Álcool está diretamente relacionado a sete tipos de câncer, diz estudo

  • 24 Jul 2016
  • 18:05h

(Foto: Reprodução)

Um estudo publicado nesta quinta-feira (21) pela revista científica Addiction apontou que o consumo de álcool está diretamente relacionado à ocorrência de sete tipos de câncer. A pesquisa, feita por uma cientista da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, a revisão avaliou dados de pesquisas sobre álcool e câncer publicadas nos últimos 10 anos. De acordo com o estudo, os cânceres provocados pelo consumo de álcool são o de orofaringe, esôfago, fígado, cólon, reto e mama feminina. A revisão concluiu que o álcool causou cerca de 500 mil mortes por câncer em 2012, 5,8% do total de mortes por câncer no mundo. Enquanto o problema maior está relacionado ao consumo excessivo de bebidas, mesmo o consumo baixo e moderado pode representar um risco.

Brumado: Acidente trágico na tarde deste domingo (24); 3 vítimas fatais da mesma família

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 24 Jul 2016
  • 16:35h

Muita gente foi ao local (Foto: Brumado Urgente)

A tarde de domingo acabou trazendo um momento de muita dor e de impacto para os brumadenses, já que as primeiras informações apontam para um acidente gravíssimo ocorrido na BR-030, no sentido Sussuarana, envolvendo um caminhão branco, com placa de Brasília JHV – 0053, que estava transportando uma carga ainda não identificada, o qual passou por cima de um veículo gol cinza, onde estava uma família residente no Bairro Malhada Branca, sendo que, segundo informações de nossa equipe de reportagem, 3 pessoas morreram, duas crianças e um homem, os quais ainda não foram identificados. Segundo ainda as informações, seriam um pai e dois filhos. A tragédia pode ser maior ainda, já que uma outra criança foi levada para o HMPMN em estado gravíssimo. As informações foi que o motorista do gol foi desviar de um animal que estava na pista. A nossa equipe está no local e logo serão veiculadas informações mais precisas. 

(Foto: Brumado Urgente)

Facebook Messenger alcança 1 bilhão de usuários

  • 24 Jul 2016
  • 16:04h

(Foto: Reprodução)

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (20/7) que mais de um bilhão de pessoas utilizam o aplicativo de mensagens Facebook Messenger todos os meses.  A ferramenta da rede social ganhou 200 milhões de usuários desde janeiro. Além deste serviço, o WhatsApp, que também pertence ao Facebook, já alcançou a marca do primeiro bilhão em fevereiro deste ano.  "Como parte desta jornada, nós nos concentramos na criação das melhores experiências possíveis em comunicações modernas dia", disse o chefe de Facebook Messenger, David Marcus, em comunicado.  "Continuamos focados em ajudar as pessoas a se conectar com as pessoas e empresas que mais importam. Obrigado a todos os que utilizam o Messenger em todo o mundo, e estamos ansiosos para conectar o próximo bilhão", complementou o executivo. De acordo com o Facebook, os usuários enviam mais de 22 milhões de GIFs por dia e 17 bilhões de fotos todos os meses para seus amigos. O serviço tem crescido rapidamente em 2016, tornando-se o segundo aplicativo mais popular para o sistema iOS de todos os tempos – ficando apenas atrás do Facebook.

Itália cria robô doméstico que pode até passear com cachorro

  • 24 Jul 2016
  • 14:04h

(Foto: Reprodução)

O Instituto Italiano de Tecnologia (IIT) produziu o primeiro robô para realizar trabalhos domésticos. Batizado como R1 - o humanoide pessoal, o projeto poderá ser comercializado a partir de 2017. Liderado pelo engenheiro de software Giorgio Metta, o programa foi criado por uma equipe de 22 jovens cientistas entre mecânicos e especialistas eletrônicos. Com 1,25 metro, podendo se estender a 1,4m, o robô foi produzido na cor branca, com 50% de plástico, 50% de fibras de carbono e metal e com as mãos revestidas de couro artificial. No lugar das pernas, há rodas e no rosto há uma tela escura, na qual serão visíveis expressões, como os emojis. Com peso aproximado de 50 quilos, o R1 é considerado o irmão do famoso Icub, o robô com rosto de uma criança usado para pesquisa em todo o mundo. Considerado um verdadeiro mordomo, o R1 tem autonomia de três horas e é recarregado através de uma simples tomada. O robô tem duas câmeras de visão, um scanner 3D, alto-falantes e um microfone. O equipamento ainda possui uma placa de rede sem fio que permite a conexão com a internet, podendo baixar atualizações para o software. O novo produto tecnológico poderá servir café na cama, organizar os armários e até mesmo levar os cachorros para passear.

