Padre culpa pais por acidente na Boate Kiss e causa polêmica

  • Da Redação
  • 31 Jan 2014
  • 07:24h

(Foto: Reprodução)

O padre Odair Rizzo, da cidade de Farroupilha (RS), causou polêmica ao declarar em uma rádio que a culpa do incêndio da Boate Kiss é dos pais dos jovens. A declaração foi dada na terça-feira (28) para a rádio Spaço FM um dia após o acidente completar um ano. O religioso acredita que os pais não deveriam permitir que os filhos frequentassem a boate. “Se os pais fossem um pouquinho mais responsáveis no papel de pai e mãe, sabendo dar o amor aos filhos eles (os filhos) não procurariam lugares inadequados o espaço para ter o lazer. (…) Agora não adianta chorar, a tragédia já aconteceu (…) Os pais e mães devem se sentir responsáveis e não, agora, sentir remorso porque não souberam acompanhar os filhos (…)”, disse ele. A Boate Kiss era um dos principais espaços de festas da cidade Santa Maria. No dia 27 de janeiro de 2013 acontecia uma festa dos universitários da cidade quando um dos músicos usou um sinalizador fazendo com que o teto pegasse fogo. O incêndio deixou 242 mortos e centenas de feridos se tornando uma das maiores tragédias da história do Brasil. Ao saber da entrevista a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Adherbal Ferreira, comentou dizendo que não é a primeira vez que o padre se posiciona sobre a tragédia. Ferreira lembra que no ano passado o padre Odair Rizzo se negou a rezar uma missa em memória das vítimas e fez o mesmo esta semana quando os pais e amigos o procuraram para a missa de um ano. A rádio deu direito de resposta à AVTSM, o padre voltou a ser ouvido e pediu desculpas, dizendo que suas frases repercutiram mal. “Se eu disse alguma frase que repercutiu mal, que não pegaram o todo, eu tenho a obrigação, como padre, de pedir desculpa e colocar a coisa bem clara. A gente não quer o mal de ninguém, pelo contrário, a gente sofre com aqueles que estão sofrendo”.

Brumado: Tiroteio e medo no início da noite desta quinta-feira (30)

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 30 Jan 2014
  • 22:43h

(Imagem: Diego Muritiba)

A violência cada vez mais presente na vida dos brumadenses parece não ter limites para as suas ações, as quais vêm “tirando o sono” da população, que fica como “cego em tiroteio”, sem saber para onde ir e o que fazer, já que incidentes, antes incomuns, começam a entrar para rotina da cidade, assim como aconteceu no início da noite desta quinta-feira (30), onde um tiroteio numa avenida movimentada da cidade causou um verdadeiro furor, com pessoas apavoradas correndo para todos os lados, vidraçaria sendo atingida, além dos riscos de uma bala perdida. Segundo as informações colhidas pelo Brumado Urgente, dois assaltantes, provavelmente os mesmos que estão efetuando uma série de assaltos a estabelecimentos comerciais na cidade, especialmente mercadinhos, iam efetuar mais uma ação, desta feita numa livraria, quando, um policial militar que estava de folga, ao perceber a ação dos bandidos, entrou em ação e, imediatamente, começou a troca de tiros. A Polícia agiu rápido e prendeu um dos assaltantes e uma grande operação está sendo feita nesse momento para que o outro também seja preso. Infelizmente a capital do minério vive dias de “bang bang city”,  sendo que, as ações do Estado, visando reverter essa situação são praticamente inexistentes, já que o efetivo policial da cidade está muito aquém das reais necessidades e os policiais que fazem o patrulhamento têm que se desdobrar, as vezes como heróis, como aconteceu nessa noite, para impedir as ações dos bandidos. 

Caos, A Origem

  • Por Dr. Cleio Diniz
  • 30 Jan 2014
  • 17:33h

(Foto: Laércio de Morais / Brumado Urgente)

Em regra geral, as decisões focadas e com interesses imediatos, sem uma análise ampla e global, culminam em desastres futuros e a longo prazo. A diferença básica entre um mero político e um estadista é o conhecimento concreto, a visão de futuro de seus atos. Infelizmente estes são raros, pois os políticos normalmente são eleitos pela simpatia e não pela competência.


