Dilma tem chilique com ida de senadores brasileiros à Venezuela

  • 19 Jun 2015
  • 08:07h

(Foto: Otambosi)

A presidente Dilma Rousseff ficou muito irritada com todo este problema criado pelos senadores de oposição, liderados pelo tucano Aécio Neves (PSDB-MG), que decidiram ir à Caracas para uma visita de solidariedade aos representantes da oposição venezuelana, que estão presos no país vizinho, acusados de incitar o uso da violência nos protestos de 2014 contra o presidente Nicolás Maduro. Dilma achou que esta iniciativa da oposição colocou o governo brasileiro em uma espécie de "armadilha", criando um "constrangimento" para o Brasil. O Planalto considera que a viagem foi uma intromissão em assuntos internos da Venezuela. No final desta tarde de quinta-feira o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ligou para a presidente Dilma para conversar sobre a saia justa enfrentada pelos senadores naquele país, onde foram hostilizados por manifestantes pró-Maduro, quando estavam a caminho de uma reunião com opositores. 

No entendimento do governo, se os venezuelanos decidissem vir ao Brasil, por exemplo, verificar alguma de nossas condições, o Congresso brasileiro, assim como o governo federal, rechaçariam a ideia e criariam obstáculos. Mesmo assim, o Ministério da Defesa e o Palácio do Planalto concordaram em ceder o avião da FAB para a viagem dos senadores, atendendo a um pedido de Renan e da comissão de Relações Exteriores do Senado. Lembravam ainda que onda começou com a divulgação de que os venezuelanos tinham negado permissão de sobrevoo e pouso, quando ainda não havia sido dada resposta. No governo, havia quem achasse que eles iam "empurrar com a barriga" a análise do pedido, uma forma de dizer não. Mas, àquela altura já havia preocupação com as consequências desta viagem. O governo achava que eles nem sequer conseguiriam visitar mesmo os presos, porque outras delegações, comandadas inclusive por ex-presidentes, não obtiveram sucesso. De acordo com estes interlocutores de Dilma, esta visita de uma deleção de senadores era principalmente para criar um fato político. Entendiam que, se quisessem mesmo tentar viabilizar a visita e de ajudar os presos, teriam ido em silêncio, articulado tudo sem este estardalhaço que foi feito, criando um clima de animosidade contra eles mesmos, em um país que está totalmente dividido. Uma das pessoas ouvidas pelo Estado, questionou o que achariam os senadores se os americanos ou até mesmo venezuelanos viessem aqui ver nossas prisões ou demonstrar interesse de checar alguma coisa que consideram que está acontecendo errado em nosso país? Com certeza, prosseguiu, haveria um repúdio total.

 

CONTINUE LENDO

Cantor evangélico passa mal e morre durante culto em Rondônia

  • 19 Jun 2015
  • 07:48h

(Foto: Reprodução)

Um cantor evangélico teve um mal súbito e morreu durante a pregação que fazia em uma igreja Assembleia de Deus de Porto Velho, capital de Rondônia. O incidente foi na noite da última terça-feira (16). Ozias de Lima Henrique, de 42 anos, também era presbítero e, naquela ocasião, estava lançando o terceiro CD da dupla que mantinha com um amigo. No vídeo, gravado por um membro da congregação, é possível ver o momento em que o religioso começa a cambalear e em seguida cai bruscamente batendo a cabeça em uma caixa de som de retorno. Rapidamente os outros homens que estavam junto com ele no púlpito da igreja saem para socorrê-lo. Levado ao pronto socorro mais próximo, não resistiu e morreu tempo depois. Segundo conhecidos e familiares, Ozias foi diagnosticado com diabetes há alguns anos. Recentemente havia descoberto uma doença cardíaca. Ele era casado, pai de três filhos e trabalhou por 15 anos como assessor parlamentar do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maurão de Carvalho. O corpo do cantor foi enterrado nesta quarta-feira (17) em um cemitério da capital rondoniense.

