Governo cubano exige retorno de médicos; Na Bahia há, atualmente, 1.064 médicos cubanos

  • 26 Jul 2016
  • 11:13h

(Foto: Reprodução)

Agosto de 2013: era noite de domingo quando um médico cubano, que preferiu não ser identificado. pisou pela primeira vez em terras soteropolitanas. Ansioso, ele contava as horas para iniciar suas atividades no programa Mais Médicos, do governo federal. Julho de 2016: após três anos de atuação em uma unidade de saúde da periferia da capital baiana, ele agora se prepara para retornar a Havana, sua cidade natal. A volta não estava nos planos do médico, que pretendia prorrogar seu contrato por mais três anos. O profissional é apenas um dos médicos cubanos que serão obrigados a cumprir a decisão do governo de exigir o retorno dos profissionais que estão no Brasil desde o início do programa. Ele e cerca de 20% de um total de 11.429 de médicos dessa nacionalidade deverão regressar após a realização dos Jogos Olímpicos e das eleições municipais.

Assistência

Na Bahia há, atualmente, 1.064 médicos cubanos, o que corresponde a 9,3% do total de cubanos que atuam no Brasil. No estado, eles estão distribuídos em 368 municípios e nove polos do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). Salvador abriga, hoje, 28 médicos da cooperação com Cuba, 24 deles ingressaram no programa federal em 2013 e, possivelmente, terão que deixar o país até o final de 2016. Na opinião do representante da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) no Programa Mais Médicos, Ângelo Castro Lima, embora os cubanos sejam maioria no estado, a decisão do governo de Cuba não altera o andamento do programa federal na Bahia. "Tudo vai continuar como está. O Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde já aprovaram a substituição dos médicos, então a população não vai ficar sem assistência. Vamos trabalhar dentro da normalidade", afirmou. Mesmo com as substituições, Castro diz esperar que 'o programa siga trazendo bons resultados para a saúde pública': "Tanto os gestores, quanto a população têm demonstrado satisfação com o trabalho desses profissionais. A expectativa é que a avaliação siga sendo positiva". O presidente do  Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed-BA), Francisco Magalhães, espera que, com a saída dos médicos cubanos, os profissionais brasileiros sejam priorizados. "O governo deve estimular os médicos brasileiros a ocupar os rincões oferecendo boas condições de trabalho", afirmou. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) - entidade que intermedia o convênio entre Brasil e Cuba -, os profissionais serão substituídos a partir de novembro. O Ministério da Saúde também assegura que "não haverá desassistência nos municípios que participam da iniciativa". A previsão do MS é que 1,5 mil profissionais cubanos e brasileiros formados no exterior cheguem ao país para ocupar vagas em aberto. Desse total, cerca de 600 já estão no Brasil para substituir os que deixaram o país por outros motivos.

Frustração

A decisão de não permitir a prorrogação dos contratos, de acordo com representantes de entidades médicas, é uma tentativa do governo cubano de pressionar o MS a reajustar os valores pagos pelo governo brasileiro. O MS, por sua vez, afirma que pretende aproveitar da determinação para preparar novo edital e incentivar brasileiros a ocuparem vagas em cidades mais distantes. Em meio às disputas políticas e econômicas, os profissionais que almejavam permanecer no país por mais tempo, demonstram frustração com os rumos tomados pelo governo federal em relação à continuidade do programa. "Ingressei no programa para ajudar ao país que necessitava dos meus serviços. Esperava ser tratado com mais respeito. A não prorrogação do contrato, que seria uma escolha nossa, se tornou uma exigência. Estamos sendo tratados com muito descaso", disse o profissional cubano que abriu mão da convivência com a família, em 2013, para trabalhar em Salvador. A intenção dele era permanecer na cidade por mais tempo para oferecer aos dois filhos, à esposa e à mãe uma vida mais confortável no futuro. "Não vim em buscar de dinheiro, mas me programei para voltar no início de 2019, com uma pequena poupança que pudesse oferecer ao meu filho mais velho a possibilidade de estudar no exterior", contou. Outra profissional da mesma naturalidade ingressou no Mais Médicos na terceira turma e só deve deixar o Brasil em 2017. Ainda assim, o clima de incerteza em relação à sua permanência já preocupa. Por ser estrangeira, ela só conseguiu um contrato para aluguel de um apartamento de, no mínimo, quatro anos - um ano a menos do que ela deve permanecer na cidade. "Vou ter que arcar com multa", disse. A falta de uma definição vai afetar, também, a vida do filho e do esposo, que vieram com ela para o Brasil com o propósito de ficar no país por mais tempo. "Meu filho demorou demais para se adaptar à uma escola. Quando ele finalmente se habituar, teremos que partir", lamentou a médica.