Neste campo, temos a exemplo a política adotada pela ditadura militar, a qual no ato de repressão passou a prender presos políticos como presos comuns. Não pela discriminação, mas por colocar a disposição da criminalidade e de bandidos de alta periculosidade todo saber de intelectuais que, para sobreviver em nossas masmorras tinham como moeda de troca apenas seu conhecimento catedrático, criando assim uma verdadeira faculdade jurídica dentro dos presídios, com professores excepcionais e alunos bandidos.


Como resultado desta irresponsabilidade e inconsequência recebemos as facções criminosas. Atualmente um bandido com vivencia em prisões profere aulas espetaculares de Direito Penal.


Tais atos nos permite afirmar que um momento de desvarios e mazelas pode custar décadas de transtornos. A história por testemunha.


Nesta linha, contribuindo para o avanço e especialização da criminalidade, atiçando a fogueira do caos, foi lançado pelo sistema o Estatuto da Criança e do Adolescente. Um Código pertinente e maravilhoso, todavia que deveria ser aplicado para a proteção da criança. Criança no sentido de definição e conceito literário, ou seja, o ser humano que encontra-se em fase de carência de conhecimento e entendimento e por isso faz jus a tutela jurisdicional do estado no que tange a seus direitos.


Contudo, ao copiar o Estatuto da Criança e Adolescente, nosso legislador, demonstrando sua hipossuficiência como estadista e administrador, esquecendo-se de também editar o Estatuto do Menos Delinquente.


Por razões de facilidade e comodidade, optou por atribuir a idade como único requisito para qualificação de responsabilidade criminal, ou seja, até aos 17, anos, 11 meses, 30 dias, 23 horas e 59 minutos o ser humano é considerado desprovido de conhecimento e entendimento de seus atos, portanto não responsáveis pelo mesmo e assim isento de punibilidade adequada.


Ora, o correto como prevê o Estatuto do Menor Delinquente é o entendimento do menor infrator de seus atos e da gravidade do mesmo, e assim separar o joio do trigo, ou seja, a criança do delinquente.


Qualquer pai, qualquer mãe tem consciência de que as crianças de hoje já nascem mais evoluídas, aprendem mais rápido e mais cedo. Com isto, a regra da idade é fixa é rígida não acompanhando esta evolução. Uma criança de 12, 14 ou até mesmo 16 anos de idade, a pouco mais de duas décadas atrás não se portava como as de sua mesma idade atualmente. Recentemente um amigo recordou que, quando criança tinha respeito e até mesmo de um adulto, e hoje ao serem reprendidas nossas crianças estão enfrentando os adultos. Uma prova clara da evolução de entendimento não acompanhada pela idade.


Mas esta discussão é complexa, sendo mais fácil defender a questão da idade, onde as partes, neste contexto isolado tem razão, e o debate atende aos interesses políticos de muitos.


Em suma, com uma criminalidade intelectualizada e a norma fornecendo material em abundancia, o caos bate a nossa porta.

Caetité: Polícia paulista apreende menor suspeito de ter assassinado um policial militar em SP

  • Sudoeste Bahia
  • 30 Jan 2014
  • 15:44h

A elucidação da chacina em Campinas é questão de honra para a alta cúpula da Polícia Civil de São Paulo (Foto: Terra)

Os tentáculos das facções criminosas que agem nos grandes centros do Brasil vêm se espalhando pela nação, e o sertão baiano vem fazendo parte deste roteiro que é denominado como interiorização da criminalidade. Os dados recentes da violência em Caetité demonstram que o município faz parte desta rota criminal, já que homicídios incomuns começam acontecer motivados pelo tráfico de drogas, resultado da influência direta de membros destas facções que começam a se instalar principalmente no meio rural.  Uma grande investigação feita pela Polícia de Campinas, São Paulo, que estava fechada a sete chaves, acabou vindo para Caetité, mas especificamente no Distrito de Maniaçu, e, no último final de semana, acabou apreendendo um menor, o qual é suspeito de ter participado do assassinato do policial militar Aride Luís dos Santos, que acabou, segundo a própria mídia paulista, uma grande chacina, onde doze moradores de bairros pobres daquela cidade acabaram sendo mortos, o que, na sequência resultou na prisão de vários policias militares que estão sendo acusados de serem os autores da chacina. A chacina ganhou as páginas policiais dos principais veículos de comunicação do Brasil e, agora, Caetité entra para essa rota, já que os indícios de o menor ter participado da morte do policial são muito grandes. O menor, que não tem ligação familiar com Caetité, estava escondido na casa de um conhecido e foi imediatamente transferido para Campinas onde deverá participar de acareações e de outras ações investigativas que devem esclarecer por completo o caso, que ganhou repercussão nacional e que teria, como elemento provocador, esse menor que veio se esconder na zona rural de Caetité.