Senadores brasileiros são recebidos a pedradas na Venezuela

  • CB
  • 18 Jun 2015
  • 19:36h

(Foto: Reprodução Twitter)

O senador Ronaldo Caiado (DEM) afirmou, na tarde desta quinta-feira (18/6), por telefone, que a comitiva de senadores que viajou à Venezuela está sitiada a um quilômetro do aeroporto de Caracas. “Manifestantes pró-governo venezuelano estão obstruindo toda a pista. É realmente de uma petulância e prepotência. Pior que qualquer ditadura da África”, contou. Segundo ele, foram arremessadas pedras no ônibus em que os senadores estão. A comitiva dos senadores está na Venezuela para prestar solidariedade aos políticos de oposição presos pelo governo do presidente Nicolás Maduro. Caiado contou que o embaixador do Brasil naquele país, Ruy Pereira, recebeu os senadores no aeroporto, mas foi embora. O senador Aécio Neves também relatou o episódio. “Estamos em Caracas, sitiados em uma via pública. Nossa van foi atacada por manifestantes”, afirmou em seu perfil no twitter. “Estamos aqui para defender a democracia e até agora o governo venezuelano tem demonstrado pouco apreço por ela”, completou. “Não conseguimos sair do aeroporto. Sitiaram nosso ônibus, bateram, tentaram quebrá-lo. Estou tentando falar com o presidente Renan”, disse Caiado, referindo-se ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Além de Ronaldo Caiado (DEM), participam da comitiva os senadores Aécio Neves (PSDB), José Agripino (DEM) e Aloísio Nunes Ferreira (PSDB). Segundo o senador Aloísio Nunes Ferreira cerca de 200 pessoas atacaram o ônibus. “Jogaram pedras, deram pontapés no ônibus”, contou. Ele afirmou que apesar das agressões, ninguém está ferido e a polícia está garantindo a segurança dos parlamentares. Ainda segundo Nunes, o embaixador do Brasil já está ciente do episódio e entrou em contato com o governo venezuelano para garantir a integridade deles. "Nunca na nossa história uma missão oficial havia sido tratada dessa maneira. É revoltante”, disse María Corina Machado, dirigente da oposição venezuelana em entrevista a imprensa local, sobre o episódio envolvendo os parlamentares brasileiros.

Veículos escolares terão de adotar cadeirinha para transportar alunos

  • Zero Hora
  • 18 Jun 2015
  • 19:08h

(Foto: Reprodução)

Será publicada nos próximos dias uma resolução aprovada, nesta quarta-feira, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A medida obrigará os veículos de transporte escolar a utilizaram cadeirinhas e assentos de elevação para crianças de até sete anos e meio. Até então, vans e ônibus escolares não eram obrigados a utilizar os assentos especiais para crianças. Conforme a legislação, crianças de até um ano deverão ser transportadas no bebê-conforto. Os alunos com idades entre um e quatro anos, usarão as cadeirinhas com encosto e cinto de segurança próprios. Os assentos de elevação, que utilizam o cinto de segurança do veículo e que ficam na altura do pescoço do aluno, devem ser usados para menores de quatro a sete anos. A adequação das idades ocorre em função do tamanho da criança e da possibilidade de ela usar o cinto do veículo com segurança. Ainda não há prazo para adaptação dos veículos.

Em encíclica, Papa diz temer guerra pela água ainda neste século

  • 18 Jun 2015
  • 17:04h

Cópias da encíclica sobre o meio ambiente escrita pelo Papa Francisco são vistas nesta quinta-feira (18) no Vaticano (Foto: Andrew Medichini/AP)