CONTINUE LENDO

Governo vai pagar 1ª parcela de 13º de aposentados em agosto

  • 26 Jul 2016
  • 10:33h

(Foto: Reprodução)

O governo publicou um decreto no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (25) em que estabelece para agosto o pagamento da primeira parcela do 13º para aposentados e pensionistas. A parcela de agosto será correspondente a até 50% do benefício do mês. A  segunda parcela, ainda de acordo com o decreto, será paga junto com os benefícios de novembro. O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, em junho, já havia anunciado as datas do pagamento. Desde 2006, o governo antecipa a primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas na folha de agosto. No ano passado, porém, em meio ao ritmo fraco da economia e a consequente queda da arrecadação, o governo, ainda sob o comando da presidente afastada Dilma Rousseff, só fez o pagamento da primeira parcela em setembro. Antes dessa decisão, o governo havia anunciado que o pagamento do 13º salário daquele ano seria feito todo em novembro. Mas foi obrigado a recuar diante de protestos - o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar o governo federal a fazer a antecipação. Por lei, a primeira parcela tem de ser paga até 30 de novembro de cada ano. "O 13º dos aposentados será pago no prazo ordinário. Vai ser como sempre foi, com exceção de 2015", disse Padilha na ocasião, após um reunião do grupo que discute uma proposta de reforma da Previdência, no Palácio do Planalto.

Bahia: Músico busca proteção em igreja e é morto na frente de fiéis

  • 26 Jul 2016
  • 09:51h

Edno foi morto a tiros dentro de igreja em Eunápolis (Foto: Reprodução / Facebook)

Um músico do município de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, foi perseguido por bandidos e morto a tiros dentro de uma igreja evangélica na noite de segunda-feira (25). O crime ocorreu por volta das 21h, no bairro de Gusmão. De acordo com Alberto Melo, delegado do município, Edno Oliveira Santos, de 30 anos, estava fugindo de dois homens armados, quando encontrou uma igreja aberta na Rua dos Coqueiros. Ele buscou proteção no templo religioso, mas continuou na mira dos bandidos. "Ele chegou a tentar se proteger com o pastor, rapidamente, mas os homens já entraram atirando. Tinham cerca de 40 pessoas na igreja. Foi um tumulto", destacou. Edno foi levado pela dupla para o fundo da igreja e morto com tiros no tórax. O delegado acrescenta que a vítima ainda foi encontrada com uma faca cravada no pescoço. Nenhum dos fiéis presentes no culto religioso ficou ferido. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade, onde permanece na manhã desta terça-feira. Segundo o delegado Alberto Melo, investigações preliminares apontam que a vítima estava envolvida com o tráfico de drogas. Edno era percursionista da banda Swingueira.

Banco Itaú abre inscrições para programa de trainee

  • 26 Jul 2016
  • 09:11h

(Foto: Reprodução)