Criada técnica que reverte a impotência sexual causada pela retirada da próstata

  • Da Redação
  • 30 Jan 2014
  • 14:22h

(Foto: Reprodução)

Médicos brasileiros da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) em Botucatu desenvolveram uma cirurgia que religa os nervos que foram rompidos durante a retirada da próstata, o que reverte o problema da impotência sexual. A técnica consiste em retirar um pedaço de cerca de 30 centímetros de um nervo na perna, dividir esse nervo em dois pedaços de 15 centímetros cada e fazer um enxerto no nervo lesado da face lateral do pênis. “Quando retiramos o nervo da perna do paciente (nervo sural), ele fica com a face lateral do pé como se estivesse permanentemente anestesiada. Mas é algo leve, que a pessoa nem se importa”, explica José Carlos Souza Trindade, urologista e coordenador da pesquisa. Depois da cirurgia, que é considerada pouco invasiva, o paciente vai para casa em até 48 horas e o resultado final da cirurgia – o fim da impotência sexual – pode aparecer em até 2 anos. O motivo da demora é porque é necessário que fibras cresçam a partir do nervo enxertado e façam a ligação com o nervo do pênis.“É possível comparar a cirurgia com um fio elétrico. 

Eduardo Vasconcelos está fora da disputa eleitoral de 2014

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 30 Jan 2014
  • 14:14h

Durante o seu pronunciamento o ex-prefeito deixou evidente que irá desistir da disputa (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Para a alegria de alguns e tristeza de outros, o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) não deverá se candidatar a deputado federal em 2014. A decisão que já tinha sido tomada por ele já há alguns dias atrás, foi confirmada nesta quinta-feira (30), em encontro com a senadora Lídice da Mata, que veio a Brumado para visitar obras, apresentar um compêndio de ações e também tratar sobre política, sendo que, um dos pontos principais da pauta seria a pré-candidatura de Vasconcelos. Defensora fervorosa e admiradora do ex-prefeito, ela citou durante o seu pronunciamento que “Brumado não pode perder essa grande chance de ter um representante no Congresso Nacional como Eduardo Vasconcelos”, e complementou afirmando que “todos conhecem o seu potencial político, então, diante disso, Brumado só tem a ganhar com um representante desta envergadura”. Mas, mesmo diante da insistência da senadora, o ex-prefeito deixou transparecer que sua decisão já estava tomada e que ele não irá voltar atrás, desistindo da disputa, tendo como principal argumento os altos custos da campanha. 

Lídice da Mata vem a Brumado, confirma pré-candidatura e diz que quer Eduardo como federal

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 30 Jan 2014
  • 13:09h

A senadora fez questão de pressionar o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos deixando claro que quer ele na disputa eleitoral de 2014 (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

A senadora Lídice da Mata (PSB) esteve visitando Brumado na manhã desta quinta-feira (30), para visitar obras, lançar uma obra onde estão registradas as suas principais ações buscando um melhor convívio com o semiárido, anunciar a sua pré-candidatura e, por fim, fazer política, já que ela quer que a legenda se fortaleça ainda mais no município. Após ser recepcionada por lideranças políticas no Aeroporto Socrátes Mariane Bittencourt, a senadora visitou as obras da lavanderia do Hospital Magalhães Neto, as quais são resultado de uma emenda parlamentar de sua autoria. Depois ela se dirigiu ao auditório da Faseb, onde fez uma grande explanação e aproveitou para autografar a sua separata do convívio com o semiárido. Em seu pronunciamento ela confirmou a sua pré-candidatura ao governo do estado, falou de estratégias que estão sendo adotadas para o pleito e deixou bem claro que um dos motivos que levaram ao rompimento com o PT foi a escolha errada do nome de Rui Costa. Ela também deixou patente que irá “mover céus e terra” para que o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos, que hoje exerce a presidência do PSB de Brumado, saia para a disputa de uma vaga no Congresso Nacional o que, acima de tudo, seria muito positivo para o município, já que, segundo ela, ele reúne uma gama enorme de qualidade que têm que estar sempre a serviço da população.  Após os pronunciamentos a senadora  foi ter um encontro “ao pé do ouvido” com Vasconcelos e os vereadores Márcio Moreira e Castilho Viana, no qual se baterá o martelo sobre a pré-candidatura do ex-prefeito ou sua desistência em disputar as eleições de 2014.  