O Papa Francisco culpa a "humanidade" pelo aquecimento do planeta em sua encíclica sobre o meio ambiente publicada nesta quinta-feira (18), e ainda afirmou temer que o controle pela água por parte das grandes empresas mundiais termine por provocar uma guerra neste século. "É previsível que o controle da água por parte de grandes empresas mundiais se converta em uma das principais fontes de conflitos deste século", escreveu o pontífice, que viveu na Argentina, sua terra natal, as tensões sociais pela privatização da água.  Francisco pediu na encíclica "mudanças do estilo de vida", e acusa as potências e suas indústrias de fazer um "uso irresponsável" dos recursos. "A humanidade está convocada a tomar consciência da necessidade de realizar mudanças de estilo de vida, de produção e de consumo", escreveu o Papa, que acusa a "política e as empresas de não estarem à altura dos desafios mundiais", depois de terem feito um "uso irresponsável dos bens que Deus colocou na Terra". O Papa também denunciou "a submissão da política à tecnologia e às finanças" como causa dos fracassos nas reuniões mundiais para conter o aquecimento global e a deterioração do planeta. Ele ainda denunciou o atual sistema econômico mundial que usa a "dívida externa como instrumento de controle" e os países ricos por não reconhecerem a "dívida ecológica" que têm com os países em desenvolvimento.

 

"A submissão da política ante a tecnologia e as finanças se mostra no fracasso das reuniões mundiais", escreveu o papa em um texto que acusa os "poderosos" de não querer encontrar soluções. "A dívida externa dos países pobres se transformou em um instrumento de controle, mas não acontece o mesmo com a dívida ecológica (...) com os povos em desenvolvimento, onde se encontram as mais importantes reservas da biosfera e que seguem alimentando o desenvolvimento dos países mais ricos ao custo de seu presente e de seu futuro", afirma o documento apresentado nesta quinta-feira no Vaticano. Francisco também pediu aos países ricos que aceitem um "certo decrescimento" para conter o consumismo e a pobreza. "Chegou o momento de aceitar um certo decrescimento em algumas partes do mundo aportando recursos para que seja possível crescer de maneira saudável em outras partes", escreve o pontífice, que pede "limites" por que é "insustentável o comportamento daqueles que consomem e destroem mais e mais, enquanto outros não podem viver de acordo com sua dignidade humana".

CONTINUE LENDO

Grupo chinês pode participar da construção da Fiol e investir R$ 1 bilhão

  • 18 Jun 2015
  • 16:47h

(Foto: Divulgação)

Com a experiência de ter construído 67% da malha ferroviária da China, a Companhia de Engenharia Ferroviária da China (China Railway Engineering Group) poderá participar da construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). A empresa vai estudar a possibilidade de participar da implantação do trecho de aproximadamente 500 quilômetros de trilhos, entre os municípios de Caetité, na Bahia, e Campinorte, em Goiás, para se entroncar com a Ferrovia Bioceânica, ligação entre o Brasil e o Peru, que está sendo estudada pelos governos do Brasil e China.  A companhia chinesa possui R$ 1 bilhão em caixa para investimentos no Brasil e a Bahia é um dos alvos. Tudo isso foi apresentado em reunião realizada, na noite de terça-feira (16), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), em Salvador, entre o secretário Jorge Hereda, o subsecretário Paulo Guimarães e o vice-presidente da China Railway, Song Jingjing, durante apresentação de projetos de interesse do grupo chinês para investimentos no estado.  A Fiol está hoje sob a responsabilidade da Valec, empresa de construção e exploração de infraestrutura ferroviária ligada ao Ministério dos Transportes. “O trecho da Fiol, que ainda não está construído, pode ser feito pela iniciativa privada, através de capital chinês. O projeto inicial apontava traçado até Figueirópolis, no Tocantins. 

Com a Bioceânica, a parada final deverá ser em Goiás”, disse Guimarães. Segundo Song, a China Railway, uma das empresas mais importantes do país, iniciou as atividades como empresa ferroviária e hoje atua em diversas áreas de infraestrutura. “Construímos mais de 50 mil quilômetros de ferrovia em nosso país. Temos um sistema logístico moderno e eficiente. Nossa malha ferroviária é toda energizada (não usa combustível fóssil) e nossos trens podem chegar a uma velocidade média de 120 km/hora”. Durante o encontro, Guimarães apresentou ainda várias outras áreas do estado onde os chineses podem realizar investimentos. “Temos um potencial enorme na área de energia, tanto eólica como solar, além de oportunidades nos setores automotivo, petróleo e gás, portos, alimentos e bebidas e petroquímica”.  O encontro com o vice-presidente da China Railway foi ciceroneado por Monica Fang e Frederico Hanczaryk, dirigentes do Centro de Intercâmbio Econômico e Comercial Brasil China, representação comercial que possui escritórios nas cidades chinesas de Nanjing, Pequim e Xangai.  “A nossa visita à Bahia é para estreitar o relacionamento e viabilizar a possibilidade de investimentos no Brasil. A China Railway tem interesse em projetos nas áreas de energia renovável, portos, aeroportos, rodovias e ferrovias. O primeiro passo foi dado e temos certeza que teremos investimentos do grupo na Bahia”, disse Fang.

