Durante rebelião, presos matam condenado por estuprar 42 mulheres empalado

  • Louise Lobato
  • 04 Dez 2013
  • 15:38h

Um homem condenado por violentar sexualmente 42 mulheres morreu durante uma rebelião de presos na delegacia de Morro do Chapéu, município da Chapada Diamantina. De acordo com a titular da delegacia de Irecê, que atua como substituta na delegacia da idade, o rapaz já tinha fugido da detenção e sido recapturado há cerca de 15 dias. "Ele também era foragido das delegacias de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães", conta Lúcia Jansen. A rebelião começou por volta das 13h da terça-feira (3), quando os detentos começaram a reclamar da comida. "Eles estavam bastante agitados ontem por conta da situação em Várzea Nova. Estávamos só com quatro policiais aqui, o restante estava ajudando lá. Eu acredito que eles queriam fugir, mas aqui não tem como, só pela porta da frente", conta a delegada. "Depois de reclamarem da comida, eles atearam fogo nos colchões das celas, e conseguiram tirar as grades delas". A detenção conta com quatro celas, com capacidades para quatro presos em cada.

Uma briga irrompeu entre os detentos, e durante a confusão, Ednaldo Souza Bispo, 27 anos, foi agredido pelos outros presos. Mais conhecido como 'Peixe Frito', Ednaldo foi condenado por estuprar 42 mulheres em diversos municípios baianos - caso mais recente em que ele se envolveu foi registrado na cidade de Irecê, em setembro de 2013. "Ele tinha diversos problemas com a polícia desde muito jovem", relata Lúcia Jansen. "Primeiro ele se envolveu com as drogas, e depois passou a cometer estupros". Além de ser agredido e receber diversas pancadas na cabeça, Ednaldo também foi empalado com um pedaço de madeira. 'Peixe Frito' chegou a ser socorrido para o hospital municipal de São Vicente, e posteriormente transferido de ambulância para o Hospital Regional de Irecê. No entanto, Ednaldo não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã desta quarta-feira (4). O corpo dele foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região. Ainda conforme a polícia, a causa de morte do detento ainda não foi identificada, mas a suspeita é de que ele tenha tido um afundamento do crânio em decorrência da violência dos golpes recebidos. A morte de Ednaldo foi confirmada pelo Hospital Regional de Irecê. A rebelião só foi controlado horas depois. "Ficamos com medo de perder o controle da situação e pedimos o apoio da Polícia Militar. Ainda levou um tempinho até conseguirmos contê-los; e quando conseguimos, eles já estavam tentando abrir o último cadeado da detenção, que dá acesso a parte interna da delegacia", conta a delegada Lúcia Jansen.

CONTINUE LENDO

Perigo: Na busca de um corpo perfeito, mulher morre ao aplicar acrílico nas nádegas

  • Infirnações do R7
  • 04 Dez 2013
  • 14:11h

(Foto: Reprodução)

Na busca por ter um bumbum mais avantajado, muitas mulheres recorrem a produtos proibidos e sem recomendação médica, como é o caso do metacrilato. Mais conhecido como acrílico, a substância pode causar obstruções, necroses, embolia pulmonar e até morte. De acordo com o cirurgião plástico Alan Bernacchi da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), o metacril deve ser usado apenas em reconstruções como, por exemplo, para colar ossos fraturados. No momento de sua aplicação ele é um fluído, depois vira um plástico, um acrílico mesmo, sem maleabilidade nenhuma. Se esse acrílico abraçar um nervo da perna e fizer uma simbiose com a musculatura, isso pode gerar uma inflamação. É uma dor para o resto da vida. Para retirar, tem que cortar tudo, músculo e nervo. Há três semanas, a supervisora de telemarketing, Sueli de Oliveira, de 37 anos, morreu após ter passado uma cirurgia para aplicação de acrílico para aumentar o bumbum. Segundo informações do boletim de ocorrência, a médica responsável pela injeção disse que Sueli sofreu convulsões, o socorro foi chamado, mas ela não resistiu. O caso aconteceu em Moema, zona sul de São Paulo.

