Estudo aponta que infecção por zika também afeta células cerebrais de adultos

  • 21 Ago 2016
  • 20:00h

(Foto: Reprodução)

Cientistas norte-americanos da Universidade Rockefeller e do Instituto La Jolla de Alergia e Imunologia, nos Estados Unidos, realizaram um novo estudo que aponta que a infecção por zika vírus mata células-tronco neurais em camundongos adultos. A pesquisa, no entanto, ainda não estudou se a morte dessas células tem efeito de curto ou longo prazo nos animais adultos. As células-tronco neurais existem em maior quantidade nas células fetais, pois elas irão dar origem aos neurônios. Já nos adultos, as células, em menor quantidade, são fundamentais para tarefas cotidianas como memória e aprendizado. De acordo com os cientistas, a maioria dos adultos humanos não apresenta sintomas quando infectados por zika, apenas febre e vermelhidão na pele. "Nós queríamos saber se o zika tem mais efeitos em neurônios em formação do que em qualquer outra parte do cérebro adulto. Descobrimos que há algo especial nessas células que permite que o vírus entre nelas e afete sua proliferação", declarou um dos autores da pesquisa, Joseph Gleeson, da Universidade Rockefeller. Esse é o primeiro estudo direcionado a investigar o efeito do zika no cérebro adulto.

Excesso de limpeza pode fazer mal? Médicos avaliam hábitos de higiene

  • 21 Ago 2016
  • 18:02h

(Foto: Reprodução)

importância de uma recomendação universal em saúde pública – o uso do fio dental – foi recentemente posta em cheque quando o governo dos Estados Unidos removeu a orientação de suas diretrizes alimentares. A justificativa é de que a efetividade do hábito nunca foi devidamente comprovada pela ciência. Se até o fio dental, até então apontado como item obrigatório de saúde bucal, passou por esse questionamento, que outras práticas de higiene podem não ter benefícios para a saúde comprovados ou até ser prejudiciais? O G1 ouviu especialistas e consultou a literatura científica para avaliar a eficácia de alguns hábitos de limpeza:

Sabonete antimicrobiano
Os sabonetes antimicrobianos ou antissépticos prometem eliminar grande parte das bactérias da superfície da pele. Isso, porém, não significa uma redução do risco de doenças, segundo uma revisão de estudos publicada na revista “Emerging Infectious Diseases”, dos Centros de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (EUA).Segundo a pesquisa, profissionais da saúde que usaram sabonetes antimicrobianos por um longo período de tempo tiveram até um aumento no número de micro-organismos nas mãos, efeito relacionado ao declínio da saúde da pele decorrente do uso do produto.  Lavar as mãos continua sendo essencial para reduzir os riscos de infecções, porém um sabonete comum já é suficiente para isso, de acordo com os especialistas. Segundo o médico Marcos Antonio Cyrillo, integrante do Comitê de Resistência Antimicrobiana da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), outro problema importante relacionado a esse produto é o risco de estimular a resistência bacteriana. “O uso indiscriminado e contínuo pode tornar as bactérias mais resistentes a antibióticos”, diz o especialista. Segundo a publicação do CDC, casos de resistência bacteriana em decorrência do uso de antimicrobianos já foram reportados na Inglaterra e no Japão. “A população geral não tem indicação de uso de sabonetes antimicrobianos. Esses produtos devem ser utilizados só sob prescrição de um profissional médico. Caso contrário, o uso não trará benefícios”, observa Cyrillo.

Álcool em gel

Especialistas recomendam o uso do álcool em gel em momentos em que a pessoa não pode lavar as mãos com água e sabão. O produto não tem potencial de desenvolver resistência bacteriana e outras vantagens incluem boa atividade microbicida e praticidade. Segundo a revisão publicada pelo CDC, o uso do produto evita danos provocados pelo sabão e pela fricção do excesso de lavagens. Para a dermatologista Natalia Cymrot, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), pode ser uma boa ideia para pessoas que têm o hábito de lavar as mãos muitas vezes por dia substituir algumas das lavagens pelo uso do álcool em gel para evitar irritações e descamações por conta do excesso de lavagens.

Bucha

O uso da bucha pode parecer uma boa ideia para garantir uma limpeza maior durante o banho, mas não é recomendado pela SBD. “Na verdade, ela retira a camada de hidratação que a pele produz. Para peles mais secas, isso pode ser muito ruim. A bucha é útil em caso de crianças em regiões muito sujas e que são mais difíceis de limpar. No dia a dia, o recomendado é tomar banho apenas com sabonete em pouquíssima quantidade, fazendo pouca espuma”, diz Natalia. O número de banhos também deve ser limitado, segundo a especialista: no máximo dois por dia e, de preferência, usar apenas água no segundo banho. “Uma coisa que vemos bastante é irritação e descamação por excesso de lavagens, o que chamamos de dermatite de contato irritativa.”

