou a importância da conquista das 30 famílias (Foto: BBCom)

Presidente da CMVB acompanha trabalhos da comissão pela reinstalação da Defensoria em Brumado

  • Eliana Costa / Ascom CMVB
  • 03 Fev 2014
  • 08:44h

O presidente do legislativo brumadense, vereador Alessandro Lôbo e Silva vem acompanhando de perto o trabalho da Comissão formada para buscar a reinstalação da Defensoria Pública Estadual em Brumado. O presidente destacou a importância desta iniciativa mediante a suprema importância do serviço à população, que tem tido seus processos sistematicamente arquivados em razão da falta de defensor no município. “É inacreditável que um serviço de tal importância seja retirado do Município deixando milhares de pessoas sem assistência. Em Brumado eram atendidas também as pessoas de Malhada de Pedras e Aracatu, sendo as de baixa renda as mais afetadas”. O trabalho de Alessandro Lôbo à frente da mesa diretora da Câmara Municipal de Brumado tem sido pautado na realização de ações que visem à melhoria da qualidade de vida da população brumadense, em especial nas que ofertem a inclusão social, tendo merecido destaque a contratação de profissional que decodifique as sessões na linguagem Libras, a oferta de rede WiFi na praça da Câmara Municipal, que tem concentrado um grande número de pessoas no local com seus aparelhos eletrônicos, projeto para que seja implantado o cardápio em Braille nos restaurantes da cidade, entre outros. Os vereadores também têm recebido uma atenção especial tanto no que tange a parte de infraestrutura, quanto à aquisição de materiais que facilitem o trabalho, possibilitando um melhor atendimento a toda a população. Nesta segunda-feira (03) acontecerá a primeira sessão ordinária, dando início aos trabalhos do primeiro semestre de 2014. O presidente salientou que será um ano de muito trabalho em prol da comunidade brumadense. “Estaremos acompanhando de perto os trabalhos da Comissão em prol da reinstalação da Defensoria Pública, que esperamos seja efetivada o mais breve possível, assim como juntamente com os vereadores buscando a realização de ações que visem o crescimento e o progresso de Brumado”, frisou Alessandro Lôbo.      

P.M. Alto: Professora flagrada em cenas picantes por aluno de 13 anos sumiu da cidade

  • Com informações da Folha do Vale
  • 03 Fev 2014
  • 06:55h

O assunto foi o mais comentado na cidade de Palmas de Monte Alto (Foto: Carlos Kuhn)

Uma professora do sudoeste baiano de 30 anos foi flagrada fazendo sexo oral em um aluno de 13 anos. Segundo informações da imprensa regional, o caso aconteceu na cidade de Monte Alto e a filmagem de sete minutos e trinta segundos foi feita pelo próprio garoto. No vídeo, a filmagem só é interrompida quando ele pede para ter relação sexual com a professora.  O portal Folha do Vale entrou em contato com o secretário de Educação Zuberto, que informou que apesar de ser professora, Mônica trabalhava na secretaria de Agricultura do município e não estava em sala de aula. “O secretário de Agricultura Edilson informou que depois do fato a mesma não foi mais trabalhar e sumiu da cidade. Mônica seria promovida para coordenadora agora em fevereiro”, informou o secretário. Colegas do aluno contaram ao site, que o garoto disse que o fato aconteceu fora da secretaria, mas em um local que eles não quiseram revelar. O meninos garantiram que o caso não teria acontecido em sala de aula. Ainda de acordo com o secretário de Educação, não há uma denúncia formal na secretaria. “Quando recebermos a denúncia iremos tomar as medidas cabíveis”, concluiu.

