Advogados de Lula protocolam reclamação no STF contra Moro

  • 20 Ago 2016
  • 18:02h

(Foto: Reprodução)

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ingressaram nesta sexta-feira (19) com uma reclamação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o juiz Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato. No documento, os advogados alegam que houve violação da súmula vinculante que “assegura à defesa amplo acesso a qualquer procedimento investigatório”. “O juiz está agindo de forma ilegal ao impedir que a defesa de Lula tenha acesso a procedimento investigatório”, criticam. Em nota, a defesa afirma que descobriu a tramitação de um “procedimento oculto” e pediram acesso ao conteúdo, mas Moro proferiu despacho afirmando que os advogados de Lula já dispunham de acesso ao caso. “Pouco depois, proferiu novo despacho corrigindo tal informação e afirmando que ‘não se trata de inquérito’ e que haveria ‘ali diligencia ainda em andamento’ — condicionando o acesso à prévia anuência do MPF, que é parte contrária à defesa”, afirmam. Segundo a peça: “o reclamado persevera na ilegalidade de obstar o acesso requerido pela defesa (aos atos já documentados naquele feito), pretendendo condicionar o exercício das garantias do contraditório e ampla defesa ao idiossincrático entendimento do Parquet”. A reclamação pede a concessão de liminar “para imediato acesso pelos defensores do Reclamante à integralidade dos autos do procedimento investigatório”.

Justiça considera paralisação de servidores penitenciários ilegal e movimento é encerrado

  • 20 Ago 2016
  • 16:01h

(Foto: Divulgação)

Após notificação da Justiça, os servidores penitenciários da Bahia encerraram nesta sexta-feira (19) a paralisação de 72 horas iniciada na última terça. De acordo com o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb), a juíza substituta Adriana Sales Braga, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), classificou o movimento como ilegal em liminar. Caso não suspendessem a paralisação, a entidade deveria pagar multa de R$ 50 mil por dia. Em nota à imprensa, o Sinspeb ressaltou que a paralisação foi iniciada após o anúncio da inauguração do Conjunto Penal de Vitória da Conquista com empregados terceirizados denominados "agentes de disciplina". "Após o início da paralisação, o Estado da Bahia ingressou no plantão judiciário, com uma ação declaratória de ilegalidade de greve, agindo injustamente. O que o Sinspeb tem declarado acerca da ilegalidade da terceirização do agente penitenciário: 'que a atuação dos agentes penitenciários tem caráter essencial de segurança pública e a manutenção da paralisação culminaria em rebeliões, fugas, violência dentro e fora dos presídios, além de incutir medo é insegurança na população'", diz a nota. A entidade ainda solicitou que a Justiça não adote a postura de "dois pesos, duas medidas". "Se afirma que os agentes penitenciários não podem paralisar suas atividades, reconhecem ser esta uma atividade essencial de segurança pública, também deve fazer cumprir a decisão da sétima vara da fazenda pública, proferida pelo Exmo. Juiz Antônio Bosco de Carvalho Drummond, proibindo a contratação de empregados privados para desempenhar funções típicas do cargo público de Agentes Penitenciários".

'Não pode fazer campanha de qualquer jeito na internet', alerta especialista

  • 20 Ago 2016
  • 15:05h

(Foto: Reprodução)