Brumado: Vereador Catoze busca regularização nos serviços do SAC na emissão de RGs

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 04 Dez 2013
  • 13:07h

O vereador Catoze foi parabenizado por seus pares pelo seu requerimento (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Já há um bom tempo os serviços do SAC de Brumado, especificamente na questão da emissão das carteiras de identidade, vêm sendo duramente criticados pela população que se diz prejudicada, já que irregularidades estariam acontecendo no órgão. Há mais de 5 anos no município, atualmente, o SAC enfrenta uma crise nos serviços de emissão da carteira de identidade, já que centenas de habitantes de toda a região vêm a Brumado para tirar o documento e, chegando aqui, se deparam com longas filas, tendo que voltar para os seus municípios sem poderem ter acesso aos serviços, já que existe uma limitação para o atendimento. Outra agravante é que pessoas de má fé estariam chegando cedo ao local e vendendo lugar na fila, o que seria uma atividade passível de punição. Diante desse impasse, o vereador Catoze (PT), buscando uma solução para a situação, entrou com um requerimento sugerindo o agendamento com hora marcada para os usuários. Ele argumenta que “atualmente se exige uma carteira de identidade com foto atualizada para se tirar a habilitação, então, um número muito grande de pessoas se dirigem ao SAC para tirarem a segunda via do documento e não conseguem devido ao grande volume no atendimento”. Catoze continua citando que “como vem gente da região toda, os brumadenses acabam sendo prejudicados, muitas vezes tendo que ir para Vitória da Conquista, assim como era no passado, para obter a segunda via, sendo que existe o órgão em nossa cidade, o que acaba sendo um grande contrassenso”. O vereador ainda declara que “sugiro também que venha uma unidade móvel para a nossa cidade ficar um dias aqui para desafogar os serviços, assim como acontece em Conquista, já que a demanda é cada vez maior”. E finaliza observando que “espero contar com a sensibilidade da direção do órgão em solucionar esse problema que vem incomodando muito os moradores de toda a região, por isso espero que o atendimento possa ser com hora marcada, porque, sendo assim, acaba-se com o problema da venda de lugares nas filas e com a vinda inutilmente de pessoas para a nossa cidade, que acabam ficando frustradas por não conseguirem os serviços”. 

Previsão aponta chuvas para os próximos 15 dias em toda a região sudoeste

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 04 Dez 2013
  • 08:32h

As chuvas deverão dar um alegria maior para mais de 500 mil habitantes de toda a região (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

As chuvas que caíram no final de novembro devem voltar no início de dezembro e, desta feita, integralmente em toda a região sudoeste, segundo previsão do conceituado site da Seagri. Com o forte calor dos últimos dias, as chuvas serão muito bem vindas, já que além de fazer com que os termômetros tenham uma queda, irão proporcionar para as populações rurais a oportunidade do plantio de várias culturas, o que gerará renda e fomento para a economia. O Brumado Urgente fez um apanhado da previsão para todas as cidades da região, entre esta quarta-feira (04) e dia 18, ou seja, para as próximas duas semanas e, em todas as cidades haverá precipitações pluviométricas. A região de Caculé será uma das mais privilegiadas, com índices girando em torno dos 130mm, com destaque para o município de Urandi, que faz divisa com o Norte de Minas, que terá, durante o período, segunda a previsão do Seagri, 148 mm de chuvas, o maior índice entre as cidades da região. Outra boa nova é que o município de Brumado, que possui um dos índices pluviométricos mais baixos da região, terá 92mm de chuvas, nas próximas duas semanas. Os municípios que ficam na entrada da Chapada Diamantina terão índices girando em torno dos 70mm durante o mesmo período. Vitória da Conquista que é considerada a capital regional, também receberá chuvas com índices de 90mm. Essa previsão integralizada de chuvas para toda a região sudoeste deve trazer alívio para mais de 500 mil pessoas neste final de 2013, especialmente para os moradores do meio rural, que vêm sofrendo com sucessivas estiagens. Confira os índices: Brumado - 92 mm; Aracatu - 108 mm; Malhada de Pedras - 95 mm; Caculé - 130 mm; Caetité - 112 mm; Guanambi - 110mm;  Licínio de Almeida - 132mm; Urandi - 148 mm; Lagoa Real - 78mm;  Bom Jesus da Lapa - 133mm; Anagé - 93mm; Livramento - 70mm; Dom Basílio - 75mm; Rio de Contas - 70mm; Paramirim - 104mm; Macaúbas - 116mm;  Vitória da Conquista - 90mm; Itambé - 108mm; Condeúba - 129mm; Rio do Antônio - 101mm; Tanhaçu - 74mm; Ituaçu - 67mm; Boquira - 112mm; Ério Cardoso - 96mm; Ibiassucê - 126mm; Jussiape - 69mm; Presidente Jânio Quadros - 112mm e Ribeirão do Largo - 110mm. 

