TAISAN: JEEP RENEGADE SPORT AUTOMÁTICO 0 KM

  • 27 Jul 2016
  • 07:00h

'É um pai de família, desempregado', relata mãe sobre suposto homem-bomba

  • 26 Jul 2016
  • 20:02h

Frank Oliveira da Costa, que ameaçou explodir a Unijorge no último domingo (24), perdeu a vaga em um concurso público por não possuir a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A informação foi dada por sua mãe, identificada apenas como Silene, ao Correio. "Ele é um pai de família, desempregado. Passou no concurso para trabalhar em Brasília, em 10º lugar, e perdeu de trabalhar por causa da OAB. Em vez de levarem ele pro médico, liberaram", criticou a mãe do rapaz, que mora em Natal. Segundo relatos, Frank morava na cidade com a mãe, a irmã e o sobrinho há dois anos, até que voltou para a capital baiana há três meses. "Ele foi embora porque queria bater na mãe e na irmã, que tem esquizofrenia. A mãe dele sofre muito, é uma senhora já, muito velhinha. A gente sabe o que a irmã dele tem, mas não sabe o que ele tem", contou uma vizinha de Frank, morador do bairro de Itapuã.

De acordo com a fonte, Frank "era esquisito", não falava muito com as pessoas e andava sozinho, às vezes de sunga, pela rua. O homem já chegou até a jogar água em pedestres que passavam pela calçada de sua casa. "Tinha um menino que passava pela casa dele e ele dizia que [o menino] estava manifestado, que ia queimar", lembrou. Em Natal, Frank tentou a OAB seis vezes, o que foi confirmado pelo presidente da seccional do Rio Grande do Norte, Paulo Coutinho. O representande da OAB-RN lembrou de uma cena protagonizada pelo próprio Frank, que começou a xingar a OAB antes do exame. "Ele se sentou, mas assim que recebeu a prova, começou a gritar novamente. Rasgou a prova, jogou no chão e foi embora. Não teve outro episódio grave. Das outras vezes, a comissão informou que ele chegava e fazia algum comentário, mas se continha", contou. Depois de aprovado no concurso que não pôde tomar posse, Frank entrou com processo no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Ministério da Saúde, requerendo que fosse empossado no cargo em que foi aprovado na pasta, em 2010. O então ministro Eros Grau decidiu tornar a petição sem efeito, porque Frank não detinha "capacidade postulatória para ajuizar a reclamação" e afirmou que o exercício da advocacia é prerrogativa de quem é regularmente inscrito na OAB. Frank também move ação contra a prefeitura de Boa Saúde. Atualmente Frank vende balas nos ônibus, já que não consegue achar emprego para sustentar a família. O homem é pai de dois filhos, que moram na Bahia, mas é proibido de contatá-los pela ex-esposa. 

CONTINUE LENDO

Ministério da Cultura exonera 70 funcionários de uma vez

  • 26 Jul 2016
  • 19:05h

(Foto: Reprodução)

O Ministério da Cultura exonerou 70 pessoas de cargos de confiança, direção, coordenação e da cúpula de algumas de suas instituições. A Cinemateca Brasileira, em São Paulo, teve cinco diretores exonerados, entre eles, Olga Toshiko Futemma, coordenadora-geral, Alexandre Myaziato, Adinael Alves de Jesus, Nacy Hitomi Korim e Daniel Oliveira Albano. Da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas foram exonerados, entre outros, o coordenador-geral, José Roberto da Silva. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira, 26. Outros funcionários demitidos estavam em diretorias do Ministério, como a coordenadora-geral de prestação de contas da Diretoria de Incentivo à Cultura, Denise Terra Nunes Ribas, e em outras instituições, como o diretor do Museu Villa-Lobos, no Rio, Wagner Tiso Veiga. Também há mudanças em superintendências regionais do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

A reportagem entrou em contato com a assessoria do Ministério da Cultura com questionamentos sobre as demissões. A assessoria informou que uma nota será divulgada em breve. O ex-secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), José Castilho Marques Neto, criticou o que chamou de "desmanche". "Esses fatos são de alta gravidade e indicam um esvaziamento, com evidentes sinais de possível futura extinção, da DLLLB", escreveu em sua página no Facebook. "A história recente provou que sem uma Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas forte e atuante o MinC não realizará nenhum programa ou ação relevante nesta área. Sobrarão discursos e faltarão ações e desdobramentos que cumpram as aspirações republicanas e de políticas de Estado do Plano Nacional do Livro e Leitura." Castilho menciona também a transferência da DLLLB da Secretaria Executiva do MinC para a Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), mas essa informação não consta no Diário Oficial desta terça-feira, e não foi confirmada pela assessoria do Ministério.