Pokémon Go gera 3 bilhões de dólares para a Apple em 15 dias

  • 24 Jul 2016
  • 10:01h

(Foto: Reprodução)

A menos que você tenha passado as últimas semanas em uma caverna, certamente escutou falar do “Pokémon Go”, novo jogo da Nintendo. . Pensando melhor, mesmo que estivesse morando em uma caverna, provavelmente alguém entraria lá tentando achar um Pikachu. Pokémon Go é atualmente o mais popular game para plataformas móveis. Gerou para a Apple em 15 dias mais de U$ 3 bilhões de dólares em vendas de Pokecoins – moedas praticadas para compra de privilégios no jogo - fazendo as ações da Apple subirem 6% em menos de 15 dias. Ele também é o primeiro jogo da história a alcançar dez milhões de downloads em apenas sete dias de vendas deixando Clash Royale, Candy Crush Jelly Saga e os Angry Birds a ver navios**. Embora o jogo esteja em toda parte, há alguns riscos importantes que você precisa conhecer antes de se aventurar ou deixar seus filhos circulando por aí com um mobile device nas mãos. Uma das maneiras de criar um usuário do jogo é usando uma conta existente do Gmail (Google). Ao fazer isso, o desenvolvedor do Pokémon Go, a Niantic, passa a ter acesso à conta. Surgiram algumas notícias falsas de que a Niantic teria "carta branca" para acessar os dados de seu usuário, o que não nos parece ser o caso. 

A empresa na verdade tem acesso restrito às informações e afirma que solicita apenas uma pequena quantidade de dados ao Google para compreender o perfil de seus gamers. De qualquer maneira, é importante lembrar que pode haver uma diferença entre o que uma organização diz acessar e o que ela é capaz de acessar de fato, mas principalmente, deve-se considerar aquilo que ela poderá acessar no futuro. Em outras palavras, mesmo que a Niantic planeje acessar apenas um pequeno volume de dados, ela é capaz, na realidade, de visualizar muito mais. Há também o risco da empresa sofrer ataques de hackers ou de um funcionário desonesto fazer uso inadequado de suas informações. A maneira mais fácil de eliminar esse risco é criar uma nova conta de e-mail que seja usada exclusivamente para o Pokémon Go. Além disso, o usuário deve evitar misturar dados dessa conta específica com informações de sua conta principal do Gmail. Outro risco que deve ser levado em consideração é o de instalar versões falsas do Pokémon Go ou aplicativos que prometem ajudar você de alguma forma no jogo. Este tipo de “App complementar” é muito comum nas lojas virtuais quando uma nova febre aparece para Androids e IOSs. Se você fizer download do jogo e/ou de aplicativos de ajuda, use apenas canais oficiais, como a Google Play Store ou a Apple App Store. Além disso, desconfie se, aparentemente, o aplicativo não for popular ou for usado por poucas de pessoas. Nesse caso, talvez você esteja lidando com um malware que conseguiu se infiltrar na plataforma fechada. Além dos perigos cibernéticos, também há riscos de segurança física relacionados ao Pokémon Go. Enquanto perambulam por aí em busca de um Charizard, nem sempre os usuários prestam atenção à sua volta, seja um penhasco à beira do mar ou mesmo podem entrar em bairros perigosos. Se o número de usuários for um indicador, o Pokémon Go é claramente uma tendência. Porém, como com qualquer conceito novo de tecnologia, é preciso ter cuidado. Esperamos que o usuário em conta os alertas mencionados na próxima vez que estiver tentando capturar um Pokémon dentro de uma caverna.