CONTINUE LENDO

TJ-BA suspende edital do São João e governo tenta reverter decisão judicial

  • 18 Jun 2015
  • 15:29h

(Foto: Reprodução)

O edital que prevê a seleção de projetos de apoio aos festejos juninos, promovido pela Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), está suspenso sob determinação do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A decisão liminar foi proferida pelo juiz Aldenilson Barbosa dos Santos, na terça-feira (16), de acordo com o Ministério Público da Bahia, após recomendação da própria Promotoria. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) quer revertar a decisão. A programação junina estadual foi divulgada e envolve mais de 100 municípios. Se mantida a decisão, a PGE informou que o acolhimento judicial comprometerá as festividades juninas em diversos municípios, "uma vez que estes não poderão custear as atrações e a infraestrutura necessária aos eventos". Na ação movida pelo MP, as promotoras Rita Tourinho e Patrícia Medrado, que atuam no Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam), questionaram os critérios de avaliação técnica previstos no edital que celebraram os convênios com os municípios. Além disso, afirmam que a minuta do projeto, no que diz respeito às metas financiadas, não exige a apresentação de orçamento detalhado. Em entrevista ao G1, na tarde desta quarta-feira (17), a promotora RitaTourinho afirmou que, apesar do pedido de demonstração da razoabilidade dos gastos, as informações cedidas continuavam sem objetivade. "Entendemos que a decisão [judicial] deve ser mantida", diz. Na recomendação do MP-BA, consta que os repasses destinados à seleção pública alcançam o montante de R$ 17 milhões, que devem ser firmados 170 convênios com as prefeituras para contratação de bandas e artistas de forró em valores que podem variar de R$ 20 mil a R$ 100 mil.

BR-349: Carro-forte é incendiado por bando fortemente armado

  • Brumado Urgente
  • 18 Jun 2015
  • 12:05h

O carro forte ficou queimando na pista (Foto: Leitor Brumado Urgente via WhatsApp)

Um bando de cerca de 06 homens fortemente armados atacou um carro-forte pertencente à empresa Prosseguir na rodovia BR-349, entre São Felix do Coribe e Bom Jesus da Lapa, na região da Bacia do Rio Corrente, na tarde desta quarta-feira (17), próximo ao município de Santana. Mostrando conhecimento de causa, eles, primeiramente, renderam os vigilantes do veículo e, em seguida, roubaram o todo o dinheiro que estava no carro blindado e, ainda aproveitaram para levar uma camionete S-10 que passava, por azar, no momento da ação. Depois, incendiaram o blindado. Esse é o segundo carro-forte assaltado neste trecho em apenas dois meses, o que mostra a fragilidade na segurança. Em abril, uma quadrilha chegou a trocar tiros com os seguranças, que fugiram; os criminosos conseguiram roubar todo o dinheiro que estava sendo transportado.