As lideranças presentes ouviram atentamente o pronunciamento da senadora (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Rachel Sheherazade solta o verbo novamente. Confira!

  • SBT
  • 30 Jan 2014
  • 13:01h

Conheça as novas tendências dos crimes virtuais

  • Da Redação
  • 30 Jan 2014
  • 09:10h

(Reprodução)

Embora medidas de segurança on-line sejam criadas diariamente para acompanhar o ritmo do surgimento das ameaças mais recentes, o primeiro passo para manter sua família e seu computador seguros é conhecer esses perigos. Veja a seguir um resumo das últimas tendências do crime on-line e como antigas ameaças estão evoluindo. Confira a seguir: 

1. Evolução de bots Bots são programas descarregados secretamente que se auto-instalam no computador da vítima. Assim, os criminosos da Internet podem controlar o computador remotamente, utilizando-o para atividades criminosas, como o envio de spams ou ataques de negação de serviços (DoS). As redes de bots continuarão a se diversificar e evoluir. Por exemplo, os criminosos podem utilizar computadores infectados para hospedar sites de phishing.
 
2. Campanhas políticas O aumento do uso de sites para a organização e captação de recursos em campanhas políticas abre as portas para sérios riscos à segurança, que incluem:
 
Desvio das doações à campanha ou das informações sobre os doadores
Atividade de hacker nos sites para apresentar informações enganosas sobre as posições e condutas dos candidatos
Inatividade do site em um momento crucial
 
3. Aplicativos da Web baseados em Java Programas pequenos, como dispositivos de reprodução de vídeo ou mapas interativos, que se auto-iniciam em uma página da Web (se multiplicam). Isso significa também que eles oferecem uma oportunidade crescente para os ladrões on-line espalharem bots, keyloggers (registradores de digitação), que rastreiam nomes de usuário e senhas, e outros softwares maliciosos.
 
4. Evolução de spam Os criadores de spam com certeza encontrarão novas maneiras para burlar os sistemas de bloqueio tradicionais e fazer com que os usuários leiam suas mensagens. Por exemplo, no corpo da mensagem, agora eles utilizam imagens dos textos, e não o texto em si, a fim de burlar a filtragem de conteúdo. O spam também se espalhou em arquivos MP3: as pessoas clicam em um link esperando ouvir uma música mas, em vez disso, ouvem uma dica sobre ações.
 
5. Plataformas móveis Como os telefones celulares são compatíveis com uma variedade maior de aplicativos, os hackers explorarão as vulnerabilidades existentes.
 
6. Mundos virtuais Os criminosos on-line se concentrarão nas comunidades de mundos virtuais persistentes e jogos on-line para vários jogadores. Senhas roubadas e recursos de jogos são segmentos crescentes da economia ilícita.
 
As ameaças on-line continuarão a evoluir, encontrando vulnerabilidades em novos softwares, aplicativos e dispositivos. Você pode manter-se protegido tomando algumas precauções simples enquanto estiver on-line: manter seu software de segurança sempre atualizado, bem como seus aplicativos, com os patches de segurança mais recentes.