As mudanças nas regras eleitorais válidas já na campanha deste ano têm levado candidatos em todo o país a apostar na internet como meio para driblar as restrições e falta de dinheiro, sobretudo no caso dos candidatos a vereador. Salvador é um bom exemplo do campo de batalha que se tomaram as redes sociais, sobretudo o Facebook. Tem sido comum receber no smartphone a notificação de que algum deles ‘está ao vivo agora no Facebook’. O Twitter também é muito explorado. Novidade ainda maior no meio eletrônico, o WhatsApp (serviço de troca instantânea de mensagens de texto) tem sido também grande aposta entre os candidatos às 43 cadeiras da Câmara Municipal de Salvador, sobretudo pelos que já têm mandato e buscam se reeleger. Mas há que se ponderar o volume e o conteúdo do material divulgado pelos políticos e por suas respectivas equipes de campanha. Pelo menos é o que avalia o Jorge Almeida, professor de Ciência Política e doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Em entrevista à Tribuna, ele afirmou que para ter boa aceitação dos receptores de seu material de campanha, os candidatos devem saber exatamente direcionar suas propostas (expressas nos materiais gráficos publicados nas redes e enviados pelo WhatsApp) para seu público-alvo. “Mesmo na internet, que é um campo livre, não é somente pegar as coisas e divulgar de qualquer jeito. Na campanha para vereador, geralmente o candidato foca em bairros e regiões da cidade e em seus círculos sociais, e aí a gente tem diversos segmentos da sociedade (mulheres, negros, religião, meio ambiente etc.). Eles têm de trabalhar o receptor de sua mensagem de maneira mais focada”, afirma Jorge Almeida. Para ele, volta a ganhar a força entre os candidatos a vereador o corpo a corpo com o eleitorado. O especialista também avalia que, de fato, a tendência é a internet se consolidar gradativamente como meio fundamental de comunicação para campanhas no Brasil, inclusive por causa das limitações impostas pela nova legislação eleitoral vigente, como proibição de doação de dinheiro por empresas. “

“Rádio e TV terão maior impacto”

 Mas Jorge Almeida pondera que para a campanha dos candidatos a prefeito (não apenas em Salvador, mas em todo o país), a propaganda no rádio e na televisão ainda terá maior impacto. “A internet, volto a dizer, tem consolidada sua importância no processo eleitoral, mas ela sozinha não é suficiente para determinar o voto. O candidato a prefeito tem mais tempo no rádio e na televisão para defender suas propostas e se defender dos ataques dos adversários, e esses dois meios de comunicação ainda são predominantes na sociedade brasileira”. O especialista avalia também que uma velha conhecida da política brasileira continua tendo seu “papel de peso” nas campanhas: a máquina pública. “O poder de campanha determinado pela máquina pública também vai continuar a beneficiar quem a tem na campanha. O aparelhamento da política brasileira ainda tem seu papel com o poder econômico da máquina pública no processo eleitoral”, afirma Jorge Almeida.

CONTINUE LENDO

Laudo aponta que jornalista é 'mitomaníaca', diz delegado de SP

  • 20 Ago 2016
  • 14:05h

(Foto: Reprodução)

A Polícia Civil de São Paulo informou nesta sexta-feira (19) que tem laudo de uma psicóloga que revela que a jornalista e estudante de direito Patrícia Lelis, de 22 anos, é "mitomaníaca", ou seja, tem transtorno de personalidade que faz com que minta compulsivamente. Na quinta (18), a polícia indiciou Patrícia por denunciação caluniosa e extorsão no caso em que ela acusa Talma Bauer, assessor do deputado federal Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) de sequestro e cárcere privado num hotel na capital paulista, entre julho e agosto. Após concluir o inquérito, a investigação informou que vai pedir à Justiça a prisão preventiva da jornalista. "Recebi documentos com laudo psicológico que diagnosticou a moça como 'mitomaníaca'. Possui mitomania", disse ao G1 o delegado Luiz Roberto Hellmeister, titular do 3º Distrito Policial (DP), na Santa Ifigênia, região central da capital paulista. "Ela é mentirosa compulsiva." 