Com medo de derrota, governo deixa votação do Marco Civil da Internet para 2014

  • Da Redação
  • 04 Dez 2013
  • 07:03h

Foto: Reprodução

O governo desistiu de aprovar ainda este ano o Marco Civil da Internet e deve negociar um acerto na base aliada para apreciar a matéria no começo de 2014. De acordo com a Folha de S. Paulo, o assunto ainda é considerado prioritário, mas o governo pressentiu a derrota caso o texto fosse votado na Câmara em 2013. Como a proposta obstrui a pauta de votação da Casa desde o final de outubro, deve ser retirado o pedido de urgência. O marco é encarado como a “Constituição” da internet, por estabelecer os princípios gerais de uso e prestação do serviço, como liberdade de expressão e proteção de dados pessoais. O maior problema do governo é convencer as lideranças de legendas aliadas a aceitar o conceito de “neutralidade” previsto no texto do relator Alessandro Molon (PT-RJ). A expressão é usada para definir que o acesso a todos os sites precisa acontecer na mesma velocidade e que não podem ser comercializados pacotes específicos. Assim, ficaria liberada a venda de pacotes de acesso que não discriminem o conteúdo acessado. As teles afirmam que tal medida fará crescer o preço dos pacotes, além de piorar a qualidade do serviço.

Brumado: Com alto índice de aprovação popular Prefeitura encerra 2013 com novo ciclo de inaugurações

  • Divulgação
  • 03 Dez 2013
  • 23:01h

Funcionários intensificam os trabalhos de instalação do sistema de iluminação de Natal da Praça da Prefeitura (Foto: Divulgação)

Sendo avaliada como a administração municipal que mais trabalhou em seu primeiro ano de governo na história de Brumado e tendo um alto índice de aprovação popular, a Prefeitura Municipal está encerrando o ano de 2013 com mais um ciclo de inaugurações que se iniciará na próxima sexta-feira (06), sendo que a agenda de trabalho irá ter inicio às 18:00 horas, na Praça Coronel Zeca Leite, com a entrega do sistema de iluminação de Natal, que este ano trará novidades, deixando a capital do minério no clima das festividades de final de ano. Em seguida, às 18:30 horas, o prefeito e sua comitiva irão se dirigir para a Vila Presidente Vargas, onde também será inaugurada a iluminação natalina da Praça Saldino Lopes. Dando encerramento à programação será feito o ato inaugural das obras de reforma e ampliação da Escola Clarice Morais, que fica situada na Rua Ester Gondim. Além da reforma do prédio, foram construídas uma moderna quadra poliesportiva e um auditório, que darão ainda mais qualidade ao ensino oferecido na referida instituição. “O reconhecimento do trabalho de nossa gestão, que é comprovado por meio dos índices muito positivos de aprovação de nossa população, vem nos estimular ainda mais a continuar a nossa missão em atender os grandes anseios dos brumadenses, que vêm mostrando um grande discernimento. Sabemos que existem os desafios, mas na força do trabalho iremos transpor as barreiras e valorizar ainda mais esse município que segue firme a sua vocação em ser um grande polo regional”, destacou o prefeito Aguiberto Lima Dias. 