CONTINUE LENDO

Imagem do Domingo: Caminhão carregado de manga e maracujá tomba em frente à Igreja Matriz de Brumado

  • Brumado Urgente
  • 24 Jul 2016
  • 08:06h

A cena é emblemática (Foto: Brumado Urgente)

Muitos acidentes já chamaram a atenção em Brumado, mas, no início da madrugada deste domingo (24), um episódio acabou proporcionando plasticamente uma das cenas mais notáveis nesse sentido, pois um caminhão Ford Cargo cinza, de placa policial HHX – 8753 – Brasília, carregado de manga e maracujá tombou bem em frente à Igreja Matriz. Segundo as informações colhidas pelo Brumado Urgente, o caminhão tinha acabado ser carregado de manga e maracujá no município vizinho de Dom Basílio. O motorista Aldemir de Sousa Mello (31), que estava sozinho e que é natural de Brasília, relatou que, primeiramente, estava em velocidade baixa, mas ao fazer a curva que dá acesso à Praça Capitão Francisco de Souza Meira, a carga acabou pendendo, provocando o tombamento do caminhão. A cena inusitada chamou a atenção de muitos populares que passaram pelo local. A Polícia Militar logo chegou e controlou o trânsito e evitou que a carga fosse saqueada. Por sorte ninguém passava no momento pela calçada. 

(Foto: Brumado Urgente)

Total de alunos especiais em escolas comuns cresce 6 vezes em 10 anos

  • 24 Jul 2016
  • 08:02h

(Foto: Reprodução)

Os dados do Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), apontam que no ano passado, eram, ao todo, 930.683 alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no ensino regular e no EJA (Educação de Jovens e Adultos). Destes, 81% estavam em escolas e salas comuns e 19% nos colégios ou salas exclusivas para pessoas com deficiência. Em 2005, o quadro era bem diferente: 492.908 pessoas com necessidades especiais estudavam no país – apenas 23% no ensino comum e 77% em escolas especiais. De acordo com Maria Teresa Mantoan, professora do curso de pós-graduação em educação na Unicamp e coordenadora do Leped (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença), o avanço da inclusão escolar pode ser explicado tanto por políticas públicas como por leis e mudança de mentalidade da população. “O que vemos é a grande força dos pais, no sentido de terem entendido a importância de os filhos serem educados junto com os outros, na mesma escola”, explica a professora. “As famílias de crianças sem deficiência também acharam boa essa convivência com a diferença.”

Mãe de uma menina de 8 anos com autismo, Elaine Alves diz que a filha tem se desenvolvido mais ao conviver com amigos no Colégio Free World, escola particular em São Paulo. Para ela, Mariana avançou na capacidade de socialização, uma das maiores dificuldades dos autistas. Por meio da parceria entre escola e família, os professores adaptam o conteúdo das disciplinas de acordo com o desempenho da aluna.  “A Mari tem problema na coordenação motora fina, então são utilizadas letras móveis, sílabas. Ela já está reconhecendo palavras inteiras – sabe diferenciar 'manta' de 'manga', por exemplo”, conta Elaine. Edna Azevedo, mãe de Letticia, de 10 anos, elenca os benefícios da inclusão sentidos por sua filha, que tem síndrome de Down e estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Celso Leite Ribeiro Filho, em São Paulo. “Convivência, dinamismo, independência, o fazer de amizade. Ela desenvolveu melhor a fala”, conta. A professora Esther Martins dá aula para Letticia há 3 anos. “Ela começou conhecendo as letras e hoje faz palavras cruzadas, pequenas leituras de palavra, conhecimento de números, interação social”, afirma. “Nessa sala da Letticia, são 33 alunos, sendo que 2 têm síndrome de Down. Vi que seria um desafio. A gente precisa se atualizar, estudar, buscar maneiras diferentes de ensinar para essas crianças.”

 

CONTINUE LENDO

Autor de ataque em Munique agiu sozinho e não tem ligação com Estado Islâmico, diz polícia