Apresentadora cai de cavalo e fica fora do ar por tempo indeterminado

  • Por Daniel Castro
  • 18 Jun 2015
  • 11:25h

A jornalista Christiane Pelajo ao se despedir do Jornal da Globo do último dia 5, antes do acidente

Apresentadora do Jornal da Globo há dez anos, a jornalista Christiane Pelajo foi vítima de um acidente há duas semanas. Ela caiu de um cavalo e sofreu danos na face. Segundo jornalistas da emissora, Pelajo foi submetida a cirurgia de reconstrução parcial do rosto, com implante de placas de titânio. Ela ficará afastada do vídeo por tempo indeterminado. A última vez que Pelajo apresentou o telejornal foi em 5 de junho, uma sexta-feira. Ela se despediu desejando "um ótimo fim de semana", mas não voltou na segunda (8), como prometera. O acidente ocorreu naquele final de semana de feriado prolongado de Corpus Christi. O caso está envolto em mistério por causa da suposta gravidade. Pelajo não tem conversado com colegas da Globo e, durante o período em que ficou internada em um hospital de São Paulo, não aceitou visitas de apresentadores da casa. Detalhes do acidente são desconhecidos na Redação de São Paulo. A notícia do acidente só chegou à emissora no meio desta semana, dez dias depois de ocorrido. A falta de informações tem gerado boatos alarmistas. Nos bastidores, circulam rumores de que a direção de jornalismo já estaria procurando uma substituta para a jornalista, que não teria condições de voltar ao vídeo. 

 A Comunicação da Globo confirma que Pelajo está "de licença-médica" e que "se recupera bem em casa". Confirma também que não há previsão de retorno da jornalista e que, até lá, o Jornal da Globo continuará sob o comando de William Waack. A emissora não revelou detalhes médicos. É o segundo acidente com danos faciais envolvendo uma apresentadora de telejornal em apenas sete meses. No início de novembro, Sandra Annenberg sofreu um corte de dois centímetros abaixo da sobrancelha, entre a bochecha e a orelha, quando fazia exercícios com halteres em casa. Ela levou 25 pontos, mas se recuperou rapidamente e sem sequelas. "Foi um susto muito grande, uma fatalidade da vida. Podia ter acontecido um traumatismo craniano. Realmente, tive muita sorte", contou Sandra ao Encontro com Fátima Bernardes de 7 de novembro.

CONTINUE LENDO

Brumado: Palestra promovida pela OAB buscou convocar população para a luta contra a Corrupção

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 18 Jun 2015
  • 10:49h

Um grande número de pessoas compareceu ao evento (Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

“O Brasil é um país corrupto”, essa afirmação é muitas vezes ouvida e pouco questionada, então, visando criar uma consciência de combate à esta prática nefasta, a Subseção da OAB de Brumado, promoveu na noite desta quarta-feira (17) a Palestra “Instrumentos de Combate à Corrupção”, a qual contou com a presença da classe jurídica local e da população em geral. Esteve presente o prefeito Aguiberto Lima Dias; o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos; o juiz da Vara Crime, Dr. Genivaldo Guimarães; o comandante da 34ª CIPM, major Jocevã Oliveira e os vereasdores Zé Ribeiro, Zé Carlos de Jonas, Zé Carlos dos Reis, Castilho Viana e Édio Pereira; o professor da UNEB Dr. Eunadison Donato Barros e um grande número de autoridades, as quais fizeram questão de prestigiar o evento. O presidente da OAB de Brumado, Dr. Oswaldo Laranjeira agradeceu a presença de todos e fez questão de frisar que a entidade dará continuidade a esse tipo de ação, pois a OAB tem como uma de suas principais metas a reversão desse quadro em todo o país. Com o auditório repleto os palestrantes discorreram com grande conhecimento de causa sobre o tema e buscaram despertar toda a sociedade para entrar de forma ativa nesta luta, já que a Corrupção vem sendo uma das grandes inimigas do povo brasileiro. Em Brumado, apesar de pouco difundida, existem ações isoladas de combate aos ativos da corrupção, mas, isso ainda é pouco, segundo a OAB, pois é necessária uma junção de forças de toda a sociedade para impedir que essa “praga” se prolifere ainda mais. Neste sentido foi divulgado que a OAB irá montar várias estações de combate, ou seja, cidades polo como Brumado deverão ter uma central onde as pessoas poderão fazer suas denúncias de atos de corrupção, que as mesmas serão analisadas por uma comissão de notáveis da OAB.