Eduardo Coutinho e Philip Seymour Hoffman: Perdas lamentáveis para o cinema, aqui e lá

  • por Orlando Margarido
  • 03 Fev 2014
  • 06:19h

(Foto: Reprodução)

A essa altura vocês já devem saber: morreu nosso maior documentarista, Eduardo Coutinho. A perda não é menos dolorosa, mas também se foi o ator Philip Seymour Hoffman. As notícias dão conta de possível overdose no caso deste. Mas vamos esperar pelas averiguações. No caso de Coutinho, a tragédia já parece estar esclarecida. Foi morto a facadas e o suspeito é seu filho, ao que tudo indica com problemas mentais, e que está internado depois de ser operado. Teria tentado se matar a facadas. A mulher de Coutinho também foi atacada e está em estado grave. Lamentável para um realizador que aos 80 anos vivia uma fase muito produtiva. Ele que redefiniu nossa veia documental com Cabra Marcado para Morrer e ainda era original o suficiente para produzir um longa como Um Dia na Vida, o último trabalho dele a que assisti, em sessão lotada na última Mostra de Cinema de São Paulo. No ano anterior ele fez a estréia do filme, que de tão procurado não consegui lugar. Coutinho filmou durante um dia inteiro a programação dos canais abertos de TV. Postos numa montagem com seu olhar tão atento os programas se tornam absurdos, quase surreais. Parece simples, e assim era o seu cinema. Somente ele sabia arrancar depoimentos impactantes e emocionantes de seus entrevistados. Lembram do aposentado que dizia ter conhecido Frank Sinatra e cantava My Way para a câmera? Inesquecível. Em todo projeto, Coutinho se renovava e nos impressionava, como em Jogo de Cena, uma nova virada.Ainda sob o impacto de sua morte, fica difícil fazer a homenagem que merece. Amanhã sigo a Berlim e vou rabiscar algo no caminho que faça jus ao talento. Quanto a Hoffman, não vou esconder que tinha pouca simpatia por seus trabalhos, algo um tanto gratuito, mas o loiro gordinho, de jeito boa praça, estava amadurecendo na carreira e fez bons trabalhos recentes, como em The Master. Também se mostrou talentoso diretor e pelo que sei preparava novo filme. Hollywood por vezes me parece uma máquina angustiante e enlouquecedora, e nem sempre todos aguentam. Teria sido esta a situação de Hoffman? Ou um mero vacilo? Domingo de cão este.

(Foto: Reprodução)

Matrícula na segunda chamada do Sisu encerra nesta terça (04)

  • Da Redação
  • 03 Fev 2014
  • 06:02h

(Reprodução)

O prazo de matrícula para os selecionados na segunda chamada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai até esta terça-feira (4). O candidato deve verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para se matricular. Aqueles que não foram selecionados têm até sexta-feira (7) para participar da lista de espera. Segundo a Agência Brasil, o estudante selecionado na primeira opção de curso que não fizer a matrícula estará automaticamente fora do processo. Quem não foi selecionado em nenhuma das chamadas do Sisu ou foi selecionado na segunda opção de curso, independentemente de ter feito a matrícula, poderá participar da lista de espera. A lista vale apenas para a primeira opção de vaga. A adesão à lista é feita no site do Sisu. Para participar, o candidato deverá clicar, em seu boletim, no botão que correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu. Ao final, será emitida uma mensagem de confirmação. Os estudantes serão convocados a partir do dia 11 de fevereiro. Os cursos mais procurados foram administração, direito, pedagogia e medicina.

Começam a acontecer as mudanças no Governo da Bahia

  • Da Redação
  • 03 Fev 2014
  • 05:56h

Edvaldo Brito irá tomar posse nessa segunda-feira (03) (Foto: Reprodução)

Edvaldo Brito (PTB), ex-vereador e atual secretário do governo Wagner, toma posse nesta segunda-feira (3). O petebista assumirá a Secretaria Extraordinária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, que antes era ligada à pasta de Relações Institucionais (Serin). O evento acontece na governadoria, às 17h. Com a saída do tributarista da Câmara, entra Vânia Galvão (PT), primeira suplente da vaga.