Patrícia também acusou Feliciano de ter tentado estuprá-la no apartamento dele em Brasília, em junho. Como o político tem foro privilegiado, esse caso é investigado pela polícia do Distrito Federal. Segundo o delegado, a polícia e Ministério Público (MP) do Distrito Federal pediram avaliação psicológica de tê-la estuprado diversas vezes em sua casa, quando ela era adolescente, sem que sua família soubesse. "Ela acusava o homem de tê-la estuprado diversas vezes em sua casa quando tinha apenas 15 anos", disse o delegado. "Mas esse caso foi arquivado em Brasília por falta de provas." Questionada pelo G1, a advogada de Patricia, Rebeca Novaes Aguiar, confirmou que uma psicóloga chegou a mencionar, em depoimento em Brasília, que sua cliente pudesse ter  "mitomania", mas não era uma análise conclusiva. Segundo a advogada, essa psicóloga seria de uma igreja evangélica que Patrícia procurou após ter denunciado o caso de estupro quando era adolescente no Distrito Federal. "Foram duas sessões só", afirmou Rebeca. "Não existe no inquérito laudo técnico que demonstre que ela tenha mitomania." Independentemente da posição da defesa de Patrícia, Hellmeister afirmou que irá anexar ao inquérito de São Paulo o que entende ser perfil psicológico da jornalista que demonstra que ela mente reiteradamente. Procurado pela reportagem, o psiquiatra forense Guido Palomba explicou que a mitomania não tem cura, mas pode ser tratada. "Transtornos de personalidade são incuráveis. É uma perturbação de saúde mental", disse o especialista. "O que é possível é um tratamento psicopedagógico."

Prisão
Apesar disso, Hellmeister afirmou que está convencido em pedir a prisão de Patrícia. "Ela representa risco à sociedade por mentir e causar danos a diversas pessoas". disse o delegado. "Fez a polícia investigar alguém por um crime que ela mesma sabe que não existiu." As investigações começaram a partir de denúncia feita inicialmente por Patrícia. No dia 5 de agosto, a jornalista registrou boletim de ocorrência na delegacia contra Bauer, que chegou a ser detido e liberado após negar as acusações. Ela o acusou de mantê-la em cárcere privado num hotel, oferecido dinheiro e a ameaçado com uma arma para gravar vídeos nos quais inocenta Feliciano dos crimes sexuais que teria cometido contra ela. No dia 7, Patrícia também registrou boletim de ocorrência, mas dessa vez na polícia em Brasília por abuso sexual contra o deputado. A denúncia da suposta tentativa de estupro havia sido divulgada antes na coluna Esplanada, do UOL, no dia 2. Esse caso é investigado pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, na Asa Sul. O assédio sexual teria sido cometido por Feliciano no dia 15 de junho no apartamento funcional dele na capital federal. Patrícia ainda relatou que o parlamentar a agrediu e manteve em cárcere, lhe oferecendo R$ 15 mil mensais para ser sua amante. Proposta que a jornalista disse ter recusado. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que é procuradora especial da Mulher no Senado, protocolou ofício junto ao MP do Distrito Federal pedindo investigação sobre Feliciano pela suposta tentativa de estupro. O PSC também criou uma comissão interna para apurar o caso.

CONTINUE LENDO

Com o apoio da tocida, Brasil busca ouro inédito contra a Alemanha no Maracanã

  • 20 Ago 2016
  • 12:14h

(Foto: Reprodução)

Antes mesmo do início do Rio 2016, a final do futebol era um dos momentos mais esperados dos Jogos. Apesar de ser esperado que o Brasil estivesse na final, não era uma certeza. Agora é concreto. O ouro está a apenas um jogo e será decidido hoje, às 17h30, contra a Alemanha, no Maracanã. A goleada por 7x1 sofrida na Copa do Mundo de 2014, no Mineirão, pode até assustar aos torcedores, mas não aos atletas. Competição nova, história diferente. Agora, os garotos do sub-23 do Brasil vão pra cima com tudo, guiados pelo “veterano” Neymar, um dos mais experientes do time mesmo aos 24 anos.  No início da Olimpíada, o Brasil não encheu os olhos. Gerou conformismo de que a sonhada medalha não vinha. Logo nos dois primeiros jogos, insossos 0x0 contra África do Sul e Iraque. No último jogo da primeira fase, contou com a bênção da Fonte Nova, emplacou e fez 4x0 na Dinamarca. Nas quartas, o time do baiano Rogério Micale venceu a Colômbia por 2x0. Na reta final, os meninos voltaram a ser a equipe que faz qualquer brasileiro sentir orgulho. Atropelou Honduras: 6x0. 