  • 24 Jul 2016
  • 07:02h

Neste sábado (23), o chefe da Polícia de Munique, Hubertus Andrae, disse que não há razões para acreditar que o suspeito por trás do tiroteio de Munique, que na última sexta (22), abriu fogo indiscriminadamente contra pessoas nas imediações de um movimentado shopping na cidade alemã, estivesse ligado ao grupo extremista Daesh. Em entrevista coletiva, Hubertus Andrae afirmou que “o atirador tinha 18 anos, nasceu e cresceu em Munique e era um aluno da escola. Uma busca foi conduzida no seu apartamento e no quarto onde ele morava. A busca não identificou nenhuma ligação ao Daesh [Estado Islâmico]”. “Não há indicações de que, além do criminoso que cometeu suicídio, houvesse outras pessoas envolvidas nos acontecimentos da sexta-feira (22). Do nosso ponto de vista, está claro que estamos lidando com um lobo solitário”, acrescentou. Segundo a agência Sputnik Brasil, o chefe da polícia frisou que o ataque não tem relação com a questão dos migrantes. “No total, 10 pessoas foram mortas e 27 ficaram feridas, incluindo um adolescente que sofreu ferimentos graves”, disse Hubertus aos jornalistas na entrevista coletiva. O chefe de polícia estadual disse ainda que o atirador não tinha licença para o porte de arma e que carregava uma pistola Glock usada. O atirador suspeito também tinha 300 munições em uma mochila.

Metade do mundo ainda não tem acesso à internet, diz ONU

  • 23 Jul 2016
  • 20:00h

(Foto: Reprodução)

Novos dados divulgados nessa sexta-feira (22/7) pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), mostraram que 3,7 bilhões de pessoas permanecem sem acesso à internet no mundo, apesar da queda dos preços dos serviços de telecomunicações globalmente. A projeção da UIT é que até o fim do ano mais da metade da população mundial, ou 3,9 bilhões de indivíduos, façam parte desta estatística. Segundo o estudo da UIT, a maioria dos usuários de internet no mundo, 2,5 bilhões, está localizada nos países em desenvolvimento. A penetração da rede mundial de computadores nestas regiões é de 81%, contra 40% nas nações emergentes. Nos locais mais pobres do globo, apenas 15% da população conta com acesso ao serviço. O estudo revela também que 95% da população global – ou 7 bilhões de pessoas – vivem em áreas cobertas por internet móvel. A UIT diz que as conexões 4G se espalharam mais rapidamente nos últimos três anos e atingiram 53% dos indivíduos do mundo. Mais barato que a banda larga fixa, estes serviço deverá atingir 3,6 bilhões assinantes até o final deste ano.

 

Desigualdade digital

Em todas as regiões do mundo, as taxas de penetração da internet são mais altas entre homens. As desigualdades globais de gênero subiram de 11% em 2013 para 12% em 2016. No mundo todo, 51,1% da população masculina acessa à internet, enquanto apenas 44,9% das mulheres têm a mesma possibilidade. No início de 2016, a capacidade da internet internacional atingiu 185 mil Gp/s, frente a 30 mil Gp/s em 2008. No entanto, essa capacidade é distribuída desigualmente no mundo, com a falta de banda sendo um dos principais problemas nos países menos desenvolvidos. "A interconectividade global está crescendo rapidamente. No entanto, é preciso fazer mais para acabar com a desigualdade digital e levar mais da metade da população global que não utiliza a internet para a economia digital", disse o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao.

CONTINUE LENDO

Farmácia São Camilo

  • 23 Jul 2016
  • 19:20h

Tatuadores criticam Ato Médico: ‘Ninguém vai passar 6 anos estudando medicina para tatuar'

  • 23 Jul 2016
  • 19:04h

Gabriela Droguett e João Paulo (JP) | Foto: Reprodução/ Facebook

Mais uma vez, o Projeto de Lei 350/2014, conhecido como Ato Médico, gerou polêmica. O texto, de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSB-GO), contém um trecho que pode interferir na atuação de tatuadores. Ele diz que apenas formados em medicina são autorizados a realizar procedimentos que incluam a "invasão da epiderme e derme com o uso de produtos químicos ou abrasivos". Tatuadores reconhecidos de Salvador estão preocupados com o futuro da profissão devido a essa determinação "absurda". "Sei que o Ato Médico em si é para proteger o trabalho do médico, que vem perdendo espaço. 

