As melhores opções em óculos solares estão na Ótica Companhia dos Olhos

  • 04 Mar 2016
  • 14:04h

Com um estoque vasto e diversificado, a ótica amiga da sua visão, traz até você os mais variados modelos de óculos solares das melhores marcas, e em condições especiais de pagamento. Tudo em até 10 vezes nos cartões de crédito.

Não percam essa grande oportunidade em adquirir seus óculos na Ótica Companhia dos Olhos e desfrute das vantagens e opções que só a mais antenada ótica da cidade pode lhe oferecer. A Ótica Companhia dos Olhos fica localizada à Rua Euclides da Cunha, 58 – Centro, fone: (77) 3441-4658.

Barra do Choça: Moradora se assusta ao receber conta de quase R$ 30 mil da Embasa

  • Blog do Jorge Amorim
  • 04 Mar 2016
  • 13:23h

Uma moradora do Bairro Bom Retiro em Barra do Choça, se assustou ao chegar em casa nesta terça-feira, 03 de março e deparar com a conta de água, do mês de fevereiro de 2016, no valor de R$ 28.119,85. Na conta, o consumo saltou de 21 m2 em fevereiro para 2270 em março. De acordo a moradora, em sua residência moram apenas quatro pessoas. “Não lavo calçadas, lavo roupas de forma planejada para evitar o desperdício. No entanto, o valor apresentado pela Embasa, empresa responsável pelo fornecimento de água em Barra do Choça é um absurdo, não existe uma coisa desta, desabafou. A barrachocense que não quis se identificar, disse que irá procurar os seus direitos pela cobrança indevida.

Bahia: 'Só queria me sentir bonita', diz mulher com doença rara em que come os próprios cabelos

  • r7
  • 04 Mar 2016
  • 12:31h

foto: r7

Sirlene Conceição, de 29 anos, é vendedora ambulante e moradora do bairro Mirantes de Periperi, no subúrbio ferroviário de Salvador. Ela cuida sozinha dos filhos e vive um drama há mais de dez anos, por conta de um problema de saúde que mudou drasticamente a sua vida. Sirlene sente na pele os efeitos provocados por uma enfermidade descoberta quando tinha apenas 14 anos. Emocionada, a vendedora ambulante desabafa e revela como se sente. — Só sei que não consigo ficar sem tirar o cabelo. Eu puxo fio por fio e ali eu mastigo raiz por raiz. Não suporto mais ficar assim, é horrível. A rara doença denominada tricotilomania caracteriza-se pela vontade incontrolável de arrancar os próprios cabelos, sem finalidade estética. Além disso, a depender do caso, o paciente pode tirar outros pelos do corpo e comer em seguida. Sirlene conta que a proporção em que o tempo foi passando, a compulsão apenas se agravou. Ela relembra um episódio forte, que causou um impacto tão negativo a ponto dela desistir de trabalhar. — Vendo meu picolé com alegria, mas agora estou com vergonha, porque o chapéu voou essa semana, na Barra, todo mundo olhou e eu vim com a caixa cheia, porque não queria mais vender. Não me dá vontade de fazer mais nada.

A mulher revela que mesmo sendo crianças, seus filhos a apoiam e tentam ajudá-la nos momentos em que começa a arrancar os fios. Ela revela ainda que atualmente não sofre zombarias ou preconceito de outras pessoas, porém, inicialmente a situação era reversa. — Hoje as pessoas dizem que eu sou uma guerreira, mas antes me chamavam de sem cabelo, maluca, atribulada. Essas coisas não me abateram, mas eu só queria ter uma vida normal. Desesperada, a mulher ressaltou o quanto o problema de saúde afetou sua autoestima, pois é uma mulher vaidosa. Ela confessa que é quase uma tortura ter que encarar o espelho. — Eu preciso me cuidar, é muito feio a pessoa não ter um cabelo. Olho no espelho e não tenho meu cabelo para pentear. Digo a Deus, Senhor, eu não suporto mais. Já pensei várias vezes em tirar a minha vida, só queria ser bonita de novo. Ela informa que já recorreu a salões de beleza na tentativa de conseguir melhorar a situação e ainda tentou consulta com um psicólogo, entretanto, não obteve sucesso. Sirlene tenta seguir em frente e, com a esperança de que um dia irá conseguir ajuda para custear o caro tratamento, amarra um lenço na cabeça, na tentativa de esconder a doença e se livrar dos olhares mais indiscretos