Agora é o momento de coroar o trabalho, subir no topo do pódio e amenizar os 7x1 da Copa. Hora de fazer história e conquistar o que nem Dunga, Bebeto, Taffarel ou Zagallo, como técnico, conseguiram. Neymar conhece bem qual o gosto de bater na trave. Em Londres-2012, viu o Brasil perder na final por 2x0 para o México e ficar com uma prata amarga. Ele não quer mais viver esse sentimento. “Eu me emociono. Vou ter outra chance, em casa. Não vai ter outro momento que seja melhor do que esse. Jogando em casa, mais experiente, perto da minha família, amigos, da torcida brasileira. Não tem momento melhor que esse”, afirmou  o camisa 10. Em Jogos, o Brasil acumula três pratas (1984, 1988 e 2012) e dois bronzes (1996 e 2008). Hoje é o grande dia. De vencer, soltar o grito da garganta. De encher o peito de orgulho, de alegria e, claro, da tão sonhada medalha dourada.

CONTINUE LENDO

MPF pede afastamento de Vilas-Boas da Sesab por problemas com fornecimento de insulina

  • Bahia Notícias
  • 20 Ago 2016
  • 11:33h

Foto: Luiz Fernando Teixeira/ Bahia Notícias

O secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, pode ser afastado do cargo após um pedido protocolado nesta sexta-feira (19) pelo Ministério Público Federal (MPF-BA), depois de descumprir a decisão da Justiça Federal que determinou a apresentação de dados de aquisição e executar ações que viabilizassem a distribuição de análogos de insulina no interior do estado. De acordo com o MPF, a ação foi aberta em 2012, contra o Estado da Bahia e a União, quando Vilas-Boas ainda não era titular da pasta. O processo requeria a implantação de protocolo clínico e o fornecimento de insulina de ação basal ultrarrápida aos pacientes com diabetes mellitus na Bahia. “Em agosto de 2012, a Justiça Federal expediu medida liminar determinando ao estado a implantação do protocolo, e à União o repasse dos recursos para aquisição dos medicamentos. Apesar de estabelecer o protocolo, o estado da Bahia concentrou o fornecimento da insulina no Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia, em Salvador, sem o devido alcance aos usuários residentes no interior do estado”, explicou o MPF, por meio de nota. De acordo com o órgão, a ausência da insulina tem causado graves problemas aos pacientes que moram fora de Salvador e que dependem do uso da substância, ocasionando, inclusive, casos fatais. “Nova decisão judicial proferida neste mês de agosto determinou multa de R$500 por dia, caso Pinto não apresentasse as informações até o último dia 8 de agosto, o que não foi realizado. No requerimento, o MPF também pede o bloqueio do valor da multa diária aplicada em desfavor do secretário, a partir de 9 de agosto de 2016”, completa o MPF.

Lewandowski nega pedido e mantém testemunhas de Dilma em julgamento

  • 20 Ago 2016
  • 10:53h

(Foto: Reprodução)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, instância máxima no processo de impeachment, negou um pedido dos advogados de acusação para impugnar duas testemunhas apresentados pela defesa da presidente afastada Dilma Rousseff. A medida tinha como objetivo acelerar o julgamento final, marcado para começar na próxima quinta-feira (25). Ele, no entanto, permitiu que a acusação abrisse mão de uma das três testemunhas que havia indicado para participar do julgamento. Os advogados de acusação queriam que o economista Luiz Gonzaga Belluzzo e o jurista Geraldo Prado fossem impedidos de prestar depoimento porque eles não teriam nenhuma relação com o processo. 