O problema é que o texto é muito abrangente. Ele é vago e compromete uma série de profissionais, incluindo o tatuador", afirmou João Paulo, mais conhecido como JP, em entrevista ao Bahia Notícias. "Ninguém vai tatuar com um médico, nem o médico vai viver fazendo tatuagem". JP e a também tatuadora Gabriela Droguett concordam que a aprovação do PL poderia levar a atividades clandestinas dos profissionais que atuam na área há anos. "Caso aconteça, a gente vai voltar para 30 anos atrás no que diz respeito à tatuagem. Vai todo mundo se tatuar escondido, porque ninguém vai deixar de se tatuar. Profissionais com anos de carreira, que vivem dessa atividade que tem um mercado mundial, multimilionário, vão ter que voltar para a informalidade", avaliou JP. Para ele, esse cenário comprometeria a segurança, qualidade artística e uma série de outros fatores relacionados à prática. "Ninguém vai passar seis anos na universidade para fazer medicina e tatuar. Imagina a pessoa estudar seis anos e depois decidir entre fazer residência em cardiologia ou tatuagem", ironizou Gabriela.Na contramão das críticas, o presidente da Associação Bahiana de Medicina (ABM), Robson Moura, explicou que o Ato Médico não está de forma alguma relacionado à profissão de tatuador, já que diz respeito a diagnósticos e procedimentos terapêuticos que podem ser realizados apenas por médicos. "Quando a gente fala de não poder atingir a pele, seja derme, epiderme, ou tecido subcutâneo, com a finalidade terapêutica ou de diagnóstico, isso é ato médico. No entanto, uma injeção pode ser feita por uma enfermeira, por um técnico em enfermagem, mas não por um tatuador, por exemplo. Eu acho que o que está acontecendo, infelizmente, é a criação de um tumulto generalizado dizendo que o médico quer tomar atividades de outras áreas". Para Moura, a discussão não passa de mentiras divulgadas "de forma maldosa e mal intencionada". Ainda assim, em entrevista ao jornal O Globo, o patologista Sebastião Moreira, consultor legislativo responsável pela mediação dos debates que resultaram na formulação do projeto, reconheceu a existência de problemas na construção do texto. Segundo ele, será necessário estabelecer uma exceção para tatuadores. Na opinião de Gabriela Droguett, há um ponto que realmente precisa ser resolvido quanto à sua profissão e que, talvez, resolveria toda essa discussão. "Eu acho que é necessária a regulamentação da profissão de tatuador. Já tem sindicatos em São Paulo que querem fazer isso. A saída é regulamentar e exigir alvará dos estúdios".

CONTINUE LENDO

Academia nudista chega ao Brasil

  • 23 Jul 2016
  • 17:02h

(Foto: Reprodução)

Praias, Resorts, restaurantes nudistas… está pouco né?  Então, hora de malhar sem roupa. Isso mesmo! Em outubro, chega ao Brasil a Academy Freestyle, onde as pessoas podem e devem se exercitar completamente peladas. As mensalidades previstas para a academia, que funcionará na região do Frei Caneca, em São Paulo, são de R$ 130. Por óbvio, se você adora aquela selfie em frente ao espelho enquanto malha, lá não é o seu lugar. Os usuários não podem fazer qualquer tipo de registro fotográfico ou em vídeo. Por mais estranho que isso possa parecer, exercitar-se sem roupa não é novidade. Nos anos 60, nos Estados Unidos, quem fazia natação tinha que ficar completamente sem roupa por questão de saúde. Conforme divulgou o site Catraca Livre, outra tendência parecida acontece na Dinamarca, onde uma academia anunciou, inicialmente como piada, uma aula de “naked crossfit”. O que não esperavam é que a procura fosse ser tão grande, levando-os a realmente criar a modalidade. Particularmente, não curto nem um pouco a ideia. Primeiro porque academia é uma espaço sujo – pesquisas comprovam quantidades absurdas de bactérias por lá. Depois, porque vamos combinar, algumas posições já são constrangedoras enquanto estamos vestidos, imagine pelados! Mas, como em tudo neste mundo, pelo visto, há quem goste.

Preso mais um suspeito de planejar atos terroristas no Brasil

  • 23 Jul 2016
  • 16:04h

(Foto: Reprodução)

Um dos 12 brasileiros envolvidos na Operação Hashtag, que investiga um grupo virtual acusado de planejar atos terroristas no país, entregou-se no fim da tarde dessa sexta-feira (22/7) a policiais federais em Vila Bela da Santíssima Trindade, Mato Grosso. Quinta-feira (21/7), 10 pessoas foram presas em diferentes estados e encaminhadas para a Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. De acordo com a Polícia Federal, o suspeito também será encaminhado a um presídio federal após ser ouvido pelos agentes. Ele se entregou por volta das 18h na cidade mato-grossensse, que faz fronteira com a Bolívia. Com a prisão de hoje, resta um brasileiro foragido na operação da Polícia Federal (PF) que investiga a possível participação de brasileiros em organização criminosa de alcance internacional, como uma célula do Estado Islâmico. Ao concordar com os pedidos de prisão, a 14ª Vara Federal de Curitiba expediu 12 mandados de prisão temporária por 30 dias, podendo ser prorrogados por mais 30.