Os estudantes e recém-formados das áreas de Exatas e Humanas já podem se inscrever na seleção para o programa de trainee do Itaú Unibanco. Os interessados devem se cadastrar pelo site do programa até o dia 30 de agosto. Neste ano, o processo seletivo contará com apenas duas etapas. A primeira, online, é a fase Trilha Digitaú, com testes, transmissão de conteúdo sobre mercado financeiro, participação em quizzes e cases de negócios com executivos do banco via Skype. A outra fase é de entrevistas com diretores e vice-presidentes do Itaú. Os aprovados vão trabalhar nas áreas de auditoria, banco de investimentos (atacado), finanças, jurídico, Latam (gestão de negócios na América Latina), marketing, negócios atacado (comercial banking, mesas,cash), operações, pesquisa econômica (atacado), project finance (atacado), recursos humanos, riscos, suporte atacado (crédito, planejamento e produtos), tecnologia, tesouraria (atacado), varejo (canais digitais, cartões, comercial, consignado, crédito imobiliário, rede, seguros e veículos), wealth management & services (asset, private & produtos de investimentos). Os interessados devem ter concluídos a graduação entre dezembro de 2014 e dezembro de 2017 em cursos de Exatas e de Humanas, inglês avançado e disponibilidade para morar em São Paulo (SP). O programa vai durar 16 meses e a carga horária é das 9h às 18h.

Serralheria Santa Rita: As melhores opções estão aqui!

  • 26 Jul 2016
  • 08:34h

‘A saúde da sociedade brumadense é fragilizada por problemas de outras áreas, como falta de saneamento, educação e segurança’, afirma Ednaldo Souza

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 26 Jul 2016
  • 08:23h

Ednaldo Souza fez uma ampla abordagem sobre as questões que envolvem o Sistema de Saúde de Brumado (Foto: Divulgação)

Diante da aproximação do pleito eleitoral, que terá como um dos temais centrais a serem debatidos, a área de Saúde Pública, o Brumado Urgente resolveu ouvir, - na busca de prestar um esclarecimento melhor à comunidade sobre os avanços e os desafios que virão pela frente -, um  dos especialistas do setor, o inspetor geral de endemias (doenças previsíveis) pelo Ministério da Saúde, Ednaldo Souza, que já comprovou um grande conhecimento sobre toda a questão que envolve essa que é uma das maiores expectativas dos brumadenses.  

Ele iniciou fazendo um retrospecto descrevendo que “doze anos depois da municipalização do Sistema Único de Saúde, o SUS, instituído com propósito de melhorar o acesso da população brumadense ao sistema público de saúde, muitos problemas ainda são patentes como filas intermináveis nos postos de saúde, má distribuição dos médicos pelo município, falta de médicos nas unidades de saúde, falta de remédios na farmácia básica, falta de exames auxiliares: ultrassonografia, tomografia. (...), falta equipamentos, falta de UTI. (...). Mas esse não é o único desafio que o município enfrenta. Paralelamente, exigem-se do município políticas urgentes para gerenciamento de uma longa lista de problemas sociais que diariamente vitimam ou incapacitam centenas de brumadenses. As variáveis estão por todo canto. Pode-se afirmar que há uma enorme distância ainda entre a saúde real e a saúde ideal”.

Então, diante dessa avaliação inicial, ele fez uma abordagem mais específica citando que “o baixo índice de acesso à água tratada nas comunidades ribeirinhas do Rio do Antônio é apenas um desses vilões sociais que defraudam a saúde dos brumadenses. Milhares de litros de esgoto sem tratamento são despejados diariamente, contaminando o Rio do Antônio, solo e mananciais. Esta não é uma realidade apenas dos ribeirinhos, pois, nos bairros periféricos, por exemplo, os moradores não têm acesso a saneamento básico e o esgoto corre a céu aberto. Crianças brincam no meio do lixo e convivem com os detritos” e complementou a sua linha de raciocínio destacando que “o fato é que problemas sociais de natureza diversa têm custado caro para a saúde de Brumado e esta relação de fatores que oneram os cofres públicos comprometem a saúde e lotam o hospital. O número de brumadenses que perderam a vida no hospital de Brumado por falta de UTI é significativo. Entretanto, esses números não representam a totalidade. As estatísticas são mais assustadoras ainda, pois são computados apenas os casos de morte in loco. Mas quantas pessoas vão para os hospitais de outros centros e morrem lá? Além disso, precisamos acrescentar à lista os sobreviventes que ficam com sequelas. Ainda existe a questão da violência em si, que tem sido determinando para que várias pessoas agredidas em assaltos, brigas e discussões dentre do seio familiar tem também agravado a superlotação do sistema único de saúde. Ainda, há que se falar no alto índices de acidentes na cidade e zona rural do município. Imprudências, uso constante de álcool e outros fatores de irresponsabilidade elevam os índices de acidentes envolvendo vítimas e com isso acarretando frequentemente o aumento dos atendimentos no hospital regional.”.