Lewandowski, porém, afirmou que segundo o Código de Processo de Penal, "toda pessoa poderá ser testemunha", a menos "em face de circunstâncias ou defeitos que a tornem suspeita ou indigna de fé". O presidente do STF também negou o pedido da acusação para que o jurista Hélio Bicudo participasse por teleconferência do julgamento, já que ele não está bem de saúde e não poderá viajar a Brasília. Em outra decisão, Lewandowski também negou o pedido da defesa de Dilma para que fossem convocados peritos para prestar novos esclarecimentos. Na avaliação do ministro, as questões que a defesa quer que sejam respondidas agora poderiam ter sido formuladas na comissão especial que tratou do impeachment. "O pleito formulado pela defesa, nesta fase de julgamento, nada acrescentará de relevante para esclarecer os fatos, mostrando-se, ademais, inoportuna", argumentou o presidente do STF. Lewandowski ainda tem que se manifestar sobre um recurso e requerimentos que têm como objetivo anular o processo de impeachment. Integrantes da equipe de advogados que defende Dilma dizem que o presidente do STF deveria ter decidido todas essas questões antes de marcar a data do julgamento. Segundo eles, o ex-presidente Fernando Collor obteve essas respostas com antecedência e esse era "o mínimo de respeito que se poderia ter esperar".

CONTINUE LENDO

Baiano Isaquias Queiroz é o primeiro brasileiro a conquistar três medalhas na mesma Olimpíada

  • 20 Ago 2016
  • 10:12h

(Foto: Reprodução)

A conquista da medalha de prata na canoa dupla com Erlon de Souza neste sábado (20) marcou um fato histórico para Isaquias Queiroz. O atleta baiano, que já havia conquistado uma prata e um bronze na canoa individual, é o primeiro brasileiro a ganhar três medalhas em uma mesma olimpíada. "Me sinto muito feliz. Mas não é só de mim. A minha equipe toda está de parabéns", disse Isaquias, ao canal SporTV. Com os prêmios somados pelo atleta, o Brasil tem 16 medalhas até o momento. São cinco ouros, seis pratas e cinco bronzes.

Brumado: O Escritor da ALAB Paulo Esdras é contemplado em concurso nacional de poesias

  • 20 Ago 2016
  • 09:31h

(Foto: Divulgação)

Membro da Academia de Letras e Artes de Brumado, Paulo Esdras foi contemplado no 5º Concurso Nacional de Poesias, promovido pela Rede de Farmácias Pague Menos. Os livros publicados foram entregues ao escritor na filial de Brumado, contendo a poesia que ficou entre as cem melhores do país. "Com grande alegria fui receber as obras e fico satisfeito por levar o nome de Brumado e da ALAB nesta trilha literária tão disputada dos concursos nacionais", celebrou Esdras. O escritor já tinha sido premiado no Concurso Nacional do SESC em 2015 duas vezes com uma poesia e com uma crônica, além da premiação também deste ano no Concurso Estadual "Mapa da Palavra" com quatro de suas poesias.

Premiações SESC: http://www.tribunadaconquista.com.br/v1/2015/04/29/escritor-da-academia-de-letras-de-brumado-e-premiado-em-concurso-cultural-nacional/

Mapa da Palavra: http://www.sertaohoje.com.br/noticias/2823-2016/04/13/escritores-brumadenses-estao-entre-os-selecionados-para-projeto-do-governo-da-bahia

Prazo para registro de candidatos vai até este sábado (20)

  • 20 Ago 2016
  • 08:52h

(Foto: Reprodução)

Os candidatos para eleições municipais que perderam o prazo de solicitação de registro das candidaturas, encerrado no último dia 15, terão até este sábado (20) para fazer o pedido à Justiça Eleitoral. Aqueles que foram escolhidos em convenções partidárias para o pleito de 2016 podem pedir o registro, individualmente, até as 19h. Os candidatos deverão respeitar o prazo de 48 horas após a publicação pelo juízo eleitoral para garantir a participação na eleição. O período de registro da candidatura em caso de substituições vai até o dia 12 de setembro. Em caso de morte, os partidos e coligações têm até dez dias após o ocorrido para solicitar a troca.