Novo superintendente do Ibama tem dívida de R$ 133 mil com o próprio órgão

  • 23 Jul 2016
  • 15:00h

(Foto: Reprodução)

O novo superintendente do Ibama na Bahia, Neuvaldo David de Oliveira, tem uma dívida de R$ 133 mil com o próprio orgão do qual ele é chefe. Segundo a Folha de S. Paulo, ele chegou a se posicionar contra a criação de uma reserva extrativista federal na cidade de Caravelas, no sul do estado. Neuvaldo foi indicado pelo deputado federal Uldurico Júnior (PV). A nomeação foi questionada por servidores do Ibama(veja mais). Uma nota da Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema-BA) divulgada nesta terça-feira (19) afirmou que Neuvaldo é um infrator ambiental e responde a um processo dentro da própria instituição.

Sucesso nas redes, jovem escritor lança livro criado a partir de blog

  • 23 Jul 2016
  • 14:02h

Matheus Rocha tem 24 anos e é de Feira de Santana, no interior da Bahia (Foto: Divulgação/Geovane Peixoto)

Um terapeuta virtual. Mesmo tendo apenas 24 anos, é assim que o escritor e jornalista Matheus Rocha é visto pelos mais de 600 mil seguidores que o acompanham nas redes sociais. Ele é autor do blog Neologismo e os textos carregados de emoção escritos para a plataforma estão dando origem ao primeiro livro dele. Intitulada "No Meio do Caminho Tinha um Amor", a obra será lançada pela editora Sextante neste sábado, às 18h, no shopping Boulevard, em Feira de Santana, a 110 km de Salvador. Há cinco anos Matheus criou o blog Neologismo no Tumblr, plataforma de blogging que permite aos usuários publicar textos, fotos, vídeos, links, citações, áudio. Segundo ele, a ideia surgiu da necessidade de desabafar, pois tinha dificuldade de se abrir com amigos e familiares. "Não me considero tímido, e sim reservado. Então escrevia para colocar para fora meus sentimentos, minhas ideias. De imediato, o número de acessos foi grande e muita gente se identificava com os meus escritos", lembra. Os textos de Matheus são embasados nas próprias experiências. 

 