Produtos de higiene feminina
O sabonete íntimo feminino tem como principal característica o pH mais ácido, que se aproxima do pH da mucosa vaginal, por isso ele é recomendado por ginecologistas como o produto mais adequado para a higiene da região. “Os sabonetes em pedra têm pH mais básico, que pode levar a abrasão, alergias e diminuir a flora fisiológica de lactobacilos que são responsáveis pela defesa contra outros micro-organismos. Os sabonetes íntimos agridem menos e colaboram para o equilíbrio da região”, diz a ginecologista Maria Elisa Noriler. Não há um consenso, porém, sobre se o uso do sabonete íntimo é realmente primordial para a manutenção da saúde genital. Alguns órgãos de saúde, como o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), recomendam apenas o uso de sabão comum sem fragrância. Há outro produto que vem se popularizando que não é bem visto por profissionais da saúde: o desodorante íntimo. “Tem que ter muito cuidado. Muitas pacientes podem desenvolver processo alérgico, em alguns casos com vermelhidão, inchaço e prurido intenso”, diz Maria Elisa. “Se for usar algum produto desse, mesmo que identificado no rótulo como antialérgico, é preferível aplicá-lo na região da virilha e não na mucosa.”

Hábitos de higiene são importantes
A discussão de que o excesso de limpeza pode, em algumas situações, ser prejudicial para a saúde teve origem principalmente na “hipótese da higiene”, proposta pelo pesquisador britânico David Stracan no fim da década de 1980. A teoria sugere que a exposição a micro-organismos e a infecções pode proteger contra alergias e que, portanto, o excesso de limpeza poderia estar ocasionando um aumento incomum das alergias. Mas, apesar de práticas excessivas realmente serem prejudiciais, manter a higiene continua sendo uma recomendação importante para evitar infecções. Lavar as mãos antes e após ir ao banheiro, antes de preparar alimentos ou de se alimentar, depois de tossir ou espirrar são práticas altamente recomendadas.

CONTINUE LENDO

Estudo aponta que dieta da população brasileira está cada vez mais padronizada

  • 21 Ago 2016
  • 16:06h

(Foto: Reprodução)

As populações de locais isolados na mazônia, no Nordeste, no Centro-Oeste do Brasil e de comunidades de pescadores no litoral norte de São Paulo têm apresentado um padrão alimentar cada vez mais semelhante ao de moradores de regiões urbanas do país. Essa informação foi constatada por pesquisadores do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em colaboração com as Universidades de Brasília (UnB), Federal do Acre (UFAC) e do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por meio de uma série de estudos realizados nos últimos anos. A dieta de comunidades ribeirinhas na Amazônia brasileira, que antes era composta principalmente por alimentos produzidos localmente, como peixe com farinha de mandioca, por exemplo, passou a ser integrada por alimentos industrializados, como enlatados e frangos congelados produzidos nas regiões Sul e Sudeste do país. 

"De uma forma geral, os dados obtidos indicam uma homogeneização do padrão alimentar no Brasil", afirmou Gabriela Bielefeld Nardoto, professora da UnB e uma das autoras dos estudos, à Agência Fapesp. "Apesar do isolamento, as populações rurais de diferentes regiões do Brasil têm aderido cada vez mais à ‘dieta de supermercado’, composta por alimentos processados e ultraprocessados". Os resultados dos estudos, iniciados em 2002, com essas diferentes populações sugeriram que há uma homogeneização do padrão alimentar de moradores que vivem em aglomerados rurais e urbanos de diferentes tamanhos. "Essas populações já aderiram totalmente à dieta de supermercado", explicou Gabriela. "Os pescadores das comunidades caiçaras, por exemplo, usam parte do dinheiro que conseguem com a venda do pescado para comprar frango congelado no centro de Ubatuba". Na avaliação da pesquisadora, a homogeneização do padrão alimentar no Brasil, em razão de fatores como aumento da urbanização e melhoria das condições sociais,  tem causado uma simplificação das fontes alimentares.