E finalizou alertando que “lidar com esses determinantes do processo saúde / doença implica numa visão menos focada na doença e que dialogue com outras áreas. Precisamos ter abordagem não só intersetorial, mas também interdisciplinar para lidar com a promoção da saúde, seja na dimensão individual, seja na dimensão coletiva. Esta visão holística da saúde é, na realidade, um princípio constitucional que reza que ‘a saúde deve ser assegurada mediante políticas sociais e econômicas que reduzam os riscos de doenças’. Visão menos compartimentalizada da saúde se configura como um desafio para os próximos governantes. Trata-se de prevenir mais para remediar menos. E todos nós conhecemos um dos pontos de partida para aliviar a sobrecarga do sistema público de saúde, em teoria: a educação, mãe de todas as políticas públicas.  Através de uma educação de qualidade, com mais atividades voltadas para a conscientização das crianças e adolescentes quanto aos modos de vida, prevenções, higiene, responsabilidade social ante o próximo, seja em situações cotidianas, seja no trênsito, se diminuirá consideravelmente a longo prazo o caos em que vivemos. A Educação, tanto pública quanto familiar, é que será capaz de proporcionar dias melhores distintos do que se vê atualmente.Este é o quadro da saúde em Brumado. Virar o rosto não vai resolver o problema”.

MEC não vai conceder bolsas de graduação pelo Ciência sem Fronteiras

  • 26 Jul 2016
  • 07:01h

(Foto: Reprodução)

O governo federal não vai conceder novas bolsas de intercâmbio fora do País para alunos de graduação pelo Ciência sem Fronteiras. A ideia do Ministério da Educação (MEC) é reformular o programa. Já na pós-graduação, diz a pasta, novas bolsas serão lançadas. Outra proposta em análise é financiar o intercâmbio de estudantes do ensino médio público no exterior. O cancelamento de novos intercâmbios para a graduação foi revelado pelo portal Uol. O titular do MEC, Mendonça Filho, explicou ao jornal O Estado de S. Paulo que os custos elevados do Ciência sem Fronteiras pesaram na decisão. "(Um intercâmbio de graduação no exterior) Equivale a financiar um curso integral de quatro anos no Brasil, ao preço médio do que o MEC paga no ProUni ou no Fies, para três alunos", argumenta. Para o ministro, o programa - uma das principais bandeiras da presidente afastada Dilma Rousseff - tem uma "eficácia discutível" e atinge pouco a população pobre. Em 2015, o Ciência sem Fronteiras custou R$ 3,7 bilhões, para atender 35 mil bolsistas. De acordo com o MEC, esse mesmo valor foi usado para atender 39 milhões de alunos no programa federal de merenda escolar. Criado em 2011, o Ciência sem Fronteiras foi criticado pela falta de acompanhamento acadêmico dos intercambistas e por ter pouco impacto científico. Muitos alunos, diz Mendonça Filho, cursavam apenas disciplinas não equivalentes nos currículos brasileiros. 

Na primeira fase, 79% das bolsas foram na graduação. Os últimos editais para recrutar novos alunos pelo programa, diz o MEC, foram em 2014. A pasta garante que honrará todos os compromissos com os intercambistas ainda no exterior. Sobre as bolsas ao ensino médio, a ideia é bancar só alunos de baixa renda. As propostas ainda serão levadas ao presidente em exercício Michel Temer. O ministro também promete discutir no Congresso mudanças no ensino médio. Os principais objetivos, defende, são flexibilizar a grade curricular e aumentar as possibilidades de integrar o ensino médio ao técnico. "Vamos enfatizar a autonomia estadual na construção de modelos e a Base Nacional Comum (currículo único para o ensino básico, atualmente em discussão) vai encaminhar a parte do conteúdo", destaca Mendonça Filho. Modelos internacionais também serão usados como inspiração para a reforma.