 

Muitas Novidades nas exposições este ano no evento do ABRACADABRA

  • Abracadabra
  • 03 Dez 2013
  • 19:59h

(Foto: Divulgação)

Em todas as edições anteriores do ABRACADABRA na Praça, um evento pluricultural e feito pelos próprios artistas do município, a arte e expressões populares tiveram ligadas à prática da cidadania e à consciência ambiental. Este ano estas atividades foram intensificadas com o fortalecimento de entidades vinculadas e surgimento de novos parceiros nestas áreas.  Além dos primorosos trabalhos dos artesãos e dos artistas plásticos (com novas esculturas este ano), os quiosques apresentarão o grupo cultural Viveiro de Cantigas, com a valorização e divulgação das maravilhosas composições dos mais diversos cantadores do país, sendo um núcleo de resistência da cultura raiz. A exposição de Literatura será coordenada pela ALAB – Academia de Letras e Artes de Brumado – promovendo de forma elegante a leitura de autores locais e regionais. Também teremos este ano a aproximação da Universidade no evento com o projeto “Tessituras”, da UNEB/CAMPUS XX, com a inédita exposição no município de Fotopoemas, na qual misturam-se poesia e fotografia. No Quiosque Ambiental, a ONG de defesa dos Direitos dos animais “AUAU – Adote Um Amigo Único” fará uma feira de adoção com animais já vacinados e vermifugados e prontos para fazerem parte de uma família.

Curiosidade: Porque as muriçocas zunem nos ouvidos das pessoas?

  • Com Informações do Terra
  • 03 Dez 2013
  • 15:06h

(Imagem Ilustrativa)

Há poucas coisas melhores do que uma boa noite de sono após um dia cansativo – e poucas coisas piores que o zunido de pernilongos interrompendo o que era uma boa noite de sono. E, mais do que incomodar com sua irritante sinfonia ao pé do ouvido, esses mosquitos podem transmitir algumas doenças. O professor Carlos Fernando de Andrade, especialista em controle de insetos do Departamento de Zoologia da Unicamp, explica que são duas as principais espécies de pernilongos que frequentam as casas. O Culex, de hábitos noturnos, e o Aedes aegypti, que transmite a dengue e tem hábitos diurnos. “Como os insetos são animais de sangue frio, eles ficam mais ativos nas estações quentes, quando temos que redobrar nossa atenção”, diz. Ambos costumam invadir as residências durante o dia, e se abrigam em lugares escuros e úmidos, aguardando o melhor momento de entrar em ação. Entre os espaços preferidos por eles estão armários embutidos e gavetas. “Infelizmente, a única maneira realmente eficaz de evitar que eles entrem em casa é instalando telas nas portas e janelas. Mas, uma vez que eles estejam dentro, todos os outros métodos são paliativos”, afirma. Ele cita como exemplo as velas de citronela, amplamente usadas, mas de eficiência bastante restrita. “Seu raio de ação é de no máximo um metro em torno da vela – e ainda assim ele é suscetível ao vento, que pode levar a essência para apenas um dos lados. Então, é preciso estar atento, pois muitas pessoas acendem a vela no quarto e acham que a casa toda está protegida.” Mas por que os insetos insistem em rondar nossa cabeça? É que são atraídos pela respiração durante o sono. Nesses casos, um ótimo aliado pode ser o ventilador e o ar-condicionado. “Se a temperatura do ambiente for baixa, eles terão menor atividade, garantindo uma noite mais tranquila para os moradores.” 

Anticoncepcional masculino está perto de ser desenvolvido, aponta pesquisa

  • Brumado Urgente
  • 03 Dez 2013
  • 14:29h

(Foto:Reprodução)

Cientistas da Universidade Monash, em Melbourne, encontraram uma forma de impedir que espermatozoides saiam junto com a ejaculação, sem, como isso, afetar a função sexual. Segundo os pesquisadores, testes feitos em animais mostraram que o esperma pode ser mantido "em estoque" durante a relação. Até o momento, a possibilidade de encontrar um anticoncepcional masculino se concentrou em pesquisar como os homens poderiam produzir espermatozoides não-funcionais, mas alguns medicamentos tinham efeitos colaterais indesejáveis. A descoberta dos pesquisadores de Monash foi publicada na revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences. De acordo com matéria da BBC, o processo descoberto pelos cientistas australianos também não é totalmente livre de efeitos colaterais. Também alteradas pelos cientistas, as proteínas têm um papel no controle dos vasos sanguíneos, então os efeitos colaterais poderão afetar a pressão e o batimento cardíaco. Entretanto, nos testes com camundongos, a única alteração detectada foi uma queda "muito pequena" na pressão sanguínea. Também pode haver uma alteração no volume da ejaculação. "É um estudo muito bom, quase como uma vasectomia biológica, que impede a saída do esperma", afirmou Allan Pacey, palestrante de andrologia na Universidade de Sheffield, na Inglaterra. "É uma boa ideia, mas eles precisam continuar (com a pesquisa) e observar o que faz com as pessoas", acrescentou.