CONTINUE LENDO

Cientistas acreditam que receber beijo de cão pode trazer benefícios à saúde do dono

  • 21 Ago 2016
  • 14:05h

(Foto: Reprodução)

Cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, estão realizando um estudo para provar uma tese: para eles, os microrganismos do intestino de cães podem ter efeitos positivos sobre os corpos de seus donos.  Para provar a proposição, os pesquisadores estão recrutando voluntários para participar da pesquisa. O foco será no efeito que os cachorros têm para a saúde de pessoas com mais de 50 anos. Os participantes irão receber em suas casas a companhia de um animal durante o período de três meses. Os Cientistas têm como modelo o sistema digestivo humano, que habita mais de 500 tipos de bactérias boas e ruins; e vão explorar se viver ao lado de um cachorro, e receber beijos, incentiva o crescimento de microrganismos bons no intestino humano capazes de melhorar a saúde física e mental de adultos mais velhos.

Sepultamento do Menino Dudu acontecerá nesta terça-feira (23)

  • 21 Ago 2016
  • 12:58h

(Foto: Divulgação)

Após lutar bravamente por quase dois anos contra o câncer, o Menino Luis Eduardo Santos Silva, o Dudu, que tinha 4 anos de idade, acabou falecendo neste sábado (20). O corpo será transladado de Campinas, São Paulo e chegará em Brumado por volta das 04h da madrugada desta terça-feira (23). O velório acontecerá na sede Igreja Assembleia de Deus, na Rua Antônio Mourão Guimarães e o sepultamento ocorrerá às 11h no Cemitério Santa Inês.

Perder um rim compromete a saúde? Entenda casos como o de Isaquias

  • 21 Ago 2016
  • 10:06h

(Foto: Reprodução)

Isaquias Queiroz, triplo medalhista na canoagem pelo Brasil, perdeu um dos rins aos 10 anos. Ele subiu em uma árvore, se desequilibrou e caiu em cima de uma pedra. Mesmo com apenas um dos órgãos, o baiano se tornou um atleta de alto rendimento e vencedor de Olimpíada. Até onde perder um rim pode comprometer a saúde? O G1 conversou com a nefrologista Leda Aparecida Daud Lotaif, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Ela diz que a perda de um dos órgãos por escolha - caso de transplante -  ou por trauma não compromete a vida de um indivíduo saudável e não há qualquer tipo de restrição.

“Não tem problema. A pessoa consegue viver perfeitamente com um rim só. O órgão que permanece no corpo sofre o que chamamos de uma hipertrofia. Esse rim aumenta de tamanho e, inclusive, consegue aumentar as funções para compensar o que foi retirado”, disse. Segundo Lotaif, essa compensação ocorre de forma natural. “Quanto mais cedo você perde o rim, como é o caso desse atleta que perdeu na infância, mais rápido o rim que permaneceu vai se recuperar”. Lotaif alerta que pacientes com só um dos órgão precisam, apesar de não ter consequências na rotina, fazer um trabalho de prevenção. “Se ele tiver doenças que possam acometer os rins, como diabetes e pressão alta, que são doenças sistêmicas que comprometem as funções, poderá ter uma vulnerabilidade maior”. A nefrologista recomenda que sejam feitos exames regulares de sangue, urina e imagem (ultrassom), mas diz que isso vale para todos os pacientes, incluindo aqueles com dois rins. É também importante ter um controle da pressão arterial e do índice glicêmico. Os casos mais comuns de retirada de um dos órgãos ocorrem devido a transplantes, tumores, pedras nos rins e traumas. A perda do órgão de Isaquias é decorrente de um acidente grave, com hemorragia interna após a queda. “No caso dele, ele sofreu um trauma forte. Você precisa ter um trauma importante na região lombar”. “No esporte dele, ele não tem tanta possibilidade de ter um impacto na região renal. O que a gente orienta para pessoas como ele, que são portadoras de rim único, é que evitem essas atividades que possam levar a perda do outro rim por trauma. Se ele fosse um jogador de futebol, a gente orientaria a não jogar”, completou. De acordo com a médica, é mais arriscado para um paciente de rim único ser um atleta de esportes como basquete, artes marciais e futebol, em que há risco de acidente na região lombar.Como cuidar bem dos rins

- Medir a pressão arterial
- Fazer exames de sangue e urina
- Tomar muita água
- Dieta com pouco sal - o correto é comer 1 grama no almoço e 1 grama no jantar

CONTINUE LENDO

Candidatos apostam em nomes inusitados para atrair eleitor

  • 21 Ago 2016
  • 09:00h

(Foto: Reprodução)

A corrida pelo posto de vereador já está correndo solta em Salvador, e o que não falta são candidatos querendo chamar a atenção do eleitor. Para ficar em evidência e não ser esquecido até o dia do pleito, marcado para acontecer no domingo dois de outubro, alguns participantes apostam em nomes e bordões inusitados. No sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é possível acompanhar as inscrições das candidaturas e verificar os nomes fantasias utilizados. Figuras engraçadas não faltam. Nomes como ‘Pantan Paçoquita (SD)’, ‘Na Fé Bomba’ (PTN), ‘Gêge Só Alegria’ (PP) e’ Miuda da Favela’(PRP) aparecem no cenário como opção para o eleitorado soteropolitano.