"Sempre fui muito intenso em tudo o que faço. Pego a carga emocional das minhas relações, de modo geral, e coloco nos textos. Aspirações, frustrações, angústias, tudo me inspira", afirma. Na opinião dele, o sucesso se deve justamente por publicar situações reais e comuns. "Por mais poderosa que seja a ficção, você fala com mais propriedade sobre uma coisa que é sua. Só escrevo o que passo e sinto, acho que por isso as pessoas acabam se identificando tanto", comenta."No Meio do Caminho Tinha um Amor" reúne 50 crônicas, algumas inéditas e outras já publicadas no Neologismo. "Jamais pensei que meu trabalho um dia tivesse tamanha repercussão. Ter meu livro lançado por uma grande editora é muito mais do que imaginei".O jovem conta que no ano passado muitos seguidores começaram a pedir que ele reunisse os textos de mais sucesso em um livro e daí surgiu a iniciativa. Então, entrou em contato com muitas editoras, através de e-mails oferecendo a obra. "Levei muita resposta negativa, algumas nem retornavam. Já estava entrando em acordo com uma editora pequena, quando surgiu o convite da Sextante, em novembro do ano passado. Foi uma surpresa muito grata" relata. Além dessa obra, Matheus está se preparando para lançar outro livro, pela mesma editora, em parceria com Arthur Aguiar, Frederico Elboni e Ique Carvalho. "Muito Amor, Por Favor", será lançado entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro, na Bienal de São Paulo. Vai viajar por várias partes do Brasil para lançar os dois livros simultaneamente. Desde criança Matheus é aficionado por leitura, especialmente de poemas. Na adolescência, começou a escrever os primeiros rabiscos. "No começo minha mãe falava: 'menino, sai desse computador, para de ficar tanto tempo na internet', mas depois ela percebeu que escrever não era só um hobby para mim e abraçou a minha ideia", conta. Apesar de gostar de ler e escrever, ele chegou a estudar um semestre do curso de Engenharia de Alimentos na Universidade Estadual de Feira de Santana e chegou a se matricular no curso de Tecnologia em Agroecologia da Universidade Federal do Recôncavo, porém, desistiu de tudo para estudar jornalismo. Atualmente se dedica ao trabalho como jornalista em uma assessoria de comunicação, ao lançamento do livro, ao Neologismo, e ainda escreve semanalmente uma coluna para outro blog, o Entenda os Homens. Os compromissos são muitos, entretanto, garante que sobra tempo para namorar, encontrar os amigos e se divertir como qualquer jovem da idade dele. E desativa as notificações do celular, para não ficar conectado o tempo inteiro. Ele brinca que se deixar tudo normal "é surra de notificação e não tem bateria de celular que aguente". "Eu me divirto tanto com os textos e a interatividade que não tenho a internet como um trabalho", complementa. Só no Facebook Matheus tem mais de 300 mil seguidores em uma fan page. Outros 300 mil acompanham a vida dele no Instagram, Twitter e Snapchat, além do Neologismo. Ele administra todas as contas sozinho, posta diariamente, e interage nas redes. Para o blogueiro, a melhor parte é a interação com o público. "É muito gostoso receber um retorno positivo, saber que seu trabalho deixa outras pessoas mais felizes". De acordo com Matheus, quase metade dos seguidores são dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Na região Nordeste, os cearenses e pernambucanos se destacam entre os seguidores. "Parece engraçado, mas na Bahia meu público não é tão grande; é menor do que alguns países, como Portugal", revela. Apesar disso, decidiu lançar o livro em Feira de Santana, no interior baiano, onde nasceu e vive; quis estar perto das raízes e de pessoas especiais neste momento importante. Entre os milhares de compartilhamentos dos escritos de Matheus estão o de alguns famosos, como as cantoras Anitta, Marília Mendonça e Solange Almeida, as atrizes Marina Ruy Barbosa, Carol Castro e Bruna Marquezine, além do blogueiro Hugo Gloss e o escritor Walcyr Carrasco. "Walcyr é um dos meus escritores preferidos, então a cada vez que ele publica algo que escrevo meu coração pula de alegria. Hugo Gloss tem uma força enorme nas redes. Uma vez que ele compartilhou um post meu e em menos de um dia ganhei quase 20 mil seguidores". Os assuntos que têm mais comentários e compartilhamentos são os que tratam de fim de relacionamento. "A maior parte do meu público é do sexo feminino. Elas tendem a ser mais sentimentais, passionais, então acho que por isso esse é o tema que mais repercute", analisa. As mulheres são cerca de 70% dos seguidores, com idade entre 18 e 35 anos.

Terapeuta das redes sociais
Matheus também recebe em média 1500 e-mails mensais com pedidos de ajuda e conselhos. Por causa disso ganhou o apelido de "terapeuta das redes sociais". Ele admite que não responde todos, não só por falta de tempo. "Tento responder só em dias em que me sinto bem, pois posso transmitir uma energia negativa para outra pessoa ou mesmo atrair a energia negativa dela. A maioria das histórias é bem pesada. Além disso, muita gente não quer só desabafar, quer uma solução para um problema e eu não tenho como resolvê-los", revela. Dentre as mensagens que mais marcaram, está a de uma pessoa que disse que cometeria o suicídio. "Trocamos mensagens durante toda a madrugada e ao amanhecer ele desistiu da ideia. Até hoje nos falamos de vez em quando. Tento não me envolver, pois acabo ficando preocupado demais. Não sou psicólogo, só tento dar um apoio, uma mensagem positiva", afirma. Para Matheus, o grande número de pessoas que o procuram em busca de ajuda e o sucesso dos textos que ele publica demonstram que muita gente, especialmente os jovens, sentem falta de alguém para desabafar. "As pessoas não conseguem se expressar, e as que conseguem não acham quem ouça as histórias que têm para contar. Tem muita gente pensando só em si, mas que não ouve nem a si mesmo, nem ao outro".

CONTINUE LENDO