CONTINUE LENDO

Após se classificar como sétima do ranking da IBJJF, atleta brumadense Alexandra Cardoso é graduada em faixa preta de Jiu-jitsu

  • Brumado Urgente
  • 26 Jul 2016
  • 18:46h

A atleta juntamente com os mestres exibindo já a faixa preta (Foto: Divulgação)

Com mais de dez anos de grande dedicação à prática do Jiu-jitsu a atleta brumadense Alexandra Cardoso obteve uma grande conquista para sua carreira vitoriosa, já que, após ter participado do Campeonato Internacional de Masters promovido pela IBJJF do último dia 15 e ter absorvido o espírito olímpico na “Cidade Maravilhosa”, ela recebeu a tão sonhada graduação de faixa preta da modalidade numa cerimônia aconteceu na academia do saudoso Carlson Gracie, no Rio de Janeiro, no dia 18, logo após ela ter sido confirmada como a 7ª do ranking na faixa marrom da categoria masters. Estiveram presentes no momento da graduação os mestres Manimall, Guilherme Assad, Amaury Bittety e o seu professor César Aranha. Nesta segunda-feira (25), Alexandra comemorou juntamente com toda a equipe da Aranha Team, num momento marcado pela emoção. Ela declarou ao Brumado Urgente que ‘para se chegar à faixa preta é um longo percurso, mas estou muito feliz por essa nova conquista da minha carreira. Agradeço a todos que acreditaram em mim, especialmente no meu professor César Aranha, que foi fundamental nesse processo”. Sobre os planos futuros ela disse que “agora, já como faixa preta, eu pretendo ir para São Paulo para disputar a etapa do Internacional de Masters em outubro. Sei que será um novo desafio, mas eu me sinto bem preparada”. 

A comemoração junto com toda a equipe da Aranha Team (Foto:Divulgação)

Fortes rumores dão conta que Márcio Moreira irá para a disputa das eleições na busca da recondução do seu mandato legislativo

  • 26 Jul 2016
  • 18:19h

Rumores dão conta que o vereador Márcio Moreira deverá mesmo ir para a disputa das urnas (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A projeção feita pelo próprio vereador Márcio Moreira, que também exerce a presidência do PSB de Brumado, era de que ele não iria buscar a recondução do seu mandato no Legislativo, o que deixou vários postulantes ao cargo mais animados, já que Moreira foi o segundo vereador mais votado das eleições de 2012. Essa possibilidade já era, inclusive, tida por muitos como totalmente consumada, já que a postura adotada pelo socialista projetava sua saída prematura da vida pública. Mas, como em política “tudo é possível”, nos últimos dias, devido à aproximação do período eleitoral, fortes rumores apontaram para o caminho oposto, ou seja, de que Márcio Moreira, após uma reflexão mais profunda, resolveu ir para a disputa das urnas, ou seja, ele irá buscar a recondução do seu mandato parlamentar. Isso está agitando ainda mais o cenário político local, principalmente no grupo da situação, pois todos reconhecem a sua extrema habilidade política e o quanto isso pode transformar o “desenho do tabuleiro”. Tentamos a confirmação por meio de telefone com Márcio Moreira, mas o mesmo se encontra em viagem e o sinal do celular estava fora de área, o que impossibilitou o esclarecimento se ele irá ou não. As fichas apostadas na primeira possibilidade aumentam, o que deixa cada vez mais perto do terreno da realidade que ele irá mesmo ser mais um componente do grupo de situação a concorrer ao cargo de vereador no pleito eleitoral de 02 de outubro. 