Alguns apostam na profissão para fazer sucesso. São casos de ‘André, o Cobrador’ (PMN) e ‘Gago da Feira’, que trazem o posto de trabalho no nome. Fanático torcedor do Bahia, Binha de São Caetano, ou Binha do Bahia (PTN), usa o amor pelo clube de futebol como slogan principal. Outros tentam surfar na onda de personagens da internet, como Sherek (PHS) e Maria do Bairro (PMN). Representante do Subúrbio, ‘Uga Uga’ recebeu o apelido por ter a aparência física parecida com a do ator Cláudio Heinrich que interpretou o personagem indígena na televisão. Tem ainda aqueles que usam da fama no mundo virtual para conquistar uma cadeira na Câmara de Vereadores de Salvador. Ednaldo da Conceição ficou famoso por comentários humorados que circulam em redes sociais e aplicativos de WhatsApp. Mas tanto na Web, quanto durante a campanha eleitoral, ele atende pelo nome de Nal do Canal. E como não poderia deixar de ser, a campanha dele já teve início através dos vídeos. “Padre já entrou na política, sapatona já entrou na política, viado já entrou na política, pastor já entrou na política, ladrão já entrou na política. E por que Nal do Canal não pode ser candidato a vereador de Salvador?”, pergunta ele em uma das peças postadas em seu canal no YouTube.  Atualmente, a Câmara de Salvador conta com 43 cadeiras e alguns nomes curiosos fazem parte da Casa na atual legislatura. Pedro Souza dos Santos, mais conhecido como Pedrinho Pepê, está concluindo o seu quinto mandato e vai tentar a reeleição. Já Balbino Santos de Carvalho, popularmente Sabá, assumiu uma cadeira no lugar da deputada Tia Eron (PRB), que assumiu mandato na Câmara Federal. Outros nomes curiosos que conseguiram o sucesso no último pleito são: Alemão, Beca e Vado Malassombrado.

Bancada musical tentará uma vaga 

Se no quesito humor os soteropolitanos têm um exército de candidatos à disposição, outro grupo que promete brigar por uma das cadeiras é o dos artistas da música baiana. Nomes conhecidos estão no pleito e prometem puxar uma boa parcial de votos para os seus partidos. Do pagode, o nome mais conhecido é o de Anderson Machado de Jesus, conhecido popularmente como  Igor Kannário, O Príncipe do Gueto (PHS). Polêmico, o cantor tem ao seu lado uma legião de fãs e promete fazer frente aos adversários. Além dele, outros dois artistas do pagode baiano que vão concorrer são: Ed City (PHS) e a dançarina Léo Kret (DEM), que já exerceu o cargo na Câmara de Salvador. Em 2008, ela recebeu quase 13 mil votos e foi a primeira transexual do Legislativo soteropolitano. Conhecida como a ‘Dançarina do Povo’, ela carrega a bandeira do combate à homofobia. O estilo Arrocha também vai marcar presença. A representante é ‘Nira Guerreira’, que se declara a rainha do estilo.

CONTINUE LENDO

Estudo revela número alto de lesões por carrinhos em crianças pequenas

  • 21 Ago 2016
  • 07:01h

(Foto: Reprodução)

Cerca de 361 mil crianças foram levadas a serviços de emergência nos Estados Unidos entre 1990 e 2010 por ferimentos ocorridos em carrinhos ou em outros equipamentos para transporte, como cangurus, segundo um estudo publicado nesta semana na revista médica "Academic Pediatrics"."São mais de 17 mil lesões por ano, o que é equivalmente a cerca de 50 crianças todos os dias, ou duas lesões por hora", disse a autora do estudo, Kristin Roberts, do Instituto de Pesquisa no Hospital Nacional Infantil em Columbus, Ohio. "Eu os uso para transportar minhas crianças em atividades cotidianas, mas queríamos ver que tipo de lesões estão ocorrendo", disse Kristin à Reuters. Para a pesquisa, os pesquisadores usaram informações sobre lesões relacionadas a carrinhos ou cangurus entre crianças de  anos ou menos registrados no Sistema Eletrônico Nacional de Lesões entre 1990 e 2010. "São lesões sérias o suficiente para requerer idas ao serviço de emergência", diz a pesquisadora.