CONTINUE LENDO

Léo Vasconcelos comunica desfiliação do Solidariedade à Justiça Eleitoral; futuro político dele ainda é incerto

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 04 Mar 2016
  • 12:14h

Mistério envolve qual será a nova sigla partidária de Leonardo Vasconcelos (Fotocomposição: Brumado Urgente)

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos, comunicou à Justiça Eleitoral da Comarca de Brumado a sua desfiliação do Solidariedade na manhã desta sexta-feira (04). A decisão foi tomada em consonância com o deputado federal Arthur Maia, que também deixou o SD para ir para o PPS. Buscamos contato com Léo assim que recebemos o comunicado da desfiliação, mas não tivemos sucesso. A confirmação da saída do SD levantou uma série de especulações sobre qual será o destino político do ex-presidente do Legislativo, já que ele deverá disputar novamente uma cadeira na Casa da Cidadania. A mais provável é que ele deva se filiar no mesmo PPS, pois vem se mostrando fiel ao deputado Arthur Maia. Mas existem outras possibilidades que seria o ingresso no PSB de Eduardo Vasconcelos, já que ele vem afinando os seus discursos com o ex-prefeito, inclusive, fazendo grandes elogios ao ex-prefeito, que vem trabalhando forte nos bastidores, fortalecendo suas bases neste período de pré-candidatura. Ainda, nos corredores do poder, existem os sussurros de que Léo já teria acertado a sua ida para o PDT que é deverá continuar sendo a residência partidária do atual secretário estadual de Agricultura, Vitor Bonfim, que é muito próximo de Vasconcelos. Por fim há quem garanta que Léo irá para o PC do B, partido atual de sua esposa, a vereadora Liu Vasconcelos. Então, nesse clima de “dança das cadeiras” muitas mudanças ainda acontecerão no cenário político da capital do minério. 

O comunicado de desfiliação feito à Justiça Eleitoral (Foto: Brumado Urgente)

Operação da PF na casa de Lula é destaque na imprensa internacional

  • 04 Mar 2016
  • 11:42h

(Foto: Reprodução)

A operação de busca e apreensão da Polícia Federal na casa do ex-presidente Lula em São Bernardo do Campo nesta sexta-feira é destaque na imprensa internacional. O mandado de condução coercitiva (quando alguém é obrigado pela Justiça a depor) expedido contra o ex-presidente motivou “breaking news” em diversos portais e jornais. O correspondente do jornal americano New York Times no Brasil informa que a operação investiga o escândalo de corrupção na Petrobras e que Lula é suspeito de ter obtido favores de empreiteiras que tinham contratos públicos. A rede britânica BBC noticia que a casa do ex-presidente em São Bernardo, cidade próxima de São Paulo, foi despertada pela presença de agentes federais. O também britânico The Guardian cita um policial federal, José Cyrispiniano, para confirmar que Lula é alvo de um mandado judicial para prestar depoimento à Justiça. A versão eletrônica do El País dá grande destaque ao tema e informa que “polícia faz buscas em domicílio de Lula pelo caso de corrupção da Petrobras”. O jornal espanhol informa que foram feitas buscas na casa do ex-presidente e os policiais chegaram por volta das 6 horas ao imóvel em São Bernardo do Campo. Também noticia as buscas na residência de um dos filhos do ex-presidente, Fábio Luiz Lula da Silva.