54% dos eleitores nordestinos rejeitam governo Temer, diz pesquisa

  • 26 Jul 2016
  • 18:03h

(Foto: Reprodução)

Levantamento realizado pelo Instituto Paraná, mostra que o governo do presidente interino Michel Temer (PMDB) tem aprovação de 35,6% na região Nordeste, contra uma reprovação de 53,9%. A pesquisa foi realizada com 544 entrevistados. Segundo informações da coluna Satélite, do jornal Correio, em todo o país, os números foram de 38,9% e 52%, respectivamente. No que diz respeito à expectativa da população sobre o governo nos primeiros meses, 22,2% dos nordestinos afirmaram que Temer está indo melhor do que esperavam, contra 20,9% registrado em todo o país. Sobre a situação financeira, 15,6% dos eleitores do Nordeste afirmaram que a situação melhorou após a posse de Temer, cerca de quatro pontos percentuais a mais do que a média nacional, que foi de 11,3%.

 

A maioria do eleitorado ainda quer novas eleições.

De acordo com o levantamento, a opção é a alternativa é defendida por 62,4%, ante 23,8% defendem a permanência de Temer. Somente 11,1% acham que a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) tem que voltar ao cargo. 47,7% defende que o ex-presidente Lula (PT) seja preso. Já 34,1% preferem que o ex-presidente se aposente da política, enquanto 15,2% querem que Lula volte a comandar o país.

CONTINUE LENDO

Operação do governo investiga irregularidades no afastamento de 108 servidores públicos

  • 26 Jul 2016
  • 17:23h

A Secretaria estadual da Administração (Saeb), através de sua Corregedoria Geral (CGR), investiga irregularidades no afastamento de 108 servidores públicos de suas atividades. A segunda fase da Operação Licença Médica, que será deflagrada nesta terça-feira (26), apura casos de trabalhadores que atuavam em atividades remuneradas enquanto estavam em licença médica no Estado. Entre os casos mais graves está o de uma professora que apresentou oito atestados médicos consecutivos e ficou em licença por 450 dias. Nesse período, ela atuou em uma escola da rede privada de Salvador. “A conduta é expressamente proibida por lei. Eles apresentavam atestados e relatórios médicos alegando doenças de diagnósticos subjetivos, a exemplo das patologias de ordem psicológica”, salienta o corregedor-geral do Estado, Luís Henrique Brandão. A primeira fase da Operação Licença Médica identificou 145 servidores irregulares.

Bahia teve queda de 40,4% em acidentes nas BRs no semestre

  • 26 Jul 2016
  • 16:43h

(Foto: Reprodução)

O primeiro semestre deste ano foi um dos mais tranquilos já vividos nas rodovias federais que cortam a Bahia. De janeiro e junho deste ano, foram registrados 2.611 acidentes de trânsito no total, dos quais 607 foram graves. O número representa uma redução de 40,41% em relação ao mesmo período do ano passado, e de 53,23%, em relação aos últimos cinco anos, quando vários países se comprometeram com a Década Mundial do Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU).  Na primeira metade de 2016, constata-se também a redução dos acidentes graves em 5,90%. As 2.418 pessoas feridas também representam uma queda de 71,84%, em relação à quantidade registrada no ano passado. Os acidentes deste ano também deixaram 291 mortos, estando 11,82% menor do que a quantidade de óbitos do mesmo período em 2015.  O superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o inspetor Virgílio de Paula Tourinho, atribui a melhoria dos índices violentos nas rodovias ao trabalho estratégico que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos, otimizando os recursos nos locais onde mais acontecem os acidentes. “As ações educativas também têm colaborado bastante, assim como a conscientização do cidadão, e as parcerias com os demais órgãos de fiscalização, a exemplo do Detran”.  

 

Ao todo, o órgão fiscalizou 238.106 veículos, e 254.998 pessoas neste primeiro semestre de 2016. Neste período também foram feitas 103.220 notificações, na qual o excesso de velocidade e a ultrapassagem irregular são as maiores causas das autuações: as duas irregularidades correspondem a 86.077 registros feitos pela PRF nas estradas.  Na primeira metade do ano, a corporação ainda realizou 62.944 testes de alcoolemia com o etilômetro, autuando 892 condutores alcoolizados. Dos condutores flagrados no teste, 92 foram autuados e encaminhados para as delegacias de polícia judiciária em todo o estado pelo crime de embriaguez no trânsito.  Já em relação ao combate à criminalidade, este ano, o órgão federal já apreendeu 3.387 kg de drogas, 52 armas, 328 munições, e 121.250 pacotes de cigarro contrabandeados. As ações e operações também permitiram o resgate de 4.809 animais, 110 metros cúbicos de carvão e 70 metros cúbicos de madeira. 