Os autores do estudo encontraram informações de 360.937 crianças tratadas em serviços de emergência por lesões provocadas por carrinhos ou cangurus durante esse período.

Cabeça e rosto estão mais vulneráveis
As emergências foram mais comuns entre meninos com menos de 1 ano de idade. A cabeça e o rosto são os locais com mais probabilidade de serem afetados. Cerca de 40% das crianças que sofreram acidentes em carrinhos tiveram ferimentos dos tecidos moles, como hematomas, seguidos por 25% de lesões traumáticas do cérebro ou concussões. Em cangurus, cerca de 48% das crianças foram diagnosticadas com lesões nos tecidos moles e 35% com lesão traumática do cérebro ou concussões. Cerca de 7% das crianças em acidentes com cangurus foram hospitalizadas, comarado cmo cerca de 2% das que tiveram acidentes em carrinhos. Os pais podem tomar algumas precauções simples para manter suas crianças seguras em carrinhos e cangurus, segundo Kristin. Elas incluem assegurar-se de que a criança está com o cinto afivelado durante cada uso. Pais também devem estar atentos a qualquer coisa que possa inclinar ou derrubar o equipamento, como pendurar nele objetos pesados como bolsas ou colocá-lo em superfícies elevadas.

 

CONTINUE LENDO

Advogados de Lula protocolam reclamação no STF contra Moro

  • 20 Ago 2016
  • 18:02h

(Foto: Reprodução)

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ingressaram nesta sexta-feira (19) com uma reclamação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o juiz Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato. No documento, os advogados alegam que houve violação da súmula vinculante que “assegura à defesa amplo acesso a qualquer procedimento investigatório”. “O juiz está agindo de forma ilegal ao impedir que a defesa de Lula tenha acesso a procedimento investigatório”, criticam. Em nota, a defesa afirma que descobriu a tramitação de um “procedimento oculto” e pediram acesso ao conteúdo, mas Moro proferiu despacho afirmando que os advogados de Lula já dispunham de acesso ao caso. “Pouco depois, proferiu novo despacho corrigindo tal informação e afirmando que ‘não se trata de inquérito’ e que haveria ‘ali diligencia ainda em andamento’ — condicionando o acesso à prévia anuência do MPF, que é parte contrária à defesa”, afirmam. Segundo a peça: “o reclamado persevera na ilegalidade de obstar o acesso requerido pela defesa (aos atos já documentados naquele feito), pretendendo condicionar o exercício das garantias do contraditório e ampla defesa ao idiossincrático entendimento do Parquet”. A reclamação pede a concessão de liminar “para imediato acesso pelos defensores do Reclamante à integralidade dos autos do procedimento investigatório”.

Justiça considera paralisação de servidores penitenciários ilegal e movimento é encerrado

  • 20 Ago 2016
  • 16:01h

(Foto: Divulgação)

Após notificação da Justiça, os servidores penitenciários da Bahia encerraram nesta sexta-feira (19) a paralisação de 72 horas iniciada na última terça. De acordo com o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb), a juíza substituta Adriana Sales Braga, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), classificou o movimento como ilegal em liminar. Caso não suspendessem a paralisação, a entidade deveria pagar multa de R$ 50 mil por dia. Em nota à imprensa, o Sinspeb ressaltou que a paralisação foi iniciada após o anúncio da inauguração do Conjunto Penal de Vitória da Conquista com empregados terceirizados denominados "agentes de disciplina". "Após o início da paralisação, o Estado da Bahia ingressou no plantão judiciário, com uma ação declaratória de ilegalidade de greve, agindo injustamente. O que o Sinspeb tem declarado acerca da ilegalidade da terceirização do agente penitenciário: 'que a atuação dos agentes penitenciários tem caráter essencial de segurança pública e a manutenção da paralisação culminaria em rebeliões, fugas, violência dentro e fora dos presídios, além de incutir medo é insegurança na população'", diz a nota. A entidade ainda solicitou que a Justiça não adote a postura de "dois pesos, duas medidas". "Se afirma que os agentes penitenciários não podem paralisar suas atividades, reconhecem ser esta uma atividade essencial de segurança pública, também deve fazer cumprir a decisão da sétima vara da fazenda pública, proferida pelo Exmo. Juiz Antônio Bosco de Carvalho Drummond, proibindo a contratação de empregados privados para desempenhar funções típicas do cargo público de Agentes Penitenciários".