Vacinação contra gripe prossegue até esta sexta-feira (19)

  • 18 Jun 2015
  • 10:45h

(Foto: Reprodução)

Mesmo com o término da campanha de vacinação contra a gripe, 12 postos de saúde vão continuar oferecendo a dose contra a influenza para as mais de 146 mil pessoas que ainda não foram imunizadas em Salvador. As unidades abrem normalmente até amanhã, das 8h às 17h.  O público alvo é crianças (entre 6 meses e menores de 5 anos), gestantes, trabalhadores de saúde e idosos. “A proliferação do vírus da gripe é muito mais suscetível nesse período, sobretudo no nosso estado, onde as pessoas costumam viajar ao interior para comemorar o São João e a tendência é que elas estejam em espaços com grande aglomeração. Por isso, estamos dando mais uma oportunidade de vacinação nas unidades de referência espalhadas pela cidade”, explicou a chefe do Setor de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, Doiane Lemos. A 17ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começou no dia 4 de maio e tinha como previsão de encerramento no dia 22 daquele mês. O prazo, entretanto, foi prorrogado pelo ministério na tentativa de atingir a meta. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano – A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. O governo ressaltou que a dose é segura e considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Para receber a dose, é importante levar o cartão de vacinação e um documento de identificação. Pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais também precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica. A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática ou para pessoas que tenham alergia grave a ovo de galinha e seus derivados.

Parada LGBT: Luiza critica homofobia e Isidório fala em ‘morte’ aos envolvidos

  • por Alexandre Galvão
  • 18 Jun 2015
  • 10:18h

(foto: Bahia Notícias)

A deputada estadual Luiza Maia (PT) classificou os 34 deputados que assinaram a moção de repúdio aos “excessos” na Parada LGBT de São Paulo como “homofóbicos e conservadores”. A proposta, que tinha 24 adesões e partiu do autointitulado ex-gay Pastor Sargento Isidório (PSC), ganhou 10 novas adesões e já é alvo de polêmica na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). De acordo com a petista, é “lamentável” que petições como essas passem pela Casa. “O movimento LGBT é sério, mas também muito irreverente. Nem mesmo o arcebispo de São Paulo viu problema na moça crucificada”, apontou. Também deputado pelo PT, Bira Côroa disse que assinar a moção é abrir portar para, por exemplo, repudiar manifestações evangélicas. “A Parada LGBT é uma manifestação popular de autoafirmação. Na minha avaliação, os excessos foram fatos isolados”, afirmou. No plenário da AL-BA, nesta quarta-feira (17), Isidório citou a bíblia e disse que “a bíblia, na sua palavra, considera que tais praticantes (LGBT) são dignos de morte”. “Eu professo a minha fé ainda que tiver que perder o meu pescoço”, afirmou, logo em seguida. Ainda de acordo com o parlamentar, “nenhum homem de bem” teria coragem subir na tribuna para defender “os absurdos” da Parada LGBT de São Paulo.

Inscrições para o Prouni terminam nesta quinta-feira (18)

  • 18 Jun 2015
  • 09:50h

(Foto: Divulgação)

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), referentes ao segundo semestre deste ano, terminam nesta quinta-feira. Os estudantes interessados em obter bolsa de estudo em instituições privadas de ensino superior podem se inscrever até as 23h59 na página do programa na internet . Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado nota zero na redação. Para acessar o sistema é necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. Os candidatos deverão informar, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno e tipo de bolsa entre as disponíveis. O resultado da primeira chamada será divulgado em 22 de junho e os estudantes terão até o dia 29 para comprovar as informações. A segunda chamada será no dia 6 de julho. Os candidatos não selecionados ainda poderão participar da lista de espera do ProUni, manifestando interesse no site do programa entre os dias 17 e 20 de julho. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), serão ofertadas nesta segunda edição do ProUni 68.971 bolsas integrais e 47.033 parciais. Pela internet, é possível ver as bolsas disponíveis em cada instituição de ensino superior. Um aplicativo para celulares com informações sobre o processo seletivo também está disponível para download na página do programa. O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais em instituições particulares de educação superior. O programa foi criado em 2004 e é dirigido a estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou que tenham vindo da rede particular na condição de bolsistas integrais. Professores do quadro permanente da rede pública de ensino podem participar, desde que concorrendo a cursos de licenciatura. As bolsas que oferecem cobertura integral da mensalidade são para estudantes com renda familiar bruta mensal per capita menor que 1,5 salário mínimo (R$ 1.182 hoje). Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser até três salários mínimos por pessoa. No caso de professores, não é necessário comprovar renda.