CONTINUE LENDO

Brumado: Prefeito e vice são inocentados no TRE em processo de cassação

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 30 Jan 2014
  • 08:19h

(Foto: Daniel Simurro / Conteúdo Brumado Urgente)

O processo de cassação movido pela coligação “Brumado Melhor e Mais Forte” contra o atual prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e a sua vice Cristina Gondim (PSDB) que vinha passando por sucessivos adiamentos, teve o seu veredito final na tarde desta quarta-feira (29), quando, por 3X2 os desembargadores do TRE decidiram inocentar os acusados das acusações de fraude, corrupção e abuso de poder político e econômico no pleito de 2012. A decisão foi comemorada por simpatizantes do prefeito, o qual já vinha dando inúmeras declarações que estava totalmente tranquilo, já que, segundo ele “nenhum ilícito havia sido cometido”. Com o fim do impasse a população espera que o desenvolvimento e progresso da cidade possa ser desencadeado de uma forma plena, onde inúmeros avanços possam ser conquistados para o município. Agora a decisão vai para o TSE, já que ainda cabe recurso nesse sentido. 

Lançadas as moedas oficiais da Copa do Mundo 2014

  • Da Redação
  • 30 Jan 2014
  • 07:38h

(Foto: Divulgação)

Em comemoração à Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, o Banco Central apresentou uma série de moedas comemorativas nesta quarta-feira (29). Limitada, a série conta com uma moeda de ouro, duas de prata e seis de cobre e níquel, e para adquiri-las a população deve ir para as sedes do Banco Central espalhadas pelo país. A moeda mais exclusiva é uma peça de ouro de 16 milímetros de diâmetro, com valor nominal de R$ 10, que será vendida por R$ 1.180. Deste modelo serão cunhadas 5 mil unidades. Em prata, foram cunhadas duas moedas, cada uma de 40 milímetros de diâmetro, com valor nominal de R$ 5. Estas serão comercializadas por R$ 190 cada. A série mais barata, de cobre e níquel, é composta por seis modelos de moedas de R$ 2, que serão vendidas a R$ 30 cada uma. 

Acusado de desviar R$ 73 milhões da Mega-Sena se entrega ao Ministério Público

  • Da Redação
  • 30 Jan 2014
  • 07:27h

(Foto: Reprodução)

O titular da conta corrente da Caixa Econômica Federal, na qual foramdepositados R$ 73 milhões de um falso prêmio da Mega-Sena, no golpe considerado o maior da história da instituição financeira, se apresentou nesta terça-feira (28) ao Ministério Público Federal, em Araguaína (TO). Márcio Xavier de Lima usou o nome falso de Márcio Xavier Gomes Souza para receber o dinheiro, transferido, em seguida, para outras 200 contas, segundo informações divulgadas pela Polícia Federal. Do total desviado, foi recuperado 70% do dinheiro. O suspeito depôs por mais de 10 horas, antes de ser encaminhado à Casa de Prisão Provisória de Araguaína. No mesmo local, está preso o suplente de deputado federal do Maranhão Ernesto Vieira Carvalho Neto (PMDB), apontado como mentor do golpe. Já o gerente da agência da Caixa envolvida, localizada em Tocantinópolis (TO), Robson Pereira do Nascimento, detido em 22 de dezembro, acusado de operacionalizar o pagamento do falso prêmio, vai responder ao processo em liberdade. Quatro suspeitos continuam foragidos: Antônio Rodrigues Filho, os irmãos Alberto Nunes Tugeiro Filho e Paulo André Pinto Tugeiro, além de Talles Henrique de Freitas.

Senadora Lídice da Mata estará visitando Brumado na manhã desta quinta-feira (30)

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 29 Jan 2014
  • 19:11h

(Foto: Divulgação)

Com uma bagagem política invejável, a senadora Lídice da Mata (PSB) é considerada uma das grandes representações políticas da Bahia, que, agora, começa a galgar uma nova etapa, já que é pré-candidata à disputa pelo Palácio de Ondina. Ela que está visitando a região, estará em Brumado na manhã desta quinta-feira (30), sendo recepcionada pelo presidente da legenda local, o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos e pelos vereadores Márcio Moreira e Castilho Viana além de outras lideranças do PSB de Brumado e de outras agremiações partidárias, que estarão presentes no Aeroporto Sócrates Marianne Bittencourt, onde, de lá, rumará direto para o Hospital Magalhães Neto, onde estará visitando o novo setor de Lavanderia, que é fruto de uma emenda parlamentar de sua autoria. Em seguida ela se dirigirá a FASEB, onde apresentará uma “Separata”, ou seja, uma compilação de ações desenvolvidas por ela em prol de uma melhor convivência com o semiárido. Em seguida ela dará uma coletiva de imprensa, onde abordará aspectos de sua pré-candidatura e as ações que estão sendo adotadas pelo PSB na Bahia para as eleições de 2014. Por fim, ela terá um almoço reservado com as lideranças locais para se iniciar a formatação das estratégias que serão adotadas pelos psbistas a partir de agora. 