'Não pode fazer campanha de qualquer jeito na internet', alerta especialista

  • 20 Ago 2016
  • 15:05h

(Foto: Reprodução)

As mudanças nas regras eleitorais válidas já na campanha deste ano têm levado candidatos em todo o país a apostar na internet como meio para driblar as restrições e falta de dinheiro, sobretudo no caso dos candidatos a vereador. Salvador é um bom exemplo do campo de batalha que se tomaram as redes sociais, sobretudo o Facebook. Tem sido comum receber no smartphone a notificação de que algum deles ‘está ao vivo agora no Facebook’. O Twitter também é muito explorado. Novidade ainda maior no meio eletrônico, o WhatsApp (serviço de troca instantânea de mensagens de texto) tem sido também grande aposta entre os candidatos às 43 cadeiras da Câmara Municipal de Salvador, sobretudo pelos que já têm mandato e buscam se reeleger. Mas há que se ponderar o volume e o conteúdo do material divulgado pelos políticos e por suas respectivas equipes de campanha. Pelo menos é o que avalia o Jorge Almeida, professor de Ciência Política e doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Em entrevista à Tribuna, ele afirmou que para ter boa aceitação dos receptores de seu material de campanha, os candidatos devem saber exatamente direcionar suas propostas (expressas nos materiais gráficos publicados nas redes e enviados pelo WhatsApp) para seu público-alvo. “Mesmo na internet, que é um campo livre, não é somente pegar as coisas e divulgar de qualquer jeito. Na campanha para vereador, geralmente o candidato foca em bairros e regiões da cidade e em seus círculos sociais, e aí a gente tem diversos segmentos da sociedade (mulheres, negros, religião, meio ambiente etc.). Eles têm de trabalhar o receptor de sua mensagem de maneira mais focada”, afirma Jorge Almeida. Para ele, volta a ganhar a força entre os candidatos a vereador o corpo a corpo com o eleitorado. O especialista também avalia que, de fato, a tendência é a internet se consolidar gradativamente como meio fundamental de comunicação para campanhas no Brasil, inclusive por causa das limitações impostas pela nova legislação eleitoral vigente, como proibição de doação de dinheiro por empresas. “

“Rádio e TV terão maior impacto”

 Mas Jorge Almeida pondera que para a campanha dos candidatos a prefeito (não apenas em Salvador, mas em todo o país), a propaganda no rádio e na televisão ainda terá maior impacto. “A internet, volto a dizer, tem consolidada sua importância no processo eleitoral, mas ela sozinha não é suficiente para determinar o voto. O candidato a prefeito tem mais tempo no rádio e na televisão para defender suas propostas e se defender dos ataques dos adversários, e esses dois meios de comunicação ainda são predominantes na sociedade brasileira”. O especialista avalia também que uma velha conhecida da política brasileira continua tendo seu “papel de peso” nas campanhas: a máquina pública. “O poder de campanha determinado pela máquina pública também vai continuar a beneficiar quem a tem na campanha. O aparelhamento da política brasileira ainda tem seu papel com o poder econômico da máquina pública no processo eleitoral”, afirma Jorge Almeida.

CONTINUE LENDO

Laudo aponta que jornalista é 'mitomaníaca', diz delegado de SP

  • 20 Ago 2016
  • 14:05h

(Foto: Reprodução)

A Polícia Civil de São Paulo informou nesta sexta-feira (19) que tem laudo de uma psicóloga que revela que a jornalista e estudante de direito Patrícia Lelis, de 22 anos, é "mitomaníaca", ou seja, tem transtorno de personalidade que faz com que minta compulsivamente. Na quinta (18), a polícia indiciou Patrícia por denunciação caluniosa e extorsão no caso em que ela acusa Talma Bauer, assessor do deputado federal Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) de sequestro e cárcere privado num hotel na capital paulista, entre julho e agosto. Após concluir o inquérito, a investigação informou que vai pedir à Justiça a prisão preventiva da jornalista. "Recebi documentos com laudo psicológico que diagnosticou a moça como 'mitomaníaca'. Possui mitomania", disse ao G1 o delegado Luiz Roberto Hellmeister, titular do 3º Distrito Policial (DP), na Santa Ifigênia, região central da capital paulista. "Ela é mentirosa compulsiva." 