  • 18 Jun 2015
  • 09:30h

Com atuação pífia, Brasil perde jogo e Neymar, traumatizado

  • por Juca Kfour
  • 18 Jun 2015
  • 09:15h

(Foto: Reprodução)

A Colômbia precisava vencer e não teve medo de ir para cima da Seleção Brasileira, como se esperava. O que não esperava era a atuação ridícula da Seleção no primeiro tempo. E olhe que Dunga escalou certo ao preferir Thiago Silva a David Luís e ao preterir Diego Tardelli para escalar Roberto Firmino. Mas nada deu certo, o time tomou 1 a 0 do zagueiro Murillo aos 37 e mereceu tomar mais. Ameaçar só ameaçou uma vez, em cabeçada de Neymar, aos 43, que acabou levando seu segundo cartão amarelo injustamente, o que o tira do próximo jogo contra a Venezuela. O primeiro cartão, contra o Peru, porque tirou a espuma do gramado; o segundo por uma bola que bateu em seu braço. Neymar, porém, não jogava nada e o time o acompanhava na perfeição. Dunga acertou de novo ao voltar para o segundo tempo com Philippe Coutinho no lugar de Fred. E a etapa final, ao menos, mostrou uma Seleção mais acordada, não entregue como na inicial. O que o time errava de passe, no entanto, era uma enormidade. E, aos 12 minutos, um retrato do Brasil: Murillo recuou mal para o goleiro Ospina, Elias dividiu com o arqueiro, a bola sobrou para Roberto Firmino com o gol escancarado e o atacante chutou por cima, num lance imperdoável, digno dos piores momentos de um jogo de várzea. Provavelmente Dunga estava arrependido de ter deixado Tardelli no banco. A Colômbia respeitava demais a Seleção, nem James Rodriguez nem Falcão Garcia brilhavam, mas Cuadrado jogava uma bola muito redonda. Douglas Costa entrou no lugar do desaparecido William, aos 23. Neymar seguia jogando mal, muito mal e a Colômbia quase não atacava. Quando atacava, porém, era mais perigosa que a Seleção. Dunga perdia a invencibilidade de11 jogos, em seu segundo jogo oficial. Neymar dava todos os sinais de estar traumatizado com as notícias vindas da Espanha, investigado pela Justiça por causa da lambança que foi sua ida para o Barcelona. Aos 29, Diego Tardelli substituiu Elias. Era Dunga no tudo ou nada. Deu em nada.

 

NOTAS

Jefferson, 6, sem culpa no gol;

Daniel Alves, mal no primeiro tempo, melhor no segundo, 6,5;

Thiago Silva e Miranda, 6, sem comprometer;

Filipe Luís, ansioso, erra passes infantis, 4,5;

Elias, altos e baixos, 5;

Fernandinho é candidato a Felipe Melo, 4,5;

Fred, médio, medíocre, 5;

Roberto Firmino, uma decepção, 4;

Neymar, outra, 4;

William jogou? Desaparecido, 4;

Philippe Coutinho, ajudou pouco ou quase nada, 5;

Diego Tardelli e Douglas Costa, pouco tempo, pouca bola, 5.

Dunga escalou certo e substituiu certo. Mas tem um grupo medíocre na mão, 6. Se não bastasse o presidente da CBF estar enrolado, agora seu melhor jogador também está. No fim do jogo, confusão e expulsão de Neymar. Mas João Dória Jr. habilidoso e diplomata como é, haverá de anular a expulsão de Neymar com o jogo já terminado. O craque do Barcelona pode pegar um gancho que o tire da Copa.

CONTINUE LENDO