Jequié: Casais são presos transportando drogas na BR-116

  • 20 Ago 2016
  • 08:12h

Foto: Divulgação / PRF

Dois casais foram presos na BR-116, em Jequié, transportando cerca de 55 kg de crack. De acordo com informações do Blog Marcos Frahm, as prisões ocorreram nesta quinta-feira (18). Os suspeitos foram encontrados em veículos diferentes e não há informações sobre relação entre os suspeitos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o primeiro casal foi abordado por volta das 17h. Durante a revista no veículo, foram encontrados 25 tabletes com aproximadamente 24,5 kg da droga.  O condutor do carro contou que uma pessoa desconhecida preparou o carro com as drogas e que a eles cabiam somente o transporte do entorpecente Recife (PE). Minutos após as prisões, ainda de acordo com a PRF, outro casal foi preso no mesmo trecho da via. Desta vez, a dupla foi parada após dirigir em alta velocidade. Durante a abordagem, foram localizados 28 pacotes que totalizavam 29,6 kg de crack. Ambos os casais foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Jequié, onde são mantidos e devem responder por tráfico de drogas.

Quase 90% dos turistas que vieram para Olimpíada querem repetir

  • 20 Ago 2016
  • 07:00h

(Foto: Reprodução)

Em pesquisa feita pelo Ministério do Turismo durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, turistas estrangeiros que vieram para o País acompanhar os jogos olímpicos elogiaram as opções de turismo e lazer, a diversão noturna e a hospitalidade do brasileiro. O estudo também revela bons índices de satisfação com itens como segurança, transporte público, infraestrutura e preços. Os dados foram apresentados em coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (18), no Rio Media Center, com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, que foi ao Rio acompanhar uma reunião do presidente em exercício, Michel Temer, com organizadores dos jogos. O levantamento mostra que 87,7% dos turistas estrangeiros têm a intenção de voltar ao Brasil e que 94,2% dos brasileiros querem voltar ao Rio de Janeiro, cidade que abrigou a maior parte das competições do maior evento esportivo do mundo.

Para 83,1% dos turistas internacionais, a viagem ao Rio de Janeiro atendeu ou superou as expectativas. O índice de satisfação do público doméstico atingiu 98,7%. A hospitalidade do carioca foi o item mais bem avaliado pelos estrangeiros, sendo considerado positivamente por 98,6% dos entrevistados. A diversão noturna também agradou. Para 93,6% dos viajantes nacionais e 96,2% dos internacionais o Rio de Janeiro é muito bom ou bom neste quesito. A segurança também foi bem avaliada por 88,4% dos visitantes internacionais, índices próximos aos registrados pelo transporte público, com 86,6% de aprovação do público externo, e pela limpeza pública, com 85,6%. O ministro Eliseu Padilha ressaltou, em declaração a jornalistas, que os números de satisfação com a organização da Rio 2016 são resultado "de todo o trabalho envolvido na preparação dos Jogos". “Brasil teve competência, qualificação, harmonia, dedicação. Estou falando de mais de 200 mil pessoas que, de uma forma ou de outra, trabalharam nesse evento, para que tivéssemos o maior evento deste gênero na história. Quem veio gostou muito. Quem viu imagens [pela TV] também deve ter tido sensação similar. O Rio será outro após os Jogos Olímpicos”, declarou.  O trabalho também mostrou que os Jogos Olímpicos Rio 2016 permitiram que o brasileiro vivenciasse pela primeira vez a maior competição esportiva do mundo. Dos entrevistados, 96,3% nunca tinham participado de uma olimpíada. O brasileiro ficou, em média, 10,3 dias no Rio e teve um gasto diário de R$ 337,9. Já o estrangeiro permaneceu 11,7 dias e gastou US$ 103,7 por dia (R$ 336,00, ao câmbio desta quinta-feira, 18). A maioria do público interno veio do Sudeste (51,1%), seguida do Nordeste (18,5%) e da região Sul (15,7%). Os Estados Unido foram o país que mais enviou turistas para o Brasil (21,2%), seguido da Argentina (14,8%) e da Inglaterra (4,8%).