CAUSAS
Entre as causas, a colisão frontal lidera as irregularidades que provocam os acidentes. De janeiro a junho deste ano foram 119 registros deste gênero contra 125 no ano passado. Segundo o inspetor Tourinho, ações de fiscalização continuam sendo realizadas e intensificadas. Outra iniciativa que ainda está em fase de planejamento, e poderá ajudar o monitoramento das estradas, é a utilização de câmeras nos pontos onde este tipo de acidente é mais freqüente.  Também há previsão de que o órgão federal fique responsável pelos radares fixos da BR-324 e na BR-116, neste segundo semestre. Dessa forma, a Polícia Rodoviária passa a fazer a fiscalização do trânsito na região pelo excesso de velocidade, que é a segunda maior causa de acidentes graves no estado. De acordo com o inspetor, um elemento importante que influencia na freqüência de colisões frontais nas BRs é fato de que as rodovias possuem um trânsito carregado, e são, em sua maioria, estradas simples, sem duplicação ou divisão de pistas – o que favorece a imprudência de alguns condutores para efetuar as ultrapassagens.

COLISÕES
A única modalidade de acidente em que houve aumento foi a colisão transversal. O número ficou 22,72% maior do que o registrado em 2015. De acordo com o inspetor Tourinho, este aumento é justificado pelo grande número de centros urbanos que as rodovias cortam, principalmente na BR-101. “Há cidades de um lado e do outro da rodovia. Essa travessia de veículos tem causado esse número de acidentes. Nós estamos atentos, planejando nossas ações de fiscalização e campanhas educativas para que possamos conscientizar e mostrando qual é a melhor forma de fazer essa travessia”, declara o inspetor.   No ranking das rodovias com o maior número de ocorrências, a BR-101 continua sendo a mais perigosa entre as estradas federais, concentrando nesta primeira metade de 2016 31,63% das ocorrências graves, com 192 acidentes. Logo em seguida, vem a BR-116, com 140 registros (23,06%), e que é acompanhada pela 324 (12,68% e 77 acidentes), 110 (8,24%, com 50 ocorrências), 242 (6,75% e 41 acidentes), e a 407 (3,79% e 23 acidentes). 

CONTINUE LENDO

Brumauto: A sua chance é agora!

  • 26 Jul 2016
  • 16:05h

Traficantes vendem cocaína com logotipo da Olimpíada

  • Correio 24h
  • 26 Jul 2016
  • 15:24h

Traficantes do Rio de Janeiro vendem cocaína com logotipo da Olimpíada (Foto: Polícia Civil Rio/Divulgação)

A Polícia Civil do Rio de Janeiro apreendeu papelotes de cocaína com embalagens temáticas dos Jogos Olímpicos. Os papelotes com o logotipo do Rio 2016 e os aros olímpicos eram vendidos na região da Lapa, zona turística do Rio. A estratégia para alavancar as vendas ainda contava com alerta para o consumo da cocaína: “use longe das crianças”. Segundo o jornal O Globo, os papelotes traziam a palavra cocaína nos moldes de um refrigerante e com a mesma recomendação de usá-la longe das crianças. Foram apreendidos 28 papelotes de crack e 13 munições de calibre .40, de uso restrito.