Brumado: Governador Wagner poderá ser alvo de uma Moção de Repúdio no Legislativo

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 03 Dez 2013
  • 11:23h

Crescem as críticas ao governador Wagner em Brumado (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

O prestígio do governador Jaques Wagner em Brumado começa a ser cada vez mais abalado por algumas declarações de parlamentares locais, que começam a “tirar as manguinhas de fora” e fazer duras críticas à gestão do chefe do executivo baiano. Na sessão desta segunda-feira (02) foi até feita uma sugestão, por parte do vereador Castilho Viana (PSB), de se criar uma Moção de Repúdio ao governador, tendo como base a falta de ações em prol de Brumado. “Podem entrar com uma moção de repúdio contra o governador que eu assino com toda a convicção, já que é público e notório que ele abandonou o nosso município”, argumentou o parlamentar. Em sincronia, o vereador Weliton Lopes, trazendo à tona novamente a recente moção de repúdio à defensora pública estadual, destacou que “realmente Brumado foi riscado da lista de ações do governo, pois se não conseguimos nem trazer de volta a Defensoria Pública, imagina outras coisas”. O vereador Márcio Moreira, aproveitando o embalo, também declarou que “o governador só tem feito promessas e não as cumpre. Cadê a segunda etapa da barragem? Cadê o esgotamento sanitário, que é imprescindível para o desenvolvimento de nossa cidade? Onde está o presídio que foi garantido pelo secretário de segurança pública? Brumado realmente está esquecida”. Essa tendência de críticas severas ao governador Wagner deve aumentar e, com isso, fazer surgir novamente um movimento de oposição ao governo do estado, já que em Brumado “todos amam o governador”, ou pelo menos “amavam”, já que alguns desafetos começam a “brotar” nos “jardins da irritação”. 

TJ determina que Wagner prove ações divulgadas em propaganda de governo

  • Bahia Notícias
  • 03 Dez 2013
  • 10:22h

(Imagem: Reprodução)

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) acatou ação movida pelo PSDB baiano para obrigar o governo Jaques Wagner (PT) a provar a informação divulgada em propaganda institucional que anuncia a recuperação e construção de 7 mil quilômetros de estradas no estado. De acordo com o pré-candidato tucano ao Palácio de Ondina, João Gualberto, o TJ determinou que o governador apresenteimediatamente informações como a nomeação dos trechos rodoviários recuperados e pavimentados, o custo médio por quilômetro despendido pelo governo e os documentos relativos à contratação dos 7 mil quilômetros de estradas boas anunciados em outdoors, TVs e rádios. "Os números apresentados podem não refletir a real ação do governo. Vamos permanecer cobrando explicações. O governo deve utilizar a propaganda para fazer uma prestação de contas verdadeira à população", comentou o político, ao citar a recente publicação de um balanço de ações dos últimos seis anos da gestão petista. "Os números ali apresentados estão muito distantes da realidade", considerou Gualberto.

MEC vai suspender vestibular de mais de 200 cursos por falta de qualidade

  • Informações do Tribuna da Bahia
  • 03 Dez 2013
  • 10:04h

(Reprodução)

Mais de 200 cursos de ensino superior devem ter os vestibulares suspensos no próximo ano, segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Isso porque os cursos não obtiveram desempenho satisfatório nas avaliações do Ministério da Educação (MEC), pela segunda vez consecutiva. Além do vestibular suspenso, as instituições podem ser penalizadas com a redução no número de vagas nos cursos mal avaliados. No caso das faculdades privadas, elas deixarão de ser beneficiadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas parciais e integrais, e pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O MEC divulgou nesa segunda-feira (2/11) os dados gerais do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Os cursos são avaliados a cada três anos e recebem conceitos de 1 a 5. Os que obtiveram conceito 1 ou 2 em 2009 e em 2012 serão punidos. Neste ciclo, foram avaliados os cursos de humanidades: administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, comunicação social, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também foram avaliados.