Criado em Brumado Comitê Municipal para a Reforma Política do Brasil

  • Paulo Esdras
  • 29 Jan 2014
  • 19:07h

(Foto: Divulgação)

Foi realizada nesta terça-feira (29) a reunião para formação do comitê municipal e formação das comissões de trabalho para a criação do plebiscito popular – iniciativa de diversas entidades sociais* - com o objetivo de criar uma constituinte exclusiva e soberana para a reforma do sistema político. Após as manifestações nas ruas, a plenária nacional dos Movimentos Sociais aprovou, em setembro de 2013, a realização de um plebiscito popular com a pergunta: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?” A partir do plebiscito proposto, o povo dirá SIM ou NÃO a formação da constituinte, composta por cidadãos e cidadãs eleitos exclusivamente para mudar o sistema político, impedindo assim qualquer interferência dos políticos que hoje estão, em tese, representando o povo brasileiro em Brasília.

Pauta da assembleia em Brumado:

1- Avaliação da conjuntura nacional e da importância da Constituinte Exclusiva.
2- Formação do Comitê.
3- Formação de sub-comissões.
4- Participação do lançamento regional do Plebiscito em Caetité, dia 18 de fevereiro.
5- Encaminhamento de nomes para Plenária Estadual em Salvador, dia 30 de janeiro.

 

Deliberações:

Composição do Comitê: APDEMB, APLB - Sindicato, Consulta Popular, Grupo de Teatro Arte em Cena, Levante Popular da Juventude, Mandato do Vereador Zé Ribeiro (PT), MODERA, Movimento ABRACADABRA, Paróquia do Bom Jesus, PT, Setor Jovem da Igreja e UJS.

Conforme esclarecimento do ativista do Levante Popular da Juventude, Vamberg Barros, o papel do Comitê deve ser enviar representantes para as plenárias, imprimir cartilhas e se utilizar de outros meios de comunicação para difundir o Plebiscito e funcionar como núcleo duro, mas sem inviabilizar as plenárias.

Formação das sub-comissões, a partir dos membros do Comitê:

- Formação: Mandato do Vereador Zé Ribeiro (PT), Levante, Setor Jovem, Paróquia, APLB e MODERA.

- Divulgação: ABRACADABRA  e PT.

- Secretaria: MODERA.

- Infraestrutura: todas as entidades do Comitê.

- Doações: Paróquia.

O Levante, MODERA, ABRACADABRA, APDEMB, APLB e Consulta Popular deverão formar uma caravana para ir à Caetité, dia 18/02, participar do lançamento regional do Plebiscito.

O ativista do Levante, Vamberg Barros, foi escolhido para representar o Comitê de Brumado na Plenária Estadual do Plebiscito em Salvador, dia 30 de janeiro. 

Outras instituições e cidadãos podem participar do comitê e grupos de trabalho, bastando entrar em contato com o Levante Popular pelo telefone (77) 9923-8669

CONTINUE LENDO

Impressora 3D gigante pode construir casa em menos de um dia

  • Trhive
  • 29 Jan 2014
  • 17:57h

(Foto: Babbo)

Cientistas da University of Southern California estão desenvolvendo um projeto de impressão 3D que promete construir grandes casas em menos de um dia, segundo informações publicadas pelo site rt.com na quinta-feira. De acordo com os pesquisadores, o objetivo é poder criar estruturas inteiras de concreto utilizando uma impressora 3D gigante. O desafio é ampliar a impressão 3D para escala de construção. Segundo a publicação, as máquinas de impressão 3D disponíveis atualmente permitem que os objetos sejam construídos a partir de polímeros, mas os cientistas querem permitir que as máquinas possam construir materiais com concreto. Conseguindo isso, o processo de construção começaria com o nivelamento da área onde a casa seria “impressa”, e em seguida utilizar guindastes para retirar o material produzido pela impressora gigante. De acordo com o site, o projeto de pesquisa inclui ainda o encanamento, revestimento elétrico e o acabamento da casa.