Sarampo está eliminado do Brasil, segundo entidade internacional

  • 26 Jul 2016
  • 14:42h

(Foto: Reprodução)

O sarampo está eliminado no Brasil, de acordo com a presidente da Comissão Internacional de Especialistas para a Eliminação do Sarampo, Rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), Marceline Dahl-Regis. O último caso relatado no país foi no Ceará, em julho de 2015. Até o final de 2016, a expectativa é que o Brasil receba o certificado de eliminação do sarampo pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O mesmo ocorreu, em 2015, com a rubéola e a síndrome da rubéola congênita. Durante visita nesta terça-feira (26), Dahl-Regis elogiou o trabalho integrado do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Ceará. "O Ministério da Saúde, junto com a Secretaria Estadual e municipais de Saúde no Ceará, buscaram sempre agir de forma oportuna para enfrentar e garantir a interrupção da cadeia de transmissão do sarampo. Isso demonstra a eficiência do trabalho integrado feito pelo monitoramento e a vigilância dentro do Sistema Único de Saúde do Brasil", completou o secretário executivo, Antônio Nardi. No Brasil, o sarampo é uma doença de notificação compulsória desde 1968. Desde a implantação do Plano de Eliminação do Sarampo, em 2000, a doença apresentou baixa morbimortalidade. No mesmo ano, foram registrados os últimos casos autóctones no país.

Conquista: Motorista que invadiu Clube Social em acidente não resiste e morre

  • Por Rodrigo Ferraz
  • 26 Jul 2016
  • 14:02h

O motorista de um caminhão perdeu o controle do veículo e invadiu o Clube Social de Vitória da Conquista no início da tarde desta terça-feira (26). Com o impacto, uma grande cratera foi aberta no muro do clube, localizado na Praça Sá Barreto.Parte do muro do clube ficou totalmente destruído. O motorista, que não teve o nome divulgado, acabou ficando preso às ferragens, não resistiu e morreu no local. Uma grande multidão tomou conta no trecho, que ficou interditado.

Malhada de Pedras: Mulher de 49 anos é primeira vítima fatal da H1N1

  • 26 Jul 2016
  • 13:20h

(Foto: Reprodução)

Foi confirmada nesta segunda-feira (25) a primeira morte por H1N1 em Malhada de Pedras. De acordo com  a secretaria de saúde do município, uma mulher de 49 anos  chegou até  a unidade apresentando os sintomas, contudo devido ao agravamento a vítima foi levada para uma UTI na cidade de Ilhéus. Diversas formas de prevenção são alertadas pela Secretaria da saúde como manter as mãos higienizadas, cobrir o nariz e a boca  ao tossir, e procurar imediatamente uma unidade de saúde ao apresentar febre associada a tosse ou dor de garganta. 

Oportunidade: Vende-se terrenos nas proximidades da Fazenda Lamarão

  • 26 Jul 2016
  • 13:10h

Ter um sítio para passar os finais de semana e descansar da correria da cidade é o sonho de muitas pessoas, então, você que sempre sonhou em possuir um terreno com ótima localização para construir o seu recanto de lazer e descanso, chegou a hora, oportunidade única. A propriedade além de ser bem localizada, possui uma área de 1000 metros quadrados, água encanada, energia elétrica e uma vista de tirar o fôlego. Entre em contato agora mesmo com o proprietário através do telefone (77) 9-9997-9314 e adquira o seu lote.

Vacina contra a dengue será vendida até R$ 138, determina Anvisa

  • 26 Jul 2016
  • 11:53h

(Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definiu o preço da vacina contra a dengue autorizada no Brasil. O imunizante, produzido pela empresa Sanofi, deverá custar entre R$ 132,76 e R$ 138,53. Os valores foram divulgados nesta segunda-feira, 25, pela agência. A vacina da Sanofi, chamada de Dengvaxia, é a única com registro na Anvisa até o momento. O tratamento nesse caso inclui três doses, com seis meses de intervalo entre elas. Outros imunizantes estão sendo produzidos contra a doença - entre eles a vacina do Instituto Butantã, que iniciou testes com voluntários em junho deste ano. O Estado do Paraná vai dar início nesta terça-feira, 26, a uma campanha de vacinação contra a dengue com a vacina da Sanofi. O número de doses não foi informado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A campanha terá início às 16 horas, na área portuária, em Paranaguá (PR), considerada uma das regiões mais afetadas pelo mosquito Aedes aegypti. Até o final de junho, o Estado registrava 52.237 casos e 61 mortes. A doença já atingiu 319, dos 399 municípios paranaenses. Este número pode superar o recorde de 2012-2013, quando 54.176 pessoas foram infectadas.