Brumado: Vereador José Carlos de Jonas faz defesa do mandato do deputado Waldenor Pereira

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 03 Dez 2013
  • 09:07h

(Foto: Assessoria Parlamentar)

Visando dar publicidade às ações realizadas pelo deputado federal Waldenor Pereira (PT) em prol de Brumado, o vereador José Carlos de Jonas (PT) apresentou, durante a sessão do Legislativo desta segunda-feira (02), uma espécie de prestação de contas das atividades do parlamentar federal. “Enquanto alguns deputados vêm a Brumado somente querer aparecer, sem nada a mostrar, o deputado Waldenor Pereira, faz o contrário, ele trabalha muito pelo município e aparece pouco, por isso, como representante do povo venho aqui à essa tribuna garantir que ele tem feito ações grandiosas por Brumado, tanto que suas emendas já somam a quantia significativa de R$ 1.873 milhões, sendo que a grande maioria desta verba esta sendo aplicada no meio rural, em obras relevantes de convivência com a seca”, iniciou. Ele continuou sua explanação afirmando que “as comunidades de Sítio Novo, Arrecife, Conceição, Lagoa do Acento, Arrecifinho, Tanque de Pedra, Barreiro Branco, Estoque e Mucinho, foram todas beneficiadas com obras de implantação de cisternas, o que comprova o compromisso de Waldenor com Brumado”. E ainda fez questão de frisar que “Waldenor foi o que mais trouxe cisternas para Brumado, num total de 558, o que realmente fez a diferença, já que com as últimas chuvas os moradores das comunidades citadas já estão com os reservatório cheios de água de boa qualidade. Também não podemos deixar de citar os importantes projetos nas comunidades Tocaçú, Cachoeira, Queimada Grande e Passagem, as quais receberam sistemas de abastecimento, realizando-se assim um grande sonho dos moradores, bem como a implantação de poços artesianos que estão em fase de conclusão”. E finalizou dizendo que “o deputado Waldenor tem trabalhado e muito por Brumado, tanto que já são quase R$ 2 milhões em emendas parlamentares que estão sendo aplicados em nosso município, sendo que algumas destas ações também têm a participação do deputado Zé Raimundo e da ex-deputada Marizete Pereira. Podem ter a certeza que ele irá nos surpreender ainda mais com outras importantes ações, cumprindo seus compromissos com a nossa terra”. 

Brumado: Discussões trazem de volta à cena a rivalidade histórica da política local

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 03 Dez 2013
  • 07:45h

Produtos comercializados pela agroindústria do umbú (Foto: Divulgação)

Um pronunciamento rápido, na sessão desta segunda-feira (02) do Legislativo de Brumado, que relembrou o projeto de agroindústria do umbu, mas que acabou trazendo de volta à cena a polaridade histórica que sempre vigorou no município, onde apenas dois grupos se alternam no poder. A discussão girava entre a apresentação de uma indicação para a criação de um projeto de incentivo à exploração racional do umbuzeiro e a industrialização da sua produção no município, quando, o vereador Weliton Lopes (PR) acabou relembrando que “esse projeto é positivo, mas não podemos nos esquecer do passado, onde se implantou a agroindústria do umbú aqui em nosso município e os equipamentos ficaram todos sucateados, o que acabou sendo um desperdício de dinheiro público”. Foi o que bastou para um rápido contra-ataque dos vereadores Zé Ribeiro e Zé Carlos de Jonas (PT), os quais entenderam a declaração como uma espécie de insinuação à ex-deputada Marizete Fernandes, que foi quem trouxe o projeto para Brumado. “O projeto veio, foi implantado, só que faltou vontade política da administração municipal, já que ele é operacionalizado pelo município, que tem a sua contrapartida”, argumentaram os parlamentares e continuaram afirmando que “o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos queria ver o circo pegar fogo, não moveu uma palha para que o projeto fosse avante, então, sem a ajuda da prefeitura tinha que dar no que deu”. Eles ainda alegaram que “existem lugares que o projeto vingou, como é o caso do Campo Seco, que produz vários derivados da fruta, gerando emprego e renda para a comunidade. Então, onde houve apoio o projeto foi avante”. As discussões reacenderam a velha polaridade histórica da política local e ainda podem dar “muito pano pra manga”. 