Patrícia também acusou Feliciano de ter tentado estuprá-la no apartamento dele em Brasília, em junho. Como o político tem foro privilegiado, esse caso é investigado pela polícia do Distrito Federal. Segundo o delegado, a polícia e Ministério Público (MP) do Distrito Federal pediram avaliação psicológica de tê-la estuprado diversas vezes em sua casa, quando ela era adolescente, sem que sua família soubesse. "Ela acusava o homem de tê-la estuprado diversas vezes em sua casa quando tinha apenas 15 anos", disse o delegado. "Mas esse caso foi arquivado em Brasília por falta de provas." Questionada pelo G1, a advogada de Patricia, Rebeca Novaes Aguiar, confirmou que uma psicóloga chegou a mencionar, em depoimento em Brasília, que sua cliente pudesse ter  "mitomania", mas não era uma análise conclusiva. Segundo a advogada, essa psicóloga seria de uma igreja evangélica que Patrícia procurou após ter denunciado o caso de estupro quando era adolescente no Distrito Federal. "Foram duas sessões só", afirmou Rebeca. "Não existe no inquérito laudo técnico que demonstre que ela tenha mitomania." Independentemente da posição da defesa de Patrícia, Hellmeister afirmou que irá anexar ao inquérito de São Paulo o que entende ser perfil psicológico da jornalista que demonstra que ela mente reiteradamente. Procurado pela reportagem, o psiquiatra forense Guido Palomba explicou que a mitomania não tem cura, mas pode ser tratada. "Transtornos de personalidade são incuráveis. É uma perturbação de saúde mental", disse o especialista. "O que é possível é um tratamento psicopedagógico."

Prisão
Apesar disso, Hellmeister afirmou que está convencido em pedir a prisão de Patrícia. "Ela representa risco à sociedade por mentir e causar danos a diversas pessoas". disse o delegado. "Fez a polícia investigar alguém por um crime que ela mesma sabe que não existiu." As investigações começaram a partir de denúncia feita inicialmente por Patrícia. No dia 5 de agosto, a jornalista registrou boletim de ocorrência na delegacia contra Bauer, que chegou a ser detido e liberado após negar as acusações. Ela o acusou de mantê-la em cárcere privado num hotel, oferecido dinheiro e a ameaçado com uma arma para gravar vídeos nos quais inocenta Feliciano dos crimes sexuais que teria cometido contra ela. No dia 7, Patrícia também registrou boletim de ocorrência, mas dessa vez na polícia em Brasília por abuso sexual contra o deputado. A denúncia da suposta tentativa de estupro havia sido divulgada antes na coluna Esplanada, do UOL, no dia 2. Esse caso é investigado pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, na Asa Sul. O assédio sexual teria sido cometido por Feliciano no dia 15 de junho no apartamento funcional dele na capital federal. Patrícia ainda relatou que o parlamentar a agrediu e manteve em cárcere, lhe oferecendo R$ 15 mil mensais para ser sua amante. Proposta que a jornalista disse ter recusado. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que é procuradora especial da Mulher no Senado, protocolou ofício junto ao MP do Distrito Federal pedindo investigação sobre Feliciano pela suposta tentativa de estupro. O PSC também criou uma comissão interna para apurar o caso.

CONTINUE LENDO

Com o apoio da tocida, Brasil busca ouro inédito contra a Alemanha no Maracanã

  • 20 Ago 2016
  • 12:14h

(Foto: Reprodução)

Antes mesmo do início do Rio 2016, a final do futebol era um dos momentos mais esperados dos Jogos. Apesar de ser esperado que o Brasil estivesse na final, não era uma certeza. Agora é concreto. O ouro está a apenas um jogo e será decidido hoje, às 17h30, contra a Alemanha, no Maracanã. A goleada por 7x1 sofrida na Copa do Mundo de 2014, no Mineirão, pode até assustar aos torcedores, mas não aos atletas. Competição nova, história diferente. Agora, os garotos do sub-23 do Brasil vão pra cima com tudo, guiados pelo “veterano” Neymar, um dos mais experientes do time mesmo aos 24 anos.  No início da Olimpíada, o Brasil não encheu os olhos. Gerou conformismo de que a sonhada medalha não vinha. Logo nos dois primeiros jogos, insossos 0x0 contra África do Sul e Iraque. No último jogo da primeira fase, contou com a bênção da Fonte Nova, emplacou e fez 4x0 na Dinamarca. Nas quartas, o time do baiano Rogério Micale venceu a Colômbia por 2x0. Na reta final, os meninos voltaram a ser a equipe que faz qualquer brasileiro sentir orgulho. Atropelou Honduras: 6x0. 