Infraestrutura

Os aeroportos foram elogiados por 94,6% dos turistas estrangeiros e 91,6% dos brasileiros. Os locais de competição foram avaliados como "bom "ou "muito bom" por 89,6% dos brasileiros e 87,1% dos estrangeiros. O acesso para as arenas esportivas também foi aprovado por 79% dos viajantes domésticos e 80,2% dos internacionais.O item que recebeu a avaliação mais crítica foram os preços praticados nas áreas das provas olímpicas, com 50,8% de avaliação negativa por parte dos brasileiros e 42,4%, por parte do público de fora.  Os dados da pesquisa são parciais e as entrevistas continuarão a ser realizadas até os Jogos Paralímpicos. O resultado final será divulgado até o final deste ano.

CONTINUE LENDO

Brumado: Rixa antiga provoca mais um homicídio na cidade

  • 20 Ago 2016
  • 00:04h

Brumado após acordar nesta sexta-feira (19) com a página policial trazendo uma notícia triste de um corpo de um adolescente morto na madrugada no Bairro Rodoviário, durante a noite, por volta das 22h45m, no Bairro Malhada Branca, mais um fato trágico ocorreu, onde, dois homens, que inclusive são vizinhos, que já tinham uma rixa antiga, acabaram partindo para a briga, sendo que um deles acabou dando facadas no outro, que foi levado imediatamente ao Hospital Magalhães Neto, mas, infelizmente, não resistiu vindo a falecer. O Brumado Urgente entrou em contato com a Polícia Civil que se limitou a confirmar a morte, mas, que, no momento não poderia dar mais informações dos nomes dos envolvidos, mas que todos os esclarecimentos seriam dados na manhã deste sábado (20). 

Lava Jato é exemplo mundial de combate à corrupção, diz juiz americano

  • 19 Ago 2016
  • 20:07h

(Foto: Reprodução)

O juiz federal americano, Peter Messitte, que atua no Estado de Maryland, nos Estados Unidos, afirmou que o julgamento do mensalão e a Operação Lava Jato é citada em conferências globais como um exemplo de medidas que podem ser tomadas contra a corrupção. Segundo Messitte, as operações deixaram para trás os tempos em que os escândalos terminavam em pizza no Brasil. "Por muito tempo os brasileiros reclamaram da impunidade, e muitos achavam que era algo com que se devia conviver. Isso mudou. É um caminho irreversível. O público está disposto a sair às ruas. Não é mais provável que as coisas acabem em pizza hoje ou no futuro. É uma mudança drástica.", ele afirmou em entrevista à BBC Brasil. Entretanto, para o juiz, nem tudo são apenas flores: ele afirmou que existem questionamentos legítimos sobre o uso de prisões preventivas no processo com o objetivo de conseguir acordos de delação premiada. “Vários réus na Lava Jato foram presos antes de serem condenados e negociaram acordos de delação enquanto estavam na prisão”, afirmou ele.

Mais de 500 mil brasileiros tentam ser escolhidos a prefeitos ou vereadores

  • 19 Ago 2016
  • 19:08h

(Foto: Reprodução)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já soma mais de 503.200 candidatos registrados para disputar as eleições deste ano. As eleições municipais serão realizadas em outubro para os cargos de prefeito, vice-prefeito e também de vereador. De acordo com os dados do Tribunal, o número de candidatos a prefeitos que apresentaram o registro de candidatura até agora chega a 17 mil. Para o cargo de vice-prefeito, a quantidade chega a pouco mais de 17 mil candidatos. Já para vereador já são mais de 469.200 candidatos.O estado de São Paulo tem 85.811 mil registros para os três cargos até o momento. Em segundo lugar, em número total de registros, está Minas Gerais com 80.800. O estado com a menor quantidade de registros, até o momento, é Roraima, com 1.813.