CONTINUE LENDO

Governo do Piauí lança aplicativo que agiliza combate à 'vingança pornô' na internet

  • 26 Jul 2016
  • 06:59h

App 'Vazow', criado por um delegado,possui uma coleção detalhada de procedimentos e outras orientações, com foco especial na exclusão de conteúdo íntimo em sites e redes sociais.(Foto: Reprodução)

Os casos de vazamento de imagens íntimas, popularmente conhecidas como “nudes”, sem autorização das pessoas que aparecem nas imagens, ganham cada vez mais espaço. Em todo o Brasil e no Piauí, a Secretaria de Estado da Segurança Pública decidiu agir e criou o aplicativo “Vazow”. O “Vazow”, desenvolvido pelo delegado Alessandro Barreto, agente de polícia Marden Lincon e pelo escrivão Venceslau Felipe, do Núcleo de Inteligência da Secretaria da Segurança. O aplicativo possui uma coleção detalhada de procedimentos e outras orientações, com foco especial na exclusão de conteúdo íntimo divulgado em redes sociais e sites diversos. Nele, o usuário encontra também dicas de como evitar ser vítima, legislação relacionada ao assunto e outros conteúdos jurídicos, além de suporte para contato.

Verizon anuncia a compra do Yahoo por US$ 4,83 bilhões

  • 25 Jul 2016
  • 20:05h

Yahoo anunciou nesta segunda-feira (25) sua aquisição pela Verizon, empresa de telecomunicação dos Estados Unidos, por US$ 4,83 bilhões. A transação inclui apenas a operação do Yahoo e não os ativos da empresa na Ásia. O Yahoo será integrado à AOL, comprada em maio do ano passado. A previsão é que a compra seja concluída em 2017. “O que realmente destaca o Yahoo é a paixão compartilhada de criar produtos de mais de 1 bilhão de usuários, e continuar a fazer isso, transformando o mundo em um lugar melhor”, afirmou a presidente-executiva do Yahoo, Marisa Mayer. “A aquisição do Yahoo colocará a Verizon em uma posição altamente competitiva como uma companhia de mídia móvel global, e ajudará a acelerar nossa corrente de receita digital com publicidade”, afirmou Lowell McAdam, presidente-executivo da Verizon e presidente do conselho.

 É a segunda compra bilionária feita pela Verizon neste ano. Em maio do ano passado, a empresa adquiriu a AOL por US$ 4,4 bilhões. Dentro da Verizon, Yahoo e AOL serão integrados e ficarão sob a liderança de Marni Walden, presidente de inovação de produto e novos negócios. “Yahoo e AOL popularizaram a internet, o e-mail, a busca e a mídia em tempo real. É poético juntar forças ao AOL e a Verizon à medida que entramos nesse novo capítulo focados em atingir escala e mobilidade”, comentou Marisa, que mencionou ainda a receita de US$ 1,6 bilhão de 2015. Segundo a Verizon, a combinação entre Verizon e Yahoo criará “um dos maiores portfólios de marcas globais próprias e de parceiros com extensa capacidade de distribuição”. A estimativa é que as duas empresas tenham mais de 25 marcas. O Yahoo é dono de portais de notícias, esporte, finanças, além de um serviço de e-mail com cerca de 225 milhões de usuários ativos por mês, a plataforma de blog Tumblr, o serviço de análise de aplicativos Flyrry e o serviço de publicidade Gemini.

CONTINUE LENDO

'Pílula do câncer' é testada em humanos

  • 25 Jul 2016
  • 19:02h

(Foto: Reprodução)

Começam nesta segunda-feira (25) no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) os testes em humanos com a fosfoetanolamina, composto que ficou conhecido como "pílula do câncer". O anúncio do início dos testes foi feito na semana passada. Nesta fase inicial, a substância será avaliada em 10 pacientes para determinar a segurança da dose. Se a droga não apresentar efeitos colaterais, a pesquisa seguirá com mais 200 pacientes. Dez tipos de câncer diferentes estão incluídos nos testes - ou seja, 21 indivíduos com cada tipo da doença receberão três comprimidos da fosfoetanolamina. O anúncio foi feito pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). A fase na qual 210 pacientes participarão da pesquisa deverá durar cerca de seis meses. O início dos testes foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde.