José Genoino recebe alta do Instituto de Cardiologia

  • Da Redação
  • 03 Fev 2014
  • 05:41h

(Foto: Reprodução)

O ex-deputado José Genoino, condenado a quatro anos e oito meses de prisão na Ação Penal 470, o processo do mensalão, recebeu alta por volta das 17h20 do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal. Ele passou mal no início da manhã deste domingo (2) e deu entrada no setor de emergência do hospital perto do meio-dia. Segundo o boletim médico, assinado pela diretora médica Núbia Vieira e pelo superintendente João Reis, o ex-deputado passou por exames de avaliação cardiovascular. Genoino sentiu fortes dores no peito, teve um pico de pressão arterial e a respiração estava ofegante, de acordo com sua assessoria. Ele estava acompanhado de sua mulher Rioco e da filha Miruna. Segundo a Agência Brasil, o ex-deputado cumpre prisão domiciliar temporária até 19 de fevereiro, por decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. No entanto, Barbosa rejeitou pedido de transferência para São Paulo, e o ex-deputado permanecerá em Brasília até nova avaliação médica. Após a data, uma perícia será feita para decidir se ele permanecerá em casa ou voltará para Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal.

O legado do juiz Cássio Miranda

  • Por Leandro Marshall / OI
  • 02 Fev 2014
  • 14:23h

Foto: Reprodução

O Juiz Cássio José Barbosa Miranda participou, nesta sexta-feira (31/1), de sua última sessão de julgamento como membro do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Reconduzido para exercer o segundo mandato em 1º de fevereiro de 2012, o magistrado encerrou oficialmente no sábado (1/2) o biênio como integrante da Corte Eleitoral. Lembrado pelos discursos dedicados aos pares e pela bagagem cultural, o Juiz Cássio Miranda se posicionou sempre como magistrado atuante, sendo escolhido o novo Presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (COJE), quatro meses após ser eleito Ouvidor do TRE-BA, em julho de 2012. Como membro do TRE-BA pela classe dos juízes de Direito compareceu em seu primeiro mandato – de 1º de dezembro de 2009 a 1º de dezembro de 2011 – a 234 sessões de julgamento, participando, como relator, do julgamento de 533 processos que tramitaram na Corte. No segundo biênio, compareceu a 223 sessões e participou, como relator, do julgamento de 1.337 feitos. Neste período, chegaram ao juiz 1.500 processos, tendo sido proferidos por ele 346 decisões monocráticas e 2.112 despachos.

Aplicativo permite que qualquer internauta consulte placa de veículo para saber se é roubado

  • Informações da Agência Brasil
  • 02 Fev 2014
  • 13:33h

(Foto: Reprodução)

O Checkplaca (Sinesp Cidadão), aplicativo para celular e computador lançado pelo Ministério da Justiça, já alcançou mais de 400 mil downloads, tornando-se o mais baixado na loja da Apple no Brasil e o 14º lugar no mundo, conforme resultados desta quinta-feira, 30. Com o Checkplaca, o cidadão pode verificar se qualquer veículo é furtado ou roubado. Basta digitar a placa para o aplicativo informar o modelo, as características e situação do carro na base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Sinesp).

Novo jornalismo entrega-se ao véu da liberdade

  • Por Leandro Marshall / OI
  • 02 Fev 2014
  • 11:14h

(Foto: Reprodução)

Não é mais nenhuma novidade o fato de que todo cidadão pode ser produtor de informação neste mundo de tecnologias digitais e de redes sociais. O tempo do jornalismo governado pelos jornais e pelos jornalistas profissionais deu lugar a um sistema descentralizado, desterritorializado e multifacetado, em que qualquer indivíduo pode atuar como protagonista do processo da informação e da comunicação. A verdade dos tempos está na evidência de que o novo imperativo transforma, de maneira radical, os pressupostos e os fundamentos do modo clássico do fazer jornalístico. Isto posto, verificamos que, além de instituir o regime de liberdade no sistema de codificação e de codificação dos discursos, o jornalismo-cidadão estabelece uma mudança generalizada na estrutura dos sistemas de lógica, de causalidade e de conhecimento. A partir do momento em que qualquer indivíduo pode dizer qualquer coisa para qualquer audiência – do sujeito ao grupo ou à massa indeterminada –, a essência da nova ordem informacional deixa de ter o compromisso formal com a ética, com a verdade e com qualquer nexo causal. A realidade transforma-se no discurso da realidade e a veracidade dos fatos é substituída pelo discurso de verossimilhança. Não há, em linhas gerais, necessidade de obediência a um sistema de causa ou de consequência na construção das narrativas.