Bahia: Bebê de um ano morre em hospital após receber remédio na veia

  • 04 Mar 2016
  • 11:02h

Menina de um ano e nove meses morre após receber remédio na veia em hospital na Bahia (Foto: Imagens/ TV Santa Cruz)

Uma menina de um ano e nove meses que foi levada com diarréia ao Hospital de Ilhéus, no sul da Bahia, morreu após receber uma injeção de com remédio contra vômito. Dandara dos Santos de Paulo era filha única do casal Driele Chaves e Mário de Paulo, e faria dois anos em maio. De acordo com os pais, a menina foi internada no sábado (27) e morreu no domingo (28). O hospital não se posicionou sobre o caso. O diretor da unidade disse que vai esperar ser acionado pela justiça para dar esclarecimentos sobre o caso de Dandara. A mãe da criança disse que após os sintomas de diarréia, preparou cuidados caseiros para a filha, mas ela não apresentou melhoras. Então ela resolveu levar a menina ao hospital, onde foram ministrados remédios e em seguida, a criança foi liberada. Contudo, cerca de quatro dias depois, os sintomas continuavam, e a mãe voltou com a criança para o hospital.

 

Fiz os cuidados em casa com suco, goiaba, caju e continuavam os sintomas. Na terça (23), fui ao Hospital de Ilhéus entre 16h30 e 17h. No sábado (27), voltei lá, e então a pediatra resolveu internar a menina para ela poder ficar no soro e pela manhã fazer exame de sangue e urina, para saber a causa da diarréia, que poderia ser infecção, bactéria ou verme", explicou Driele. Dandara nem chegou a fazer os exames. Segundo a mãe, por volta das 6h de domingo (28), uma técnica em enfermagem do hospital aplicou em Dandara uma injeção com remédio contra vômito. Logo depois ela começou a passar mal. "Na mesma hora [em que recebeu o remédio] a menina revirou o olho, começou a espumar pela boca, se contorceu e desmaiou. Eu peguei minha filha no colo e saí correndo pelos corredores. Daí vieram várias enfemeiras e a pediatra para poder fazer massagem, colocaram vários aparelhos, colocaram balão de oxigênio, um tubo na boca. Então eu entrei novamente para perguntar e elas mandavam eu sair e não me davam resposta de nada", relatou a mãe da criança. Depois de quase uma hora, a família recebeu a notícia que Dandara tinha morrido."Eu estava desesperado. Minha filha estava bem, e depois ela [a médica] sai de lá dizendo que não pôde fazer nada. Aí eu não aguentei saí chutando tudo e gritando", disse o pai da criança, Mário de Paulo. Na guia de sepultamento a causa da morte declarada pelo hospital foi que a menina teve crise convulsiva, infecção no aparelho digestivo e perda de líquido. Por conta da situação, a família pede uma explicação. "A gente trabalha de noite, de madrugada para pagar um plano de saúde, que não é barato, para a gente ter nossa filha bem. Levo minha filha para o hospital para diagnosticar uma coisa e saio de lá com minha filha morta? A gente não está atrás de dinheiro, atrás de nada não. A gente quer justiça", falou Driele.

CONTINUE LENDO

Marcelo Nilo e mais seis deputados dão início ao PSL na Bahia

  • Assessoria de imprensa
  • 04 Mar 2016
  • 10:21h

(Foto: Divulgação)

Foi diante de um auditório lotado, que o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo, assinou sua filiação ao Partido Social Liberal – PSL, na manhã desta quinta-feira (3), na União dos Prefeitos da Bahia – UPB, no Centro Administrativo. Além de Marcelo Nilo, também se filiaram os deputados Nelson Leal, Jurandy Oliveira, Euclides Fernandes, Reinaldo Braga, Paulo Câmera, Alan Castro e o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte. O evento, repleto de lideranças aliadas do líder do legislativo baiano, também contou com a presença do governador Rui Costa, do presidente do PSL nacional, Luciano Bivar, o ex-presidente estadual da legenda, Antônio Olívio e diversas autoridades, que fizeram questão de manifestar seu apoio à filiação dos parlamentares. “Nós, deputados que seguimos esse caminho com Marcelo Nilo, temos um desafio e um compromisso acima de tudo, pois o tempo é curto, pois a janela da lei eleitoral é até 18 de março e nós pretendemos trazer ainda mais membros para o PSL. E eu digo a vocês que meu coração transborda de alegria ao ver a solidariedade dos companheiros aqui presentes”, disse o deputado Euclides Fernandes.