Se pelo menos três pacientes de cada um desses grupos de câncer apresentar uma melhora no quadro de saúde devido à pílula, o governo deverá liberar mais uma fase do estudo com a chamada de mais 80 indivíduos. No total, até mil pessoas poderão participar do processo. Toda a pesquisa deverá ser encerrada em dois anos. Caso nenhum dos 210 pacientes iniciais apresentar qualquer melhora ou sintoma, o estudo será encerrado no prazo estipulado de até seis meses. "[Escolhemos] pacientes em tratamento no instituto. Não haverá a inscrição de pacientes de fora [para os testes], pelo menos não neste primeiro momento", disse Paulo Marcelo G. Hoff, vice-presidente do Icesp, na semana passada. "Nós achamos que era mais justo tratar os pacientes que já são da instituição. Ou seja, não há nenhum favorecimento. A escolha será feita baseada nos critérios de inclusão e exclusão que estão muito bem determinados para cada um dos 10 grupos [de câncer]", completou. Os pacientes escolhidos buscaram os médicos no Sistema Único de Saúde (SUS) e não estão em estado terminal, segundo Hoff. Ele diz que os indivíduos escolhidos não têm outra opção de tratamento curativo disponível e estão em condição física pra responder aos testes. Além disso, os pacientes não deverão receber nenhum tipo de medicamento durante o processo. Por isso, as pessoas selecionadas respeitaram o critério de poder estar há dois meses sem o tratamento tradicional sem qualquer impacto na expectativa de sobrevida durante os próximos meses. A substância foi encaminhada para o Icesp pela Fundação para o Remédio Popular (Furp) - laboratório oficial da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Ainda de acordo com o governo do estado, há cápsulas suficientes para a realização da pesquisa.

 

CONTINUE LENDO

Sebastião Loureiro é eleito membro da Academia de Medicina da Bahia

  • 25 Jul 2016
  • 18:07h

O médico Sebastião Loureiro foi eleito como membro da Academia de Medicina da Bahia. Loureiro irá tomar posse da cadeira número 43, pertencente à Pirajá da Silva, médico pesquisador que identificou o agente patogênico e o ciclo fisiopatológico da esquistossomose. Loureiro afirmou para o Bahia Notícias que escolheu a cadeira 43 justamente por conta da área de estudo do patrono. “Para mim, ele é uma pessoa de grande importância e essa cadeira tem um significado especial para mim porque eu sempre pesquisei a área da esquistossomose. Havia outras cadeiras disponíveis, mas eu escolhi essa justamente pela proximidade com epidemiologia e estudos sociais na área de medicina da saúde”, afirmou o médico. O pesquisador ressaltou que é uma "honra e um privilégio" para ele ser escolhido para participar da Academia. A posse de Loureiro ocorrerá no dia 28 de julho, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Bahia, às 19 horas.

 

Eleições 2016: ‘São boatos plantados por políticos que só pensam em seus próprios umbigos’, dispara vice-presidente do PT de Brumado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 25 Jul 2016
  • 18:05h