O mais importante neste processo passa a ser falar, contar, revelar, comunicar, compartilhar. Não há, portanto, dentro deste sistema de construção social dos discursos, qualquer tipo de ligação ou de relação entre o produtor da informação com os princípios lógicos da dialética, ao modo como Hegel, Marx, Kant e tantos outros pensadores defendiam. Em sua essência, na forma clássica, a dialética pressupunha (a) contradição, no sentido de que tudo existe, ao mesmo tempo, em um estado de ausência e de permanência. Compreende, ainda, ao modo grego antigo, (b) a arte do diálogo, e o natural processo de (c) transformação de todas as coisas, no sentido de que nada permanece sempre como é, mas que vive em uma condição de (d) fluidez, onde o ser é sempre um vir-a-ser. Além disso, existem os pressupostos universais (e) da passagem da quantidadeàqualidade, (f) da interpenetração dos contrários (g) e da negação da negação. O comum entre todos estes princípios ativos da dialética envolvem os fenômenos da transformação, do movimento e da fruição, onde a conexão entre causa e efeito vive em um estado intransitivo de ebulição, de tensão e de inquietação. A tese pressiona e exaspera a antítese que pulsa, freme e se alarga, com todas as forças, até gerar uma síntese líquida, fluída, incandescente, pronta para misturar e combinar todas as causas e consequências e, com isso, acender e reacender a dinâmica viva da contradição. Isto corresponde, de modo muito intenso, ao que a nova ordem comunicacional e informacional das mídias digitais e virtuais oferecem à sociedade humana. A priori, podemos dizer que as TICs estabeleçam um universo sem totalidade (Levy), sem centro e sem origem e organicidade. Não há uma estrutura que funcione de maneira sistêmica para todos os indivíduos e para a sociedade, à medida que não é mais a mídia que governa e controla o acesso, a mediação e o consumo dos discursos sociais. O cidadão pode fazer ou desfazer o que quiser, da forma que melhor julgar, os caminhos da informação e da comunicação neste novo universo tecnológico.

As estruturas das verdades mais profundas

Desta forma, não podemos mais falar, dentro de uma visão escatológica moderna, numa organização fundada no princípio da origem, da causa ou determinação. Tudo está assentado na lógica da dispersão e está sempre à disposição para ser trabalhado de acordo com os pressupostos inalienáveis da liberdade, segundo a percepção e a vontade do produtor da informação e da comunicação. Note-se, aliás, que não há absolutamente nenhum pecado nesta prática. Todos sonhamos, afinal, com o dia em que os impérios midiáticos e a tirania da comunicação seriam mortalmente abalados pela insurreição da tecnologia e da sociedade, empoderada pelo exercício irrevogável da liberdade de expressão e da liberdade de comunicação.Não podemos esquecer McLuhan. A tecnologia transformou este sonho em realidade. O que antes estava nas mãos de poucas pessoas, no totalitário sistema de um-para-todos, assistiu a assunção e a vingança do modelo do todos-para-todos. Neste sentido, mais uma vez a tecnologia ditou o rumo da história humana, apesar de todos os paroxismos que possa ter gerado na estrutura social, cultural e comunicacional. Como diria o velho ditado, não há almoço grátis. Tudo tem seu preço. Não há inovação sem transformação assim como não há movimento histórico sem reformas na própria essência do indivíduo e da sociedade. A universalização da informação e da comunicação, com sua lógica de democratização e de socialização, mexe com as estruturas das verdades mais profundas da sociedade. Uma delas parece ser aquela que prioriza a geração e a distribuição da informação em detrimento da compreensão e do sentido desta mesma informação. O pêndulo da realidade oscila do governo, do controle e da administração da verdade para o polo da emissão da informação.