Opinião: Estamos todos na puberdade (alguns nunca sairão de lá)

  • por Nádia Lapa
  • 03 Dez 2013
  • 06:24h

Ontem uma torcedora do Bahia, irmã de um dos jogadores do time, levantou a camisa durante o jogo. De relance, vimos a barriga da moça e uma parte do sutiã. Foi o suficiente para desconcertar o narrador e colocar as redes sociais em chamas. Um monte de marmanjos ficou excitadíssimo com o vislumbre de uma peça íntima. Um dos apresentadores do Fantástico, o não-engraçado Tadeu Schmidt, disse “isso, pode extravasar, torcedor, mas calma, não bate assim no peito, vai machucar. Que que é isso? Que que é isso, menina?!! Olha o sutiã aparecendo. Componha-se, mulher!”.Todos adultos, todos com acesso à internet (onde mulheres de sutiã aparecem o tempo todo, mesmo que você não esteja à procura de pornografia), a maioria, penso, com alguma experiência sexual. Ainda assim, um pedaço da roupa íntima de uma desconhecida faz com que esses adultos voltem ao tempo em que se escondiam no banheiro com revistas conseguidas quase na clandestinidade.

Hoje as coisas são diferentes, não só por causa da internet, mas porque, ora, esses homens cresceram. Ou não? Talvez não, pelo menos no que se refere a sexo. Nos últimos dias passamos horas e mais horas discutindo o aplicativo Lulu, uma bobagem sem fim que dá “notas” a homens. As tags utilizadas são as mais infantis e heternormativas do mundo. Um cara com dinheiro (que paga o jantar, que compra jóia) ganha notas maiores. Só isso, sem contar toda a questão da objetificação, já seria suficiente para superarmos o Lulu. Mas daí alguns homens ficaram muito chateados com tamanha agressão (contém ironia). Resolveram fazer um app à altura, mas passaram – e muito, muito mesmo – dos limites. Talvez estejam criando o Tubby (ainda não há confirmação se é um hoax ou se o aplicativo está mesmo sendo desenvolvido). No Tubby, a ideia é também fazer avaliações, dessa vez das mulheres. E na cama. Como se a mulher transasse sozinha e não houvesse um (a) parceiro (a) ali com ela, estimulando-a e excitando-a. Um grande problema é que grande parte dos homens (grande mesmo, não negue) acha que a simples presença deles e de seu “príncipe” é o suficiente para satisfazer uma mulher e enlouquecê-la. Não é; e está longe disso. Mais uma vez, a adolescência aparece: desaprenderam o “sexo” com filmes pornôs e acham que têm que fazer tudo igualzinho na vida real. Parece inútil falar sobre isso num post; todo mundo já sabe disso tudo aí, diriam. Escrevo sobre sexo há quase três anos e devo dizer que não, não é bem assim. Peço ajuda mais uma vez a José Angelo Gaiarsa, psicanalista já falecido, em Amores Perfeitos: “Desde pequenos, falou em sexo, fecha a cara, ri como um bobo, fica vermelho, solta uma piada que a criança não entende. Ela vai descobrindo que tem uma bomba-relógio entre as pernas e ninguém lhe diz o que fazer com “aquilo”. Só no grupo de amigos; aí, sim, é a única pseudoeducação sexual que temos. É a conversa entre amigos, a maioria delas bastante repetitiva, porque dez ignorantes falando de assunto do qual nenhum entende não resolvem muito a questão. Aliás, não comentam. Representam e se exibem. A maioria dos homens não lê nada a esse respeito. Se você convidar um amigo: “Vamos a uma palestra sobre educação sexual?”, ele vai olhar você com aquela cara assim: “O quê? Educação sexual, eu? Já sei tudo”. “Já sei tudo” quer dizer “nunca pergunto para ela o que ela achou, e faço até questão de não olhar muito para o rosto dela depois”.” Olhem mais para suas/seus parceiras/os. Conversem. E não as avaliem em qualquer aplicativo, porque isso pode acarretar um grande constrangimento para as mulheres. Se mostrar sem querer o sutiã já é motivo de risinhos e piadas, imaginem se souberem que tal garota curte fazer sexo anal. Ou algo mais revolucionário, do tipo… realmente gostar de fazer sexo. Como já repetiram no Twitter: “o melhor aplicativo para ver se alguém é bom de cama chama-se transar. Experimentem”.

CONTINUE LENDO