O vice-presidente do PT de Brumado, José Luiz Ataíde foi enfático em sua declaração (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Esse final do período pré-eleitoral está tendo uma grande tensão, a qual vem sendo fortemente alimentada pelos diversos boatos e especulações, principalmente sobre a formação e destituição das possíveis chapas que irão para a disputa. Na manhã desta segunda-feira (25), uma nova especulação, que ganhou rapidamente musculatura devido as postagens frenéticas nos aplicativos de mensagens multiplataforma, acabou colocando ainda “mais lenha na fogueira”. Desta feita o alvo era a pré-candidatura de Alessandro Lobo (PRB), já que as informações que circulavam davam conta que o PT, a nível estadual, teria vetado o apoio a ele, sob a esteira de que o seu partido não faz parte da base governista. Visando esclarecer a situação, o Brumado Urgente entrou em contato com o vice-presidente do PT de Brumado, José Luiz Alves Ataíde, o qual de forma severa disparou que “isso não passa de maldades plantadas por pessoas que fazem da política uma profissão, buscando, tão somente os benefícios próprios, pois não possuem projetos para Brumado e sim para os seus próprios umbigos”. Subindo o tom ele ainda declarou que “como que, num momento de fechamento de período pré-eleitoral, onde já fizemos, inclusive, um evento público, - após termos fechado com a presidência do partido à nível estadual -, para anunciar o apoio do PT à pré-candidatura de Alessandro, poderia haver uma decisão como essa, num momento como esse. Isso é fruto de mentes perversas, pois não existe, e nunca existiu uma possiblidade dessas, pois sabemos da seriedade e do compromisso do PT da Bahia com a nossa candidatura de Brumado” e ainda emendou destacando que “estamos cada vez mais firmes e fortes no intuito de vencer as eleições, tanto que nesses dias estamos sendo procurados por muitas lideranças expressivas da política brumadense que, ao que tudo indica, irão marchar junto conosco”. E finalizou de uma forma inusitada ao expressar que “tem gente que disse tinha mais de 20 pessoas clamando para ser vice, só que a situação agora é outra, pois ele ficará com um e os outros 19 ficarão com a gente, pois estão abrindo os olhos para a verdade”. 

Meirelles defende teto de gastos e não descarta aumento de impostos

  • 25 Jul 2016
  • 17:06h

(Foto: Reprodução)

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, voltou a defender nesta segunda-feira (25) a aprovação, pelo Congresso Nacional, da proposta que cria um teto para os gastos públicose de uma reforma da Previdência. De acordo com o ministro, se as duas medidas não forem aprovadas pelos congressistas, o governo terá que fazer "aumentos pontuais" de tributos para reequilibrar as contas públicas. Meirelles deu as declarações em evento promovido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e realizado na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan)."Até o dia 31 de agosto, que é o prazo legal [para o governo enviar a proposta do Orçamento de 2017 ao Congresso], vamos analisar. Primeiro, o crescimento das receitas públicas previstas para dezembro e 2017 e o possível ingresso de privatizações, concessões e outorgas. Se necessário, em último caso, faremos aumentos pontuais de impostos que sejam de fato, de verdade, temporários. Porque a carga tributária brasileira é muito elevada", declarou o titular da Fazenda.

Sobre a reforma da Previdência, Meirelles disse que é mais importante garantir o direito dos aposentados. O ministro e outros integrantes do governo vêm defendendo a instituição de uma idade mínima para se ter direito à aposentadoria pelo INSS mas, nesta segunda, ele não adiantou qual será ela. "A melhor alternativa para o equilíbrio fiscal é controlar os gastos públicos em conjunto com a reforma da Previdência", disse.

Teto
Pela proposta, que ainda terá de ser aprovada pelo Congresso, os gastos do governo em um ano terão um limite para crescer: o índice de inflação do ano anterior. Em 2017, portanto, as despesas não poderiam aumentar além do IPCA (inflação oficial) registrado em 2016. O governo pode tomar a decisão de investir acima da inflação em educação e saúde, desde que isso seja compensado com a redução dos repasses para outras áreas na mesma proporção.  Esse teto atinge todas as áreas e seria válido por 20 anos. O objetivo dela é tentar equilibrar as contas do governo, que vêm registrando déficits (despesas superiores à arrecadação com impostos) bilionários.  Sobre a reforma da Previdência, em maio o governo criou um grupo de trabalho para discutir as medidas. Como houve "dissensos", segundo relatos de integrantes, o governo decidiu criar um outro grupo, menor, para tentar encontrar um acordo. No final de junho, o colunista do G1 e daGloboNews Gerson Camarotti informou queo governo poderia esperar as eleições municipais para enviar a proposta de reforma da Previdência ao Congresso, pois há uma avaliação interna no Planalto de que o presidente em exercício, Michel Temer, ainda não tem capital político para aprovar as mudanças.