 

(Foto: Divulgação)

Já filiado ao PSL, durante seu discurso, Marcelo Nilo relembrou sua história política e explicou os motivos que o levaram a mudar pela segunda vez de partido, ao longo de sua vida pública. “Eu decidi entrar para o PSL por vários motivos. Um deles foi o convite do presidente Toninho, que me ofereceu a presidência da legenda e depois de conversar com diversos outros partidos, tomei a decisão de me filiar ao PSL. Também porque é um partido novo e pequeno, mas que começa muito forte na Bahia”, explicou. Nilo fez questão de enaltecer as qualidades dos demais deputados filiados à legenda. “Nós estamos trazendo para esse partido, os deputados mais experientes da Assembleia Legislativa da Bahia”. Ele agradeceu o apoio de seus familiares durante toda sua carreira e fez um pedido às lideranças políticas presentes. “Eu quero fazer aqui um apelo a todos os prefeitos que seguem a nossa liderança política. Venham para o PSL. É muito importante nós chegarmos em 2018 fortalecidos”. Marcelo Nilo encerrou seu discurso dizendo que o PSL representa uma nova força política para a Bahia. “Eu quero um partido atuante, eu quero um partido forte. Um partido na base do governador Rui Costa, a quem aqui eu agradeço a consideração de deixar seus demais compromissos e estar presente a essa filiação”. Disse ainda, que pretende chegar a Brasília em 2018, mas reconheceu que para pleitear uma vaga no parlamento federal ou na chapa majoritária, o partido precisará ganhar força. “Falo aqui com a certeza da alegria de hoje não só ser um momento de festa para o nosso partido, pela força política, pela liderança e pelo prestígio que o nosso companheiro Marcelo vem prestar ao PSL”. Assim disse Luciano Bivar, ao se referir a importância da filiação dos novos parlamentares à sigla que ele preside em âmbito nacional. Já o governador Rui Costa, exaltou a capacidade de adequação e diálogo de Marcelo Nilo, por estar no quinto mandato de presidente do legislativo baiano, “Isso prova a sua liderança e seu relacionamento humano com os pares e de igual hierarquia, mas de tão diferentes características”. Rui falou também sobre a importância desse novo projeto político que cresce na Bahia e no Brasil. “Esse passo de vocês é um sinal do quanto esse partido está crescendo não só aqui no nosso estado, mas nacionalmente e do quanto ele pode ser decisivo na vida política do nosso país”, explicou. O evento foi encerrado com festa e com a perspectiva de que o PSL seja uma nova vertente política que terá como bandeira a Educação, de acordo com Nilo, que é o atual presidente da legenda na Bahia. Para ele, “a educação é o ponto de partida para a melhoria em todos os setores da sociedade e eu acredito que o país só voltará a crescer se nós dermos prioridade a ela”.

CONTINUE LENDO

Aluga-se apartamento

  • 04 Mar 2016
  • 09:38h

Aluga-se um apartamento  na Rua Coronel Fidelcino Santos, no 137, bairro Ginásio Industrial próximo ao Disbahia. Com uma excelente localização, e um acabamento primoroso, o apartamento é ideal para casais. Interessados podem ligar para (77) 99134-5159 ou 3421-0638.

Brumado: Comandante da PM classifica como mentirosas as acusações de clonagem do veículo da esposa do presidente do Legislativo

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 04 Mar 2016
  • 08:43h

Presidente do Legislativo de Brumado, vereador Alessandro Lôbo (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