A lógica interna de cada pequena realidade

Em poucas palavras, podemos dizer que, ao que parece, não há mais zelo ou cuidado no relato social da realidade. Qualquer um diz o que quer dentro daquilo que ele acredita ser a verdade objetiva ou subjetiva dos fatos. A necessidade da explicação, da contextualização, do detalhamento e do respeito ao nexo causal em todas as coisas do mundo deixou de ser um fundamento da informação. O efeito mais imediato é o desaparecimento do porquê na estrutura da informação jornalística, formal ou informal. Nem o jornal nem o cidadão buscam orientar a informação a partir de uma organização lógica e orgânica dos fatos sociais. O que importa agora é utilizar e exercitar o poder da fala e, com isso, participar do universo da informação e da comunicação. A necessidade da causalidade, da origem e da natureza ontológica dos fatos foi abolida de forma quase universal e absoluta. Os fatos passaram a falar por si próprios. Não há mais sentido ou qualquer tipo de explicação para os fatos terem emergido, no espaço humano, de uma hora para outra do modo como emergiram. O porquê deixou de ser uma prerrogativa e passou a ser uma mera circunstância. A inclusão do porquê na informação demandaria, afinal de contas, a necessidade da busca da contextualização e da explicação para os acontecimentos humanos. Num mundo sem paradigmas, sem referências e sem verdades universais, os novos produtores da informação dedicam-se coerentemente apenas a informar. A razão dos fatos não diz respeito, em tese, ao comunicador. Ele já está encarregado de comunicar. Gerar lógica e explicação não lhe dizem mais respeito. Vê-se que há uma nítida obsolescência do jornalismo interpretativo em razão do triunfo social do jornalismo informativo e do jornalismo opinativo. Ninguém precisa mais interpretar nada, isto é, ninguém está interessado em aprofundar, detalhar, contextualizar e explicar a origem e a natureza dos discursos sociais. Não há mais porque buscar-se o sentido das coisas e dos fenômenos sociais. O jornalismo clássico mal conseguia fazer isso. Não será agora o cidadão que tratará de anunciar os fatos e de, ao mesmo tempo, explicá-los para a sociedade. Isto agora é da conta apenas do receptor das mensagens. Na nova ordem comunicacional e informacional, se o cidadão quiser, ele que trate de buscar entender a lógica interna de cada pequena realidade empacotada pela informação. Senão a informação valerá apenas como informação. Sem qualquer compromisso com a lógica da verdade.

CONTINUE LENDO

Pré-Carnaval: Rossi Show deverá ter recorde de público neste sábado (08)

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 02 Fev 2014
  • 10:22h

(Divulgação)

O Rossi Show é considerada uma das melhores casas de espetáculo da atualidade em Brumado, e, no próximo dia 08 a Lagoa Funda vai sacudir, porque a previsão é de recorde de público, na realização do Pré-Carnaval 2014, que terá as bandas Sem Limite e Orgulho do Samba fazendo a festa para a galera a partir das 22 horas. Uma grande estrutura está sendo montada para receber o grande público que irá prestigiar esse evento realizado pelo cantor e promoter Ed Rossi, que vem se destacando no cenário cultural da capital do minério. Então, entre no clima do Carnaval e prepare as suas emoções para este sábado (08), pois quem vai comandar a festa é a alegria e a diversão.  

Rei do Som comemora aniversário com descontos especiais para os clientes

  • Rei do Som
  • 02 Fev 2014
  • 08:51h

Rei do Som

Baianos reverenciam Iemanjá

  • Bahia Todo Dia
  • 02 Fev 2014
  • 08:41h

(Foto: A Tarde)

Para reverenciar Iemanjá, muitos baianos acordaram na madrugada deste domingo (2) para levar suas oferendas à Rainha do Mar. Logo no início da manhã, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, centenas de baianos e turistas já tomam conta da Rua da Paciência. Filas para levar os presentes já ultrapassam a altura do Largo de Santana. Como é ano eleitoral, devemos ver a passagem de muitos políticos durante os festejos, que devem acontecer até o final da tarde deste domingo.Também devem marcar presença vários segmentos organizados da sociedade, que levam suas bandeiras e reivindicações na festa.