Ajuste de longo prazo
O ministro afirmou ainda que o desafio para a retomada do crescimento passa necessariamente pelo ajuste das contas, e será de longo prazo. Entretanto, os efeitos poderão ser sentidos a partir destas mudanças, graças a um eventual aumento de confiança do mercado. Esse ajuste é necessário porque o governo vem gastando nos últimos anos mais do que arrecada, gerando um déficit. Para 2016, há previsão de que esse rombo chegue a R$ 170,5 bilhões. Na semana passada, porém, o governo federal apontou que há "riscos fiscais" adicionais da ordem de R$ 16,5 bilhões no orçamento deste ano, em relação ao cenário feito anteriormente. Com a incorporação dos chamados "riscos fiscais", a previsão de rombo nas contas públicas em 2016 subiu para R$ 186,99 bilhões. Estes riscos, portanto, podem comprometer o atingimento da meta fiscal. Entretanto, o Executivo também diz no documento que há uma reserva de contingência existente na peça orçamentária para acomodar estes riscos. Já para 2017, o governo enviou ao Congresso uma proposta de meta fiscal com pedido de autorização para que seus gastos superem a arrecadação com impostos, sem contar os juros da dívida pública, em até R$ 139 bilhões.

CONTINUE LENDO

Homem que ameaçou explodir Unijorge já causou confusão em prova da OAB no RN

  • 25 Jul 2016
  • 16:24h

(Foto: Reprodução)

Frank Oliveira da Costa, o homem que ameaçou explodir uma suposta bomba – os possíveis artefatos eram, na verdade, balas de gengibre – durante a aplicação de provas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Salvador, já causou confusão no Exame da Ordem de outro estado. Há cerca de dois anos, no Rio Grande do Norte (RN), Costa provocou tumulto e chegou a rasgar as provas, segundo o presidente da OAB no estado, Paulo Coutinho. "A gente conseguiu identificar ele pelas fotos. Há dois anos, ele criou um tumulto nos exames. Ele começou a gritar na sala e a comissão precisou intervir. Ele já entrou na sala gritando. A comissão conseguiu acalmá-lo, mas quando a prova foi iniciada, ele rasgou a prova e saiu gritando", afirmou Coutinho ao G1. Segundo a OAB-BA, o homem fez a prova 14 vezes. Oito delas na Bahia (duas em 2007, três em 2008 e outras três em 2009) e, em seis ocasiões, no Rio Grande do Norte (três vezes em 2014 e outras três em 2015). Por causa do tumulto gerado pela ameaça de explosão, o Exame de Ordem foi cancelado em Salvador. A nova data de aplicação da prova deve ser anunciada pela OAB nesta quarta (27).

Brumado: Prédio de escritórios é arrombado por bandidos

  • Brumado Urgente
  • 25 Jul 2016
  • 16:00h

O prédio fica bem no centro da cidade (Foto: Brumado Urgente)

Os arrombamentos continuam acontecendo em Brumado, onde os bandidos, devido à quietude dos finais de semana, encontram nesse período a oportunidade ideal para a prática delituosa, tendo ainda como prerrogativa criminosa o baixo contingente policial. Na madrugada desta segunda-feira (25), arrombadores fizeram uma ação mais complexa que as normais, já que invadiram um prédio onde funciona em baixo uma agência do Sicoob, que fica situado na Rua Coronel Tibério Meira no centro da cidade, no qual funcionam inúmeros escritórios, os quais foram todos revirados, tendo vários pertences sido levados. Eles entraram por uma casa ao lado que está sendo demolida e promoveram uma grande “bagunça” A Política Técnica esteve no local para fazer o levantamento do ocorrido, mas pelas primeiras informações, o estrago foi muito grande, só que não pode ser registrado por nossa equipe. Ainda segundo informações, dois escritórios de advocacia e uma contabilidade foram os alvos principais, sendo que, num deles foi encontrada pelos bandidos uma quantia em dinheiro não revelada, tendo sido também levado vários aparelhos eletrônicos. A Polícia Civil já abriu investigação e já teria pistas dos possíveis autores do arrombamento. 

Os bandidos entraram por uma casa que fica lado do prédio e está em processo de demolição (Foto: Brumado Urgente)