O meio político brumadense acabou vivendo um grande reboliço nesta quinta-feira (03) com as postagens frenéticas que circularam primeiramente no aplicativo WhatsApp, as quais apontavam que a esposa do vereador Alessandro Lôbo (presidente da Câmara de Vereadores de Brumado) estaria circulando pela cidade com um veículo com a placa clonada. A questão acabou indo para a mídia e a repercussão foi grande, já que se tratava de uma autoridade política. O Brumado Urgente entrou em contato com o vereador Alessandro Lôbo por volta das 13h, o qual declarou que “estou muito tranquilo e, tenho certeza, que esse absurdo será esclarecido, pois o carro foi comprado na concessionária e tenho toda a documentação que comprova isso”. Para dirimir todas as dúvidas, o comandante da 34ª CIPM, major Jocevã Oliveira, que, inclusive foi citado nas veiculações como o autor da apreensão do veículo, emitiu uma nota desmentindo de forma veemente as insinuações, as quais ele classificou como mentirosas. “Foi veiculado na mídia que a esposa do presidente da Câmara Municipal estava com o carro com placa clonada. Na verdade isso é MENTIRA. O que houve foi que o veículo estava com uma placa com as duas dezenas invertidas, devido a um erro da loja que confeccionou a placa, e, consequentemente, um erro de quem selou a placa, pois não observou o equívoco”, descrevia a nota. Com isso foram dissipadas todas as dúvidas sobre a questão. Diante disso, o presidente do Legislativo afirmou que irá tomar as medidas judiciais contra os que, de forma equivocada, noticiaram o fato sem sequer ter ouvido a sua versão. Vale ressaltar que Alessandro Lôbo é pré-candidato a prefeito e, segundo ele, o ataque seria para desestabilizá-lo politicamente. “Foi um tiro no pé”, pontuou. 

TAISAN: POLO SEDAN CONFORTLINE 1.6 COMPLETO

  • 04 Mar 2016
  • 08:38h

Brumado: Polícia apreende menor de 14 anos com bolsa contendo várias drogas

  • Ascom - 34ª CIPM
  • 04 Mar 2016
  • 07:58h

As drogas encontradas dentro da bolsa que estava com o menor (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Por volta das 23h30m desta quinta-feira (04), em ronda no bairro São Félix, foi apreendido pela guarnição da 34ª CIPM/PETO, o menor de iniciais A. A. F. S. , de 14 anos, de posse de uma bolsa contendo 29 pedras de Crack, 08 "trouxinhas" de Maconha, 10 pinos de Cocaina, 45 reais em dinheiro e 01 Celular marca LG branco. O mesmo foi apresentado na 20ª COORPIN e está à disposição da Justiça para as medidas cabíves. 

Nova fase da Lava-Jato leva ex-presidente Lula a depor

  • Valor Econômico
  • 04 Mar 2016
  • 07:41h

(Foto: Reprodução)

A Polícia nesta sexta feira mandado de condução coercitiva do ex­presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele está sendo levado para prestar depoimento na PF em São Paulo, no âmbito da Operação Lava­Jato. Nesta manhã, a PF deflagrou a 24ª fase da Operação, batizada de Aletheia. Cerca de 200 policiais federais e de 30 auditores da Receita 44 mandados judiciais ­ sendo 33 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva ­ nos Estados de São Paulo, Rio e Bahia. A PF apura crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A PF vai fornecer novas informações às 10h, em coletiva de imprensa em Curitiba. Inspiração em Platão A imagem mítica de Aletheia, nome de nova fase da Operação Lava­Jato, foi usada pelo filósofo Platão para explicar a sua “Teoria das Formas”, base de sua epistemologia ou teoria do conhecimento. Segundo o mito, Aletheia não bebeu a água do Lethes, o rio mítico, e por isso conservava a sabedoria das coisas tais como são, no mundo superior das essências perfeitas, e não como aparentam ser, como é a característica da existência terrena, marcada pelo engano das percepções sensoriais. Em Platão, o conhecimento é função da razão, e não dos sentidos, que frequentemente nos induzem ao erro e à confusão. 