Agora é o momento de coroar o trabalho, subir no topo do pódio e amenizar os 7x1 da Copa. Hora de fazer história e conquistar o que nem Dunga, Bebeto, Taffarel ou Zagallo, como técnico, conseguiram. Neymar conhece bem qual o gosto de bater na trave. Em Londres-2012, viu o Brasil perder na final por 2x0 para o México e ficar com uma prata amarga. Ele não quer mais viver esse sentimento. “Eu me emociono. Vou ter outra chance, em casa. Não vai ter outro momento que seja melhor do que esse. Jogando em casa, mais experiente, perto da minha família, amigos, da torcida brasileira. Não tem momento melhor que esse”, afirmou  o camisa 10. Em Jogos, o Brasil acumula três pratas (1984, 1988 e 2012) e dois bronzes (1996 e 2008). Hoje é o grande dia. De vencer, soltar o grito da garganta. De encher o peito de orgulho, de alegria e, claro, da tão sonhada medalha dourada.

CONTINUE LENDO

MPF pede afastamento de Vilas-Boas da Sesab por problemas com fornecimento de insulina

  • Bahia Notícias
  • 20 Ago 2016
  • 11:33h

Foto: Luiz Fernando Teixeira/ Bahia Notícias

O secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, pode ser afastado do cargo após um pedido protocolado nesta sexta-feira (19) pelo Ministério Público Federal (MPF-BA), depois de descumprir a decisão da Justiça Federal que determinou a apresentação de dados de aquisição e executar ações que viabilizassem a distribuição de análogos de insulina no interior do estado. De acordo com o MPF, a ação foi aberta em 2012, contra o Estado da Bahia e a União, quando Vilas-Boas ainda não era titular da pasta. O processo requeria a implantação de protocolo clínico e o fornecimento de insulina de ação basal ultrarrápida aos pacientes com diabetes mellitus na Bahia. “Em agosto de 2012, a Justiça Federal expediu medida liminar determinando ao estado a implantação do protocolo, e à União o repasse dos recursos para aquisição dos medicamentos. Apesar de estabelecer o protocolo, o estado da Bahia concentrou o fornecimento da insulina no Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia, em Salvador, sem o devido alcance aos usuários residentes no interior do estado”, explicou o MPF, por meio de nota. De acordo com o órgão, a ausência da insulina tem causado graves problemas aos pacientes que moram fora de Salvador e que dependem do uso da substância, ocasionando, inclusive, casos fatais. “Nova decisão judicial proferida neste mês de agosto determinou multa de R$500 por dia, caso Pinto não apresentasse as informações até o último dia 8 de agosto, o que não foi realizado. No requerimento, o MPF também pede o bloqueio do valor da multa diária aplicada em desfavor do secretário, a partir de 9 de agosto de 2016”, completa o MPF.

Lewandowski nega pedido e mantém testemunhas de Dilma em julgamento

  • 20 Ago 2016
  • 10:53h

(Foto: Reprodução)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, instância máxima no processo de impeachment, negou um pedido dos advogados de acusação para impugnar duas testemunhas apresentados pela defesa da presidente afastada Dilma Rousseff. A medida tinha como objetivo acelerar o julgamento final, marcado para começar na próxima quinta-feira (25). Ele, no entanto, permitiu que a acusação abrisse mão de uma das três testemunhas que havia indicado para participar do julgamento. Os advogados de acusação queriam que o economista Luiz Gonzaga Belluzzo e o jurista Geraldo Prado fossem impedidos de prestar depoimento porque eles não teriam nenhuma relação com o processo. 

Lewandowski, porém, afirmou que segundo o Código de Processo de Penal, "toda pessoa poderá ser testemunha", a menos "em face de circunstâncias ou defeitos que a tornem suspeita ou indigna de fé". O presidente do STF também negou o pedido da acusação para que o jurista Hélio Bicudo participasse por teleconferência do julgamento, já que ele não está bem de saúde e não poderá viajar a Brasília. Em outra decisão, Lewandowski também negou o pedido da defesa de Dilma para que fossem convocados peritos para prestar novos esclarecimentos. Na avaliação do ministro, as questões que a defesa quer que sejam respondidas agora poderiam ter sido formuladas na comissão especial que tratou do impeachment. "O pleito formulado pela defesa, nesta fase de julgamento, nada acrescentará de relevante para esclarecer os fatos, mostrando-se, ademais, inoportuna", argumentou o presidente do STF. Lewandowski ainda tem que se manifestar sobre um recurso e requerimentos que têm como objetivo anular o processo de impeachment. Integrantes da equipe de advogados que defende Dilma dizem que o presidente do STF deveria ter decidido todas essas questões antes de marcar a data do julgamento. Segundo eles, o ex-presidente Fernando Collor obteve essas respostas com antecedência e esse era "o mínimo de respeito que se poderia ter esperar".

CONTINUE LENDO