WhatsApp anuncia encerramento em 5 sistemas até o fim de 2016

  • 04 Mar 2016
  • 07:01h

(Foto: Reprodução)

Muito usado pelos brasileiros, o WhatsApp anunciou o fim do funcionamento no BlackBerry e em outros sistemas operacionais. A mudança foi informada no blog do aplicativo na última sexta-feira (26).  Os sistemas que deixarão de rodar o WhatsApp são o BlackBerry, versões antigas do Android (2.1 e 2.2), da Nokia (S40 e Symbian S60) e Windows Phone 7.1. De acordo com a empresa, o encerramento tem a ver com a mudança na maneira com que as pessoas usam o celular, desde 2009, quando o aplicativo surgiu.  “Cerca de 70% dos smartphones vendidos na época, possuíam sistemas operacionais desenvolvidos pela BlackBerry e Nokia. Os sistemas operacionais móveis oferecidos pela Google, Apple e Microsoft -- o que totaliza hoje em torno de 99,5% das vendas atuais -- estavam dentro de menos de 25% dos aparelhos celulares vendidos naquela época”, informou o WhatsApp. A companhia informou que os sistemas não possuem mais capacidade para sustentar as melhorias que devem chegar ao aplicativo. Lançado em 2013, o BlackBerry 10 é a surpresa na lista, uma vez que foi a aposta do BlackBerry para retornar ao destaque no mundo dos smartphones.  Assim, terá suporte para o WhatsApp apenas o Android 2.3 ou versões mais recentes, iOS e Windows Phone 8.1 ou superior. A mudança deve ocorrer "até o final de 2016". 

Estudo aponta Brasil como referência em aleitamento materno

  • 03 Mar 2016
  • 20:01h

(Foto: Reprodução)

Estudo publicado, nesta quarta-feira, 2, na revista inglesa The Lancet, especializada em assuntos da área de saúde, destaca avanços brasileiros em políticas de estímulo à amamentação e cita o país como referência mundial no aleitamento materno. O levantamento analisou dados de 153 nações, sendo que o Brasil aparece em posição de destaque em relação a países como a China, os Estados Unidos e o Reino Unido. O pediatra e coordenador do estudo, César Victora, explicou que, na década de 70, as crianças brasileiras eram amamentadas por um período de dois meses e meio, em média. Em 2006, o número subiu para 14 meses. O levantamento mostra também que, na década de 80, apenas 2% das crianças brasileiras até 6 meses de idade recebiam exclusivamente leite materno. Em 2006, o índice passou para 39%. "O Brasil foi o país que mais chamou a atenção por ter tomado medidas importantes e complementares nas últimas três décadas", destacou, ao citar que a China, por exemplo, registrou uma redução de 5% no total de crianças com até 6 meses que se alimentam  exclusivamente com leite materno.

 

Ainda de acordo com o estudo, as brasileiras amamentam mais do que as britânicas, as americanas e as chinesas. A taxa de aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida do bebê, no Brasil, é o dobro da registrada nos Estados Unidos, no Reino Unido e na China. "Não fizemos um ranking, mas o Brasil, com certeza, estaria entre os cinco primeiros", reforçou o pesquisador. Outros dados que constam no artigo e que têm como base informações do Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef) revelam que 68% das crianças brasileiras são amamentadas na primeira hora de vida, 50% continuam sendo amamentadas até completar 1 ano de idade e 25% são amamentadas até os 2 anos. Durante evento na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) em Brasília, o secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame, lembrou que a saúde da criança envolve cuidados que começam na vida intrauterina. "A política nacional de aleitamento materno não é um esforço de um governo. É um esforço de todos e uma política abraçada pelo Brasil", disse. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, avaliou o conjunto de ações de estímulo ao aleitamento materno como uma das políticas exitosas da pasta. "É uma política iniciada na década de 80 e que vem, desde então, sendo aplicada, estimulada e planejada com excelentes resultados". Entre as estratégias elogiadas por Castro estão a rede brasileira de bancos de leite humano, a regulamentação da chamada Lei da Amamentação, que limita a comercialização de substitutos ao leite materno, e a ampliação da licença-maternidade, de quatro para seis meses, permitindo a amamentação exclusiva pelo período recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

CONTINUE LENDO

Produtos vendidos sob sol escaldante podem levar à morte

  • 03 Mar 2016
  • 19:02h

(Foto: Reprodução)

Produtos perecíveis como iogurte, margarina e queijos, que deveriam ser postos à venda sob refrigeração, como ocorre nos supermercados e mercadinhos de bairros, são vendidos por ambulantes em ruas centrais da capital baiana pondo em risco a saúde da população. Concentrados principalmente na Avenida Joana Angélica, esquina com a Rua Nova de São Bento, os vendedores fazem a feira despejando nas calçadas caixas até com produtos de limpeza, mas o perigo está nos derivados do leite oferecidos aparentemente dentro da data de vencimento, porém fora de geladeira e, em sua maioria quente, após longas horas de exposição sob o sol escaldante do verão. “É um perigo para intoxicação alimentar. No calor, a alta temperatura é ideal para a formação de bactérias e micro-organismos, que podem causar infecção intestinal, diarréia, desidratação e pode levar até a morte. Contaminação alimentar é um perigo de vida para o ser humano”, alerta a nutricionista Amélia Duarte, que diz ser o consumo desses produtos “perigoso até para as pessoas sadias”. 

 

A jovem estudante Luana, 18, que trabalha na calçada da Av. Joana Angélica “de meio dia pra tarde”, diz adquirir a margarina cremosa e o iogurte em caixas e na mão de uma senhora que nem sabe o nome. O primeiro produto é vendido a R$5, duas unidades, enquanto que o iogurte por R$ 2, a unidade. “Ela já vende aqui há 11 anos”, diz a jovem sobre a dona da mercadoria. “Isto eu não levo porque não está refrigerado”, diz uma consumidora sem se identificar, depois de comprar biscoitos e chocolate. Mas, não falta quem se arisque em levar pra casa os derivados do leite, única e exclusivamente por causa do preço em conta.  “Eu compro porque no supermercado ta caro. Pobre não ta podendo comermais queijo. O produto é o mesmo, só não estou pagando o lucro do supermercado. A gente morre de qualquer jeito”, declarou Maria de Lurdes Oliveira, 63, residente na Ribeira, revelando estar “passeando no centro da cidade”. Viviane Medrado, 22, auxiliar de farmácia, resiste à tentação de também comprar o mesmo produto por considerar “impróprio para o consumo, se não estar num refrigerador”. Mas leva salame e mortadela no montante da compra, apenas preocupada com a data de vencimento da mercadoria. A maioria das pessoas, porém, agem como Maria de Lurdes, sem receio de prejudicar a saúde.  Os vendedores ambulantes expõem os produtos ainda nas caixas, de um lado e outro da avenida, no trecho da saída da Estação da Lapa. Todos parecem fazer parte de um mesmo grupo, apesar de se manterem afastados uns dos outros. O vendedor que se identifica como Zezão, afirma já trabalhar na área ha mais de 10 anos. Ele se baseia na validade para creditar os produtos e afirma que “uma vez ou outra aparecem uns policiais a paisana e levam tudo. A gente tem que sair correndo e deixar a mercadoria prá lá. Na sexta-feira passada eles apareceram. Aí é prejuízo puro”, pontuou.  A titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Rosemma Maluf, considera este comercio ativo da Joana Angélica, mas que também prolifera em outras ruas centrais e em alguns bairros da cidade, um crime contra o consumidor. “Uma coisa é ordenamento e outra coisa é vender um produto de forma incorreta. Isto é caso de polícia”, afirma. Para ela, o que se passa na Av. Joana Angélica já é “uma tradição. Eles trabalham de forma irregular”, acrescenta a gestora da Semop.  A coordenadora de serviços diversos da Semop, por sua vez, revela: “A gente está em constante fiscalização e várias ações já foram efetuadas, mas eles persistem em voltar. Nós estamos sempre programando ações de apreensão de mercadorias. Eles não têm autorização, que não pode ser expedida por conta do condicionamento dos produtos. Todos já foram notificados”, garantiu.  Já Karina Queiroz, sub-coordenadora da Vigilância Sanitária do município destaca que “a gente faz ações educativas e de fiscalização no comércio formal e em eventos de massa licenciados através da Sucom”.  Quanto à ousadia dos vendedores ambulantes em continuar oferecendo à populaçãoprodutos que deveria estar refrigerados, ela afirmou que estes “não deveriam estar expostos”, e que ações individuais de orientação à população sobre os riscos das compras, e em conjunto com equipes da Semop, são constantes para inibir a comercialização.

CONTINUE LENDO